|
| Milharias, sim ou não? | |
| Autor | Mensagem |
---|
gangas Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207 Idade : 42 Localização : santarem Data de inscrição : 23/06/2011
 | Assunto: Milharias, sim ou não? Ter Jul 19, 2011 8:19 pm | |
| Amigos o que lhes parece esta coisa das milharias, agora chamadas de ``acção de correcção ao javali´´? Cumps |
|  | | Nuno_benelli Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 774 Idade : 24 Localização : Faro Data de inscrição : 18/07/2011
 | |  | | luis_barrocas Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 724 Idade : 44 Localização : Santa Maria da Feira Data de inscrição : 03/07/2009
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Qua Jul 20, 2011 8:11 pm | |
| considero matar para comer depois dizem que nas montarias não a javalis, pagamos estas montarias bem caras e nem belos depois dizem que deram foguetes de noite é uma vergonha nem dou mais comentários... |

Número de Mensagens : 774 Idade : 24 Localização : Faro Data de inscrição : 18/07/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Qua Jul 20, 2011 8:14 pm | |
| Olhe amigo luis_barrocas isso acontece as vezes, na que eu fui no ano passado foram 50€ para dividir, e este ano é a mesma coisa |
|  | | Simão Moderador

Número de Mensagens : 482 Idade : 27 Localização : Anadia Data de inscrição : 26/02/2009
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Qui Ago 04, 2011 12:54 pm | |
| Acho que deve ser feito sempre que se justifique, mas nunca pagar para ir a uma milharia, pois o objectivo e tirar os porcos la de dentro e se possivel abater alguns para que nao façam mais estragos, entao quem la vai esta a fazer um favor ao proprietario do terreno, e sendo assim, nao cabe na cabeça de ninguem pagar pela porta, sobretudo valores que ja se praticam... |
|  | | GildoCCC Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487 Idade : 24 Localização : Leiria Data de inscrição : 15/12/2010
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Qui Ago 04, 2011 12:58 pm | |
| |
|  | | gangas Caçador Aprendiz ;-)

Número de Mensagens : 207 Idade : 42 Localização : santarem Data de inscrição : 23/06/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Qui Ago 04, 2011 7:02 pm | |
| Pois, antigamente era o proprietario q convidava uns amigos e uma ou duas matilhas lá da zona, o q ajudava estas pra treinar os cães, e passava-se um dia espectacular... infelizmente hoje em dia nada disto se passa, na minha zona já há quem peça 75€ uma porta no milho!! tristeza!! eles até vão cegos pro milho, depois é o q se sabe, listados, vermelhões, porcas paridas... penso até q as 5 ou 6 matilhas no milho ainda fazem mais estragos q os proprios porcos. enfim, é o q temos. |
|  | | fabarman Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 40 Idade : 28 Localização : Alcobaça Data de inscrição : 11/08/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Sex Ago 19, 2011 12:00 pm | |
| Fui convidado para ir amanha a uma batida num Milharal em monfortinho - idanha-a-nova....na batida anterior mataram lá 18 porcos...todos grandes....mas já se sabe, o que é bom é caro....preço de cada porta - 75€ |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Sex Ago 19, 2011 12:02 pm | |
| - fabarman escreveu:
- Fui convidado para ir amanha a uma batida num Milharal em monfortinho - idanha-a-nova....na batida anterior mataram lá 18 porcos...todos grandes....mas já se sabe, o que é bom é caro....preço de cada porta - 75€
Também o meu pai foi convidado hoje |
|  | | Simão Moderador

Número de Mensagens : 482 Idade : 27 Localização : Anadia Data de inscrição : 26/02/2009
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Sex Ago 19, 2011 4:28 pm | |
| Convites pa milharias é o que nao falta, nao so ao fim de semana como tambem a semana... |
|  | | antonio silva Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 1396 Idade : 57 Localização : alentejo Data de inscrição : 17/07/2009
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Sex Ago 19, 2011 4:49 pm | |
| |
|  | | cmatos Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 101 Idade : 26 Localização : Coimbra Data de inscrição : 25/06/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Sex Ago 19, 2011 4:51 pm | |
| - fabarman escreveu:
- Fui convidado para ir amanha a uma batida num Milharal em monfortinho - idanha-a-nova....na batida anterior mataram lá 18 porcos...todos grandes....mas já se sabe, o que é bom é caro....preço de cada porta - 75€
Monfortinho é uma bela zona de caça, é verdade, e então javalis nem se fala...... Com certeza há de ser uma bela caçada... Mas em Monfortinho nao estou a ver local nenhum para se realizar uma milharia; Como o nome indica é realizada no meio do milho e essa zona não é muito rica nesse cereal, mas pode existir um cantinho com uns hectares dele. Já agora amigo fabarman essa milharia foi realizada pela ZCM Monfortinho? Conheçe alguem de lá? Abraços e boa caçada..... Carregue-lhes pa cima  |

Número de Mensagens : 40 Idade : 28 Localização : Alcobaça Data de inscrição : 11/08/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Seg Set 12, 2011 8:57 am | |
| não conheço ninguem de lá. quem me convidou foi um dos matilheiros que ia participar....estas zonas onde o milho não é abundante, são as melhores zonas onde se pode fazer uma boa batida no milho, porque repare: no alentejo, por exemplo na zona do couço, há lá centenas de hectares de milho, e não é por isso que se matam lá muitos javalis, porque há muita oferta de comida em relção á quantidade de animais existentes na zona. já noutros locais, como é o caso de monfortinho, há comida em menos quantidade, o que faz com que as populações se concentrem mais....por exemplo, este sabado que passou, em idanha-a-nova, numa milharia, mataram-se 56 javalis, e em mora (alentejo) nem um porco se viu....
cumprimentos cinegeticos.... |

Número de Mensagens : 101 Idade : 26 Localização : Coimbra Data de inscrição : 25/06/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Seg Set 12, 2011 7:10 pm | |
| Tem mesmo a certeza que a milharia foi em Monfortinho??? Foi la caçar no dia 29 falei com o pessoal da ZCM e naõ fizeram milharia nenhuma..... foi na ZCT? |
|  | | arcanais Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60 Idade : 57 Localização : Condeixa-a-Nova Data de inscrição : 28/01/2011
 | Assunto: Milharias e segurança... Seg Set 12, 2011 8:25 pm | |
| ... parece-me que foi numa milharia em Idanha, que no último fim de semana abateram um caçador... parece-me também que o modelo das milharias não está a aprovar bem, porque os acidentes sucedem-se com alguma frequência. È fácil de ver, o milho semeia-se em zonas mais ou menos planas. Tiros de balas nessas condições fazem "estragos" a muitos metros (centenas ...) de distância.... |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Seg Set 12, 2011 8:37 pm | |
| - arcanais escreveu:
- ... parece-me que foi numa milharia em Idanha, que no último fim de semana abateram um caçador...
parece-me também que o modelo das milharias não está a aprovar bem, porque os acidentes sucedem-se com alguma frequência. È fácil de ver, o milho semeia-se em zonas mais ou menos planas. Tiros de balas nessas condições fazem "estragos" a muitos metros (centenas ...) de distância.... Essa milharia foi este domingo (11-9-2011) em que foi um dia tragico para esse caçador residia aqui em coimbra tinha 70 anos, mas tambem foi erro dele, deslocou-se da porta antes do final da batida e foi atingido com um tiro na cabeça, culpa dele ou não... inflizmente morreu e mais comprova a ganancia de quem atirar ao mato que mexe e a falta de bom senso de quem se desloca das portas mesmo com vários avisos.... Amigos cuidado na proxima podemos ser nós a fazer o estrago ou a ser parte dele.... |
|  | | arcanais Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 60 Idade : 57 Localização : Condeixa-a-Nova Data de inscrição : 28/01/2011
 | Assunto: ainda a segurança... Seg Set 12, 2011 8:55 pm | |
| ...sou caçador há mais de 20 anos. Quando iniciei a actividade, um belo dia em conversa com um armeiro acerca da caça, relatei que me acontecia algumas vezes falhar o tiro por ter a arma trancada. Esse individuo, também caçador disse-me o seguinte: "Eu nunca caço com a arma trancada. A segurança está na consciência do caçador. Eu sei que não posso deixar cair a arma ou bater com ela lado nenhum, sei que a não devo apontar a nada que não queira abater, sei que se cometer um erro ele me pode ser fatal. Como tal eu é que devo estar "trancado" para os erros" Eu pensei naquilo e dei-lhe razão. Desde essa altura que assim que carrego a arma ela anda sempre livre para disparar. Por outro lado adquiri hábitos que já me fazem agir instintivamente, como por exemplo: Quando vou a caminhar os canos vão sempre na vertical, quando alguém se aproxima, automaticamente viro a arma para o lado oposto ou para o chão, quando tenho que atravessar um obstáculo descarrego-a..... |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Seg Set 12, 2011 9:05 pm | |
| - arcanais escreveu:
- ...sou caçador há mais de 20 anos.
Quando iniciei a actividade, um belo dia em conversa com um armeiro acerca da caça, relatei que me acontecia algumas vezes falhar o tiro por ter a arma trancada. Esse individuo, também caçador disse-me o seguinte: "Eu nunca caço com a arma trancada. A segurança está na consciência do caçador. Eu sei que não posso deixar cair a arma ou bater com ela lado nenhum, sei que a não devo apontar a nada que não queira abater, sei que se cometer um erro ele me pode ser fatal. Como tal eu é que devo estar "trancado" para os erros" Eu pensei naquilo e dei-lhe razão. Desde essa altura que assim que carrego a arma ela anda sempre livre para disparar. Por outro lado adquiri hábitos que já me fazem agir instintivamente, como por exemplo: Quando vou a caminhar os canos vão sempre na vertical, quando alguém se aproxima, automaticamente viro a arma para o lado oposto ou para o chão, quando tenho que atravessar um obstáculo descarrego-a..... São hábitos que se têm de adquirir logo de inicio. Eu só mexo na segurança quando é para arrumar ou limpar a arma, de resto anda sempre em posição de fogo e o dedo fora do gatilho e do guarda mato.... só levo o dedo ao gatilho com a arma na cara e a peça na mira.... é preferível não atirar que aleijar ou colega ou um cão. A caça tem de ser vivida como um desporto, não como meio de subsistência, quem matou, muito bem; quem não matou tenta na proxima. Não podemos ser gananciosos, temos de ter os olhos abertos às nossas asneiras e às dos outros e acima de todo muito cuidado por com armas todo o cuidado é pouco. |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Seg Set 12, 2011 10:18 pm | |
| - cmatos escreveu:
- arcanais escreveu:
- ...sou caçador há mais de 20 anos.
Quando iniciei a actividade, um belo dia em conversa com um armeiro acerca da caça, relatei que me acontecia algumas vezes falhar o tiro por ter a arma trancada. Esse individuo, também caçador disse-me o seguinte: "Eu nunca caço com a arma trancada. A segurança está na consciência do caçador. Eu sei que não posso deixar cair a arma ou bater com ela lado nenhum, sei que a não devo apontar a nada que não queira abater, sei que se cometer um erro ele me pode ser fatal. Como tal eu é que devo estar "trancado" para os erros" Eu pensei naquilo e dei-lhe razão. Desde essa altura que assim que carrego a arma ela anda sempre livre para disparar. Por outro lado adquiri hábitos que já me fazem agir instintivamente, como por exemplo: Quando vou a caminhar os canos vão sempre na vertical, quando alguém se aproxima, automaticamente viro a arma para o lado oposto ou para o chão, quando tenho que atravessar um obstáculo descarrego-a.....
São hábitos que se têm de adquirir logo de inicio. Eu só mexo na segurança quando é para arrumar ou limpar a arma, de resto anda sempre em posição de fogo e o dedo fora do gatilho e do guarda mato.... só levo o dedo ao gatilho com a arma na cara e a peça na mira.... é preferível não atirar que aleijar ou colega ou um cão. A caça tem de ser vivida como um desporto, não como meio de subsistência, quem matou, muito bem; quem não matou tenta na proxima. Não podemos ser gananciosos, temos de ter os olhos abertos às nossas asneiras e às dos outros e acima de todo muito cuidado por com armas todo o cuidado é pouco. 2 bons comentários que resumem a conversa toda |
|  | | batistuta Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 383 Idade : 51 Localização : coimbra Data de inscrição : 24/06/2011
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 12:55 am | |
| Realmente gostei de ver os comentários, já caço há 26 anos e nunca dei fogo sem ver a peça primeiro, e em questões de segurança, tenho por norma esses cuidados todos, levantar a arma,etc, etc, mas para álem disso com obstáculos ou com a aproximação de pessoas tenho o hábito de trancar a arma, já me aconteceu muitas vezes aparecer uma peça de caça e ter a arma trancada, temos pena, surgirão outras oportunidades, ou não, mas pelo menos tenho consciência que não ponho em perigo nem a mim, nem aos meus. Já é a força do hábito tranca-la, e assim ha-de continuar a ser.
Cumprimentos. |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 2:09 pm | |
| - batistuta escreveu:
- Realmente gostei de ver os comentários, já caço há 26 anos e nunca dei fogo sem ver a peça primeiro, e em questões de segurança, tenho por norma esses cuidados todos, levantar a arma,etc, etc, mas para álem disso com obstáculos ou com a aproximação de pessoas tenho o hábito de trancar a arma, já me aconteceu muitas vezes aparecer uma peça de caça e ter a arma trancada, temos pena, surgirão outras oportunidades, ou não, mas pelo menos tenho consciência que não ponho em perigo nem a mim, nem aos meus. Já é a força do hábito tranca-la, e assim ha-de continuar a ser.
Cumprimentos. Mais vale perder uma peça que uma vida!! |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 2:13 pm | |
| - Nuno_benelli escreveu:
- batistuta escreveu:
- Realmente gostei de ver os comentários, já caço há 26 anos e nunca dei fogo sem ver a peça primeiro, e em questões de segurança, tenho por norma esses cuidados todos, levantar a arma,etc, etc, mas para álem disso com obstáculos ou com a aproximação de pessoas tenho o hábito de trancar a arma, já me aconteceu muitas vezes aparecer uma peça de caça e ter a arma trancada, temos pena, surgirão outras oportunidades, ou não, mas pelo menos tenho consciência que não ponho em perigo nem a mim, nem aos meus. Já é a força do hábito tranca-la, e assim ha-de continuar a ser.
Cumprimentos.
Mais vale perder uma peça que uma vida!! Nem precisa de palavras  |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 2:38 pm | |
| pois amigo cmatos, quanto á zona especifica não sei se foi na zcm ou na zct..... |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 2:41 pm | |
| pois amigo cmatos, quanto á zona especifica não sei se foi na zcm ou na zct..... |

| Assunto: Re: Milharias, sim ou não? Ter Set 13, 2011 2:51 pm | |
| - fabarman escreveu:
- pois amigo cmatos, quanto á zona especifica não sei se foi na zcm ou na zct.....
Não tem um ponto de referencia? Um lugar de passagem um contacto um conhecido.... |
|  | | leorochamartins Caçador Novato ;-)

Número de Mensagens : 17 Idade : 41 Localização : reguengos Data de inscrição : 22/11/2010
 | Assunto: milharias Sex Set 30, 2011 10:13 am | |
| eu não sou a favor das milharias são bastante perigosas. para todos os intervenientes. pois á muito caçador que atira para todo o lado. |
|  | | Conteúdo patrocinado
 | Assunto: Re: Milharias, sim ou não?  | |
| |
|  | | | Milharias, sim ou não? | |
|
| Permissão deste fórum: | Você não pode responder aos tópicos neste fórum
| |
| |
| |