Caça & pesca & natureza
quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 quando sera que volta a ser tudo regime livre

Ir para baixo 
+42
Armenio Tavares
lopes
Cláudio
coelhobravo
luis_barrocas
Simão
Nuno_benelli
castilho
ondas
L.AGOSTINHO
raven
joca79
hmgp
matador
podengos
j.carvalho
Gabriel
tiago mendes
Henriques58
zambujal
patrick_lgs
beretta302
sergio magalhaes
mário ferreira
vvitor
Tenreiro
JOTTA
João Paulo
marques
JoaoAntunes
Paulo Morgado
antonio silva
j.Oliveira
Rodrigues
luis palmela
FALCÃOPEREGRINO
podengos&coelhos
Banzé
adjumago
Vítor Estulano
Marcodatsun
canil.da.regada
46 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQui Ago 25, 2011 5:21 pm

O que o moderador quis dizer foi que iria estar atento ao desenvolvimento deste tópico e caso o confronto de ideiais se tornasse demasiado conflituoso, a bem da imagem do fórum, iria bloquea-lo.
Acho que fez muito bem em fazer o aviso e o tópico pode assim, retomar o rumo que estava a ter.

Continuando...


Zambujal...Eu iniciei-me no tempo do regime livre (RL) e nessa altura percorri os campos à caça desde Pombal até ao Algarve. Posso garantir que vi de tudo.

Uma coisa posso lhe garantir, os caçadores do tempo do RL são os mesmos que agora caçam no RO (regime ordenado). Quando digo os mesmo, não me refiro aos números mas sim às pessoas.
Aquele que eram furtivos...continuam furtivos. Os que eram desrespeitadores continuam os mesmos. E aqueles que iam cumprindo as regras são os mesmos hoje em dia.

Se me perguntarem se tenho saudades do RL...é claro que sim. Era a liberdade total. Eu ia caçar para onde queria e hoje só caço onde posso.

Mas só um grande cego na materia é que não vê que o RL hoje era insustentável. No tempo em que o Zambujal começou a caçar, a maioria dos caçadores levavam consigo 10 a 20 cartuchos. Hoje, se a malta sonhar que há muita caça levam 200 cartuchos.
No tempo em que começou a caçar, a maioria caçava perto de casa e apenas no dia da abertura e seguinte é que os caçadores se aventuravam mais longe. E mesmo assim não eram todos. Hoje fazem-se 200...300...400 kms nem que seja para caçar ao tordo. Só para que veja, a fama do Algarve nos tordos é tanta que há grupos de caçadores que alugam autocarros e vêm de Guimarães para Portimão (para caçar numa Muinicipal!!!!).
Você acha que se ainda fosse tudo livre, ainda havia um canto por caçar e com algumas peças de caça?? Esqueça isso!

Hoje, a única coisa que impede os caçadores de matar "tudo" é o controlo efectivo dos limites e o Euros que estão escassos.


Será que já se esqueceu daquelas "Reservas do Estado" que de tempos a tempos iam sendo abertas...e que ao fim de 2 horas já não havia uma peça para matar???

Será que nunca ouviu as queixas dos habitantes locais (principalmente no Alentejo) de que lhe tinham roubado, porcos, galinhas, cabras, frutas e legumes??? Vitelos chumbados, arvores com pernadas cortadas a tiros só para divertimento de uns parvos, casas cujos muros serviam de alvos?, lixo, kilos de cartuchos que ninguem apanhava...



No tempo do RL havia caça...claro que havia!!! E em certas zonas até havia muita. Mas diga-me porquê que a caça ao tordos começou a ganar fama em pleno RL...eu digo-lhe. Já não havia caça menor (coelhos, perdizes e lebres) para satisfazer a grande maioria e por isso a malta voltou-se aos tordos. E nesse tempo não havia hemorragica.

A expressão "deserto cinegético" não nasceu no RO mas sim no RL.



Repare numa coisa...se hoje fosse RL...só pelo facto de o Zambujal dizer que na sua zona há muitos coelhos...era sinónimo de metade dos foristas que acompanham este tópico "invadirem" a sua zona e atrás deles uma legião de amigos e cães.
É claro que não matavam tudo...mas que ficava mais dificil para si encontrar coelhos...ficava.


Compreendo a sua nostagia do RL...também a tenho! Mas só da parte boa ou seja a liberdade de poder caçar onde queria e a camaradagem que havia. O resto não tenho saudades nenhumas.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQui Ago 25, 2011 5:49 pm

Não podemos ser saudosistas do RL só por causa das sardinhas comidas em grupo, eu até há 2 anos sempre cacei no Livre e não senti falta de petiscos ou almoços com amigos, o meu grupo de caça hoje ainda é o mesmo e não almoçamos mais vezes juntos só se não quisermos, só que neste momento deixou de haver caça no Livre ao lado da minha casa e tive de me fazer á estrada, já atrás mencionei as obras feitas em prol da caça no RL e os oportunistas que cá apareceram logo, é como o Patrick diz, se fosse Livre eu ia já á procura da zona de caça do colega Zambujal e ia para lá.

Eu sou daqueles que se de manhã houvesse uma manifestação pelo RL, eu estaria lá e á tarde estaria noutra pelo RO, pois o RL sem regras como se assistiu ultimamente não tem pernas para andar, mas querer RL com regras, isso é o RO.

Acho que este tópico não pretende mudar ideias, opiniões ou mentalidades, pretende sim, e está a conseguir é expormos as nossas ideias e mostrar quem é a favor dum ou outro Regime, não podemos é porque as reservas são mal geridas, roubam dinheiro, não têm caça, não permitem caçadores de fora, etc, dizermos mal do RO, não vamos misturar as coisas, sabemos que a máfia está instalada nas Direcções mas só damos para esse peditório se quisermos.

Este ano fui-me inscrever na ZCM da Aldeia do Meco, levantaram-me entraves porque tinha de lá voltar noutro dia e ah e tal... sabem o que fiz? não voltei lá, o que uns não querem estão os outros "estalando" como se diz na minha terra, fui a outra ZCM e inscrevi-me os dias todos sem problemas e só não me inscrevi mais dias porque não quis e a quantidade de caça é igual numa e noutra, se uma não tem a outra tambem não fica atrás.
É isto que eu quero dizer ao longo dos textos anteriores, há muita oferta, não estou bem faço as malas e vou a outro lado, não vou alimentar mamões, mas essa não pode ser a cara do RO.
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQui Ago 25, 2011 7:03 pm

Amigo Joca, atenção ás regras...:

Não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense" assim como posts constituídos apenas por smiles ou por exemplo "ehehe" ou "lol". O mesmo se aplica a múltiplos ou repetidos "posts" de forma a incrementar o "ranking" de cada membro.


Como vê, fazer quote de outras mensagens (mesmo uma delas sendo minha, como foi o caso..), e colocar apenas Agreement Agreement , não é permitido... é impossível controlar em todo o Fórum que isso não aconteça nunca mas neste caso e em 2 exemplos seguidos, não podia passar..

Abraço


Castilho
Ir para o topo Ir para baixo
lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 147
Idade : 44
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 27/12/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQui Ago 25, 2011 10:11 pm

boas

eu nao sou contra nem a favor se quero caçar tenho que pagar e mais nada,por acaso numa das zcm que custumo caçar gasto menos € em toda a epoca dos coelhos duque alguns foristas gastao num dia.

mas nao posso deixar de dizer que 50% da receita de toda a epoca se é gasta é muito mal gasta.



quanto a caçar em setembro deixeime disso pelos mutivos atras descritos a mim nao me rouvam mais.
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQui Ago 25, 2011 10:58 pm

joca79 escreveu:
Amigo Joca, atenção ás regras...:

Não são permitidos "posts" sem sentido, de palavra única ou propositadamente "non-sense" assim como posts constituídos apenas por smiles ou por exemplo "ehehe" ou "lol". O mesmo se aplica a múltiplos ou repetidos "posts" de forma a incrementar o "ranking" de cada membro.


Como vê, fazer quote de outras mensagens (mesmo uma delas sendo minha, como foi o caso..), e colocar apenas Agreement Agreement , não é permitido... é impossível controlar em todo o Fórum que isso não aconteça nunca mas neste caso e em 2 exemplos seguidos, não podia passar..

Abraço


Castilho

Desde já aqui ficam as minhas desculpas foi sem intenção.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
j.carvalho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
j.carvalho


Número de Mensagens : 36
Idade : 60
Localização : benfica
Data de inscrição : 03/03/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyDom Ago 28, 2011 3:38 pm

bem meus amigos este topico é intressante,-

Penso que todos devem escrever aquilo que pensam sobre regime ordenado e Não ordenado.

Agora eu penso que não há volta a dar porque os mais Pobres deixam de caçar e os mais endinheirados não se preocupam com este tema.

Os caçadores Não têm força nem são organizados para fazerem uma manifestação visto que são uma minoria.

No tempo do meu PAI e dos da sua geração tudo era diferente, eu sei porque acordava ás 3 manha para ir acordar O meu Pai, EU com 12 ou 13 anos gostava daquilo, iamos para o alentejo á caça e depois na volta parava-se em varios sitios para dar uma volta.

Agora não vais para a assossiativa e depois na volta só paras em casa para decarregares as coisas.

COMO EU GOSTAVA QUE VOLTA-SE TUDO AO ANTIGAMENTE NESTAS COISAS DE CAÇA, CAÇADOR E AMIZADE.



LICENÇA 200 EUROS com tudo livre....exempto as zonas turisticas porque essas já existem á muitos anos.



Um abraço Boas caçadas e desculpem qualquer coisa
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyDom Ago 28, 2011 9:57 pm

j.carvalho escreveu:
bem meus amigos este topico é intressante,-

Penso que todos devem escrever aquilo que pensam sobre regime ordenado e Não ordenado.

Agora eu penso que não há volta a dar porque os mais Pobres deixam de caçar e os mais endinheirados não se preocupam com este tema.

Os caçadores Não têm força nem são organizados para fazerem uma manifestação visto que são uma minoria.

No tempo do meu PAI e dos da sua geração tudo era diferente, eu sei porque acordava ás 3 manha para ir acordar O meu Pai, EU com 12 ou 13 anos gostava daquilo, iamos para o alentejo á caça e depois na volta parava-se em varios sitios para dar uma volta.

Agora não vais para a assossiativa e depois na volta só paras em casa para decarregares as coisas.

COMO EU GOSTAVA QUE VOLTA-SE TUDO AO ANTIGAMENTE NESTAS COISAS DE CAÇA, CAÇADOR E AMIZADE.



LICENÇA 200 EUROS com tudo livre....exempto as zonas turisticas porque essas já existem á muitos anos.



Um abraço Boas caçadas e desculpem qualquer coisa


Boas noite caro amigo isso é que era e acho que o estado lucrava mais...

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyDom Ago 28, 2011 10:27 pm

Isto antes era assim : sem reservas o pessoal caçava Domingos e Quintas-feiras e havia caça com muita abundância, o meu pai chegava a fazer abertura ao orelhudo muito habitualmente com 5,6 ou 7 coelhos e 1 ou 2 lebres. Criaram as reservas para nem todos caçarem naquela zona e dizia-se que iria haver mais caça, esta a vista a caça que existe em algumas reservas


Cmpts
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 9:17 am

Este tópico é interessante, continua interessante e mais interessante fica quantos mais participarem e derem as suas opiniões, mas, sinceramente, acho que nos começamos a repetir.
Só ainda vi, do lado dos defensores do RL falarem no saudosismo dos convívios e dos almoços, etc, e ainda não consegui perceber porque é que acabaram com isso, quando eu vi os meus convivios, almoços, etc, serem aumentados quando comecei a caçar nas Municipais e dou vários exemplos, só do ano passado:

- Um amigo meu inscreveu-me numas caçadas na Municipal ao lado da casa dele, cada vez que lá ia, almoçava na casa dele e a conversa durava sempre até ao final do dia, só vinha de lá de noite.
- Quando com o meu grupo vou para as Municipais, almoçamos sempre lá na Municipal se houver almoço, ou levamos nós, ou almoçamos num restaurante com refeições mais em conta, que com a rotina vamos conhecendo.
- Quando vou ás Turisticas a festa é a mesma ou maior, porque ali o comer é sempre á descrição, não falta nada, só temos que levar a animação e essa é presença habitual onde estivermos.

Portanto, convivio não falta, mas falarmos em que tudo deveria ser RL para almoçarmos com os amigos, acho uma enorme falta de argumento, acho que deveríamos trazer á discussão eram as verdadeiras coisas positivas do RL, sem ser os almoços e o caçar de borla.
Outro ponto é a comparação da caça que havia e que agora há, nuns lados mais noutros menos, mas no geral será "menos", creio eu, mas isso não pode ser comparável, muito menos quando já aqui forma referidos casos de péssima gestão e o RO não foi criado para haverem maus gestores nem é culpado por isso, culpados por isso, somos TODOS nós, que alimentamos essas reservas mal geridas.

Onde moro, que foi onde comecei a caçar há 20 anos, é RL e sempre foi RL, NÃO TEM UM UNICO COELHO!!!!!!!!!!!!
A Agricultura é praticamente inexistente, o mato anda á luta com as silvas para ver quem ganha mais terreno, o Parque Natural Sintra Cascais fez a sua quota parte lançando saca-rabos e outros predadores e a verdade é que os coelhos estão extintos
Se tivesse passado a ser RO agora estariamos a dizer que era culpa do RO e que deveria ser tudo Livre novamente, assim estamos a desejar que o projecto saia aprovado nas entidades competentes para sermos RO e tratarmos nós das coisas.

Se continuar como RL NUNCA MAIS VAI HAVER CAÇA, se depois de passarmos a RO as coisas melhorarem, daqui por 2 anos estarei aqui a contar que somos um caso de sucesso, se não conseguirmos recuperar o numero de coelhos... é porque duma forma natural o coelho já estaria condenado e talvez seja isso que acontece com muitas reservas, mas essencialmente acho que TEM DE HAVER REGRAS, por aqui estamos dispostos a estar 1 ano sem caçar, criar dias para caça ao coelho e outros para caça ás perdizes, por exemplo, pois achamos que sem sacrifícios não vamos a lado nenhum, não é por sermos uma reserva que vamos caçar intensivamente, TODOS têm de estar preparados para, porventura, só caçarem no mês de Setembro, ou só no mês de Outubro, isto alem de criarmos zonas de refugio e de criação, criar pontos de alimentação, etc, que é o comum a todas as gestões, mas isto só poderá ser feito no RO ninguém faz isto no RL, no RL andei eu a trabalhar e depois vieram outros caçar de manhã á noite ás perdizes e limparam tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 9:47 am

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 679215

Boas pessoal!

Alguém me sabe dizer se quando os terrenos não eram ordenados “Regime livre”, se podiam treinar os cães no monte em qualquer época do ano?

Uma coisa que agora me parece muito fraca é a qualidade e disponibilização de campos de treino de cães de caça. É que com meia dúzia de dias no monte por ano, não chegam os cães nem os caçadores a matar o vício…

E outra coisa, gosto demais dos animais para os ter nove meses por ano fechados no canil… e como ainda não aceitam cães nos ginásios…



quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 27160
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 12:21 pm

Cláudio escreveu:


Alguém me sabe dizer se quando os terrenos não eram ordenados “Regime livre”, se podiam treinar os cães no monte em qualquer época do ano?

Não se podia... já tinha de ser em campo de treino ...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 12:55 pm

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 679215

Viva!



Então e quem geria esses campos de treino? Ou estavam apenas assinalados e quem queria ia para lá?



Havia-os em numero e qualidade eceitaveis?



Obbrigado e desculpem a minha ignorância.



Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 2:02 pm

Mas quais campos de treino? os do Livre?
Os campos de treino do RL eram do tamanho da area Livre circundante, eu sempre treinei cães todo o ano, agora com o RO há locais e dias especificos para o fazer.

Eu nisso não me posso queixar pois o RL ao lado da reserva que estamos a construir servirá bem para treinar os cães.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 2:17 pm



Amigo Banzé, pelo que retiro das suas palavras, actualmente é possível treinar cães, todo o ano, em zonas RL. Certo?

Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 2:32 pm

Claudio...você tem que ler o que está nas entrelinhas. O amigo Banzé apenas disse que o terreno em RL que está encostado à ZC que ele está a criar, irá ser usado para treinar os canitos, por quem quiser. Mas isso não faz com que se possa treinar os cães no RL.

Treinar cães de caça fora da época cinegética ....só em locais proprios para o efeito. Logo só em Campos de treinos.

Amigo se tiver duvidas leia a Lei de bases da caça. está lá tudo.


Perguntar assim num fórum onde cada um dá a sua opinião pode ser perigoso.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Ago 29, 2011 5:41 pm

Segue a Legislação:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vejam o artigo 128 (contra indicações e coimas..) e o artigo 51 (campos de treino de caça..).:

E para responder ao amigo Cláudio (apesar de não me ter perguntado a mim..), segue o nº 1 do artigo 51..:
1 — Constituem campos de treino de caça as áreas
destinadas à prática de actividades de carácter venatório,
designadamente
o exercício de tiro com armas de fogo
legalmente classificadas como de caça, arco ou besta,
o treino de cães de caça e de aves de presa, a realização
de provas de cães e de Santo Huberto ou outras similares, sobre espécies cinegéticas criadas em cativeiro

e o nº 2:
2 — As associações e clubes de caçadores e canicultores e as entidades titulares de zonas de caça podem
ser autorizadas a instalar campos de treino de caça,
nos termos a definir em portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

Se alguém estiver interessado em treinar cães fora de campos de treino, segue o texto retirado de um AUTO DE NOTÌCIA por treino de cães em Regime Livre..:
Treino de cães em local proíbido (5) cães de caça raça Podengo, sendo 3 (três) fêmeas e 2 (dois) Machos. C/ nova redacção dada pelo Decreto-Lei 338/2001 de 26 de Dezembro, infringiu o nº 1 do artigo 51 do Decreto -Lei 227-B/2000 punível com coima de 249.40€ a 2493.99€ nos termos dos nºs 2- Alínea C dos Artigos nºs 128 do Dec-Lei 227--B/2000-15-9..

Em Regime Livre havia aqui próximo, 2 campos de treino suficientemente grandes e criados por grupos de Caçadores/Proprietários.. Esses terrenos que eram RL passaram a ZCM e esses Campos de treino, são agora Campos de treino dessa ZCM)..


A mim 300€ em 08/2002 custaram a dar... a partir dessa data, treinos são em Campo de treino.. quem achar que isso são trocos, continue a abusar da sorte..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
bossinho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
bossinho


Número de Mensagens : 143
Idade : 56
Localização : Loures
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQua Set 28, 2011 9:34 pm

E da maneira que este RO vai , qualquer dia acabam é os caçadores , se o RL acaba com a caça , já o RO acaba com os caçadores .

Nem oito nem oitenta , deveria era encontrar-se um equilibrio , agora decretar sem referendo nao é democracia .



Um abraço ,

Paulo Jorge
Ir para o topo Ir para baixo
j.carvalho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
j.carvalho


Número de Mensagens : 36
Idade : 60
Localização : benfica
Data de inscrição : 03/03/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptyQua Set 28, 2011 10:33 pm

Licenças CARAS bem puxadas e tudo livre acaba-se com muitos Mamões, mas o governo tem que gerir esta area, mas eles não querem trabalho...só euros......e assim fica tudo como esta....Á POIS É!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
xambas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
xambas


Número de Mensagens : 4
Idade : 44
Localização : Pinhal Novo
Data de inscrição : 30/09/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySeg Out 03, 2011 1:51 pm

Camaradas!

Caça em zonas ordenadas faz todo o sentido desde que sejam "verdadeiramente" ordenadas. Digo isto porque infelizmente, e como já foi dito, há quem só pense em dinheiro e quem só pense em matar desde o pisco à formiga.

Todo o terreno nacional deveria ser ordenado, no sentido que uma gestão eficaz dos recursos cinegéticos será o único garante da protecção das espécies e do exercício da caça.

Claro que as coisas não se fazem sem dinheiro e para isso pagamos licenças.

Defendo que todos os caçadores devem ter acesso a todo o terreno cinegético, afastando deste modo o abuso por parte de algumas associativas, mas defendo também que deveria haver controlo e fiscalização apertada de forma a sensibilizar mentalidades até que se comecem a perder alguns vícios...

determinar que só se mata determinada espécie, salvaguardando outras de forma a que os animais possam proliferar.

Bem sei que é isso que se tenta com o calendário venatório, mas sejamos sinceros que há zonas onde se fosse proibida a caça a algumas espécies durante 2 ou 3 anos nada se perdia.

Acredito piamente que assim de forma alternada por espécie haveria muitas mais material à cintura no final de cada jornada.

Sou um caçador que para caçar apenas javalis pago uma licença igual a outros que caçam qualquer espécie e por vezes se quero um bife do bacorinho tenho de ir ao restaurante...
Ir para o topo Ir para baixo
paulo cavaco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo cavaco


Número de Mensagens : 11
Idade : 48
Localização : cascais
Data de inscrição : 14/10/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySex Out 14, 2011 6:23 pm

O dinheirinho das licenças chegava e sobrava para dar aos proprietários dos terrenos.....o terreno ordenado só serve a quem tem dinheiro para esbanjar. Os mesmos que saiem de casa para matar centenas de coelhos e perdizes porque se não for assim dizem que não há nada.

Então sair de casa e matar uma peça ou duas não devia ser o suficiente?????.......tenham vergonha eu caço (felizmente) onde ainda tenho um pouco de serra livre e digo uma coisa tomara voçês matarem uma ou duas perdizes bravas e dificeis como eu de vez em quando ainda mato.

um bem haja para todos

PAULO CAVACO
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySex Out 14, 2011 9:04 pm

O dinheiro chegava e sobrava para dar aos proprietários dos terrenos? no terreno Livre?? isso aconteceu quando? qual foi o proprietário que recebeu ou recebe dinheiro pela caça nos terrenos dele???
Se te referes ás ZCT, isso não é exemplo nem podes comparar/idealizar isso com regime livre...

O regime Ordenado só serve a quem tem dinheiro a esbanjar??
Eu só frequento regime ordenado e não tenho dinheiro a esbanjar, achas que pagar 20€ numa Municipal e ter direito a trazer 2 coelhos, 2 perdizes e 10 pombos, é esbanjar dinheiro?
Mas se o teu problema é a quantidade de caça que se apanha, eu também tenho dias em que só trago 1 e venho todo contente.

Falar de quem sai para uma Turistica, mata 100 coelhos/lebres/perdizes e achar que isso é o RO é não saber do que fala, isso não é RO é dor de cotovelo.
Eu não tenho dinheiro para esbanjar, mas posso muito bem, com um grupo de amigos fazer uma caçada numa Turistica e se formos 10 amigos e matarmos 10 coelhos cada um, trazemos 100 coelhos, mas posso fazer isso uma vez por época, uma vez por mês, ou todos os dias, NINGUEM tem nada a ver com isso, não deixo de ser quem sou, nem passo a ser rico ou esbanjador, conheço quem gaste isso para passar umas horas com uma modelo, a mim custa-me mais dar 150€ a uma modelo do que fazer uma caçada com amigos e olha que gosto muito de modelos, mais do que comer um coelho.

Então matas perdizes bravas e difíceis, em serra livre??? mas qual serra é que é livre? não é a serra de Sintra pois não?
Diz lá onde fica o teu "pouco de serra livre" para eu te dizer quem é que deve ter vergonha ;)

Grande Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySex Out 14, 2011 9:17 pm

****** amigo banzé modelos a 150€ á hora Agreement amigos
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySex Out 14, 2011 9:43 pm

Banzé no seu melhor... quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 687241 quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 687241 quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 687241 quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 687241 quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 687241
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySáb Out 15, 2011 7:07 am

"conheço quem gaste isso para passar umas horas com uma modelo" mas há mais caras Mario, não me digas qeu não sabias disto????
andas distraido hehehehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 EmptySáb Out 15, 2011 7:22 am

é preferivel caçar numa reserva do que no livre, para mim apesar de ainda nao estar numa reserva
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
quando sera que volta a ser tudo regime livre
Ir para o topo 
Página 5 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5
 Tópicos semelhantes
-
» Vai deixar de Caçar com o fim do regime livre?
» regime livre
» regime livre
» Regime livre e Peugeot 505
» Serà que ainda à em Portugal onde Caçar no Livre

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: