Caça & pesca & natureza
Perdiz Cinzenta  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perdiz Cinzenta  Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perdiz Cinzenta

Ir para baixo 
+4
tiago
patrick_lgs
RMBC
VitorAlmeida
8 participantes
AutorMensagem
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySex Fev 04, 2011 10:34 pm

Olá Amigos.

Este ano tive a oportunidade de conhecer o que é uma perdiz cinzenta!

Ao mesmo tempo chamou-me a curiosidade de conhecer melhor esta espécie cinegética tão bonita, o que infelizmente em Portugal está em vias de extinção.

Uma das minhas pesquisas verifiquei, que esta perdiz existe nos países nórdicos, e também existiu no norte do nosso país ! Mas o que mais impressionou, é que esta perdiz é imune a doenças, e resistem muito mais a mudanças do clima.

Verifiquei também que muito Português caçador não conhece esta perdiz, como eu também não a conhecia.

Gostaria de saber a vossa opinião e de um provável repovoamento desta espécie, e se a conhecem.Perdiz Cinzenta  220pxperdixperdix28mare


Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySex Fev 04, 2011 10:55 pm

É uma ave muito bonita. Infelizmente se (?) ainda existe está confinada ao nordeste transmontano, mais na zona de Montesinho. Em Portugal nunca vi nenhuma em estado selvagem, mas já vi muitas em França.
Penso que por ter um temperamento menos desconfiado do que a perdiz vermelha, acabou por ser quase extinta.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySex Fev 04, 2011 11:57 pm

RMBC escreveu:
É uma ave muito bonita. Infelizmente se (?) ainda existe está confinada ao nordeste transmontano, mais na zona de Montesinho. Em Portugal nunca vi nenhuma em estado selvagem, mas já vi muitas em França.
Penso que por ter um temperamento menos desconfiado do que a perdiz vermelha, acabou por ser quase extinta.

A perdiz cincenta é também conhecida por "Charrela" penso que tem a ver com a mancha no peito em forma de ferradura.


Concordo amigo Rui mas tambem penso que o abandono da agricultura e o uso de pesticidas tenha contribuido grandemente para o declinio desta ave lindissima.
Tive a sorte de poder observa-las em França e Inglaterra e a minha opinião sobre a sua bravesa é subjectiva, já que não as cacei. Porém, não me pareceram menos bravas que as nossas.
A haver uma re-introdução desta ave penso que o Norte de Portugal é a única zona com carecteristicas ideiais. seria uma iniciativa a apoiar, já que estámos a falar de uma especie que já existiu em muitas regiões de portugal.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 12:08 am

patrick_lgs escreveu:


Tive a sorte de poder observa-las em França e Inglaterra e a minha opinião sobre a sua bravesa é subjectiva, já que não as cacei. Porém, não me pareceram menos bravas que as nossas.

Amigo Patrick, olhe que eu já cacei as duas e as vermelhas são muito mais ásperas. Aliás, por algum motivo os treinadores profissionais vão de França e de Itália treinar os seus cães a Castilla la Mancha e a Andaluzia com perdizes vermelhas selvagens.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 12:19 am

Lá está...falta-me a experiência de as caçar para ter uma noção exacta da sua bravesa. Os vários avistamentos que tive oportunidade de fazer foram fora do ambito da caça. Mas acredito que seja menos ásperas sim. Porque tenho uma vaga ideia que o meu pai me ter dito o mesmo. Ele caçou durante vários anos enquanto foi emigrante em França (amanhã já vou investigar...hehehe)
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 12:22 am

ainda não ha perdizes como as nossas.... ehehe Perdiz Cinzenta  910593 Perdiz Cinzenta  739466
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 1:10 pm

RMBC escreveu:
patrick_lgs escreveu:


Tive a sorte de poder observa-las em França e Inglaterra e a minha opinião sobre a sua bravesa é subjectiva, já que não as cacei. Porém, não me pareceram menos bravas que as nossas.

Amigo Patrick, olhe que eu já cacei as duas e as vermelhas são muito mais ásperas. Aliás, por algum motivo os treinadores profissionais vão de França e de Itália treinar os seus cães a Castilla la Mancha e a Andaluzia com perdizes vermelhas selvagens.

Deve ser essa uma das razões os caçadores Portugueses de cães de parar estarem bem no circuito europeu de provas Santo Humberto.
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 6:51 pm

Olá Amigos agradeço a suas respostas.

Na verdade esta perdiz também se pode chamar “cherrela” não só também pelas suas características morfológicas mas também pelo seu canto.

A perdiz tradicional é muito bonita sim! Mas temos de ter em conta que o nosso ecossistema, esta a mudar, não nos pudemos esquecer que existe locais onde já foram repovoados varias vezes a nossa perdiz tradicional, a qual não conseguiu sobreviver.

Pergunto será uma boa opção continuarem a repovoarem perdiz vermelha em locais onde o clima já não se adequa a esta espécie cinegética?

Será bom para perdiz vermelha introduzirem espécies doentes sem poder defesa para poderem sobreviver, quando temos uma espécie cinegética com um poder muito maior de defesa de sobrevivência?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 7:02 pm

Nem de propósito, acabei de ver no canal Cazavision uma caçada às "cinzentas" na Galiza. Que belos lances de caça com um pointer! Recomendo a quem possa ver: Jara & Sedal episódio 35.
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 7:10 pm

RMBC escreveu:
Nem de propósito, acabei de ver no canal Cazavision uma caçada às "cinzentas" na Galiza. Que belos lances de caça com um pointer! Recomendo a quem possa ver: Jara & Sedal episódio 35.
Tenho pena é de não ter visto com Perdigueiro Português! hee he he..........
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySáb Fev 05, 2011 7:14 pm

VitorAlmeida escreveu:
Tenho pena é de não ter visto com Perdigueiro Português! hee he he..........

Eu também! Perdiz Cinzenta  600400
Ir para o topo Ir para baixo
kennedy
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
kennedy


Número de Mensagens : 15
Idade : 40
Localização : Edmonton
Data de inscrição : 12/05/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptyDom Fev 20, 2011 9:31 pm

Eu conheco esta perdiz muito bem pois e a que eu me didico a cacar so no canada. esta perdiz e mais resistent a doencas e vive bem em climas frios de -35C. Corre muito e tambem e mais esperta do que os faijoes. a mancha vermelha tipo feradura tem a ver com o sexo dela.normalment sai em conjuntos de 8-20 duma vez. gosta mais dos compos de centeio. Se forem aos meus foto vem os meus perdigueiros amarados a elas. tamben ha um foto com elas e outras chamadas sharptails do tamalho de garnezes. no principio sao faceis de matar mas depois dumas semanas aleventam-se a 100-200 metros de la chegar. e a minha favorita. Repovoamento e muito deficil.
Ir para o topo Ir para baixo
hunter.ru
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
hunter.ru


Número de Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : alcobaça
Data de inscrição : 11/04/2011

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySeg Abr 11, 2011 9:44 pm

kennedy escreveu:
Eu conheco esta perdiz muito bem pois e a que eu me didico a cacar so no canada. esta perdiz e mais resistent a doencas e vive bem em climas frios de -35C. Corre muito e tambem e mais esperta do que os faijoes. a mancha vermelha tipo feradura tem a ver com o sexo dela.normalment sai em conjuntos de 8-20 duma vez. gosta mais dos compos de centeio. Se forem aos meus foto vem os meus perdigueiros amarados a elas. tamben ha um foto com elas e outras chamadas sharptails do tamalho de garnezes. no principio sao faceis de matar mas depois dumas semanas aleventam-se a 100-200 metros de la chegar. e a minha favorita. Repovoamento e muito deficil.

Bom dia!
sou novo neste forum e no seu pais tambem :)
por acaso coneço muito bem etse especie.ele pouco resistente ao doençaos no meu pais (russia). Principais ameaças para este especie são limite nutricional(principalmente no inverno quando pop causa de neve não tem acção para comida - grãos), doenças (enteroparasitas), raposas,caes e gatos (que andam sosinhos nas areas cinegeticas). Não tem muito medo de ser humano por isso na Inverno normalmente aproximam se ao casas e são facilmente abtidas pelo animais domesticos e caçadores. Repovoamento na russia normalmente aconteça espontaneomente - quer dizer que depois ano de depressão população (factores anteriormente referidas) se proximo ano tem condições necessaros temos apos 2-3 anos abundancias perdiz-cinzenta.
mas não tenho conecimento se alguem faz reprodução atificial este especie. se alguem ceriamente pensa repovoamento charlleta tem de só comprar 5-8 pares ( ou recolher de natureza que faz se facilmente com caes de paragem quando ninhos ainda não sabe voar - 3 semana apos nascimento). e por no local seguro sob vigilancia. factores limitares são (penso eu) em portugal só nutriais e contaminadores.
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySeg Abr 11, 2011 10:00 pm

Perdiz Cinzenta  687241 A ÚNICA QUE VI JÁ LÁ VÃO 30 ANOS E FOI MORTA PELO MEU PAI E AINDA FUGIU OUTRA POSSO ACRESCENTAR QUE SÃO BONITAS MAS NÃO COMO A NOSSA VERMELHA PARA MIM É DOS PÁSSAROS MAIS BELOS Perdiz Cinzenta  139124
Ir para o topo Ir para baixo
hunter.ru
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
hunter.ru


Número de Mensagens : 4
Idade : 41
Localização : alcobaça
Data de inscrição : 11/04/2011

Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  EmptySeg Abr 11, 2011 10:22 pm

mário ferreira escreveu:
Perdiz Cinzenta  687241POSSO ACRESCENTAR QUE SÃO BONITAS MAS NÃO COMO A NOSSA VERMELHA Perdiz Cinzenta  139124

È discutivel ;)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perdiz Cinzenta  Empty
MensagemAssunto: Re: Perdiz Cinzenta    Perdiz Cinzenta  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perdiz Cinzenta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Repovuamento de perdiz
» perdiz e perdigotos!!!!!
» Ninho de Perdiz
» A perdiz vermelha
» Ninho de Perdiz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: