Caça & pesca & natureza
A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça

Ir para baixo 
+15
Vitor21
Stick
epirikito
pedro eusebio
patrick_lgs
Banzé
podengos
brunoferraz
beretta302
podengos&coelhos
vvitor
zambujal
oliveira2
Marcodatsun
andre_cajeira
19 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 10:51 am

guarde os cajados bem guardados que servempara muita coisa ---nao e preciso dizer-lhe para o que servem ---voçe sabe
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 10:57 am

rui de certeza que ja ouviste esta frase----amigos amigos negocios a parte ---medita sobre esta frase --isto e quase um puzle que esta montado e que e muito dificil de desmontar ---mas com o tempo vai la ---para muitos foristas esta frase do celebre ---octavio machado ----eles sabem do que falo ----
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:04 am

zambujal escreveu:
rui de certeza que ja ouviste esta frase----amigos amigos negocios a parte ---medita sobre esta frase --isto e quase um puzle que esta montado e que e muito dificil de desmontar ---mas com o tempo vai la ---para muitos foristas esta frase do celebre ---octavio machado ----eles sabem do que falo ----
Zambujal, agradeço-te o "abrir de olhos" que me levaram a tomar um decisão muito difícil:
- já contactei o meu advogado pra avançar com um processo em tribunal contra alguns amigos que ao longo deste anos me têm convidado pra umas caçadas nas reservas deles e que me têm enganado porque afinal os coelhos são mansos, os cães não prestam e os amigos são a brincar!
Amigos, nunca esperei isto de vocês mas aguardem que brevemente terão noticias minhas e a vossa sorte é que são tantos que provavelmente me irei esquecer de alguns!
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:06 am

Eu este ano também hei-de ir a esse Alentejo que tanto falam. Peço aqui um Pastor Alemão emprestado, enquanto o Rui não decide qual das suas máquinas trituradoras fica para mim. Se puderem arranjem-me contactos, por favor. Se numa hora eu e o meu pai com o Pastor Alemão não matarmos de 12 a 17 coelhos, é porque fui enganado e não volto lá mais nem quero ouvir falar desse Alentejo. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_mad
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:09 am

Bom...

Mas nisto tudo... já não vendes nem espingardas, nem caixas da viatura, nem cães...

... mas não te pronunciaste do galo!!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:10 am

beretta302 escreveu:
Bom...

Mas nisto tudo... já não vendes nem espingardas, nem caixas da viatura, nem cães...

... mas não te pronunciaste do galo!!
Beretta, peço imensa desculpas mas a partir deste momento está tudo em segredo de justiça e como bem sabes não posso comentar.
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: caniche   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:12 am

Caro amigo pastor alemão nao tenho mas empresto o caniche da minha vizinha se voce nao o puser nas silvas , para nao sujar aquele lindo pelo cedoso ou entao se lhe der banho aromatico no final do dia de caça .
Claro que vou guardar os cajados podem sempre no futuro fazer falta para algum jogo do pau , nunca se sabe o dia de amanhã nem quem e que pode vir a precisar deles e assim estou sempre a disposiçao dos amigos , conhecidos e desconhecidos. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 139124
abençoado GALO fazia ca uma cabidela .....


Última edição por vvitor em Ter Jun 01, 2010 11:15 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:13 am

Por acaso é pena...que o Galo deve estar bem gordinho!!!

hehehehehehehe........

Cá para mim é a arma secreta do Rui...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:22 am

Recordei-me agora daquela Mãe que foi assistir ao juramento de bandeira do Filho.

Então, enquanto marchavam, o Filho ia em contrapé com o restante pelotão, ao que a Mãe orgulhosamente proclamou:

"Olha para aquilo... vai o pelotão todo mal, e só o meu filho é que vai no passo certo!!"
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:27 am

a verdade e como o azeite vem sempre ao de cimo ---e com isto digo tudo --vou citar outro proverbio amigo que engana amigo tem cem anos de perdao ---e dou por terminada a minha participaçao neste topico ---a nao ser em casos extremos seja obrigado a entrevir
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:36 am

Caros membros quero é aqui ver essas fotos das vossas zonas de caça quero ver a vegetação onde todos vocês fazem os treinos bem se for em vídeo melhor ainda ..A culpa da malta do norte dizer que o Alentejo o terreno e bom de se caçar é dos vídeos que se encontram na net. ou mesmo vídeos que passam no canal de caça de Espanha . acredito que tenha sítios muito difícil de se caçar mas também toda a gente sabe que tem muito terreno que é mais fácil . Agora no norte já não é bem assim é mato duro por todo o lado e silvas quem caça no norte sabe bem do que estou a falar .venham essas fotos .abraço e vamos voltar o tópico amigos amigos amigos amigos
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 11:40 am

O que é mais engraçado é que parece que se cola as ZCT do Alentejo a caça abundante e fácil. Algumas delas serão assim, mas não só no Alentejo, se calhar em todo o país, há ZCT que cultivam a caça de plástico, só lá vai quem quer, digo eu. Eu felizmente não.

Mas eu já ouço falar do Alentejo e até conheci uma pequena parte muito antes de haver a primeira ZCA em Portugal quanto mais a primeira ZCT. E aquela porcaria até tinha coelhos mesmo

Naquele rio Degebe nos anos 70 e 80, o meu pai andava para cima e para baixo ao comprido com o ribeiro, eu também me esfarrapava todo, os cães de hora a hora tinham que ir beber água. Havia coelhos, pois havia… coelhos e muito buraco. Terrenos limpos e terrenos duros, silvas ao comprido com o ribeiro, autênticas camadas e sobrecamadas de arame farpado.

Matava-se mais do que aqui, por isso se faziam 500Km por estradas bem piores do que hoje. Porque Alentejo era Alentejo pensava a malta de então, com zonas altamente favoráveis à proliferação do coelho, habitat, orografia, buracos, esconderijos. Coelhos com uma preparação física impressionante, habituados ao calor e à seca.

Será que já lá andavam a por coelhos nessa altura?

E o meu pai, Grande e reconhecido caçador, bem como muitos malucos que desafiavam a estrada de então são mais um dos enganados no meio desta história toda? Algum Alentejano que tenha presenciado esta época que se pronuncie por favor.

Eu pensava que os coelhos comprados e postos eram posteriores, que até muita coisa dessa vinda de Espanha tinha coincidido com o aparecimento em grande da Hemorrágica, que depois espalhou miséria pelo país. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_scratch

Depois disso muita coisa mudou e hoje parece que se fazem grandes repovoamentos, ouço falar em ZCA onde se põem 500 coelhos (100%bravos?) todos os anos. Afinal, a moda pegou. O “Alentejo” estendeu-se um pouco mais para Norte e malta de fibra mata para cima de 30 coelhos numa abertura em Zonas de Caça à moda antiga, com 500 coelhos postos em Maio - Junho. Grandes caçadores, é certo! A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_sunny



P.S. A bifana se bem me lembro era em Montemor, mas o tempo era pouco, porque as viagens eram de 5 a 6 horas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 12:13 pm

Citação :
Naquele rio Degebe nos anos 70 e 80, o meu pai andava para cima e para baixo ao comprido com o ribeiro, eu também me esfarrapava todo, os cães de hora a hora tinham que ir beber água. Havia coelhos, pois havia… coelhos e muito buraco. Terrenos limpos e terrenos duros, silvas ao comprido com o ribeiro, autênticas camadas e sobrecamadas de arame farpado.

Nos anos 70 e 80 caçava o meu viza-avo e coelhos não faltavam no norte muitos deles eram caçados em dias normais de caça não com armas mas sim com o pau , e naquele tempo não se faziam repovoamentos a realidade de hoje é bem diferente Quem me dera realizar algumas caçadas que o meu visa-avo fez naquele tempo .abraço

salta salta salta
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 1:54 pm

Podengos, é evidente que antes da Hemorrágica havia mais coelhos em todo o lado.
Mas apesar de eu ser uma criança, acredita que não era por acaso que se via tanta malta do Norte a caminho do Alentejo já naqueles anos!!! falo talvez de entre 1981 e 1986. Havia um cruzamento, não sei se era em Montemor, onde de manhã e á tardinha, dava para ter uma noção do quer era a Romaria. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 139124
Eu ainda não caçava, mas já tinha o bichinho. E tudo era livre, os acessos eram 30 vezes pior que hoje, mas valia a pena mesmo assim assistir a uma caçada diferente no Alentejo. Não estou com isto a defender esta zona em particular, até porque há e sempre houve zonas piores e nelhores neste país e também porque o Alentejo é muito, mas muito extenso e heterogéneo. Pode haver é quem não saiba disso, nem sequer saiba o que quer dizer heterogéneo.
Mas dentro dum mapa, que já aqui foi posto por um forista, quem tenha interesse e capacidade de análise que compare as características prodominantes por exemplo em Beja, Alvito ou Cuba com o concelho de Odemira, para não ir mais longe.
Saudações A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 1:59 pm

Não podia concordar mais contigo, amigo Stick.

Apenas uma adenda, já por mim referida ontem:


beretta302 escreveu:
O que tem sido feito, é que os proprietários, reservam parte do terreno que usufruem os próprios, para uma exploração intensiva, com recolocação e repovoamento. E isso grande parte das vezes é desconhecido dos clientes, que vêm contentes julgar que é tudo natural e sem mão humana.

Outra coisa que se vem vindo a assistir são empresas que arrendam a exploração visando somente a caça.
E não se julgue que por ver muitos anuncios nas revistas que a maioria é assim... porque não é... nenhum proprietário gosta de ver todas as semanas gente diferente em "casa"... sem qualquer relação com a terra... apenas para matar e ir embora, sem preocupações futuras...

... Depois colocam-lhes coelhos bravos recolocados á frente em terrenos limpos, e é só virar o cano que eles enrolam-se.... Quanto mais se mata, mais se paga... (e vice versa - recebe)...

Ninguem dá nada a ninguem meus caros... a manutenção de uma herdade, e a respectiva gestão cinegética sai cara...


E desengane-se quem pensa ao contrario. Em explorações em que se opte pelo sistema à peça, então, quando estas acabarem, recolocam-se mais.
Daí os 30 coelhos nas aberturas que referes.

E vejo que conheces bem o Alentejo. O Degebe é um espectáculo. Silvados compridos a começar na água e a acabar à meia encosta. Salgueirais brutais... Pedras enormes por tudo o que era lado... e muito coelho, ao fresco da ribeira. E perdizes tambem. As lebres saia-se da Ribeira e era encontra-las nos cardos no descampado.

E depois constou-me que nas proximidades das valas no meio das searas, caiam pragas de codornizes, que eu no entanto nunca lá achei... mas constou-me que se faziam/fazem grandes molhos de codornizes.

Codornizes achei uma vez sem querer, na companhia do vvitor, na localidade de Torre de Coelheiros. Nunca tinha visto tanta codorniz brava junta. E nós com chumbo 5 (incluindo dispersores) para as lebres a erra-las...

Mas voltando ao Degebe, no descanso do almoço, ainda se metia umas minhocas de molho e ainda se apanhava umas achigãs e uns barbos.

A achigã era particularmente boa, por causa da água corrente... não muito grandes - aliás pequenas - mas branquinhas...

Para cá, ia-se a Montoito ou á Vendinha comprar uns queijos...

Eram dias de caça do catano...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 2:04 pm

É pá ....daqui a nada está tudo a chorar com as recordações saudosistas de caçadas antigas e do tempo do "livre". A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_lol
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 2:12 pm

Beretta, eu era puto... nunca saíamos muito da zona dos coelhos, via o pessoal que descia com lebres à cinta, mas nunca vi uma a correr lá. Codornizes e perdizes por vezes cruzavam dum lado para outro.
Gostava de ter vivido aquilo mesmo enquanto caçador. Ainda fiz lá a minha 1ª abertura, mas como estava a começar só cacei de tarde, pois dada a confusão e terreno de pedras achei por bem ter cautela. Ainda matei 2 orelhudos de tarde, lances que ficaram na memória. Depois aquilo acabou, extracção de pedra ou lá o que foi... hoje nem sei como está.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 2:17 pm

Tá como tava... mas agora tudo coutado. Parte turistica, parte associativa. Creio que nada de municipal.

Mas aquilo que se fazia era ir de manhã matar uma lebre nas searas e descampados (que era relativamente rapido). Depois ia-se para o enclave da ribeira tirar coelhos das silvas e dos salgueirais. O pior era andar lá no meio dos pedregulhos. e para não falar em matar os coelhos, que andavam 10 metros e emburacavam logo...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 2:20 pm

Vou recordar algumas zona de caça que mais saudades me deixaram (algumas como caçador e outra ainda como mochileiro):
- rolas no cabo espichel em Setembro aquando da partida
- rolas na zona da Comporta e do Carvalhal em Agosto
- patos no estuário do sado por detrás da aldeia da Comporta
- coelhos na zona de Santarém no cabeço da águia (ou qq coisa parecida de nome)
- coelhos no Sabugal e em Gouveia
- perdizes nas encostas do Coa e do Douro, passando por Celorico, Trancoso, Muxagata, Fornos, etc etc
- tordos em toda a zona norte e centro norte desde o Douro até ao Mondego passando por Vila Franca das Naves, Freches, Ferreirim, Gouveia, etc etc

Ó tempo .... volta pra trás! A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_cry
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Sou do tempo   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 3:22 pm

Sou do tempo em que se caçava por desporto e amizade , rir uma manha inteira " erraste , acertei, marteleiro ,etc" , ti Germano a fazer o lume pro toucinho e febras na grelha logo as 7 da manha o 1º coelho morto assado a pedra de sal no brazedo ,a que vida .
Dormir ao lado dos carros a espera do dia seguinte para a abertura nos bons terrenos das minas , castro verde . Errar 4 lebres na 1º meia hora , e anda atras de outros grupos e matar a mesma onde ja tinham passado,almoçosde 4horas ate a hora de partir com mais uma dose de boas recordaçoes .
DEixem-me voltar pra ilha la esta-se melhor .........esta esta
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 3:56 pm

Mencionado que está o tio Germano, cá vai uma história verídica dele (infelizmente já falecido).

O Tio Germano, era um Senhor que com os seus cento e poucos kgs e oitenta e poucos anos, ainda tinha o vicio no corpo.

Um problema: o tio Germano via mal e não acertava num comboio, nem que viesse de atravesso.

2.º dia de caça às rolas, no livre em Cabrela - Montemor-O-Novo. Rolas nem vê-las. De repente soa um tiro do lado do Tio Germano. Adensou-se o clima de mistério, e começou-se a temer a vergonha do Tio Germano fazer o bigode ao resto da malta.

9h30, acaba a caçada, e reune-se a hoste junto aos carros, ao que aparece o tio Germano com um par de peitos que nem um pavão, com a sua peça abatida imponentemente pendurada, fazendo a festa, achincalhando que a "malta nova não percebia nada daquilo", etc.

A festa no entanto durou pouco, pois logo houve quem esclarecesse o tio Germano que a peça orgulhosamente pendurada era um pombo manso (quase todo branco) e não um torcaz... ao que lá ficou ele a remoer que agora é que tinha mesmo visto que a malta nova não percebia mesmo nada daquilo!!! Lá disse a velha máxima que todo o pombo é bravo excepto o que vem quando o chamam, etc...

O Segundo problema surgiu quando o chouffeur do Tio Germano lhe disse que não levava o pombo por causa da Guarda... depressa o Tio Germano resolveu o problema: espetou com o pombo na ponta da bujaca e calcou-o de forma a caber lá juntamente com a espingarda... esclarecendo que não haveria de haver Guarda nenhum que se lembrasse de ali espreitar... e lá foi o pombo manso para casa... amassado na ponta da bujaca e o tio Germano a sair do local de forma airosa, com o seu par de peitos que nem um pavão, reiterando que "a malta nova não percebe nada disto...."
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 4:33 pm

podengos escreveu:
Caros membros quero é aqui ver essas fotos das vossas zonas de caça quero ver a vegetação onde todos vocês fazem os treinos bem se for em vídeo melhor ainda ..A culpa da malta do norte dizer que o Alentejo o terreno e bom de se caçar é dos vídeos que se encontram na net. ou mesmo vídeos que passam no canal de caça de Espanha . acredito que tenha sítios muito difícil de se caçar mas também toda a gente sabe que tem muito terreno que é mais fácil . Agora no norte já não é bem assim é mato duro por todo o lado e silvas quem caça no norte sabe bem do que estou a falar .venham essas fotos .abraço e vamos voltar o tópico amigos amigos amigos amigos

Aqui fica um exemplo dos prados do Norte, onde se avistam coelhos a kms de distância. Aqui quase nem eram precisos cães...


E isto são só silvas, coisa pouca quando se fala em tojo. Além disto os declives no Norte são muito acentuados.
Resta lembrar que quando acabei o treino (este domingo), às 9h30 min da manhã estavam 30ºC

No Alentejo também é assim?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 4:47 pm

Eu não sou Alentejano, mas sei que lá 30 graus é temperatura de Outono. Nesta altura deve estar mais perto dos 38 talvez.
Quanto ao terreno, dexemo-nos de coisas, pois ainda não viu que no Alentejo há para todos os gostos, mato, silvas duras e declives, tal como tereno mais aberto, só não viu quem não conhece mesmo.
E falo sem sequer ver o vídeo em causa.
Saudações A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ricardo Teixeira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Ricardo Teixeira


Número de Mensagens : 36
Idade : 49
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 31/05/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 7:30 pm

Uma grande diferença do Alentejo para a zona do Douro é o problema da inclinaçao do terreno, e dos calços onde estao as vinhas, uma paisagem singular mas para quem caça ás perdizes é dureza, com o terreno muito escarpado, elas levantam e embalam pelas escarpas o que as torna dificil dr seguir, para ja nao falar que é preciso estar me boa forma fisica pra andar a subir a pique nas vinhas eheheeh, é durinho, se calhar é por isso que se chama duriense...;p

para quem quiser ter uma vistinha do terreno... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 7:56 pm

Amigo Bereta, já que falou em pombos mansos, vou contar uma que se passou com um colega meu:
Numa celebre caçado lá para os lados de Elvas numa turística às perdizes, digo perdizes não digo FARINHENTAS! um colega meu ao ver passar um pombo meteu-o abaixo. o Gestor da reserva viu e advertiu o meu amigo dizendo: - o Sr. matou um pombo manso.
Respondeu o meu amigo:- MANSO ???, levou-me dois tiros !
Saudações cinegéticas.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyTer Jun 01, 2010 9:34 pm

Essa tá boa amigo Vidal... Tá boa sim Senhor...

Temos de abrir aqui um topico para esses "brilharetes" que saem dos caçadores...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyQua Jun 02, 2010 1:20 pm

Stick escreveu:
Eu não sou Alentejano, mas sei que lá 30 graus é temperatura de Outono. Nesta altura deve estar mais perto dos 38 talvez.
Quanto ao terreno, dexemo-nos de coisas, pois ainda não viu que no Alentejo há para todos os gostos, mato, silvas duras e declives, tal como tereno mais aberto, só não viu quem não conhece mesmo.
E falo sem sequer ver o vídeo em causa.
Saudações A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_cheers

Stick caças em soure aos coelhos ou só aos patos?
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptyQua Jun 02, 2010 4:59 pm

Boas, caço aos patos e aos coelhos em Soure. E a mais qualquer coisa de quando em vez. Tordos quando os há, muito raramente.
E quando falo em Soure, falo em várias zonas, algumas da freguesia de Samuel, de onde sou sócio também. Só não caço onde haja grandes confusões, mas isso é a tudo. Sempre fora da confusão. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_mad
Ir para o topo Ir para baixo
mauro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 88
Idade : 41
Localização : Freixo de Espada á Cinta
Data de inscrição : 10/12/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptySex Jun 04, 2010 9:20 am

Meus amigos é completamente impossivel comparar a caça no alentejo com a caça cá em cima em tras-os-montes e alto douro esta completamente fora de questão, so mesmo quem não sabe o que é caçar aqui é que pode comparar uma coisa dessas.
E mais não digo.
O rui sabe algumas das minhas historias de ir buscar dos melhores cães que se dizião da zona do alentejo e depois tive que os dar, porque aqui só se fossem bons para ir passear comigo pasra o jardim, e no entanto ali visto com os meus proprios olhos eram bons.
è mais cansativo só o declive aqui e os km que correm os coelhos do que tudo o que possa existir no alentejo.
um cão que venha do alentejo caçar aqui nem 1 coelho consegue encontrar, pois aqui par encontrar um coelho é presiso bater muito monte e te muita resistencia depois para o seguir.
Um abraço e espero que não tenha maguado ninguem pois não foi minha intenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 EmptySex Jun 04, 2010 1:25 pm

Stick escreveu:
Boas, caço aos patos e aos coelhos em Soure. E a mais qualquer coisa de quando em vez. Tordos quando os há, muito raramente.
E quando falo em Soure, falo em várias zonas, algumas da freguesia de Samuel, de onde sou sócio também. Só não caço onde haja grandes confusões, mas isso é a tudo. Sempre fora da confusão. A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Icon_mad

aos coelhos não sabia se caçavas por aqui por isso perguntei, aos patos já sabia.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça   A relevancia da vegetaçao  de norte a sul  & metodos de caça - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A relevancia da vegetaçao de norte a sul & metodos de caça
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Almodôvar – Identificado por crime de caça com métodos proibidos
» Cinfães - Identificado por crime de caça com métodos proibidos
» Caça a Galinhola zona norte
» Criar uma pequena matilha para a caça grossa e caça ao salto ao javali
» II Feira de Cães e Caça -Clube Desportivo de Caça e Pesca Argense

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: