Caça & pesca & natureza
OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!

Ir para baixo 
+4
ondas
coelhobravo
zambujal
pedro eusebio
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 1:04 pm

Já muito se escreveu sobre cães de rasto,sobre as suas qualidades e defeitos como cães de caça.
mas paresse-me intressante e visto haver aqui novas ideias,debatermos sobre quais os melhores cães de rasto os que melhor estão adaptados a caçar nos nossos variados terrenos nacionais.
desde o beagle,grifon,fauge...e outros que possam existir quais as suas principais vantagens e mais valias que nos possam trazer á nossa matilha, ou antes pelo contrário se tiramos mais rendimento se caçarem só junto a cães de rasto.
vou aguardando opiniões!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 1:41 pm

sou caçador a 33 anos nunca tive caes de rasto ---ja tive caes bons a seguir ea latir de rasto ----podengos ---rafeiros --e outros x ---ate ja tive uma x de doberman com podengo --talvez a melhor cadela que tive ate hoje a achar e a seguir ----a 1ano para ca adquiri 1 x o coto ----e passado uns meses adquiri a xica x de grifon com teckel----e nao posso dizer melhor tanto de um como de outro ----sao 2 x completamente diferentes no caçar e no seguir ---o coto na minha maneira de ver a caça e um fora de serie ----faz coisas que nao esta ao alcance de qualquer um ---nao vale a pena referir porque ja toda gente ja leu os relatos ----a xica e uma cadela de rasto diferente ----segue muito bem ---acha muito bem ---mas e uma cadela excelente em silvas e e ai a diferença dela pro coto ---que embora caçe bem em silvas nao e o seu forte --------acho que caçar so com caes de rasto nao era capaz ---nao me perguntem porque ---acho que numa matilha de 10 caes ---2 de rasto e o ideal ---mais acho que acaba por estragar a matilha ----porque estes caes tem um caçar proprio -----agora quem os adquirir tem de ser bons custam uns euros mas vale a pena -----ou entao criar de cachorro e lima-lo logo bem desde pequeno e saber ematilha-lo bem com os outros caes -----para mim pelo que vi na epoca passada se os tivesse adquirido a uns anos atras tinha mais umas centenas de coelhos mortos ----porque nao ha duvida que estes caes sendo bons recuperam muito coelho perdido pelos outros caes ---e dao alegria a matilha com o seu latir ---realmente e um espectaculo para quem esta a ver caçar estes caes o latido que eles fazem quando perseguem um coelho ---ate ouvires ---pum alem de serem caes com muita resistencia o que os permite caçarem todo o dia --os meus nao falharam 1 dia de caça de manha a noite --outros caes se vao de manha a tarde ja se encostam -----e para mim a caça e sempre todo o dia quintas e domingos ----estes caes sao melhores nos matagais fortes onde os coelhos dao muitas voltas ----para bordas tambem caçam mas nao e o seu forte ----embora a xica se adapte bem a caçar bordas ----os meus ambos caçam curto --e latem certo ---tenho x nao sei como caçam os puros ---mas acho que os x se adaptam melhor a determinadas zonas ---posso estar enganado ------mas os caes de rasto tambem teem o seu lado negativo ---e quando nao prestam estragam um dia de caça -----latem a tudo e nada ---seguem outros rastos ---sao ponteiros ----estas um dia a esperam que venham e ficam la horas e horas ---estragam a matilha por latir a parva ---nao furam ---querem e andar no limpo a dar ao rabo ----e outros defeitos ----------------------coitado do caçador que tem este tipo de caes ---ou rifa-os logo --ou esta a epoca estragada ----felizmente os 2 que tenho nao teem estes defeitos --senao nao comiam ca as felhoses -----mas digo quem nao tem faz muito bem adquirir caes destes ---porque sao uma mais valia na matilha
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!    OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 3:00 pm

Ora,conforme me falou Pedro Eusébio, quer saber mais sobre cães de rasto…

Muito bem, para já tenho que dizer que, em termos de cães de rastro, este tema é muito alargado, pois isso inclui raças tais como Epagneul Breton Epagneul Breton, cocker, e outros que nos modernos tempos, são denominados como cães de parar, Braco, springer spaniel… mas que não deixam de ser cães de rastro…

Ora bem, penso que o tema é o que devo escolher, de entre as raças de cães de rasto, mais efectivas na caça ao coelho…

Bem, os que mais vulgarmente se vêm nas jornadas de caça ao coelho, dos que me lembro agora, são:

Beagle (avaliação: *****)

Basset Fauve de Bretagne (avaliação: *****)

Briquet Griffon Vendéen (estripe pequena avaliação: ****); (estripe grande avaliação: *)

Teckel (avaliação: ***)

Basset Hound (avaliação: ***)

De entre estas raças, temos diferentes comportamentos e andamentos… pele que devemos saber o que queremos na altura de
escolher uma raça….

O beagle, é um cão cujas características, é muito efectivo para os tipos de terreno que possamos encontrar na caça ao
coelho em território nacional… mas a par desta raça está o vulgarmente chamado griffon, mas atenção à denominação Griffon, pois à várias raças de Griffon, muitas com grandes diferenças morfológicas, tais como tamanho…

Os griffons, são os cães que mais se assemelham ao beagle em termos de caça, estando a sua efectividade a par, contudo atenção
às origens, uma coisa é um Briquet Griffon Vendéen e outra é Griffon Fauve de Bretagne , sem esta ultima raça, e na minha humilde opinião, a mais efectiva…..

Para além disso, na raça, Briquet Griffon Vendéen, existe pelo menos registados dois tamanhos… mas não posso estar a falar muito sobre a raça porque só conheço a estripe pequena, que caça muito bem….

Já o Griffon Fauve de Bretagne, são excelentes cães de caça ao coelho, na minha opinião a melhor a par do beagle.

Eu já estive ou tive contactos com todas as raças acima mencionadas, a trabalhar no terreno, e para mim não há duvidas, devem ser escaladas conforme a avalição acima mencionada, mas esta é a minha opinião, contudo tenho um colega meu que tem uma cadela Briquet Griffon Vendéen, estripe grande, e fiquei maravilhado, só tinha o problema de entrar em silvados serrados… mas que era muito efectiva era….

Se queres um bom cão de caça, seja um bom dono e treinador… (não se esqueça que de uma fraca moita sai um bom coelho)


Última edição por sergio-monteiro em Qui Mar 10, 2011 5:19 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 3:20 pm

sergio-monteiro escreveu:
Ora,
conforme me falou Pedro Eusébio, quer saber mais sobre cães de rasto…


Muito
bem, para já tenho que dizer que, em termos de cães de rastro, este tema é
muito alargado, pois isso inclui raças tais como Epagneul
Breton
Epagneul Breton, cocker,
e outros que nos modernos tempos, são denominados como cães de parar, Braco, springer
spaniel… mas que não deixam de ser cães de rastro…



Ora bem, penso que o tema é o que devo
escolher, de entre as raças de cães de rasto, mais efectivas na caça ao coelho…


Bem, os que mais vulgarmente
se vêm nas jornadas de caça ao coelho, dos que me lembro agora, são:



Beagle (avaliação: *****)


Basset Fauve de Bretagne (avaliação:
*****)



Briquet Griffon Vendéen (estripe pequena avaliação:
***); (estripe grande avaliação: *)



Teckel (avaliação: ***)


Basset Hound (avaliação: ***)


De entre estas raças, temos diferentes
comportamentos e andamentos… pele que devemos saber o que queremos na altura de
escolher uma raça….


O beagle, é um cão cujas características,
é muito efectivo para os tipos de terreno que possamos encontrar na caça ao
coelho em território nacional… mas a par desta raça está o vulgarmente chamado
griffon, mas atenção à denominação Griffon, pois à várias raças de Griffon,
muitas com grandes diferenças morfológicas, tais como tamanho…


Os griffons, são os cães que mais se assemelham
ao beagle em termos de caça, estando a sua efectividade a par, contudo atenção
às origens, uma coisa é um Briquet
Griffon Vendéen
e outra é Griffon Fauve de Bretagne , sem
esta ultima raça, e na minha humilde opinião, a mais efectiva…..



Para além disso, na raça, Briquet
Griffon Vendéen, existe pelo menos registados dois tamanhos… mas não posso
estar a falar muito sobre a raça porque só conheço a estripe pequena, que caça
muito bem….






Já o Griffon
Fauve de Bretagne, são excelentes cães de caça ao coelho, na minha opinião a
melhor a par do beagle.



Eu já estive ou tive
contactos com todas as raças acima mencionadas, a trabalhar no terreno, e para
mim não há duvidas, devem ser escaladas conforme a avalição acima mencionada,
mas esta é a minha opinião, contudo tenho um colega meu que tem uma cadela Briquet Griffon Vendéen, estripe grande, e fiquei
maravilhado, só tinha o problema de entrar em silvados serrados… mas que era
muito efectiva era….






Se queres um bom cão de caça, seja um bom
dono e treinador… (não se esqueça que de uma fraca moita sai um bom coelho)

O Epagneul Breton, o cocker spaniel e Spriger spaniel são cães de rasto? Acho que não percebi bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 3:29 pm

Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto... isso foi como desde de sempre foram conhecidos, tendo sido a algumas décadas, levados para a qualidade de cães de parar....

Quando digo isso, é porque tendo a analisar o passado de uma raça, e tento entender o que foi a sua evolução ao longo dos tempos...




Pois, não é a primeira vez que a minha beagle, pára-se em mostra para um coelho, claro que isto é raro, pois late muito e o coelho sai
antes, mas pode acontecer, até porque o beagle, não têm características de
agarre a dente, e se quiser levo-lhe um vídeo…





Mas, e para que não seja mal entendido, também não são raros
os agarres a dente por beagles, e também posso o provar com vídeos…


Última edição por sergio-monteiro em Qui Mar 10, 2011 5:55 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 5:09 pm

ha ai no forum varios menbros com caes de rasto e bons tambem deviam dar as suas opinioes ----para aprendermos mais sobre estes caes ------e conhecermos a importancia que eles teem na matilha junto com outras raças ---
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 5:51 pm

[img]OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! 7c19f5a301cb4a44bc01f1f.th[/img]

DREVER-cao de rasto sueco!!!!
alguem conhece ou já ouviu falar....

fica um video........


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 6:00 pm

pedro eusebio escreveu:
[img]OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! 7c19f5a301cb4a44bc01f1f.th[/img]

DREVER-cao de rasto sueco!!!!
alguem conhece ou já ouviu falar....

fica um video.......


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Já tinha ouvido falar, ou melhor já tinha visto este vídeo, mas desconheço totalmente a raça... envie mais dados...
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 9:07 pm

excelente filme ---excelente cao ---e excelente coelho -----andam a caçar os 2 cada um a sua maneira -----cao muito resistente ---muito persistente ---e de grande nariz
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 10:55 pm

[quote="sergio-monteiro"]Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 10:58 pm

[quote="ondas"]
sergio-monteiro escreveu:
Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.

O que disse, foi:
As raças de cães de parar, são antes de mais, cães de rasto, não disse que os cães de rasto, são antes de mais cães de parar...
Não podemos nem devemos, confundir a estrada da beira, com a beira da estrada... pois são coisas diferentes...
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:00 pm

malta já procurei na net e só encontro um canil com estes cães.
tanbem desconheçia a raça...mas á dias numa esposição canina nas caldas da rainha-vi um cão destes e acabei por procurar o nome da raça....
fiquei curioso e investiguei na net.
reparem que quando o cão chega mais perto do coelho o latir é mais fininho.
fiquei fã desta raça,muito sinceramente....vou ver se consigo arranjar algum exempelar.....pelas caractristicas, vem referenciado no estalão da raça que é um cão de levante e de rasto.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:10 pm

[quote="sergio-monteiro"]
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.

O que disse, foi:
As raças de cães de parar, são antes de mais, cães de rasto, não disse que os cães de rasto, são antes de mais cães de parar...
Não podemos nem devemos, confundir a estrada da beira, com a beira da estrada... pois são coisas diferentes...

Pois são mas na Beira há a beira das estradas, isto para te dizer que quando dizes que determinada raça é " antes de mais outra" estás a dizer que têm uma base unica e isso não concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:19 pm

[quote="ondas"]
sergio-monteiro escreveu:
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.

O que disse, foi:
As raças de cães de parar, são antes de mais, cães de rasto, não disse que os cães de rasto, são antes de mais cães de parar...
Não podemos nem devemos, confundir a estrada da beira, com a beira da estrada... pois são coisas diferentes...

Pois são mas na Beira há a beira das estradas, isto para te dizer que quando dizes que determinada raça é " antes de mais outra" estás a dizer que têm uma base unica e isso não concordo.

Não concorda, nem eu, pois devo estar a fazer-me explicar mal, o conceito de cão de rasto é que engloba todas as raças que fazem buscas através de rastos, isto é o que eu quero dizer, e por isso afirmar que também assim se enquadram ai os cães de para e até mesmo os cães de pista... contudo uma coisa é uma coisa e outra é outra, (cão de parar é uma coisa) (cão de pista ou sangue é outra) e (cão de rasto é outra)...
Desculpem-me se passei a ideia de que todos provêm do mesmo cão... Nada disso o que quero dizer, é que os cães de parar também são cães de rasto..., mais nada....
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:23 pm

[quote="sergio-monteiro"]
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.

O que disse, foi:
As raças de cães de parar, são antes de mais, cães de rasto, não disse que os cães de rasto, são antes de mais cães de parar...
Não podemos nem devemos, confundir a estrada da beira, com a beira da estrada... pois são coisas diferentes...

Pois são mas na Beira há a beira das estradas, isto para te dizer que quando dizes que determinada raça é " antes de mais outra" estás a dizer que têm uma base unica e isso não concordo.

Não concorda, nem eu, pois devo estar a fazer-me explicar mal, o conceito de cão de rasto é que engloba todas as raças que fazem buscas através de rastos, isto é o que eu quero dizer, e por isso afirmar que também assim se enquadram ai os cães de para e até mesmo os cães de pista... contudo uma coisa é uma coisa e outra é outra, (cão de parar é uma coisa) (cão de pista ou sangue é outra) e (cão de rasto é outra)...
Desculpem-me se passei a ideia de que todos provêm do mesmo cão... Nada disso o que quero dizer, é que os cães de parar também são cães de rasto..., mais nada....

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! 232712 OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:29 pm

existem cães de rasto para todo o gosto seja pela cor ou pelo tamanho, a nossa avaliação do melhor cão de rasto será sempre dependente do nosso gosto proprio. os cães mais utilizados em portugal são o beagle,o griffon fauve da bretagne,petit griffon vendeen. avaliando estes considero o fauve da bretagne o melhor devido á sua maior fiabilidade em relação ao beagle principalmente, não nos podemos basear num só cão para avaliar uma raça e no que conheço de beagles aproveitam-me 4/5 numas dezenas largas, uns porque são lentos outros porque a ligação ao dono é minima devido ao vicio e ainda os que latem no rasto até de deus nosso senhor.
o fauve penso ser uma cão mais lutador e resistente com boa capacidade de perseguição e com uma garganta q.b.
o melhor cão de rasto será sempre o Bloodhound, mas no nosso pais é pouco conhecido.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:32 pm

[quote="sergio-monteiro"]
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
ondas escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
Caro colega Coelhobravo, efectivamente quase todos os cães de parar, são antes de mais, cães de rasto...

Caro vizinho aqui não concordo contigo, caço á cerca de 18 anos com cães de rasto e das dezenas de cães com que caçei só esporadicamente é que havia cães que paravam, mas 95% deles nunca pararam.

O que disse, foi:
As raças de cães de parar, são antes de mais, cães de rasto, não disse que os cães de rasto, são antes de mais cães de parar...
Não podemos nem devemos, confundir a estrada da beira, com a beira da estrada... pois são coisas diferentes...

Pois são mas na Beira há a beira das estradas, isto para te dizer que quando dizes que determinada raça é " antes de mais outra" estás a dizer que têm uma base unica e isso não concordo.

Não concorda, nem eu, pois devo estar a fazer-me explicar mal, o conceito de cão de rasto é que engloba todas as raças que fazem buscas através de rastos, isto é o que eu quero dizer, e por isso afirmar que também assim se enquadram ai os cães de para e até mesmo os cães de pista... contudo uma coisa é uma coisa e outra é outra, (cão de parar é uma coisa) (cão de pista ou sangue é outra) e (cão de rasto é outra)...
Desculpem-me se passei a ideia de que todos provêm do mesmo cão... Nada disso o que quero dizer, é que os cães de parar também são cães de rasto..., mais nada....

boa noite senhor sergio antes de mais força na participação neste forum, mas não podemos ir por essa logica porque se analisarmos os cães de levante tambem são cães de rasto, é dado o nome cão de rasto a cães cuja sua especialidade seja seguir, os de parar aos cães que tem como vocação identificar e parar a peça de caça e os de levante aos cães que servem para levantar caça (talvez os mais utilizados em portugal)
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptyQui Mar 10, 2011 11:51 pm

marco nao estas a por uma percentagem muito baixa no aproveitamento dos beagles ----
Ir para o topo Ir para baixo
ondas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 81
Idade : 58
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 14/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 12:07 am

o melhor cão de rasto será sempre o Bloodhound, mas no nosso pais é pouco conhecido.[/quote]

É muito lento e têm dificuldade no mato, mas se falasses em Bruno de Jura, para mim o melhor sangue de rasto a caçar em Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 12:24 pm

Bloodhound
Bruno de Jura
E ainda há mais raças... mas...

Caros colegas, não falei dessas raças, pois ambas, não são aplicáveis por falta de efectividade, na caça ao coelho...
São os melhores cães de rasto, talvez do mundo..., mas não são para caçadas ao coelho... Na caça grossa são réis, caça esta onde infelizmente os cruzamentos de podengo grande com dog argentino, está a proliferar... com pena minha...
Para quê inventar, se temos raças boas, para a caça grossa, de rasto temos esses, que os amigos referiram, de levante temos o nosso podengo grande, que é muito efectivo...

Devo confeçar, cada vez que ouço falarem dos podengos talibans, bem dá-me cá uma nausea, que só me dá vontade de mandar esse caçador à.... entregar a sua carta de caçador, deixar de caçar, e deixar de falar e inventar o que já está inventado... querem criar uma raça nova!?... que parvos... não sei de onde vem essa raça, mas que é triste e só pode vir da cabeça de um ignorante das raças de cães de caça, nomeadamente as portuguesas.... só uma palavra (triste)...

Não inventem, deixem de fazer cruzamentos, para quê estragar o que é bom....

Devia haver ponições para os espertalhoes, que fumentam os cruzamentos, e deveria ser alterada a lei da caça, a proibir a utilização de cães de caça, que não fossem atestados como raça pura.... isso só não se aplica, e a meu ver bem, porque portugal tem bons rafeiros... que qualquer dia, ainda vai haver um iluminado a atribuir-lhe um nome, e depois reclama a raça para sí, já estou a ver, com já há o rafeiro alentejano, deve chamar-lhe o rafeiro (Miguel, ou Carlos, ou António).. eu sei lá....

Desculpem-me o tom, mas estou farto de ouvir falar de cruzados, e de ouvir raças novas....
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 12:35 pm

boa noite senhor sergio antes de mais força na participação neste forum, mas não podemos ir por essa logica porque se analisarmos os cães de levante tambem são cães de rasto, é dado o nome cão de rasto a cães cuja sua especialidade seja seguir, os de parar aos cães que tem como vocação identificar e parar a peça de caça e os de levante aos cães que servem para levantar caça (talvez os mais utilizados em portugal)[/quote]

_________________________//____________________________

Boas participaria mais, mas veja o que está a acontecer no tópico, duvidas / esclarecimento / opinião - Beagle, não estou para ler e ver que algumas pessoas, tendem a ser donas da verdade.... e muito menos estou para ser ofendido, entrei neste fórum à uns 5 dias e veja, que já começo a estar farto do nível que alguns colegas tratam outros... bem não falo mais nada.

Não irei participar naquele tópico, pois o tema passou a ser, quem melhor sabe ofender ou ferir a opinião do outro..
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:29 pm

Sérgio....não me falhes agora....já vi que percebes so assunto...e tanbem gostas de cães de rasto tal como eu.....e tabem sabes dar o devido valor
as outras raças.
já todos percebemos que á muitas raças com bons cães para caçar aos orelhudos....realmente só não percebo é que cada vez que se abre um tópico sobre cães de rasto tem de vir sempre com polémicas...´
quem gosta de podengos tem de respeitar as opiniões de quem gosta de cães de rasto, e quem gosta de cães de rasto tem de respeitar as opiniões de quem gosta de podengos.ponte final....isto é um forum e não ganhamos nada em ofendermo-nos uns aos outros.....se não acontece precisamente pessoas que se resgistraram á pouco tempo e já pensam em disistir.

Sérgio voltando ao tópico....da a tua opinião acerca dos DREVER....TOU CURIOSO!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:44 pm

também já tinha visto o vídeo mas e sempre bom rever .uma pergunta esta raça basset sueco (Drever) faz parte do grupo dos sabujos ou nao ?o olhar para a foto faz me lembrar alguns cães de rasto aqui na suiça que fazem parte do grupo dos sabujos abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:45 pm

Sérgio voltando ao tópico....da a tua opinião acerca dos DREVER....TOU CURIOSO!!!!

__________________________________________________ / / _________________________________________

Bem, caro amigo, sou efectivamente um apreciador de cães de rasto, mas também de podengo, em fim e para que não haja duvidas, sou um apreciador de cães de caça ao coelho, sem estragar raças.... ou inventar raças....

Respondendo ao caro amigo, do que conheço do drever, foi o que pesquisei na net, tendo visto os vídeos, parece-me ter características que na caça ao coelho, são boas, mas nunca vi a raça a trabalhar nos terrenos que Portugal nos apresenta, e nem com as temperaturas que temos...

Pois eu não analiso uma raça, por um único exemplar, terei que ver vários a trabalhar, em condições diferentes, para depois formalizar uma opinião...

Mas se alguém conhecer dados deste cão e já o viu a trabalhar nos terrenos portugueses que dê dicas... quero conhecer esta raça, pois é mais uma raça, e não (uma raça nova tuga, tipo podengo taliban...).
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:47 pm

Creio que faz parte do Sabujo, por tem características de tal, mas vou pesquisar e vou ligar a um colega meu, que é licenciado em ciência, e que esteve a fazer um trabalho sobre cães raças e suas origens, para ver o que me diz...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Deve ser esclarecedor??? Não.   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:53 pm

podengos escreveu:
também já tinha visto o vídeo mas e sempre bom rever .uma pergunta esta raça basset sueco (Drever) faz parte do grupo dos sabujos ou nao ?o olhar para a foto faz me lembrar alguns cães de rasto aqui na suiça que fazem parte do grupo dos sabujos abraço

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Moz-screenshot


OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Clip_image001





O drever ou
basset sueco, foi desenvolvido no início do século XX na Suécia. Na realidade,
seus ancestrais são cães da raça basset de Westfália que foram importados para
a Dinamarca e cruzados com sabujos suíços. O resultado destes cruzamentos foram
chamados de “daschbraco dinarmaquês”. Alguns exemplares destes cães
dinamarqueses foram levados para a Suécia, onde foram novamente cruzados com o
basset de Westfália e, possivelmente também com cães teckels. Seu nome “drever”
significa caçador em sua terra natal e esta raça é, de fato, um grande cão de
caça muito popular na Suécia e também no canadá, mas pouco conhecido no resto
do mundo. A raça só foi reconhecida em 1947 na Suécia, seu reconhecimento
internacional contudo só ocorreu em 1953, pela FCI.






Muito corajoso
e persistente, o Drever é um bom caçador de coelhos, cervos e raposas, mas
também enfrenta animais maiores como javalis. O drever possui um excelente
olfato e é um bom rastreador, seu latido é bastante alto. Este cão, além de
caçador é também um bom companheiro, alerta e fiel, que pode vir a se tornar um
bom cão de guarda de alarme. É um cão ativo, corajoso e inteligente, mas ao
mesmo tempo independente e determinado o que pode representar uma certa
teimosia e exigirá alguma paciência da parte do seu dono.






O drever
necessita de exercício, de preferência ao ar livre para se desenvolver
adequadamente. Seu pêlo deve ser escovado regularmente. Esta raça é bastante
saudável, mas os donos devem se preocupar principalmente com a sua coluna
alongada, evitando traumas nas vértebras.






Mais Sobre:





O Drever é um
verdadeiro cão de caça. Em estilo retangular (corpo longo e pernas curtas),
esse tipo de cachorro tem um excelente olfato, o que facilita encontrar as
presas. Originário da Suécia, ele consegue localizar raposas, corças e coelhos.
E quando o assunto é trabalhar, o Drever se entrega ao máximo. Quando está
caçando, não mede o tamanho do animal e pode enfrentar um feroz javali com
facilidade.



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Clip_image002





Na aparência
geral, o Drever tem um porte médio. Sua altura máxima é de 38 cm, para os
machos, e 36 cm para as fêmeas. No pescoço, dorso e região posterior das coxas
os pelos devem ser mais longos. Na face ventral da cauda, bem densa, sem formar
franjas.






O temperamento
do cão é típico dos Dachsbracos e dos Dachshunds (Bassets), com a única crítica
sendo o zelo excessivo. É bem voluntarioso e teimoso, querendo continuar o
trabalho, mesmo depois dos donos estarem satisfeitos com as caças. Tem fácil
aprendizado, e por ser muito alerta, é também um bom cão de alarme.






Dados:


OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Clip_image003









Altura:

Macho: de 32cm a 40cm
Fêmea: de 30cm a 38cm


Peso:

Aproximadamente 15kg

Grupo:

Grupo 6 – cães sabujos

Funções:

Companhia, caça

Grau de atividade:

Moderado a alto

Pêlo:

Cerrdo e reto, curto na cabeça, naarte
inferior nos membros e na parte superior da causa, um pouco mais comprido no
pescoço, no dorso e na parte posterior das coxas.


Cor:

Qualquer cor é aceita mas as marcaçoes
brancas são obrigatórias, não deve ser inteiramente branco


Nome de origem:

Drever

País de origem:

Suécia

Registro FCI:

130
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 1:54 pm

sergio-monteiro escreveu:

Pois eu não analiso uma raça, por um único exemplar, terei que ver vários a trabalhar, em condições diferentes, para depois formalizar uma opinião...

Quando alguem fala/escreve assim demonstra muito daquilo que é como pessoa. Os meus parabéns.

Sem sombra de dúvidas que todo o processo de analise passa por isso mesmo. Tudo o resto são cantigas OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! 232712
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 2:16 pm

amigo monteiro tenho gostado de o ver escrever sobre caes de rasto ---mas quanto a mim voçe esta a exagerar em relaçao aos cruzamentos dizendo coisas que nao cabe na cabeça de ninguem -----voçe que ser como o hitler ou que ---so raças p+uros e o resto fora ----olhe eu sou o contrario quero e x puros nem ve-los---nao caço com a boniteza ate que a x maisbonitos que muitos puros ----quanto aos talibas ---para ja esta enganado ninguem lhes chama raça ---mas sim um sangue de caes ---ou uma linhagem de caes -----e se realmente gosta da caça ao coelho aconselhava-o o experimentar os tais talibas que voçe detesta ----------mas aconselho-o a trazer um saco cheio de euros ---e mesmo assim ter de fazer bicha e nao sei se vai ser atendido ------amigo va fazendo os seus artigos ---que gasto de ler mas com calma
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 2:31 pm

Pois, mas deixe-me contrariar o caro colega, há caçadores e não são poucos, a dizer que têm cães de caça podengos talibans...
Isso não é sangue, não é estripe, não é nada, são cães cujas raça não é pura, mas sim com alguns sangue de cruzamentos... não são podengos, não são labradores, não são beagles, não são setter, nada disso, são rafeiros, bons muito bons, mas não são raça...
E não é porque têm as orelhas espetadas, que são podengos, pois o que não faltam são raças e rafeiros de orelha espetada e não são podengos... olha a minha sogra tem uma linda cadela doméstica, que é uma grande rafeira, mas têm as orelhas espetadas...
Não quero ofender ninguém, mas não chamem um rafeiro de podengo, como não chamem um podengo de beagle ou braco o coker, etc...

Se ma dizem que têm uns cães de orelha espetada, muito bons de caça, eu quero um ou meia dúzia, pois gosto de raças, mas gosto mais de cães e coelhos, sejam quais forem, não lhe chamem é nomes...

Fazer mistura, cada qual sabe de si, mas para mim, ou é podengo ou é rafeiro, ou é beagle, ou é rafeiro, ou é griffon, ou é rafeiro, ou é braco ou é rafeiro....

Mas se caça bem, e é cão, pois eu também quero meia dúzia... mas não me digam que têm um cão de raça podengo ou outra raça, e depois é um grande rafeiro, muito bom mas rafeiro...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! EmptySex Mar 11, 2011 2:37 pm

pedro eusebio escreveu:
malta já procurei na net e só encontro um canil com estes cães.
tanbem desconheçia a raça...mas á dias numa esposição canina nas caldas da rainha-vi um cão destes e acabei por procurar o nome da raça....
fiquei curioso e investiguei na net.
reparem que quando o cão chega mais perto do coelho o latir é mais fininho.
fiquei fã desta raça,muito sinceramente....vou ver se consigo arranjar algum exempelar.....pelas caractristicas, vem referenciado no estalão da raça que é um cão de levante e de rasto.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Recebi agora mesmo a lista de criadores desta raça drever e só a mesmo um criador em Portugal com esse mesmo que tu referiste em cima teve a ver também o lop. e estes cães bem de linhas de trabalho abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty
MensagemAssunto: Re: OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!   OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
OPINIÕES E SUJESTÕES CÃES DE RASTO!!!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» caes de rasto
» Cães de rasto
» Qual o melhor??
» caes de rasto
» cães de rasto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: