Caça & pesca & natureza
Milharias, sim ou não? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato

Caça & pesca & natureza

InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

Compartilhe

Milharias, sim ou não?

Ir em baixo 
AutorMensagem
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
gangas

Número de Mensagens : 207

Milharias, sim ou não? Empty
MensagemAssunto: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Jul 19, 2011 8:19 pm

Amigos o que lhes parece esta coisa das milharias, agora chamadas de ``acção de correcção ao javali´´?
Cumps
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli

Número de Mensagens : 774

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Jul 19, 2011 9:53 pm

Eu acho que é para combater os estragos dos javalis nos campos de milho, já no ano passado fui a uma "montaria nos milhos" em vila nova de mil fontes onde éramos 24 portas e matou-se 28 javalis, sendo que o meu pai cobrou o 3º maior la morto, aquilo é uma loucura! era só porcos e mais porcos! Da vicio e os porcos são difíceis de sair de la de dentro, sendo que só os mais pequenos são mais fáceis de sair do que os maiores.

Cumpts amigos amigos amigos
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
luis_barrocas

Número de Mensagens : 724

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyQua Jul 20, 2011 8:11 pm

considero matar para comer depois dizem que nas montarias não a javalis, pagamos estas montarias bem caras e nem belos depois dizem que deram foguetes de noite é uma vergonha nem dou mais comentários...
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyQua Jul 20, 2011 8:14 pm

Olhe amigo luis_barrocas isso acontece as vezes, na que eu fui no ano passado foram 50€ para dividir, e este ano é a mesma coisa
Simão
Moderador
Moderador
Simão

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyQui Ago 04, 2011 12:54 pm

Acho que deve ser feito sempre que se justifique, mas nunca pagar para ir a uma milharia, pois o objectivo e tirar os porcos la de dentro e se possivel abater alguns para que nao façam mais estragos, entao quem la vai esta a fazer um favor ao proprietario do terreno, e sendo assim, nao cabe na cabeça de ninguem pagar pela porta, sobretudo valores que ja se praticam...
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)

Número de Mensagens : 487

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyQui Ago 04, 2011 12:58 pm

Simão escreveu:
Acho que deve ser feito sempre que se justifique, mas nunca pagar para ir a uma milharia, pois o objectivo e tirar os porcos la de dentro e se possivel abater alguns para que nao façam mais estragos, entao quem la vai esta a fazer um favor ao proprietario do terreno, e sendo assim, nao cabe na cabeça de ninguem pagar pela porta, sobretudo valores que ja se praticam...

Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 QUEM DEVIA PAGAR PARA OS TIRAREM ERA O PROPRIETÀRIO Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
gangas

Número de Mensagens : 207

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyQui Ago 04, 2011 7:02 pm

Pois, antigamente era o proprietario q convidava uns amigos e uma ou duas matilhas lá da zona, o q ajudava estas pra treinar os cães, e passava-se um dia espectacular... infelizmente hoje em dia nada disto se passa, na minha zona já há quem peça 75€ uma porta no milho!! tristeza!! eles até vão cegos pro milho, depois é o q se sabe, listados, vermelhões, porcas paridas... penso até q as 5 ou 6 matilhas no milho ainda fazem mais estragos q os proprios porcos. enfim, é o q temos.
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman

Número de Mensagens : 40

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySex Ago 19, 2011 12:00 pm

Fui convidado para ir amanha a uma batida num Milharal em monfortinho - idanha-a-nova....na batida anterior mataram lá 18 porcos...todos grandes....mas já se sabe, o que é bom é caro....preço de cada porta - 75€
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySex Ago 19, 2011 12:02 pm

fabarman escreveu:
Fui convidado para ir amanha a uma batida num Milharal em monfortinho - idanha-a-nova....na batida anterior mataram lá 18 porcos...todos grandes....mas já se sabe, o que é bom é caro....preço de cada porta - 75€

Também o meu pai foi convidado hoje
Simão
Moderador
Moderador
Simão

Número de Mensagens : 482

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySex Ago 19, 2011 4:28 pm

Convites pa milharias é o que nao falta, nao so ao fim de semana como tambem a semana...
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva

Número de Mensagens : 1396

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySex Ago 19, 2011 4:49 pm

GildoCCC escreveu:
Simão escreveu:

Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 QUEM DEVIA PAGAR PARA OS TIRAREM ERA O PROPRIETÀRIO Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137

Acha o mais correcto? quando se fazem os contratos com os proprietários para a concessão da ZC geralmente fica em contrato que os prejuizos provocados pela caça são da responsabilidade da ZC logo não é da responsabilidade dos proprietários mas sim da ZC ou resolvendo esse assunto ou pagando as indemenizações aos ditos proprietários e esses tem de ser respeitados a todo o custo pois a ultima palavra na renovação dos contratos é sempre deles.

Pondere melhor nas suas opniões antes de as postar.
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

Número de Mensagens : 101

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySex Ago 19, 2011 4:51 pm

fabarman escreveu:

Monfortinho é uma bela zona de caça, é verdade, e então javalis nem se fala...... Com certeza há de ser uma bela caçada... Mas em Monfortinho nao estou a ver local nenhum para se realizar uma milharia; Como o nome indica é realizada no meio do milho e essa zona não é muito rica nesse cereal, mas pode existir um cantinho com uns hectares dele. Já agora amigo fabarman essa milharia foi realizada pela ZCM Monfortinho? Conheçe alguem de lá?

Abraços e boa caçada..... Carregue-lhes pa cimaMilharias, sim ou não? 739466
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 8:57 am

não conheço ninguem de lá. quem me convidou foi um dos matilheiros que ia participar....estas zonas onde o milho não é abundante, são as melhores zonas onde se pode fazer uma boa batida no milho, porque repare: no alentejo, por exemplo na zona do couço, há lá centenas de hectares de milho, e não é por isso que se matam lá muitos javalis, porque há muita oferta de comida em relção á quantidade de animais existentes na zona. já noutros locais, como é o caso de monfortinho, há comida em menos quantidade, o que faz com que as populações se concentrem mais....por exemplo, este sabado que passou, em idanha-a-nova, numa milharia, mataram-se 56 javalis, e em mora (alentejo) nem um porco se viu....

cumprimentos cinegeticos....
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 7:10 pm

Tem mesmo a certeza que a milharia foi em Monfortinho??? Foi la caçar no dia 29 falei com o pessoal da ZCM e naõ fizeram milharia nenhuma..... foi na ZCT?
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: Milharias e segurança...   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 8:25 pm

... parece-me que foi numa milharia em Idanha, que no último fim de semana abateram um caçador...
parece-me também que o modelo das milharias não está a aprovar bem, porque os acidentes sucedem-se com alguma frequência.
È fácil de ver, o milho semeia-se em zonas mais ou menos planas. Tiros de balas nessas condições fazem "estragos" a muitos metros (centenas ...) de distância....
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 8:37 pm

arcanais escreveu:
... parece-me que foi numa milharia em Idanha, que no último fim de semana abateram um caçador...
parece-me também que o modelo das milharias não está a aprovar bem, porque os acidentes sucedem-se com alguma frequência.
È fácil de ver, o milho semeia-se em zonas mais ou menos planas. Tiros de balas nessas condições fazem "estragos" a muitos metros (centenas ...) de distância....

Essa milharia foi este domingo (11-9-2011) em que foi um dia tragico para esse caçador residia aqui em coimbra tinha 70 anos, mas tambem foi erro dele, deslocou-se da porta antes do final da batida e foi atingido com um tiro na cabeça, culpa dele ou não... inflizmente morreu e mais comprova a ganancia de quem atirar ao mato que mexe e a falta de bom senso de quem se desloca das portas mesmo com vários avisos....

Amigos cuidado na proxima podemos ser nós a fazer o estrago ou a ser parte dele....
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais

Número de Mensagens : 60

MensagemAssunto: ainda a segurança...   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 8:55 pm

...sou caçador há mais de 20 anos.
Quando iniciei a actividade, um belo dia em conversa com um armeiro acerca da caça, relatei que me acontecia algumas vezes falhar o tiro por ter a arma trancada. Esse individuo, também caçador disse-me o seguinte:
"Eu nunca caço com a arma trancada. A segurança está na consciência do caçador. Eu sei que não posso deixar cair a arma ou bater com ela lado nenhum, sei que a não devo apontar a nada que não queira abater, sei que se cometer um erro ele me pode ser fatal. Como tal eu é que devo estar "trancado" para os erros"
Eu pensei naquilo e dei-lhe razão. Desde essa altura que assim que carrego a arma ela anda sempre livre para disparar.
Por outro lado adquiri hábitos que já me fazem agir instintivamente, como por exemplo: Quando vou a caminhar os canos vão sempre na vertical, quando alguém se aproxima, automaticamente viro a arma para o lado oposto ou para o chão, quando tenho que atravessar um obstáculo descarrego-a.....
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 9:05 pm

arcanais escreveu:
Quando iniciei a actividade, um belo dia em conversa com um armeiro acerca da caça, relatei que me acontecia algumas vezes falhar o tiro por ter a arma trancada. Esse individuo, também caçador disse-me o seguinte:
"Eu nunca caço com a arma trancada. A segurança está na consciência do caçador. Eu sei que não posso deixar cair a arma ou bater com ela lado nenhum, sei que a não devo apontar a nada que não queira abater, sei que se cometer um erro ele me pode ser fatal. Como tal eu é que devo estar "trancado" para os erros"
Eu pensei naquilo e dei-lhe razão. Desde essa altura que assim que carrego a arma ela anda sempre livre para disparar.
Por outro lado adquiri hábitos que já me fazem agir instintivamente, como por exemplo: Quando vou a caminhar os canos vão sempre na vertical, quando alguém se aproxima, automaticamente viro a arma para o lado oposto ou para o chão, quando tenho que atravessar um obstáculo descarrego-a.....

Milharias, sim ou não? 922137

São hábitos que se têm de adquirir logo de inicio. Eu só mexo na segurança quando é para arrumar ou limpar a arma, de resto anda sempre em posição de fogo e o dedo fora do gatilho e do guarda mato.... só levo o dedo ao gatilho com a arma na cara e a peça na mira.... é preferível não atirar que aleijar ou colega ou um cão. A caça tem de ser vivida como um desporto, não como meio de subsistência, quem matou, muito bem; quem não matou tenta na proxima. Não podemos ser gananciosos, temos de ter os olhos abertos às nossas asneiras e às dos outros e acima de todo muito cuidado por com armas todo o cuidado é pouco.
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptySeg Set 12, 2011 10:18 pm

cmatos escreveu:
arcanais escreveu:

Milharias, sim ou não? 922137

São hábitos que se têm de adquirir logo de inicio. Eu só mexo na segurança quando é para arrumar ou limpar a arma, de resto anda sempre em posição de fogo e o dedo fora do gatilho e do guarda mato.... só levo o dedo ao gatilho com a arma na cara e a peça na mira.... é preferível não atirar que aleijar ou colega ou um cão. A caça tem de ser vivida como um desporto, não como meio de subsistência, quem matou, muito bem; quem não matou tenta na proxima. Não podemos ser gananciosos, temos de ter os olhos abertos às nossas asneiras e às dos outros e acima de todo muito cuidado por com armas todo o cuidado é pouco.

2 bons comentários que resumem a conversa toda

bravo bravo bravo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta

Número de Mensagens : 383

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 12:55 am

Realmente gostei de ver os comentários, já caço há 26 anos e nunca dei fogo sem ver a peça primeiro, e em questões de segurança, tenho por norma esses cuidados todos, levantar a arma,etc, etc, mas para álem disso com obstáculos ou com a aproximação de pessoas tenho o hábito de trancar a arma, já me aconteceu muitas vezes aparecer uma peça de caça e ter a arma trancada, temos pena, surgirão outras oportunidades, ou não, mas pelo menos tenho consciência que não ponho em perigo nem a mim, nem aos meus. Já é a força do hábito tranca-la, e assim ha-de continuar a ser.

Cumprimentos.
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 2:09 pm

batistuta escreveu:
Realmente gostei de ver os comentários, já caço há 26 anos e nunca dei fogo sem ver a peça primeiro, e em questões de segurança, tenho por norma esses cuidados todos, levantar a arma,etc, etc, mas para álem disso com obstáculos ou com a aproximação de pessoas tenho o hábito de trancar a arma, já me aconteceu muitas vezes aparecer uma peça de caça e ter a arma trancada, temos pena, surgirão outras oportunidades, ou não, mas pelo menos tenho consciência que não ponho em perigo nem a mim, nem aos meus. Já é a força do hábito tranca-la, e assim ha-de continuar a ser.

Cumprimentos.

Mais vale perder uma peça que uma vida!!
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 2:13 pm

Nuno_benelli escreveu:
batistuta escreveu:

Cumprimentos.

Mais vale perder uma peça que uma vida!!

Nem precisa de palavras Milharias, sim ou não? 687241

Milharias, sim ou não? 922137 Milharias, sim ou não? 922137
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 2:38 pm

pois amigo cmatos, quanto á zona especifica não sei se foi na zcm ou na zct.....
fabarman
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
fabarman

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 2:41 pm

pois amigo cmatos, quanto á zona especifica não sei se foi na zcm ou na zct.....
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? EmptyTer Set 13, 2011 2:51 pm

fabarman escreveu:

Não tem um ponto de referencia? Um lugar de passagem um contacto um conhecido....
leorochamartins
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
leorochamartins

Número de Mensagens : 17

MensagemAssunto: milharias    Milharias, sim ou não? EmptySex Set 30, 2011 10:13 am

eu não sou a favor das milharias são bastante perigosas.
para todos os intervenientes.
pois á muito caçador que atira para todo o lado.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Milharias, sim ou não?   Milharias, sim ou não? Empty

Milharias, sim ou não?
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Debates-
Ir para: