Caça & pesca & natureza
Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande

Ir para baixo 
+23
podengos
Delfim Firmino Gonçalves
andre13
Marcodatsun
Armenio Tavares
pinho
castilho
batistuta
rafeirage
Abílio Vidal
Aldonio Paulino
lobo cal. 12
L.AGOSTINHO
pedro eusebio
podengos&coelhos
patrick_lgs
Simão
tiago
CAL.20
zambujal
Vitor21
JCoelho
coelhobravo
27 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySex maio 25, 2012 5:00 pm

Se calhar não me fiz entender bem, isto também vai de onde se caça, onde caço geralmente e onde gosto mais de caçar é em matões com corta fogos ou carreiros, normalmente quando me desloco quase sempre a correr porque como geralmente só caçamos dois ou 3 e os matos são muito grandes, tentamos acompanhar a passagem do coelho de umas manchas para as outras e nestas alturas a matilha tem de seguir toda o coelho por isso não estão perto de mim mas do coelho, se estiver algum perto de mim e eu me encontrar junto ao sitio em que o coelho vai sair o cão vai de encontro ao latido dos outros e impede a saída do coelho por aquele local, estragando o trabalho. Se fôr em zonas mais limpas em que estão em contacto mais comigo aí é como dizes se me verem correr vão logo, até por vezes eu é que os chamo, mas nunca vão a latir.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySex maio 25, 2012 6:34 pm

coelhobravo escreveu:
A experiencia que tive quando juntei o beagle funcionou nesse sentido alguns dos podengos começaram a latir no rasto acompanhando o beagle mas no fim dele morrer foram novamente ficando mais mudos até voltarem só a latir à vista.

«Para quem gosta de caes de rasto acho a raça petit basset griffon vendeen uma raça muito valente».

Zé parece-me ter lido que escreveste que gostavas mais de cães a latir só à vista, já caçaste com cães desta raça ou conheces alguma matilha, houve uma altura que andei tentado a comprar um ou dois desses, mas dos que vi latiam todos a mais para o meu gosto e eu gosto de cães a latir de rasto, latiam no rasto muito antigo e quando um latia os outros acompanhavam. Cheguei a ir treinar os meus juntamente com uma matilha que só tem petit basset griffon e o dono dizia que os meus não latiam. Eu tinha muita dificuldade em caçar assim sem saber se a caça ía próxima ou iam num rasto com 2 horas. Agora secalhar até não ficam mal numa matilha de cães que matique mais à vista e que tenham andamento identico.

Agora sim tenho tempo para te dar a resposta é que esta semana tem sido sempre a correr , sim é verdade nunca teve um cão a latir em falso , o eles latir era coelho certo mas depois de ler tantas opiniões aqui neste fórum e noutros la teve de adquirir uma fêmea a latir um pouco no rasto fresco quando late esta a poucos metros e depois de o levantar não para de latir ,depois fiquei com uma cachorra da minha linha pura pais não latem sem ver o coelho e a mãe ate no canil não ladra ou se ladra não noto ,e posso dizer que tenho uma fêmea filha desse casal que tem treinado junto a tal que late de rasto fresco e não é que ela já late mais por isso eu digo que deve ter algo a ver a pouco teve em Portugal e dei uns treinos e posso dizer que ate o meu macaco já late no rasto digo rasto porque vi o coelho a fugir e passado um pouco la vinha o macaco a dar uns latidos .

Citação :
já caçaste com cães desta raça ou conheces alguma matilha

Sim já vi a mais o menos 8 anos teve o prazer de conhecer um senhor de Espanha já com idade que tinha 5 exemplares puros pelo que entendi eram de linha francesa porque ele tinha sido emigrante na França ,Bem os cães eram lindos e tinham uma maneira de caçar muito bonita caçavam todos juntos se um perdia o rasto o outro dava uma latidela e la vinham os outros ,mas não latiam muito ,o latir começava a aumentar quando eles estavam perto do coelho mas nada fora do normal na altura que viam o coelho isso sim já latiam em seguida sem parar ,mas perdiam o coelho era uma latidela de vez em quando ,e posso dizer não são assim tão lentos como muita gente pensa entram em qualquer buraco e para zonas sujas fazem um bom trabalho .O senhor dizia que 5 exemplares era o máximo que se devia usar para uma jornada de caça
3a4 exemplares era o ideal .Eu pessoal mente acho que para quem tem podengos mais lentos tipo duas podengas cerdosas que tenho esta raça se deve enquadrar bem visto eles terem bom nariz ,também acho que eles enrolam um pouco no inicio da procura por exemplo separar-se um para cada lado e quando um deles der um pequeno latido que mal se nota eles bom todos para la e depois é sempre a abrir ,para mim é uma raça da qual se enquadra mais para caçar junto os podengos .Como o Rui disse em Portugal a outro tipo de cruzamentos agora na Espanha sei que há bons exemplares porque é um cão muito usado por eles .alguma duvida que não tenha respondido estou a teu dispor .

Ps. tenho o contacto de um senhor que diz que tem destes cães puros de linhas de França nas próximas ferias vou ver o que ele tem porque pelo que me disse caça com podengos médios podengos pequenos e esta raça .

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
diogo30alvite
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
diogo30alvite


Número de Mensagens : 153
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 01/05/2012

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySex maio 25, 2012 7:46 pm

Amigo Coelhobravo, na minha opinião o cão tem k ser polivalente e com nariz. Isto e o mais importante. Pk se o cão tiver nariz e for polivalente automaticamente ao andar no mão vai encontrar rasto de coelhos(Por isso digo k tem k ter um bom nariz) e assim ficar viciado.
Eu só caço com podengos medios.. E falando dos meus cães dos 10 k tenho caçados, todos eles seguem, mas destaco um macho e uma fêmea, esses sim tem aptidões certas para seguir rápido e bem um Coelho. Os restantes seguem mas n tão bem e tão rápido. E todos eles levantam caça mesmo os k seguem mais. Cães k não façam a parte deles e achem uns coelhos Por dia de caça não vou cmg pro monte nem cagam no meu canil. Outro aspecto mt impotante ( a meu ver) e o "acodir" ao cão k late.. Todos os cães para mim tem k acudir, e se num dia de caça no final levantarem 10 coelhos, tem k latir nos 10, ajudar o grupo para k o Coelho seja levado ao caçador. Pk se um late e os outros andam nos caminhos ou não vão ao latir, para mim já n serve, pois acho k numa equipa de cães isto tem k funcionar.
Continuo a dizer que um cão com estas qualidades caça em qualquer tipo de terreno, não tendo medo de mt mato ou menos mato. Eles levantam os coelhos na mesma.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySex maio 25, 2012 9:26 pm

coelhobravo escreveu:
Se calhar não me fiz entender bem, isto também vai de onde se caça, onde caço geralmente e onde gosto mais de caçar é em matões com corta fogos ou carreiros, normalmente quando me desloco quase sempre a correr porque como geralmente só caçamos dois ou 3 e os matos são muito grandes, tentamos acompanhar a passagem do coelho de umas manchas para as outras e nestas alturas a matilha tem de seguir toda o coelho por isso não estão perto de mim mas do coelho, se estiver algum perto de mim e eu me encontrar junto ao sitio em que o coelho vai sair o cão vai de encontro ao latido dos outros e impede a saída do coelho por aquele local, estragando o trabalho. Se fôr em zonas mais limpas em que estão em contacto mais comigo aí é como dizes se me verem correr vão logo, até por vezes eu é que os chamo, mas nunca vão a latir.

Nem mais amigo Gil, tenho uma cadela que quando caça em zonas como descreveste, fica de castigo, porque sempre que a matilha levanta um coelho e vai na peugada, a " Chica esperta" atalha caminho e entra sempre em " contra mão" ******
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySex maio 25, 2012 10:50 pm

é como saber que quando se dá um tiro os cães acudirem ao local. Para mim isso só terá vantagens, contudo há sempre quem diga que continuarem na deles é melhor, pois querem fazer render o peixe.

A matilha cria rotinas e eu caço em matões e algumas pessoas daqui sabem disso e não é por isso que os cães não deixam (os meus) de ter aqueles hábitos, pois eles sentem as situações, ouvem o reboliço a correria... Claro que não são todos iguais, os meus também não o são..

Claro que falo de um coelho tocado de rasto a 50 ou 60 metros, não falo de perseguições intensas com o coelhos a desviar-se dos bigodes dos cães pois aí os cães não ouvem nem uma bomba...

E atenção que com esta conversa toda os meus cães estão habituados a bater para as porta e não a caçar para mim.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 10:56 am

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 3926b
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 10:57 am

só para quem gosta.



Boas caçadasCão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 11:13 am

L.AGOSTINHO escreveu:
Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 3926b


Ò Luis isso não é foto montagem, estão os gaijos nem para os coelhos olham ******

Estou a brincar, um abraço Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 4:03 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 3926b

LUIS.....coisa linda...brutal, paressem tantos e são tão poucos!!!!

...poucos mas bons certamente.

...tem tudo no "sitio" tamanho,pelo,caixa,NARIZ,e certamente muito vicio.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 5:41 pm

L.Agostinho, parabéns pelos cães. Gostei muito do aspecto deles.
Muita sorte com eles é o que te desejo. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 6:05 pm

Rui posso estar enganado....mas acho que não são do L.Agostinho.

....esta será uma foto tirada da net.....ou talvez de dois "foristas"...mas vou mais para a primeira opção.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 6:16 pm

podengos escreveu:
coelhobravo escreveu:
A experiencia que tive quando juntei o beagle funcionou nesse sentido alguns dos podengos começaram a latir no rasto acompanhando o beagle mas no fim dele morrer foram novamente ficando mais mudos até voltarem só a latir à vista.

«Para quem gosta de caes de rasto acho a raça petit basset griffon vendeen uma raça muito valente».

Zé parece-me ter lido que escreveste que gostavas mais de cães a latir só à vista, já caçaste com cães desta raça ou conheces alguma matilha, houve uma altura que andei tentado a comprar um ou dois desses, mas dos que vi latiam todos a mais para o meu gosto e eu gosto de cães a latir de rasto, latiam no rasto muito antigo e quando um latia os outros acompanhavam. Cheguei a ir treinar os meus juntamente com uma matilha que só tem petit basset griffon e o dono dizia que os meus não latiam. Eu tinha muita dificuldade em caçar assim sem saber se a caça ía próxima ou iam num rasto com 2 horas. Agora secalhar até não ficam mal numa matilha de cães que matique mais à vista e que tenham andamento identico.

Agora sim tenho tempo para te dar a resposta é que esta semana tem sido sempre a correr , sim é verdade nunca teve um cão a latir em falso , o eles latir era coelho certo mas depois de ler tantas opiniões aqui neste fórum e noutros la teve de adquirir uma fêmea a latir um pouco no rasto fresco quando late esta a poucos metros e depois de o levantar não para de latir ,depois fiquei com uma cachorra da minha linha pura pais não latem sem ver o coelho e a mãe ate no canil não ladra ou se ladra não noto ,e posso dizer que tenho uma fêmea filha desse casal que tem treinado junto a tal que late de rasto fresco e não é que ela já late mais por isso eu digo que deve ter algo a ver a pouco teve em Portugal e dei uns treinos e posso dizer que ate o meu macaco já late no rasto digo rasto porque vi o coelho a fugir e passado um pouco la vinha o macaco a dar uns latidos .

Citação :
já caçaste com cães desta raça ou conheces alguma matilha

Sim já vi a mais o menos 8 anos teve o prazer de conhecer um senhor de Espanha já com idade que tinha 5 exemplares puros pelo que entendi eram de linha francesa porque ele tinha sido emigrante na França ,Bem os cães eram lindos e tinham uma maneira de caçar muito bonita caçavam todos juntos se um perdia o rasto o outro dava uma latidela e la vinham os outros ,mas não latiam muito ,o latir começava a aumentar quando eles estavam perto do coelho mas nada fora do normal na altura que viam o coelho isso sim já latiam em seguida sem parar ,mas perdiam o coelho era uma latidela de vez em quando ,e posso dizer não são assim tão lentos como muita gente pensa entram em qualquer buraco e para zonas sujas fazem um bom trabalho .O senhor dizia que 5 exemplares era o máximo que se devia usar para uma jornada de caça
3a4 exemplares era o ideal .Eu pessoal mente acho que para quem tem podengos mais lentos tipo duas podengas cerdosas que tenho esta raça se deve enquadrar bem visto eles terem bom nariz ,também acho que eles enrolam um pouco no inicio da procura por exemplo separar-se um para cada lado e quando um deles der um pequeno latido que mal se nota eles bom todos para la e depois é sempre a abrir ,para mim é uma raça da qual se enquadra mais para caçar junto os podengos .Como o Rui disse em Portugal a outro tipo de cruzamentos agora na Espanha sei que há bons exemplares porque é um cão muito usado por eles .alguma duvida que não tenha respondido estou a teu dispor .

Ps. tenho o contacto de um senhor que diz que tem destes cães puros de linhas de França nas próximas ferias vou ver o que ele tem porque pelo que me disse caça com podengos médios podengos pequenos e esta raça .

abraço

Zé, posso estar enganado...mas pelo que tenho visto em muitos videos da net...e pelo que tenho visto no meu fauve....os fauve da bertenha são dos caes de rasto que "latem" menos....é do tipo latidos intercalados aumentando no aproximar ou no rasto mesmo "fresco" o meu só late mesmo em rasto "fresquissimo" lógico que será como em todas as raças....cada exempelar tem as suas caractristicas.

....quanto aos pbgv tenho visto que latem ligeiramente mais,mas sem duvida que até são muito parecidos com os fauve..e é uma raça bem bem interessante...e que um dia aínda gostava de ter para ver as verdadeiras qualidades e diferenças.

.....muita gente acha que os caes de rasto gostam pouco de "silvas" quando os caes tem vicio.....seja a raça que for...não a vegetação que os amedronte.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 6:24 pm

Gostei destes orelhudos.
São bem bonitos bravo
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 7:24 pm

pedro eusebio escreveu:
Rui posso estar enganado....mas acho que não são do L.Agostinho.

....esta será uma foto tirada da net.....ou talvez de dois "foristas"...mas vou mais para a primeira opção.
De quem quer que sejam parabéns pois encheram-me as medidas apesar de não ser fã de orelhudos. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 7:27 pm

Pedro, eu posso estar enganado mas tenho para mim que a grande maioria dos Fauves em Portugal já estão muito aligeirados (mais rápidos) para o estalão "original" da raça. Mas admito poder estar enganado.

Já agora e a título de curiosidade sabias que em França se diz que os Fauves foram apurados para a caça a partir de cruzamentos com Basset Griffon Vendeen?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 8:34 pm

Rui...é possivel que estejam mais rápidos, não sei...não faço a minima ideia.

...RUI ja tinha pesquisado e de facto a quem diga que foi cruzado com o basset grifon veeden para apurar o instinto da caça e com o Dachshund vermelho para fixar a cor....tanbem dizem que os amantes e defensores desta raça dizem que sempre existiu na zona oeste de frança.

....mas não tenho duvida que o pbgv...é um cao de rasto espetacular...e para mim que gosto de caes de rasto em especial para o "pequeno" não ta fora de questão uma "aquizição"..mas por enquanto ficome pelos fauve da bertenha, até porque aínda não tenho tempo sufciente com esta raça para "ver e saber" tudo.

....mas se ha coisa que eu gostava, era ir a frança a zona onde certamente deve haver boas linhas de caes de rasto tanto fauve como grifon e poder ver ao vivi estas "pequenas"maravilhas a caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySáb maio 26, 2012 8:42 pm

Não são meus , eu só tenho um .

Mas não me importava , talvez daqui algum tempo tenha mais uma femea.

Andei a vêr 2 machos com perto de 1 ano vindos de França ,

mas eles não ´´percebem´´ bem a nossa lingua.

Talvez ainda venham para o meu canil , mas estão ainda muito ´´crus´´.



Boas caçadasCão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400


Boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyDom maio 27, 2012 6:08 pm

Pedro, os PGBV com que cacei em França foi precisamente na região Oeste.
Tu se gostas de Fauves aposta neles e então depois tenta uma PBGV.
Com calma e trabalho tudo se consegue. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400

P.S. - Quando tiveres um bocadinho de tempo analisa este forum francês onde frequentemente aparecem excelenets artigos sobre cães de rasto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 10:56 am

Em andamento penso que não há grande diferença entre os pbgv e os b fauves por isso não havera qualquer problema em caçar com as 2 raças, mas tambem não vejo vantagens em ter as 2 raças por serem bastante identicas a caçar, na minha opinião só se justifica ter varias raças se se pretender ter caracteristicas diferente, pois eu prefiro caçar quando possivel com cães todos identicos mesmo na cor, quem os vê a caçar e não os conhece bem, pensa que é sempre o mesmo, isto no caso do fauves, mas há caçadores que gostão de ter um de cada raça, na minha opinião não é positivo e leva muitas vezes a cruzamentos entre raças diferentes, (este é bom ,esta tambem vou cruza-los) e ao fim de algum tempo nem dados ninguem os quer, pela quantidade de cruzamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 11:25 am

Gil.....100% de acordo....cruzar raças diferentes tanbem sou totalmente contra.

....e ao que paresse os fauves não são muito diferentes dos pbgv...talvez no latir esteja uma das "pequenas "diferenças.

....o caminho é ter mesmo uma matilha homogenea de de caes todos de andamentos e formas de caçar identicos, ou seja se forem da mesma raça como a foto que o l.agostinho comlocou então é ouro sobre azul....

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 687241 Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 687241
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 2:03 pm

Podengos &coelhos os basset fauve de Bretagne deve ser uma das raças em que sera dificil não se notarem os cruzamentos com outras raças, porque se forem cruzados dificilmente sairam numa ninhada todos os cachorros fulvos e essa é uma caracteristica da raça e se forem puros podem sair uns mais claros outros mais escuros com mais ou menos pelo, até alguns têm a orelha ligeiramente maior normalmente os menos cerdosos e de cor mais carregada, se forem cruzados normalmente têm sempre malhas brancas, apesar de ser admitido uma pequena malha branca no peito, mas de evitar ou então negro meio disfarçado. Só não terão essas malhas possivelmente se forem cruzados de griffon fauve esse sim um bocado maior e mais ligeiro, para mim e para varios criadores estes é que são a origem da raça. Mas isto sou eu a dizer. No que diz respeito a trazer de França para Portugal é preciso escolher bem os criadores, pois muitos são cães de sofa e digo isto por conhecer alguns apesar de fazerem uma perninha na caça e preparar um saco de notas, o preço de um cão não tem nada a ver com Portugal que é terra em que grande parte dos caçadores procura cães mas dados.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 2:49 pm

Coelhobravo, acredito na tua "boa" vontade mas ...
Os PP e os Pointer também se cruzaram e deram origem a PP originais mas muito mais aligeirados. Mas continuam a ser PP com LOP e afins mas, quem percebe da poda, vê logo o que ali anda.
Os bassets terão que ser sempre lentos e hoje em dia já se vêm bassets "puros" rápidos demais pro estalão da raça.
Cruza podengos médios/baixos "vermelhos" com bassets e verás o que de lá sai.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 3:33 pm

Eu não cruzei nem faço cruzamentos para ver o que da de raças diferentes, só por acidente, pelo menos em quanto pensar desta forma(nunca digas nunca) apesar de várias pessoas que tem visto os meus cães me dizerem que gostavam de os experimentar cruzados, não sei qual a mais valia mas são ideias, no pp com pointer até compreendo pelo menos para provas. Mas sei de quem já cruzou uma basset fauve pura com lof com podengo dessa linha nem grande nem pequeno e no aspecto logo em cachorros via-se logo que não eram puros, orelhas mais curtas todos tinham malhas brancas no peito e nas patas e um ou outro na cabeça. Eu ja tive aqui o contrario um macho fauve com uma podenga, só deixei uma cachorra para um companheiro aqui do forum até. Foi lá a casa no dia em que pariu e queria uma e ficou com ela, mas todos tinham malhas brancas e as orelhas mais pequenas. Agora não digo que estes cruzados com um puro não deem cães mais semelhantes, mas em cruzamentos directos as diferenças são evidentes. Mas percebo o teu ponto de vistaCão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 3:49 pm

Coelhobravo, na minha zona há linhas de podengos fulvos ("vermelhos") cujos indivíduos já assim saem há muitas gerações sucessivas. Por isso os caçadores velhotes dizem ser aqueles os podengos antigos. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptySeg maio 28, 2012 8:43 pm

Citação :
mas há caçadores que gostão de ter um de cada raça, na minha opinião não é positivo e leva muitas vezes a cruzamentos entre raças diferentes, (este é bom ,esta tambem vou cruza-los) e ao fim de algum tempo nem dados ninguem os quer, pela quantidade de cruzamentos.

Nem mais amigo Gil Agreement

1ª fixar o sangue (dentro da raça).

Depois de vez em quando (por causa da consanguinidade), arranjar um "jeitoso" ( da mesma raça) para melhorar o que temos Agreement

Isto de armar em "PROFESSOR PARDAL", por vezes dá em mau resultado ****** ****** ******

Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyQui maio 31, 2012 9:07 am

podengos&coelhos escreveu:
Coelhobravo, na minha zona há linhas de podengos fulvos ("vermelhos") cujos indivíduos já assim saem há muitas gerações sucessivas. Por isso os caçadores velhotes dizem ser aqueles os podengos antigos. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 232712

Que tamanho têm esses podengos, são melhores a levantar ou a seguir?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyQui maio 31, 2012 10:03 am

Na sua maioria são médios (pro alto) adaptados à caça nesta zonas. Cães independentes com boa perna e nariz capaz de levantarem e seguirem bem.

Actualmente já começam a aparecer desses cães em tamanhos mais médios(pro pequeno) e de andamentos mais "silveiros" fruto de cruzamentos com cães mais baixos.
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Avx777


Número de Mensagens : 351
Idade : 33
Localização : Mangualde
Data de inscrição : 04/05/2011

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyQui maio 31, 2012 10:07 am

podengos&coelhos escreveu:
Na sua maioria são médios (pro alto) adaptados à caça nesta zonas. Cães independentes com boa perna e nariz capaz de levantarem e seguirem bem.

Actualmente já começam a aparecer desses cães em tamanhos mais médios(pro pequeno) e de andamentos mais "silveiros" fruto de cruzamentos com cães mais baixos.

Temos um conhecido em comum que tem vários desses vermelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyQui maio 31, 2012 10:14 am

O Nito tinha lá alguns desses "vermelhões" de perna alta, boa voz e ponteiros até dizer chega. Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Avx777


Número de Mensagens : 351
Idade : 33
Localização : Mangualde
Data de inscrição : 04/05/2011

Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 EmptyQui maio 31, 2012 10:18 am

E agora muita gente em Mangualde tem, porque ele começou a fornecer a alguns amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande   Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande
Ir para o topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cão lento/cão rápido/orelhudos
» Podengo pequeno
» cão de rasto
» Latir no rasto
» podengo pequeno

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: