Caça & pesca & natureza
Segurança na caça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Segurança na caça Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Segurança na caça

Ir para baixo 
+15
L.AGOSTINHO
zambujal
Simão
Augusto Moreira
mify
batistuta
durao23
JOSE CARLOS CORREIA
luis
fabio_padinha
zabo
rui_cantante
gangas
castilho
Nuno_benelli
19 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 22, 2011 11:46 pm

Amigos foristas queria uma opinião acerca de um assunto que penso que já deveria ser obrigatório.
O uso de óculos protectores na caça.
Conheço vários casos de pessoas que foram chumbadas e que ficaram cegas, acho que deveria de ser obrigatório nem que fosse na caça de salto ao coelho onde é mais perigosa.
Acham o uso de óculos desnecessários?
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 23, 2011 6:08 am

Bom tópico.. bravo

Eu nunca usei mas este ano vai ter de ser.. vou ver se me consigo adaptar a uns.. a ideia não é muito agradável porque já no trabalho tenho de usar e não é fácil... ou sujam, ou riscam, ou apanham uns pingos de chuva, ou pó, .. enfim..

Mas o risco na caça é grande, e não creio que seja a caça ao coelho a mais perigosa.. pode ser qualquer uma...
Mesmo sem ser obrigatório o uso.. acho que se deve começar a pensar nisso... Agreement

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
gangas


Número de Mensagens : 207
Idade : 46
Localização : santarem
Data de inscrição : 23/06/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 23, 2011 7:31 am

Já conheço colegas q usam, mas para mim é pouco pratico, mas se formos a ver tb o uso do cinto de segurança é pouco pratico...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 23, 2011 11:43 am

Eu digo na caça ao coelho porque a 4 anos na abertura dos coelhos em Setembro o meu pai foi chumbado na perna,no braço e outro na cara. A sorte foi que não infectou e ainda por cima eu estava a 1 metro dele.
Existem uns da Browning que custam salvo erro 15 euros e são laranjas, eu já meti a cara e aqueles são bons, parece que não temos nada, vê-se muito bem.



Peço desculpa, a outra mensagem esta incorrecta.
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 23, 2011 12:21 pm

Agreement Podia ter alterado a mensagem anterior clicando em EDIT.. cafe
Como estava incorrecta e duplicada, apaguei-a..

Para não estar a criar um tópico idêntico a este, propunha que se relatassem além da necessidade de óculos de protecção, também ACIDENTES DE CAÇA para se possível, alertar que não acontece só aos outros e que todo o cuidado é pouco...

Um amigo que faz algumas caçadas comigo, à uns anos largos atrás, andava a caçar aos coelhos na serra da Lousã com um colega l... estavam lado a lado e sai um coelho entre os 2.. o colega ao movimentar-se para o cercar, deu uma queda e como já tinha o dedo no gatilho ****** a arma disparou.. o meu colega levou com toda a chumbada da cintura para cima... retiraram-lhe dezenas de bagos do corpo e ainda hoje tem bastantes debaixo da pele.. um deles no canto de um olho .. apesar do azar, não cegou e conseguiu fazer uma vida mais ou menos normal depois disso...

Outro caso à uns 3 anos atrás, um grupo de caçadores estava a recolher os cães para os reboques, para ir embora... um dos cães que era mais novito e esquivo não se deixava apanhar pelo dono.. outro colega apanhou-o e foi-lho entregar.. cachorro debaixo de um braço e espingarda debaixo do outro.. quase frente e frente o cachorro tenta esquivar-se.. não sei bem se foi o cachorro com as patas ou não mas o que é certo é que a arma disparou.. tudo bem até que o dono do cachorro olhou para o lado e viu que metade do braço não estava lá...
(não presenciei nenhum desses acontecimentos, mas creio que foi mais ou menos assim que aconteceu...)
Dedo no gatilho, só no momento de disparar e perfeitamente parado e concentrado.. quando se termina a caçada e em presença de pessoas ou animais, primeiro colocar a arma em segurança.. depois tudo o resto.. Agreement

Abraço..


Última edição por castilho em Sáb Jul 23, 2011 12:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 23, 2011 12:41 pm

Eu conheço alguns acidentes,no ano passado na minha zona, estavam numa montaria 2 homens, um tinha a carabina em cima da vara porque estava atento aos cães, porem tinha um pouco de mato a tapa-lo, ao lado estava o vizinho da porta ao lado, vi-o o mato a mexer e não hesitou a pensar que era um javali e atirou, resultado cortou a vara do companheiro caindo a carabina no chão,no final da montaria houve alguns problemas e ainda é muito falado na minha zona.

Outro caso que sei ocorreu também numa montaria com um companheiro que ia bastantes vezes no grupo com o meu pai e outros, estava na sua porta quando depara-se com o mato a mexer a sua frente, mete a carabina 30-06 com mira que tinha e fez um tipo ao mato, quando fez um tiro o seu vizinho foi la ver por curiosidade quando estava perto do local onde o tiro tinha batido o atirador perguntou" então ficou?" e o outro disse "ficou, ficou", no final foi la ver um pouco desconfiado mas foi e deparou-se com um cão com um tiro mesmo na cabeça, o animal nem se mexeu nem ganiu! no final da montaria nem comeu e nem apareceu na sede!
Ir para o topo Ir para baixo
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 6:09 pm

castilho escreveu:
Segurança na caça 232712 Podia ter alterado a mensagem anterior clicando em EDIT.. Segurança na caça 40618
Como estava incorrecta e duplicada, apaguei-a..

Para não estar a criar um tópico idêntico a este, propunha que se relatassem além da necessidade de óculos de protecção, também ACIDENTES DE CAÇA para se possível, alertar que não acontece só aos outros e que todo o cuidado é pouco...

Um amigo que faz algumas caçadas comigo, à uns anos largos atrás, andava a caçar aos coelhos na serra da Lousã com um colega l... estavam lado a lado e sai um coelho entre os 2.. o colega ao movimentar-se para o cercar, deu uma queda e como já tinha o dedo no gatilho Segurança na caça 139124 a arma disparou.. o meu colega levou com toda a chumbada da cintura para cima... retiraram-lhe dezenas de bagos do corpo e ainda hoje tem bastantes debaixo da pele.. um deles no canto de um olho .. apesar do azar, não cegou e conseguiu fazer uma vida mais ou menos normal depois disso...

Outro caso à uns 3 anos atrás, um grupo de caçadores estava a recolher os cães para os reboques, para ir embora... um dos cães que era mais novito e esquivo não se deixava apanhar pelo dono.. outro colega apanhou-o e foi-lho entregar.. cachorro debaixo de um braço e espingarda debaixo do outro.. quase frente e frente o cachorro tenta esquivar-se.. não sei bem se foi o cachorro com as patas ou não mas o que é certo é que a arma disparou.. tudo bem até que o dono do cachorro olhou para o lado e viu que metade do braço não estava lá...
(não presenciei nenhum desses acontecimentos, mas creio que foi mais ou menos assim que aconteceu...)
Dedo no gatilho, só no momento de disparar e perfeitamente parado e concentrado.. quando se termina a caçada e em presença de pessoas ou animais, primeiro colocar a arma em segurança.. depois tudo o resto.. Segurança na caça 232712

Abraço..

só uma pequena correcção... A arma em segurança e descarregada, Segurança na caça 687241 para não haver este tipo de acidentes, que apenas acontecem por nos não termos muito cuidado...
As armas só dão uma oportunidade Segurança na caça 139124

Boas caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 6:12 pm

Nuno_benelli escreveu:
Eu conheço alguns acidentes,no ano passado na minha zona, estavam numa montaria 2 homens, um tinha a carabina em cima da vara porque estava atento aos cães, porem tinha um pouco de mato a tapa-lo, ao lado estava o vizinho da porta ao lado, vi-o o mato a mexer e não hesitou a pensar que era um javali e atirou, resultado cortou a vara do companheiro caindo a carabina no chão,no final da montaria houve alguns problemas e ainda é muito falado na minha zona.

Outro caso que sei ocorreu também numa montaria com um companheiro que ia bastantes vezes no grupo com o meu pai e outros, estava na sua porta quando depara-se com o mato a mexer a sua frente, mete a carabina 30-06 com mira que tinha e fez um tipo ao mato, quando fez um tiro o seu vizinho foi la ver por curiosidade quando estava perto do local onde o tiro tinha batido o atirador perguntou" então ficou?" e o outro disse "ficou, ficou", no final foi la ver um pouco desconfiado mas foi e deparou-se com um cão com um tiro mesmo na cabeça, o animal nem se mexeu nem ganiu! no final da montaria nem comeu e nem apareceu na sede!

uma opinião minha, que sou um caçador muito inexperiente, é que nunca devemos atirar no mato que mexe, sem termos a certeza doque está por traz a fazer o mato mexer. Neste caso foi um cão... mas podia ter sido um caçador ******


Boas Caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 6:17 pm

amigos

Referia-me ao procedimento completo de colocar uma arma em segurança...
descarregar, travar, colocar cadeado e colocar no saco.. Agreement

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 6:21 pm

ah, peço desculpa então... eu pensava que era só travar o gatilho


Boas Caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
zabo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zabo


Número de Mensagens : 315
Idade : 40
Localização : gois
Data de inscrição : 19/09/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 6:23 pm

Uma das coisas que vou usar esta época,na caça de salto vai ser um boné florescente.
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
fabio_padinha


Número de Mensagens : 262
Idade : 29
Localização : Veiros
Data de inscrição : 25/06/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 8:40 pm

zabo escreveu:
Uma das coisas que vou usar esta época,na caça de salto vai ser um boné florescente.
eu por acaso tenho um boné florescente, que dá para usar dos dois lados, um é Camuflado e do outro é laranja, quanto aos óculos vou passar a usar e vou tentar implementar isso nos meus 2 tios que são caçadores, porque mais vale prevenir que remediar e ás vezes um chumbo perdido pode cegar alguém e depois deixávamos de puder praticar esta nossa paixão, isto é como o cinto de segurança, não dá jeito mas um dia pode salvar a vida, os óculos não salva a vida, mas salva a nossa vista.

Lembrem-se MAIS VALE PREVENIR QUE REMEDIAR bravo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fabio.padinha
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Jul 29, 2011 10:10 pm

Amigo Rui, que não se deve atirar ao mato sem se ver , todos aprendemos!
É dificil é por isso em prática.
Ir para o topo Ir para baixo
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 30, 2011 11:17 am

Pois. todos aprendemos mas quase todos temos o vicio de cometer esse erro ******

Boas caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 30, 2011 11:46 am

Ah pois é!
Há acidentes e acidentes, a coisas que se podem evitar e noutras que nem por isso.
Ir para o topo Ir para baixo
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 30, 2011 1:09 pm

Pois, lá isso é verdade, mas a maioria dos acidentes podiam ser evitados...


Boas Caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
luis
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 35
Idade : 52
Localização : Evora
Data de inscrição : 08/08/2008

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySáb Jul 30, 2011 11:51 pm

(Amigo Rui, que não se deve atirar ao mato sem se ver , todos aprendemos!
É dificil é por isso em prática.)

quem atira ao mato, nem sequer devia ter lupa nem carta de caçador.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyDom Jul 31, 2011 12:06 am

luis escreveu:
(Amigo Rui, que não se deve atirar ao mato sem se ver , todos aprendemos!
É dificil é por isso em prática.)

quem atira ao mato, nem sequer devia ter lupa nem carta de caçador.


Em primeiro devia de levar com a coronha da arma na cabeça e depois já que ele gosta de atirar ao mato e por ele a 100 metros a correr numa barreira e um gajo mais atrás com um 30-06 a fazer-lhe tiros as patas!
Ir para o topo Ir para baixo
rui_cantante
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rui_cantante


Número de Mensagens : 114
Idade : 29
Localização : Figueira da Foz
Data de inscrição : 22/04/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyDom Jul 31, 2011 11:01 am

Mesmo. eu tambem ainda nao posso falar muito, nem quero, pois eu so para o ano e que irei caçar com arma e nao sei as asneiras que irei fazer.... ******



Boas Caçadas 123 123
Ir para o topo Ir para baixo
JOSE CARLOS CORREIA
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JOSE CARLOS CORREIA


Número de Mensagens : 2
Idade : 66
Localização : AÇORES
Data de inscrição : 30/03/2012

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySeg Abr 09, 2012 4:01 pm

Caros caçadores:

Pois eu aconselho a todos o uso de óculos pois sou dos que já senti na pele o chumbo quente e estive na eminência de perder o olho esquerdo.

Foi na caça ás perdizes no Uruguai que um aprendiz de caçador atirou a uma perdiz quando me encontrava na linha de tiro a cerca de 20 metros completamente a descoberto e meteu-me cerca de 30 bagos no corpo 2 dos quais perfuraram o globo ocular esquerdo. Fui operado de urgência em Montevideu e só um mês mais tarde com nova operação efetuada pelo Dr. Travassos em Coimbra foi possível voltar a ver.

Não se esqueçam que os nossos olhos são a coisa mais preciosa para podermos caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
durao23


Número de Mensagens : 228
Idade : 32
Localização : Alter do Chão
Data de inscrição : 28/04/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyTer Abr 10, 2012 5:43 pm

Realmente depois de ver este tópico vou comprar uns óculos.

Infelizmente os caçadores ainda sofrem muitos acidentes na caça por coisas muito estúpidas, o maior factor diria que era a ganancia e de seguida a falta de cuidado a manusear a arma.

Pessoas que atiram para dentro do mato, para dentro silvas, que não vêm nitidamente o animal, só lhe vêem o vulto; pessoas a saltar cercas com as armas em acção de dar fogo, que não têm cuidado a desarmar a arma e no disparo de segurança deixam um cartucho na câmara, que só vêem a peça de caça e não ligam ao que está por detrás dela, que estão todas juntas em dialogo e com as armas carregadas e destravadas.

Essas pessoas deviam ficar imediatamente sem carta, e devia haver alguma lei em que os caçadores pudessem avaliar os outros caçadores na questão da segurança, visto não haver nenhuma entidade que ande a avaliar esses actos como há nas estradas. ******
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyTer Abr 10, 2012 7:57 pm

Meus caros amigos, não acham que já existem leis a mais?

Todas as entidades que fazem a avaliação seja do que for querem é dinheiro.

Façam um exame de consciência, quais serão as caracteristicas que um caçador terá para saber avaliar outra, se todos nós já cometemos erros,uns com dano e outros sem. Eu já caço há 26 anos, já dei milhares de tiros, mas nunca pus nenhum animal nem pessoa em perigo, serei eu um caçador exemplar? Não, uma vez há muitos anos atrás, estava a atravessar umas giestas com troncos altos, tinha a arma virada com os canos para cima,(como manda a segurança), mas esqueci-me de travar a arma, resumindo, a arma disparou, mas na vertical, não pondo em perigo ninguem,("e até as bolas me caíram ao chão)", são situações unicas que não são mais esquecidas, lembro-me como se fosse hoje. Todos nós temos é que ter noção daquilo que trazemos nas mãos, e se vejo algum colega, ou caçador desconhecido, a cometer algum perigo que ponha em risco a minha vida ou a de outros na caça, será avisado só uma unica vez, porque se for colega, será só até esse dia, se for outro, raramente me voltará a por a vista em cima, e não será por haver mais leis que deixará de haver incidentes com dano.

Normalmente a maioria dos acidentes surgem porque as pessoas são sôfregas, e esses caçadores não me acompanham nunca, e isso descobre-se num ápice, e noutras situações é quando as armas são poisadas ou encostadas sem estarem descarregadas.

O perigo está sempre á espreita, temos é que nos precaver antes que aconteça.
Ir para o topo Ir para baixo
mify
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
mify


Número de Mensagens : 216
Idade : 45
Localização : valença
Data de inscrição : 02/08/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Segurança na caça    Segurança na caça EmptyTer Abr 10, 2012 9:17 pm

mt bom topico so agora e que o vi nem de preposito hoje mesmo um colega que caça comigo foi fazer uma mini cerujia a um olho , fomos a caça ao coelho e um amigo nosso deu um tiro ao coelho nao atirou na nossa direçao mas era um terreno com mt pedra seicho e fez recoxete e um chumbo ficou na esquinha do olho onde normalmente quando nos levantamos temos remela . foi um susto mt grande ficamos todos atrapalhados nao ouve problema nenhum com a vista dele nem deichou de ver so se notava o chumbo pondo a mao foi uma sorte .
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Augusto Moreira


Número de Mensagens : 105
Idade : 65
Localização : Maia
Data de inscrição : 14/03/2008

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyQua Abr 11, 2012 10:30 pm

Obrigatoriedades não. Mesmo quando somos obrigados a cumprir qualquer coisa imposta por decreto-lei na maioria das vezes nós não a cumprimos, como por exemplo limites de velocidade nas estradas, etc. quantos de nós iríamos cumprir uma lei dessa obrigatoriedade? O que cada um deve é, precaver-se dos perigos que podem emergir a qualquer momento, e o uso dos óculos é efectivamente uma defesa imprescindível para um órgão que nos é fundamental. Todavia, cada um deve ser livre de se precaver dos perigos que eventualmente lhe pode bater à porta e não por imposições de leis, até porque esse tipo de material incorporado nesses óculos é diferente dos óculos em que uma pessoa usa diariamente por força das circunstâncias.

Agora imaginem uma pessoa que usa óculos para ver ao longe ou ao perto ou que tem miopia etc. que é caçador e teria de adquirir uns óculos com todas essas características para a caça, quanto não teria de desembolsar? Queremos pôr a caça mais cara do que está? Ou queremos que mais caçadores o deixem de ser? Não podemos nem devemos olhar somente para o nosso “umbigo”, mas temos de pensar que infelizmente há muitos caçadores que fazem sacrifícios para matarem o seu “bichinho”.
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyQua Abr 11, 2012 11:13 pm

Acidentes acontecem aos mais cuidadosos, mas todos os casos aqui relatados, aconteceram devido a quebraram as normas de segurança. Se fizermos um esforço para tentar manter sempre estas normas, os acidentes diminuem.
Falaram de atirar em montaria ao mato a mecher, isso é das piores coisas que se pode fazer, ainda para mais, estamos a atirar com bala.
Vou relatar um caso que se passou comigo no passado mês de Fevereiro numa montaria. Ao ser colocado, fui advertido pelo postor para uma pequena aberta, de cerca de 2 metros, entre dois grandes silvados nas minhas costas, pois, segundo ele me disse, havia por lá um navalheiro que todos os anos se escapava por lá. Soltam os cães, passado cerca de 15 minutos, umas ladras fortes na minha direcçao, que chegam a cerca de 20 metros de mim e viram para trás, sem que eu visse alguma coisa devido ao forte mato, e passado uns minutos, os caes calam-se, mais ou menos nesse mesmo instante começo a ouvir umas pisadelas precisamente nesses silvados e na direcçao dessa aberta, ( pensei logo para comigo, que era o tal bicho que tinha fintado os caes, e que mais uma vez, tal como em anos anteriores ,provavelmente se iria tentar escapar por la), como o espaço era reduzido, aponto para la a arma, começo a ver as silvas a mecher, quando me aparece um sujeito com a arma na mão que certamente teria saído da sua porta em direcçao ás ladras... Enfim.
Agora pergunto, o que teria acontecido se no meu lugar tivesse alguém mais nervoso e menos calmo do que eu?????????
Ir para o topo Ir para baixo
durao23
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
durao23


Número de Mensagens : 228
Idade : 32
Localização : Alter do Chão
Data de inscrição : 28/04/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyQui Abr 12, 2012 3:01 am

batistuta escreveu:
se vejo algum colega, ou caçador desconhecido, a cometer algum perigo que ponha em risco a minha vida ou a de outros na caça, será avisado só uma unica vez, porque se for colega, será só até esse dia, se for outro, raramente me voltará a por a vista em cima, e não será por haver mais leis que deixará de haver incidentes com dano.

batistuta escreveu:
Normalmente a maioria dos acidentes surgem porque as pessoas são sôfregas, e esses caçadores não me acompanham nunca.

Amigo batistuta tem de pensar que nem todos têm a mesma oportunidade que você de poder escolher o colegas de caça, imagine uma associativa com grupos de caçadores definidos que lhes atribuem uma zona para caçar, como é que se safa desses senhores. Conheço um que é raro o ano que não faz porcaria a nivel de segurança, todo o grupo está farto dele como caçador e têm um certo receio de caçar com ele, mas ele paga as cotas como todos e tem o direito de caçar com o grupo.
Se calhar se a ideia que eu tinha referido de haver uma certa avaliação entre caçadores vingásse, já estava-mos livres desta ovelha negra, alem de que uma pessoa que cria situações de perigo todos os anos mais de 1,2 ou 3 vezes não é digna de ter a licença de uso e porte de arma.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyQui Abr 12, 2012 8:01 pm

acho que praticamente foi tudo dito ------so acrescento em todos os dias de caça o perigo espreita o caçador ----e como andarmos na estrada ---
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptyQui Abr 12, 2012 8:20 pm

Nem mais amigo Zambujal.



Boas caçadasSegurança na caça 600400 Segurança na caça 600400 Segurança na caça 600400
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Abr 13, 2012 6:30 pm

Amigo durão 23, compreendo perfeitamente o seu ponto de vista, não tenho esses problemas, neste momento caço com o meu pai, quando ele não puder passarei a caçar sozinho, e sei que depois os coelhos passarão a brincar um pouco comigo, mas eles que se cuidem porque sou muito teimoso, eh, eh.

Está tudo dito.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
jose ANTONIO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
jose ANTONIO


Número de Mensagens : 572
Idade : 38
Localização : castro daire
Data de inscrição : 03/05/2010

Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça EmptySex Abr 13, 2012 7:42 pm

Mais vale só do que mal acompanhado . Mas nem sempre assim pois os perigos não vem só dos outros por exemplo falhas nas armas terrenos acidentados etc .Aqui há 3 anos um colega meu caiu de um penedo abaixo felizmente não teve nada de grave ,agora imaginem que au cair partia alguma coisa ou ate desmaiava se ninguém der conta bem pode morrer por falta de assistência.
Eu acho que andar sozinho também não e melhor solução.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Segurança na caça Empty
MensagemAssunto: Re: Segurança na caça   Segurança na caça Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Segurança na caça
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» A nossa segurança na caça
» Milharias, sim ou não?
» Segurança no acto venatório
» Canal e Caça e Revistas de Caça
» II Feira de Cães e Caça -Clube Desportivo de Caça e Pesca Argense

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: