Caça & pesca & natureza
Repovuamento de perdiz Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Repovuamento de perdiz Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Repovuamento de perdiz

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
americo74
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
americo74


Número de Mensagens : 5
Idade : 49
Localização : Miranda do Douro
Data de inscrição : 31/01/2013

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptySeg Fev 04, 2013 8:50 pm

Na associação onde caço esta com poucos efetivos.
Eu falei com alguns caçadores o que a chavão em fazermos repovoamento de perdizes.
Alguns disseram que não era boa ideia porque as perdizes de cativeiro picavam as outras perdizes,
também me foi dito que as perdizes de cativeiro traziam algumas doenças. Gostava de saber se tudo isto é verdade e também gostava que me dessem umas dicas como repovoar esta ave. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Loureiro51
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Loureiro51


Número de Mensagens : 126
Idade : 73
Localização : Gondomar
Data de inscrição : 21/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptySeg Fev 04, 2013 9:53 pm

Nunca ouvi falar que as perdizes de cativeiro picassem nas outras, até porque em principio se forem de confiança, serão puras como as outras, infelismente em muitas zonas o repovoamento é indispensavel, pelo que tenho visto o repovoamento deverá ser feito com perdizes adultas no inicio de março, onde forem largadas deverá haver comedouros automáticos e bebedouros e tentar controlar os predadores, se derem com algum ninho de perdizes, quando estes nascerem poderão juntar alguns perdigotos do dia que os criadores vedem e junta-los com os bravos, que serão criados pelos pais dos outros. è claro que há muitas baixas nestes repovoamentos, mas qunto mais tarde o fizerem será pior, o ideal será agora enquanto a reserva não chega a zero, é preciso controlar os efectivos e se necessário em vez de abrir a caça muitos dias é abrir 5 ou 6 dias por época.

Cumprimentos

Loureiro
Ir para o topo Ir para baixo
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaoraia


Número de Mensagens : 101
Idade : 34
Localização : lamego
Data de inscrição : 17/10/2010

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyTer Fev 05, 2013 1:44 pm

Na minha associaçao fizeram 2 repovoamentos, um no ano passado outro este ano e o pessoal ficou todo contente, as que foram lançadas poderia-se dizer que eram mansas, agora a criaçao?! Nada a haver, assim que precintem os cães ou o pessoal saiem logo a abrir, algumas nem dao tempo de meter arma a cara.
Eu pessoalmente nunca casei a "antiga" que aquelas perdizes que todos falam, grandes, bravas, como toda a gente conta. Mas do pouco conhecimento que tenho e do que oiço aqui os "velhotes" falarem, até eles estao contentes. No ano passado so matei uma, foi o meu primeiro ano e tambem nao encaro muito bem com aquela arma. Este ano com a arma nova que comprei matei 11 e podia ter morto o dobro se nao foce a inespriencia. Mas mesmo assim foi o que matei mais perdizes da associativa. Sorte de precipiante lol!

Abraço Joao Teixeira Repovuamento de perdiz 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Loureiro51
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Loureiro51


Número de Mensagens : 126
Idade : 73
Localização : Gondomar
Data de inscrição : 21/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyTer Fev 05, 2013 1:54 pm

amigo joão raia em que mês fizeram o ultimo repovoamento?
Ir para o topo Ir para baixo
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaoraia


Número de Mensagens : 101
Idade : 34
Localização : lamego
Data de inscrição : 17/10/2010

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyTer Fev 05, 2013 6:24 pm

No ano passado fizemos 2! Um em Fevereiro assim que fechou a caça, esse deu criaçao. Depois fizemos outro em Dezembro para o pessoal dar mais uns tiros e ficarem perdizes. Mas la para março devemos repovoar de novo para fazerem criaçao novamente. Foram feitos 5 cevedouros com bebedouros, para se aguentarem nos primeiros tempos e tem dado bons resultados. Garantidos que eu vice pessoalmente ouve 3 casais que criaram.
Abraço Joao Teixeira. Repovuamento de perdiz 600400
Ir para o topo Ir para baixo
americo74
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
americo74


Número de Mensagens : 5
Idade : 49
Localização : Miranda do Douro
Data de inscrição : 31/01/2013

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyTer Fev 05, 2013 8:14 pm

Amigo Loureiro a questão de "tentar controlar os predadores," Aqui no planalto Mirandês tornou-se difícil pelo motivo de haver muito monte.
Por aqui a Bastantes aves rapinas paletes de javalis e tires de raposas o lobo já a 2 anos felizmente não tem andado por aqui sim felizmente porque a 3 anos os lobos assim que nos apanhavam descuidados comiam os nossos cães.
Ir para o topo Ir para baixo
Loureiro51
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Loureiro51


Número de Mensagens : 126
Idade : 73
Localização : Gondomar
Data de inscrição : 21/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyTer Fev 05, 2013 11:31 pm

eu disse tentar controlar, porque os predadores também fazem falta, acabam sempre por se vingar algumas, mas não há alternativa, por acaso conheço Miranda, na decada de 80 cacei dezenas de vezes em Fonte de Ladrão, fizemos grandes caçadas, caçava mais num dia que agora numa época. Mas devido a muitos factores esses tempos não voltarão.
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 1:48 am

Boa noite pessoal, amigo Loureiro esse tempo era quando Deus andava pela terra.
Eram grandes tempos, dava para todos até aqueles que desrespeitavam a caça e andavam uma noite toda na candonga gastavam um deposito de combustivo a caçar de noite, pessoal que deveriam de ter sido apanhados e levarem uns murros, talvez assim respeita-sem quem honestamente cumpria com as obrigações de ser caçador.
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
Loureiro51
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Loureiro51


Número de Mensagens : 126
Idade : 73
Localização : Gondomar
Data de inscrição : 21/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 2:13 pm

Amigo David, o senhor está enganado, há no forum alguns caçadores desse tempo e poderão confirmar o que vou dizer: agora transgride-se muito mais, nessa altura quem ia de noite para o monte caçar javalis ou caça menor, agora é uma pouca vergonha. Quem tinha carros todo o terreno para caçar com ele nos montes, houve 1 ano que não se podia matar lebres, quase todos respeitavam e agora poucos respeitam essas limitações. A minha mulher é transmontana e passo ´na terra dela bastante tempo, de noite sento-me no cabanal da casa e é só carros todo o terreno a passar nos estradões, que andam a fazer, de vez em quando houve-se uns tiros, porque será, até agentes da autoridade fazem isso só que é muito dificil de provar, mas deixe lá isto é um desabafo.
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaoraia


Número de Mensagens : 101
Idade : 34
Localização : lamego
Data de inscrição : 17/10/2010

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 5:57 pm

A meu ver posso estar errado ou certo, mas em parte de nao haver caça tambem foi o tempo das vacas gordas em que todos queriam levar para casa aos 20 coelhos de uma vez e agora queixam-se que nao ah caça?! Quando havia enxerama barriga sem pensar nos que viriam depois deles agora queixam-se?!
Isto é como a crise, so se preocupam no dia de hoje nao pensam no amanha é creditos para aqui creditos para ali. Depois é a crise que nao se aguenta?!
O pessoal devia tirar mais dias para "trabalhar" para a caça do que para caçar....

Abraço Joao Teixeira Repovuamento de perdiz 600400
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 7:37 pm

Boa noite pessoal, amigo João os meninos (directores) que estão nas associações esses sim e´ que deviam de trabalhar parar a caça, e´ para isso que nos pagamos, nos já trabalhamos muito para ela.
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
joaoraia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaoraia


Número de Mensagens : 101
Idade : 34
Localização : lamego
Data de inscrição : 17/10/2010

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 8:07 pm

Eu por mim falo e pelo que vejo, ate ao dia de hoje nao tenho nada que apontar ao pessoal que esta a gerir a minha associação. Eles trabalham para que tudo funcione "bem", agora eu estando em casa nao me custa ajudalos, nao me custa ir com um deles deitar milho, ou fazer a colocaçao das portas para as rolas. Eles tambem têm familia, trabalham, precisam de ajuda como eu se foce presidente quereria, gostaria de centirme apoiado, agora para muita gente isso nao entra, os outros que trabalhem para mim. É o pensar da maioria....
Abraço Joao Teixeira Repovuamento de perdiz 600400
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQua Fev 06, 2013 9:47 pm

Ou talvez não amigo João olhe que eles são pagos e e´ o senhor que lhe da´ o dinheiro. E eles não o vão ajudar no seu trabalho e anualmente quando vai pagar as cotas, não lhe dão beneficio de nada e se não tiver dinheiro para as pagar não caça.
Mas isto e´ a minha opinião...
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
americo74
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
americo74


Número de Mensagens : 5
Idade : 49
Localização : Miranda do Douro
Data de inscrição : 31/01/2013

Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz EmptyQui Fev 07, 2013 8:05 pm

Falando em vacas gordas.
Os caçadores mais velhos me dizem que eu vim tarde para a caça antes se mata vão entre 10 a 20 lebres por época e que agora é muito raro matar 1 lebre.
As perdizes diz ião que nunca vira vão para trás a saber de alguma que fica-se para trás não avia essa necessidade.
Coelhos dizem que em qualquer lado da associação avia coelhos agora so numa parte do terreno acardito por ser deficel de caçar.
Nao pelo terreno ser íngreme mas sim é preciso ter bons cais para fazer sair os coelhos para os caminhos.
Nisso ate tenho sorte tenho uma podendo de 3 anos e um (rasteirinho) de rasto com um 1ano chegam fazer 1/2h de persiguição
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Repovuamento de perdiz Empty
MensagemAssunto: Re: Repovuamento de perdiz   Repovuamento de perdiz Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Repovuamento de perdiz
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» canto de perdiz
» perdiz e perdigotos!!!!!
» Perdiz à Antiga
» Ninho de Perdiz
» A perdiz vermelha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: