Caça & pesca & natureza
As minhas máquinas !! - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
As minhas máquinas !! - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 As minhas máquinas !!

Ir para baixo 
+32
tiago leite
machado
filipe
Tomás
manuluis
João Silva
Simão
miguel
CAL.20
antcarper1
sergio
rafeirage
tiago
GildoCCC
lopes
Helder Marques
coelhobravo
brunoferraz
epirikito
Ciclone
simao carvalho
Abílio Vidal
pedro eusebio
ferreira71
sergio magalhaes
Filipex
Pmcm
Nuno Miguel
Marcodatsun
Hélio
podengos
zambujal
36 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 15, 2011 12:19 am

sergio magalhaes escreveu:
amigo tem razao na questao de treino mas onde tem comprado tambem sabe aquilo que esta a comprar mas as coisas tem corrido bem mas pode acontecer de estar a comprar um cao que esta no bom caminho e depois nao correr bem mas sao coisas que aconteçe

é isso mesmo Sérgio, o seriedade é muito importante, á malta que não tem escrupolos e no negóçio dos cães vale tudo, tem que se saber a quem se compra.felismente aínda á malta séria que não precisa ´dos clientes só para uma vez.
penso que para caçar coelhos á muita raça boa, sou fã dos podengos...mas um cão de rasto bem ematilhado, pode ser mais uma grande ajuda a recuperar alguns coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 15, 2011 8:16 pm

amigo pedro esses caes pelo menos os meus acham tantos ou mais coelhos do que os podengos ---e entao a seguir e recuperar coelhos nao tem comparaçao ----e em resistencia nem se fala -----e mesmo a trabalhar em silvados ---vai da forma como se caça e se os ensina ---qualquer dos 2 caes de rasto que tenho tanto o coto como a xica ---trabalham bem nas silvas se la tiver 1 coelho e tem de sair de certeza -------
Ir para o topo Ir para baixo
Helder Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 51
Idade : 44
Localização : figueira da foz
Data de inscrição : 28/07/2008

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 15, 2011 11:37 pm

Amigo fico contente em saber da evolução da cadela, o que pra mim não é novidade nenhuma
pois só está a acontecer o que já se tinha falado! As minhas máquinas !! - Página 4 600400

Mas digo-lhe uma coisa os cães de rasto não são todos assim!!!

"É a minha ideia e vale o que vale" (mas na maior parte dos casos têm de se treintar muitos pra tirar um como o "coto", não quer dizer
que os outros não cacem podem até caçar todos, mas muitos têm defeitos que dão mais dor de cabeça que resultados!) Mas como em
todos os cães o que mais conta é o sangue e ponto final!

Um abraço e continuação de bons treinos! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 15, 2011 11:59 pm

amigo helder e um prazer ouvir a tua opiniao ----e aceito-a ----mas eu so conheço 2 caes de rasto--o coto e a xica ---foram os unicos que vi caçar ----portanto e por estes que me regulo -----e estes sei eu do que sao capazes --para mim que conheço muitos caes e zonas de caça ---a xica nao tanto porque e nova ---mas ja e do melhor que tenho visto com esta idade 1 ano e pouco ---mas o coto nao tenho visto melhor que ele a recuperar coelhos ---ja perdidos e ate a achar tem um nariz fora do normal ---e a xica pra la caminha ----estes genero de caes na minha opiniao sao como todos os outros em 30 aparece 1 muito bom e 29 jeitosos ------estes sei eu que nao teem defeitos e tu tambem sabes que os conhecesa xica nem tanto ----esta muito diferente de quando veio ----era 1 iniciada -------mas o coto conheces tao bem quanto eu embora tenha evoluido em algumas coisas -----------caes realmente muito bons --em qualquer raça nao sao muitos ---so que ha malta que chama caes bons a tudo que ache coelhos ---eu nao para mim ser um cao bom tem muito que se lhe diga -----em 10 numa matilha va la haver 2 bons e 8 jeitosos a maioria da malta e assim -----tenho ca caes que na mao de muitos eram muito bons ----para mim o grau de exigencia e muito maior ---e entao chamos-lhe jeitosos -----um abraço helder
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyDom Jan 16, 2011 12:07 am

esqueceu-me de escrever isto ----sabes qual e o maior defeito da xica e do coto ----e latirem demais ---o coto nao o tenho levado a treinar ---mas a xica late demais -----mas late sempre certo e o coto tambem ----sao caes de rasto mas nao latem no rasto a parva ---quando latem e coelho certo ---e quando latem no rasto vai ali muito perto ---a xica a treina-la ando sempre a rasca faz muito barulho da muito nas vistas ---agora ve la os 2 juntos ----e uma sinfonia
Ir para o topo Ir para baixo
Helder Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 51
Idade : 44
Localização : figueira da foz
Data de inscrição : 28/07/2008

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyDom Jan 16, 2011 11:45 pm

Amigo como deve imaginar pra mim é um prazer enorme tomar conhecimento dos seus bons resultados!
Assim como os de todos apaixonados pela caça e pelos cães, acho que quem trabalha
merece ser recompensado As minhas máquinas !! - Página 4 922137.

Na vida "Embora ainda seja um puto novo", já vi muitos cães tanto de rasto como podengos assim como rafeiros, e digo-lhe na minha
modesta opinião os de rasto são talvez os que aprendem com mais facilidade mas são tambem os mais dificeis de acertar a cima da
media! E se acha que o coto e a xica latem de mais devia de ver alguns que eu já vi latem no rasto de um coelho que já ali passou há
meia hora por exemplo! As minhas máquinas !! - Página 4 139124

Abraço e bons treinos. As minhas máquinas !! - Página 4 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 17, 2011 12:24 am

helder eu quando digo latem demais e no bom sentido ---e uma maneira de me expressar ---eu quero que eles latam assim --porque foi para isso que eu os adquiri ----eles latem muito mas latem sempre certo --qualquer deles quando late o coelho esta bem perto ---e tu conhece-os sabes bem que e assim ----eu referia-me ao latir demais derivado que quando vais treinar estas a transgredir ---e eles ao latirem muito dao muito nas vistas principalmente a xica -----o coto nao o levo esta preso desde que acabou a caça --a 1 mes ---------um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 17, 2011 10:06 pm

e o coto e um cão já caçado, nao precisa de treinos, para ja...

so daqui a alguns meses, so para fazer a perna, etc.. isto a minha ideia

e se quer ter caes bons as vezes tem de ser transgredir...

bons treinos


Última edição por Filipex em Ter Jan 18, 2011 9:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 147
Idade : 44
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 27/12/2008

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 17, 2011 10:28 pm

filipex tem quidado com o k dizes como sabes sou da zona e como eu havera mais pessoal
no k diz respeito aus campos de treino tas muito enganado de 2 um estava excelente no k s refere a coelhos
no k referes como transgredir so s for a beira de casa s nao es logo chivado pois no ultimo defeso foram varios
mas a verdade e esta com poucas ou nenhumas concequencias com muita pena minha.


obs. o campo de treino abre no dia 1 de março em princio, temos k combinar uns treinos legais,
nao sei komo esta de coelhos deves saber k a doença atacou em força no mes de dezembro mas um dia destes vou dar uma volta para ver.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Jan 18, 2011 10:46 am

nao e bem assim amigo filipex --os caes caçados tambem precisam de sair e bastante nem que seja para passear e comer umas ervas e sujar a vontade ----e ate treinar para se exercitarem ------estes caes de rasto necessitam mesmo de ser soltos para nao engordar muito e sao caes mais pesados precisam de exercicio --sao diferentes dos podengos --os podengos sao caes secos --saindo 3 ou 4 vezes estao a jeito-----mas estes meus so sao soltos la para maio -----mesmo os novos em fevereiro paro ---so sai o alex regularmente porque praticamente nao sabe nada -----e a grifon --a xica ai de 15 em 15 dias 1 h de treino ------talvez --------------abrir campos treino em março ainda e mais transgressao----------essa e mesmo a altura das criaçoes -------
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: OI   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Jan 18, 2011 7:20 pm

Gosto de todos mas principalmente da Fina...Muito bonita.......... po
Ir para o topo Ir para baixo
Filipex
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Filipex


Número de Mensagens : 133
Idade : 32
Localização : Guimares
Data de inscrição : 26/09/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Jan 18, 2011 9:23 pm

sim amigo zambujal e a isso que me quero referir os cães ja caçados, ainda e muito cedo para se soltar, e quando e para soltar e nos campos de treino pois anda-se a vontade..
quanto ao amigo lopes, eu como lhe disse ou se nao disse digo-lhe ja, eu este ano vai ser o primeiro ano que vou caçar de arma na mao, mas o meu pai e socio de tres reserves da sona e posso lhe dizer que delas a melhor e mesmo a de serzedelo, quanto ao campo de treino, so frequentei um que era o de serzedelo, aquele que e para o lado de quem vai para vizela, e sim havia uns coelhos no preincipio, mas depois foi desaparecendo, desaparecendo ate nao haver la quase nada... e agora pregunto-lhe como e que se faz caes novos com 3 ou 4 coelhos(e picados pois levam coça quase todos os dias).. e ao que me referi em treinos, fora do campo de treino e aqui perto de casa no meio das casas, claro que nao ia para o monte onde depois iriamos nos caçar...

entao o que havia coelhos era no outro, perto de sua case ne???

ha e quanto a isto "filipex tem quidado com o k dizes", nao me acredito que acha algum caçador que nunca transgredui para treinar os cachorros...
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 1:22 pm

isto aqui e complicado de treinar caes no meu caso moro umpouco longe do mato ---e tenho de levar os caes presos e passar na estrada e nas casas---olha arrisco ----------------e depois a vinda o mesmo trajecto ----e ainda por cima isto aqui e z c m e eu nem socio sou --------e ha 1 esquadra da g n r -----------meter os cae4s no jipe ainda pior o carro denuncia mais e nao podes abalar -----treinar aqui e preciso um grande exercio mental ----e treino quase todos dias -----o maximo que levo sao 2 ---mas quase sempre levo so 1 --sempre com medo que apareça alguem -----basta quererem mal a uma pessoa pegam no telemovel --e estas agarrado ------------a que ter cuidado ------mas para se ter caes bons nao se pode estar a espera que abram os campos treino ----a que arriscar a sorte ------------
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 2:48 pm

sr zambujal.
tnh lido o que tem escrito e fiquei com uma duvida, no que diz respeito á qualidade do faro dos caes de rasto (beagle), em relação aos cães para achar(podengos).
ora na minha opiniao, do pouco que percebo sobre coelhos, sei que quando estão acamados e estao ali a um tempo sem se mecherem, o seu cheiro é muito tenue, e pelo que percebi os melhores caes a acharem esses coelhos sao os caes de achar como os podengos. os caes de rasto seguem um coelho que esta em movimento, pelo que o cheiro que vai deixando, é maior que o do coelho acamado. e no entanto pelo que percebi, os caes de rasto tem melhor faro. é ixo que me deixa com duvidas!. ora um podengo que axa um coelho que pouco xeiro deita, não terá melhor faro que um cão de rasto que segue "cheiro fresco". dai ficar a pensar que se se ensinar um podengo a seguir (cão para achar), talvez fique melhor que um cão de rasto. não sei se fui capaz de me fazer entender em relação á minha duvida.
eu tenho um cão com quase 5 anos cruzado de cooker puro e podengo puro e estou muito satisfeito com ele. axo que é um cão bastante bom para perdizes (espécie que o ensinei a caçar), e com as horas que tive com ele até hoje no campo, ele aprendeu a ser muito bom tambem com as lebres (na minha associativa existem bastantes), sendo que é capaz de seguir uma lebre que levante, e volta-la a encontrar as vezes a mais de 500 metros de distancia, e é um cao razoavel nos coelhos. nunca o ensinei com os coelhos mas ele de vez em quando la me levanta um ou outro. quando late....é pela certa. nao posso dizer que seja um otimo cao de coelho, porque nem sei bem o que ixo é..de resto não é caça a que me dedique, caçando-os apenas quando aparecem...o que quero dizer é que o objectivo são as perdizes e o coelho um acrescimo. Actualmente ando a ensina-lo a caçar aos tordos, e o cão ja fica quieto ao pé de mim, e esperto é ele. até ja os segue no ar..eheh
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 5:34 pm

amigo tiago e uma pergunta muito inteligente ---e que de certeza poucos caçadores a fizeram ----eu vou-lhe responder o melhor que sei e dentro do meu conhecimento ------amigo entao vamos explicar 1--os caes de rasto bons acham tantos e as vezes mais coelhos do que os podengos pelo menos os que conheço caes de rasto ----o coelho no covil so e achado pelos caes se ele se mexer ---ou seja o coelho quando esta no covil e eu ja achei muitos e ja matei muitos ---quando percente perigo tipo enfola levanta o pelo e e ai que o cao que passa perto sente o cheiro activo do coelho ---e ele quando enfola e para depois se preparar para arrancar ----e ai que o cao fica parado com ele ----para depois chamamos nos dar a porrada ----umas vezes com sucesso mas a maioria sem sucesso ----se o coelho ficar sem se mexer poucos caes lhe tocam porque o coelho fica imovel e nao liberta o cheiro ---ai sao os caçadores experientes que os acham depois dos caes terem passado ----voçe falou em beagle mas e melhor falar em caes de rasto no geral porque ha muitas raças e muitos x de caes de rastoe cada caçador gosta de determinados x ou raças ---e isto do seguir nao se ensina ja vem da genetica do cao por isso se chamarem caes de rasto ou mesmo podengos que sigam bem -----mas a minha opiniao e que um bom cao de rasto ---segue sempre melhor e com mais perfeiçao que os podengos-----e claro que e maisdificil de seguir em movimento por varias razoes ------o coelho no covil e naquele instante ----o coelho em movimento requer outra pericia do cao e outra resistencia -----voçe nao calcula as voltas que um coelho da num matagal ate vir a tiro ----se contabilizarmos as voltas em linha recta se calhar 1k nao chega e as vezes mais ---e o coelho nao anda sempre em movimento o cao de rasto tem de o achar varias vezes pelo caminho o coelho tambem se cansa encosta-se aqui e ali para descansar e despistar o cao ---no fim da caça os coelhos velhos ja batidos caçam com os caes ---o coelho tambem tem um olfacto muito apurado ---e o cao de rasto quando vai a seguir nao e pelo limpo encontraconstantemente obstaculos pelo caminho ----muitas vezes tem de voltar atras para encontrar o rasto porque o perdeu --e la vai ele outra vez ---e fazem-no sempre ou quase sempre a latir ----os podengos embora alguns sigam bem ----a maioria segue 150 m e acabou ----espero que fique esclarecido se alguem poder dar uma achega melhor
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 6:52 pm

desde ja obrigado pela resposta. penso que ja fiquei mais esclarecido. isso dos cães voltarem atras para recuperar o rasto perdido acontece muitas vezes com o meu, mas nas lebres. as lebres são para mim um problema la na reserva, porque não se podem matar, e o cão quando da com uma fica doido. bem me posso sentar num calhau por 30 45 min, porque antes disso ele não volta. e reparo que de facto o cão vai a latir atras dela, mas quando a perde, deixa logo de latir e começa a seguila de nariz, voltando varias vezes atras para recuperar o rasto. uma boa parte das que levantam ela vai encontralas outra vez muito longe. sei disso porque é quando o volto a ouvir latir, e o meu cao so late mesmo pela certa. ou quando vê ou de rasto so late quando a peça passou no sitio a muitissimo pouco tempo. as perdizes segue-as muito bem e quando o rasto é fresco tnho que me por a pau porque ele não para. eheh os coelhos tambem me levanta alguns, mas é mais viciado nas lebres e perdizes. possivelmente ele até nao segue mal as lebres por ter sangue de cooker spaniel. este ano foi o ano em que o cão me tirou mais coelhos, ver se agora no defeso vou dar umas voltas com ele a insistir mais nos coelhos, pa ver se po ano ele me tira mais alguns. é que nunca o ensinei nos coelhos e ele de um momento para o outro começou a tirar alguns. e isso começou este ano em setembro quando fui dar uma volta com ele e lhe sairam no espaço de uma horita 3 coelhos a frente do nariz. ja me tinha tirado coelhos antes, mas não mais do que um num dia. lebres as vexes ate acha 3 e 4 no mesmo dia. mas coelhos que achava, nunca era mais do que um. e desde esse dia em setembro ele ficou um bocado mais viciado nos coelhos. vamos a ver. ja vai fazer 5 anos pa março.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 9:25 pm

No pouco que entendo de cães. Resumidamente no levante acho é o seguinte o cão de rasto procura rasto como de uma linha se trata-se e se essa linha acabar volta a tentar encontrar outra e o podengo caça com olhos ouvidos e nariz e numa busca mais a promenor não precisa de rasto para entrar nas silvas, porque é cão de trabalhar e um pequeno cheiro acelera a busca e "cata" o mato não é como os de rasto e reparem que é muito raro os puros darem uma porrada.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySex Jan 21, 2011 10:19 pm

amigo rafeirage e mesmo assim o cao de rasto quando pega num rasto e tipo auto -estrada vai logo direito ao coelho ----e a partir dai nao mais o larga ---o podengo demora mais tempo perde-se em pormenores embora trabalhe mais -----quando um coelho larga crasto fresco a entrada dum mato o cao de rasto chega sempre primeiro ao coelho ----nao havendo rasto ca fora o podengo por si vai la dentro mesmo sem rasto e acaba por achar o coelho ---sao maneiras totalmente distintas de caçar ----
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: As minhas máquinas   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 22, 2011 2:18 am

Não se esqueçam de um pormenor muito importante.Antes de se falar do ''achar e seguir'',temos de saber o que é o rasto,como se forma ,e não esquecer que em determinadas condições ,prácticamente quase não existe.
Quantos de nós já viram bons cães (com determinadas condições climatéricas),chegarem a um local onde acabamos de ver passar um coelho,e nem sequer o ''acusam''.Até parece que não passou ali nada,ou que o cão é mesmo fraco.
Mas a realidade é outra.
Colega Tiago,os cães de caça funcionam por associações,isto é ''memorizam''os odores,e quando começam a encontrar com mais frequência um determinado odor,como poderia ser o caso do seu cão com lebres e perdizes,começam a ser esses odores os mais procurados por ele.
Provavelmente já teria encontrado muitas vezes o cheiro de um coelho bravo no terreno,mas a partir do momento em que viu os primeiros coelhos a desaparecer à sua frente ,começou também a seguir esse odor, penso que seja por isso que ele agora já começou também a seguir esse cheiro quando o sente.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 22, 2011 12:41 pm

Ciclone escreveu:
Não se esqueçam de um pormenor muito importante.Antes de se falar do ''achar e seguir'',temos de saber o que é o rasto,como se forma ,e não esquecer que em determinadas condições ,prácticamente quase não existe.
Quantos de nós já viram bons cães (com determinadas condições climatéricas),chegarem a um local onde acabamos de ver passar um coelho,e nem sequer o ''acusam''.Até parece que não passou ali nada,ou que o cão é mesmo fraco.
Mas a realidade é outra.
Colega Tiago,os cães de caça funcionam por associações,isto é ''memorizam''os odores,e quando começam a encontrar com mais frequência um determinado odor,como poderia ser o caso do seu cão com lebres e perdizes,começam a ser esses odores os mais procurados por ele.
Provavelmente já teria encontrado muitas vezes o cheiro de um coelho bravo no terreno,mas a partir do momento em que viu os primeiros coelhos a desaparecer à sua frente ,começou também a seguir esse odor, penso que seja por isso que ele agora já começou também a seguir esse cheiro quando o sente.

penso que talvez seja esse o caso colega ciclone. eu ensineio, como caoperdigueiro se tratasse, com codornizes. ele ja me tinha tirado uns coelhos no mato, mas corria ai 2 metros atras dele e depois perdia-o logo de vista, pelo que nunca chegava a latir sequer, couisa que com as lebres era diferente. foi apartir da altura em que ele encontoruo esses tres coelhos em sitio mais ou menos limpo que ele andou um bocado atras deles e ai sim cmeçou a latir-lhes.
Agora quando o odor lhe bate ca fora, ele fura logo o mato pa me tirar o coelho. o cheiro tem é que lhe vir ao nariz, caso contrario so se insistir com ele é que entra no mato. mas como eu dou maior importancia as perdizes não é algo que me preocupe muito. paa caçar coelhos segundo me tenho apercebido, ha que meter os caes no mato e cobrir as saidas, e estar ali parado sempre a insistir com os caes. eu gosto mais de andar sempre atras das perdizes, e talvez por isso ele nao me encontre tantos coelhos. Agora quando ele passa por um coelho e lhe sente o cheiro, ai ele nao perdoa!.eheh As minhas máquinas !! - Página 4 753366
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyDom Jan 23, 2011 1:53 pm

digam-me so o cao que consegue passado 15 m de um coelho ter passado uma estrada e enfiar-se num silvado--passar la como seja despercebido e a cadela pegar no rasto dele ainda e ir acha-lo ai 150 m a frente e nao mais o largar ----nao conheço muitos a fazer isto ----esta cadela nao da hipotese ---porque tamanho nariz sabem-me explicar?
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 24, 2011 11:28 am

ontem 2 coelhos que ela achou eram coelhos novos ja mais de meios coelhos --e um bom sinal apesar do inverno rigorozo que temos tido --e da zona que eu levei a cadela ser uma zona baixa com muita agua acumulada ----mas com esta idade as voltas que eles ja dao e impressionante -----eu vejo as voltas que eles dao porque ela nunca os deixa em sossego sempre a seguir e a bater com eles varias vezes
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Jan 25, 2011 11:39 am

amigo ciclone o que voçe diz e a realidade a respeito dos caes nao pegarem no rasto depois de vermos 1 coelho passar e irmos la com eles e nada nem sinal dao -----ai e que estes caes sao bons mesmo com o tempo mau onde dificulta o cheiro do cao ---como esta agora ex-----estes caes pegam no pouco rasto que ha e levam os outros caes com eles e acabam por pegar novamente no coelho ------e eu ha pouco tempo no diario dos treinos escrevi sobre o trabalho da grifon -----ter pegado num coelho 15 m depois de ele passar 1 estrada -----claro se la estivessem outros caes depois de estar mexido iam tira-lo -----por isso eu nao me cansar de dizer a falta que estes caes fazem numa matilha -----quando sao bons ---porque tambem sei que estes caes com defeitos acabam por estragar a matilha ----
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySáb Jan 29, 2011 7:04 pm

estou curioso por ver 1 treino da grifon junto com o coto ---para ver no que aquilo da ---ela na caça ja foi com o coto 5 ou 6 vezes --mas nao era nem nada que se pareça com o que faz agora ---ela actualmente faz coisas so ao alcance do coto pelo menos a seguir ate a achar ---mas eu a achar tenho muitos caes bons ---e ate seguem bem ----mas nada comparado com eles 2---sao 2 autenticas maquinas -----
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyDom Jan 30, 2011 11:21 pm

zambujal escreveu:
estou curioso por ver 1 treino da grifon junto com o coto ---para ver no que aquilo da ---ela na caça ja foi com o coto 5 ou 6 vezes --mas nao era nem nada que se pareça com o que faz agora ---ela actualmente faz coisas so ao alcance do coto pelo menos a seguir ate a achar ---mas eu a achar tenho muitos caes bons ---e ate seguem bem ----mas nada comparado com eles 2---sao 2 autenticas maquinas -----

só não acerto no euromilhões As minhas máquinas !! - Página 4 600400
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 31, 2011 6:01 pm

a acertares assim tanta vez ----o euromilhoes esta por pouco ---mas depois nao te esqueças de repartir ----realmente agora falando serio tens uma perspicacia para a avaliaçao dos caes fora do comum ----e isso e quase um dom ---certo que raramente falhas na avaliaçao dum cao a vista ----ou mesmo num caoque pouco conheças dele ---tem acontecido sempre assim ----
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 31, 2011 8:13 pm

o Marco só não acerta na lotaria...com a minha cadelita deu-me a opinião dele só pelo video...e reparou num promenor e esse poromenor acabou por fazer toda a diferença.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptySeg Jan 31, 2011 8:40 pm

pedro eusebio escreveu:
o Marco só não acerta na lotaria...com a minha cadelita deu-me a opinião dele só pelo video...e reparou num promenor e esse poromenor acabou por fazer toda a diferença.

amigo pedro os cães ensinam-nos basta andarmos com atenção a eles As minhas máquinas !! - Página 4 600400
já agora como está a cadela amigo? abraço
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Fev 01, 2011 11:13 am

marco e tal e qual como dizes os caes por vezes ensinam-nos -----posso responder por ele acho que a cadela esta no bom caminho --tambem com a tua ajuda e minha ---que desde que tenho estes 2 caes de rasto tambem evolui como caçador ---estes caes aprendem depressa --e ensinam-nos a caçar --ele acho que seguiu os nossos concelhos ---e os resultados estao a vista -----em pouco tempo recuperou-se 1 cadela que parecia perdida -----boa sorte com ela pedro e muitos bons treinos -------durante este mes ainda vou ve-la treinar junta com a xica -----
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 EmptyTer Fev 01, 2011 3:56 pm

Zambujal,pode ser que como a xica late muito, estou curioso para ver se ela vai latir por "simpatia"ou se manten os genes de latir só quando levanta.
tem perdido o medo e ganhe confiamça...nem paresse a mesma,lógico que tinha margem de manobra caso ela não me enchesse as medidas...mas é certo que a cadelita sabe bem o que anda a fazer aínda não estava era hambientada.
a partir do dia 15 já da para combinarmos algo em comcreto As minhas máquinas !! - Página 4 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





As minhas máquinas !! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: As minhas máquinas !!   As minhas máquinas !! - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
As minhas máquinas !!
Ir para o topo 
Página 4 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» as minhas maquinas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Fotos Diversas :: Fotos cães de caça-
Ir para: