Caça & pesca & natureza
Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);

Ir para baixo 
+32
Trigger_Man
Tenreiro
DeSalto
nelsonvale
brunoferraz
JPedro
ondas
dani pinto
Ciclone
Armenio Tavares
miguel
zambujal
Monteiro 28
CAL.20
fiasgardone
mário ferreira
artmar
lopes
vitor76
coelhobravo
ACandeias
M.Roxo
pedro eusebio
patrick_lgs
Vitor21
AHMota
antonio silva
sergio magalhaes
zabo
Abílio Vidal
João Paulo
podengos
36 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 7:34 pm

Bem depois de ver o calendário gostava de saber a vossa opinião ..Bem todos nos sabemos que nem por todo o lado à estas espécies h) Pega -rabuda (Pica pica);i) Gralha -preta (Corvus corone);j) Melro (Turdus merula); em abundância .Na minha opinião devia ser a associação zca ou zct ou municipais que deviam dizer se se podia matar ou não .Por exemplo Melro a alguns na minha zona de caça num dia de caça talvez se veja 4 ou 5 agora corvus já não me lembro de os ver a muito poucos mesmo pega rabuda também poucas há posso ate dizer que num dia de caça se nos cruzarmos por um exemplar já temos de ter sorte ,por isso digo para a minha zona devia ser proibido matar estes animais .Na minha zona todas estas espécies estão longe de ser pragas .agora pergunto o porque deixar matar estes lindos exemplares ?????

comprimentos espi1
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 7:43 pm

Garantidamente não vou atirar a estes animais...mas cada um sabe de si... Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 7:48 pm

Bem por este andar qualquer dia até os PARDAIS são aves Cinegéticas ******

Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 8:08 pm

Penso que vai depender de cada um.
Eunão vou atirar mas quem o fizer eu não condeno pois é legal
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 8:50 pm

Abílio Vidal escreveu:
Bem por este andar qualquer dia até os PARDAIS são aves Cinegéticas Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 139124

tem toda a razao amigo nao tardara muito tempo
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 9:29 pm

Tenham calma, o calendário venatório ainda irá sofrer algumas alterações, até ao lavar dos cestos é vindima, seria o primeiro ano que tal não aconteceria.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 10:52 pm

Caros amigos.

O CV prevê e nós caçadores decidimos, só se abate o que nós queremos, agora se formos desleixados é evidente que a mortandade, com a nossa mentalidade, irá existir e todos vão pensar, é pá este ano já podemos matar melros Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 739466 Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 739466 Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 739466 , etc, etc, quem nos lê e mais por parte de quem é contra nós, concerteza que por vezes deve-se rir e muito da nossa total desorganização, percebem??? secalhar não.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 11:21 pm

podengos escreveu:
Bem depois de ver o calendário gostava de saber a vossa opinião ..Bem todos nos sabemos que nem por todo o lado à estas espécies h) Pega -rabuda (Pica pica);i) Gralha -preta (Corvus corone);j) Melro (Turdus merula); em abundância .Na minha opinião devia ser a associação zca ou zct ou municipais que deviam dizer se se podia matar ou não .Por exemplo Melro a alguns na minha zona de caça num dia de caça talvez se veja 4 ou 5 agora corvus já não me lembro de os ver a muito poucos mesmo pega rabuda também poucas há posso ate dizer que num dia de caça se nos cruzarmos por um exemplar já temos de ter sorte ,por isso digo para a minha zona devia ser proibido matar estes animais .Na minha zona todas estas espécies estão longe de ser pragas .agora pergunto o porque deixar matar estes lindos exemplares ?????

comprimentos Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 639898

Amigo podengos, se fossemos entrar em questões estéticas então não deveríamos matar a "nossa" perdiz vermelha, que para mim é das aves mais bonitas que existe, e temos de ter em conta que é selvagem e não há seleção nem cruzamentos "estranhos" como acontece com as aves exóticas e de "gaiola".

Depois, eu estava convencido que a pega e o melro, principalmente a pega já se podia matar. Aqui na minha zona, ambas existem em muita quantidade. Mas também não vejo interesse cinegético em matar estas espécies. Normalmente gosto de comer o que mato, o que aqui não seria o caso.


Última edição por Vitor21 em Qua Abr 13, 2011 7:17 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyTer Abr 12, 2011 11:59 pm

podengos escreveu:
Bem depois de ver o calendário gostava de saber a vossa opinião ..Bem todos nos sabemos que nem por todo o lado à estas espécies h) Pega -rabuda (Pica pica);i) Gralha -preta (Corvus corone);j) Melro (Turdus merula); em abundância .Na minha opinião devia ser a associação zca ou zct ou municipais que deviam dizer se se podia matar ou não .Por exemplo Melro a alguns na minha zona de caça num dia de caça talvez se veja 4 ou 5 agora corvus já não me lembro de os ver a muito poucos mesmo pega rabuda também poucas há posso ate dizer que num dia de caça se nos cruzarmos por um exemplar já temos de ter sorte ,por isso digo para a minha zona devia ser proibido matar estes animais .Na minha zona todas estas espécies estão longe de ser pragas .agora pergunto o porque deixar matar estes lindos exemplares ?????

comprimentos Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 639898

Amigo Podengos, lindos exemplares são todas as especies cinegéticas ou não.

Agora no que se refere aos melros, gralhas e pega temos que analisar caso a caso.

Primeiro embora estas especies tenham passado a constar da lista das especies cinegéticas não quer dizer que automaticamente vá haver quem se dedique esclusivamente à sua caça. Bem pelo contrário tenho a certeza que o seu abate será muito esporádico ou quando estas sejam objecto de desbaste/controlo.

Embora possamos achar piada aos melros que visitam os nossos jardins, os mesmos, quando se juntam nos pomares e vinhas podem causar grandes estragos nas colheitas e consecutivamente prejuízo aos já defalcados agricultores. Assim, e a pedido dos agricultores, os caçadores poderão legalmente efectuar um controlo da população de melros numa determinada zona. Essa é também a função do caçadores moderno.

A pega, dependendo das zonas, existe em grandes quantidades. Sendo uma ave predadora bastante activa e eficiente existe a necessidade de, legalmente, poder fazer o seu controlo. Esta ave é uma grande predadora de ninhos, perdigotos e até de coelhos quando ainda tem poucas semanas saídos da lura. É fundamental para uma correcta gestão cinegética a possibilidade do seu controlo de efectivos. E acredite, que devido a sua astucia não é nada fácil engana-la.

As gralhas são corvideos que vivem em bandos e normalmente em zonas costeiras. Tambem elas podem causar grandes estragos em algumas colheiras. O que tornava imperativo a necessidade de legalizar o seu controlo, tal como no caso do melro.

Temos que encarar estas 3 especies cinegéticas como a raposa e o sacarrabos, em que ninguem se dedica exclusivamente à sua caça (tirando a raposa na época das batidas) mas que é fundamental regular as suas populações em certas zonas do país. Agora irá caber a decisão às EG junto com os agricultores saber se vale a pena ou não regularizar as populações destas especies.

AHMota escreveu:
concerteza que por vezes deve-se rir e muito da nossa total desorganização, percebem??? secalhar não.

Amigo Mota não deixa de ter razão...mas o seu discurso deveria ser muito mais pedagógico. Assim, de uma forma ou de outra todos iriam perceber. Veja que o que eu coloquei a bold pode ter várias formas de interpretação...uma das quais menos respeitadora. Não vou dizer que é o caso, mas eu já chamei burra a muita gente com muito menos.

Vitor21 escreveu:

Depois, eu estava convencido que a pega e o melro, principalmente a pega já se podia matar. Aqui na minha zona, ambas existem em muita quantidade. Corvus também vejo alguns, mas não tantos como na zona entre Viseu e Castro de Aire. Mas também não vejo interesse cinegético em matar estas espécies. Normalmente gosto de comer o que mato, o que aqui não seria o caso.

Amigo Vitor, em boa hora o vejo a participar com alguma assiduidade. Fico contente. Agora, penso que quando se refere a corvus é mesmo a especie corvo. E esses não são especies cinegéticas. Por norma andam sozinhos ou em pequenos bandos. São maiores que a gralha. E como disse acima, as gralhas tendem a viver nas zonas costeira.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 10:55 am

Patrick o importante é alertar e procurar colocar as pessoas a pensarem um pouco sobre o tema, CV (todas as epocas é uma confusão que não tem razão de existir) depois é os interessados questionarem o porquê da minha afirmação para eu os tentar elucidar sobre esta materia e da nossa desorganização sobre ela e depois ainda, haver alguem que consegue entender e desenvolve o tema com sabedoria, foi o caso do amigo.

NB: Por vezes temos que ser Portugueses e é necessario tratar os bois pelos nomes para despertar consciencias, sem estar a procurar ofender ou a rebaixar alguem, não o pretendi nem é minha intenção faze-lo, se o entendeu assim peço desculpa a todos, aliás eu tambem lá estava incluido.

_______________
Cumprimentos.
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 11:14 am

AHMota escreveu:

NB: Por vezes temos que ser Portugueses e é necessario tratar os bois pelos nomes para despertar consciencias, sem estar a procurar ofender ou a rebaixar alguem, não o pretendi nem é minha intenção faze-lo, se o entendeu assim peço desculpa a todos, aliás eu tambem lá estava incluido.

Amigo Mota, só fiz a pequena chamada de atenção porque aqui neste fórum tem andado tudo um pouco a "ferro e fogo" e era para evitar confusões.

E mais uma vez tenho que lhe dar a razão. Porque muitas vezes só conseguimos que a nossa mensagem chegue do outro lado "abanando as águas". Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 232712


Só assim, com alguma paciência e boa vontade é que chegamos lá.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 11:37 am

tanbem não acredito que a maioria dos caçadores se vá dedicar a estas "novas" espécies cinegéticas,.....mas é uma realidade que as pegas rabudas são um grande predador,dão cabo de muitos ninhos e luras.
quanto aos melros em certas zonas tanbem cauzam estragos na agricultura como já aqui foi dito pelo PATRICK.....por isso acho que em certas situações de caça esporadicamente seram abatidos alguns exempelares, só espero é que nós caçadores,apesar de se poderem abater estas espécies não demos cabo delas....pois tanto a pega como o melro abundam muito mais em certas zonas, e são raras noutros zonas do país.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 12:41 pm

Boa tarde:
Devia era abrir a caça aos gatos mansos que andam nos terrenos aqui no norte, é uma vergonha nao haver controlo destes animais que matam tudo nas criações mas isso seria para um outro topico que depois eu abro!!
Ácerca destas especies não vejo grande logica, sao animais demasiado faceis de atirar e na minha opinião passado 2 ou 3 epocas estava-se a proibir a sua caça. E as rolas turcas? essas é que podiamos mandar uns tiritos ehehe nem sei se foi aprovada a lei que o permite.
No outro dia numa conversa com um guarda florestal ele dizia-me que as rolas turcas cruzam frequentemente com as rolas mansas e as criações saem estereis ou seja, os filhotes não podem ter mais criação. Se for verdade temos um problema já que as turcas são cada vez mais frequentes nos nossos pinhais.


Cumprimentos:

M.Roxo
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:00 pm

M.Roxo escreveu:
sao animais demasiado faceis de atirar

O melro pode parecer fácil de atirar e manso. Mas a partir do momento que começar a ser atirado...acredite que o comportamento destas aves irá mudar. A pega essa para se cobrar mais que uma é preciso ter muita sorte. Pois é uma ave muitooo astuta e não é facil engana-la.

A rola turca não foi incluída no lote das especies cinegéticas. Por isso não se pode caçar a elas.

No que diz respeito aos gatos...realmente é um problema grave e bastante sério. Que tem mais a ver com o controlo de predadores.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:09 pm

Mas diga-me uma coisa e desculpe não saber ( mt trabalho nos ultimos tempos) estas especies estão mesmo dentro das que se podem matar este ano? ou ainda está em estudo?
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:19 pm

Não tem que pedir desculpa de nada ;) aqui fica o link [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas resumidamente:

Nas épocas venatórias 2011 -2012, 2012 -2013 e 2013 -2014 é permitido o exercício da caça às seguintes espécies cinegéticas:

a) Coelho -bravo (Oryctolagus cuniculus);
b) Lebre (Lepus granatensis);
c) Raposa (Vulpes vulpes);
d) Saca -rabos (Herpestes ichneumon);
e) Perdiz -vermelha (Alectoris rufa);
f) Faisão (Phasianus colchicus);
g) Pombo -da -rocha (Columba livia);
h) Pega -rabuda (Pica pica);
i) Gralha -preta (Corvus corone);

j) Melro (Turdus merula);
k) Pato -real (Anas platyrhynchos);
l) Frisada (Anas strepera);
m) Marrequinha (Anas crecca);
n) Pato -trombeteiro (Anas clypeata);
o) Arrabio (Anas acuta);
p) Piadeira (Anas penelope);
q) Zarro -comum (Aythya ferina);
r) Negrinha (Aythyafuligula);
s) Galinha -d’água (Gallinula chloropus);
t) Galeirão (Fulica atra);
u) Tarambola -dourada (Pluvialis aplicaria);
v) Galinhola (Scolopax rusticola);
w) Rola -comum (Streptopelia turtur);
x) Codorniz (Coturnix coturnix);
y) Pombo -bravo (Columba oenas);
z) Pombo -torcaz (Columba palumbus);
aa) Tordo -zornal (Turdus pilaris);
bb) Tordo -comum (Turdus philomelos);
cc) Tordo -ruivo (Turdus iliacus);
dd) Tordeia (Turdus viscivorus);
ee) Estorninho -malhado (Sturnus vulgaris);
ff) Narceja -comum (Gallinago gallinago);
gg) Narceja -galega (Lymnocryptes minimus);
hh) Javali (Sus scrofa);
ii) Gamo (Dama dama);
jj) Veado (Cervus elaphus);
kk) Corço (Capreolus capreolus);
ll) Muflão (Ovis ammon).


Para saber quando e em que processos se pode matar as referidas especies tem que consultar o CV (calendário Venatório)
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:23 pm

Obrigado!!
Continuo a achar que na abertura vai ser uma mortandade de melros ate os deixar de ver ehehehehe, pode ser que como voce diz eles fiquem espertos e mais fugidios.


Abraço:


M.Roxo
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:29 pm

Os melros só vão se poder matar na mesma altura dos tordos. Até lá ouvem muitos tiros e poem-se finos.
Ir para o topo Ir para baixo
ACandeias
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
ACandeias


Número de Mensagens : 44
Idade : 35
Localização : S.Crsitóvão
Data de inscrição : 22/12/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:35 pm

Eu sinceramente não estou de acordo em matar os melros, acho que a população desta espécie já não é assim tão grande que se possa abater, mas também não sei qual é a quantia que se pode abater por jornada...

Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 1:52 pm

Como disse o Patrick os melros só se vão poder matar na época dos tordos e pelo mesmo processo, por issso nunca se vão matar grandes quantidades se existirem poucos e só abre se os gestores das zc acharem que existem quantidades que o justifiquem.
Aqui na minha zona as gralhas pretas por exemplo são uma praga, destroem milho e são eximias vindimadoras são às centenas, os agricultores vêm-se à rasca, as outras 2 especies penso que não se justifica aqui a abertura. Isto pode parecer estranho para muitos mas qualquer dia temos que pensar é em controlar também os esquilos que nesta zona também começão a ser praga, ninhos nos pinheiros não escapam.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 2:46 pm

M.Roxo escreveu:
Obrigado!!
Continuo a achar que na abertura vai ser uma mortandade de melros ate os deixar de ver ehehehehe, pode ser que como voce diz eles fiquem espertos e mais fugidios.


Abraço:


M.Roxo

Ó amigo Roxo e qual é a abertura que o amigo se refere, não estará a ver esta questão naquilo que não é autorizada??

Repare que você não concorda com o abate de melros, eu até posso ser da mesma opinão, mas já reparou e sabe quantos proprietarios e caçadores estarão a esfregar as mão de contentes por a sua caça ser autorizada, concerteza que a caça aos melros, já é especie cinegetica desde que me conheço como caçador, foi autorizada porque alguem fez pressão para isso acontecer e os motivos são faceis de ajuizar, prejuizos enormes nas culturas, agora aonde haja escassez deles a gestão dessa ZC terá que não autorizar o seu abate e assim é que os caçadores estão a participar numa melhoria global para o sector.

NB: Não vejam as coisas só virados para uma vertente do sector cinegetico, ele é muito diversicado no seu todo e portanto, o importante, é a lei permitir que nós (somos os interessados) consigamos resolver os nossos problemas gerindo as coisas em confirmidade com as existencias suscetiveis de serem abatidas, numa prespectiva de equilibriar qualquer especie cinegetica (as rolas turcas logo virá o seu tempo de serem caçadas) nem extremina-la nem deixar que ela causa prejuizos, claro que tudo isto depende das EGs das ZCs e dos seus membros, senão caminharmos neste sentido só damos razão a quem nos critica e quer acabar com esta actividade que tanto nos dá prazer em exerce-la, temos que mostrar mais o que valemos, julgo eu.

_______________
Cumprimentos
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 3:06 pm

coelhobravo escreveu:
Como disse o Patrick os melros só se vão poder matar na época dos tordos e pelo mesmo processo, por issso nunca se vão matar grandes quantidades se existirem poucos e só abre se os gestores das zc acharem que existem quantidades que o justifiquem.
Aqui na minha zona as gralhas pretas por exemplo são uma praga, destroem milho e são eximias vindimadoras são às centenas, os agricultores vêm-se à rasca, as outras 2 especies penso que não se justifica aqui a abertura. Isto pode parecer estranho para muitos mas qualquer dia temos que pensar é em controlar também os esquilos que nesta zona também começão a ser praga, ninhos nos pinheiros não escapam.

Sim, controlar é o importante e isso está dependente de todos nós, concordo consigo e na plenitude dos seus argumentos para esta questão. Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 232712
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 4:33 pm

amigo Roxo e qual é a abertura que o amigo se refere, não estará a ver esta questão naquilo que não é autorizada??

A abertura que falo é na altura que a caça estará aberta aos tordos e melros, e sim estou de acordo consigo quando fala que muita gente vai esfregar as maos por os melros estarem na lista dos caçadores. Agora, e sou de familia de alguns agricultores diga-me um sitio só onde os melros dizimaram culturas. E mais nessas supostas culturas os melros nao andaram lá a comer os bichos? evitando o uso muito elevado de substancias de controlo de pragas?
Repare só num ponto na minha opinião, que é só a minha opinião: conheço a fauna como muitos outros que aqui estão conhecem e para mim os melros neste ano de caça vão ser massacrados. Eu se quizesse e não o faço, pegava a esta hora numa arma de chumbos e matava uma carrada de melros aqui nos quintais, fico só a imaginar com uma caçadeira :P
Mas é como lhe digo, pode ser que eles aprendam a fugir e eu esteja enganado. De certeza que voce e outros colegas aqui do forum em termos de conhecimentos neste ponto seja em muito superior aos meus, mas achei por bem dizer o que acho.

Sempre um prazer participar:

M.Roxo.
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 4:39 pm

Agora.. aceito tudo que voce disse, são bons argumentos.

Deixo só uma pergunta aqui aos colegas: Voces vão comer as gralhas? É que mesmo achando que elas sim, estraguem tudo nao vou matar nenhuma, nem sei se serve para comer, e eu caço o que posso comer tudo o resto recuso-me a mandar tiro.( a não ser a alguns politicos que bem o mereciam ehehe)
As rolas turcas essas sim deviam ser caçadas porque segundo o tal guarda florestal elas são entre muitas outras razões um indicio do declinio da rola brava.

Mais uma vez repito que é apenas a minha opinião , e se calhar errada! :D

Cumprimentos:

M.Roxo
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 5:26 pm

Amigo Roxo.

Agora sim, com estes seus dois ultimos posts estou mais em sintonia com o que diz, embora a caça não deva ser vista na vertente de matar para comer, mas sim ser um actividade para controlo das especies. A gralha não serve para comer é certo, mas é um predador, danado, dos ovos das perdizes e não só e onde elas, as gralhas, existem em excesso faz todo sentido o seu abate, mesmo, não sendo para comer, para assim existir uma redução nos seus efectivos, é um facto que elas tambem têem alguma utilidade tais como os melros, pois ao alimentarem-se reduziem a bicharada que tambem é um malificio para as culturas e principalmente vinhas e pomares, o respeito dos caçadores e no equilibro das especies cinegeticas é que está a virtude e isso, continuo a dize-lo e consciente que é um facto veridico, depende de nós e não de quem autoriza a sua caça.

Repare tambem que a caça ao melro é de espera e não passarão assim tantos pelas linhas dos caçadores para haver uma mortandade que acabe com eles, concerteza quem autorizou a sua caça fe-lo a pedido dos representantes dos caçadores, OSC e daí.............
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 7:14 pm

Destas especies referidas as que eu vejo com mais abundancia e o melro ate bastantes a esta especie ate sou capas de atirar so enquanto andar aos tordos ao resto nao vesse muito pouco ou nada por aqui.

amigos amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 7:21 pm

patrick_lgs escreveu:
M.Roxo escreveu:
sao animais demasiado faceis de atirar

O melro pode parecer fácil de atirar e manso. Mas a partir do momento que começar a ser atirado...acredite que o comportamento destas aves irá mudar. A pega essa para se cobrar mais que uma é preciso ter muita sorte. Pois é uma ave muitooo astuta e não é facil engana-la.

A rola turca não foi incluída no lote das especies cinegéticas. Por isso não se pode caçar a elas.

No que diz respeito aos gatos...realmente é um problema grave e bastante sério. Que tem mais a ver com o controlo de predadores.
Não considero que o melro seja fácil. Faz voos curtos e muito rasantes
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Convidad
Convidado
avatar



Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Gralha ou Corvo   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 8:41 pm

Boas a todos;

Só agora consegui ler este tópico na íntegra, e gostei do que li, gostei muito das opiniões, e concordo em grande parte com o que se escreveu, pois todos que até agora participaram rondaram sobre o mesmo.

Mas surgiu-me uma dúvida, parece parva, mas não é.

Na época passada abriu a caça à gralha, na minha zona, existe umas aves que não sei classificar, pelo que, numa discussão de caçadores, disseram-me, "o que por aqui vês não são gralhas, são corvos, logo não podes caçar".

Claro que como não sabia classificar as tais aves, (se corvos ou gralhas), calei-me (teimoso mas não parvo), e foi pesquisar, mas não cheguei a conclusão nenhuma.

Pelo que, peço aqui, que me esclareçam esta minha dúvida, e se possível com recurso a fotos, para eu ver as diferenças...

Certo da melhor atenção;

Sérgio Monteiro
Ir para o topo Ir para baixo
lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 147
Idade : 44
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 27/12/2008

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 9:12 pm

boas
talvez aki encontres
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); EmptyQua Abr 13, 2011 9:18 pm

vitor76 escreveu:
Destas especies referidas as que eu vejo com mais abundancia e o melro ate bastantes a esta especie ate sou capas de atirar so enquanto andar aos tordos ao resto nao vesse muito pouco ou nada por aqui.

Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 600400 Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 600400

Amigo vitor.

Andar aos tordos não, mas parado (espera) aos tiros a eles sim, heheheheh. Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); 232712

Bem...... mas tambem poderá caçar a eles desalto se o PAE da ZC o prever, sabe como o deve fazer neste processo de caça, não sabe???
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty
MensagemAssunto: Re: Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);   Qual a vossa opinião  Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula); Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual a vossa opinião Pega -rabuda (Pica pica);Gralha -preta (Corvus corone); Melro (Turdus merula);
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» pega rabuda
» O melro cada vez menos
» JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO
» Caca ao Melro.
» Caça ao melro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: