Caça & pesca & natureza
será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 será mais facil achar á cama ou seguir?

Ir para baixo 
+14
micael33
rafeirage
Talibans
master
pedro eusebio
Vitor21
coelhobravo
b.aparicio
Nuno Miguel
Stick
patrick_lgs
zambujal
podengos&coelhos
Marcodatsun
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 12:38 pm

[quote="pedro eusebio"]
Marcodatsun escreveu:
boa tarde, todo o conhecimento acerca de um tema esta basiado nas experiencias que temos e naquilo que ouvimos de outras pessoas ou lemos, gostava de saber se na vossa opinião é mais facil achar á cama ou seguir?

Na minha opinião é mais facil achar, quando digo achar falo em achar á cama não é coelho que ta de levante, é mais dificil um cão fazer a diferença a achar no meio duma matilha do que a seguir


.......lol, agora fiquei confuso,afinal é mais facil achar ou seguir...eh,eh disseste que na tua opinião é mais facil achar e depois que era mais dificil fazer a diferença a achar... será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 139124 será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 139124


.....os caes fracos tem dificuldades tanto a achar como a seguir,outros são bons a achar e mais fracotes a seguir, outros seguem melhor que acham....outros não tem dificuldade em achar nem a seguir.

....a facilidade é relativa,alguem ja aqui disse que o coelho mexido é mais facil...pois o cão vai seguir o cheiro recente,pois para os achar na cama tem que ter nariz..e mais não sei o que....mas o que se ve na maioria das vezes é que os caes "curtos" que acham bem na cama por norma seguem pouco...lá está é tudo relativo se é mais facil seguir porque é que os perdem 30 metros mais a frente??

...coelhos na cama bem arrumadinhos-em silveirões grandes como é que sabemos se estavam na cama ou estava mexido?....a camas de coelhos que vimos, mas essas estão em sitios de grau dificuldade "baixa"para mim é relativo a dificuldade. a fisionomia de cada cão a expriençia e a qualidade de cada exempelar é que dita se é mais facil achar ou seguir.

.....a maioria dos podengos não tem dificuldade em achar,aliás até é a especialidade deles....mas alguns tem muita dificuldade em seguir...lá está penso que seja tudo relativo....para os podengos não é assim tão dificil achar.no contrário é precisamente a mesma coisa para um beagle deve ser mais dificil achar...pois a seguir fazem-no por largos minutos...daí eu achar que vai do exempelar que esteja no terreno.

....dependendo da zona pode é dar mais geito caes que "acham" bem ou caes que "seguem" bem ou os dois num só.




pedro enganei-me a escrever não tinha logica já emendei. è mais facil teres um cão a seguir que não deixa os outros tocarem na xixa do que teres um a achar que não deixe ninguem acharserá mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 1:07 pm

patrick_lgs escreveu:
master escreveu:
se este é perito a achar mas depois nao dá seguimento ao lance falta-lhe nariz

Será falta de nariz??? Eu não acho que um cão que ache bem coelhos na cama e siga pouco tenha falta de nariz. Na minha opinião, o que se passa é que o cão desinteressa-se pela perseguição e volta para aquilo que lhe dá mais vício que é buscar e levantar. Isso pode se dever ao sangue, ao tipo de treinos que lhe deram, etc...


Por isso é que este assunto é muito vago, o que acabas de dizer é bem verdade em algum tipo de caes eles só tem o vicio de levantar eu referia-me a alguns que ja vi, que não conseguem mesmo seguir e so os acham porque trabalham mesmo muito e nesse contexto o que referi penso estar correcto.
o que é mais facil achar a cama ou seguir? a primeira vista digo que o achar é o mais dificil, mas se depois tivermos em conta o trabalho que é feito por alguns caes a seguir fica dificil afirmar isso logo assim as claras!
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 1:29 pm

é um bom tema, isso é verdade , e com diferentes opinioes, ambas com razão. Eu acho que ambas a coisas são dificeis , agora o resto variar com a tendencia do cão. é como no futebol uns tem mais jeito para defender , outros para atacar. Há cães que se dão melhor a seguir do que achar , outros o inverso. No que toca a meu respeito , em minha casa , em comparaçao das duas coisas , há mais a achar do que a seguir , e depois há aqueles " dois " que são bons nas duas coisas e acabam por fazer bastante a diferença .
Agora quando falamos em seguir tem de ser ainda um bom bocado , porque seguir meia duzia de metros não é bem seguir, e isso qualquer cão que caçe minimamente faz isso corre
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 1:52 pm

Tenho para mim que um cão coelheiro quando não segue mais é porque não tem "unhas" para isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 2:10 pm

Eu assino por baixo no que se refere aos podengos.será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 2:11 pm

podengos&coelhos escreveu:
Tenho para mim que um cão coelheiro quando não segue mais é porque não tem "unhas" para isso.
7


Como é que os cães vão seguir os coelhos se ninguem os achar??? ******
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 4:30 pm

se ninguem os achar os que seguem bem acabam por nao dar nas vistas ----logo tem mais valor quem os acha a CAMA ---o coeho em movimento e mais facil de seguir ---do que acha-lo na cama ---
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 4:41 pm

Isto corre o risco de se tornar como a discussão do ovo e da galinha.lol!

Pessoalmente já escrevi, dou mais valor a um cão que ache bem, então em condições climatéricas difíceis se vê quem é que de facto tem nariz e quem é galifão. Mas é tudo muito relativo... porque já tive cães que não eram nada de especial para achar e quando lhes faltou a muleta, tiveram que começar a arranhar o cabedal na busca e evoluíram imenso. E também já percebi há muito que alguns que depois de picar o coelho são abafados pelos que seguem mais, mas se estiverem sozinhos até seguem mais do que parece.

Por isso, esta questão é útil mas depende sempre das circunstâncias, do terreno, das equipas, da colocaçaõ das armas, etc...

Eu pessoalmente repito que acho mais difícil achar na cama. Nos primeiros dias de Outubro, depois das 9 -10 da manhã, sei bem que é papagaio e quem merece a minha confiança. será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 4:52 pm

Stick escreveu:
Nos primeiros dias de Outubro, depois das 9 -10 da manhã, sei bem que é papagaio e quem merece a minha confiança. será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 232712
E tu só começas em Out. Agora imagina quem começa em Set. affraid
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 10:24 pm

......bem uma coisa é certa,a seguir e seguir,vejamos quase todos nós levamos caes novitos a tardinha para verse anda algum coelhito cá "fora" pois é mais facil "pegar-lhe"...visto desta maneira é mais facil seguir que achar na cama.
......porra,se calhar as duas para serem bem feitas são dificeis.
....Marco eu percebo o teu ponto de vista,mas porque é que é mais dificil arranjar caes bons a achar??será que não é por ser mais dificil sairem ninhadas mais "certas" nos caes com aptidão para levante???
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Ago 06, 2012 10:46 pm

Bem é um tema complexo e com muito pano para mangas, vou opinar pela pouca experiencia que tenho.
Um cão a achar bem como se refere aqui " na cama" seja ela onde for porque ate pode ser na borda de um silveirão e seria facil achar mas não os caes passam todo lá para dentro rapido e deixam muitos atraz. Acho que é mais importante ter a achar que a seguir, imaginemos 10 caes 3 a achar e 7 a seguir bem???? Por norma os seguidores são mamistas ou andam no "rango mango" só mexem para fazer o jeito e teriamos 3 a trabalhar para 7, no meu ver e acho que 7 a seguir bem ate se podem estrovar atrapalhando se mutuamente que latidos de euforia. Há quem tenha um cão só e que siga bem mas se meter outro desconcentar-o e o trabalho que uma fazia bem 2 já não dá.
Agora invertendo 3 a seguir e 7 a achar, claro que a achar não se resume só ao pé dos pés uma sticada e volta, quando os outros andam a seguir não nos podem vir estrovar ou não ematilhar. Penso que por estas razões é mais dificil encontar um cão a achar que faça a diferença, mexa a caça no fim de lhe passar muito nariz bem pertinho.

Seguindo outra ponta solta, um cão que não siga bem é porque tem carecteristicas diferentes como um cão que segue não vai achar aquele coelho no troço de um feto ou feneiro no meio de uma limpa fora da silvas ou na borda do carreiro onde todos passam a correr.

Um cão de achar toca num rasto não vai acelarado a procura do odor mais intenso, sinaliza e vai buscando miniciosamente e ateima "cata" enquanto uma cão de levante pim pim zas e esta a mexer não dando hipotese, mas grande parte dos dias a caça esta bem batida e ha pouco odor e os de achar sabem que tem de estar um perto e ateima o de rasto passa e desinterença-se vai a procura de odor mais ativo. Tudo depende da adrenalina que o seguir ou acha causa no cão.

Confuso e pouco explicito né? lol
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyTer Ago 07, 2012 7:32 am

Marco será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 232712 concordo plenamente e no que toca ao que escreveste no último paragráfo é precisamente o que eu penso.
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyTer Ago 07, 2012 9:15 am

Caes de seguir fazem falta , mas para mim o mais importante acaba por ser os de levante , pois no fundo são eles que dão com os coelhos , e não é possivel fazer omeletes sem ovos Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
micael33


Número de Mensagens : 366
Idade : 32
Localização : ponte de lima
Data de inscrição : 11/02/2012

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyTer Ago 07, 2012 12:07 pm

Concordo plenamente com as palavras do Talibans.será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 687241 será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 687241 será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 687241 será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 687241
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQua Ago 08, 2012 10:59 am

Para mim os mais úteis são os que não levantam mal e seguem bem, nesta altura nos treinos tenho verificado que os cães levantam mais do que seguem, mesmo os fauves, pois a humidade e as temperaturas altas não lhes permitem grandes perseguições, como não perdem tanto tempo a perseguir levantam muito mais, mas tenho de apertar com eles pois vou abrir no primeiro dia de caça de Setembro e vai ser lá para o Sul num zona de serra muito dura e com silveirais de tirar o chapeu. Mas continuando um cão que siga bem não tem que ser mau a achar e não é esta a ideia que parece estar a ser transmitida, alguns dos que acham mais são dos que seguem mais. Não concordo com a ideia de que um cão bom a achar não seja bom a seguir, agora tambem sou da opinião de que há cães que preferem seguir do que achar e vice versa, para mim um cão que frequentemente seja o primeiro a levantar não é concerteza por falta de nariz ou de patas que não segue mas por falta de interesse.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQua Ago 08, 2012 12:02 pm

coelhobravo escreveu:
(...)agora tambem sou da opinião de que há cães que preferem seguir do que achar e vice versa,
Preferem ou estão mais habilitados a ... !?
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQua Ago 08, 2012 2:08 pm

podengos&coelhos escreveu:
coelhobravo escreveu:
(...)agora tambem sou da opinião de que há cães que preferem seguir do que achar e vice versa,
Preferem ou estão mais habilitados a ... !?

Se falares de raças diferentes habilitados será a palavra correcta mas dentro da mesma raça com caracteristicas morfologicas identicas, apurados para o mesmo fim na minha opinião preferem enquadra-se melhor. Conheço apodengados irmãos da mesma ninhada filhos dos meus cães que já tenho há varias gerações, tenho uma que segue bastante bem e é bastante ponteira tenho um amigo que ficou com outra que praticamente só levanta, nota-se que se desinteressa pelas perseguições é a forma do dono caçar e os outros que tem tambem pouco seguem mas levantam bastante bem e ele prefere a dele do que a minha e eu a dele nunca me interessaria, mas tambem é preciso dizer que caça em zonas diferentes das que caço habitualmente. A minha foi habituada a ter de seguir prefere seguir do que levantar e como já esta a ficar velha já tem muita manha, até incentiva os outros a levantar para ela seguir e claro tentar agarrar que é sempre o bjectivo deles.


Última edição por coelhobravo em Qua Ago 08, 2012 3:33 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQua Ago 08, 2012 3:00 pm

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
rafeiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 38
Idade : 48
Localização : MARINHA GRANDE, LEIRIA
Data de inscrição : 09/02/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQua Ago 08, 2012 10:23 pm

Boas.

Eu subscrevo tudo o que foi dito. De certa forma tudo está correcto mas para mim prefiro os que acham bem pois os abaladores como nós lhes chamamos é mais facil de arranjar.

Os cães que abalam pouco quando vão em matilha dão-lhe um jeito.

È claro que tambem são precisos os que abalam bastante mas para eles abalarem alguem tem de os achar e nos dias maus quem tem unhas é que toca viola.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: ola   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptyQui Ago 09, 2012 5:10 pm

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 679215 eu axo camaradas pela pouca expriencia que tenho mas

vou adequirindo com o passar dos tempos e especialmente das mts horas de treinos

com os caes tanto de dia como á noite eu axo que o mais dificil nos caes é achar pk

depois do coelho levantar e ser visto por algum cao minimamente bom vai dar o alerta para

avançar a equipa de intervençao os que seguem ou que perseguem ate fazer o coelho encobar

ou sair pra fora das silvas ou mato ai estaremos nós á espera ou nao.....

eu axo acima de tudo que temos que deixar os caes trabalhar bem demorando o tempo necessario

ate tirar os primeiros coelhos...
Ir para o topo Ir para baixo
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delgado


Número de Mensagens : 42
Idade : 43
Localização : montalegre
Data de inscrição : 30/11/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySáb Set 08, 2012 9:51 pm

A minha experiência é que e mais dificil arranjar cães a levantar bem do que a seguir.
De manha quando ainda existem rastros frescos, a maioria do cães Ainda encontra uns coelhos, mas quando não existem rastro ou já no final da época de caça, quando os coelhos já estão muito batidos? Para mim, um cão de levantar anda muito pouco com o nariz no chão, caçam mais com os ventos, por isso, na minha opinião tem mais Faro, enquanto que um cão que segue bem anda com o nariz muito colado ao chão.
Ir para o topo Ir para baixo
Cláudio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cláudio


Número de Mensagens : 82
Idade : 52
Localização : Vila Real
Data de inscrição : 23/08/2011

será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 EmptySeg Set 10, 2012 11:34 am

Bom dia a todos!

Este tema é bastante interessante, e por isso também aqui quero deixar a minha opinião, embora seja eu um iniciado...

Para introduzir o que penso vou começar por dizer que coloquei este mesmo tema há cerca de um ano e meio quando comecei a construir uma matilha de cães de coelho. Assim, com o que retirei das partilhas de cada um, adquiri: 2 podengos pequenos, 2 podengos médios e um cruzado de (podengo X griffon). Claro que os cachorros estão agora na casa dos 1 ano, 1 ano e meio mas parece-me que não terá sido má opção, uma vez que os dois anões acham muito bem, principalmente nas silvas. A cruzada acha muito bem em qualquer terreno mas não se mete tão bem nas silvas pelo seu tamanho e é mais lenta. Quanto aos podengos médios, são mais oportunistas e esperam pelo cantar dos outros para acudir em velocidade, fora das silvas.

Parece-me que a equipa está equilibrada, contudo espero que com a idade comecem a seguir um pouco melhor mesmo aqueles que acham bem.

A minha conclusão é assim a seguinte: Cães a achar têm de ser esforçados. Os que têm vício mas não querem estragar o casaco só la vão quando ouvem os outros a cantar (para os por a trabalhar, não há como leva-los só a eles). Para seguir bem os cães devem ser adaptados ao terreno, ou seja, pequenos para as silvas e grandes para a serra.

Depois, é claro que tudo o resto lhes está nos genes...



Um abraço

Cláudio
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
será mais facil achar á cama ou seguir?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Será podengo???
» Diário do Ripado 2012/2013
» Cão de levante ou de seguir?
» Ajuda e sera ajudado
» Será que um labrador é indicado?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: