Caça & pesca & natureza
será mais facil achar á cama ou seguir? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
será mais facil achar á cama ou seguir? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 será mais facil achar á cama ou seguir?

Ir para baixo 
+14
micael33
rafeirage
Talibans
master
pedro eusebio
Vitor21
coelhobravo
b.aparicio
Nuno Miguel
Stick
patrick_lgs
zambujal
podengos&coelhos
Marcodatsun
18 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 12:59 pm

boa tarde, todo o conhecimento acerca de um tema esta basiado nas experiencias que temos e naquilo que ouvimos de outras pessoas ou lemos, gostava de saber se na vossa opinião é mais facil achar á cama ou seguir?

Na minha opinião é mais dificil achar, quando digo achar falo em achar á cama não é coelho que ta de levante, é mais dificil um cão fazer a diferença a achar no meio duma matilha do que a seguir, achar 5-6 coelhos á conta dele quando a matilha no global achou 10. A seguir deste que o cão tenha nariz e vontade no fim do coelho tar mexido tudo segue. penso que achar um coelho á cama exige mais tarimba e mais sabedoria/nariz visto que o coelho está parado e não existe rasto fresco. espero outras opiniõesserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400


Última edição por Marcodatsun em Seg Ago 06, 2012 12:36 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 1:40 pm

Concordo contigo amigo Marco.
Mas deixo uma ressalva: a caçar em matos muito extensos com portas largas um cão bom a seguir talvez tenha mais importância no conjunto da matilha do que propriamente aquele que o achou.

Na minha zona os "velhotes" dizem que esses cães bons a achar na cama são os que "afundam". será mais facil achar á cama ou seguir? 232712
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 7:11 pm

sem duvida que e mais dificil achar a cama ---mesmo em grandes matos como diz o podengos --penso que e mais dificil achar ---porque depois do coelho estar mexido e mais facil seguir ---mesmo por aqules que seguem bem -----falo assim porque tenho ca das 2 maneiras ---
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 8:17 pm

Marcodatsun escreveu:
penso que achar um coelho á cama exige mais tarimba e mais sabedoria/nariz visto que o coelho está parado e não existe rasto fresco. espero outras opiniõesserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400

E pensas muito bem. E por isso que por vezes a malta não entende como certos grupos matam mesmo depois de lá terem passado outros.

Na minha opinião, um cão de seja muito bom a achar brilha é onde há poucos coelhos. E também, é esse que vai fazer a diferença quando os coelhos estão muito batidos.

Agora, como falou o Rui e bem, em matos/silvados grandes, achar bem não basta para obrigar os coelhos a saír. Se não seguirem bem o resultado fica comprometido à partida.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 8:31 pm

o ideal e ter caes que faça os 2 serviços ----mas nao e facil de arranjar caes muito completos ---mesmo gastando uns euros falta sempre alguma coisa ------uma das melhores que tenho a achar segue muito pouco -----mas foi adquirida mesmo so pra achar ---outros depois completam o serviço -----------o coelho antes de ser seguido ----alguem o tem de achar ---
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQua Ago 01, 2012 8:43 pm

Uma coisa é o espectáculo e o nariz de seguir em movimento, com o cheiro já em movimento e (eventualmente) outros cães a ajudar. Outra coisa é desacamar, então com tempo seco nem se fala. Isso para mim tem muito mais valor e é essencialmente aí que se distingue o aparato do substracto.será mais facil achar á cama ou seguir? 232712

Inflelizmente isso na minha zona nem sempre faz a diferença, porque por 10 levantes se chegarmos a ver 2 coelhos no imediato é muito. Depois é preciso o resto da artilharia e também... armas que se saibam colocar e atirar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 1:27 am

Eu cá digo o contrário pois caço nos tais matões que o Rui falou e bem. Onde as portas são colocadas antes da solta e as vezes permanecem imoveis por 1ou2 horas.

Para mim o cão é completo e faz a diferença nos meus matos se achar bem, perto ou longe do dono, mas tem de o levar às portas a cantar na pegada. Se não latem não sabemos se andamos a caçar ou a passear. Se está longe ou perto ou até se já nem anda na zona...

Se caçam curto anda tudo junto e se com 5 armas seria dificil com 2 ou 3 então... Levantam mas não seguem, o coelho vai amagar à frente. E o coelho depois de batida a zona 2 ou 3 dias não sai mesmo, a não ser que os cães o apertem bem e lhe "falem ao ouvido".será mais facil achar á cama ou seguir? 600400

Neste momento tenho apenas uma cadela a achar muito bem mas a caçar muito curto, quando dá com ele segue bem, mas não vai até ao fim do mundo... dá jeito em que sentido? Trava a matilha em diversas situações, lidera o grupo, levanta vários ao longo do dia, segue bem até às portas mas não passa disso. O que não gosto nela? o facto de querer o dono a bater mato para ela andar a achar à cama, depois de achado não precisa dele. É estranho mas é o que acontece... cães a achar melhor do que a seguir no meu entender não funcionam bem no encalce do coelho, pois por caçarem mais curto não acompanham os outros...

Isto encrava um caçador em pouco tempo, pois na porta está sempre lixado com os cães que acham à cama e segue menos bem, pois não o deixam matar caça.

Na minha forma de caçar os cães têm de ter o maximo de autonomia e andarem largos minutos sem o dono os ver, ou então quando se tem cães curtos mas que depois de dar com o coelho seguem bem, o melhor a fazer é entrar e depois do levante saltar "fora". Isto são duas das formas de caçar que tenho. Quando me refiro a saltar "fora" é encontrar um ponto alto, um trilho no meio do mato ou então em raras excepções saltar para um caminho na ansia de acabar a perseguição por termos a certeza que a peça vai a todo o gás para determinado sitio.

Em suma eu prefiro um a seguir bem que a achar muito bem, mas não é por isso que tenho cães de rasto, porque gosto de uma pancada boa qb mas forte e seca de modo q que o coelho não pense muito. Outra conclusão que tiro é que os cães que tenho a caçar longe e a seguir para longe (não quer dizer que o tragam heheserá mais facil achar á cama ou seguir? 40618 ) vão achando sempre os seus coelhos, não os levam é todos de seguida...Agora na minha zona o ideal seria as duas coisas mas um coelho em movimento e a seguir em máxima velocidade é uma coisa muitoooo dificil que só os melhores estão à altura... POr norma onde houver um cão bom a achar à cama e "normalmente" curto obriga o dono a bater mato. ( isto tudo na minha zona)
Ir para o topo Ir para baixo
b.aparicio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
b.aparicio


Número de Mensagens : 89
Idade : 34
Localização : viseu
Data de inscrição : 06/10/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 7:38 am

Nuno Miguel, fasso das minhas palavras as tuas, comigo passa-se tudo exactamente igual
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 12:19 pm

estamos a entrar no campo daquilo que rende mais e o que perguntei é o que é mais facil/dificil de fazerserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 12:21 pm

patrick_lgs escreveu:
Marcodatsun escreveu:
penso que achar um coelho á cama exige mais tarimba e mais sabedoria/nariz visto que o coelho está parado e não existe rasto fresco. espero outras opiniõesserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400

E pensas muito bem. E por isso que por vezes a malta não entende como certos grupos matam mesmo depois de lá terem passado outros.

Na minha opinião, um cão de seja muito bom a achar brilha é onde há poucos coelhos. E também, é esse que vai fazer a diferença quando os coelhos estão muito batidos.

Agora, como falou o Rui e bem, em matos/silvados grandes, achar bem não basta para obrigar os coelhos a saír. Se não seguirem bem o resultado fica comprometido à partida.

è isso mesmo patrick, o que quis perguntar não era se era mais importante seguir ouachar mas sim o que exige mais qualidade dos cãesserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 1:47 pm

Esta é uma questão dificil de responder, é mais facil dizer quais rendem mais. Pois isso depende de cada um da zona onde caça e da forma de caçar e podemos responder consuante a experiencia de cada um. Agora se entendi o que perguntas, é se é mais vulgar encontrar um cão que ache do que um cão que siga. Se fôr esta a questão o que eu acho é que é tão difícil encontrar um como outro se falar-mos de podengos apesar de ser mais frequente encontrar podengos que acham bem, também os há que seguem muito bem mas na minha opinião são mais cães de levante e por isso mais faceis de encontrar para essa função. Se falar-mos de cães de rasto a dificuldade é a mesma, mas claro estes cães foram apurados para seguir rastos e é concerteza mais frequente encontrar a seguir bem do que a achar bem, falando de coelhos na cama. E depois há os velhos tarimbeiros que tanto nos cães de rasto como nos de levante estão sempre na linha da frente, porvezes é só baixar a cabeça e ao levantar já trazem um na boca e a seguir andam sempre nos da frente sem se deslocarem muito da pista que é deixada pelo coelho. Eu tenho para mim que não existe mestre melhor que a experiencia. Por vezes dizemos - tenho um cão com um ou dois anos que é uma máquina um fora de serie para mim isto não me diz muito, dificilmente sera um cão a fazer quase tudo bem, achar e seguir e quando pretendemos voltar sem termos de ficar preocupados onde anda o cão que quero mudar de zona e ele não me aparece, com um dos que chamo de tarimbeiro parece que nos lê o pensamento e o da caça isto para mim são factores fundamentais. Isto para dizer que alguns só fazem bem uma coisa ou outra outros e volto a realçar a experiencia fazem bem ambas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 1:57 pm

coelhobravo escreveu:
(...) dificilmente sera um cão a fazer quase tudo bem, achar e seguir e quando pretendemos voltar sem termos de ficar preocupados onde anda o cão que quero mudar de zona e ele não me aparece,
Gil, isto que tudo queres é quase o cão perfeito e isso não existe. Se pretendes um cão teimoso já sabes que terás que esperar algumas vezes por ele (quanto tempo!? Ai está o que separa os cães muito bons dos excelentes ... isto na minha opinião).
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 2:20 pm

Para mim nos podengos e pela pequena experiencia que tenho é mais facil encontrar a achar bem do que a seguir bem. Isso acho que não se discute. Agora uns acham mais outros menos, aí já depende de muitos outros factores. Eu sei o que prefiro. Mas como digo eu puxei para o campo da minha maneira de caçar. Agora como e quando se vai chegar a uma conclusão? como conseguimos quantificar a sabedoria de um cão, a sua inteligencia, o seu nariz?! não conseguimos nunca. Há varios podengos que procuram ventos de cabeça bem levantada, tenho neste momento só uma assim, mas isso até podia ser uma mais valia a achar na cama.. Em zonas com uma quantidade aceitavel de coelhos os podengos que seguem bem e por norma um bocado largos "enganam" o dono pois parece que acham bem e por vezes não é o que acaba por acontecer..se isto se passar numa zona escassa de coelhos no cão nota-se logo o seu ponto mais fraco.

Sabem onde se conseguia uniformizar a questão? se se discutisse o assuntos entre a malta de silvas e a malta de matos... porque os que por norma caçam em silvas não querem cães largos, preferem que achem bem na cama e que dêem uma pancada qb, os outros trocam os que acham pelos que seguem bem... Isto é a minha opinião, e por mais que eu intervenha neste ´tópico não vou adiantar muito porque a minha forma de caçar entope-me o pensamento e molda a minha opiniãoserá mais facil achar á cama ou seguir? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 3:20 pm

podengos&coelhos escreveu:
coelhobravo escreveu:
(...) dificilmente sera um cão a fazer quase tudo bem, achar e seguir e quando pretendemos voltar sem termos de ficar preocupados onde anda o cão que quero mudar de zona e ele não me aparece,
Gil, isto que tudo queres é quase o cão perfeito e isso não existe. Se pretendes um cão teimoso já sabes que terás que esperar algumas vezes por ele (quanto tempo!? Ai está o que separa os cães muito bons dos excelentes ... isto na minha opinião).

Ainda bem que não concordas bem com o que digo, pois torna o tópico mais interessante apesar de achar que pensas da mesma forma por muito que já li do que tens escrito e o qual subscrevo por vezes na integra, talvez a situação que eu tentava descrever não sera a mesma a que te levei a enquadrar. O que eu digo não é bater uma mancha, agarrar no carro e ir embora, mas sim continuar a caçar sem ter de me preocupar e ao continuar após uma perseguição porvezes falta um ou dois, há aqueles que tens de esperar e ficas preocupado há outros que sabes que mesmo que se atrazem assim que os outros pegam noutro coelho daí a um bocado já o ouves tambem em cima e só ficas preocupado e aí bastante se não o ouvires porque normalmente não perdem qualquer perseguição e um cão bom no verdadeiro sentido da palavra e tarimbeiro consegue levantar bem perseguir bem e quando termina o lance sabe que não vale mais a pena volta para continuar a caçar para o dono. Estes existem em todas as raças podem é não ser muitos e normalmente não são cachorros são os vingadões. Eu tenho aqui uma cadela que poucas vezes levo à caça já tem 9 anos, não sei se já falei aqui nela e este ano já nem lhe vou tirar licença e se eu disser o que ela faz sem descrever tudo é uma cadela quase perfeita é das que acha mais e quase sempre a 1ª a dar sinal, a seguir é até uma melga não larga o coelho, mas tem um grande defeito para voltar é um castigo, continua logo a procurar outro sem me ligar nada para mim já não serve e faz duas coisas das mais importantes achar e seguir mas a terceira para mim tambem é fundamental.

Agora gostei foi do que disse o Nuno se houvesse entendimento entre caçadores que caçam pequenas silveiras e mais de salto e os que caçam em grandes matões no que respeita aos cães o problema estava resolvido de certa forma, a uns dá geito levantadores que não sigam muito para poderem continuar para o próximo coelho e aos dos matões e grandes silveirais onde há poucos coelhos que sigam bem nem que seja meio dia, até trazerem o coelho às portas e se fôr errado tentar traze-lo novamente.

Ambos são bons o método é que é diferente.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 3:29 pm

Nuno Miguel escreveu:
...

Sabem onde se conseguia uniformizar a questão? se se discutisse o assuntos entre a malta de silvas e a malta de matos... porque os que por norma caçam em silvas não querem cães largos, preferem que achem bem na cama e que dêem uma pancada qb, os outros trocam os que acham pelos que seguem bem...
Exactamente.

Na minha zona onde caço, 80% do terreno (refiro-me a locais onde o coelho se possa esconder) são silvas.
Por esta razão prefiro cães que achem na cama e que cacem curto. Preciso que quando o cão dá a primeira latidela, o coelho vai sair. E quando vou trocar de silvado, o cão tem que vir comigo, não posso ficar muito tempo à espera.

Isto é o que eu gosto e é a minha forma de caçar, e a meu ver o ideal para zonas de silvados/remendos de silvas.

Mas já tive a oportunidade de caçar noutras zonas, zonas grandes de mato (fora da minha zona de caça) e percebi que os meus cães não servem para aí.
Nessas zonas os caçadores gostam de permanecer parados à espera que o cão se afaste muito caçando, e lhe "traga" o coelho. Para eles o ideal é um cão que siga bem e muito tempo. à noite, para ir embora é que são elas... lol!

Depois penso que a questão "ser mais fácil achar ou a seguir" também devia ser analisada conforme as raças dos cães. Para mim, e só tenho podengos, consigo ter bons cães a achar, mas saem-me sempre fracos a seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 3:55 pm

Gil (Coelhobravo), estamos totalmente de acordo. será mais facil achar á cama ou seguir? 232712
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 3:56 pm

Vitor, um cão seguir muito e bem não quer dizer que seja "tolo" e que estejamos sempre à espera dele.
Há cães que num minuto levantam um coelho e dão-lhe uma atacadela de 100 ou 200metros e passado 5 minutos já estão ao nosso lado novamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyQui Ago 02, 2012 9:21 pm

Uma coisa também sei, é que o "calo " que me falta faz com que os meus sejam "moucos" e aí só mesmo a experiencia e a mâo firme é que um dia me fará ter os cães a caçar largo e a serem o qb obedienteso. O nosso forista Podengos&Coelhos consegue isto que digo e isso deve-se à experiencia mas ao muito saber acumulado.

Gil pelo que vejo gostas de caçar e caças em terrenos identicos aos meus, porém gostas de cães ligeiramente mais baixos. será mais facil achar á cama ou seguir? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySex Ago 03, 2012 8:29 am

Nuno, é tudo umas questão de educação de base. Tens que ter pulso firme e mostrares desde cedo que quem manda és tu e eles obedecem. será mais facil achar á cama ou seguir? 232712
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySex Ago 03, 2012 1:08 pm

Nuno é verdade gosto deles mais para o baixo e forte. Há uma dica que te posso dar no caso dos «mocos» com os meus funciona bem, não sei como fazes, há pessoas que têm por hábito chamar muito os cães, alguns apercebem-se disso e mandam lixar o dono e até tiram vantagem do chamamento pois serve para eles se orientarem e para saberem que o dono esta por alí que podem continuar avontade que o dono não se foi embora. Eu como não gosto muito de gritar nem que gritem comigo utlizo o mesmo metodo para os cães, dou duas ou três assobiadelas e desloco-me para onde pretendo sem lhes ligar nada. Os cães caçados conhecem a técnica e rapido se orientam comigo os cachorros por vezes perdem-se, deixo-os ficar um bocado a chiar e a procurar o dono, normalmente todos fazem barulho quando se sentem perdidos, depois tranquilamente vou busca-los e assimilam logo uma boa lição. Até agora só deixei um de um dia para o outro, deixei ficar uma camisola onde tinha o carro, no outro dia fui busca-lo, tinha para aí uns 7/8 meses nunca mais me chateou. A que eu tenho que referi que é «moca»já a comprei com 5 anos ou mais, essa não vale a pena chamar pois não vem nem consegui habitua-la com esta técnica simplesmente não me liga, nem eu me importo com ela, porvezes os meus colegas dizem-me que não sabem como é que me aguento uma manhã inteira sem saber nem chamar a cadela, mas é assim que faço, quando é para me ir embora parece que tem um relógio na cabeça meio dia uma hora esta ao pé do carro.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySex Ago 03, 2012 1:27 pm

Gil, também utilizo a "tua" técnica para o chamamento até porque não gosto de andar a berrar aos cães aliás os meus até se assustam se eu lhes berrar muito talvez por saberem que vai sair "molho". lol!
Por vezes quando dou conta que um dos cães vai sair do mato pra ver onde eu estou apenas lhe dou um " e vai ..." e ele percebe que é para continuar e já nem perde tempo a vir cá fora ver de mim. será mais facil achar á cama ou seguir? 232712
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySex Ago 03, 2012 1:53 pm

podengos&coelhos escreveu:
Gil, também utilizo a "tua" técnica para o chamamento até porque não gosto de andar a berrar aos cães aliás os meus até se assustam se eu lhes berrar muito talvez por saberem que vai sair "molho". lol!
Por vezes quando dou conta que um dos cães vai sair do mato pra ver onde eu estou apenas lhe dou um " e vai ..." e ele percebe que é para continuar e já nem perde tempo a vir cá fora ver de mim. será mais facil achar á cama ou seguir? 232712

Ora então fazemos da mesma forma, não diria melhor. Nuno experimenta se resulta com os nossos concerteza que vai funcionar com os teus.será mais facil achar á cama ou seguir? 27160
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySáb Ago 04, 2012 10:38 pm

[quote="Marcodatsun"]boa tarde, todo o conhecimento acerca de um tema esta basiado nas experiencias que temos e naquilo que ouvimos de outras pessoas ou lemos, gostava de saber se na vossa opinião é mais facil achar á cama ou seguir?

Na minha opinião é mais facil achar, quando digo achar falo em achar á cama não é coelho que ta de levante, é mais dificil um cão fazer a diferença a achar no meio duma matilha do que a seguir


.......lol, agora fiquei confuso,afinal é mais facil achar ou seguir...eh,eh disseste que na tua opinião é mais facil achar e depois que era mais dificil fazer a diferença a achar... ****** ******


.....os caes fracos tem dificuldades tanto a achar como a seguir,outros são bons a achar e mais fracotes a seguir, outros seguem melhor que acham....outros não tem dificuldade em achar nem a seguir.

....a facilidade é relativa,alguem ja aqui disse que o coelho mexido é mais facil...pois o cão vai seguir o cheiro recente,pois para os achar na cama tem que ter nariz..e mais não sei o que....mas o que se ve na maioria das vezes é que os caes "curtos" que acham bem na cama por norma seguem pouco...lá está é tudo relativo se é mais facil seguir porque é que os perdem 30 metros mais a frente??

...coelhos na cama bem arrumadinhos-em silveirões grandes como é que sabemos se estavam na cama ou estava mexido?....a camas de coelhos que vimos, mas essas estão em sitios de grau dificuldade "baixa"para mim é relativo a dificuldade. a fisionomia de cada cão a expriençia e a qualidade de cada exempelar é que dita se é mais facil achar ou seguir.

.....a maioria dos podengos não tem dificuldade em achar,aliás até é a especialidade deles....mas alguns tem muita dificuldade em seguir...lá está penso que seja tudo relativo....para os podengos não é assim tão dificil achar.no contrário é precisamente a mesma coisa para um beagle deve ser mais dificil achar...pois a seguir fazem-no por largos minutos...daí eu achar que vai do exempelar que esteja no terreno.

....dependendo da zona pode é dar mais geito caes que "acham" bem ou caes que "seguem" bem ou os dois num só.



Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyDom Ago 05, 2012 2:23 pm

Citação :
há pessoas que têm por hábito chamar muito os cães, alguns apercebem-se disso e mandam lixar o dono e até tiram vantagem do chamamento pois serve para eles se orientarem e para saberem que o dono esta por alí que podem continuar avontade que o dono não se foi embora. Eu como não gosto muito de gritar nem que gritem comigo utlizo o mesmo metodo para os cães, dou duas ou três assobiadelas e desloco-me para onde pretendo sem lhes ligar nada. Os cães caçados conhecem a técnica e rapido se orientam comigo os cachorros por vezes perdem-se, deixo-os ficar um bocado a chiar e a procurar o dono, normalmente todos fazem barulho quando se sentem perdidos, depois tranquilamente vou busca-los e assimilam logo uma boa lição.

Eu também não gosto de gritar nem ouvir gritar.. mas a verdade é que em certas zonas tenho que o fazer com frequência, por motivos variados. Não só porque tenho 1 ou 2 teimosos mas também porque volta e meia já está muita gente junta sem eu perceber comoserá mais facil achar á cama ou seguir? 1175455522
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyDom Ago 05, 2012 9:01 pm

a pergunta feita pelo autor do tópico é de dificil resposta, a minha opinião sobre o assunto é de que um bom cão de achar requer nariz mas ACIMA de tudo muito trabalho por parte do cão, se este é perito a achar mas depois nao dá seguimento ao lance falta-lhe nariz e so os acha porque trabalha muito, na base do cao de caça esta o seu olfacto apurado logo terá de seguir bem e RAPIDO, sendo assim a pergunta do autor nunca terá uma resposta objectiva porque se teria de conjugar muitos factores e eu sou da opinião de que o dificil é achar muito e seguir muito e rapido.
dos que ca tenho e actualmente tenho muitos caes que não constam nas fotos da matilha, tenho alguns que sao peritos a seguir rapido e achar pouco, outros trabalham muito e acham bem mas n sao rapidos a seguir, e depois existe aqueles que trabalham muito, acham muito e seguem muito rapido dos quais nós donos ficamos mesmo sem saber o que é mais dificil... O ACHAR ou o SEGUIR !
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptyDom Ago 05, 2012 10:31 pm

Eu por norma tenho alguns moucos mas um de todos o mais mouco. Porém, tenho o vicio de falar muito aos cães quando ando a caçar, pois costumo andar no meio da "acção". Só ando no mato actualmente porque tenho uma cadela curta na procura e só saio quando ela começa a seguir. Se não fosse isso já não andava a "bater mato". Este ano e da maneira que tenho os cães espero fazer porta muitas vezes assim como os meus restantes companheiros.

Até que ponto eu falar muito influencia para melhor ou pior os meus cães? Eu sinto que é vicio que eu tenho mas se calhar as vezes não ajudará a fazer cães largos. e porquê? porque se estou de porta não falo e um ou outro pode ter têndencia a procurar-me. Vamos ver se com o desenrolar da época os vicios maus desaparecem e ficam largos como gosto e um pouco mais obedientes (um ou outro).

será mais facil achar á cama ou seguir? 600400 hehe. Não os há perfeitos mas se der para limar alguma aresta melhorserá mais facil achar á cama ou seguir? 232712
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySeg Ago 06, 2012 8:34 am

master escreveu:
se este é perito a achar mas depois nao dá seguimento ao lance falta-lhe nariz

Será falta de nariz??? Eu não acho que um cão que ache bem coelhos na cama e siga pouco tenha falta de nariz. Na minha opinião, o que se passa é que o cão desinteressa-se pela perseguição e volta para aquilo que lhe dá mais vício que é buscar e levantar. Isso pode se dever ao sangue, ao tipo de treinos que lhe deram, etc...

Os teimosos quer que sejam de rasto ou não, fazem daquele coelhos que estão a seguir o "único coelho do mundo" e nada os desconcentra da missão de o seguir. Se seguir fosse sinónimo de ter um excelente nariz, porque razão os cães de rasto não são excelentes a encontrar na cama? Para mim é simples, o que lhe dá vicio é seguir logo desinteressam-se por tentar achar.

Nesta materia comparo com os caçadores. Aqueles que são viciados nos tordos que mal ouvem um "bip" no ar, largam tudo e deixam de passar cartão à outra caça. É mais ou menos o mesmo.

Um cão para achar bem na cama, tem de ter um nariz bem apurado e não deixa de o ter só porque não segue.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySeg Ago 06, 2012 11:04 am

pedro eusebio escreveu:
...coelhos na cama bem arrumadinhos-em silveirões grandes como é que sabemos se estavam na cama ou estava mexido?
Pedro, há cães que te "dizem" isso e muito mais. será mais facil achar á cama ou seguir? 600400
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySeg Ago 06, 2012 11:35 am

.....resumindo um cão para achar ou seguir, ou melhor para caçar tem de ter NARIZ.
.....na minha opinião,achar na cama não é sinonimo de "nariz" obrigatóriamente, os podengos acham bem na cama porque??...talvez porque são cães que trabalham muito na busca,caçam muito de ouvido, boa visão e sabem utilizar estes sentidos,por isso é um cão completo.
seguir-tanbem não é sinonimo de "nariz"se um cão tiver caractristicas para seguir tanbem não vejo ademiração ou que seja preciso grande nariz para seguir.

e com calor?nas tardes de caça de dias de vento e secas??

...não tenho dúvidas que um podengo que trabalhe acaba por "bater" com um coelho mesmo na "cama" porque a maneira de caçar vai-lhe permitir isso ou porque a expriençia do mesmo ja entrou em silvados muitas vezes mesmo sem rastos.

...mas nesses dias de calor e nessas tardes secas, será que não é preciso "nariz" para seguir ou para trabalhar por "rastos"???
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? EmptySeg Ago 06, 2012 11:44 am

podengos&coelhos escreveu:
pedro eusebio escreveu:
...coelhos na cama bem arrumadinhos-em silveirões grandes como é que sabemos se estavam na cama ou estava mexido?
Pedro, há cães que te "dizem" isso e muito mais. será mais facil achar á cama ou seguir? 600400

RUI, sim as famosas "estocadas" é em coelhos na cama, e há silveiras mais pequenas que da para percebermos perfeitamente se o coelho estava mexido ou não....

.....mas tanbem certos silvados com 7 ou 8 cães lá dentro há de haver um cão que "esbarre" com um coelho na cama....
....lógico como o Marco disse por vezes nessas matilhas ha um cão que acha 7 nos 10 achados pela matilha.....por isso ha cães melhores que outros.
.....nesta coisa de é mais dificil seguir ou achar.....só perguntando ha um canito dos que só lhes falta falar eh,eh,eh, Agreement corre
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





será mais facil achar á cama ou seguir? Empty
MensagemAssunto: Re: será mais facil achar á cama ou seguir?   será mais facil achar á cama ou seguir? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
será mais facil achar á cama ou seguir?
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: