Caça & pesca & natureza
podengo pequeno - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
podengo pequeno - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 podengo pequeno

Ir para baixo 
+4
zambujal
podengos&coelhos
podengos
Nuno Miguel
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 2:23 pm

podengos&coelhos escreveu:
Marcodatsun escreveu:
coelhobravo escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
rafeirage escreveu:
Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Concordo e acrescento ainda que é muito mais facil encontrar médios com capacidades cinegéticas em relação aos pequenos e por isso muita gente diz que os pequenos não prestam pra caçar.

Também concordo, e mais que isso conheço vários exemplos de podengos pequenos principalmente cerdosos vindos de canis conceituados com LOP e tudo, raramente tenho visto um cachorro mediano na caça, é tudo a abaixo desta escala, mas também os tenho visto muito bons vindos de caçadores que já os criam à muitos anos exclusivamente para a caça. Isto deve-se no meu entender a estes podengos com reduzidas aptidões cinegéticas terem sido criados durante várias gerações com o sentido nas exposições de beleza e como cães de sofá. Enquanto os médios além de os haver em maior quantidade o que aumenta logo a probabilidade de existirem mais com mais aptidão para a caça é raro até à uns anos serem vistos no sofá eram cães quase exclusivos de caçadores.

È isso mesmo Gil, a grande maioria de linhas/sangues de podengos existentes são derivados de cães de exposição e sofá por esta razão muitos até perderam o latir, logicamente ainda existem algumas linhas de trabalho e a latir bem mas não muitas, em podengos medios foi mais conservado enquanto cão de caça talvez pela resistencia e aspecto robusto que mostra á primeira vista, sendo a robustez e a força duas das caracteristicas mais apreciadas por muita gente á uns anos atras nos cães de caça, cada vez mais os caçadores no global tem cães com melhores aptidões cinegeticas talvez pela densidade de coelhos ter diminuido de maneira global em todo o pais.
200% de acordo.

também estou de acordo no que foi dito em cima .
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 2:28 pm

acho que tambem estes foruns tem contribuido de certa forma para uma melhor qualidade do cão e do caçador, antigamente era quase impensavel conhecer um caçador que vive-se a mais de 20km, neste momento para alem de conhecer e ter amigos espalhados peor todo o pais existe ainda uma troca de experiencias de caça/cães e de conhecimentos de diversas zonas e diversos cães, varias opiniões todas elas validades á sua maneira, que nos torna a todos mais conhecedores e sabedores acerca deste nosso vicio podengo pequeno - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 5:08 pm

quando tiver mais algum aí ja posso dizer se o que digo se continua a verificar ou não na aprendizagem. daqui a uns meses ja aqui comento, se bem que a minha paixão são os médios.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 5:27 pm

o que interressa nos caes sao os sangues--ou ser pequenos ou medios pouco importa
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 5:39 pm

isso é o principal mas nem mesmo assim saem sempre bons, saem muitos que não têm queda para a arte
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 5:53 pm

quando o sangue la esta ou mais tarde ou mais cedo desperta o instinto do animal ---agora a que ter paciencia e nao desistir aos primeiros precalços porque um cao para se fazer bom --so ao fim de 2 ou 3 caçadas ate la anda a aprender embora ja caçe bem ---eu sei bem o que digo e a paciencia tem sido a minha aliada
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQua Nov 17, 2010 6:12 pm

também não é só mas isso é o mais importante. quantas pessoas não tiveram já cães bons e quando os cruzam não saem!? é o que mais se passa. isto é a soma de muitas coisa, e por mais que vão saindo bons não há receita, não é como fazer um bolo.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQui Nov 18, 2010 8:15 am

Nuno Miguel escreveu:
também não é só mas isso é o mais importante. quantas pessoas não tiveram já cães bons e quando os cruzam não saem!? é o que mais se passa. isto é a soma de muitas coisa, e por mais que vão saindo bons não há receita, não é como fazer um bolo.

o cruzamento de cães e das suas aptidões facilmente se consegue se trabalhares com sangues que "casem" bem, e ai qualquer ninhada que tires sai cães acima da media, logicamente há sangues que por muito bons que sejam não casam uns com os outros á que estudar os sangues, agora no fim de teres 4/5 sangues diferentes que conjuguem bem á mais facil que fazer um bolo.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQui Nov 18, 2010 5:06 pm

se fosse assim os filhos dos campeões de santo humberto iam dar cães todos muitos bons em santo humberto e até muitos deles campeões. isso não é linear, nem de longe nem de perto
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 EmptyQui Nov 18, 2010 5:28 pm

Nuno Miguel escreveu:
se fosse assim os filhos dos campeões de santo humberto iam dar cães todos muitos bons em santo humberto e até muitos deles campeões. isso não é linear, nem de longe nem de perto

as provas de santo humberto pouco ou nada tem haver com a realidade da caça e como tal uma maquina em provas de santo huberto não garante que seja uma maquina na caça usual.
Em relação a ser linear, na minha opinião é como disse no post anterior mas ninguem se tem de regular por ela ou sequer dar-lhe valor é apenas a minha opinião vale o que vale.

1-Sangues que "casem bem"
Na maioria dos casos saiem maquinas, como em tudo pode haver um ou outro caso de insucesso, ou seja numa ninhada de 5 pode sair um que não chegue ao patar que gostamos.

2-Sangues que "não casem bem" (sendo os pais bons)
na maioria dos caos saiem cães razoaveis, poderam sair por acaso uma ou outra maquina como os pais mas é muito variavel a qualidade dos cachorros.

3-Sangues de cães fracos.
Saiem logicamente cães na sua maioria cães fracos, pode sair uma maquina ou outra no fim de varias ninhadas isto acontece por acaso tal como nos sanques que casam bem poderá sair um ou outro "tolo".

Mais uma vez digo que no fim de termos 4/5 sangues que casem bem, é quase total o aproveitamento da ninhada na maioria dos casos.
Mais uma vez repito esta é a minha opinião, não quer dizer que esteja certa.

NOta:
Normalmente os cães fracos que saiem derivados do 1 cruzamento que falei são muitas vezes os cães que ouvimos historias do tipo
"tive um cão que não caçava e dava filhos que não falhava um" o sangue está lá.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





podengo pequeno - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
podengo pequeno
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Podengo Pequeno pelo liso para cruzar
» podengo pequeno
» Podengo pequeno
» PODENGO ANDALUZ PEQUENO
» Podengo pequeno pelo liso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: