Caça & pesca & natureza
Ensino Básico Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Ensino Básico Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Ensino Básico

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 9:40 am

Bom dia amigos furistas.
Para voçes quais os exercicios de obdiência que um bom cão de parar tem de saber fazer?

Obrigado e cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 10:56 am

Na minha opinião a obediencia necessária, é a chamada, o mudar de direcção quando quisermos, e pouco mais que isso.
Ir para o topo Ir para baixo
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 11:04 am

já agora amigo joãop quel é a melhor forma de ensinar a mudar de direcção?

Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 11:33 am

Eu com o meu cão utilizio o apito, o que fazia no inicio era quando queria que ele mudasse de direcção apitava a começava a andar no sentido que queria que ele fosse.

Mas o meu cão fazia as linhas naturalmente, por isso não foi complicado ensinálo.
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 11:36 am

Só por curiosidade qual é a raça do seu cão?
Ir para o topo Ir para baixo
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 12:46 pm

Eu ainda.. nao o tenho mas vai ser uma cachorra da raça braco alemão.
Mas eu vi nuns filmes de adestramento de cães de parar ele a insinar a busca cruzada era com uma trela estensinvel, para quando mudanssem de direção pucharem o cachorro ou o cão.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 2:47 pm

sousa1 escreveu:
Bom dia amigos furistas.
Para voçes quais os exercicios de obdiência que um bom cão de parar tem de saber fazer?

Obrigado e cumprimentos

Embora no meu caso tenha ensinado ao meu mais alguns comandos por gosto, acho que os mais importantes são:
Andar bem a trela (na minha opinião reforça os laços entre cão e caçador), podendo mais tarde ser feito sem trela.
O quieto, que é muito útil para nos auxiliar durante o adestramento quando o cão tem tendência a ir a peça não nos permitindo chegar. Serve para reforçar a firmeza da paragem por assim dizer. Pode ser também util para ensinar o cobro em posto fixo, ou ter a função de imobilizar o cachorro consoante as necessidades durante uma jornada de caça. Pode ser ensinado á voz e também com o som do apito.
A chamada de preferência com um apito.
A mudança de direção a ordem também com o apito, embora este treino não deva ser feito antes de o cão ter pelo menos um ano ano e meio dependendo do exemplar.
O cobro a ordem. Tanto em terra como na água.

Para cada uma ordem diferente com o apito, um compasso de som diferente.

O senta e deita a meu ver não tem função útil na caça a não ser para o cobro em posto fixo, ou para de certa forma facilitar o bom convívio com o cão no dia a dia.

Obviamente isto é a minha opinião, com certeza haverá membros com opiniões distintas. Ensino Básico 600400
Ir para o topo Ir para baixo
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptyDom Out 28, 2012 10:35 pm

A mudança de direção a ordem também com o apito, embora este treino não deva ser feito antes de o cão ter pelo menos um ano ano e meio dependendo do exemplar.

Amigo tiago porque que a mudança de direção só pode ser feita pelo menos com um ano e meio?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptySeg Out 29, 2012 1:28 pm

sousa1 escreveu:
A mudança de direção a ordem também com o apito, embora este treino não deva ser feito antes de o cão ter pelo menos um ano ano e meio dependendo do exemplar.

Amigo tiago porque que a mudança de direção só pode ser feita pelo menos com um ano e meio?

Cumprimentos

não se pode ensinar tudo de uma vez. E primeiro à que estimular o gosto pela caça nos caes e dar-lhes independencia, para não lhes tirar a força. Mais tarde quando já estiverem com paixão pela caça e bem mechidos então ai sim, intrudizir-lhes aos poucos as mudanças de direcção.
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptySeg Out 29, 2012 1:44 pm

Eu não concordo muito com isso. eu acho que durante todo esse processo de lhes dar paixão pela caça, os devemos ensinar a mudar de direcçao.

Na minha opinião o que devemos fazer é apenas, quando o cachorro já vai um pouco largo para um dos lados é chamalo e começar a andar para o outro lado.

Eu faço busca e salvamento com cães e tenho uma cão de agua que a trabalhar em grandes areas faz buscas cruzadas e isso foi lhe ensinado a oartir dos 5 meses.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptySeg Out 29, 2012 4:43 pm

joaop escreveu:
Eu não concordo muito com isso. eu acho que durante todo esse processo de lhes dar paixão pela caça, os devemos ensinar a mudar de direcçao.


Pelo menos antes dos 8 10 meses não. não devemos tirar-lhes a iniciativa nestas idades. apenas lança-los a bom vento e deixar que deambulem pelo terreno.

joaop escreveu:
Na minha opinião o que devemos fazer é apenas, quando o cachorro já vai
um pouco largo para um dos lados é chamalo e começar a andar para o
outro lado.


Isto deve ser feito e bem e não se trata de do ensino da mudança de direcção. trata-se de estimular uma certa ligação do cachorro connosco, enquanto deambula pelo terreno.

Tambem depende do que cada caçador entende por um pouco largo.

Nas perdizes o cão deve caçar largo, mas sem exagero de modo a conseguir pará-las permitindo-nos a aproximação. Deve caçar mais largo em terreno limpo e um pouco mais perto, ou pelo menos mais ligado, com laços mais curtos, em terreno sujo.

Nas galinholas então é que quanto mais largo o cão for melhor, de modo a abarcar uma grande quantidade de terreno, caso contrario torna-se mais dificil encontrálas devido a pouca densidade em que existem cá em Portugal. Contudo é preciso que o cão entenda a importancia da espingarda de modo que no meio de tanta liberdade de movimentos, mantenha sempre uma certa ligação connosco.


Eu pessoalmente gosto dos cães a fazer laços longos no terreno, de modo a abarcarem uma grande quantidade de terreno, até porque caço sozinho, e se não tiver um cão que vá longe, tenho a certeza que por muito bom que fosse o cão, em muitas das jornadas que faço, para não dizer a maioria (falando agora exclusivamente da caça a perdiz), não as encontraria. Simplesmente porque não ia passar a uma distancia delas que permitisse ao cão encontrá-las se caçasse curto. Ainda mais tendo em conta que os terrenos onde caço teem pouca caça.
Para quem caça em linha é diferente, e aqui convem mesmo que o cão não va muito alem dos 40 50 metros para não estorvar o trabalho dos caes do companheiro do lado.

Por isso cada caçador é um caçador, e para cada caçador um cão com andamentos diferentes. Cada qual com o seu gosto, e esta não deixa de ser só e apenas a minha opinião.
Ensino Básico 600400
Ir para o topo Ir para baixo
sousa1
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
sousa1


Número de Mensagens : 58
Idade : 30
Localização : torres vedras
Data de inscrição : 14/10/2012

Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico EmptySeg Out 29, 2012 8:02 pm

Já agora qual a melhor técnica para treinar a busca cruzada?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ensino Básico Empty
MensagemAssunto: Re: Ensino Básico   Ensino Básico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ensino Básico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Coleira de ensino...
» Ensino de cães
» ensino do cão de parar (questões)
» Fim dos chumbos será maior reforma no ensino desde o 25 de abril ...
» Santo Huberto ensino dos cães para esta modalidade.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: