Caça & pesca & natureza
podengo pequeno Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
podengo pequeno Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 podengo pequeno

Ir para baixo 
+4
zambujal
podengos&coelhos
podengos
Nuno Miguel
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 7:05 pm

amigos, sendo eu um amante dos podengo portugues medio, principalmente o cerdoso, e do podengo andaluz de estatura média, o que venho aqui comentar com voçes vai vos parecer estranho pois de agosto para cá noto que para o meu terreno não há melhor que os pequenos/médios e não há nada mesmo melhor que os pequenos. isto porquê? porque tenho um cachorro podengo pequeno mesmo e ele no meio do mato é rei e senhor, sente-se em casa, parece uma autoestrada para ele, em que tem via verde, ou seja, passa em todos os buraquinhos e sempre a grande ritmo. E eu ando a notar que até para tomar os rastos ele tem + facilidade que os outros em velocidade, pois o nariz com ele a correr quase que toca no chão. o que dizem? concordam? acho que esta justificação começa a ganhar asas, no meu entender, e que dantes eu não pensava assim.
isto porque os médios gastam mais energia a trazer o focinho ao chão e isto durante um dia todo de caça ao final de algumas horas nota-se a diferença. mas como em tudo há bom e mau. é só mais um dado que ando a constatar. digam-me de vossa justiça e se não concordarem carreguem em cima de mim podengo pequeno 730249
E eu que sou aquele que continuo a gostar muito mais dos médios, não sei porquê, amor a primeira vista sei lá. mas agora quando adquirir mais um ou dois cachorros este ano vão ser pequenos, ou médios pequenos, pois ando a notar que dois dos meus cães sao um bocadinhos altos para a minha zona, até as 11h não se nota, mas depois começa a notar-se pois andam mais cansados, o esforço é maior para ir aos cantinhos todos, carregar o coelho em estevais com imenso tojo é muito o que também as vezes os faz andar mais longe do coelho. este ano com esta aquisição os coelhos saem mais facilmente, perdem-se muito menos mas quando saem aos caminhos é com um speed que vai lá vai. Talvez o melhor seja como o nosso amigo Rui diz, ter dos dois, pois há altura que pede mais uns e outras outros, sendo que o pequeno para a minha zona é o que eu ando a ver este ano que se adapta melhor, e até um cachorro pequeno de bons sangues tem mais facilidade em seguir rastos, pois está mais perto deles. Concordam ou discordam?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 7:34 pm

Aqui vai a minha opinião temos de ter muito em conta onde caçamos a minha zona tem muito mato e silvas tudo misturado e limpeza já não e feita a anos depois temos também pequenos regatos com agua e para passar de uns lados para o outro temos de saltar por isso o podengo pequeno para a minha zona não e boa tanto para passar os tais regatos de agua como mesmo dentro do mato porque tenho cães médios muito rápidos logo ai ficam para traz e chegam a andar a maior parte dos dias de caça sem ver coelhos .Eu prefiro médios e machos porque quando são bons não a quem os pare claro um macho caça mais tarde mas depois faz toda a diferença ..Depois na minha zona não se deve juntar os pequenos com médios eu já teve e não gostei dos resultados os pequenos o chegarem as 10 horas já pouco faziam talvez eu não tenha tido a mesma sorte que tu .abraço copo copo copo copo
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 7:40 pm

Nuno, na minha opinião o tamanho ideal de um coelheiro andará entre o médio e o pequeno ou seja nos 20cms. E porquê? Porque ocupam menos espaço, comem menos, cagam menos e no acto cinegético rendem o mesmo ou talvez até mais por se tornarem mais polivalentes. É óbvio que um cão grande terá sempre mais pedalada pra matos abertos e coelhos largos da mesma forma que um cão pequeno tira vantagem em silvas e matos apertadas seguindo o coelho com grande rapidez e sem que isso lhe provoque danos físicos tão evidentes como se fosse um cão grande a fazê-lo.
De resto e como em tudo na vida cães bons há-os em todos os tamanhos e feitios e pelo que sei esse teu macho pequeno é daqueles que independentemente do seu tamanho é bom e gosta de trabalhar.
Pra finalizar deixa-me referir apenas que de momento tenho 3 cadelas podengas pequenas e posso garantir que acompanham os médios caçando o dia todo e sempre a renderem - haja sangue que o tamanho pouco importa!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 7:52 pm

é assim eu se vir nas minhas citaçoes quando o adquiri pensava o mesmo e até comentei aqui no forum que não iam aguentar. em sitios que é necessarios dar grandes corridas neles, ou seja estevais tipo os do meu campo de treino, que são mais abertos o pequeno faz lá pouco, porque não lhe chega perto, mas quando se fala em matos fechados e não falo de silvas porque não caço em silvas o pequeno necessita de menos esforço para atingir "grandes" andamentos, enquanto os médios, pricipalmente os meus médios altos, andam e demoram a passar e as vezes é sempre a furar e mal dá para eles lá passarem, ou andam quase deitados o outro passa sem dificuldade, pois é mesmo "rato" aí nesse aspecto é que falo. agora (eu nunca o fiz) se o meter a caçar em mato ralo, em que os coelhos dão grandes corridas, não sei se rebenta mas não tem tanta eficacia pois não tem pedalada. para mim o melhor são os pequenos presentemente mas como gosto dos médios e as matilhas têm de ter de tudo para serem mais polivalentes, vou tendo de tudo. é como os que caçam curto e longe, eu cá gosto dos dois. quando digo longe é despegado do dono, que caçe no mesmo cabeço que eu, e que venha quando eu "quiser" ou que não espere mais que um dois minutos por ele. mas este assunto não era para discutir quais são melhores mas sim quais têm mais facilidade de aprendizagem na medida em que apanham melhor o rasto pela baixa estatura e aqueles que em corrida o perdem menos. tou a falar em facilidade, alguns podem não me estar a perceber nem eu me estar a conseguir explicar mas estou a tentar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 8:01 pm

isso mesmo rui, já vi que tas a tocar a mesma musica que eu, pois agora tambem ja penso nestes aspectos todos, do cagar e comer, pois os pequenos comem mesmo pouco enquantos tenho médios que enfardam como cr.... e para mim ja começo a pensar que seria mais vantajoso em todos os aspectos ter 12 pequenos que 8 médios. e até estou a falar mais em comida vs rendimentos, porque é como dizes desde que o sangue lá esteja... porque 12 pequenos comem igual ou menos que 8 médios. mas a minha questão é a facilidade de uns e outros, ou seja, " cabeça mais perto do chão traz mais vantagens ou não"? em relação ao cão e aos meus não gosto de comentar, são meus e não os trocava, apenas juntava os meus aos teus, parece te bem??hehe brincadeira. mas agora a sério é um trabalhador que trabalha horas extra, domingos e feriados, nada mais, deve haver muito melhor por esse mundo fora e muito pior, como não conheço a realidade dos cães em portugal, não gabo os meus nem os deito abaixo. Fico-me pela posição neutra de não comentar podengo pequeno 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 8:07 pm

o rui fez uma analise correcta --do que sao as capacidades dum e de outro ---eu tenho 14 caes temos de ter numa matilha todo o tipo de caes ----tenho 4 pequenos ----8 medios ---um x beagle ---e 1 basset grifon pequena ----todos eles teem funçoes diferentes -----------------ha os bons de todos os tamanhos e menos bons ------o podengo pequeno nas silvas leva vantagem mas em mato mais aberto o medio e melhor despacha mais terreno ---e aguenta-se mais tempo a caçar ---falo pelos meus os sangues e que mandam como diz o rui e bem --------------agora me desculpem voçes mas estou a ficar fa dos orelhudos ----e tenho muitas razoes para isso ----------sao gostos que apareceram tarde mas em boa hora
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 9:09 pm

Eu sou suspeito pork sou amante dos rodas baixas... o unico problema em relação aos medios é matos abertos mas se cantarem bem sabemos sempre para onde vai e em vez de contarmos X metros contamos duas vezes X e até vem mais devagar. Para mim de resto é só vantagens... Quais foram já mencionadas as principais.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 9:10 pm

Sinceramente nunca relacionei a distância do nariz do cão ao chão com a maior ou menor dificuldade em seguir um rasto ... mas ... até é bem capaz de ter lógica esse raciocínio. Mas também há cães coelheiros que seguem um rasto a alta velocidade e nariz bem alto o que em tempo quente e seco é grande vantagem em relação aos orelhudos por exemplo que necessitam de mais humidade pra o conseguir fazer da mesa forma.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 9:13 pm

rafeirage escreveu:
Eu sou suspeito pork sou amante dos rodas baixas...
... os teus rodas baixas é que são suspeitos por serem concentrado de qualidade cinegética a dar baile à grande maioria dos coelheiros que por ai andam ....


Última edição por podengos&coelhos em Ter Nov 16, 2010 9:18 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 9:17 pm

...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 10:02 pm

e até digo mais até acredito que haja mais qualidade nos médios que nos pequenos por tudo o que já se falou neste forum. mas acho que seja uma vantagem aquilo que eu disse. eu de orelhudos gostava mas já não gosto mas em certos caso dão jeito mas não arrisco a estragar o que está feito, pois podem me estragar os outros. Se houver boa qualidade não se precisa de orelhudos. ou então opta-se só por orelhudos.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 10:15 pm

ter 1 ou 2 orelhudos ---como lhes chamam ----digam la o que disserem so tras vantagens ---sao caes que nunca dao 1 coelho por perdido ----e recuperam muitos coelhos que acabam por morrer coelhos esses que nunca mais os via-mos-----se forem muitos orelhudos ---ja nao concordo derivado fazerem muita algazarra ---ter 2 orelhudos que sejam bons ----tambem os ha maus e acabam por estragar tudo ----por acaso tive a sorte dos meus caçarem curto e latirem sempre certo -----eu falo por mim ----talvez tenha mais 20 coelhos mortos graças aos orelhudos -----recuperam muito coelho e nunca mais os largamsempre a latir ----e quando todos os outros caes atacam e isso faz toda a diferença ----ter so podengos pequenos para mim nao dava ---derivado a alguns matosmuito grandes em que o podengo pe4queno se torna muito curto ----
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 10:27 pm

estou de acordo com o rui ---orelhudos--podengos pequenos ou medios ---ha -os de toda a maneira --muito bons ---bons --jeitosos ---e maus-----nao interressa o tamanho do cao conheço podengos pro grande que fazem ver aos pequenos a caçar em silvas ---atençaquando se fala em orelhudos nao e so a seguir acham tantos ou mais coelhos que os podengos teem e de ser bons ---agora se me disserem que os orelhudos ate baterem com o coelho sao mais lentos e uma realidade ---mas sao mais certos a achar quase sempre entram pela certa -----e depois de baterem com o coelho ate acho que sao mais rapidos e apertam mais que os podengos ---eu falo por mim --os outros nao sei se e assim cada cao e um caso
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 11:13 pm

Nuno!Eu pessoalmente não acho que a capacidade de um cão rastear ,tenha algo a ver com a distância a que a cabeça se encontra do chão.
Existem como deves saber inúmeras raças de Hounds ''cães de rasto'',de grande porte,e nem por isso eles têm qualquer tipo de dificuldade em seguir< rápidamente >,o que quer que seja.
Já vi podengos Médios a seguir em corrida sempre a latir e sem ver o coelho,de cabeça semi-erguida,Já tive um podengo médio que caçava a ventos (como um cão de parar),olhavas para ele e dizias que nem caçava,raramente levava o focinho ao chão,andava sempre em corrida constante à volta do mato de cabeça bem levantada,e achava mais coelhos que a maioria dos que tinha nessa data,cheguei a vê-lo arrancar a latir por fora do mato,e alguns metros mais à frente o coelho sair mesmo na frente dele,(se não visse dificilmente acreditava).Acho que se o vento fosse favorável,ele mesmo do lado de fora do mato conseguia saber onde estava o coelho e segui-lo até um ponto onde poderia entrar de rompante para o tentar agarrar.(E chegou a agarrar várias vezes 2 e 3 no mesmo dia).
Agora que provavelmente no local que caças habitualmente,o terreno seja mais adequado para os pequenos do que propriamente para os médios,isso é aceitável.Mas também digo que o que é muito bom num local noutro pode ser só suficiente.
Se fosses caçar no Alentejo ,ou noutro sítio qualquer ,mas em esteva, irias achar que esse teu pequeno andava sempre atrás dos médios,tinha dificuldade em os alcançar,e em termos de resistência também iria quebrar primeiro.
Mas em silvados esse cão está em vantagem sobre os médios,onde o outro tem de rastejar ,ele passa a correr e sem grande esforço.Os médios em certos lugares embora trabalhem bem,vão necessitar de se esforçar muito mais.
O ideal será um tamanho entre o pequeno e o médio(tipo manetos).Para mim esse será o tamanho ideal.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 11:21 pm

boa analise feita pelo amigo ciclone
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyTer Nov 16, 2010 11:32 pm

eu quando digo isso é numa situação que tenhamos as mesmas variaveis e perante as mesmas circunstancias. são cães de rasto os hounds!
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 12:17 am

Amigo ciclone concordo com o que disse e do pouco que conheço de podengos medios têm muito esse caçar de cabeça levantada, o que refere exelente nariz ou pelo menos tentam tirar partido dele, mas os pequenos tambem acontece que levantam o nariz para "aventar". Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Mas existe uma coisa que se trabalha há muitos anos na minha zona que é éficacia ou seja se caçamos em sivas, tojos, matos fechados tiramos melhor rendimento com um cão pequeno de nariz medio e trabalhador que um cão medio de nariz bom mas que por norma são pouco trabalhadores apenas sinalizam a peça com lato ou rodar o rabo e não concluimos o acto por não ver a peça.
Mas esses mesmos pequenos nos matos tem mais probabilidades de " fraturar" algum que com os medios em silvas.

Penso que quando referiram orelhudos era a coelhos e sub entendeu-se dos cães de pista...
Penso que não justifica quando no norte existe as maoires provas de pista e a maioria são podengos e têm resultados logo têm de seguir bem. No alentejo tambem se podia aplicar cães de pista em alguns lados mas normalmente o coelho no fim de sair vai para o buraco e não dá a volta como no monte do norte a passar perto de onde saiu a primeira vez.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 12:23 am

podengos&coelhos escreveu:
rafeirage escreveu:
Eu sou suspeito pork sou amante dos rodas baixas...
... os teus rodas baixas é que são suspeitos por serem concentrado de qualidade cinegética a dar baile à grande maioria dos coelheiros que por ai andam ....

os meus não são "coelheiros" (podengos) os meus são RPP (Rafeiro Puro Portugues) ou para pessoas que só gostam de coisas estrageiras "street dog". lol!

Têm coisa boas e coisas más... como todos, dá para os gastos...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 8:43 am

A altura do cão nada tem á ver com a sua capacidade de seguir ou não seguir, o nariz sim é a arma de seguir, medios de cabeça no ar ou medios que quase deitados no rasto do coelho isso já vai do cão e do ensino, e pequenos de cabeça no ar ou outros no chão já vi um pouco de tudo,para seguir ou tem nariz ou não têm nariz existe depois os erros de treino que pode fazer que um cão de excelente nariz não siga mas isso é outro assunto. os pequenos na minha opinião tem muitas vantagens em relação aos medios, polivalentes, em terreno duro massacram-se menos (alguns), para não falar no que já foi dito pelo Rui sobre o seu sustento e alojamento.
Os cães de rasto, tem o seu valor e se tiver velocidade para acompanhar os podengos ou rafeiros dão jeito em algumas ciscuntancias.
Não quero com isto dizer que não existam medios tão bons ou melhores que os pequenos a caçar em silva ou seja aquilo que for.
O caçador deve procurar cães adptados á zona onde caça, a forma como caça e á sua exigencia de qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 10:20 am

[quote="Marcodatsun"]A altura do cão nada tem á ver com a sua capacidade de seguir ou não seguir, o nariz sim é a arma de seguir, medios de cabeça no ar ou medios que quase deitados no rasto do coelho isso já vai do cão e do ensino, e pequenos de cabeça no ar ou outros no chão já vi um pouco de tudo,para seguir ou tem nariz ou não têm nariz.
É isso mesmo Marco,cada um tem de arranjar cães adequados aos terrenos onde caçamos,O Miguel a partir de agora vai certamente arranjar mais um ou dois (pequenos) e os médios só serão utilizados noutros locais.
Mas é como disseste ,a altura nada tem a ver com o seguir melhor,(nada de confusões)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 10:25 am

[quote="Ciclone"]
Marcodatsun escreveu:
A altura do cão nada tem á ver com a sua capacidade de seguir ou não seguir, o nariz sim é a arma de seguir, medios de cabeça no ar ou medios que quase deitados no rasto do coelho isso já vai do cão e do ensino, e pequenos de cabeça no ar ou outros no chão já vi um pouco de tudo,para seguir ou tem nariz ou não têm nariz.
É isso mesmo Marco,cada um tem de arranjar cães adequados aos terrenos onde caçamos,O Miguel a partir de agora vai certamente arranjar mais um ou dois (pequenos) e os médios só serão utilizados noutros locais.
Mas é como disseste ,a altura nada tem a ver com o seguir melhor,(nada de confusões)

Amigo se não fosse assim só existiriam cães de rasto pequenos, pois á partida estes foram criados para seguir e para serem os melhores a seguir (não estou a dizer que são os melhores, mas foram criados para isso), o melhor cão de rasto do mundo é medio/alto, vou tentar encontrar a raça para colocar aqui podengo pequeno 600400


Última edição por Marcodatsun em Qua Nov 17, 2010 10:29 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 10:28 am

encontrei
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 10:37 am

Marco ,eu até estive quase a dar esta raça como exemplo,mas olha que isto não é um cão médio,(60 kg),é um cão até de grande porte.
Olha um destes para os coelhos nos silvados,Onde passar uma vez deixa caminho feito cao .Miguel vou experimentar um destes para os coelhos,se der resultado ,terás de arranjar um também. copo
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 10:39 am

Ciclone escreveu:
Marco ,eu até estive quase a dar esta raça como exemplo,mas olha que isto não é um cão médio,(60 kg),é um cão até de grande porte.
Olha um destes para os coelhos nos silvados,Onde passar uma vez deixa caminho feito podengo pequeno 845184 .Miguel vou experimentar um destes para os coelhos,se der resultado ,terás de arranjar um também. podengo pequeno 27160

sim medio alto, mas confesso que inicialmente pensei que era mais "elegante" podengo pequeno 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 11:54 am

Ciclone escreveu:
Já tive um podengo médio que caçava a ventos (como um cão de parar),olhavas para ele e dizias que nem caçava,raramente levava o focinho ao chão,andava sempre em corrida constante à volta do mato de cabeça bem levantada,e achava mais coelhos que a maioria dos que tinha nessa data,cheguei a vê-lo arrancar a latir por fora do mato,e alguns metros mais à frente o coelho sair mesmo na frente dele,(se não visse dificilmente acreditava).
Também já tive uma podenga média que fazia isso constantemente ..... ai ai ... saudade!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 11:56 am

rafeirage escreveu:
Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Concordo e acrescento ainda que é muito mais facil encontrar médios com capacidades cinegéticas em relação aos pequenos e por isso muita gente diz que os pequenos não prestam pra caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 2:02 pm

podengos&coelhos escreveu:
rafeirage escreveu:
Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Concordo e acrescento ainda que é muito mais facil encontrar médios com capacidades cinegéticas em relação aos pequenos e por isso muita gente diz que os pequenos não prestam pra caçar.

Também concordo, e mais que isso conheço vários exemplos de podengos pequenos principalmente cerdosos vindos de canis conceituados com LOP e tudo, raramente tenho visto um cachorro mediano na caça, é tudo a abaixo desta escala, mas também os tenho visto muito bons vindos de caçadores que já os criam à muitos anos exclusivamente para a caça. Isto deve-se no meu entender a estes podengos com reduzidas aptidões cinegéticas terem sido criados durante várias gerações com o sentido nas exposições de beleza e como cães de sofá. Enquanto os médios além de os haver em maior quantidade o que aumenta logo a probabilidade de existirem mais com mais aptidão para a caça é raro até à uns anos serem vistos no sofá eram cães quase exclusivos de caçadores.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 2:10 pm

coelhobravo escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
rafeirage escreveu:
Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Concordo e acrescento ainda que é muito mais facil encontrar médios com capacidades cinegéticas em relação aos pequenos e por isso muita gente diz que os pequenos não prestam pra caçar.

Também concordo, e mais que isso conheço vários exemplos de podengos pequenos principalmente cerdosos vindos de canis conceituados com LOP e tudo, raramente tenho visto um cachorro mediano na caça, é tudo a abaixo desta escala, mas também os tenho visto muito bons vindos de caçadores que já os criam à muitos anos exclusivamente para a caça. Isto deve-se no meu entender a estes podengos com reduzidas aptidões cinegéticas terem sido criados durante várias gerações com o sentido nas exposições de beleza e como cães de sofá. Enquanto os médios além de os haver em maior quantidade o que aumenta logo a probabilidade de existirem mais com mais aptidão para a caça é raro até à uns anos serem vistos no sofá eram cães quase exclusivos de caçadores.

È isso mesmo Gil, a grande maioria de linhas/sangues de podengos existentes são derivados de cães de exposição e sofá por esta razão muitos até perderam o latir, logicamente ainda existem algumas linhas de trabalho e a latir bem mas não muitas, em podengos medios foi mais conservado enquanto cão de caça talvez pela resistencia e aspecto robusto que mostra á primeira vista, sendo a robustez e a força duas das caracteristicas mais apreciadas por muita gente á uns anos atras nos cães de caça, cada vez mais os caçadores no global tem cães com melhores aptidões cinegeticas talvez pela densidade de coelhos ter diminuido de maneira global em todo o pais.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 2:14 pm

Marcodatsun escreveu:
coelhobravo escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
rafeirage escreveu:
Acho que é mais facil encontrar num medio melhor nariz que nos pequenos ou seja em percentagem...
Concordo e acrescento ainda que é muito mais facil encontrar médios com capacidades cinegéticas em relação aos pequenos e por isso muita gente diz que os pequenos não prestam pra caçar.

Também concordo, e mais que isso conheço vários exemplos de podengos pequenos principalmente cerdosos vindos de canis conceituados com LOP e tudo, raramente tenho visto um cachorro mediano na caça, é tudo a abaixo desta escala, mas também os tenho visto muito bons vindos de caçadores que já os criam à muitos anos exclusivamente para a caça. Isto deve-se no meu entender a estes podengos com reduzidas aptidões cinegéticas terem sido criados durante várias gerações com o sentido nas exposições de beleza e como cães de sofá. Enquanto os médios além de os haver em maior quantidade o que aumenta logo a probabilidade de existirem mais com mais aptidão para a caça é raro até à uns anos serem vistos no sofá eram cães quase exclusivos de caçadores.

È isso mesmo Gil, a grande maioria de linhas/sangues de podengos existentes são derivados de cães de exposição e sofá por esta razão muitos até perderam o latir, logicamente ainda existem algumas linhas de trabalho e a latir bem mas não muitas, em podengos medios foi mais conservado enquanto cão de caça talvez pela resistencia e aspecto robusto que mostra á primeira vista, sendo a robustez e a força duas das caracteristicas mais apreciadas por muita gente á uns anos atras nos cães de caça, cada vez mais os caçadores no global tem cães com melhores aptidões cinegeticas talvez pela densidade de coelhos ter diminuido de maneira global em todo o pais.
200% de acordo.


Última edição por podengos&coelhos em Qua Nov 17, 2010 2:16 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno EmptyQua Nov 17, 2010 2:15 pm

...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





podengo pequeno Empty
MensagemAssunto: Re: podengo pequeno   podengo pequeno Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
podengo pequeno
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Podengo Pequeno pelo liso para cruzar
» Podengo pequeno
» podengo pequeno
» PODENGO ANDALUZ PEQUENO
» Podengo pequeno pelo liso

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: