Caça & pesca & natureza
caes de rasto Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
caes de rasto Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 caes de rasto

Ir para baixo 
+2
master
pinho
6 participantes
AutorMensagem
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: caes de rasto   caes de rasto EmptySeg maio 27, 2013 9:26 pm

Boas, gostava de deixar aqui em aberto um debate "saudavel" sobre a opiniao de cada um dos participantes sobre o que acham de um cao de rasto na caça seja Grifon ou Sabuesso.
Acho que vai ser um topico interessante e com bastantes participantes, visto que o numero de aficionados esta a aumentar no nosso pais e ate mesmo neste nosso Forum.
Amanha vou tentar deixar aqui um texto para descrever o que acho sobre os caes de rasto na caça em geral.

Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 12:54 am

na minha opinião o cão de rasto dá muito jeito para recuperar a peça que outros cães mais rapidos a seguir acabaram por perder.
Pessoalmente gosto deles ja cruzados,pois fazem o trabalho de cão de rasto, que é recuperar varias vezes o coelho, mas com a sorte de serem mais rapidos nessa tarefa que os puros, agora é preciso é sorte de nos sair um cruzado com essas virtudes, tenho 2 irmãos a fazerem esse papel, e so um deles faz o que descrevo, o outro saiu como os puros, tambem não é por ser mais lento que não desempenha o papel dele.
quanto ao cão de rasto PURO na tarefa de achar acho inferior aos outros cães (podengos e rafeiros), as razoes para isso acontecer não sei ao certo, talvez lhes falte garra para ir aos sitios mais dificeis, tambem se fossem tão bons a achar como a seguir, todos caçavamos com eles...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 8:43 am

Sabuesos "puros" para coelhos!? Só se for em matos muito rotos. Nas lebres são exímios.
Grifons, dos pequenos tipo PBGV e afins, adaptam-se melhor à "nossa" caça aos coelhos.
Dos outros cães de rasto para caça aos coelhos teremos sempre que referir os Beagles e os Fauves.

Virtudes: o seu excelente nariz, a sua teimosia e a sua baixa velocidade que não "picam" muito os coelhos.
Defeitos: muito barulhentos, ouvidos "mocos" e algo lentos para o meu estilo preferido de caça aos coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Helder Marques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 51
Idade : 44
Localização : figueira da foz
Data de inscrição : 28/07/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 11:15 am

Como é normal é um tema que depende sempre do gosto pessoal de cada um.
Na minha opinião o tipo de terreno em que caçamos influencia o partido que se tira das capacidades do animal. Não vale de muito caçar com este tipo de raças se sabemos há partida que os coelhos têm buracos a poucos metros do sitio onde costumam estar acamados! Agora se é um terreno onde o coelho faz grandes percursos ai sim pode ser útil.

Outra situação é normalmente os cães destas raças têm tendência a serem um pouco surdos o que durante o dia de caça pode dar uma dor de cabeça terrível.

Algo que ainda tó em duvida é o sentido de orientação! Porquê tenho colegas que caçam com eles há raposa e aos javalis e no fim das caçadas (Batidas) por vezes ao fim de dois dias ainda andam a ir ao local há procura deles.
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 12:38 pm

Para quem conhece a minha matilha já viu que gosto muito de caçar com cães de rasto, no meu caso vou dizer o que acho sobre os cães de rasto na caça ao javali que é o tipo de caça no qual tenho mais experiência com esse tipo de cães.
-Os sabuessos são cães com um nariz espectacular embora um pouco mais lentos que os grifons mas por outro lado são muito mais teimosos nos rastos e seguem a caça muito mais distancia, por exemplo podemos fazer uma comparação entre o Beagle e o Basset Grifon Fauve, o Beagle um cao mais lento que o Basset Fauve mas muito mais teimoso quando pega no rasto, em geral dá sinal de rasto primeiro que o Basset Fauve, enquanto que o Basset Fauve late mais tarde e mais perto da peça de caça por isso que dizem que são cães mais "certos" que os beagle e também são cães com mais orientação e mais rápidos no regresso da perseguição.
Tenho a caçar na matilha uma linha de Bruno de jura que considero ser um sabuesso muito completo e vou fazer a comparação com o grifon azul da gasconha, tanto o bruno de jura como o grifon azul da gasconha teem uma voz espectacular alem que eu goste mais de ouvir o bruno de jura devido a quando estao a perseguir a caça a uma distancia reduzida começam a urrar o que para mim é um espectacular devido ao festival que fazem, nas perseguições o bruno de jura acho mais teimoso que o azul da gasconha mas o azul é mais agressivo no desencame da caça e uma das grandes diferenças que existe entre eles é que depois de uma perseguição o bruno de jura regressa mais rápido que o azul devido ao vicio que o azul tem de andar a bater monte à procura de novos rastos.
Ha também uma raça muito espectacular a meu ver que é o sabuesso espanhol, um cão muito lento mas muito dificilmente larga um rasto, vou ter um para o mês que vem para o ensinar a caçar à trela, são cães exímios na caça à trela em rasto de javali.
Existem muitas mais raças de sabuessos e grifons mas apenas expus as quais tenho experiência no campo, apenas temos que escolher um tipo de raça mais adequado para o tipo de caça e de terreno o qual pretendemos caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 1:29 pm

Pinho, já aqui escrevi e volto a fazê-lo: não podemos comparar a caça aos coelhos com a caça aos javalis!

Falando de caça aos javalis e não tirando valor às raças que enumeras, um bom podengo faz tudo aquilo que tu referes e com uma grande vantagem: marca-te um porco sem grande "estrilho" e deixa-te lá chegares pé ante pé para fazeres o "remate". Quem sabe o que refiro sabe que um cão destes não tem preço e muito dificilmente, se não mesmo impossível, se consegue numa raça de rasto.

Não gosto de matilhas de cães "orelhudos" para caçar javalis. São muito barulhentas e pouco eficientes! Eficiência para mim é chegar ao local, soltar meia dúzia de cães, sinalizar os porcos e dar fogo. Ficou ficou ... não ficou é pra próxima.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 1:48 pm

Obviamente respeito quem gosta de caçar aos porcos com cães "orelhudos" e admito que dão show de garganta a seguirem um rasto.
Pessoalmente prefiro caça mais rápida, menos exuberante mas com mais eficiência.
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 2:27 pm

podengos&coelhos da maneira que falas estas a dizer que os caes de rasto nao sao tao eficazes, mas olha que um cao de rasto bem treinado tem uma eficacia a 100% porque em vez de andar a bater monte por aqui e por ali, pega em um rasto de 12 ou mais horas e leva-te direitinho à caça, a isso eu chamo rapidez e eficacia.
E ninguem esta a comparar caes de coelhos com caes de javali, por ter mencionado o basset fauve e o beagle eu estou a falar de caes que eu e muitos matilheiros teem na matilha.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 2:40 pm

Pinho, mas é mesmo essa parte de pegar num rasto velho e dar as voltinhas todas certinhas que a mim não me agrada a caçar aos porcos e/ou aos coelhos com cães de rasto. Prefiro um cão que só apanhe os rastos mais frescos e que vá directo ao assunto. Encontra, espera ou pica e vamos pra outra.

Estou velho, impaciente e sem paciência! Esperas só nas noites de lua aos porcos e de carabina!lol!
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 2:47 pm

podengos&coelhos nao podemos comparar a maneira de caçar entre um podengo ou de um cao de agarre ou de um cao de rasto, cada um no seu galho, agora podemos fazer comparações entre raças de caes de rasto, nunca foi a minha intençao quando criei este topico fazer tais comparações.
Eu tenho em casa 2 desses podengos que tu falas, mas nunca me passou pela cabeça em mete-los como "adversários" e fazer tal comparação.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 4:20 pm

Estamos completamente de acordo amigo Pinho. caes de rasto 232712 caes de rasto 232712

Dos "orelhudos" que já vi nos porcos gostei mais dos Sabuesos Espanhóis (o top foi uma cadela de nome Branca, importada pura com "papeis" e "taotoo" que fez furor aqui na zona centro há uns 20 anos atrás e que era pertença do meu amigo Zé Manel de S.Pedro do Sul e que acabou na boca de uma Dog Argentina maluca).
Também já vi beagles muito muito bons a seguir mas teimosos demais pro meu gosto (o dono amiúde tinha que andar dois e três dias a caminhar para os sítios da caçada pros recolher).
Em tempos também conheci um Beagle Harrier fabuloso a seguir rastos de porcos nomeadamente rastos de sangue.
Falam-me bem dos Brunos de Jura mas ainda não vi o suficiente para poder emitir uma opinião fundamentada.
Ir para o topo Ir para baixo
pinho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
pinho


Número de Mensagens : 205
Idade : 48
Localização : aveiro
Data de inscrição : 11/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 8:06 pm

podengos&coelhos o cao mais teimoso que tenho e que me espeta mais secas, e o basset fauve da bretanha, quando pega em um porco e ate rebentar,no ano passado tive que o ir buscar a miranda do corvo no dia seguinte, por causa do rasto de veados.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 10:00 pm

O universo de escolha que temos nas raças de cães dá para todos os gostos, eu ao contrario do Rui a minha preferencia vai para as grandes perseguições em grandes matagais onde se fôr preciso os cães andarem 2/3 horas atraz de um coelho, que seja, chego ao fim com a camisola molhada de tanto correr pois por vezes parece que vai saír num sitio mas de repente dá a volta e vai passar para outro lado a distancias que nos fazem correr muito, para mim um lance de levanta, ai ai e pum não tem piada. E onde caço a maior parte das vezes um cão que só levante bem não tem valor a não ser que haja outros que façam o resto do trabalho, pois há muito mato, poucos coelhos e muita pressão. Para este tipo de vegetação considero os cães de rasto de grande valor ou mesmo que não sejam cães de rasto que façam o trabalho como eles. Eu encontrei nos b.fauve os cães que mais gosto me dão, apesar dos meus apodengados não lhes ficarem muito atraz, os fauves acham tão bem como os podengos, são mais teimosos e mais resistentes, grande inconveniente algumas linhas pegam muito na bixarada brava e como são muito resistentes e teimosos temos de perder-lhes a ideia e continuar a caçar com os outros ou então temos de tentar abater o animal que vão a perseguir. Eu tenho as duas linhas originarios de linhas completamente distintas uns se apanham o rasto de raposa ou javali nem ligam a outra linha nunca mais os largam. Têm é uma coisa impressionante acho que nunca se perdem, os 2 que tenho que fazem isso já chegaram a andar 7 horas e afastados muitos kms do sitio em que iniciaram a perseguição, dessa vez acabei por desistir e deixar lá uma camisola e à noite ir la e estarem à minha espera junto à camisola. Têm este grande senão mas para mim a qualidade do trabalho deles nos coelhos compensa e isto tambem não acontece muita vez senão não dava.
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyTer maio 28, 2013 10:21 pm

coelhobravo escreveu:
O universo de escolha que temos nas raças de cães dá para todos os gostos, eu ao contrario do Rui a minha preferencia vai para as grandes perseguições em grandes matagais onde se fôr preciso os cães andarem 2/3 horas atraz de um coelho, que seja, chego ao fim com a camisola molhada de tanto correr pois por vezes parece que vai saír num sitio mas de repente dá a volta e vai passar para outro lado a distancias que nos fazem correr muito, para mim um lance de levanta, ai ai e pum não tem piada. E onde caço a maior parte das vezes um cão que só levante bem não tem valor a não ser que haja outros que façam o resto do trabalho, pois há muito mato, poucos coelhos e muita pressão. Para este tipo de vegetação considero os cães de rasto de grande valor ou mesmo que não sejam cães de rasto que façam o trabalho como eles. Eu encontrei nos b.fauve os cães que mais gosto me dão, apesar dos meus apodengados não lhes ficarem muito atraz, os fauves acham tão bem como os podengos, são mais teimosos e mais resistentes, grande inconveniente algumas linhas pegam muito na bixarada brava e como são muito resistentes e teimosos temos de perder-lhes a ideia e continuar a caçar com os outros ou então temos de tentar abater o animal que vão a perseguir. Eu tenho as duas linhas originarios de linhas completamente distintas uns se apanham o rasto de raposa ou javali nem ligam a outra linha nunca mais os largam. Têm é uma coisa impressionante acho que nunca se perdem, os 2 que tenho que fazem isso já chegaram a andar 7 horas e afastados muitos kms do sitio em que iniciaram a perseguição, dessa vez acabei por desistir e deixar lá uma camisola e à noite ir la e estarem à minha espera junto à camisola. Têm este grande senão mas para mim a qualidade do trabalho deles nos coelhos compensa e isto tambem não acontece muita vez senão não dava.

Deve ser extraordinário de se ver.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto EmptyQua maio 29, 2013 8:17 am

coelhobravo escreveu:
eu ao contrario do Rui a minha preferencia vai para as grandes perseguições em grandes matagais onde se fôr preciso os cães andarem 2/3 horas atraz de um coelho
Gil, eu também gosto de andar atrás dum coelho e a correr a atalhar caminho mas gosto de saber que quando os cães apertam o coelho vai mesmo lá na frente e o problema é conseguir chegar ao sítio certo antes do coelho passar. Quem já caçou comigo em zonas de mata sabe o quanto eu adoro esse tipo de caça e o quando dou o "litro" nessas situações.
O que não gosto é de fazer esse tipo de caça com cães de rasto porque "berram" muito e o coelho já passou quase sempre.
Já cacei muitas e muitas vezes em matos com os meus cães e outro pessoal com cães de rasto e sinceramente nunca vi vantagem nos cães de rasto (normalmente só apanhavam os podengos na volta do coelho) talvez porque a minha matilha tem (ou tinha) muito sangue de podengos andaluz que a seguirem são muito muito fortes.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





caes de rasto Empty
MensagemAssunto: Re: caes de rasto   caes de rasto Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
caes de rasto
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» cães de rasto
» Qual o melhor??
» caes de rasto
» perseguir coelhos com caes de rasto
» Cães de rasto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: