Caça & pesca & natureza
Perdiz - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perdiz - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perdiz

Ir para baixo 
+16
dinis reis
pedro eusebio
João Paulo
Monteiro 28
podengos
sergio magalhaes
João Silva
JCoelho
Stick
RUI PERPETUA
AHMota
caramelo
Abílio Vidal
castilho
patrick_lgs
zabo
20 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySex maio 13, 2011 6:38 pm

JCoelho escreveu:
Pois é Mota mas o futuro não é nada risonho no que toca á caça menor.
No que toca a maiorias ou minorias, se reparar nos jovens que se iniciam hoje como caçadores, a maioria é adepto do quê? Tordos e caça maior e porquê ? Numa das espécies dão bastantes tiros e na outra é moda, não requer grande esforço ou conhecimento a não ser €s, depois também não precisam de andar com problemas e despesas com os cães.
Do modo como tenho opinado dou a entender que sou contra a caça maior ou aqueles que a praticam. Não, de modo algum. Pelo menos ainda sei respeitar os outros e ainda vivemos em democracia. Agora vou dizer mais uma verdade: - não vejo os coelhos, lebres, perdizes e outros incomodarem os javalis mas sim o contrário, também não vejo os praticantes de caça maior muito preocupados com isso.
Ao longo dos anos que andamos a descurar a caça menor em detrimento da maior.
Não acabem com a maior, salvem é a menor enquanto estão a tempo.

Pois é JCoelho agora há muito mais matadores do que caçadores, entendi-o muito bem, aliás, estou até muito de acordo com o que diz neste seu post. Perdiz - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySex maio 13, 2011 8:57 pm

Mota,tenha calma homem.
Como consegue dizer que apenas 2000 caçadores defendem acerrimamente a caça maior,fez algum questionário pelo País ou....lembrou-se desse numero?
Olhe que no ultimo ano em que houve diferenciação das licenças,menor e maior,foram tiradas 57.000!!! de um universo de 150.000!!!
Ou seja,um em cada tres caçadores particava caça maior.....imagine quantos não o fazem desde que a licença passou a ser única.
A caça maior em Portugal tem vindo a crescer,tanto nos adeptos como nas quantidades de expecies e sua abundancia.
Sabe porquê?
Porque os habitats provocados pela nossa politica agricola assim favoreceram.
Existe menos coelhos por causa das doenças e da perca de habitats.
Existe menos perdizes por causa da perca de habitats e perticidas utilizados nas poucas práticas agricolas existentes.
Mas existem locais onde as populações de coelhos e perdizes nunca deixaram de exitir em grande numero e com as novas ideias de gestão cinegética que não existia....estas aumentam para numeros extraordinários.....mas....os habitas não foram modificados.
Existem muitos locais onde apenas as expecies de caça maior se desenvolvem.....as menores jamais sobreviviam e antes das especies maiores ocuparem essas áreas,já as especies menores tinham desaparecido...porque será?
Os caçadores da maior aumentaram porque aumentou a quantidade de especies,a sua abundancia e locais para se praticar,isto inversamente á menor.
Os caçadores foram os culpados Mota?
Foram eles que plantaram eucaliptos?
Foram eles que deixaram de cultivar e as estevas cresceram da altura de um homem?
Foram eles que abandonaram as terras cultiváveis deste País?
Os caçadores agora com muitas responsabilidades acrescidas,mas......são colectores....do que a terra dá.
Se dá javalis e veados....são esses que se vão caçar.
Se dá coelhos e perdizes....são esses que se vão caçar.
Sou caçador tanto da maior como da menor.
Tenho 13 cães e faço tantos dias por ano de caça á menor como á maior.
A paixão por ambas é identica.
Sou sócio de duas ZCA em que uma tem 6000h SÓ PARA A MAIOR, e de outra com 2300h SÓ PARA A MENOR.
Uma tem pinhal,eucaliptos e estevas com mais de 2 décadas.....outra tem cultivo em 70% da sua área,onde 800h são de regadio.
Mota....nem tanto ao mar...nem tanto á terra.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySex maio 13, 2011 11:52 pm

Perdiz - Página 3 232712
RUI PERPETUA escreveu:
Mota,tenha calma homem.
Como consegue dizer que apenas 2000 caçadores defendem acerrimamente a caça maior,fez algum questionário pelo País ou....lembrou-se desse numero?
Olhe que no ultimo ano em que houve diferenciação das licenças,menor e maior,foram tiradas 57.000!!! de um universo de 150.000!!!
Ou seja,um em cada tres caçadores particava caça maior.....imagine quantos não o fazem desde que a licença passou a ser única.
A caça maior em Portugal tem vindo a crescer,tanto nos adeptos como nas quantidades de expecies e sua abundancia.
Sabe porquê?
Porque os habitats provocados pela nossa politica agricola assim favoreceram.
Existe menos coelhos por causa das doenças e da perca de habitats.
Existe menos perdizes por causa da perca de habitats e perticidas utilizados nas poucas práticas agricolas existentes.
Mas existem locais onde as populações de coelhos e perdizes nunca deixaram de exitir em grande numero e com as novas ideias de gestão cinegética que não existia....estas aumentam para numeros extraordinários.....mas....os habitas não foram modificados.
Existem muitos locais onde apenas as expecies de caça maior se desenvolvem.....as menores jamais sobreviviam e antes das especies maiores ocuparem essas áreas,já as especies menores tinham desaparecido...porque será?
Os caçadores da maior aumentaram porque aumentou a quantidade de especies,a sua abundancia e locais para se praticar,isto inversamente á menor.
Os caçadores foram os culpados Mota?
Foram eles que plantaram eucaliptos?
Foram eles que deixaram de cultivar e as estevas cresceram da altura de um homem?
Foram eles que abandonaram as terras cultiváveis deste País?
Os caçadores agora com muitas responsabilidades acrescidas,mas......são colectores....do que a terra dá.
Se dá javalis e veados....são esses que se vão caçar.
Se dá coelhos e perdizes....são esses que se vão caçar.
Sou caçador tanto da maior como da menor.
Tenho 13 cães e faço tantos dias por ano de caça á menor como á maior.
A paixão por ambas é identica.
Sou sócio de duas ZCA em que uma tem 6000h SÓ PARA A MAIOR, e de outra com 2300h SÓ PARA A MENOR.
Uma tem pinhal,eucaliptos e estevas com mais de 2 décadas.....outra tem cultivo em 70% da sua área,onde 800h são de regadio.
Mota....nem tanto ao mar...nem tanto á terra.

Sim Rui no equilibrar é que está a virtude, muito sensato este seu post. Perdiz - Página 3 232712
Os 2000 caçadores que referi, nem tantos são acredite, na analise que fiz, sobre a caça maior, são aqueles que mexem nos interesse proprios que daí adveem e nunca a totalidade daqueles que a praticam, mas estes fazem-no apenas esporadicamente, não são fanaticos por ela, estes até cegam para conseguir um trofeu, até seja de um porco criado numa pocilga.

A caça maior sendo praticada pelo fascinio que ela nos proporciona e tirando a intenção por parte de certos caçadores de pretenderem para ela uma gestão global eu até sou um seu fã e gosto de a praticar, mas terei que ver, assiduamente, por parte dos caçadores, a nobre preocupação de encontrar soluções na qual se respeitem todas as vertentes do sector e eu não sinto nem vejo, não por aqui em outras "bandas" sim, nos caçadores da caça maior qualquer preocupação em defender a caça menor no deteriormento da maior e como sabe, há casos em que se exige que isso aconteça, como por ex. ZCs que têem condições extraordinarias para o desenvolvimento da caça menor.

Fico satisfeito em saber que ainda tem a possibilidade de ainda agora fazer opcções, assim todos nós o pudesse-mos fazer, participando em duas ZCs que o devem satisfazer nesta actividade ludica que nos fascina e adoramos praticar, será que no futuro a caça maior nos deixará optar??.

Penso que este seu post, equilibrado é certo, não reflete o que vai na mente desses menos de 2000 monteiros que exclusivivamente querem para o sector aquilo que lhes dá prazer, a morte do bicho só para lhe retirar o tal trofeu das suas vidas, nem tão pouco, por vezes, respeitando o pobre animal, até lhe sarram o focinho e deixam a carcaça ao desbarato, creio não ser o seu caso.

Claro que a grande maioria dos caçadores, coitados, nunca foram nem serão culpados, ou têem responsabilidades sobre o que hoje é a realidade da caça em Portugal, mas alguns tiveram sim, caso de quem está, ou esteve na frente das OSC, embora eu reconheça que nas varias vertentes sociais das nossas vidas sofremos e muito de um sindroma malvado, a incompetencia, e aqui, deixem-me dizer-lhe, que nós, todos, tambem por acomodamento estamos cada vez mais fragilizados, o caçador é um cidadão comum que deve participar afincadamente naquilo que á sua vida diz respeito, não o faz, paga por isso, não duvidem, é importante tambem crescermos e muito nesta vertente, sermos mais activos no precionar quem detem o poder e deveria ter a capacidade de nos comandar dentro de uma boa orgnização para o sector, têem a obrigação (vergonha é que não) de o fazer senão demitam-se e vão para o raio que os parta.
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 14, 2011 12:46 am

Mota.
Já vi tanta tanacidade de monteiros na procura de troféus como caçadores da menor a cometer barbaridades.
Bons e maus existem em todo o lado....olhe que já vi muita coisa.
E tanto uns como outros(menor e maior) ao procederem desse modo....jamais lhes poderei chamar caçadores.
O respeito pelo animal,seja ele um pequeno coelho ou um grande veado,tem que ser exactamente igual.
Um grande caçador de antigamente era o que melhor sabia dar a volta para ele sozinho ou o grupo fazer um grande cinto no final.
Hoje um grande caçador é aquele que sabe...o quê e quantos pode matar sem colocar em risco as populações existentes.
Os €€€€€ tanto contam na caça maior como na menor.
Diga-me lá qual é a caça mais cara praticada em Portugal?
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 14, 2011 12:01 pm

desculpem


Última edição por AHMota em Sáb maio 14, 2011 2:33 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 14, 2011 12:02 pm

[quote="AHMota"]
RUI PERPETUA escreveu:
Mota.
Já vi tanta tanacidade de monteiros na procura de troféus como caçadores da menor a cometer barbaridades.
Bons e maus existem em todo o lado....olhe que já vi muita coisa.
E tanto uns como outros(menor e maior) ao procederem desse modo....jamais lhes poderei chamar caçadores.
O respeito pelo animal,seja ele um pequeno coelho ou um grande veado,tem que ser exactamente igual.
Um grande caçador de antigamente era o que melhor sabia dar a volta para ele sozinho ou o grupo fazer um grande cinto no final.
Hoje um grande caçador é aquele que sabe...o quê e quantos pode matar sem colocar em risco as populações existentes.
Os €€€€€ tanto contam na caça maior como na menor.
Diga-me lá qual é a caça mais cara praticada em Portugal?

Sem duvida que é muito mais cara a caça maior, cobra-se em algumas montarias por uma porta mais do que eu gasto numa epoca venatoria na caça menor e olhe que eu já não gasto, ou gastei, assim tão pouco.

Sei que maus caçadores os há em todo o lado, ninguem tem duvidas disso, a questão é mais profunda, o importante referir e para que os caçadores no geral o saibam é que aqueles que praticam a caça menor nunca têem "poder", talvez tambem o saber, que os caçadores da caça maior têem para mexer com algumas coisas sobre o sector e o Rui sabe muito bem disso, e a que me estou a referir.
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 14, 2011 12:51 pm

Citação :

Mota.
Já vi tanta tanacidade de monteiros na procura de troféus como caçadores da menor a cometer barbaridades.
Bons e maus existem em todo o lado....olhe que já vi muita coisa.

essa é que é a realidade!

Vou-lhe relatar uma história que se passou comigo:

Á alguns anos atrás numa largada de perdizes,patos e faisões, calhou-me na porta ao meu lado um "ARTISTA" que antes de começar a largada, ao conversar com ele era um " c..n..has que até metia impressão, quando começou a largada, transformou-se completamente, os olhos quase que lhe saltavam pelas orbitas, disparava a torto e a direito, tanto para a esquerda como para a direita, não interessava se estava a disparar para cima das portas, o tipo parecia que estava louco , tanto fazia avisá-lo como não.

O que quero dizer com isto é que à individuos que quando se apanham com uma arma na mão,não olham a fins para atingir os meios! terror

Com indivíduos destes só à mau
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 14, 2011 2:42 pm

Abílio Vidal escreveu:
Citação :

Mota.
Já vi tanta tanacidade de monteiros na procura de troféus como caçadores da menor a cometer barbaridades.
Bons e maus existem em todo o lado....olhe que já vi muita coisa.

essa é que é a realidade!

Vou-lhe relatar uma história que se passou comigo:

Á alguns anos atrás numa largada de perdizes,patos e faisões, calhou-me na porta ao meu lado um "ARTISTA" que antes de começar a largada, ao conversar com ele era um " c..n..has que até metia impressão, quando começou a largada, transformou-se completamente, os olhos quase que lhe saltavam pelas orbitas, disparava a torto e a direito, tanto para a esquerda como para a direita, não interessava se estava a disparar para cima das portas, o tipo parecia que estava louco , tanto fazia avisá-lo como não.

O que quero dizer com isto é que à individuos que quando se apanham com uma arma na mão,não olham a fins para atingir os meios! Perdiz - Página 3 7172

Com indivíduos destes só à Perdiz - Página 3 45191

Sim, concordo que se cometem no acto venatoria atrocidades que até ficamos de boca aberta de como é possivel acontecerem, mas o sector no seu global não deve ser visto assim com tanta simplicidade, há muito mais caça para alem disso se é que me entende, apontar o dedo a esses falsos caçadores e á chapada não muda em nada o sistema, apenas e só faz revoltar ois intervenientes, didaticamente faze-lo já é outra conversa, talvez assim, com moderação, se consiga alterar, para melhor, certas mentalidades, tambem quem procura mudar mentalidades não deve cair no marasmo de fazer aquilo que critica nos outros.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 15, 2011 4:16 pm

Hoje dei uma volta pela zona mas não vi nada, nem prerdizes nem perdigotos pouca sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 15, 2011 4:30 pm

aqui na minha zona perdizes sim sempre se encontram algumas perdigotes nem velos
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 1:29 pm

Está visto que conhece pouco de caça neste País Mota.
Uma porta aos pombos custa quanto no Pinheiro e em Palma...e não só?
Quanto custa caçar ás perdizes em Mértola nas melhores ZCT do País?
Olhe que apenas uma perdiz custa 50€....fora o resto.
Tordos a 350 e 400€€....o dia.
Galinholas,nas melhores zonas.
Existem preços que não conhece Mota....mas olhe que existem.
Posso lhe dizer que nas montarias,uma que custe 300€ para cima,tem que ser muito,mas muito boa.
As de 4000 e 5000€.....são em cercões....e apenas 3/4 portugueses nesse universo lá caçam.
Temos portas nas montarias de 5€ a 1000€......tudo depende da qualidade.
No Norte andam em média pelos 35/40€ para os que não são sócios das ZC.
No Centro também,embora na serra da Lousã devido aos veados já custem 80/150€.
Na Beira Baixa custam entre 80/150 em média...havendo 4/5 ZCT em que custam mais que 250€ mas menos que 600€.
No Alto Alentejo a média é 80/150€....poucas(2/3) custam mais que 200€.
No Baixo Alentejo,principalmente na zona Portel,Moura,Barrancos.....aí sim.....podem ir de 80€.....a 5000€....6000€.
Sabe porquê?
Já lá foi,ou apenas ouviu?
Quanto aos dirigentes das OSC.
Conheçe os seus gostos?
De certeza que não.
A maioria gosta principalmente da caça menor,embora praticando também a maior......mas é da menor que são adeptos.
Quando afirmamos alguma coisa publicamente,temos que ter bases para o fazer...largar para o ar...não.
Na minha opinião o meu amigo.....ouve falar...olhe que não chega....temos que conhecer,porque dizer cada um diz o que quer...mas nem sempre acerta,e dizermos por ouvir falar....leva-nos a dizer "asneiras".
Não dê tiros no escuro....aponte primeiro.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 7:04 pm

Mas porque é você assim Rui??

Cita a caça á pediz e concerteza a aos coelhos e lebres, mas por aqui é o ex. do que é a caça maior, é carissimo pois esta-se a caçar em ZCTs, portas para caçar aos pombos e tordos esses preços são para uma época de caça, na caça maior a caçar em ZCAs e ZCMs uma montaria custa, vamos pelo minimo 100,00€ mas é só para um dia de caça se fosse a caçar todos os dias veja quanto lhe custava, mas faça bem as contas.

Eu não posto desta maneira por haver quem pague preços exorbitantes para caçar a qualquer especie cinegetica, caçam é porque têem dinheiro para o fazer, faço-o com a intenção de que percebam do que é que esse poder (€€€€€€€€€€) pode no futuro fazer em prol do sector, cada vez mais, na minha opinião, asfixia quem tem poucos recursos financeiros para caçar, e pinte-me a manta da cor que quiser, pois a finalidade dessa gente é só uma, não gostam que os icomodem.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 7:17 pm

Antes de mais, boas a todos;

Depois digo o seguinte, não sou entendido no assunto, mas estou a acompanhar a discussão e o tema, e acho que está muito interessante, pena não estar a ser mais participado...

Que a discussão não acabe,(é meu pedido), pois de certo que não deve estar a ser só seguida por mim, e força nessas opiniões, que até ao momento, estão a ser opiniões com conteúdo e que podem ajudar a entender mais o mundo dos € na caça Portuguesa e do mundo...

Nota: Só dessidi por este artigo, para verem que não está a ser uma discussão perdida, pois haverá sempre interessados em ver/ler e aprender...
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 7:53 pm

Acho que está a confundir as coisas Mota.
Quer falar de preços de ZCA e ZCM ou ZCT?
Não se esqueça que no caso serem as ZCA e ZCM a coisa muda um pouco.
Quer um exemplo.
Uma montaria custa para um sócio da EG da ZCM 15€ e o não socio da classe D....80€.
A mim custa-me 20€ cada montaria na ZCA...com pequeno almoço e almoço.
A maioria é assim.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 8:00 pm

É o que está mal na caça, que é vista por muitos como negócio para ganhar dinheiro facil, 300, 400 euros por uma porta para os tordos e muito mais para pombos, qual é o trabalho que esses senhores têm para cobrarem tais preços se investissem esse dinheiro nas espécies sedentárias ainda se percebia, mas poucos o fazem. As perdizes sim essas dão muito trabalho para ter, não quantidade mas qualidade, hoje caça-se mais pela quantidade e pelos euros. Eu prefiro pagar 10 euros pelo dia na minha zona e ter perdizes de qualidade que sei que tem do que 50 por perdiz em certas zonas de qualidade duvidosa, sempre ouvi dizer que ser caçador nao é ser matador.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 10:40 pm

RUI PERPETUA escreveu:
Acho que está a confundir as coisas Mota.
Quer falar de preços de ZCA e ZCM ou ZCT?
Não se esqueça que no caso serem as ZCA e ZCM a coisa muda um pouco.
Quer um exemplo.
Uma montaria custa para um sócio da EG da ZCM 15€ e o não socio da classe D....80€.
A mim custa-me 20€ cada montaria na ZCA...com pequeno almoço e almoço.
A maioria é assim.

1º Não o pretendo fazer Rui.

Você mesmo citou as zonas do país aonde há apetencia para a caça maior, acredito que aí os caçadores serão uns preveligiados, mas os outros que são a maioria será que lhe fica mais barato??? será sempre importante esclarecer no sentido da globalidade, as tais opcções em que você tem hipotese de fazer, tambem os outros as deveriam ter, pois a caça é sempre de todos e não só de alguns.

2º Ao custar 15,00€ a um socio da EG de uma ZCM para participar numa montaria não custaria mais de 45,00€ a um caçador pertença da classe D, portanto, tambem não eleve assim tanto os preços, a não ser que esse socio seja proprietario e como a lei o diz tenha os tais 50% de desconto na taxa prevista no PAE que neste caso teria que ser 30,00€.

Eu sei quanto me custa caçar ás lebres, perdizes e coelhos nas ZCTs, tambem já fiz parte de uma ZCT aonde fazia esperas 3 vezes por lua, não fazia mais porque a distancia era muita e claro que as despesas tornavam-se muito dispendiosas para mim, mas a minha consciencia não me permite que analise esta vertente que estamos a discutir por esssa bitola, pois sei que a maioria dos caçadores não tem a possibilidade de o fazer e eu gostaria imenso que as diferenças, elas irão existir sempre não duvido, se encurtassem entre o muito e o pouco e assim possibilitassem a todos caçar aquilo que pretendam, o movimento seria outro, concertaza para muito mais e até, assim, todos teriam a ganhar,claro que estou a incluir todo o que de apoio necessitam os caçadores, até no comes e bebes muita "gentinha" que precisa governava melhor a vida.

Tambem sei, pelo o que tenho acompanhado, que o Rui é um espert na materia de caça maior, vai-me desculpar a minha sinceridade, mas não entendo a maneira como o faz, tenta por norma defender quem na verdade não o neccessita, mas compreendo-o, no meu entender com os seus conhecimentos deveria ser muito mais abrangente naquilo que diz respeito a todos os caçadores Portuguesses, falar-se para poucos milhares de caçadores e deixar dezenas de milhares a chuchar no dedo, não faz lá muito sentido, mas............ quando os nossos soberanos (OSC) o permitem quem sou eu.

Eu entendo assim as coisas e mais entendo que teremos que ser nós a resolver os nossos problemas, não pode voltar a acontecer o ex. que estamos a dar agora perante o que nos está a acontecer, o governo decreta, ou tenta, medidas de austeridade na tentativa de alterar para melhor as nossa vidas e nós pimba, chumba-mos, depois vem uns "experts" das finanças europeias impor essas medidas e até mais rigorosas e aceitamo-nas como uns santinhos, mas porquê que nós somos assim Rui??, será defeito de genetica, ou somos muito irresponsaveis???? secalhar..........
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySeg maio 16, 2011 11:48 pm

Mota.
Por todo o País existem preveligiados.
Os de trás-os-montes têm muitos tordos,bons javalis,perdizes,coelhos,corsos.
Os da ria de Aveiro têm muitos patos.
Da figueira da foz e montemor-o-velho também.
Na Beira Alta as rolas são rainhas.
Serra de aire e Candeiros.....excelente de tordos e com um potencial para coelhos enorme.
Grandola e Alcacer do Sal temos os pombos torcazes.
Barrancos,Portel,Moura,Castelo Branco,Portalegre.....caça maior.
Mértola,Beja,Ourique,Castro verde.....perdizes e lebres.
Eu faço muitos Km anualmente para ir caçar.....mas os preveligiados são eles que moram lá e são sócios das ZCA e ZCM.
Jamais seria sócio de uma ZC que distasse mais que 60km da minha casa,e sou de uma que está no limite e já pensei abandonar por várias vezes.
Ao contrário do que pensa,não defendo os caçadores de caça maior,defendo a caça maior que é diferente,e de quem gosta e protege, além de a caçar.
Tal como defendo os da caça menor.
Não troco uma pela outra....cada uma no seu lugar.....tal como o vinho tinto e branco....misturados não prestam e bebem-se cada qual na sua ocasião.
Tanto se paga muitos €€€€ para caçar a menor como a maior....exactamente igual.
Nunca pense que a caça maior é dos ricos e a menor dos pobres,pois provo-lhe que está enganado.
Tanto numa como noutra....a qualidade paga-se ou nem se tem acesso,mesmo nas ZCA e ZCM.
Em todo o País existe caça,basta aproveitar o que a natureza estipulou devido aos habitats existentes....inventar é o problema,bem como a pressa.
A sua zona por ex.,que tem muito potencial para os coelhos....mas não tem para javalis.
Existem outras que têm javalis e não têm coelhos.
Se quer caçar javalis tem que ir para onde os há,os outros se querem coelhos têm que ir para outro lado também.
Ter de tudo....jogue no euromilhões e compre uma herdade em cada local expecifico para cada especie.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyTer maio 17, 2011 10:54 am

RUI PERPETUA escreveu:
Mota.
Por todo o País existem preveligiados.
Os de trás-os-montes têm muitos tordos,bons javalis,perdizes,coelhos,corsos.
Os da ria de Aveiro têm muitos patos.
Da figueira da foz e montemor-o-velho também.
Na Beira Alta as rolas são rainhas.
Serra de aire e Candeiros.....excelente de tordos e com um potencial para coelhos enorme.
Grandola e Alcacer do Sal temos os pombos torcazes.
Barrancos,Portel,Moura,Castelo Branco,Portalegre.....caça maior.
Mértola,Beja,Ourique,Castro verde.....perdizes e lebres.
Eu faço muitos Km anualmente para ir caçar.....mas os preveligiados são eles que moram lá e são sócios das ZCA e ZCM.
Jamais seria sócio de uma ZC que distasse mais que 60km da minha casa,e sou de uma que está no limite e já pensei abandonar por várias vezes.
Ao contrário do que pensa,não defendo os caçadores de caça maior,defendo a caça maior que é diferente,e de quem gosta e protege, além de a caçar.
Tal como defendo os da caça menor.
Não troco uma pela outra....cada uma no seu lugar.....tal como o vinho tinto e branco....misturados não prestam e bebem-se cada qual na sua ocasião.
Tanto se paga muitos €€€€ para caçar a menor como a maior....exactamente igual.
Nunca pense que a caça maior é dos ricos e a menor dos pobres,pois provo-lhe que está enganado.
Tanto numa como noutra....a qualidade paga-se ou nem se tem acesso,mesmo nas ZCA e ZCM.
Em todo o País existe caça,basta aproveitar o que a natureza estipulou devido aos habitats existentes....inventar é o problema,bem como a pressa.
A sua zona por ex.,que tem muito potencial para os coelhos....mas não tem para javalis.
Existem outras que têm javalis e não têm coelhos.
Se quer caçar javalis tem que ir para onde os há,os outros se querem coelhos têm que ir para outro lado também.
Ter de tudo....jogue no euromilhões e compre uma herdade em cada local expecifico para cada especie.

Dassss........... tinha um post concluido a dar resposta a este foi a previsualização cliquei para emendar uma palavra e foi-se todo o meu trabalhinho, vou carregar baterias e logo lhe respondo secalhar já sem a mesma andrenalina hehehehehe.

Já agora perde-se mesmo post???, não há forma de o recuperar??
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyTer maio 17, 2011 11:07 am

Citação :
Já agora perde-se mesmo post???, não há forma de o recuperar??

infelizmente não abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyTer maio 17, 2011 3:58 pm

Não me estar a dar novidade nenhuma a mim e concerteza a todos os foristas caçadores, portanto o sistema vingente estará bem implementado com as ZCTs ZCAs e ZCMs a fazerem todo o sentido existirem e sendo assim temos os grandes problema do sector resolvidos, simples é como o Rui perconiza, bom então para que serve, ou serviu tanta polemica lá para as outras bandas???, foi para construir algo que está em vias de instinsão???

Os caçadores sempre souberam que quem tem €€€€ não terá problema algum em caçar aquilo que pretende, mas era importante não acontecer o que de facto é veridico, cada vez há menos caçadores legalizados a exercer o acto venatorio e por aqui é que devemos preocuparmo-nos e pegar no touro pelos cornos.

Não tenho por habito jogar no euromilhões, esporadicamente faço-o, claro que não rejeitaria um premio chorudo em que o euromilhões contempla os seus apostadores, por vezes com os companheiros destas andanças comentamos essa situação e somos todos unanimes em concordar que o 1º investimento a fazer era comprar uma herdade no meu querido Alentejo, só "manias" Rui.

Concerteza que a falar como o faz você foi um sortudo do caraças e comprou pelo menos duas herdades aonde é socio das EG das ZCAs aonde caça, para alem das posições nas montarias que compra, por atacado, para caçar á caça maior durante toda a epoca venatoria, na verdade quem tem dinheiro é que "joga" e discutir ou debater qualquer assunto relacionado com a caça não fará sentido algum faze-lo, pois se está tudo a perceito de os caçadores atingirem os seus objectivos, interrogo-me, então, de o porquê de tanta polemica existente no sector e principalmente na "internet" será que não são os €€€€€€€€€€€ que fazem com que isso aconteça??? secalhar não, hehehehehe.

Qualquer dia terei que começar a postar idividualizando as minhas perfomances na caça, tento acordar moscas que estão a dormir e mesmo assim não consigo fazer com que entre na sua cabeça o meu raciocinio, porque será???.

Rui para as montarias/romarias tambem não se desloca mais de 60Km, quase diria arriscando que fará milhares, mas faz você muito bem, nada tenho a opor Perdiz - Página 3 232712, agora há outros "valores" que numa sociedade civilizada qualquer cidadão tem direito a defender, querer entende-los é que é um bico de obra para quem opostamente está noutra.


Última edição por AHMota em Ter maio 17, 2011 9:46 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 21, 2011 7:43 pm

Então malta já se vêm uns perdigotos?
Eu ainda não vi nada .
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptySáb maio 21, 2011 8:08 pm

Em Lagos já se viram 2 bandos de uns 7 ou 8...bom sinal
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 12:27 pm

Dei uma pequena volta hoje, mas só vi duas perdizes mas infelismente não criaram pelo tamanho deviam ser duas femeas, peças de caça vistas ... duas perdizes um coelho dois pombos e três rolas.
Ir para o topo Ir para baixo
Monteiro 28
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Monteiro 28


Número de Mensagens : 440
Idade : 43
Localização : Sintra
Data de inscrição : 05/12/2009

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 4:28 pm

Aqui na minha zona perdigotos nem vê-los , ou as criações estão atrasadas ou estas trevoadas estragaram tudo
vamos aguardar mais umas semanas para podermos ter uma melhor perspectiva de como vai ser a proxima epoca venatória Perdiz - Página 3 739466
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 7:52 pm

Hoje dei uma volta a tratar dos comedouros na minha ZC e vi 2 casais de perdizes sem perdigotos...as trovoadas fizeram mal no alentejo :(
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 8:12 pm

patrick_lgs escreveu:
Hoje dei uma volta a tratar dos comedouros na minha ZC e vi 2 casais de perdizes sem perdigotos...as trovoadas fizeram mal no alentejo :(

Eu ainda não deu para ver mas de certo que as trovoadas fizeram estragos nas posturas,o que vi foi muitos vestigios de javalis que são cada ves mais....
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 8:36 pm

Em conversa com um amigo que caça numa ZC em Arraiolos ele comentou-me que hoje viu uma perdiz com perdigotos...estava todo contente Perdiz - Página 3 910593
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyDom maio 22, 2011 9:02 pm

Julgo ser cedo ainda para se estar a tirar conclusões sobre as perdizes e a sua criação, ainda deve haver muita perdiz no choco e algumas mais para fazer a 2ª postura, vamos aguardar esperando que as minhas previsões sejam certas.
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyQua maio 25, 2011 12:19 am

Mota.
Gasto o que posso nas montarias e outras caçadas.
Mas eu e muitos pagamos,outros caçam á custa dos colegas do sector....previsto pela lei...e só lá vai quem quer,como em qualquer ZC que venda caçadas.
Não comprei herdade nenhuma nas duas ZCA de que faço parte.
Até lhe digo que pago 4,5 vezes mais na ZCA por mês,na de apetencia para a menor que na de apetencia para a maior.
Desde que acabou o RL que é como tudo na vida......quem quer ter bons carros,casas,roupa,médicos...tem que pagar mais que os outros.
Voçe não gasta mais que 3€ de gasoleo para ir á praia e demora 10 minutos.
Eu para ir,tenho que pagar portagens,gastar no minimo 30€ e fazer 150km....mas não me queixo....uns têm mais previlégio numas coisas,outros noutra.
Quer pagar menos,fazer menos km e disfrutar do alentejo....compre cá casa e mude-se.

Quanto ás perdizes.
Este fim de semana vi 11 perdizes todas com perdigotos, a média é de 9/10 por bando....vi um com 14!!!!
As lebres é que me preocupam....os coelhos se não vier a emorrágica são uns bons milhares este ano,muita criação nova desde fevereiro até agora....vão se multiplicando....mas muito dinheiro investido para quem começou do zero á 17 anos atráz....semeou-se,agora colhe-se.
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 EmptyQua maio 25, 2011 12:01 pm

Rui, desculpa, viste 11 perdizes com perdigotos, e tudo dentro de médias normais???
Isso é o primeiro testemunho jeitoso deste ano, até aqui só tinha ouvido avistamentos de uma ninhada aqui outra ali.
Na tua zona as ninhadas devem-se ter antecipado às trovoadas ou então é mesmo altamente favorável à criação.
Excelente notícia para quem por aí caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perdiz - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perdiz
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» canto de perdiz
» caça a perdiz
» Perdiz Cinzenta
» Abertura Perdiz
» Perdiz à Antiga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: