Caça & pesca & natureza
JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO

Ir para baixo 
+16
patrick_lgs
altesa
Lopo
castilho
coelhobravo
paulo marques
Abílio Vidal
cmatos
Nuno_benelli
matador
M.Roxo
dani pinto
fabio_padinha
sergio magalhaes
artmar
Armenio Tavares
20 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyTer Ago 09, 2011 6:09 pm

Melro fora da lista de animais que se podem caçar
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou hoje que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.

De acordo com a portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça.

Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas.

"O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar", salientou.
Daniel Campelo falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional.

O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas "num lado do problema".

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) contestou a possibilidade de caça ao melro, depois de mais de 20 anos de proibição.

A Federação Portuguesa da Caça (FENCAÇA) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas.

Fonte:
Diário de Notícias.
Comprimentos

Armenio tavares
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
artmar


Número de Mensagens : 312
Idade : 60
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 10/06/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyTer Ago 09, 2011 7:13 pm

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 687241 JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 922137
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyTer Ago 09, 2011 8:47 pm

nao esperava por esta mas ainda bem
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
fabio_padinha


Número de Mensagens : 262
Idade : 29
Localização : Veiros
Data de inscrição : 25/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyTer Ago 09, 2011 8:52 pm

Está certo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fabio.padinha
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyTer Ago 09, 2011 9:17 pm

Finalmente uma atitude digna de registo, vamos ver se as coisas começam a mudar aos poucos mas para melhor,

para ja surpreendeu me esta atitude parabensJÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 922137



"A Caça tem que ser praticada com respeito e segurança"
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 7:59 am

Bom dia;



Bem, continuo a dizer que a opinião publica tem mais força do que tudo o resto, mais força mesmo do que os politicos.



Factos- (dito por agricultores de Esposende)- Existem melros que nunca mais acabam, estragam plantações, comem as sementes dizimam todos os moragueiros, não deixam mais aves criar á volta ninho etc...

Factos- Opinião publica geral- São aves bonitas , que cantam muito bem e se era proibido caçar no passado nao queremos caçar agora.



Gostava de saber o que os melros tem a mais do que os tordos por exemplo e porque quem estava a favor da sua caça não venha agora defender a sua opção. Eu por acaso de inicio fui logo contra, gosto muito dos melros mas depois em conversa com os agricultores percebi a opção.

Agora... se os melros foram postos como especie aberta á caça por alguma razão foi. Porque quem a defendeu inicialmente agora não diz nada?

Muitos caçadores diziam que não iam matar essa especie, os jornais diziam que a nossa ave do jardim ia acabar se abrisse a caça, as pessoas em geral diziam que os caçadores não tinham respeito pela natureza se matasse melros etc..

Dá -me a sensação que ninguem sabe porque se meteu o melro como passivel de caçar, nem agora ninguem sabe porque não se deve caçar este passaro. Sinceramente...parece-me que alguem quer agradar ao povo mais nada.

E cuidado amigos...qualquer dia lembram-se que os coelhinhos são muito lindo e tal e proibem a sua caça ehehehehe







Abraço malta.

M.roxo
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: ola   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 9:40 am

a proibiçao foi um acto mt digno de quem o fez

voltar atras com essa lei mostra mt inteligençia

o melro nao tem nada como especie cinegetica

nem gastronomica como o resto das especies

cinegeticas que caçamos no nosso pais agora

uma ideia brilhante era abrir a caça á rola turca

isso sim que é uma especie que alem de destruir

ninhos das rolas bravas ve_se mais turcas do que melros por este pais fora

elas procriam em toda a parte casas,quintais,montes.....





abraço e mtsJÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 7172
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 10:32 am

Acho bem!
Agora vamos andar a matar tudo o que aparece a voar!?!
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 11:26 am

Bela medida adoptada pelo estado, finalmente uma que fizesse sentido...... JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 687241 JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO 687241 Amigo matador concordo consigo em todos os pontos, mas acima de tudo na questao da rola turca. Deveria ser permitida a caça a rola turca em vez da rola comum assim como ser permitido matar os estorninho preto em vez do malhado que ja raramente se vê.
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 12:16 pm

Até que enfim aparece um "ELUCIDADO" com capacidade para desfazer as asneiras daqueles energumes que craram a autorização para a caça ao MELRO bravo
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 12:44 pm

Abílio Vidal escreveu:
Até que enfim aparece um "ELUCIDADO" com capacidade para desfazer as asneiras daqueles energumes que craram a autorização para a caça ao MELRO bravo




bravo bravo bravo
Ir para o topo Ir para baixo
paulo marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo marques


Número de Mensagens : 23
Idade : 52
Localização : mira
Data de inscrição : 11/02/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 1:36 pm

"Ainda bem que há gente lúcida " sim senhores realmente a caça ao melro é um absurdo, nem a muitos melros, se calhar a densidade de melros e 10 x mais do que as rolas que nos visitam actualmente, será que não seja melhor acabar com a caça a rola brava ou como há muita gente lúcida por aí fechem ao melro e abram as rolas turcas!!!

Pois a FENCAÇA acha que o melro é um problemas dos agricultores e não dos caçadores, claro !!! se fossem coelhos lebres ou perdizes estivessem a fazer estragos aos caçadores poderiam intervir, para quê caçarem melros se estes senhores têem as sua zonas de caça recheadas, não tenho duvida que seja com trabalho, mas no centro norte nem com trabalho se consegue ter bons resultados. Portanto quem for do centro norte que se F@dam, assim como eu e outros mais. Caçamos ratos, cobras e lagartos.


Última edição por paulo marques em Qua Ago 10, 2011 3:35 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: ola   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 1:37 pm

tb concordo com isso cmatos é preciso é andar no terreno e ver as especies

k estao em expançao como o estorninho preto
Ir para o topo Ir para baixo
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 1:39 pm

paulo marques escreveu:
"Ainda bem que há gente lúcida " sim senhores realmente a caça ao melro é um absurdo, nem a muitos melros, se calhar a densidade de melros e 10 x mais do que as rolas que nos visitam actualmente, será que não seja melhor acabar com a caça a rola brava ou como há muita gente lúcida por aí fechem ao melro e abram as rolas turcas!!!

Pois a FENCAÇA acha que o melro é um problemas dos agricultores e não dos caçadores, claro !!! se fossem coelhos lebres ou perdizes estivessem a fazer estragos aos caçadores poderiam intervir, para quê caçarem melros se estes senhores têem as sua zonas de caça recheadas, não tenho duvida que seja com trabalho, mas no centro norte nem com trabalho se consegue ter bons resultados. Portanto quem for do centro norte que se F@dam, assim como eu e outros mais. Caçamos ratos, cobras e lagartos.



Exacto!
Ir para o topo Ir para baixo
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 2:49 pm

Bem colegas sou caçador e isto e um desporto ou lóbi como queiram chamar, mas antes disto sou agricultor e empresário que tenho de pagar os meus impostos ao estado e como tal o estado tem o dever de zelar primeiro por os interesses dos agricultores, sem eles não há caça disso não tenhamos dúvidas.

Agora a caça ao melro não me afecta haverá por ventura zonas dos pais que sejam uma praga para os agricultores, ai que se abra caça aos melros na altura que os mesmos façam prejuízo como já acontece com os javalis (ditas batidas nos milharais). O mesmo defendo para os corvos.

Claro isto é a minha opinião de hoje, há amanhã pode ser outra, agora é preciso dar soluções aos problemas que tem a caça e o país tem e não estar sempre a criticar, nem estar sempre contra todo e todos sem soluções para nada e isto ver-se muito aqui nos fóruns seja neste ou noutros.

Comprimentos

Arménio Tavares
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 4:01 pm

Na minha opinião é um absurdo não se abrir a caça ao melros, porque uma das funções do caçador no meu entender é tambem a de controlador das especies e nesta prepectiva colaborar com os agricultores que nos permitem caçar nos seu terrenos, evitando que algumas especies que começam a alastrar demasiado agravem os prejuizos que todos os anos são muitos. Agora é evidente no meu entender que isto deveria ser feito consuante os casos e da responsabilidade dos gestores, tenho caçado em muitas zonas em que praticamente não se vêm melros, nestas situações acho que estamos todos de acordo em não caçar esta especie para que não entre em extição nesta zona. Tenho caçado também em zonas em que eles são uma praga, dizimam fruta, milho, uvas e tudo o que faça parte dos seus habitos alimentares é claro que isto é muito mau para os agricultores, que volto a referir são eles que nos permitem caçar nos seus terrenos e não estou a exagerar estou a escrever sobre situações que conheço. Nestes casos no meu entender deveria ser permitida a sua caça até se vêr que o efectivo estava controlado e é claro que todos os seres vivos precisam de comer e têm direito a viver, a ideia é evitar que destruam tanto. Nesta zona de que falo e por falarem tanto na abertura da caça às rolas turcas, estou completamente em desacordo com a caça a esta especie porque poucas se vêm e nunca ouvi nenhum agricultor por aqui queixar-se delas, mas sei de algumas zonas em que tambem acho que deveriam ser controladas. Conclusão acho que não devemos aplaudir esta decisão pois cada zona tem uma situação distinta.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: ola   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 5:16 pm

resposta ao coelhobravo:aki na minha zona norte ve_se mais turcas do k melros disso nao á duvida

e isto é um assunto k daria mt discussao de certeza abrir caça ou nao ás turcas mas essa mesma discussao

acontece com abertura aos melros mas tb iria fazer parte da consciencia de cada caçador de atirar ou nao ao melro

mas todos temos consciencia k seria um tiro mt perigoso voam á altura de um homem seria tiros mt perigosos

claro na minha maneira de ver e discutir o assunto mas axo k faria mais sentido as turcas do que os melros





abraços
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 5:35 pm

Armenio Tavares escreveu:

Agora a caça ao melro não me afecta haverá por ventura zonas dos pais que sejam uma praga para os agricultores, ai que se abra caça aos melros na altura que os mesmos façam prejuízo como já acontece com os javalis (ditas batidas nos milharais). O mesmo defendo para os corvos.



Eu também sou desta opinião...

Não sou apologista da caça ao melro a menos que o seu número seja demasiado elevado e crie prejuízos.. nesses locais e nessas alturas, creio que era uma boa solução abrir a caça a essa espécie..
Mas só porque são prejudiciais em alguns locais, não é justificação para abrir a caça em todo o país..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
fabio_padinha


Número de Mensagens : 262
Idade : 29
Localização : Veiros
Data de inscrição : 25/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 6:40 pm

Citação :

Eu também sou desta opinião...

Não sou apologista da caça ao melro a menos que o seu número seja demasiado elevado e crie prejuízos.. nesses locais e nessas alturas, creio que era uma boa solução abrir a caça a essa espécie..
Mas só porque são prejudiciais em alguns locais, não é justificação para abrir a caça em todo o país..

Abraço

Eu concordo com isso, nas zonas onde haja prejuízo haviam de abrir a caça ao mero durante um tempo, e também concordo que é um tiro muito perigoso, dada a altura do disparo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fabio.padinha
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 7:52 pm

paulo marques escreveu:
"Ainda bem que há gente lúcida " sim senhores realmente a caça ao melro é um absurdo, nem a muitos melros, se calhar a densidade de melros e 10 x mais do que as rolas que nos visitam actualmente, será que não seja melhor acabar com a caça a rola brava ou como há muita gente lúcida por aí fechem ao melro e abram as rolas turcas!!!

Pois a FENCAÇA acha que o melro é um problemas dos agricultores e não dos caçadores, claro !!! se fossem coelhos lebres ou perdizes estivessem a fazer estragos aos caçadores poderiam intervir, para quê caçarem melros se estes senhores têem as sua zonas de caça recheadas, não tenho duvida que seja com trabalho, mas no centro norte nem com trabalho se consegue ter bons resultados. Portanto quem for do centro norte que se F@dam, assim como eu e outros mais. Caçamos ratos, cobras e lagartos.



Amigo nós os caçadores não somos os " EXTERMINADORES IMPLACÁVEIS ", se os Agricultores têm problemas com a densidade dos melros , eles que criem mecanismos para os controlarem. Como já aqui escrevi, a caça aos melros é perigosa, devido ao seu voo ser ao nível da altura de um ser Humano .

Com respeito a ter que caçar ratos, cobras e lagartos, está mais que provado que "QUEM QUER COLHER; TEM QUE SEMEAR". Agreement

Ir para o topo Ir para baixo
Lopo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Lopo


Número de Mensagens : 58
Idade : 56
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 31/12/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 10:37 pm

Boas.
Eu acho quem devia permitir a caça ao melro, deviam ser os gestores das varias reservas existentes no nosso pais em vez do secretário de estado.
Pois temos praticamente todo terreno ordenado, deviam ser essas reservas a poderem decidir pela sua caça ou não.
Esta decisão agora parece ser tomado muito tarde e que vai haver muitos equívocos, pois já foram feitos a maioria dos calendários e só vai criar confusões.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 11:02 pm

Caros confrades quem me conhece sabe que respeito sempre as opiniões dos outros, posso é não concordar com elas, caçar ao melro ou não para mim é-me indiferente mas penso que, tal como os governantes, os caçadores, veem o assunto pelo lado que lhes dá mais geito, se não vejamos, há aqui várias opiniões,alguns dizem que há mais rolas turcas que melros na sua zona, outros que o melro não tem valor gastronómico,outros que não tinham intenção de caçar aos melros.

Também se pode caçar a rola brava e na minha zona não há nenhuma.

Para mim nenhuma espécie cinegética tem valor gastronómico mas todas tem muito valor enquanto vivas.

É a minha opinião e vale o que vale.

Boas aberturas.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQua Ago 10, 2011 11:52 pm

Concordo com tudo o que o amigo Abilio Vidal escreveu menos isto:
Abílio Vidal escreveu:
Como já aqui escrevi, a caça aos melros é
perigosa, devido ao seu voo ser ao nível da altura de um ser Humano
.

Pois também a caça à codorniz tem esta caracteristica, a perdiz nas planicies alentejanas. O perigo não está na forma como as especies cinegéticas voam...mas sim de quem atira.


Adiante,

Não se esqueçam que o caçador moderno deve ser um auxiliar do agricultor no controlo de pragas. Tal como se fazem caçadas nas milharias com o presuposto da existencia de estragos pelos javalis. Tambem os melros podem causar grandes estragos nas vinhas, zonas com arvores de fruto, etc...

É certo que o melro faz parte dos nossos jardins, mas bolas não sejamos hipocritas, tambem o pombo torcaz cada vez mais frequente nos grandes centros urbanos, o pato real nos jardins das cidades com lagos artificiais...Quem diz Cidade diz vilas e aldeias...depende só da existencia de condições para tal. Para mim esta justificação não serve.

Penso que o melro deveria ter o estatuto de especie cinegética especial, para que o seu controlo em zonas problematicas fosse possivel e só seria autorizado mediante autorização. O mesmo deveria acontecer com a pega-azul.


Claro que concordo com a anulação da sua caça na forma como ela estava definida. O limite de 40 era simplesmente absurdo e completamente deslocado da realidade. E se a justificação da FENCAÇA era os prejuízos causados aos agricultores...então caça-se o melro antes de ele causar estragos e nos locais onde isso acontece.
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 8:18 am

Citação :

Não se esqueçam que o caçador moderno deve ser um auxiliar do agricultor no controlo de pragas. Tal como se fazem caçadas nas milharias com o presuposto da existencia de estragos pelos javalis. Tambem os melros podem causar grandes estragos nas vinhas, zonas com arvores de fruto, etc...


Para quando a abertura da caça às RATAZANAS em Armação de Pêra ?

Estou a brincar e respeito a opinião de cada um. Mas discordo que os caçadores têm o dever de controlar as pragas, têm sim o dever de controlar as espécies que criam e introduzem nas zonas de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: ola   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 8:40 am

[quote="altesa"]eu tb respeito as opinioes de toda a gente

mas nao estamos a ver um grupo de amigos caçadores no fim de uma jornada de caça

juntar_se como fazemos todos nós certo???

e ir comer um arroz de melro... lol! lol! lol!



por isso falei no valor gastronomico mas á quem nao coma a caça mas nós na nossa zona

costumamos fazer umas patuscadas no fim da epoca com algumas especies coelho,tordo,perdiz
Ir para o topo Ir para baixo
paulo marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo marques


Número de Mensagens : 23
Idade : 52
Localização : mira
Data de inscrição : 11/02/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 8:49 am


Assim como alguns não gostariam de ver a caça ao melro e também não concordo com a caça a pega rabuda e gralha preta, independentemente da caça estar aberta a estas espécie nunca lhes apontaria a arma para lhes dar um tiro. Eu ainda sou do tempo que se apanhava melros com as armadilhas (costelos), e lembro-me da alegria que tinha quando agarrava um. Talvez venha daí a minha razão de não ver mal nenhum o melro incluído na espécies cinegéticas a caçar, ainda por cima tem um valor gastronómico maior que a gralha preta e da pega rabuda portanto não seria matar para deixar no campo pendurado seja lá onde for. Isto é a minha opinião. Já que não se pode matar tudo bem, embora julgo que a gralha e a pega devem ser tão protegidas ou controladas como melro e não ser privilegiado relativamente a outras espécies, só isso.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 9:25 am

Abílio Vidal escreveu:
Citação :

Não se esqueçam que o caçador moderno deve ser um auxiliar do agricultor no controlo de pragas. Tal como se fazem caçadas nas milharias com o presuposto da existencia de estragos pelos javalis. Tambem os melros podem causar grandes estragos nas vinhas, zonas com arvores de fruto, etc...


Para quando a abertura da caça às RATAZANAS em Armação de Pêra ?

Estou a brincar e respeito a opinião de cada um. Mas discordo que os caçadores têm o dever de controlar as pragas, têm sim o dever de controlar as espécies que criam e introduzem nas zonas de caça.

Eu entendi onde o amigo Abilio queria chegar. Mas não se esqueça que em certas zonas o coelho é uma autencia praga. Os pombos torcazes tameb conseguem fazer grandes estragos e em certos países são uma praga. O javali tambem pode fazer prejuízos enormes.

Não leve a conversa para onde não interessa. E sim, o caçador não passa de uma ferramenta de controlo das especies cinegéticas.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 10:07 am

patrick_lgs escreveu:
Abílio Vidal escreveu:
Citação :

Não se esqueçam que o caçador moderno deve ser um auxiliar do agricultor no controlo de pragas. Tal como se fazem caçadas nas milharias com o presuposto da existencia de estragos pelos javalis. Tambem os melros podem causar grandes estragos nas vinhas, zonas com arvores de fruto, etc...


Para quando a abertura da caça às RATAZANAS em Armação de Pêra ?

Estou a brincar e respeito a opinião de cada um. Mas discordo que os caçadores têm o dever de controlar as pragas, têm sim o dever de controlar as espécies que criam e introduzem nas zonas de caça.

Eu entendi onde o amigo Abilio queria chegar. Mas não se esqueça que em certas zonas o coelho é uma autencia praga. Os pombos torcazes tameb conseguem fazer grandes estragos e em certos países são uma praga. O javali tambem pode fazer prejuízos enormes.

Não leve a conversa para onde não interessa. E sim, o caçador não passa de uma ferramenta de controlo das especies cinegéticas.


Pois, o coelho nos Açores não é considerado praga? E vão bastantes caçadores la para grandes caçadas.
Se os melros estragam as plantações, então passem uma autorização qualquer para os agricultores arranjarem meia dúzia de caçadores para controlar as populações!
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 11:38 am

Citação :
Se os melros estragam as plantações, então passem uma autorização qualquer para os agricultores arranjarem meia dúzia de caçadores para controlar as populações!


Tem uma certa lógica, mas para isso é preciso que o MELRO seja considerado uma ave Cinegética Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO EmptyQui Ago 11, 2011 11:44 am

Abílio Vidal escreveu:
Citação :
Se os melros estragam as plantações, então passem uma autorização qualquer para os agricultores arranjarem meia dúzia de caçadores para controlar as populações!


Tem uma certa lógica, mas para isso é preciso que o MELRO seja considerado uma ave Cinegética Agreement


Se tiver que ser para controlar as populações, entam que abram a caça, nem que seja 2 ou 3 meses, façam estudos, vejam onde é praga e autorizem!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty
MensagemAssunto: Re: JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO   JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
JÁ NÃO SE CAÇA AO MELRO
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Noticias :: Noticias-
Ir para: