Caça & pesca & natureza
Podengo - enterra a caça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Podengo - enterra a caça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Podengo - enterra a caça

Ir para baixo 
+2
duarte26
NunoSantos
6 participantes
AutorMensagem
NunoSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
NunoSantos


Número de Mensagens : 11
Idade : 45
Localização : Ourentã
Data de inscrição : 15/05/2012

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 11:34 am

Viva, 
Tenho uma cadela podenga com quase 2 anos e só este domingo é que teve oportunidade de apanhar o seu primeiro coelho, sucede que depois de apanhar o coelho afastou-se um pouco de mim e enterrou o coelho :(. 
Chamei várias vezes mas nunca veio até mim, só passado uns minutos é que vi onde estava e ao acercar-me reparei que esteva com bastante barro no focinho e patas e ao verificar o terreno vi que tinha enterrado por completo o coelho... irei estar mais atento nas próximas caçadas, para o caso de voltar a acontecer, mas existe algo que possa ir fazendo para tentar corrigir/ minimizar este comportamento?

Obrigado pela ajuda,
Boas caçadas,
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
duarte26
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
duarte26


Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Localização : santarem
Data de inscrição : 01/08/2009

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 3:04 pm

Tou exatamente com o mesmo problema com a minha breton, cobra bem e vem até mim com as peças , mas andam em torno de mim e nao entrega , e quando se cansa escava um buraco e tenta enterrar!!( mas se estiver outros caes perto, entrega na perfeiçao)
Já perguntei aqui aqui no forum se existe soluçao e a resposta foi a seguite " existe sim , mas por quem sabe", como deves calcular fiquei bastante esclarecido !
A forma que mt gente me tem falado,é através da coleira eletronica, mas como sou contra a utilizaçao desse equipamento , tá fora de questao !
 Agradeço a vossa ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
NunoSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
NunoSantos


Número de Mensagens : 11
Idade : 45
Localização : Ourentã
Data de inscrição : 15/05/2012

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 3:22 pm

Viva Duarte, 
Acredito que se consiga alguma ajuda, pois nem todos guardam os "segredos" para eles... ainda existem muitos bons caçadores a partilhar o muito ou pouco que sabem ;).

Boas caçadas,
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 5:30 pm

Boas, pelo que tenho ouvido esse tipo de comportamento tem a ver com a falta de reconhecimento do animal pela autoridade do dono, tem a ver com a hierarquia que os cães definem dentro da matilha. A cadela não vê o dono como lider e desafia a autoridade do lider ficando com a peça de caça para si em vez de trazer e deixar ao dono.

Experimentem com uma trela comprida o exercício do cobro mas se o cão não trouxer a peça, sem puxões bruscos, vão encurtando a distancia entre o cão e o dono, até o cão estar ao pé do dono e depois fazer com que o cão dê a peça. É provável que qd o cão (ou cadela neste caso) esteja ao pé do dono aperte de tal maneira a peça que até a pode rasgar toda. Antes de retirar a peça, deve recompensar o cão com umas festas ou kk coisa. Em vez de bater no cão para ele largar a peça, experimente a soprar no focinho que ele (a) deve largar a peça sem reclamar.

Vá experimentando até o cão fazer este exercício sem ser preciso puxar a corda e depois experimente a fazer sem a corda, tente que sempre que faça o exercício as palavras de ordem sejam sempre as mesmas para que o animal comece a associar a ordem á atividade.

um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 7:37 pm

Estamos de acordo amigo Biri.Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptySeg Nov 04, 2013 11:14 pm

Boas sr. Nuno, pergunte-lhe duas coisas de forma a tentar ajudar com o pouco que sei, a cadela tem bom relacionamento com a restante matilha? a cadela no canil é tímida ou é sociável? abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptyTer Nov 05, 2013 10:05 am

Acho que são duas coisas distintas, colocar no mesmo saco a desobediência ao dono e o não entregar a caça ao dono.

Vejo esta situação, como vejo igualmente darmos um osso a um cão e ele ir enterrá-lo para mais tarde comer.
São "instintos primitivos".

Os cães, como os lobos, enterram a comida para mais tarde desenterrarem, penso que será aqui o caso, claro que deverá ser corrigida e a sugestão da trela poderá ajudar, mas não entendo como um desafio á liderança do dono.

Os meus cães se a caça ainda estiver quente, trazem-na, mas se eu não estiver por perto e derem muitas voltas acabam por a largar seja onde for e já não lhe pegam mais e não vejo isto como acharem que eu não sou o lider.

Não sei quantas vezes isto aconteceu ou se foi um acto isolado.
Procure corrigir com a trela (metodo mais dificil) ou leve pequenos pedaços de chouriço no bolso e troque pela peça que ela traga na boca, ou se a enterrar, procure sempre desenterrá-la na frente dela e dar-lhe o chouriço á mesma depois de ter a peça pendurada, na tentativa que ela o procure para fazer a troca, em vez de continuar a enterrar a peça.

Há cadelas que têm este comportamento, por exemplo, quando têm cachorros ou estão prenhas, não sei se é o caso.
Na minha modesta opinião, é tão somente um instinto animal.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptyTer Nov 05, 2013 11:22 am

O enterrar a caça é uma típica atitude de predador onde o cão ao sentir-se inferior ao dono foge com a peça(como se o fizesse para comer mais tarde), pois sabe que o dono a vai tirar imediatamente.
Como, para o cão, a peça de caça é o seu maior troféu, temos de o deixar desfrutar da peça e não tirá-la logo. Depois para corrigir esse vício, e como o confrade Biri já referiu e bem, experimente a corda puxando o cão com a peça devagar até si e recompensando-o muito e não lhe retirando a peça logo. Também pode virar as costas ao cão e ir andando devagar na esperança que o cão venha atrás de si com a peça. Depois vá chamando e quando ele vier ter consigo deverá recompensá-lo e saudá-lo efusivamente.
Ir para o topo Ir para baixo
duarte26
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
duarte26


Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Localização : santarem
Data de inscrição : 01/08/2009

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptyTer Nov 05, 2013 12:54 pm

Banzé escreveu:
Acho que são duas coisas distintas, colocar no mesmo saco a desobediência ao dono e o não entregar a caça ao dono.

Vejo esta situação, como vejo igualmente darmos um osso a um cão e ele ir enterrá-lo para mais tarde comer.
São "instintos primitivos".

Os cães, como os lobos, enterram a comida para mais tarde desenterrarem, penso que será aqui o caso, claro que deverá ser corrigida e a sugestão da trela poderá ajudar, mas não entendo como um desafio á liderança do dono.

Os meus cães se a caça ainda estiver quente, trazem-na, mas se eu não estiver por perto e derem muitas voltas acabam por a largar seja onde for e já não lhe pegam mais e não vejo isto como acharem que eu não sou o lider.

Não sei quantas vezes isto aconteceu ou se foi um acto isolado.
Procure corrigir com a trela (metodo mais dificil) ou leve pequenos pedaços de chouriço no bolso e troque pela peça que ela traga na boca, ou se a enterrar, procure sempre desenterrá-la na frente dela e dar-lhe o chouriço á mesma depois de ter a peça pendurada, na tentativa que ela o procure para fazer a troca, em vez de continuar a enterrar a peça.


Há cadelas que têm este comportamento, por exemplo, quando têm cachorros ou estão prenhas, não sei se é o caso.
Na minha modesta opinião, é tão somente um instinto animal.
 Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
NunoSantos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
NunoSantos


Número de Mensagens : 11
Idade : 45
Localização : Ourentã
Data de inscrição : 15/05/2012

Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça EmptyTer Nov 05, 2013 10:27 pm

Antes de mais muito obrigado a todos 
Marcodatsun escreveu:
Boas sr. Nuno, pergunte-lhe duas coisas de forma a tentar ajudar com o pouco que sei, a cadela tem bom relacionamento com a restante matilha? a cadela no canil é tímida ou é sociável?
Para já só tenho mais um cão, e ambos são sociáveis, mesmo na presença de outros cães de amigos caçadores.
Ela é um pouco desobediente, minha culpa, mimos a mais quando era cachorra :(

Como referido no post inicial, esta foi a primeira vez que ela viu caça...

Um colega feriu o coelho e ele passou na minha direcção e da cadela, ela sai a correr atrás do coelho e apanha-o a uns 5-8 metros de mim (3 vãos de vinha), começo a chamar, mas nada... tive que ir até ao fim da vinha e verificar vão a vão onde se tinha enfiado, foi quando a vi perto do local onde tinha enterrado e peça. Quando desenterrei a peça, mostrei-lha e falei calmamente com ela, depois disso deu com mais dois coelhos mas na zona onde estava foi impossível dar fogo.

Vou tentar seguir as indicações dadas.

Uma vez mais muito obrigado a todos pela vossa ajuda,

Boas caçadas
Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Podengo - enterra a caça Empty
MensagemAssunto: Re: Podengo - enterra a caça   Podengo - enterra a caça Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Podengo - enterra a caça
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Podengo não vem quando o dono o chama, e caça muito longe.
» Treino de Podengo médio cerdoso/Podengo pequeno liso (tintin)
» Criar uma pequena matilha para a caça grossa e caça ao salto ao javali
» II Feira de Cães e Caça -Clube Desportivo de Caça e Pesca Argense
» Epagnol Breton

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: