Caça & pesca & natureza
Perdiz Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perdiz Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perdiz

Ir para baixo 
+16
dinis reis
pedro eusebio
João Paulo
Monteiro 28
podengos
sergio magalhaes
João Silva
JCoelho
Stick
RUI PERPETUA
AHMota
caramelo
Abílio Vidal
castilho
patrick_lgs
zabo
20 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 12:50 pm

Como é que estão de perdizes pelas vossas zonas?
Aqui pela minha zona estou bastante contente as que deixei da época passada acasalaram praticamente todas, se tudo correr bem com a criação, penso que vou ter umas boas perdizes. Pois aqui pela zona os caçadores gostam mais dos orelhudos.
Também efectuaram alguns repovoamentos, mas com essas eu não conto muito pois até à abertura poucas ou nenhumas escapam, pois elas nem voar sabem.



"A Perdiz canta, caga e levanta"
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 2:35 pm

Na minha zona tambem estamos contentes com os casais que por lá há...se a criação correr bem vai ser um bom ano de perdizes.

No que diz respeito ao repovoamento de perdizes antes do tempo da criação é um grande erro (na minha opinião).

1º Porque não criam e como vão estar muito tempo expostas aos predadores ...poucas escapam.
2º Se voces têm umas perdizes pq estragar a genetica que lá têm??
3º Ao largar perdigões numa zona onde já haja machos suficientes, só irá contribuir para prejudicar as criações...pois os machos vão preocupar-se mais com as lutas que com a copula.

Os repovoamentos, quando inevitáveis, devem ser feitos em Junho/ julho e com perdizes criadas para o efeito...não é com as que se utilizam nas largadas.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 3:33 pm

As perdizes por estes lados são bem dificeis de abater. Um dia inteiro a bater serra e matar uma ou duas é muito bom.
São serras bem dificeis de andar, muito mato, cada perdiz abatida tem sempre um cobro difícil mas para mim cada uma vale bem o esforço.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 4:14 pm

Vale mais uma dessas dificeis de 10 das outras. Perdiz 232712 Perdiz 687241
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 4:25 pm

patrick_lgs escreveu:
Vale mais uma dessas dificeis de 10 das outras. Perdiz 232712 Perdiz 687241

Concordo plenamente Perdiz 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 4:43 pm

Boas, hoje foi dar uma volta, aqui na zona, e vi uma perdiz, nas vinhas, mas devia ter perdigotos, pois apenas correu e não levantou voo...

Penso ser das bravas, pois tinha as patas bem vermelhas, linda linda...

Na minha zona há meia dúzia delas, mas pouca gente se dedica à caça desta ave, apenas se caçam/abatem por tropeção... acho eu...
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 5:42 pm

zabo escreveu:
As perdizes por estes lados são bem dificeis de abater. Um dia inteiro a bater serra e matar uma ou duas é muito bom.
São serras bem dificeis de andar, muito mato, cada perdiz abatida tem sempre um cobro difícil mas para mim cada uma vale bem o esforço.


Não é fácil andar serra acima e serra abaixo... e elas não deixam chegar perto Perdiz 139124

Que cães utilizas..?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 6:25 pm

castilho escreveu:
Não é fácil andar serra acima e serra abaixo... e elas não deixam chegar perto Perdiz 139124

Que cães utilizas..?
E o mais chato é andar e quando damos por ela já estamos a quilómetros do carro.
Tenho dois cães um pp e uma setter inglês, ora caço com um ora com outro, mas caço mais com a setter.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 8:40 pm

Zabo, nunca caças com os dois??

Quem sabe o que são as perdizes bravas sabe o valor que tem caçar a elas e quanto é dificil fazer um bom cinto.

Não consigo entender o prazer em matar um cinturão de farinhentas...
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 47
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySeg Abr 25, 2011 8:54 pm

Também estava com essa dúvida... com 2 "bate-se" mais terreno..
Ou levas um e depois trocas para esse descansar...?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyTer Abr 26, 2011 5:51 pm

Não nunca caço com os dois, são raças diferentes tenem andamentos diferentes.
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyTer Abr 26, 2011 6:58 pm

zabo escreveu:
Não nunca caço com os dois, são raças diferentes tenem andamentos diferentes.

Como diz o ditado:-quem percebe da tenda é o tendeiro !


Pois é como diz o amigo Zabo, aqui nas nossas serranias elas dão pelo pelas ventas, quando se chega ao fim da jornada de caça e se pendura uma, já é muito bom.

Eu também tenho dois cães para a perdiz, PP(M), e BA (F), também é raro caçar com os dois, porque têm andamentos diferentes e maneiras de caçar também diferentes.

Quando caço em zonas muitos sujas com matagais e zonas de dificil acesso, caço com o CHOW (PP), vasta dizer "ACIMA CHOW" e lá vai ele bater toda a zona, quando elas arrancam e ouve tiros, lá vem ele direito a mim a ver se ficou alguma, se ficou fica mais feliz do que o dono, se não vir nenhuma, nem é preciso mandá-lo, ele arranca novamente a toda a velocidade.

Com a CALINKA (BA) já é diferente, caça em terrenos mais limpos, faz muito bem a busca cruzada, é mais para as zonas de planalto aqui junto ás pista do St. António, onde existem meia dúzia delas que dão "ÁGUA PELA BARBA"! 12345
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyTer Abr 26, 2011 8:20 pm

E que prazer da abater um daqueles perdigoes velhos e sabidos
á duas epocas que um me engana leva sempre a melhor nunca lhe consegui fazer fogo ora sai longe,ou tapado
tem sempre maneira de escapar mas vou continuar a tentar é seguramente o rei desta serra não merese morrer de velho.
Ir para o topo Ir para baixo
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 102
Idade : 31
Localização : guarda
Data de inscrição : 29/01/2009

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyTer Abr 26, 2011 8:56 pm

boas só agora é que vi o tópico . O amigo Zabo diz que com as perdizes que fizeram o repovoamento nao contam pois só se forem com essas que colocaram aí que pelos vistos nao sabem voar mas as pessoas continuam a comprar e depois dizem que as perdizes de cativeiro nao criam e blabla pois nao sabem comprar perdizes , por vezes vao ao mais barato, nao estou a dizer que é o caso mas perdizes que sejam boas de cativeiro criam como as bravas .
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyQua Abr 27, 2011 9:26 am

zabo escreveu:
E que prazer da abater um daqueles perdigoes velhos e sabidos
á duas epocas que um me engana leva sempre a melhor nunca lhe consegui fazer fogo ora sai longe,ou tapado
tem sempre maneira de escapar mas vou continuar a tentar é seguramente o rei desta serra não merese morrer de velho.


Este é que é o verdadeiro espírito do caçador buscar caçador

Com tanta turística que por ai prolifera a pouco e pouco foi-se perdendo a nobre arte de caçar , começou-se mais a caçar farinhudas, por este andar breve quando se quizer matar umas daquelas que o Zabo sabe temos que ser nós a fazer de faro Sei do que falo, a minha Braco nos dois primeiros anos só a levei a caçar farinhudas , na época passada nos 1º dias de caça, passou com o nariz quase por cima duma das que dão luta e nem se apercebeu! só quase no fim da época, depois de reconhecer o meu erro e ter insistido com ela só às bravas aqui na serra é que ela começou a dar-me algumas alegrias. Continua com um pequeno problema, terreno muito limpo estica-se demais, mas com o tempo tempo vai lá! Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyQua Abr 27, 2011 12:36 pm

Meus caros amigos, a respeito da caça á perdiz teremos que ser mais abrangentes e respeitar quem opta por caçar a cada uma dessas duas qualidades de perdizes, bravas e de cativeiro, e reparem que há muitas ZCs, que por lá não prolifera a perdiz e como, concerteza, haverá caçadores que fazem parte dessas Zcs e têem cães de parar faz todo o sentido de quererem caçar á perdiz, então porque não largar perdizes de cativeiro???, claro que de qualidade, satisfaz-se assim a muita vontade, por nossa parte, de caçar a elas e por acrescento, sobrando algumas, já com condições de alimentação antecipadamente preparadas no terreno e sendo assim, talvez, as gestões das ZCs estejam a fazer um trabalho de bastante qualidade, numa prespectiva de dar frutos satisfatorios para o futuro da especie, aqui, como sabem, o caçador para colher terá que respeitar e defender o trabalho que se desenvolve nessa area, ou senão nada feito.

Tambem acrescentar, aonde as há em quantidade de serem caçadas (tomem atenção á quantidade, por haver algumas não quer dizer que seja suscetivel de serem caçadas) julgo, aliás tenho a certeza, não ser a melhor a atitude a tomar fazendo repovoamentos com perdizes de cativeiro, havendo poucas das bravas é de todo aconselhavel meter mais algumas pois para estas a sua adaptação ao terreno seria muito mais em conformidade com o que elas desejam, quem as eduque num novo habitate, portanto dentro destas duas situações que se nos deparam, é de todo aconselhavel discutir a melhor maneira de fazer a especie evoluir e nunca o extremar-mos opiniões a este respeito, porque, como sabem, o melhor para uns por vezes é pessimo para outros, é claro que é nas duas vertentes.

Por norma faço duas brincadeiras por ano, ou fazia pois a crise tambem me afecta, em campo treino de caça a caçar ás perdizes, sim estas são de cativeiro e por vezes encontro, sem duvida, perdizes de nenhuma qualidade, mas tambem as encontro deveras "ariscas" que bastante luta nos dão e para os cães, mante-los em actividade é sempre bom, é muito bom ve-los a trabalhar procurando, parando e cobrando. Nunca notei que os meus cães deixassem de parar caça brava por causa desta actividade efectuada, por norma, em epoca baixa, por vezes o cão não vai no melhor sentido, ventos, para detectar o cheiro da caça brava e passa-lhe ao lado, a não ser que no cão a qualidade dele para caçar seja menor e como foi habituado a caçar ás tais não detecta o cheiro das outras, mas olhem que por norma os cães iniciados treinam-se com caça de cativeiro, perdizes e codernizes embora estas ultimas não seja legal faze-lo.

Eu sou daqueles caçadores, que com consciencia do que se sabe o que se está a fazer, sou a favor dos repovoamentos de perdizes aonde eles são necessarios, acho que é importante para o equilibrio cinegetico do sector e que vai ao encontro daquilo que os caçadores pretendem, fazendo-o, sempre atraves das opiniões de cada um debatidas e aprovadas nas assembleias realizadas para o efeito nas suas associações/clubes, mas sempre, volto a repetir, com consciencia do procurar saber fazer.

_____________
Cumprimentos.
Mota.


Última edição por AHMota em Qua Abr 27, 2011 6:31 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyQua Abr 27, 2011 5:51 pm

Não sou contra perdizes de cativeiro desde que tenham qualidade,agora repovoar com perdizes
que nao sabem voar vão para os povoados onde são preza facil para gatos e caes só para dizerem
que á perdizes não fás sentido.
Nós caçadores temos que gerir o que temos e na ultima epoca podia ter morto mais e nao o fiz.
Ir para o topo Ir para baixo
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 102
Idade : 31
Localização : guarda
Data de inscrição : 29/01/2009

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyQui Abr 28, 2011 11:18 am

Estou 100% de acordo consigo mas em muitos sitios se nao fossem as perdizes de cativeiro nao havia lá nenhuma , claro nos é que temos de gerir a caça estou de acordo 100%
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptyQui Abr 28, 2011 9:24 pm

Estou completamente de acordo com o amigo AHMota. Perdiz 687241
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 1:56 pm

Agora rebentou aqui uma trovoada que ate o chão abana não e nada bom para as perdizes
e ainda hoje vi algumas tão bonitas.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 2:48 pm

zabo escreveu:
Agora rebentou aqui uma trovoada que ate o chão abana não e nada bom para as perdizes
e ainda hoje vi algumas tão bonitas.

Pelo contrario, é excelente para as perdizes, lá diz o ditado, não há burro sem co**ões e Maio sem trovões, portanto normalissimo este tempo para esta epoca do ano e sempre houve, em outros tempos, muitas perdizes pelo o espaço cinegetico do nosso País e a minha freguesia é exemplo disso, trovoadas fortissimas que existiam e as perdizes havias sempre em quantidade aceitavel.

O não trovejar nesta altura do ano é que dava para pensar que o ano não seria bom para a criação das diversas especie cinegeticas, pensem lá bem nisto.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 5:53 pm

AHMota escreveu:
zabo escreveu:
Agora rebentou aqui uma trovoada que ate o chão abana não e nada bom para as perdizes
e ainda hoje vi algumas tão bonitas.

Pelo contrario, é excelente para as perdizes, lá diz o ditado, não há burro sem co**ões e Maio sem trovões, portanto normalissimo este tempo para esta epoca do ano e sempre houve, em outros tempos, muitas perdizes pelo o espaço cinegetico do nosso País e a minha freguesia é exemplo disso, trovoadas fortíssimas que existiam e as perdizes havias sempre em quantidade aceitavel.

O não trovejar nesta altura do ano é que dava para pensar que o ano não seria bom para a criação das diversas especie cinegeticas, pensem lá bem nisto.

Caro Mota, o que diz não deixa de ter a sua cota de verdade, mas também não é menos verdade o que o caro Zabo escreveu, pois como é de conhecimento geral, a fecundação e o desenvolvimento dos ovos, têm fases delicadas, que se forem estremecidos e submetidos a tensão eléctricas e electrostáticas, poderá danificar irremediavelmente o desenvolvimento...

Deixo aqui um excerto de um trabalho publicado na net, do qual desconheço o autor:

OVOS

Os ovos devem ser conservados em locais frescos, sem sol, e não devem ser
guardados em geladeira. Devem ser armazenados com o bico para baixo, em
cartelas apropriadas, levemente inclinados (inverter a inclinação de 12 em 12
horas). Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem ter contato com o
chão). Em temperaturas elevadas não devem ser armazenados por mais que uma
semana (ideal quatro dias). Nunca colocar ovos trincados na chocadeira.
Nunca usar produtos químicos para limpar os ovos, pois os mesmos são porosos,
reduzindo o índice de eclosão.
Os ovos devem ser “galados”, em codornas é de um macho para cinco fêmeas (1»5),
em galinhas de raça aproximadamente 1» 6, em gansos é de aproximadamente 1»3.
O tamanho dos ovos devem ser médios (nem grandes e nem muito pequenos ). Nunca
use tintas para marcar ovos. Lápis podem ser usados.

TEMPERATURA

A temperatura dentro da chocadeira deve ser rigorosamente regulada, pelo menos
três horas antes de colocar os ovos. Lembrar que a bandeja de água deve ser
abastecida antes para aquecimento. Depois de estabilizada em 37,5º C, os ovos
devem ser colocados deitados na grelha giratória. O termômetro deve ficar na
altura dos ovos.

CUIDADOS NA
CHOCAGEM

Depois na introdução dos ovos, não mexer mais na temperatura, e é válido lembrar
que logo após a colocação dos ovos, a temperatura dentro da chocadeira abaixa.
A bandeja de água deve ser abastecida a cada dois a três dias, e esta bandeja
nunca deve secar, para permanecer índice de umidade ideal.
Nos três primeiros dias os ovos não devem ser mexidos. Após 72 horas os ovos
devem ser virados no mínimo três vezes (em chocadeiras semi-automáticas) pela
manhã, tarde e a noite. No caso de chocadeira automática, o motor de viragem de
ovos deve ser desligado nos três primeiros dias, e a partir daí, ele faz a
viragem cada 10 minutos.
A chocadeira não deve ser aberta, exceto para abastecimento da bandeja. Na
véspera do dia da eclosão evite mexer os ovos, pois os pintos já buscam a
posição adequada para eles nascerem. Após o nascimento, apesar dos pintos terem
reservas nutritivas por 48 horas, deixe-os no mínimo duas horas dentro da
chocadeira e no máximo seis horas (eles podem atrapalhar o nascimento dos
demais pintos e sujar a chocadeira com fezes).

______________________________________________//_________________________________________

O que meti a negrito, é o que acontece com as trovoadas, mas não sei o que quer dizer, tive a pesquisar, e achei isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ainda fiquei com mais dúvidas...!!!!

Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 8:31 pm

É sabido que trovoadas em Maio podem ser extremamente prejudiciais para os ovos das perdizes. Pelo que sei, principalmente numa fase final do choco.

Numa fase de posturas e de choco (como é agora) o que pode acontecer, é que uma enchorrada estraga irremediavelmente o ninho e os ovos. Isto acontece muito com perdizes que criem pela primeira vez.

No entanto, uma certa humidade é favorável.

vamos a ver...mas tenho medo que este ano a criação da perdiz fique atrasada, pois terão de fazer muitas segundas posturas :(
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 11:26 pm

patrick_lgs escreveu:
É sabido que trovoadas em Maio podem ser extremamente prejudiciais para os ovos das perdizes. Pelo que sei, principalmente numa fase final do choco.

Numa fase de posturas e de choco (como é agora) o que pode acontecer, é que uma enchorrada estraga irremediavelmente o ninho e os ovos. Isto acontece muito com perdizes que criem pela primeira vez.

No entanto, uma certa humidade é favorável.

vamos a ver...mas tenho medo que este ano a criação da perdiz fique atrasada, pois terão de fazer muitas segundas posturas :(

Certissimo Patrik pois haverá ZCs com bastantes declives e aí acontecerá, talvez, o que diz, mas no computo geral, este tempo e é o importante referir, é benefico para a criação das perdizes e não só, mais agua haverá, germina muito mais pasto para alimentação da caça, desaparece tambem muita bicharada que afecta com doenças os animais etc etc.

Este tempo é normalissimo para esta epoca do ano, o contrario, como havendo seca é que não, sendo assim haverá benefecios para as especies no seu todo, embora desapareçam algumas posturas, como é normal, o saldo será sempre positivo a favor das criações.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySex Abr 29, 2011 11:59 pm

sergio-monteiro escreveu:
AHMota escreveu:
zabo escreveu:
Agora rebentou aqui uma trovoada que ate o chão abana não e nada bom para as perdizes
e ainda hoje vi algumas tão bonitas.

Pelo contrario, é excelente para as perdizes, lá diz o ditado, não há burro sem co**ões e Maio sem trovões, portanto normalissimo este tempo para esta epoca do ano e sempre houve, em outros tempos, muitas perdizes pelo o espaço cinegetico do nosso País e a minha freguesia é exemplo disso, trovoadas fortíssimas que existiam e as perdizes havias sempre em quantidade aceitavel.

O não trovejar nesta altura do ano é que dava para pensar que o ano não seria bom para a criação das diversas especie cinegeticas, pensem lá bem nisto.

Caro Mota, o que diz não deixa de ter a sua cota de verdade, mas também não é menos verdade o que o caro Zabo escreveu, pois como é de conhecimento geral, a fecundação e o desenvolvimento dos ovos, têm fases delicadas, que se forem estremecidos e submetidos a tensão eléctricas e electrostáticas, poderá danificar irremediavelmente o desenvolvimento...

Deixo aqui um excerto de um trabalho publicado na net, do qual desconheço o autor:

OVOS

Os ovos devem ser conservados em locais frescos, sem sol, e não devem ser
guardados em geladeira. Devem ser armazenados com o bico para baixo, em
cartelas apropriadas, levemente inclinados (inverter a inclinação de 12 em 12
horas). Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem ter contato com o
chão). Em temperaturas elevadas não devem ser armazenados por mais que uma
semana (ideal quatro dias). Nunca colocar ovos trincados na chocadeira.
Nunca usar produtos químicos para limpar os ovos, pois os mesmos são porosos,
reduzindo o índice de eclosão.
Os ovos devem ser “galados”, em codornas é de um macho para cinco fêmeas (1»5),
em galinhas de raça aproximadamente 1» 6, em gansos é de aproximadamente 1»3.
O tamanho dos ovos devem ser médios (nem grandes e nem muito pequenos ). Nunca
use tintas para marcar ovos. Lápis podem ser usados.

TEMPERATURA

A temperatura dentro da chocadeira deve ser rigorosamente regulada, pelo menos
três horas antes de colocar os ovos. Lembrar que a bandeja de água deve ser
abastecida antes para aquecimento. Depois de estabilizada em 37,5º C, os ovos
devem ser colocados deitados na grelha giratória. O termômetro deve ficar na
altura dos ovos.

CUIDADOS NA
CHOCAGEM

Depois na introdução dos ovos, não mexer mais na temperatura, e é válido lembrar
que logo após a colocação dos ovos, a temperatura dentro da chocadeira abaixa.
A bandeja de água deve ser abastecida a cada dois a três dias, e esta bandeja
nunca deve secar, para permanecer índice de umidade ideal.
Nos três primeiros dias os ovos não devem ser mexidos. Após 72 horas os ovos
devem ser virados no mínimo três vezes (em chocadeiras semi-automáticas) pela
manhã, tarde e a noite. No caso de chocadeira automática, o motor de viragem de
ovos deve ser desligado nos três primeiros dias, e a partir daí, ele faz a
viragem cada 10 minutos.
A chocadeira não deve ser aberta, exceto para abastecimento da bandeja. Na
véspera do dia da eclosão evite mexer os ovos, pois os pintos já buscam a
posição adequada para eles nascerem. Após o nascimento, apesar dos pintos terem
reservas nutritivas por 48 horas, deixe-os no mínimo duas horas dentro da
chocadeira e no máximo seis horas (eles podem atrapalhar o nascimento dos
demais pintos e sujar a chocadeira com fezes).

______________________________________________//_________________________________________

O que meti a negrito, é o que acontece com as trovoadas, mas não sei o que quer dizer, tive a pesquisar, e achei isto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ainda fiquei com mais dúvidas...!!!!


Caro Sergio.

Sectorialmente até acredito, e é possivel, que haja em ZCs declinio na criação de perdizes e que estas asssim saiam prejudicadas com as intemperes, mas o importante, para mim claro, é a globalização, o País cinegetico no seu todo, e daí este tempo acontecer vai, de facto, ser algo de bom para o espaço cinegetico e mais, como para esta epoca do ano é logico chover e trovejar de certeza que irá beneficiar toda a fauna cinegetica.

Vamos aguardando pelo futuro e que, de facto, as criações, todas elas, tenham um enorme exito. Perdiz 232712 .
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySáb Abr 30, 2011 1:19 am

AHMota escreveu:
mais agua haverá, germina muito mais pasto para alimentação da caça, desaparece tambem muita bicharada que afecta com doenças os animais etc etc.

Este tempo é normalissimo para esta epoca do ano, o contrario, como havendo seca é que não, sendo assim haverá benefecios para as especies no seu todo, embora desapareçam algumas posturas, como é normal, o saldo será sempre positivo a favor das criações.

Tenho que lhe tirar o chapeu...não podia estar mais de acordo.

E em relação ao tempo...já o meu avô dizia "...Em Abril...águas mil!"
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySáb Abr 30, 2011 2:52 pm

patrick_lgs escreveu:
AHMota escreveu:
mais agua haverá, germina muito mais pasto para alimentação da caça, desaparece tambem muita bicharada que afecta com doenças os animais etc etc.

Este tempo é normalissimo para esta epoca do ano, o contrario, como havendo seca é que não, sendo assim haverá benefecios para as especies no seu todo, embora desapareçam algumas posturas, como é normal, o saldo será sempre positivo a favor das criações.

Tenho que lhe tirar o chapeu...não podia estar mais de acordo.

E em relação ao tempo...já o meu avô dizia "...Em Abril...águas mil!"

Pois, o meu tambem me dizia o mesmo, acrescentado que não há burro sem co**ões e Maio sem trovões, e eu sou um bocadinho menos jovem que o amigo, hehehehe. Perdiz 232712
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySáb Abr 30, 2011 10:14 pm

Não concordo.
Os trovões não afectam os ninhos,mas as trombas de água nestas trovoadas afectam e de que maneira.
Os ovos precisam de humidade sim sr. mas não podem levar com água em cima,pois não vingam,por isso as chuvadas fortes ou vários dias seguidos aquando das posturas,fazem perde-las.
As perdizes quando no ninho conseguem proteger os ovos e manter a temperatura(o mais importante de tudo) se fôr pouca água,muita arrefece os ovos,e porquê?Porque os ninhos são feitos em zonas não muito altas e perto de cursos de água que vão ser importantes aquando do nascimento dos perdigotos,isto nos primeiros dias de vida,bem como a tal humidade referida durante a postura,logo....para onde escorre a água?????
Os antigos por estes lados sempre disseram.....invernos secos,bom ano de criação.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySáb Abr 30, 2011 10:51 pm

RUI PERPETUA escreveu:
Não concordo.
Os trovões não afectam os ninhos,mas as trombas de água nestas trovoadas afectam e de que maneira.

Não concorda é com a parte do trovões...porque o resto que escreveu acaba por ser o que temos vindo a debater.

Mas posso dizer-lhe...que pelo menos aqui na minha zona (algarve) se houver uma trovoada seca..ou seja apenas a descarga do trovão na fase final do choco...as ninhadas das perdizes ficam reduzidas a 2 ou 3 perdigotos. Não sei qual o fenomeno que o provoca...mas que acontece..isso acontece. Perdiz 232712
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz EmptySáb Abr 30, 2011 11:40 pm

Sim,mas não vai ao encontro com o que o confrade mota escreveu.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perdiz
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» canto de perdiz
» Perdiz à alentejana
» Perdiz à Antiga
» Perdiz desfeita
» caça a perdiz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: