Caça & pesca & natureza
Preciso de dicas.... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Preciso de dicas.... Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Preciso de dicas....

Ir para baixo 
+4
batistuta
GildoCCC
antonio silva
fabarman
8 participantes
AutorMensagem
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman


Número de Mensagens : 40
Idade : 33
Localização : Alcobaça
Data de inscrição : 11/08/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Out 03, 2011 2:09 pm

Boas pessoal, esta semana, num milho perto de minha casa, deparei-me com os estragos que um (ou mais) javalis fizeram no milho....nas duas noites a seguir esperei-os das 11h as 4h e nada, nao quiseram aparecer....só na primeira noite senti uma porca com os bacoros, mas nao quiseram entrar no milho....eu nao tinha feito nenhum posto, apenas coloquei uma cadeira no cume de uma ladeira, a cerca de 20 metros do milho e ate parecia estar muito abrigado do vento, (que não se fez sentir)....neste momento o que eu preciso é de dicas de como fazer atrair os javalis, sem eles estarem ainda "viciados" no milho....



PS: o milho fica estremamente pertos das casas.


Última edição por castilho em Ter Out 04, 2011 4:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : corrigido o nome do tópico)
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Out 03, 2011 3:12 pm

fabarman escreveu:
Boas pessoal, esta semana, num milho perto de minha casa, deparei-me com os estragos que um (ou mais) javalis fizeram no milho....nas duas noites a seguir esperei-os das 11h as 4h e nada, nao quiseram aparecer....só na primeira noite senti uma porca com os bacoros, mas nao quiseram entrar no milho....eu nao tinha feito nenhum posto, apenas coloquei uma cadeira no cume de uma ladeira, a cerca de 20 metros do milho e ate parecia estar muito abrigado do vento, (que não se fez sentir)....neste momento o que eu preciso é de dicas de como fazer atrair os javalis, sem eles estarem ainda "viciados" no milho....



PS: o milho fica estremamente pertos das casas.

Os javalis só se podem caçar nos periodos de lua cheia não quando entendemos, se está a menos de 250 metros de casas de habitação não pode lá caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Out 03, 2011 5:52 pm

Boas, amigo fabarman, tenta atraí-los para uma zona fora de casas da seguinte forma.



As esperas nocturnas aos javalis só decorrem durante 10 dias de cada mês, e esses dias contam-se da seguinte forma: 8 dias antes da Lua Cheia, o dia da Lua Cheia e um dia depois da Lua Cheia, fora desse período é proibido fazer esperas nocturnas.

Só é permitido fazer esperas nocturnas ou atirar a qualquer tipo de Caça Maior com projéctil único, ou seja, bala. Não podendo assim atirar com cartuchos de chumbo ou zagalote.

É ainda proibido usar faróis ou miras de visão nocturna.

No cevadouro só se podem utilizar materiais não nocivos para o ambiente.


Factores a ter em conta na preparação do cevadouro

Para podermos fazer um bom cevadouro, temos que encontrar um local onde haja indícios recentes da passagem ou sinais de que os javalis tenham ou andem a comer naquele local.

Depois de encontrarmos o nosso local, temos que observar esse local e localizar o sitio mais propicio para nos colocarmos quando formos realizar a espera, para isso temos que ter em atenção o seguinte:

- Se é mato, se é limpo, se é no meio de árvores
- Se têm água, se é semeada, se é passagem
- Se possível que tenha boa visibilidade
- Ter em atenção o sentido do vento, muito importante, ficarmos com o vento a bater-nos na cara.
- Ter em atenção a Lua, os porcos gostam de entrar sempre do lado da escuridão, ou seja, contra a Lua, ficando esta nas nossas costas
- Se possível, ficar sempre a um nível mais elevado que o cevadouro, mas não muito
- O palanque, seja este no chão ou elevado, natural ou artificial, deve ficar sempre posicionado de frente para o cevadouro e de modo em ter em conta o vento e a lua, como expliquei acima
- Tentar perceber onde vai entrar o javali e qual o seu trajecto
- A distância de tiro, ter em atenção que de dia é uma coisa mas de noite é totalmente diferente, para caçadeira posicionarmo-nos a 30 metros no máximo, para carabina estes valores podem duplicar ou ainda um pouco mais.
- Utilizar sempre uma roupa para a caça, sem perfumes ou cheiros, apenas o cheiro da natureza

Existem muitas mais coisa a ter em atenção, e muito mais para explicar, mas creio que por agora chega, e o que faltar conto com as vossas dicas para acrescentar


Comida

Existem várias mezinhas e vários tipos de comida a colocar nos cevadouros, os javalis não comem de tudo, também são esquisitos e bastante gulosos Preciso de dicas.... Icon_smile

Deixo-vos alguns ingredientes que podem utilizar:

- Milho/Massarocas
- Trigo
- Aveia
- Cevada
- Bolota
- Amêndoas
- Castanhas
- Algumas frutas (pêros, pêras, kiwis...)
- Carpas ou peixe do rio
- Lagostins
- Rações para o gado

Podem ainda dar um toque especial, adicionando mel, anis, leite condensado, leite gordo, iogurte, aromatizantes, sal e muito mais

Depois de colocar a comida, eu costumo cobri-la com pedras, não tenham medo do tamanho, se nós conseguirmos carrega-las eles também conseguem desvia-las, isto é para prevenir dos indesejados e porque eles não gostam de comida fácil, gostam muito de fossar.


Construção da "Banheira"

Estes animais gostam muito de se enxordar/rebolar nas poças de lama, serve para se libertarem das carraças e cuidarem da sua pelagem.

A "banheira" podem aproveitar alguma poça de lama que exista no local ou então criam uma, basta abrir uma cavidade no chão com uma enxada, depois é encher com água e podem ainda colocar aqueles óleos próprios para os cevadouros para que eles consigam detectar a uns bons metros, o tamanho... imaginem um javali lá deitado, não é preciso muito grande porque se eles gostarem ao fim de uns dias estará com o dobro do tamanho.

Esta "banheira" ficará a cerca de 10 metros do cevadouro.

Para que eles detectem o cevadouro e a banheira mais facilmente podem utilizar chamarizes ou insensos para os javalis (alcatrão de faia, atractivos, urina das fêmeas, etc...)


Roupa, Banco

Uma das coisas mais importantes para que tudo resulte, é irmos bem agasalhados, podemos levar um cobertor, uma almofada para colocar debaixo das nádegas, um gorro, tudo é pouco para passar a noite, principalmente as de Inverno, no Verão as noites por vezes também são frias.

Devemos utilizar roupas que não façam ruído na altura de colocar a arma á cara.

Está praticamente tudo dito, falta a prática e a coragem para se aguentar umas horas durante a noite com o coração a palpitar, ouvidos bem abertos e fazer o menor ruído possível para realizar uma espera e obter o sucesso.




Isto foi copiado doutro lado e eu aprendi muito com este texto e espero que vocês também aprendam.



Preciso de dicas.... 600400
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Out 03, 2011 6:21 pm

É caso para dizer, mais palavras para quê?

Está tudo dito.
Ir para o topo Ir para baixo
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman


Número de Mensagens : 40
Idade : 33
Localização : Alcobaça
Data de inscrição : 11/08/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptyTer Out 04, 2011 1:25 pm

obrigado gildo.....já ouvi dizer que a valvolina (oleo de engrenagem/transmissões) é muito atraente para os porcos...o que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptyTer Out 04, 2011 1:56 pm

fabarman escreveu:
obrigado gildo.....já ouvi dizer que a valvolina (oleo de engrenagem/transmissões) é muito atraente para os porcos...o que acham?



Mais uma que é proibida.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptyTer Out 04, 2011 7:25 pm

Amigo faz esperas com autorização de alguém da AFN?? é preferível pedir a autorização sendo que algum membro vai ver os estragos e depois passam sim uma autorização (se houver tantos estragos) a dizer que pode caçar fora da lua cheia e com ajuda de luz.


É preferível fazer tudo certo para estar descansado e não haver chatices
Ir para o topo Ir para baixo
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman


Número de Mensagens : 40
Idade : 33
Localização : Alcobaça
Data de inscrição : 11/08/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptyTer Out 18, 2011 12:57 pm

este fim de semana vou engana-los....ontem, eram nove da noite e andavam dentro do milho, o meu pai viu-os....como estou em lisboa não posso fazer a espera durante a semana, e como eles tem lá ido algumas vezes vou acabar com eles, agora que já tenho a maldita da autorização :) :)Preciso de dicas.... 766154 Preciso de dicas.... 766154 Preciso de dicas.... 766154
Ir para o topo Ir para baixo
JPedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JPedro


Número de Mensagens : 55
Idade : 32
Localização : Braga
Data de inscrição : 27/12/2009

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySáb Nov 19, 2011 11:30 pm

Sei de pessoal q de manha, depois de uma espera ainda estavam brancos do susto lool



Abraço e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
durao23


Número de Mensagens : 228
Idade : 32
Localização : Alter do Chão
Data de inscrição : 28/04/2010

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Dez 05, 2011 10:05 am

JPedro escreveu:
Sei de pessoal q de manha, depois de uma espera ainda estavam brancos do susto lool

Do susto?! entao??
Ir para o topo Ir para baixo
JPedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JPedro


Número de Mensagens : 55
Idade : 32
Localização : Braga
Data de inscrição : 27/12/2009

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySeg Dez 05, 2011 7:11 pm

Isto foi já á uns anos. Um amigo do meu pai foi fazer uma espera, tinha levado chumbo (proibido) e cegou uma porca. O animal ficou enfurecido, qebrou o milho quase todo do campito e investiu contra o senhor umas qantas vezes mesmo só tendo olfacto! Mas agora a maior parte das esperas é feita em palanques por isso...Preciso de dicas.... 40618 Preciso de dicas.... 7172
Ir para o topo Ir para baixo
stoger
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
stoger


Número de Mensagens : 2
Idade : 37
Localização : sertã
Data de inscrição : 10/12/2011

Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... EmptySáb Dez 10, 2011 6:42 pm

Eu acho que o visor nocturno não é proibido!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Preciso de dicas.... Empty
MensagemAssunto: Re: Preciso de dicas....   Preciso de dicas.... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Preciso de dicas....
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Preciso de dicas
» Dicas das "Esperas"
» Dicas de treino e escolha
» melhorias de canil
» Truques e dicas de treino de cães de coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: