Caça & pesca & natureza
Perdiz - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perdiz - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perdiz

Ir para baixo 
+16
dinis reis
pedro eusebio
João Paulo
Monteiro 28
podengos
sergio magalhaes
João Silva
JCoelho
Stick
RUI PERPETUA
AHMota
caramelo
Abílio Vidal
castilho
patrick_lgs
zabo
20 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyDom maio 01, 2011 12:06 am

RUI PERPETUA escreveu:
Sim,mas não vai ao encontro com o que o confrade mota escreveu.

Hehehehehehe.

Bem concerteza os livros em que o confrade RUI estudou são um pouco diferentes dos meus, eu desde que nasci sempre me lembra que em Abril e Maio é sempre tempo de muita chuva e muito trovão e tambem sempre lembra que perdizes as houve em quantidades suficientes para abate, não as há uns tempos para cá e agora?? estou plenamente de acordo, mas não será por estas causas, talvez outras, não sei, tambem nunca fui um estudioso sobre esta materia nem tão pouco pretendo se-lo, simplesmente procuro opinar com sensatez.

Alguem que saiba de como fazer aumentar as quantidades de perdizes que se pronuncie, talvez a escassez delas, digo eu, seja derivado ao que se verifica actualmente nos nossos terrenos que são de apetencia agricula e nunca por causas desta epoca do ano, pode prejudicar sectorialmente no espaço cinegetico certas especies, mas há sempre vantagens no global, estes tempos trazem sempre "bons ventos" para as especies cinegeticas e daqui só prova em contrario acredito ser diferente, é claro que se pode escrever muito caracter sobre o tema, mas a realidade e o importante para a fauna cinegetica é sempre baseado naquilo que é um ano logico nas 4 estações do ano, isto meteorologicamente falando, sendo um ano normal neste aspecto concerteza que será sempre um ano muito bom na reprodução das especies cinegeticas, tambem terá, sem duvida, que haver, hoje em dia, ajuda por parte do braço humano.

__________________
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyDom maio 01, 2011 4:26 pm

Os antigos diziam anos secos são bons anos de perdizes,maus anos de coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyDom maio 01, 2011 8:19 pm

Em muitas zonas colocamos perdizes sem existirem condições para isso. Há que criar condições, semear para a caça, colocar comedouros, reforçar os pontos de água natural com bebedouro, mas com condições de ter água sempre fresca, pois a perdiz não bebe água quente. Mas isto em municipais é difícil, não basta pegar em meia-dúzia de casais e deixá-los lá à sorte. Isto na minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySeg maio 02, 2011 6:25 pm

Alguém conhece a técnica do nó cego? Aqui é chamada assim, consiste em ver as perdizes á frente e rodeá-las de forma a aparecer à frente delas, numa espécie de nó, é bastante eficaz.
Se souberem de outras partilhem. Perdiz - Página 2 232712


Última edição por zabo em Sex maio 06, 2011 7:31 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 4:13 pm

Não discuto teorias até porque não sou nenhum conhecedor profundo mas estou convencido que as recentes enxurradas e trovoadas tiveram tudo menos boa influência nas posturas das aves.
Os patos já iam a meio do ciclo, ainda vá que não vá... mas as perdizes... Perdiz - Página 2 139124 bom fazemos o seguinte, daqui para a frente cada um vai relatando o que vai vendo, se de facto tiver oportunidade para ver.
Estaria na altura de começar a haver as primeiras ninhadas. Mais semana, menos semana.
As rolas, essas começarão a criar agora e mais tarde ainda, pelo que penso que não deverá ter tido grande influência.
Mas chuvadas destas daqui a um mês levariam quase tudo pois o ninho das rolas é tipo 2 paus numa qualquer árvore e "está a andar".
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 5:14 pm

Stick escreveu:
Não discuto teorias até porque não sou nenhum conhecedor profundo mas estou convencido que as recentes enxurradas e trovoadas tiveram tudo menos boa influência nas posturas das aves.
Os patos já iam a meio do ciclo, ainda vá que não vá... mas as perdizes... Perdiz - Página 2 139124 bom fazemos o seguinte, daqui para a frente cada um vai relatando o que vai vendo, se de facto tiver oportunidade para ver.
Estaria na altura de começar a haver as primeiras ninhadas. Mais semana, menos semana.
As rolas, essas começarão a criar agora e mais tarde ainda, pelo que penso que não deverá ter tido grande influência.
Mas chuvadas destas daqui a um mês levariam quase tudo pois o ninho das rolas é tipo 2 paus numa qualquer árvore e "está a andar".

Tambem não quero discutir apenas e só opinar.

É claro que aonde as houve causaram alguns prejuizos, nem isso se pôe em causa, o importante é que a chuva que abundou em Abril e concerteza continuará em Maio vai ter um papel importante para toda a fauna cinegetica e não me vou repetir, por isso eu não colocar a questão sectorialmente, mas sim na globalidade.

Acontecendo o que a conteceu lá para os lados de Lisboa e no todo o espaço cinegetico do País aí sim, iriamos estar todos em acordo que seria caótico para toda a fauna cinegetica.

Mais tarde logo analisaremos os resultados deste tempo que para mim foi e é normal existir e acontecer nesta altura do ano, especular não faz o meu genero.

_______________
Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 6:14 pm

O que pensam do efeito do javali nas perdizes nas zonas onde caçam?
Aqui na minha zona provocam alguns estragos tanto na criação como a levantar os bandos durante a noite.


Última edição por zabo em Sex maio 06, 2011 7:34 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 7:30 pm

O que fez diminuir a abundância de perdizes, no minifúndio o abandona da agricultura, no latifúndio o abandono da agricultura tradicional e passar a ser tudo mecanizado. Aquilo é como os elefantes , por onde passa f*d* tudo.

Aqui para as nossas serras, claro é matagais até perder de vista e os javalis também ajudam muito, para mim desde que começou a haver abundância desta espécie, começou a diminuir a quantidade de perdizes e coelhos. Estes ainda são piores que os elefantes, metem a rectro no chão e por onde passam fica logo o terreno lavrado, claro que luras de coelhos e ninhos de perdizes, que estejam na trajectória dos artistas, é sempre à Aviar !!!
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 8:33 pm

Os javalis em certas zonas exerce uma pressão exsessiva sobre a perdiz,nós de manhã se as procurarmos em sitios minados por eles é tempo perdido,e as que eles levantam ficam de tal maneira escaldadas que é obra pô-las a tiro,deveria-se fazer mais montarias pois uma por época é no meu ver pouco,embora não goste de caça maior.


Última edição por zabo em Sex maio 06, 2011 7:38 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 10:33 pm

Vão lá dizer isso aos aficionados da "caça maior" e verão o que eles lhe dizem a esse respeito.

Eu acho que terá que haver uma gestão de maneira que os associados da EG de ZCA e ou ZCM não fiquem prejudicados, se estes entenderem que o importante na ZC é a caça menor, e se é provado que os javalis são prejudiciais nessa vertente, devem ser desbastados em quantidades de maneira a existir um certo equilibrio nos efectivos, pois, de facto, os javalis têem uma certa dose de responsabilidade na diminuição das restantes especies cinegeticas.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 11:00 pm

Não falem em reduzir os javalis porque se os aficionados ouvem não vão gostar.
O nº de praticantes de caça maior tem aumentado, o nº de montarias e esperas também, só que este predador de caça menor, como eu considero, reproduz-se com enorme facilidade e depois ainda há quem faça repovoamentos em alguns locais.
Tudo bem! Quem quiser ter javalis que os tenha e então não se lamente que tem poucos coelhos ou perdizes e mais, que os tenham mas que não estraguem o trabalho que os do lado tentam fazer e mais não digo.


Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 03, 2011 11:32 pm

Não é uma questão de se gostar, mas sim de gerir e estou á vontade para o dizer, pois ate caço aos javalis, não muito é um facto, fazendo esperas e caçando em montarias. Tambem caço e faço parte da EG de uma ZCM e por lá quem reina são os coelhos, as perdizes são pouquissimas e esta-se a fazer um trabalho para o aumento dos seus quantitativos e lebres ainda muito menos são, até nem as prevemos para abate no PAE, portanto por aqui javali não é bem visto e se houver a hipotese de os banir da ZC de uma maneira ou de outra nem olhamos para traz e pareça mal a quem parecer, há que pensar que o RO está elaborado de forma para que os caçadores possam resolver na sua ZC os problemas existentes.


Última edição por AHMota em Qua maio 04, 2011 3:04 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 04, 2011 2:39 pm

Para se ter perdizes nas zonas de caça é necessario...
Diminuir tudo o que sejam predadores ,reduzir drasticamente os javalis,grandes culpados pelos desbastes na altura das posturas.
Semear na falta de alimento natural, distribuir pelas zonas varios comedouros,bebedouros,abater algumas arvores, onde a sua desidade o justifique visto ser nelas que escondem os predadores,não dando assim grande defesa a perdiz.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 04, 2011 8:09 pm

Algo mais...
_é muito dificil a diferenciação entre o macho ea femea.
_a perdiz habita em terrenos abertos,com vegetação rasteira.
_a perdiz evita sempre a arborização densa,fá-lo só quando muito perseguida.
_a perdiz quando foge de pata foge com uma rapidez incrivel,quando levanta com o bater de asas,de bico ao fundo fa-lo com um ruido e rapidez dignos de espanto,quando é dispersada pelo caçador,trata de se juntar ao bando o quanto antes.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 04, 2011 8:51 pm

zabo escreveu:
Para se ter perdizes nas zonas de caça é necessario...
Diminuir tudo o que sejam predadores ,reduzir drasticamente os javalis,grandes culpados pelos desbastes na altura das posturas.
Semear na falta de alimento natural, distribuir pelas zonas varios comedouros,bebedouros,abater algumas arvores, onde a sua desidade o justifique visto ser nelas que escondem os predadores,não dando assim grande defesa a perdiz.

Tudo certissimo...permita que o complemente no que referiu o abate de árvores...eliminação de árvores velhas e com buracos.

Pois são o refugio de aves de rapina nocturas, ginetas, doninhas, toirão, ratazanas...etc...

Perdiz - Página 2 687241 Perdiz - Página 2 687241 Perdiz - Página 2 687241 Perdiz - Página 2 687241
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQui maio 05, 2011 6:37 pm

E ainda temos os gatos assilvestrados em certas zonas uma verdadeira praga, para perdizes e coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySáb maio 07, 2011 1:14 pm

Vamos malta Perdiz - Página 2 739466 mais uns comentarios.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySeg maio 09, 2011 12:38 pm

Entao já viram uns perdigotozitos?
Eu ainda não vi nada.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySeg maio 09, 2011 1:03 pm

Andei todo o fim de semana no campo a tratar dos comedouros e perdigotos nada vi. Aliás as perdizes parece que desapareceram, sinal que estão no choco. Apenas vi um casal e o perdigão estava doidinho para mostrar à femea como se faz...:) daqui a mais 2 a 3 smanas já vão começar a chover relatos de avistamentos de perdigotos ;)
Ir para o topo Ir para baixo
João Silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Silva


Número de Mensagens : 758
Idade : 35
Localização : Barreiro
Data de inscrição : 25/08/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySeg maio 09, 2011 2:57 pm

boa tarde amigos furistas ...

amanha á tarde vou a vale de guiso dar uma volta, depois logo vos direi se havia ou não perdizes ...

abraço a todos... Perdiz - Página 2 27160
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 10, 2011 5:21 pm

João Silva escreveu:
boa tarde amigos furistas ...

amanha á tarde vou a vale de guiso dar uma volta, depois logo vos direi se havia ou não perdizes ...

abraço a todos... Perdiz - Página 2 27160

Então tivestes sorte Perdiz - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
RUI PERPETUA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RUI PERPETUA


Número de Mensagens : 43
Idade : 46
Localização : PONTE DE SOR
Data de inscrição : 18/04/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 10, 2011 10:29 pm

Cada zona quem uma expecial apetencia para uma ou para determinadas expecies,penso que se deve investir apenas nas que que terão maior sucesso.
Caça maior e caça menor por norma não se conjugam,isto em abundancia para ambas na mesma zona.
A prioridade deve ser....maior...ou menor....ou o que a natureza favorecer mais.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyTer maio 10, 2011 10:45 pm

Concordo plenamente com o Rui Perpetua Perdiz - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
João Silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Silva


Número de Mensagens : 758
Idade : 35
Localização : Barreiro
Data de inscrição : 25/08/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 11, 2011 8:23 am

boas caros amigos furistas...

eu ontem fui a Vale de Guiso ver um reserva para ficar e no final do dia, por volta das 18 fomos dar uma volta pela herdade para ver como era o campo e depareime com uma mão cheia de perdizes bem acompanhadas dos seus perdigotos e achei fascinante a quantidade que se viu, o que vi pouco foi coelhos vi 6 coelhos mas todos já feitos nenhum tinha ar de novato, em termos de rolas fiquei tambem já com o coração aos saltos nesta altura vimos 18 rolecas e 12 pombos, o que quer dixer que naquela sona se avisinha uma boa abertura e o mais engraçado é que elas estavam num comedouro e já estão habituadas a ele...
agora e so esperar, mais 3 semanas vou la ter com o senhor para fechar negocio depois volto a relatar...

abraço a todos os furistas... Perdiz - Página 2 27160
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 11, 2011 11:40 am

Também sou da opinião do Perpétua.
Há uns anos num outro forum, discordei de uma boa gestão que estavam a fazer em que tinham bastante caça menor em conjunto com javalis. Logo caíram-me em cima, blá...blá...blá. Imagino se não existissem os javalis, devia ser o paraíso em caça sedentária. Tem que haver um meio termo e ter noção da apetência do terreno. A maior parte das vezes anda-se a inventar e claro que não dá.
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQua maio 11, 2011 6:32 pm

JCoelho escreveu:
Também sou da opinião do Perpétua.
Há uns anos num outro forum, discordei de uma boa gestão que estavam a fazer em que tinham bastante caça menor em conjunto com javalis. Logo caíram-me em cima, blá...blá...blá. Imagino se não existissem os javalis, devia ser o paraíso em caça sedentária. Tem que haver um meio termo e ter noção da apetência do terreno. A maior parte das vezes anda-se a inventar e claro que não dá.

Concordo plenamente, ou apostam na caça menor ou na maior agora apostarem numa e depois estragarem tudo com outra e absurdo.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQui maio 12, 2011 2:53 pm

JCoelho escreveu:
Também sou da opinião do Perpétua.
Há uns anos num outro forum, discordei de uma boa gestão que estavam a fazer em que tinham bastante caça menor em conjunto com javalis. Logo caíram-me em cima, blá...blá...blá. Imagino se não existissem os javalis, devia ser o paraíso em caça sedentária. Tem que haver um meio termo e ter noção da apetência do terreno. A maior parte das vezes anda-se a inventar e claro que não dá.

Concordo com este post, a postura dos foristas por aqui, ex. Rui Perpetua, sobre a caça maior é muito mais sensata, no outro forum, que todos sabemos qual, é o cabo das tormentas falar-se em diminuir os predadores dos javalis em beneficio de outras especies cinegaticas pertença á caça menor.

Eu diria que "eles" não inventam nada, gerem de uma maneira que o negocio seja prosporo com proveitos proprios nunca pensando que para alem deles há uma maioria de caçadores que não está de acordo com essas posições (€€€€€€€€€€) e que pagam os seus impostos e as suas quotas para caçarem aquilo que lhe dá maior prazer, perdizes, coelhos lebres, etc, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQui maio 12, 2011 9:38 pm

(Hoje estou numa de apoio e bater palmas como fazem os deputados de segunda)

Amigo Mota...não podia estar mais de acordo. Perdiz - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptyQui maio 12, 2011 11:13 pm

RUI PERPETUA escreveu:
Cada zona quem uma expecial apetencia para uma ou para determinadas expecies,penso que se deve investir apenas nas que que terão maior sucesso.
Caça maior e caça menor por norma não se conjugam,isto em abundancia para ambas na mesma zona.
A prioridade deve ser....maior...ou menor....ou o que a natureza favorecer mais.

Na caça maior a natureza fica sempre para segundo plano, para quem cuida dela o importante é o negocio (€€€€€€€€€) e como devem saber onde ele/s impera/m nada lhe resiste, claro que me estou a referir ás especies pertença da caça menor.

Concordarei que a gestão deve ser feita numa direcção que vá ao encontro de uma maioria de caçadores existentes em cada ZC e daí satisfazer os seus anseios, isto claro sabendo daquilo que estaremos a fazer, quero eu dizer não fazer as coisas por capricho, mas saber que estamos a procurar fazer uma gestão que é decidida atraves das AG realizadas em qualquer EG de uma ZC.

Quando falam, e por lá quase sempre o fazem, em gestão global e ela ser importantissima para a caça maior é só uma maneira de condicionarem certas ZCs, perdendo estas qualidade, que ficam enseridas nessa globalidade e tendo grande apetencia para o desenvolvimento da caça menor nota-se, a olhos vistos, nas posturas das perdizes e nas loisas dos coelhos os prejuizos causados pelo predador Javali , eu assim, de maneira nenhuma entendo que é um bem para a globalidade do caçador Português, aqui sim, é que é importantisssimo defendermos a globalidade.

Nunca tal vi uma minoria a governar, quem defende acerrimamente a caça maior não são mais do que 2000 caçadores, eles "botam" é uma grande "faladura" enrolando a manta que até por vezes confundem aqueles que preferem caçar ás especies cinegeticas ditas menores, perdizes, coelhos e lebres, a caçar a estas especies é que anda a "nata" dos caçadores portugueses.

As tradições?? é muito bom elas existirem por marcarem uma epoca na historia e são fundamentais para os mais jovens caçadores se aperceberem do que foi a caça em tempos, agora as tradições comandarem este grande navio, para mim não faz sentido, eu direi sempre não porque as PERDIZES saiem sempre a perder e eu gosto muito de caçar a elas com os meus cães de parar.
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 EmptySex maio 13, 2011 11:48 am

Pois é Mota mas o futuro não é nada risonho no que toca á caça menor.
No que toca a maiorias ou minorias, se reparar nos jovens que se iniciam hoje como caçadores, a maioria é adepto do quê? Tordos e caça maior e porquê ? Numa das espécies dão bastantes tiros e na outra é moda, não requer grande esforço ou conhecimento a não ser €s, depois também não precisam de andar com problemas e despesas com os cães.
Do modo como tenho opinado dou a entender que sou contra a caça maior ou aqueles que a praticam. Não, de modo algum. Pelo menos ainda sei respeitar os outros e ainda vivemos em democracia. Agora vou dizer mais uma verdade: - não vejo os coelhos, lebres, perdizes e outros incomodarem os javalis mas sim o contrário, também não vejo os praticantes de caça maior muito preocupados com isso.
Ao longo dos anos que andamos a descurar a caça menor em detrimento da maior.
Não acabem com a maior, salvem é a menor enquanto estão a tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perdiz - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz   Perdiz - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perdiz
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» canto de perdiz
» caça a perdiz
» Perdiz Cinzenta
» Abertura Perdiz
» Perdiz à Antiga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: