Caça & pesca & natureza
Truques e dicas de treino de cães de coelho  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Truques e dicas de treino de cães de coelho  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Truques e dicas de treino de cães de coelho

Ir para baixo 
+18
ondas
Abílio Vidal
zambujal
jorge batista
coelhobravo
podengos&coelhos
castilho
pedro eusebio
patrick_lgs
Ciclone
vitor76
Hélio
Marcodatsun
Vitor21
Monteiro 28
RMBC
sergio magalhaes
podengos
22 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 1:24 pm

Truques e dicas de treino de cães de coelho

Ola a todos bem estamos a começar os treinos e a maioria de nos tem cachorros para treinar por isso estou a criar este tópico para cada um dar a sua opinião sobre o treino quando começar o treino como se deve fazer que erros não se devem cometer etc.Cada um de nos tem sempre uma maneira de treinar que da mais resultados se falarmos aqui como o fazemos podengos ajudar-nos uns os outros todas as opiniões são balidas e a falar e que nos aprendermos .Mesmo para quem nunca treinou com algumas dicas que podemos aqui dar pode vir a ter grandes resultados e não fazer alguns erros como nos já fizemos .

Ate os 4 meses e meio treino o cachorro com uma bola e nela enrolo uma pelo de coelho para ele fazer o cobro uso a palavra COBRA e para o chamar AQUI nunca dou guloseimas mas sim muitas festas .

para começar os treinos o cachorro no campo o cachorro não pode mostrar medos e tem de já ter alguma obediência no mínimo quando eu chamar por ele ele vir logo o chamamento .procuro sempre uma zona onde veja o cachorro para se ele se afastar eu o chamar começo sempre por um campo limpo e vou aumentando o grau de dificuldade dia após dia deixo o cão procurar vou a zonas que aja coelhos como por exemplo zonas o pé da auto estrada ,as primeiras saídas 4 ou 5 saídas nunca mostro coelhos se ele tiver a sorte de encontra algum tudo bem se não tiver eu também não amostro coelhos de cativeiro .Depois de sair com ele algumas vezes levo então um outro cão de preferência macho umas 2 ou 3 vezes para ver como o cachorro se porta ,se eu vir que ele já entra bem atrás do outro cão então paro de levar os dois e levo só o cachorro e ai já o tenho de levar a um sitio com coelhos que tenha a certeza que ele vai encontrar como esses sítios são poucos e não se encontra em todo o lado então eu levou no dia anterior coelhos bravos de casa solto os coelhos umas 24 horas no mínimo antes sei perfeita mente que esses coelhos bom estar nas silvas ou mesmo mato mas eu quero que o cão veja o coelho então faço assim levo um outro coelho de casa e vou com uma segunda pessoa para me ajudar a segunda pessoa leva então o coelho preso a uma corda e meteu perto das silvas e o meu comando ele puxa o coelho para dentro das silvas onde o agarra e o esconde eu fico com o cão preso a uns 20 e metros para o cão ver o coelho eu dou o comando a segunda pessoa para puxar o coelho para dentro o cão vê o coelho a entrar e nesse momento para ele não ver o coelho a ser agarrado pela segunda pessoa eu tapo os olhos o cão logo que o coelho esteja escondido o cão e solto de imediato com alguma sorte ele vai entrar vai encontrar os coelhos postos nos dias anteriores logo os vai tentar apanhar mas como já sabem fugir não vai ser fácil o cão apanhar os coelhos e assim ganha uma raiva ainda maior .Logo que ele encontre um coelho e o deixe de procurar e ele sair e vier o pê de mim prendo o cachorro faço muitas festas e vamos embora (muito importante ele tem de memorizar aquele momento .Nos próximos dias levo o cachorro a outros sítios com coelhos para ele não se habituar o mesmo sitio é importante o cachorro nunca encontrar coelhos fora do mato ou silvas mesmo em casa nunca deixar o cachorro amarrar o coelho e fundamental ele ganhar raiva o coelho .

O primeiro ponto importante é a obediência o cachorro tem de responder no mínimo o chamamento AQUI.
O que não devemos deixar é ver coelhos no limpo e deixar apanhar os coelhos .
Eu nunca dou guloseimas mas sim depois de um bom trabalho muitas festas .
Temos de ver a altura certa para o juntar a outro cão ou cães é que o juntar os outros cães por vezes eles ganham vícios como por exemplo andar a espera de ouvir latir os mais velhos para depois só acudirem são estes pequenos pormenores que nos caçadores temos de ver e ter atenção ..
Outro pormenor coelhos soltos na hora não é uma boa opção porque bom fugir os saltos e bom ser agarrados pelos cachorros .
Abraço fica a espera de correção se deve melhorar alguma coisa é que estamos sempre a aprender e um bocadinho daqui um bocadinho dali posso vir a ter ideias novas para treinar no futuro

12345 12345


Última edição por podengos em Qui Mar 17, 2011 1:38 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 1:30 pm

amigo ai esta uma boa maneira eu como sou ainda novato nao vou dar a minha opiniao espero por novos relatos [amigo parabens pela iniciativa ] Truques e dicas de treino de cães de coelho  687241
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 1:49 pm

Boas, aqui está o tema que mais gosto...

Irei elaborar um "trabalho", para apresentar aqui neste tema, onde vai constar alguma técnicas que utilizo, e as que vejo utilizar como alternativa... falarei de materiais para uso em treino, erros comuns, de tipo de cães (rasto/levante) e respectivo de treino diferenciado a realizar com cada tipo de cão, idades, locais, mostra de presas, tipo de presa a utilizar, treino conjunto, e aplicação de detonação em treino, colmatarei com técnicas de correcções de medos/defeitos dos nosso companheiros...

A técnica que explicou, e que parece aplicar, é uma de várias técnicas muito válida...

Este tema tem de certo muito para falar, muitas maneiras de fazer, cada cão é uma personalidade, como tal deve ser tratado de forma diferente...
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 3:05 pm

Gostei da explicação. Como não sou entendedor nesta area de cães de caça. achei muito interessante. Truques e dicas de treino de cães de coelho  232712
Ir para o topo Ir para baixo
Monteiro 28
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Monteiro 28


Número de Mensagens : 440
Idade : 43
Localização : Sintra
Data de inscrição : 05/12/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 6:25 pm

Truques e dicas de treino de cães de coelho  232712 A minha opinião é que cada cachorro tem a sua evolução e nós temos que
saber ver quando o cachorro precisa de sair acompanhado com um caõ mais velho ou se
esta a ganhar o vico de andar atras so do cão mais velho e aí á que leva-lo sozinho para puxar pelo nariz Truques e dicas de treino de cães de coelho  910593

Eu começo por levar a cachorra normalmente com uma cadela caçada que caça mt perto e ando ali pelas beiras onde ha mais probabilidade de sair um coelho e a cachorra ver , claro que no inicio a cachorra anda ca fora mas depois de ver o coelho sair e a entrar no mato ja vai começando a entrar e aí começo a levar 3 vezes sozinha e 1 com a cadela mais velha , mas tudo vai depender da evolução dos cachorros nem todos servem para a caça Truques e dicas de treino de cães de coelho  139124

tem que se perder mt tempo e ter mt paciencia Truques e dicas de treino de cães de coelho  139124 e ir muitas vezes com eles ao campo
só assim se faz um bom cão de caça pois conheço muitos que tem os cachorros no canil e so quando chega altura da caça se lembram que tem que treinar os cachorros ..... Sabe tão bem ficar de manhã na cama
mas se queremos cães bons temos que trabalhar para isso Truques e dicas de treino de cães de coelho  688738 Truques e dicas de treino de cães de coelho  688738 Truques e dicas de treino de cães de coelho  688738 Truques e dicas de treino de cães de coelho  688738


é a minha opinião e vale como tal

Parabens pelo topico amigo Zé , a trocar ideias é que melhoramos Truques e dicas de treino de cães de coelho  232712
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 17, 2011 11:25 pm

Parabéns podengos pela criação deste tópico... de facto já muito se falou sobre treino de cães ao coelho neste fórum mas está tudo muito separado.Em relação à sua "táctica" de treino, não conhecia e parece-me óptima,... e pelo que ouço dos outros foristas tem dado resultado pois tem "feito" bons cães.Só é pena ser um pouco impraticável para quem treina sozinho, como eu.
Em relação aos meus treinos, só no ano passado comecei a criar cachorros do nada... por isso ainda não tenho muito para falar.Só dizer que tenho seguido mais ou menos o livro "A caça ao Coelho" do Eduardo Pombal, e em duas cobaias não estou a ter maus resultados. Num cão com ano e meio estou bastante satisfeito (contrariamente às minhas expectativas iniciais); e numa cadela com 1 ano, já a vi e ouvi laticar aos coelhos, mas não estou satisfeito porque acredito que tem capacidades para mais - apesar de já ter 1 ano ainda gosta muito de brincar com os outros cães (mais velhos) o que está a atrasar e muito a sua progressão.De resto... nestes cachorros mostrei sempre, no início, o coelho (manso) dentro de caixas/grades - por forma do cachorro lhe ganhar raiva; e faço isto até eu perceber que o cão já percebeu o que eu quero que ele faça quando chegar ao monte. Ao contrário do que certamente a maioria faz, eu deixo sempre o cachorro correr atrás de um coelho no limpo e agarrá-lo (normalmente depois de ver que o cão já ganhou raiva ao coelho da caixa, solto esse coelho e deixo que o cão o apanhe) - aqui estou a falar de coelhos mansos, e escolho sempre os mais ágeis, mas que em nada se assemelham aos bravos a nível físico.E vou adaptando o dito livro às características/fase de evolução do cachorro.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 1:02 am

as tecmicas de treino já todos conhecemos e mais coisa menos coisas baseiam-se todas no mesmo´. o importante é saber o que cada cão precisa, entender o animal que queremos treinar e ai ele vai-nos dizer como tirar o maior partido das suas capacidades Truques e dicas de treino de cães de coelho  600400
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Conforme disse:   Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 3:42 pm

Boas, penso ir com este artigo de opinião, contribuir para o tema Treino de cães de caça ao coelho, principiarei por tópicos.

1.º MATERIAIS DE TREINO:

» Trela

» Bola

» Pele/pelo de coelho

» Líquido de odor de coelho.

» Pau

»Pedra

» Corda ou cordel.

» Balões de carnaval, (os pequenos).

» Bombas tipo morteiro.

» Pistões/pistoletes/pistola de fulminante.

» Espingarda com cartuchos.

» Rede/cesto metálico, normalmente o cesto de pesca.

» Cerca em rede, com silvado/mato/pedras/manilhas/molhos de lenha/paletes e outros matérias.

» Silvados/matos/pedrados e outros locais ao ar livre.

» Recompensas (chouriço/doces/gomas/ração e outras comidas) ou (festas/brincadeira

2.º PRESAS

» Porco-da-índia

» Coelho (bravo/mestiço/manso)

3.º TIPO DE CÃES DE CAÇA AO COELHO.

» Cão de rasto/pista.

» Cão de levante/agarre.
_____________________//___________________

O que vou começar a dizer, parece ser ironia, mas não o é:

Para se treinar um cão/cachorro, na caça ao coelho, temos que começar, com o que acontece por último na caça real e a valer, ou seja, pelo cobro…

Mas antes de mais, e para que não haja dúvidas, esclareço desde já, que, apenas me vou referir, ao treino de cachorros na fase dos 3 aos 9 meses, e não de cães de idade superior a 9 meses… pois esses terão que ter um treino especifico e não tão linear… talvez mesmo mais acelerado e sem tanto passo…

Assim, temos que graduar a idade dos cachorros, especificar a fase de treino adequado a cada grau e sem nunca deixar de dar atenção à maturidade do cachorro, pois vai ser sempre a maturidade do cachorro, que vai ditar se evoluímos mais ou menos no treino, e qual a fase seguinte a aplicar.

* O TREINO E MATERIAIS A APLICAR *

Principal regra de treino, é não usar qualquer tipo de violência ó hostilidade.


1.ª FASE DE TREINO (CACHORRO COM IDADE COMPREENDIDA ENTRE O DESMAME E OS 3 MESES).

Ora, nesta idade o cachorro quer é brincar, estragar tudo o que pode apanhar, também é a idade em que cria mais laços com quem se relaciona, laços tais como, confiança, companheirismo, e de dominância ou submissão, como tal, nesta altura, devemos brincar com os nossos cachorros, (sem dar colo), e brincar com uma bola de pequenas dimensões, de maneira a que possa agarrar com focinho, sendo que quando atiramos a bola, devemos dizer repetidamente a palavra (busca busca), já quando ele transporta a bola de volta, nunca a devemos tirar do focinho bruscamente, mas sim o melhor, não tirar, devemos é fazer muitas festas e falar a palavra (deixa deixa) repetidamente…

Com esta fase o cão vai aprender a fazer o cobro… cobro este, que irá realizar mais tarde na caça real e dura…

Nesta fase, há quem opte por dar uma recompensa, tal como chouriço e outras coisas, o que na minha opinião é errado, pois podemos correr o risco de estar a criar o vício de recompensa alimentar, o que uma vez aprendido dificilmente irá ser alterado…

Quanto aos ruídos, está na fase de mostrar que á vários ruídos aos quais deve se ambientar, não devemos poupar o nosso cachorro ao ruído de um motor, de uma panela que caí, e outros sons normais… mas nunca devemos fazer qualquer detonação nesta fase, mas se ela acontecer, deve ser a alguma distância de nós, (tal como o rebentamento de um balão), para que o cão não a associe ao seu dono e amigo…

Já com os 3 meses a acabarem de completar, devemos ver que maturidade apresenta o animal, podemos começar a enrolar uma pele de coelho na bola com que brincamos com o cachorro, mas sempre, com meia bola à mostra, para que saiba que é aquele o brinquedo dele, mas que adquiriu um novo elemento, (pelo/cheiro/textura a coelho).

Nesta e em qualquer fase seguinte, o animal só deve sair do canil, para fazer isso, ou seja, não devemos soltar o animal para ele brincar solto e livre, pois assim pode e ganhará independência que poderá dificultar o treino em fases seguintes… desta forma, também habituamos o cachorro que, quando sai do canil, é para trabalhar…

Apenas se deve treinar o cachorro isolado e a alguma distância do canil, de forma a não estar a ouvir os seus colegas… o treino deve ser feito em zona de pasto/erva rasteira e seca…

2.ª FASE DE TREINO (CACHORRO COM IDADE COMPREENDIDA ENTRE OS 3 E 6 MESES).

No início desta fase, e após avaliarmos a maturidade do cachorro, podemos continuar com o treino da bola, mas vamos aumentar o tamanho e peso dela, e envolver a bola toda em pelo… a bola deve ser mole, deve ser baralhada a maiores distâncias para ter que se afastar mais e mais, não devemos contudo, exagerar no treino, ou seja, nunca cansar muito o cachorro ao ponto de ele desistir de ir buscar a bola… mas não vamos mais alongar esta fase, está na idade de começar a ser tratado como aspirante a cão de caça…

Assim, devemos começar a dificultar a brincadeira, vamos atirar a bola, para montes de lenha, e zonas de mato serrado, mas para
facilitar o encontro do cachorro com a bola, podemos aplicar o líquido de odor a coelho na pelagem que envolvemos a bola… após algumas repetições, vamos fazer um rasto com líquido de odor a coelho, e de seguida vamos atirar a bola para dentro dum molho de lenha/mato ou silva, fazendo a bola correr nesse carreiro e entrar dentro do silvado… após algumas repetições, escondemos a bola dentro do silvado, e fazemos novo carreiro, fazemos que atiramos a bola na direcção do silvado (mas o que atiramos é não mais que uma pedra), e esperamos que o cão vá pelo rasto até á bola que estava escondida, devemos repetir isso até que ele saiba que onde está o rasto, mais á frente está o seu objectivo…

Numa fase mais adiantada, 4 a 5 meses, está na altura de mostrar a caça ao cão… mas dentro do silvado ou então a entrar, podemos fazer isso, atando um cordel/corda ao coelho, ou lá dentro ou puxando-o para lá dentro, de maneira a que o cão o veja a entrar….


Quanto à presa, pode-se optar por um porco-da-índia, um coelho manso ou um coelho travesso ou um bravo… mas atenção, é o primeiro contacto com a presa, como tal deve ser uma presa que fuja, e que não ofereça resistência, pois um coelho grande pode arranhar o cachorro e bater com as patas, o que pode ser prejudicial… na minha opinião o coelho bravo é o mais indicado, pois é o que em termos de cheiro e de características mais se assemelha ao que o cachorro vai ter de encontrar nas suas caçadas…

Já nesta fase, devemos estar sempre com um pau na mão, mas devemos transportar o mesmo como se o levasse-mos ao colo, e não com pau levantado e a 45 graus, pois o cachorro pode pensar que lhe vamos bater, o pau deve ter aspecto de uma espingarda (mais coisa menos coisa), deve ter resíduos de pólvora queimada, e deve ser pintado de preto no correspondente ao cano… devemos ter sempre balões de carnaval, que rebentaremos sempre que sai o coelho tocado pelo cachorro… mas isso o cão tem que associar ao dito pau… assim o cachorro vai associar o rebentamento com o pau, e depois devemos brincar com o cão com a imitação de arma na mão, a fim de ele sentir o cheiro do resido de pólvora, ficando assim familiarizado com as nossas espingardas de caça….

Bem após isto e se o cão já reconhece em pleno o seu novo objectivo, estamos prontos para avançar, estamos com um cachorro entre os 5 a 6 meses, que já sabe o que é o rasto, a presa, o rebentamento e o cobro, mas sobre tudo, sabe que tem que correr atrás da presa, se quiser apanhar a mesma, e ganhar umas festas… como tal vamos complicar-lhe a vida… devemos ainda enervar o cachorro….

Nota:

O treino com presas, deve ser feito em cerca ou lugar vedado, pois os coelhos são caros e assim podemos sempre recuperar os coelhos ou então, ao deixar na cerca, para a próxima, já sabemos que quer com rasto quer sem rasto, o cachorro vai ali se depara-se mais tarde ou mais cedo com os que levamos para treinar ou com o que lá deixamos…

3.ª FASE DE TREINO (CACHORRO COM IDADE COMPREENDIDA ENTRE OS 6 E 9 MESES).

Com esta fase, o que se pretende é, que o cachorro passe a ganhar ódio á sua presa, como tal, nada deixa mais raivoso um cão, que uma presa, na qual não pode ferrar o seu dentinho… está na fase de deixar morder, mas sem que consiga o que tanto quer “matar” ou seja, coelhos difíceis… vamos colocar o coelho num cesto de rede metálica, o melhor é o que utilizamos para guardar as nossas carpas que pescamos, pois os elos não deixam morde até ferrar o dente, colocamos o coelho lá dentro, e vamos magoar o nosso aspirante a cão de caça, que agora vai ser o nosso finalista de curso de caça ao coelho… assim devemos dar o coelho a morder, dentro da rede claro está, e quando o nosso cão se firmar na dentada, puxamos a rede (qb), de maneira a causar dor a ele e ao coelho, que vai guinchar, entusiasmando mais o nosso finalista… com a dor que o cachorro vai sofrer e com os guinchos do coelho, o cão vai ficar muito raivoso… óptimo está lá… (podemos proferir palavras tais como (vai cachorro/ a ele cachorro ou então o convencional “cscscscscs”.

Agora só falta ao nosso finalista, apanhar um coelho, matar, cobra, e receber aquilo que ele vai querer, as tais festas e comemorações…

Assim vamos passar à fase da cerca, mas desta feita, sem ele ver largar qualquer coelho, mas sim, apenas com os coelhos que lá fomos deixando, de certo que o rasto que os coelhos foram criando, vai logo animar o cachorro, o qual poderá ainda assim de murar a iniciar a busca… contudo nessa fase não se deve intervir, iniciada a busca, não devemos intervir logo, até que levante um orelhudo, após alguma perseguição, (está claro que teremos na mão sempre um pau, mais semelhante possível com a nossa espingarda ou mesmo a espingarda), devemo-nos mostrar muito interessados em apanhar o coelho, nomeadamente correndo na direcção do mesmo… com isto o cachorro irá perceber que é também o nosso objectivo o coelho…

Após uma vez ou duas de cerca, e feito o trabalho que mencionei antes, vamos então voltar à cerca, fazer todos os passos, mas agora com o incremento da detonação, assim, logo que o cachorro nos mostre um coelho, devemo-nos mostrar muito interessados em apanhar o coelho, conforme disse anteriormente, e quando estivermos atrás de um com o cachorro, devemos efectuar uma (e apenas uma) detonação, utilizando para o efeito, Pistões/pistoletes/pistola de fulminante ou mesmo a nossa espingarda com cartuchos alterados, com menor carga de pólvora (sem chumbo) … nunca olhar para o cachorro a quando da detonação, mas sim mostra-se ainda mais interessado no coelho, desta forma o cão vai associar o disparo/detonação, como se trata-se de uma forma de latido ou entusiasmo do seu dono… tal não deve ser repetido muitas vezes na 1.ª experiência … devendo se evoluir, conforme as reacções e medos mostrados pelo animal…

Após algumas repetições de cerca, claro está que em dias diferentes, está na altura de matilhar o animal, 1.º com um cão vagaroso, ou ainda melhor, um cachorro que já tenha alguma experiencia, e vamos à cerca, soltemos os dois, e vamos desfrutar do espectáculo sem intervir… podemos efectuar detonações, mas apenas quando o coelho vier na nossa direcção… uma ou duas vezes de cerca nestas condições e o finalista deve ser levado à prova final…

O campo real, apenas acompanhado pelo cachorro que é iniciado, e em lugar com coelhos… após vermos os resultados, deve-se ir
juntando mais cães ao treino, e mais e mais…

Está completo o nosso treino… agora é desfrutar do produto que criamos e que tantas alegrias nos vai trazer….

Notas:

Na construção de uma cerca, devemos ter lá dentro, silvado/mato/pedras/manilhas de cimento cobertas com terra /molhos de lenha/paletes e outros materiais, a cerca deve ter pelo menos 10 metros * 5 metros, e a rede deve ser de 1,5 metros acima da terra, e de 20 a 25 centímetros enterrada… deve ter trilhos estreito e pouca zona limpa, de preferência junto da rede não deve haver trilhos ou limpos, para o cachorro não se encostar à rede para sair…

Nunca se deve, obrigar ou insistir muito com o cachorro, para que ele entre no silvado em determinado sítio, o cão deve escolher a
entrada, pois senão vai começar à espera de indicação do seu dono para entrar…

Nunca baralhar pedras para o mato, para o cão ir verificar o barulho… pois poderá começar a caçar apenas de ouvido… ou então, como vai à procura e não encontra nunca nada naquele local, vai deixar de dar importância aos ruídos, situações estas que não são nada boas…

Nos últimos treinos em cerca, e se temos algum coelho morto com pele, podemos pendurar o mesmo na cintura, para que o cachorro, se habitue a tal facto, e depois na caça real, não andar sempre a trás de nós a tentar roubar o coelho…

Nunca esquecer que, cada cachorro é um cachorro, e devemos ir treinando o que mais necessita treinar, e que o treino que aqui relato, é uma de muitas soluções… pode parecer um treino muito trabalhoso e longo, mas não o é, pois estamos a falar de um espaço temporal de 9 meses, e se temos o material necessário, é muito fácil…

Esclareço ainda que dependendo da evolução do cachorro a treinar, posso indo saltar passos, garantindo contudo que este treino, é muito eficaz e com resultados quase de 95%..., tendo já tirados uns €, no treino de verdadeiras máquinas de caça, quer minhas quer de colegas que me deixaram cães para treinar…

Nalgumas técnicas aqui esplanadas, podemos aproveitar para as aplicar na correcção de erros/medos de cães mais velhos… mas estou disponível para mais esclarecimentos se dúvidas houver.

Artigo de opinião cansativo, mas penso também ser explicativo… aguardo comentários e opiniões contrárias, para poder melhorar o
meu método, … bons treinos e bons cães…


Última edição por sergio-monteiro em Sex Mar 18, 2011 7:15 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 4:09 pm

grande relatorio sergio parabens Truques e dicas de treino de cães de coelho  922137
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 7:00 pm

sergio magalhaes escreveu:
grande relatorio sergio parabens Truques e dicas de treino de cães de coelho  922137

Obrigado, mas venho acrescentar mais;

(relativo à construção da cerca) - devesse mais ou menos no meio da cerca, fazer um pequeno charco em cimento, com cerca de 1 metro * 0,5 metros, com cerca 0,10 metros de profundidade, pois assim quer os coelhos da cerca quer os nossos cachorros têm onde beber água, para além de se refrescarem, e ainda poderem ter contácto com esse elemento (água) na sua caçada... a colocação das manilhas (máximo 2), estas devem estar à superfície juntas ou com muito pouca distancia entre elas (máximo 10 centímetros) , devem ser mais ou menos tapadas com terra,e o seu diâmetro deve permitir que o cachorro lá entre, para ali levantar os coelhos...

A roupa a utilizar no treino do cachorro de caça, deve ser a que utilizamos nas nossas jornadas, por exemplo, quem caça de camuflado deve treinar os cachorros vestido pelo menos com uma peça de camuflado, assim sempre que o nosso cachorro nos veja a dirigir para o canil, já sabe com o que vai contar... vai para a actividade de caça que tanto está a amar...

Fica aqui ainda estas dicas que por lapso passaram....
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 7:34 pm

Boa descrição. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 18, 2011 10:20 pm

Eu começo os treinos mostrando um coelho de preferencia bravao ou trassado na gaiola e depois soltando no meu quintal ai umas 3 ou 4
vezes para ver a reaçao do cachorro como podem ver aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
depois pego no coelho e solto num silvado e incentivo o cachorro a entrar no silvado ou zona com giestas que ate e melhor para os cachorros pequenos.
A partir daqui o cao tendo aquela gana pelos coelhos levo com os ja caçados ao campo de treino alternando com ida a canto com alguns coelhos sozinho que e para os avituar a procurar sozinhos .
E um pouco assim que eu treino e alguns colegas meus fazem.

amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyDom Mar 20, 2011 6:30 pm

vitor76 escreveu:
Eu começo os treinos mostrando um coelho de preferencia bravao ou trassado na gaiola e depois soltando no meu quintal ai umas 3 ou 4
vezes para ver a reaçao do cachorro como podem ver aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
depois pego no coelho e solto num silvado e incentivo o cachorro a entrar no silvado ou zona com giestas que ate e melhor para os cachorros pequenos.
A partir daqui o cao tendo aquela gana pelos coelhos levo com os ja caçados ao campo de treino alternando com ida a canto com alguns coelhos sozinho que e para os avituar a procurar sozinhos .
E um pouco assim que eu treino e alguns colegas meus fazem.

Truques e dicas de treino de cães de coelho  600400


Boas, treino completamente eficiente, pois estamos a falar de um cão de rasto.

Só elaborei, o artigo acima, para dar a todos a minha opinião relativo ao treino geral, e para qualquer raça de caça ao coelho, (tipo genérico), mas olhe, deixe-me dizer-lhe uma coisa, a cadelita que apresenta nos vídeos, não lhe vai falhar... mas sendo o cão de rasto, não deve treinar em conjunto com cães de rasto, antes que faça pelo menos 9 meses a um ano, sobe pena de ficar com uma cachorra a latir muito... mas os meus parabéns por o que vi...
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyDom Mar 20, 2011 8:38 pm

sergio-monteiro escreveu:
vitor76 escreveu:
Eu começo os treinos mostrando um coelho de preferencia bravao ou trassado na gaiola e depois soltando no meu quintal ai umas 3 ou 4
vezes para ver a reaçao do cachorro como podem ver aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
depois pego no coelho e solto num silvado e incentivo o cachorro a entrar no silvado ou zona com giestas que ate e melhor para os cachorros pequenos.
A partir daqui o cao tendo aquela gana pelos coelhos levo com os ja caçados ao campo de treino alternando com ida a canto com alguns coelhos sozinho que e para os avituar a procurar sozinhos .
E um pouco assim que eu treino e alguns colegas meus fazem.

Truques e dicas de treino de cães de coelho  600400


Boas, treino completamente eficiente, pois estamos a falar de um cão de rasto.

Só elaborei, o artigo acima, para dar a todos a minha opinião relativo ao treino geral, e para qualquer raça de caça ao coelho, (tipo genérico), mas olhe, deixe-me dizer-lhe uma coisa, a cadelita que apresenta nos vídeos, não lhe vai falhar... mas sendo o cão de rasto, não deve treinar em conjunto com cães de rasto, antes que faça pelo menos 9 meses a um ano, sobe pena de ficar com uma cachorra a latir muito... mas os meus parabéns por o que vi...

Boas amigo neste momento a cadela ja tem 2 anos e meio e ate o ano passado sempre treinou so com podengos agora ja tem companhia
de outro beagle com ano e meio e realmente o que posso dizer quanto ao latir ate podia latir mais so começa a latir mesmo perto da caça depois de levantar a caça ja late mais um bocado mas nada ate ao que vejo em alguns videos aí ate acho que e de mais
amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Truques e dicas de treino de cães de coelho   Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyDom Mar 20, 2011 11:20 pm

Boas pessoal.Um Tópico bastante interessante,sem dúvida.
Eu pessoalmente também já treinei bastantes cachorros,e quando o comecei a fazer ,foi apenas por intuíção,sem aconselhamento de quem quer que fosse.Refiro-me à já uns bons anos atrás em que ''estas modernices''Computadores,apenas serviam para alguns.Tinha uma vantagem nessa época ,que era a existência de bastantes coelhos aqui na minha zona e que facilitava muito o treino e o ensino.
Começava com os cachorros logo de muito pequeninos(2,5meses),a metê-los junto a coelhos ''novos'',sempre comigo ao lado para que se fossem familiarizando com o odor,e não tivessem medo,chegava mesmo a segurar um coelho pelas orelhas no meio da ninhada,até eles começarem a morder no pelo,e a quererem brincar com ele.Pouco a pouco perdiam o medo e assim que viam o coelho queriam era morder-lhe.Mais tarde ,com cerca de três meses,começava por soltar um determinado coelho numa área em que existia bastante ervaçal e algum mato.Com uma cana comprida começava a tocar no coelho (manso, nesta época),para que ele se começasse a movimentar e deixasse rasto no chão,quando o coelho se metia dentro de algum bocado mais sujo ,ía então a casa buscar um dos cachorros,e levava-o até ao local,se não se interessa-se pelo rasto deixado,fazia com que ele fosse passar esbarrar com o coelho, que acabava por fugir,e fazia com que o cão o procurasse,normalmente se o coelho já tiver sido solto algumas vezes começa a saber fugir e fintar o cão,e dentro de uma área ''suja'' perde-o de vista e começa a utilizar o nariz.Convêm mudar de local porque alguns cachorros,assim que se viciam e prevêm que vão ser soltos ,até chegam a seguir o nosso rasto para descobrirem onde largamos o coelho.Se depois de uma corrida atrás o agarrarem,tiramos o coelho ao cachorro,voltamos a largar o coelho para que ele descansse alguns segundos e se começe a movimentar,à vista do cachorro,que mantemos seguro,basta tapar-lhe a visão e dar umas voltas ,largando-o depois virado para outro local,que ele vai imediatamente correr e utilizar o nariz.Isto serve para iniciar cachorros ,utilizando coelhos mansos,para quem não tem outros.
Quem tiver bravos ou cruzados basta com um bocado de cordel fino passar-lhe um um nó de correr numa pata da frente ,e na de trás oposta(fio cruzado),cinco ou seis centimetros apenas entre as duas patas depois de atadas,para que não se consigam esticar a correr,se esticar a trazeira terá de encolher a dianteira e cai.Com estes basta largá-los no chão e afastarmo-nos um pouco para que começem logo a tentar fugir,mas como em corrida caem,acabam por se ''passar'' mirrados de um local para outro,deixando rasto,basta dar uma volta nos arredores de casa levando connosco o coelho escondido dentro do casaco e o cachorro,quando o cachoro estiver um pouco longe,deixamos cair o coelho e afastamo-nos um pouco,mas sempre de olho no local,porque eles desaparecem ,mudam de local rápidamente,levamos lá o cachorro para que ele lhe sinta o rasto,e começe a procurar,se depois de se aproximar o vir, correr atrás e apanhar,fazemos como disse anteriormente ,deixar o coelho recuperar um pouco ,tapar os olhos do cão e muda-lo de sitio,entretanto já o coelho recomeçou a andar e o cão a procurar.
Depois de alguns treinos destes e quando tivermos a certeza que o nosso cachorro assim que se cruza com o rasto do coelho começa logo a procurar,(memorizou o cheiro)o melhor mesmo será começar a levá-lo de madrugada a locais onde existam alguns bravos do terreno,para que comece a fazer um pouco de rasto,e alguma vez irá ver o seu primeiro coelho a fugir na sua frente,este depressa irá desaparecer dentro de um silvado ou outro mato,e aí ele vai ter de começar a entrar.Seguidamente vamos levá-lo com um ou outro já caçado para que aprenda a acorrer aos latidos.
Esqueci-me de frizar um pormenor muito importante,que foi aquele mencionado pelo colega Sérgio Monteiro,o rebentamento de um balão no instante em que o cachorro vê o coelho também ajuda muito a associarem aquele barulho no futuro.
Estes para mim ,são alguns passos que podem estar ao alcance de qualquer um,(ter um cachorro e um coelho)e basta deslocarem-se a qualquer local com ''terrenos baldios''para fazerem um pequeno treino bastante útil.
É que nem todos temos terreno para fazer cercas vedadas e outras coisas mais.
A parte do cobro mencionada pelo Sergio ,também será muito importante e de muita utilidade.
Os meus parabéns ao colega Sérgio pelo excelente texto que aqui postou.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 11:35 am

Obrigado, caro Ciclone

Ora, de facto, esqueci-me de um grande pormenor, que o caro coelga, menciona, o cachorro, após mostrar rastear mais ou menos, deve ser levado a caçar de madrugada ou mesmo de noite, apesar de ser crime... cada qual sabe de si, confesso que já arrisquei...





Caçar
espécies cinegéticas fora do respectivo
período venatório

Al. c) do nº1 do artº6 da Lei 173/99
conj. com os ANEXO I/II Portaria 253 do DL 202/04


Nº1 do artº30 da Lei 173/99

Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias

Caçar fora das respectivas jornadas de caça (ex: caçar à noite)

Al. c) do nº1 do artº6 da Lei 173/99
conj. com nº1 ou nº2 do artº88 do DL 202/04


Nº1 do artº30 da Lei 173/99

Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias

Caçar em dias que a caça não seja permitida

Al. c) do nº1 do artº6 da Lei 173/99
conj. com nº2/ nº3/ nº4 do artº89 do DL 202/04


Nº1 do artº30 da Lei 173/99

Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias



Deve ser levado, sozinho ou acompanhado pelo tal cachorro iniciado com que matilha-mos o cachorro...

Ora bem, a saída à noite ou de madrugada, nunca deve ser feita antes do cachorro perfazer pelo menos 6 meses... eu diria que até seria melhor mais lá para os 9 meses...

Já nos cães de rasto, podemos fazer um treino mais simples, como o amigo Ciclone menciona, e com cães de rasto, podemos e devemos levar os mesmos ao mato (madrugada/anoitecer/noite), antes mesmo dos 6 meses, mas devo dizer que ainda assim não devemos nem podemos pedir muito a um cachorro entre os 6 e os 9 meses, pois é a partir dos 9 meses até 1 ano, em que o animal está totalmente desenvolvido e capaz de mostrar o que vale...

___________________________________//____________________________

Estranho o facto deste tópico não estar a ser mais debatido, com tantos bons treinadores/cães de caça que vejo falar noutros tópicos... meto mesmo em causa se assim o será... bem apedido de um colega do fórum, que não comentou este artigo, irei elaborra um trabalho para aqui apresentar, sobre treinos de cães de caça ao coelho, mas a iniciarem-se após um ano de idade... (treino de burro velho)...
__________________________________//_____________________________

Após debatido e esgotado o presente tema, irei abrir novo tema, sobre a proporssionalidade dos normativos da Caça... espero poder contar com a ajuda de todos, pois não sou um ex-per na matéria... e queria até que isto fosse um debate, e não artigo de opiniões... se os caros administradores/moderadores assim o permitir e deixarem.


Última edição por sergio-monteiro em Seg Mar 21, 2011 12:08 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 12:07 pm

sergio-monteiro escreveu:

Ora bem, a saída à noite ou de madrugada, nunca deve ser feita antes do cachorro perfazer pelo menos 6 meses... eu diria que até seria melhor mais lá para os 9 meses...

Isto do ensino de cães de caça é mais uma daquelas coisas que apesar das linhas gerais serem as mesmas mas no fundo cada cabeça sua sentença.

Muito se tem escrito sobre essa materia...e bem, devo realçar. Porém há sempre um ou outro ponto que se possa discordar ou dizer "não é bem assim".

Aos 6 meses, os meus cachorros já foram todos com alguma regularidade ao mato (sempre de madrugada) ter contacto com os cheiros e rastos. Raramente os levo sozinhos, vão sempre aos pares (se possivel) isto para os cachorros terem mais confiança em aventurar-se em zonas um pouco mais sujas. É certo, que levar 2 cachorros implica dose redobrada de paciência pois a brincadeira é sempre muita. Mas prefiro que brinquem entre eles, do que se habituem a vir ter comigo para brincar. E se um deles dá com algum rasto ou cheiro ...o outro irá imediatamente copia-lo e tambem procurar essa emanação. Lembrem-se que para um cachorro de 4 a 5 meses correr atrás de uma borboleta ou de um gafanhoto é instinto de caça e faz parte da aprendizagem.
Nesta fase não me preocupa se já caçam ou não. O importante é que ganhem uma certa independencia mas sempre com ligação ao dono.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 2:32 pm

Bem, por me ter sido solicitado pelo companheiro Filipex, e visto que também aqui neste tema se enquadra, vou tratar do tema, mas agora com cães em idade adulta, que queremos iniciar nas nossas matilhas/caçadas….

Sobre este tema, devo dizer que há duas realidades:

Cães com idade compreendida entre 1 e 2 anos.

Cães com idade superior a dois anos, (burro velho mais vale matá-lo que ensina-lo).

___________________________________//_________________________________

Ora bem, no treino de um cão que nos chegam às mãos, sem qualquer iniciação, e com uma idade compreendida entre 1 a 2 anos de idade, não vamos aplicar a mesma estratégia que utilizamos com um juvenil… pois iríamos perder tempo de mais, e o cão está é na idade de caçar…

REGRA FUNDAMENTAL:

Não soltar ou levar o cão ao mato/caça, sem que o animal esteja bem habituado a nós… e sem pelo menos sabermos se tem ou não medo dos tiros… senão iremos ver mais do mesmo, cães vadios e perdidos, o que é de todo lamentável, pois esse tema deixa uma fama aos caçadores, na qual não me quero enquadrar…

____________________________________//_________________________________

O TREINO PROPRIAMENTE DITO:

1.ª REALIDADE: (sem qualquer iniciação, e com uma idade compreendida entre 1 a 2 anos)

Vamos passar logo para a mostra da presa, utilizamos o método do cesto de rede, aqui aconselho que seja sempre com coelho bravo… após o cão reconhecer a presa, podemos levar logo à cerca, mas tem que ir com um cão caçado (mas lento) e ao qual deve estar previamente habituado/matilhado… assim o cão vai ver o que o outro cão faz, e onde levanta o coelho, o que faz depois de levantado o coelho… e após duas vezes de cerca, mais coisa menos coisa, vamos efectuar a 1.ª detonação… observamos o comportamento do cão… e repetimos as vezes necessárias…

(Na cerca o cão deve dar sinais de utilizar o nariz e ouvido, deve-se adaptar à presa solta, bem como a furar, deve antes de mais agarrar um coelho e mata-lo, quanto a nós, não nos devemos preocupar com coisas tais como cobro e pormenores de andamentos e latidos)

Se o cão já sabe onde está ou pode encontrar a presa, (silvado), está na altura de ir à noite/madrugada/anoitecer, com esse dois cães, o sítio deve ter todo o tipo de mato/silvado/pedra, mas sobretudo deve ter coelhos… visto que o que o cão necessita é ver coelhos, e trabalhar isso é o mais importante… após 2 ou 3 saídas, vamos juntar mais cães…

Não devemos nem podemos exigir a um cão que se inicia após ter feito 1 ano de idade a qualidade de caça que temos num cão que foi devidamente preparado em cachorro… mas podemos ir melhorando e até podemos chegar a um nível muito aceitável ou mesmo bom…

2.ª REALIDADE: (sem qualquer iniciação, e com uma idade superior a 2 anos)

Aqui, os passos são os mesmos, mas não será uma grande aquisição, pois vamos ter muitas dificuldades em moldar o cão…

Só muito raramente teremos êxito, mas podemos ir melhorando até chegar a um nível muito aceitável, mas quase nunca a um nível mesmo bom…

O ditado é antigo (burro velho mais vale matá-lo que ensina-lo), não quero com isto apelar à morte do animal, claro está, mas quero com isto dizer o quanto vai ser difícil o seu ensinamento…

Notas aplicáveis:

O treino de cães de rasto, sem iniciação, e com as idades acima mencionadas, é muito mais fácil, pois temos um cão de rasto, que após uma ou duas confrontações com a presa, vai assimilar o seu cheiro, e vai despontar as suas capacidades inatas… contudo, e ainda assim, muito dificilmente teremos os resultados que temos com cães iniciados em cachorros.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 8:17 pm

sergio-monteiro escreveu:


Ora bem, a saída à noite ou de madrugada, nunca deve ser feita antes do cachorro perfazer pelo menos 6 meses... eu diria que até seria melhor mais lá para os 9 meses...

Já nos cães de rasto, podemos fazer um treino mais simples, como o amigo Ciclone menciona, e com cães de rasto, podemos e devemos levar os mesmos ao mato (madrugada/anoitecer/noite), antes mesmo dos 6 meses, mas devo dizer que ainda assim não devemos nem podemos pedir muito a um cachorro entre os 6 e os 9 meses, pois é a partir dos 9 meses até 1 ano, em que o animal está totalmente desenvolvido e capaz de mostrar o que vale...
Fica uma dúvida:

Será que é mesmo aconselhável tendo em conta a evolução do cachorro fazer treinos de noite?


Não tenho experiência de treino à noite, mas já o fiz uma vez. Senti os cães velhos a caçarem mais longe de mim do que o normal e os cães novos pelo contrário não se afastavam tanto. É certo que na altura, um dos cães novos pouco mais deveria ter do que 5 meses e outro perto de 1 ano.

Por outro lado, já ouvi várias vezes que cães treinados à noite têm tendência a caçar mais longe.

Eu treino sempre ao romper do sol (6h/7h da manhã).
Por um lado, em sítios com poucos coelhos, é uma excelente hora pois há rastos frescos.Por outro lado, sítios com muitos coelhos, penso que é mau... porque sinto os cães perdidos em tanto rasto.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 8:27 pm

É um facto, o treino à noite faz com que os cães cacem mais longe, mas enquanto estão a caçar à noite e isso quase nada ou nada vai se reflectir durante uma caçada de dia.

Quanto aos cachorros, eles só devem caçar à noite com uma idade e experiência boa. tipo entre os 9 meses e 1 ano ou mais, conforme se o cão está bem matilhado ou não... mas garanto que se deve fazer uns treinos, nunca muitos e nunca seguidos... a opção para o nascer do sol, até poderá ser o mais aconselhável...

Relativamente a treinar em sitio com muitos coelhos, nisso meu amigo, quanto mais melhor, pois vai dotar o cão de um nariz, capaz de rastrear até chegar ao coelho, e com isso vai ter um cão que com pouco rasto, vai chegar mais rápido o seu objectivo...

Espero ter respondido ás suas duvidas...
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 9:30 pm

sergio-monteiro escreveu:
É um facto, o treino à noite faz com que os cães cacem mais longe, mas enquanto estão a caçar à noite e isso quase nada ou nada vai se reflectir durante uma caçada de dia.

Isto é a sua experiência que lhe diz isso???

É que a minha diz-me precisamente o contrário. Quem pretender uns cães mais ponteiros e independentes este é precisamente o treino que lhes deve dar.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 10:43 pm

patrick_lgs escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
É um facto, o treino à noite faz com que os cães cacem mais longe, mas enquanto estão a caçar à noite e isso quase nada ou nada vai se reflectir durante uma caçada de dia.

Isto é a sua experiência que lhe diz isso???

É que a minha diz-me precisamente o contrário. Quem pretender uns cães mais ponteiros e independentes este é precisamente o treino que lhes deve dar.

Amigo, desculpe ter que lhe dizer, mas leia bem o que escrevi, mas olha para as virgulas e os e, vai ver que quero dizer o mesmo que o amigo... e não vale, só ler uma frase e descontextualizara, pois está inserida num texto, que deve ser lido na integra...

O que digo, é que eles vão afastar-se demais à noite, mas que, depois na caçada de dia a coisa volta a ser normal... e sempre disse que o treino à noite é bom, mas não discordo que o treino a iniciar com o nascer do sol, também o é...

Acho que talvez me tenha explicado mal... espero não ter deixado mais dúvidas...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySeg Mar 21, 2011 11:35 pm

boas dicas no global mas não se esqueçam que os cães precisam de pratica, isso apreende-se e desensolve-se no terreno não com teoria que roda á volta da mesma questão Truques e dicas de treino de cães de coelho  600400
parabens ao membro sergio pela teorica aqui bem mencionada Truques e dicas de treino de cães de coelho  687241
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyTer Mar 22, 2011 8:00 pm

bom tópico sem dúvida!!!!
de uma maneira geral,já foi mais ou menos tudo dito,penso que com algumas diferenças...mas treinamos os cahorros praticamente da mesa forma,uma alteração ou outra...mas vai tudo dar ao mesmo.
de realçar as diverças opiniões,que aqui foram espostas e os excelentes artigos.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyTer Mar 22, 2011 8:25 pm

Pelo que se escreveu a varias teorias e maneiras mas tambem concordo com o que diz o amigo sergio .
amigo sergio Truques e dicas de treino de cães de coelho  232712
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyTer Mar 22, 2011 10:48 pm

sergio-monteiro escreveu:
Amigo, desculpe ter que lhe dizer, mas leia
bem o que escrevi, mas olha para as virgulas e os e, vai ver que quero
dizer o mesmo que o amigo... e não vale, só ler uma frase e
descontextualizara, pois está inserida num texto, que deve ser lido na
integra...


O que digo, é que eles vão afastar-se demais à
noite, mas que, depois na caçada de dia a coisa volta a ser normal... e
sempre disse que o treino à noite é bom, mas não discordo que o treino a
iniciar com o nascer do sol, também o é...

Acho que talvez me tenha explicado mal... espero não ter deixado mais dúvidas...

O amigo está desculpado Truques e dicas de treino de cães de coelho  600400 Aliás eu leio sempre duas vezes um post quando quero referência a ele. Para evitar tirar conclusões precipitadas. Além do que muitas vezes quem escreve pode não exprimir bem a ideia que tem em mente (não é o caso aqui...) e assim muitos vezes tento interpretar nas entrelinhas Truques e dicas de treino de cães de coelho  40618 .

Já antes tinha referido que nisto do treino de cães tudo o que se pode dizer está correcto mas há sempre a possibilidade de alguem dizer"ahh mas isso não é bem assim!" e ambos os intervenientes terem razão.
Basta que para tal o amigo se esteja a referir a treinos nocturnos em zonas de silvas e eu me esteja a referir em zonas de matos, já a coisa fica no "não é bem assim". E se a estes factores acrescentar mais uma "componente " que pode fazer muita diferença, neste caso, a região a coisa muda logo de figura. Pois o comportamento dos coelhos da sua zona nada tem a ver com os do Sul, nomeadamente Baixo Alentejo e Algarve. E acredite que eu conheço muito bem as duas realidades.

Portanto, aquilo que eu referi, era apenas um alerta. Pois, dependendo das zonas, o treino à noite poderá fazer com que o cães acabem por caçar mais longe (ponteiros) e com reflexos na forma de caçar num dia de caça

Truques e dicas de treino de cães de coelho  687241
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: truques e dicas para treino de "cachorros" de coelho   Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 24, 2011 11:00 pm

Monteiro 28 escreveu:
Truques e dicas de treino de cães de coelho  232712 A minha opinião é que cada cachorro tem a sua evolução e nós temos que
saber ver quando o cachorro precisa de sair acompanhado com um caõ mais velho ou se
esta a ganhar o vico de andar atras so do cão mais velho e aí á que leva-lo sozinho para puxar pelo nariz Truques e dicas de treino de cães de coelho  910593

Eu começo por levar a cachorra normalmente com uma cadela caçada que caça mt perto e ando ali pelas beiras onde ha mais probabilidade de sair um coelho e a cachorra ver , claro que no inicio a cachorra anda ca fora mas depois de ver o coelho sair e a entrar no mato ja vai começando a entrar e aí começo a levar 3 vezes sozinha e 1 com a cadela mais velha , mas tudo vai depender da evolução dos cachorros nem todos servem para a caça Truques e dicas de treino de cães de coelho  139124

tem que se perder mt tempo e ter mt paciencia Truques e dicas de treino de cães de coelho  139124 e ir muitas vezes com eles ao campo


Esta também é a minha opinião..
E o meu método é o seguinte:
Em casa e a partir dos 3 meses, começo a mostrar coelhos e deixar cheirar.. noutras alturas deixo procurar, perseguir. morder e até chego a deixar matar (quando sinto os cães com poder e ganas para isso).
No "monte", começo por dar pequenos e curtos passeios a zonas de caça para se familiarizarem com o ambiente e se habituarem a seguir-me e procurar-me..
Depois começo a leva-los a esses sitios com cadelas caçadas (não levo sempre a mesma para não se viciarem a persegui-la e também não levo sempre ao mesmo sitio porque não quero cães a sair do carro ou canil e saberem de cor onde estão os coelhos.. se quisesse isso construía uma cerca..)..
Os cachorros mais precoces são os que "puxo" primeiro para depois incentivarem os outros..
Depois de algumas saídas e quando começam a buscar e furar bem, encontram e atacam coelhos, levo-os sózinhos ou com outros cachorros..
No terreno dou importancia a alguns pormenores e sou firme com algumas ideias:
- mantenho me de frente para o terreno onde quero que cacem e nas primeiras saídas, entro em zonas "sujas" para que entrem também e se sintam confiantes..
- cachorros que corram e brinquem, repreendo com sons.. tipo ssssshhhhhhhh!!!!!!
- se ficam quietos ou a passear atraz de mim em terreno limpo, dou despreso..
- se tentam chamar a minha atenção a subir-me pelas pernas, ignoro totalmente..
- se são demasiado independentes e se se afastam demasiado, começo a andar em direcção contrária a eles e por vezes escondo-me ou subo a uma árvore para os obrigar a procurar-me com o nariz.. quando dão pela minha falta, me procuram, encontram ou estao a chegar perto, aproveito para os chamar e nessa altura presenteio-os com festas.. depois de algumas vezes, começam a manter-se mais perto e a controlar-me mais.. ajuda também a que sejam mais obedientes á chamada..
- se imitam a cadela caçada que levo, buscam e furam, incentivo-os e pronuncio o nome deles com vivacidade..
- quando estão dentro dos matos ou silvados a caçar com intensidade é quando mais incentivo e pronuncio o nome para saberem onde estou e não saírem para me procurar.. quando saem, passo a ignorar..
- Porrada não lhes dou nunca mas tento diferenciar e que percebam o que fazem certo e errado..
-Quando abre o campo de treino e posso levar a matilha, vou intercalando até a abertura da caça e dentro da minha disponibilidade, treinos de cachorros com os treinos de adultos e cachorros sempre tentando perceber a evolução e necessidades de cada um..
Treinos á noite não tenho muito o hábito.. mas gosto da ideia pq os obriga a "puxar" pelo nariz..
O cobro, sinceramente é algo que não me preocupa nem me move.. e na hora da verdade não tenho tido grandes problemas com isso..
Os sons tipo "disparo", não associo aos treinos e sim ao canil e á hora da comida..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptyQui Mar 24, 2011 11:43 pm

castilho escreveu:

-Quando abre o campo de treino e posso levar a matilha, vou intercalando até a abertura da caça e dentro da minha disponibilidade, treinos de cachorros com os treinos de adultos e cachorros sempre tentando perceber a evolução e necessidades de cada um..

Ora cá está quem sabe do oficio. Tudo o que foi referido está correctissimo. Agora a grande chave do sucesso do ensino dos cães coelheiros é o que realcei encima. É fundamental conseguirmos perceber o que cada cachorro necessita em cada fase do treino.

Nem mais...grande intervenção do amigo Castilho.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 25, 2011 9:27 am

Castilho, parabéns pela descrição de como se deve treinar um cão coelheiro. Truques e dicas de treino de cães de coelho  922137 Truques e dicas de treino de cães de coelho  922137 Truques e dicas de treino de cães de coelho  922137
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  EmptySex Mar 25, 2011 4:13 pm

Boa descrição de treino de cães coelheiros a do amigo Castilho, é muito identica ao método que utilizo, para os coelheiros também não treino o cobro, não tenho é o hábito de emitir sons a imitar os tiros, tenho é cuidado de quando levo os cachorros as 1ªs vezes à caça de ir para sitios onde se atire pouco e leva-los algumas vezes sozinhos sem outros caçadores, até eles perceberem para que serve o tiro, que é o momento em que verificamos que começam a correr ao tiro, pois já associaram a detonação ao coelho.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty
MensagemAssunto: Re: Truques e dicas de treino de cães de coelho    Truques e dicas de treino de cães de coelho  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Truques e dicas de treino de cães de coelho
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» dicas e truques para treinar cães de coelho
» Treino de caes de caça ao coelho
» Treino de Cães de coelho "Podengos" com Porquinho da India Duvidas
» Treino independente ou em grupo???
» Dicas de treino e escolha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: