Caça & pesca & natureza
quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 quando sera que volta a ser tudo regime livre

Ir para baixo 
+42
Armenio Tavares
lopes
Cláudio
coelhobravo
luis_barrocas
Simão
Nuno_benelli
castilho
ondas
L.AGOSTINHO
raven
joca79
hmgp
matador
podengos
j.carvalho
Gabriel
tiago mendes
Henriques58
zambujal
patrick_lgs
beretta302
sergio magalhaes
mário ferreira
vvitor
Tenreiro
JOTTA
João Paulo
marques
JoaoAntunes
Paulo Morgado
antonio silva
j.Oliveira
Rodrigues
luis palmela
FALCÃOPEREGRINO
podengos&coelhos
Banzé
adjumago
Vítor Estulano
Marcodatsun
canil.da.regada
46 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 4:38 pm

eu ate gosto do regime ordenado e ate sou um previligiado porque caço numa zona espectacular ---mas no livre conheciamos muitos sitios e muitos colegas --e isso sim faz parte da caça ---agora e mais do mesmo ----eu as quintas feiras tenho quase uma reserva com 5000 hectares so pra mim----e mesmo a partir do 3 domingo nao se ve quase ninguem a caçar numa zona de caça de qualidade ----enquanto outros querem um canto pra caçar e nao teem acho mal ---a caça e livre e o homem e livre ----e nao e o caçador o maior inimigo da caça mas sim a doença --com as doenças controladas ha caça de sobra ---
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 5:33 pm

patrick_lgs escreveu:

Por essas e por outras eu defendo que as ZCM deveriam ser apenas para os caçadores do Concelho que não estivessem integrados numa ZCA.

É que malta que vem de longe...não se importa de dizimar tudo numa determinada zona...pois sabem que hoje caçam aqui ...amnhã é noutro lado.


Verdade.. amigos
E além disso não respeitam a agricultura e restantes caçadores da zona.. é constante essas equipas cruzarem-se com caçadores isolados ou equipas de 2 ou 3.. residentes e/ou proprietários, normalmente com alguma idade e que vão para se distrair e nunca para se chatear.... e o que fazem é cercá-los e empurrá-los de tal maneira que os obrigam a fugir dali.. passa a ser tudo deles... é o civismo e o respeito no auge.. enfim..

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 6:01 pm

castilho escreveu:
patrick_lgs escreveu:

Por essas e por outras eu defendo que as ZCM deveriam ser apenas para os caçadores do Concelho que não estivessem integrados numa ZCA.

É que malta que vem de longe...não se importa de dizimar tudo numa determinada zona...pois sabem que hoje caçam aqui ...amnhã é noutro lado.


Verdade.. quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 600400
E além disso não respeitam a agricultura e restantes caçadores da zona.. é constante essas equipas cruzarem-se com caçadores isolados ou equipas de 2 ou 3.. residentes e/ou proprietários, normalmente com alguma idade e que vão para se distrair e nunca para se chatear.... e o que fazem é cercá-los e empurrá-los de tal maneira que os obrigam a fugir dali.. passa a ser tudo deles... é o civismo e o respeito no auge.. enfim..

Abraço



O meu concelho não tem nenhuma ZCM...é o mal, nisto da caça de estar "longe" do campo...era capaz de não ser justo para mim e muitos caçadores aqui da zona, não, amigos...?quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 139124
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 6:41 pm

Essa questão das ZCM é bastante simples de resolver, ora bem se foram criadas com o intuito de favorecer quem não tinha onde caçar o os caçadores de menos posses? então que assim seja só caçar em ZCM quem realmente não tenha onde caçar ou seja todos os que não sejam sócios em ZCAs e os proprietários estes tem todo o dirito de caçar no que é deles.
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 7:10 pm

antonio silva escreveu:
Essa questão das ZCM é bastante simples de resolver, ora bem se foram criadas com o intuito de favorecer quem não tinha onde caçar o os caçadores de menos posses? então que assim seja só caçar em ZCM quem realmente não tenha onde caçar ou seja todos os que não sejam sócios em ZCAs e os proprietários estes tem todo o dirito de caçar no que é deles.



quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 687241
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 7:31 pm

ola amigos por essas e por outras é que a minha zca que têm uma zcm no qual vende as caçadas ou dia a toda a gente vai passar tudo a zca e isto por causa de certos colegas não sócios não saber estimar um sitio para caçar visto muita gente não ter dinheiro para entrar numa reserva para matar o vicio que todos nós temos mas não é nisso que eu quero falar mas sim nos ROUBOS e nos prejuízos que fazem na zonas de caça...(ROUBOS--de cabritos -borregos- máquinas-motores e outros PREJUÍZOS - em muros deitados a baixo árvores partidas caça abatida fora de época e etc...não vou estender mais a conversa só quero dizer o seguinte a zcm vai passar a ser zca a pedido dos proprietários e assim qualquer anomalia feita por caçadores vai ser da responsabilidade da zca e dos seus sócios e na minha opinião o terreno livre já não volta amigos...se voltar se for para isto me desculpem mas por causa de meia dúzia de colegas pagamos todos nós caçadores...NÃO assim prefiro as zca ou zct pois assim á responsáveis para a sumir actos destes.... ****** ****** ****** ****** ****** ****** ******


desculpa mas está é a realidade nos nossos dias amigos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 8:50 pm

as zonas de caça municipais estao feridas de morte ---mais ano menos ano sao para acabar ---ou passem a livre essas zonas ao menos todos caçam ---fazem z c m --sem auturizaçao dos proprietarios --onde e que ja se viu tal coisa --so em portugal -----------todas as zonas de caça municipais deviam acabar e passar a terreno livre -----porque nao estao a cumprir os objectivos para que foram criadas -----eu falo da realidade da minha zona ---alem das pessoas pagarem e caçarem meia duzia de manhas ---isso e um roubo ----e caça nem ve-la ----pra onde vai todo esse dinheiro ganham mais do que as associativas e praticamente estao isentas de impostos --mas a mama vai-se acabar --tenho uma aqui a porta nem sequer ca caço 1 dia --e so roubar
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 9:23 pm

Zambujal...caso uma ZCM seja extinta por qualquer razão a área brangente dessa ZCM passa automaticamente a refugio de caça

logo é proibido lá caçar. O regime livre perante a Lei actual não pode voltar .

E um proprietário pode pedir para o ou os seus terrenos sejam excluidos da ZCM passando automaticamente a refugio de caça.


Nalgumas zona do país onde o minifúndio (até o microfúndio) é predominante era impossivel criar uma ZC sem ser assim.

Compreendo o que diz e comigo passa-se o mesmo tenho quase 2 ha de terra onde tenho vinha, horta e espalho comida para ver as perdizes e nunca alguem da ZCM me pediu nada. Mas compreendo que em certas zonas tinha de ser assim. Agora a forma como são geridas é outra história.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 9:28 pm

As ZCM podem passar a ZCA ao fim de 3 anos, creio, nunca vão voltar a terreno livre pois isso é para acabar, o que pode acontecer é a entidade gestora largar a ZCM e, por exemplo, a população vizinha ficar com ela.
Determinada ZCM pode anexar área, basta estar desocupada.

Os Parques Naturais criaram agora uma lei, a sair em breve, que diz algo do género "dentro do Parque Natural X é proibida a caça fora dos terrenos ordenados" o que faz com que quem já tem a ZC criada, muito bem, daí para a frente acabaram os processos de criação de novas e se essa zona for desanexada de qualquer ZC NUNCA mais é Livre ou outra coisa qualquer.

O próprio governo tinha criado uma lei que obrigava toda a gente a fazer da sua zona uma ZC Ordenada, isso tem vindo a ser adiado, mas é só eles se lembrarem disso outra vez.

No concelho de Cascais as zonas de caça estão praticamente extintas e logo que saia essa portaria do Parque Natural, acaba definitivamente.

O povo anda ao sabor dos interesses dos governantes da altura, se o presidente da câmara não gostar de caça, acaba-se com a caça no concelho, depois vem outro que não gosta de touradas, acabam com as touradas, no caso de Cascais até a Praça de Touros foi abaixo e tudo que era para não haver equívocos.

Na minha zona, que outrora foi uma excelente zona de caça ao coelho e perdiz, hoje não tem um único coelho e NUNCA aqui foi largado um coelho comprado algures, a doença é que venceu, pura e simplesmente e hoje está infestado de saca-rabos, mas isso foram politicas de optimos ambientalistas que temos.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 9:31 pm

E isso de se permitir qeu os proprietarios digam que não querem que lá cacem, é uma palhaçada, aconteceu que aqui já foi ZCA e teve de fechar porque nos faltavam autorizações de proprietarios que simplesmente só sabiam dizer que não, muitos deles nem sabiam onde eram os terrenos, mas diziam que não, outros com os terrenos carregados de mato em qeu ninguem os queria nem para caçar, mas precisavamos de area, diziam tambem que não.
É uma idiotice, é dar poder aos tolos, que mal tem eu permitir a caça num terreno que não presta para nada, que até pode estar alcatroado e tudo?
É completamente dar poder aos tolos.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 9:35 pm

eu sei que o livre nunca mais volta ---m,as era preferivel a ter essas z c m sem ter uma caganita de coelho --e ninguem fazer nada ao fim ao cabo tem uma direçao logo gente com responsabilidade --ou devia ter
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 9:55 pm

patrick_lgs escreveu:

E um proprietário pode pedir para o ou os seus terrenos sejam excluidos da ZCM passando automaticamente a refugio de caça.

Nalgumas zona do país onde o minifúndio (até o microfúndio) é predominante era impossivel criar uma ZC sem ser assim.

Compreendo o que diz e comigo passa-se o mesmo tenho quase 2 ha de terra onde tenho vinha, horta e espalho comida para ver as perdizes e nunca alguem da ZCM me pediu nada. Mas compreendo que em certas zonas tinha de ser assim. Agora a forma como são geridas é outra história.

Banzé escreveu:
E isso de se permitir qeu os proprietarios digam que não querem que lá cacem, é uma palhaçada, aconteceu que aqui já foi ZCA e teve de fechar porque nos faltavam autorizações de proprietarios que simplesmente só sabiam dizer que não, muitos deles nem sabiam onde eram os terrenos, mas diziam que não, outros com os terrenos carregados de mato em qeu ninguem os queria nem para caçar, mas precisavamos de area, diziam tambem que não.
É uma idiotice, é dar poder aos tolos, que mal tem eu permitir a caça num terreno que não presta para nada, que até pode estar alcatroado e tudo?
É completamente dar poder aos tolos.

Fiquei com dúvidas sobre o que postaram.. estavam a referir-se a qual dos pontos que menciono a seguir..?
1-Para criar uma ZCA é necessária autorização da maioria dos proprietários.. mesmo que alguns neguem autorização, vence a maioria e caça-se nos terrenos dos que aceitaram e dos que não aceitaram...
2-Para criar uma ZCM, pelo que dizem não são pedidas autorizações.. cria-se e pronto...
3-E além disto há o direito à não caça.. a ZC pode estar criada e dentro dela serem excluídos terrenos de proprietários que solicitarem esse direito, pagaram a respectiva verba e assumirem os custos e mão de obra de afixação de placas...

corrijam-me se estiver errado em algo... amigos

Abraço..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyTer Ago 23, 2011 10:21 pm

Não domino completamente esta matéria mas daquilo que eu penso saber é o seguinte:

castilho escreveu:

1-Para criar uma ZCA é necessária autorização da maioria dos proprietários.. mesmo que alguns neguem autorização, vence a maioria e caça-se nos terrenos dos que aceitaram e dos que não aceitaram...

Uma ZCA tem de ter a autorização de todos os proprietários

castilho escreveu:

2-Para criar uma ZCM, pelo que dizem não são pedidas autorizações.. cria-se e pronto...

Certo


castilho escreveu:

3-E
além disto há o direito à não caça.. a ZC pode estar criada e dentro
dela serem excluídos terrenos de proprietários que solicitarem esse
direito, pagaram a respectiva verba e assumirem os custos e mão de obra
de afixação de placas...

Certo
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:20 am

Bom dia caros amigos tenho lido várias opiniões e fico estupefacto com algumas delas....

Eu ainda não vi desde que o terreno é quase todo ordenado mais caça do que quando era livre,mas na opinião de alguns camaradas

daqui do fórum não é assim?

Pagar para caçar a aves migratórias sem ninguém fazer nada por elas(em 90% dos casos é assim)?

Criar zonas de caça sem pedir autorização aos proprietários e não pagar nada por usufruir dos terrenos destes,aqui no norte é assim que se passa?

Posso lhes dar um exemplo paguei 15 € para fazer a abertura á rola,sabem quantos campos cultivados tinha a zcm ZERO,de um grupo de oito armas matamos 2 rolas...

Caros colegas na opinião de alguns foristas é neste ponto de situação que a caça está e acham que está bem,por amor de deus vamos a ser coerentes...

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 12:16 pm

Não entendo onde está a falta de coerência, quantas e quantas Turisticas cobram balúrdios por portas aos pombos sem haver certeza de que eles lá vão passar e essas mesmas portas esgotam todos os anos?
Isso comparado com 15€ não é nada.
Quantas e quantas vezes fomos aos pombos e não matamos nada e no dia seguinte matamos 100 pombos no mesmo sitio?
Vamos dizer que a Reserva não presta ou vamos dizer que é excelente para pombos?
Se fosse Regime Livre os campos estariam cultivados? Por ser de borla iam lá passar mais rolas?

Há, efectivamente, reservas de caça onde não havia nada e hoje são boas zonas de caça, o mesmo se passará ao contrário porventura, mas é assim em tudo.
Há, efectivamente, reservas de caça onde fazem e muito para ajudar á fixação das migratórias, devemos escolher essas em detrimento das outras, já falamos nisso e na questão dos preços, onde se leva barrete, devemos denunciar para que mais ninguém caia na cilada.

Quando era Terreno Livre alguém pagava para caçar dentro dos meus terrenos? Agora por ser Ordenado eu devo pagar para passar a caçar em determinado terreno, quando em muitas dessas reservas é a Entidade Gestora que tem de limpar esses mesmos terrenos com maquinas da Reserva, porque estão ao abandono TOTAL?
Muitos proprietários só se lembram de que têm lá 1 terreno e de onde é exactamente o terreno, quando alguém da Entidade Gestora os procura e pergunta se assina os papeis para lá se caçar e a resposta é logo:

"Ah tenho aí um terreno? epá não, não cacem lá dentro", quando, repito, os terrenos estão cheios de mato e silvas que nem de bulldozer lá se chega.

É coerente que eu invista do meu tempo e dinheiro para pagar a maquinas para desbaste de terrenos, espalhe umas quantas sacas de aveia e trigo para as perdizes, tenha uma grande quantidade de perdizes nesse ano e corra o boato e apareçam caçadores de todo o lado a patrulhar cada centimetro das encostas ate´matarem a ultima perdiz que haja?
Isto aconteceu comigo na zona onde moro, meti mãos á obra, pedi uma contribuição a todos os caçadores daqui do sitio, contratei uma maquina, comprei dezenas de sacas de comida e andei a espalhar em sitios estratégicos e criei bebedouros, tive optimos resultados com as perdizes e os pombos eram aos bandos a poisar nesses terrenos, no final caiu o carmo e a trindade e dizimaram TUDO.

Num povo ao lado, fizeram o mesmo mas só aos pombos, limparam 2 ou 3 terrenos, criaram bebedouros, onde foram buscar agua a 2 kms, gastaram dinheiro em tubos e tudo, conseguiram fixar enormes bandos de pombos, no final sabem o que aconteceu, nos dias de caça aquilo até se estorvavam, o pessoal que não quis pagar foi para lá á mesma e foi até não haver para mais ninguém.
Alem de estragarem a caça estas atitudes fazem com que ninguém tenha vontade de fazer nada, pois não estão para alimentar chulos e gulosos e oportunistas.

Ora se fosse Regime Ordenado, tinha dado para todos brincarem e se divertirem, todos os anos faziam o mesmo pois deu resultado e ganhava a caça e os caçadores-

Esta é a minha opinião por já ter passado por isto e estar a passar novamente, fazendo parte dum projecto de criação de ZCM e da direcção da mesma, todos sabem que sou a favor do Regime Ordenado e uso este espaço para mostrar os meus pontos de vista, não quero nem nunca quis mudar opiniões ou mentalidades, mas é com esta exposição do meu ponto de vista que tento encontrar argumentos de que estou errado e até agora ninguém, com opiniões contrárias me convenceu disso.
Ninguem quer pagar uma entrada no Hospital mas a verdade é que alguém tem de pagar ao médico que nos atende.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 51
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 1:09 pm

Boa tarde!

Penso que este é um tema bastante interessante e em que muito há a testar e aprender…

Na minha opinião, as ZCM são a hipótese, para aqueles que têm menos dinheiro e não têm terrenos, poderem caçar.

Devo dizer que eu até hoje sempre cacei em ZCM e já vi boas e más… Um bom exemplo é a de Alijó onde nos últimos anos as inscrições superam largamente as vagas…

Parece-me que se seguirmos os bons exemplos e sem ganância podemos ter bons resultados…
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 4:18 pm

Para mim a única coisa boa que derrepente consigo identificar no regime livre, era a liberdade de poder ir caçar para onde «quisesse» não sendo bem assim porque quando comecei a caçar já haviam muitas zonas ordenadas, mas dava para ir para Vila Flôr aos tordos ou para a Zona de Beja e Serpa as perdizes, lebres e codornizes sem pagar nada para caçar, mesmo que só trouxe-se caça nas primeiras jornadas pelo menos sedentarias depois acabava tal era a pressão, tambem depois deixava-mos de ir e começava-mos a caçar por aqui. Como bom Português, não digo que não haja excepções se puder passar sem pagar usufruindo do serviço maravilha, pagamos por todos nos impostos mesmo quem não utiliza como no caso das portagens. Eu como uma grande parte das pessoas acha isto uma injustiça, mas se nos tiram regalias mesmo que seja para equilibrar o prato da injustiça não fico contente, nesses sitios onde iamos habitualmente, para haver caça, tinha que haver, alimentação, àgua e habitat que proporciona-se a criação e existencia de caça, não era-mos nós que tratava-mos mas alguém o fazia, nós chegava-mos lá e colhia-mos o trabalho dos outros, na minha opinião isto é totalmente errado, apesar de o ter feito mas não me orgulho disso, na caça como nas outras coisas não há santos. O regime ordenado só para evitar esta situações só peca por tardio, já deveria existir há muito mais tempo.

Participei como dirigente na criação, renovação e gestão de 3 associativas e uma municipal, as associativas, aqui em zonas de minifundio são muito complicadas de criar e renovar, mas actualmente facilimas de gerir se os participantes se entenderem, para mim é o melhor sistema e tende mesmo nestas zonas em que por vezes um artigo só tem espaço para ter uma oliveira e onde temos de recolher centenas nos acordos, mas mesmo assim estão a substituir em grande número as já existentes municipais e para tirar algumas dúvidas, mesmo que as Municipais existam há vários anos, são sempre precisos acordos para passar para Associativa e se os nossos dirigentes quizerem o processo torna-se muito mais simples, bastando criar uma listagem dos prédios publica-la e os proprietarios que não estivem de acordo com a inclusão, retirarem os predios, fazendo eles o obrigatório ordenamento. Já expus esta ideia a quem de direito mas penso que foi posta em estudo no arquivo.

As municipais no meu entender foi uma ideia exemplar não sei de quem foi a ideia mas deveria de ter sido de alguém com bastante conhecimento da caça no minifundio e pouco conhecimento da exigencia de tal projecto , se funcionarem como deve ser, serão concerteza do agrado da maioria dos caçadores, só que para funcionarem assim no meu entender só com pessoas remuneradas, eu como disse participei e geri com outros colegas uma durante 3 anos, não sei dizer quantas noites e manhãs dias inteiros perdemos, muitas vezes enquanto outros caçavam e claro quem caçava mesmo assim por vezes não estava contente, claro que a maior parte não sabe do trabalho que está por traz de tudo. Mas se este trabalho fôr feito por alguém remunerado, tem obrigatoriamente de ser feito com qualidade e aí podemos exigir e ter boas municipais.
Ir para o topo Ir para baixo
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
luis_barrocas


Número de Mensagens : 724
Idade : 48
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/07/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 6:01 pm

Caro amigo na minha ZCA poupasse para ter alguma coisa compramos perdizes e coelhos sim mas não andamos a comprar casas para sedes que depois ficam para o SR.fulano tal e digo mais a nossa ZCA é a mais antiga do pais português pagamos os nossos direitos, seguros e todo o que é de direito, fazemos 2 montarias ao javali por ano...

No que toca ser deferente que muitas ZCA/ZCM/ZCT/ZCN/ É que todos nos responsabilizamos por ela uns criam coelhos em casa e são postos lá e bem bravos mas no que toca ao dinheiro digo já muita organização...
Ir para o topo Ir para baixo
lopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 147
Idade : 44
Localização : guimaraes
Data de inscrição : 27/12/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:07 pm

joca79 escreveu:
Bom dia caros amigos tenho lido várias opiniões e fico estupefacto com algumas delas....

Eu ainda não vi desde que o terreno é quase todo ordenado mais caça do que quando era livre,mas na opinião de alguns camaradas

daqui do fórum não é assim?

Pagar para caçar a aves migratórias sem ninguém fazer nada por elas(em 90% dos casos é assim)?

Criar zonas de caça sem pedir autorização aos proprietários e não pagar nada por usufruir dos terrenos destes,aqui no norte é assim que se passa?

Posso lhes dar um exemplo paguei 15 € para fazer a abertura á rola,sabem quantos campos cultivados tinha a zcm ZERO,de um grupo de oito armas matamos 2 rolas...

Caros colegas na opinião de alguns foristas é neste ponto de situação que a caça está e acham que está bem,por amor de deus vamos a ser coerentes...

Cumprimentos


boas

exatamente colega partilho da mesma opiniao ,numa zcm na qual custumo caçar gasta se todo o dinheiro de cotas, dias de caça vendidos,com guarda,coelhos,perdizes,etc etc e os resultados nao melhores duque quando era livre e quando era livre era matar coelhos de noite com o carro,era aferuar,treinava-se a qualquer hora e muito mais no entanto havia sempre mais ou menos coelhos que agora... e entao!!!!!!!!!!



agora o que e que uma zcm faz para ter tordos por ex . nao fazem nada e so encher os bolssos,em algumas zc deve ser o que muvimenta mais dinheiro com custo zero.



ate acredito que haja zc que no livre eram fracas e ogora no ordenado sejam boas e tambem e certo que no livre quando ouvece um boato em tal lado ha muita coelho era uma romaria.



no ordenado tambem ha romarias por ex abertura au coelho em setembro poucas o fazem mas para enxer os bolssos vende-se as jornadas todas mencionadas no pai
e mais umas quantas por fora,depois abrem-se as gaiolas para a grande romaria mas como ja teem a massa no bolsso e para escurraçar o povo poem veneno nos montes,e cumo quem tem cu tem medo a malta desaparece e os coelhos ficam para os da casa,... entao foi isto que o regime ordenado trouce de bom????????

ja me estou a alongar .......boas caçadas.


Última edição por castilho em Qua Ago 24, 2011 10:20 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : quote não estava correcto..)
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:39 pm

lopes escreveu:
joca79 escreveu:
Bom dia caros amigos tenho lido várias opiniões e fico estupefacto com algumas delas....

Eu ainda não vi desde que o terreno é quase todo ordenado mais caça do que quando era livre,mas na opinião de alguns camaradas

daqui do fórum não é assim?

Pagar para caçar a aves migratórias sem ninguém fazer nada por elas(em 90% dos casos é assim)?

Criar zonas de caça sem pedir autorização aos proprietários e não pagar nada por usufruir dos terrenos destes,aqui no norte é assim que se passa?

Posso lhes dar um exemplo paguei 15 € para fazer a abertura á rola,sabem quantos campos cultivados tinha a zcm ZERO,de um grupo de oito armas matamos 2 rolas...

Caros colegas na opinião de alguns foristas é neste ponto de situação que a caça está e acham que está bem,por amor de deus vamos a ser coerentes...

Cumprimentos


boas

exatamente colega partilho da mesma opiniao ,numa zcm na qual custumo caçar gasta se todo o dinheiro de cotas, dias de caça vendidos,com guarda,coelhos,perdizes,etc etc e os resultados nao melhores duque quando era livre e quando era livre era matar coelhos de noite com o carro,era aferuar,treinava-se a qualquer hora e muito mais no entanto havia sempre mais ou menos coelhos que agora... e entao!!!!!!!!!!



agora o que e que uma zcm faz para ter tordos por ex . nao fazem nada e so encher os bolssos,em algumas zc deve ser o que muvimenta mais dinheiro com custo zero.



ate acredito que haja zc que no livre eram fracas e ogora no ordenado sejam boas e tambem e certo que no livre quando ouvece um boato em tal lado ha muita coelho era uma romaria.



no ordenado tambem ha romarias por ex abertura au coelho em setembro poucas o fazem mas para enxer os bolssos vende-se as jornadas todas mencionadas no pai
e mais umas quantas por fora,depois abrem-se as gaiolas para a grande romaria mas como ja teem a massa no bolsso e para escurraçar o povo poem veneno nos montes,e cumo quem tem cu tem medo a malta desaparece e os coelhos ficam para os da casa,... entao foi isto que o regime ordenado trouce de bom????????

ja me estou a alongar .......boas caçadas.
bravo
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:43 pm

Boas noites caro amigo Lopes pelos vistos temos a mesma opinião .

Mas ao contrário de muitos foristas são eles que fazem haver tordos ou não nas associativas a que pertencem.

Mas já vi que não vale a pena é estar a perder tempo.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
joca79
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joca79


Número de Mensagens : 21
Idade : 45
Localização : Braga
Data de inscrição : 14/06/2011

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:56 pm

Banzé escreveu:
Não entendo onde está a falta de coerência, quantas e quantas Turisticas cobram balúrdios por portas aos pombos sem haver certeza de que eles lá vão passar e essas mesmas portas esgotam todos os anos?
Isso comparado com 15€ não é nada.
Quantas e quantas vezes fomos aos pombos e não matamos nada e no dia seguinte matamos 100 pombos no mesmo sitio?
Vamos dizer que a Reserva não presta ou vamos dizer que é excelente para pombos?
Se fosse Regime Livre os campos estariam cultivados? Por ser de borla iam lá passar mais rolas?

Há, efectivamente, reservas de caça onde não havia nada e hoje são boas zonas de caça, o mesmo se passará ao contrário porventura, mas é assim em tudo.
Há, efectivamente, reservas de caça onde fazem e muito para ajudar á fixação das migratórias, devemos escolher essas em detrimento das outras, já falamos nisso e na questão dos preços, onde se leva barrete, devemos denunciar para que mais ninguém caia na cilada.

Quando era Terreno Livre alguém pagava para caçar dentro dos meus terrenos? Agora por ser Ordenado eu devo pagar para passar a caçar em determinado terreno, quando em muitas dessas reservas é a Entidade Gestora que tem de limpar esses mesmos terrenos com maquinas da Reserva, porque estão ao abandono TOTAL?
Muitos proprietários só se lembram de que têm lá 1 terreno e de onde é exactamente o terreno, quando alguém da Entidade Gestora os procura e pergunta se assina os papeis para lá se caçar e a resposta é logo:

"Ah tenho aí um terreno? epá não, não cacem lá dentro", quando, repito, os terrenos estão cheios de mato e silvas que nem de bulldozer lá se chega.

É coerente que eu invista do meu tempo e dinheiro para pagar a maquinas para desbaste de terrenos, espalhe umas quantas sacas de aveia e trigo para as perdizes, tenha uma grande quantidade de perdizes nesse ano e corra o boato e apareçam caçadores de todo o lado a patrulhar cada centimetro das encostas ate´matarem a ultima perdiz que haja?
Isto aconteceu comigo na zona onde moro, meti mãos á obra, pedi uma contribuição a todos os caçadores daqui do sitio, contratei uma maquina, comprei dezenas de sacas de comida e andei a espalhar em sitios estratégicos e criei bebedouros, tive optimos resultados com as perdizes e os pombos eram aos bandos a poisar nesses terrenos, no final caiu o carmo e a trindade e dizimaram TUDO.

Num povo ao lado, fizeram o mesmo mas só aos pombos, limparam 2 ou 3 terrenos, criaram bebedouros, onde foram buscar agua a 2 kms, gastaram dinheiro em tubos e tudo, conseguiram fixar enormes bandos de pombos, no final sabem o que aconteceu, nos dias de caça aquilo até se estorvavam, o pessoal que não quis pagar foi para lá á mesma e foi até não haver para mais ninguém.
Alem de estragarem a caça estas atitudes fazem com que ninguém tenha vontade de fazer nada, pois não estão para alimentar chulos e gulosos e oportunistas.

Ora se fosse Regime Ordenado, tinha dado para todos brincarem e se divertirem, todos os anos faziam o mesmo pois deu resultado e ganhava a caça e os caçadores-

Esta é a minha opinião por já ter passado por isto e estar a passar novamente, fazendo parte dum projecto de criação de ZCM e da direcção da mesma, todos sabem que sou a favor do Regime Ordenado e uso este espaço para mostrar os meus pontos de vista, não quero nem nunca quis mudar opiniões ou mentalidades, mas é com esta exposição do meu ponto de vista que tento encontrar argumentos de que estou errado e até agora ninguém, com opiniões contrárias me convenceu disso.
Ninguem quer pagar uma entrada no Hospital mas a verdade é que alguém tem de pagar ao médico que nos atende.

Caro amigo faz você muito bem pagar e não matar nada,é porque tem posses para isso.

É por situações destas que a caça neste momento é simplesmente um negócio.

Cumprimentos Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
Armenio Tavares
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Armenio Tavares


Número de Mensagens : 211
Idade : 51
Localização : oliveira de frades viseu
Data de inscrição : 09/07/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 10:57 pm

colegas ao que leio aqui parece que estamos na republica das bananas e esplico,por acaso os colegas sabem como funciona a organica das zcm? claro que nao se nao tinham outra opiniao.

os colegas devem ser sempre do contra, os gestores das zcm passam por as vossas bocas por bandos de larapios que netem o dinheiro das mesmas todo ao bloso(como nao seja preciso apresentar o relatorio de contas aos socios e todo ano aos servisos djflorestas,quem fala assim ou nao tem conhecimento do que diz ou tem vontade de fazer o que diz.......................

agora claro que misto todo ha umas obelhas ranhosas e umas arestas que precizam de ser limpas.

só para informar que caço em zcms de setembro a fevereiro aos domingos e grande parte das quintas feiras.

comprimentos

Armenio tavares
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQua Ago 24, 2011 11:10 pm

Amigos, o tópico está interessante... muitos membros participantes e muitos pontos de vista diferentes... é uma pena se tiver de o bloquear... mas também não me custa nada se for necessário.. amigos

Abraço..
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 12:41 am

joca79 escreveu:

Eu ainda não vi desde que o terreno é quase todo ordenado mais caça do que quando era livre,mas na opinião de alguns camaradas

daqui do fórum não é assim?

Pagar para caçar a aves migratórias sem ninguém fazer nada por elas(em 90% dos casos é assim)?


Eu pelo contrário tenho visto caça a montes...e da brava por sou exigente. Mas tambem pago por isso. Não sou nem mais rico nem mais pobre que a grande maioria dos caçadores nacionais. Apenas tenho esta prioridade para mim. Não fumo, não perco tempo no café, férias são os meus dias de caça, os fins de semana são sempre e quase todos dedicados à caça ( treinar cães, criar condições para a caça, tratar de comedouros e bebedouros, vigiar, etcc...etc...).

Pergunto: O Joca79 durante o defeso o que costuma fazer nos fins de semana?

Se quiser...posso lhe mostrar 5 Zonas de Caça ( 1 turistica, 3 Associativas e 1 Municipal) que no tempo do Regime livre eram desertos cinegéticos e onde agora a caça menor é abundante...repito. Abundante. Todas em zonas bem distintas.
Agora, claro está, nada aconteceu por mero acaso...houve muito tempo e dinheiro investido.

Fala das ZCM...como em tudo há bons e maus exemplos...eu estive numa que só de manhã um grupo de 12 armas matou 46 pombos...no segundo dia um grupo de 8 armas matou 15 rolas e 18 pombos. Mas lá está...se calhar compensa andar aos fins-de-semana a largar sementes para os bichos comerem....em vez de ficar à espera que os outros façam o trabalho por nós.

Banzé escreveu:

Esta é a minha opinião por já ter passado por isto e estar a passar novamente, fazendo parte dum projecto de criação de ZCM e da direcção da mesma, todos sabem que sou a favor do Regime Ordenado e uso este espaço para mostrar os meus pontos de vista, não quero nem nunca quis mudar opiniões ou mentalidades, mas é com esta exposição do meu ponto de vista que tento encontrar argumentos de que estou errado e até agora ninguém, com opiniões contrárias me convenceu disso.
Ninguem quer pagar uma entrada no Hospital mas a verdade é que alguém tem de pagar ao médico que nos atende.

Amigo Banzé subscrevo a totalidade do seu post mas devo realçar o último paragrafo que vale ouro.

Armenio Tavares escreveu:
colegas ao que leio aqui parece que estamos na republica das bananas e esplico,por acaso os colegas sabem como funciona a organica das zcm? claro que nao se nao tinham outra opiniao.

os colegas devem ser sempre do contra, os gestores das zcm passam por as vossas bocas por bandos de larapios que netem o dinheiro das mesmas todo ao bloso(como nao seja preciso apresentar o relatorio de contas aos socios e todo ano aos servisos djflorestas,quem fala assim ou nao tem conhecimento do que diz ou tem vontade de fazer o que diz.......................


Nem mais amigo Arménio...criticar é sempre fácil. Mas sejam homenzinhos e cheguem-se à frente. Mostrem com trabalho no campo que quem criticam está errado.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 9:01 am

Colega de Forum Joca79,
está enganado em tudo, em relação a mim, é que nem tenho posses nem pago para não matar nada.
Quando não conheço e pago e levo barrete, não volto lá mais, caço e pago, ou pago e depois caço onde vejo caça e onde ela há.
Nunca me irão ver pagar numa ZCM ou ZCA e não haver lá caça.

Tambem entendo o seu ponto de vista em relação ao RO pois tem tido más experiências, mas pelo que leio o colega é contra o RO, é contra a Gestão da sua Associativa e continua a pagar, eu diria que "é por situações destas que a caça hoje é um negocio" mas pelas suas razões, por haver quem paga, não está satisfeito e insiste em lá voltar e pagar.

Eu tambem não gosto de pagar, ninguem gosta mas neste momento não temos outra hipótese se quisermos continuar a ver caça, esta é a realidade.
Em muitas zonas a caça cria-se sozinha, bastou somente a essas zonas, vedarem o acesso aos de fora, qeu no Livre entravam por lá adentro e matavam tudo que se mexesse.

Mas como tudo na vida, se for mal gerido, seja Livre seja Ordenado NUNCA vai haver nada.

Eu acho que se se mudasse a Direcção da sua Associativa para alguem capaz, tambem o meu amigo amanhã estaria aqui a defender o Regime Ordenado.
Uns amigos meus compraram uma Herdade perto de Alcacer do Sal, onde não havia nada, hoje aquilo está cheio de caça inclusivé migratórias, mas depois de muito, mas mesmo muito trabalho, eles são 15 socios, por vezes organizam umas batidas aos javalis, realizam mais um dinheiro e investem TUDO na reserva, assim produz-se caça.

E vou só dizer aqui mais uma boa forma de criar caça e que a lei veio ajudar muito, que foi a eliminação do guarda!!! Parece um contrasenso, mas é uma grande verdade, a maior parte dos guardas são so primeiros a destruirem e a darem a amigos.
O guarda que eles tinham nem alimentava a caça, dava cabo dos carros e levava lá amigos para caçarem e encherem os bolsos, quando os proprietários lá iam, era rasto de caça a monte e não apanhavam nem uma peça, hoje têm 3x mais caça.

Há que ver se o mal não está dentro das nossas reservas, sejam caçadores, sejam guardas ou sejam direcções que não sabem o que andam a fazer.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 12:36 pm

patrick_lgs escreveu:


Eu pelo contrário tenho visto caça a montes...e da brava por sou exigente. Mas tambem pago por isso. Não sou nem mais rico nem mais pobre que a grande maioria dos caçadores nacionais. Apenas tenho esta prioridade para mim. Não fumo, não perco tempo no café, férias são os meus dias de caça, os fins de semana são sempre e quase todos dedicados à caça ( treinar cães, criar condições para a caça, tratar de comedouros e bebedouros, vigiar, etcc...etc...).

Ora aqui esta nas palavras do Patrick, tambem o que se passa comigo, temos de fazer opções pois quem não nada em dinheiro não pode ter tudo, experimentem a viver a caça desta forma, tenho a certeza que muitos post seriam bem diferentes.


Última edição por castilho em Qui Ago 25, 2011 4:47 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Corrigido o quote)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 3:28 pm

era para nao intervir mais ----porque pelo que se esta a observar nao tarda vai estalar o verniz ---mas nao vejo algum motivo aparente para sequer falar em bloquear o topicomais partecipativo do forum e um topico sempre actual onde uns sabem mais de leis que outros mas em que ha um interresse comum a caça ---e mais e um topico onde se pode recolher informaçao util para todos os membros ----eu como ja disse e mantenho continuo a defender o regime livre --alem de como ja disse me poder gavar de caçar numa zona excelente pra caça e numa das melhores e mais bem organizadas associativas do pais ---as portas de lisboa ------pelo que observei muitos dos participantes deste topico e que teem imitido varias opinioes validas pela idade que apresentam pouco ou nada conheceram do regime livre ----para darem determinadas opinioes se nunca caçaram no livre ---e eu como caçador mais antigo digo que nao e como dizem que matava-se tudo --parta-se tudo era assim era assado --nada de mais errado os caçadores eram pessoas normais como agora e nao assasssinos ----se fosse o derreter tudo como dizem como explicam decadas seguidas sempre com muita caça --e sinal que ficavam duns anos pros outros ---portanto nao e como dizem que era grupos a arrazar tudo ----nao ha muitos anos no livre aqui na zona eram os proprios proprietarios que pediam ao caçador para ir la matar a caça aos quintais ---e ninguem estragava nada como apergoam ai ---hoje no regime ordenado ha mais abusadores do que no livre --e ha varias provas disso --continuo a dizer a principal causa de haver pouca caça agora CHAMA-SE HEMORRAGICA VIRAL---e ponto final --quanto as municipais pelo que conheço aqui na minha zona e ha varias e uma caça ao dinheiro ---para beneficios proprios e para beneficiar as associativas em que sao directores ---aqui ha muitas municipais geridas por associativas --dou so o ex donde moro em que as regalias da associativa e diferente da municipal sendo geridas pelos mesmos ---alem de levarem dinheiro de cotas as pessoas da municipal ---todos os sorteios sao ficticios --e caça pouca --e dias de caça reduzidos ---e ainda ha quem gave este sistema ----
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 5:14 pm

"Quando será que volta tudo a ser regime livre"???Nunca mais...e sabem porquê??? Porque quando começaram a fechar tudo o que eram boas zonas de caça, mais de 90% dos caçadores nacionais, do regime livre (eu incluido) assistiram a tudo, impavidos e serenos, de braços cruzados sem nada fazerem e começaram a aparecer os "quintais" livres, em que claro, se juntavam grandes aglomerados de caçadores e por vezes, aconteciam situações que em nada dignificam os amantes da caça. Sabem das dificuldades que colocavam para um individuo entrar, por exemplo, numa ZCA, ao inicio do seu aparecimento???Sem conhecimento, "padrinho" ou muitos contos de reis (mas muitos mesmo) era quase impossivel...Sabem como eram feitos os repovoamentos???era empurrar durante todo o ano a caça nos terrenos circundantes para dentro das reservas...quem assistiu, como eu, ao inicio destas ZCA, claro que sempre olhou para elas com desconfiança. Com o passar dos anos, claro que as coisas mudaram e sei, por companheiros que estão actualmente nelas inseridas, que existem bons exemplos de gestão cinegética, mas ao principio essas reservas eram só para muito poucos...Sei que as coisas não voltam ao "antigamente" por muito que doa a muita gente, mas deixámos chegar isto a este ponto e agora...á que tentar lutar por um regime ordenado, menos "camuflado", em que o seu acesso seja mais facilitado a todos caçadores Portugueses. Foram criadas as ZCM, que em teoria iriam facilitar a entrada á grande maioria dos caçadores, mas são tantos os relatos de situações "obscuras", que se passam em grande parte delas...Á que denunciar e lutar para um acesso mais simplificado ás mesmas...consultar as vagas das jornadas via internet, pagamento por multibanco, ou banco net, sei lá...havia tanto para simplificar e acho que não é assim tão dificil. Para mim, terreno livre, era quando comecei a caçar, em que só existiam as reservas do estado e posso dizer que nunca me queixei da falta de caça...Agora com os aparecimentos de ZCA-ZCT-ZCM aparcamentos de gado, etc o que passou a existir foram:"quintais livres"...e acho que muita gente continua a fazer confusão com terreno livre e quintais livres...

Vamos lá todos fazer uma forcinha, para pelo menos aqueles, que não tenham hipoteses de entrar em ZCAs e de caçar em turisticas, tenham a sua vida mais facilitada no acesso ás municipais... que não sejam coutos privados só para alguns, pois não foi esse o intuito com que foram criadas...



Um grande abraço para todos e um excelente ano cinegético é o que eu vos desejoquando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 600400
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 EmptyQui Ago 25, 2011 5:19 pm

Se houver respeito entre Membros e opiniões, obviamente que não há necessidade de bloquear o tópico..
Mas se os Membros olharem para o que o outro escreve e em função disso, começarem com "ataques" pessoais em vez de contraporem com o seu ponto de vista, a conversa pára por aí... para grandes males, grandes remédios...
Não se pretende mudar opiniões e sim mostrar outras formas de ver ou identificar outras realidades... sempre com cordialidade e respeito...


Eu no ano passado atrasei-me entregar a credencial da época anterior na ZCM... assim como muitos outros e inclusivé, assim como um amigo que passou por lá e entregou a minha e a dele,a do meu pai e a do nosso colega de caça no mesmo dia... eu, o meu pai e o meu colega de caça tive-mos todos de pagar coima pelo atraso.. esse amigo que as entregou todas não pagou coima nenhuma...
Também no ano passado desapareceram uns milhares de Euros da sede da ZCM... não acredito que tenham sido os caçadores a ir lá e adivinhar a chave do cofre... e é frustrante pagar e saber que alguém se orienta bem com o dinheiro quando o mesmo deveria ser empregue em prol da ZC..
Mas como em tudo na vida, há bons e maus exemplos... e concordo com o Amigo Patrick.. o futuro caminha a passos largos para que quem queira caça a pague ao preço do ouro ou tenha de tirar o rabinho do sofá e fazer-se ao campo com atitude e pro-actividade...

No geral, tenho as minhas razões para ficar de pé atras... mas pronto, também aceito, respeito e concordo com outros pontos de vista.. amigos

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Conteúdo patrocinado





quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: quando sera que volta a ser tudo regime livre   quando sera que volta a ser tudo regime livre - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
quando sera que volta a ser tudo regime livre
Ir para o topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vai deixar de Caçar com o fim do regime livre?
» regime livre
» regime livre
» Caça Regime livre
» Serà que ainda à em Portugal onde Caçar no Livre

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: