Caça & pesca & natureza
Cão de parar vs cão de levantar Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Cão de parar vs cão de levantar Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Cão de parar vs cão de levantar

Ir para baixo 
+2
arcanais
rodabreu
6 participantes
AutorMensagem
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 11:45 am

Bom dia!

Já coloquei esta questão noutro fórum, mas gostaria também de colocá-la aos meus amigos, por isso aqui vai.

Reconheço que não percebo muito de cães, mas por
acalentar a ideia de vir a ter um cão, tenho lido e pesquisado sobre
cães de parar (que começam a despertar em mim um grande interesse).

Contudo,
lendo uma revista de caça, deparei-me com um conceito novo para mim
"Cão de levantar", revista essa que previa uma maior preferência no
futuro para o cão de levantar, em detrimento do cão de parar...

Como podem imaginar, tudo isto me confundiu, até porque pensava serem conceitos similares.

Posto isto, pergunto-vos se me podem elucidar sobre as principais diferenças entre o cão de parar e o cão de levantar.

Por favor ensinem-me. Cão de parar vs cão de levantar Icon_e_wink
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Cão de parar / Cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 2:37 pm

Boa tarde amigo.
Eu também não sou nenhum expert na matéria, vou-lhe dizer a minha opinião acerca do assunto que acaba por valer auqilo que vale. Mais nada.
A diferença entre um cão de parar e um cão de levante reside na reação do cão perante a peça de caça.
A reação tomada pelo cão é-lhe transmitida durante o ensino, ou seja, um cão de parar ao detectar uma peça de caça, normalmente de pena, pára, "amarra-se" perante a peça, quando o cão é mesmo bom ele pára "amarra-se" apenas pela emanação (pelo cheiro) da peça. O levante é provocado pelo caçador e, mesmo depois do levante um cão de parar deve manter-se quieto, só parte para o cobro (aqueles que o fazem), após ordem do dono.
Um cão de levante é treinado para descobrir perseguir e levantar a caça e, para esta categoria de cão parece-me que qualquer raça se adapta, enquanto que para os cães de parar, há raças geneticamente melhor preparadas, como por ex: perdigueiro portugues, pointer, braco, epagneul breton entre outros...
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 7:31 pm

rodabreu escreveu:

pergunto-vos se me podem elucidar sobre as principais diferenças entre o cão de parar e o cão de levantar.

A principal diferença é que um pára e o outro não! A partir daí tudo são conceitos. É mesma coisa dizer: eu gosto mais de sardinhas do que de bacalhau. O dois são peixes, ambos matam a fome, mas têm sabores diferentes...
A beleza de caçar com cão de parar apenas pode ser valorizada por quem já a viveu, sendo a paragem um momento mágico que define todo o lance que se vai desenrolar.
Ir para o topo Ir para baixo
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 9:32 pm

Olá amigos.
Relendo o artigo da revista Caça & cães de caça de Junho deste ano, creio que já percebi o que gerou a minha confusão.

1º O facto do artigo ser algo redundante, omisso e pouco incisivo na clivagem que pretendia fazer. Ou então está escrito a pensar naqueles que já estão bem entrosados na temática...

2º As aparências morfológicas entre algumas das raças citadas de cães levantadores e raças de cães de parar como os setters ou os épagneul breton. Ora vejam algumas das raças citadas:
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
- [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3º (Ligada à 2ª razão) As fotos que acompanham os textos.


Obrigado pela vossa ajuda! Cão de parar vs cão de levantar 232712

Já agora, amigo arcanais, os perdigueiros que tem na foto são seus? Faz criação?

Forte abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 9:37 pm

A principal diferença é que um pára e o outro não! A partir daí tudo são conceitos. É mesma coisa dizer: eu gosto mais de sardinhas do que de bacalhau. O dois são peixes, ambos matam a fome, mas têm sabores diferentes...
A beleza de caçar com cão de parar apenas pode ser valorizada por quem já a viveu, sendo a paragem um momento mágico que define todo o lance que se vai desenrolar.


ninguem melhor que este amigo para te tirar todas as duvidas em relaçao a esse tipo de caes
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
andre13
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
andre13


Número de Mensagens : 214
Idade : 33
Localização : Castedo-Alijo
Data de inscrição : 16/04/2010

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptyQui Jun 16, 2011 10:20 pm

Caros amigos foristas deixem-me espressar a minha sincera opiniao, tenho assistido a varios documentarios e lido sobre este dois casos bastante diferentes de raças não quero dizer que sou um expert na materia mas sei algumas coisas e de certo que uma delas não são as difernças no treino que transformam um cão em cão de parar ou em levantador. Todos os que já caçaram e caçam com caes de parar defendem que não há forma mais bela e singular de abater uma peça ver o nosso cão a apanhar as emanações e depois a fazer aquela paragem estanque e sem duvidas belessimo, mas a caça com cão de levantar tambem tem a sua beleza pois aquela mudança de direcção e de velocidade quando detecta a peça faz acelerar o nosso coração e há raças bem especificas que o fazem sendo a mais conhecida os Spinger. Que ninguem me diga que um setter, um perdigueiro portugues, um braco ou um pointer são caes de levantar por amor de Deus esses são cães de parar que alguem não soube treinar e saiem sobre a peça assim que a veem. Caro amigo rodabreu na minha sincera opinião os cães levantadres nos proximos anos vao ganhar terreno e vão ser cada vez mais visto entre nós pois são caes que não necessitam de muito treino o cobro é inato nasce com eles mal precisa de lhe dizer para cobrar que ele ja lhe esta a trazer a mao por vontade propria e quem os tem sabe bem que um cao de parar britanico como o pointer ou o setter tem que levar com uma boa dose de treino no que diz respeito ao cobro sem falar na mostra e no respeito ao voou.
Não acho que percebo nada disto amigo pois sou jovem e espero vir a aprender muito mais mas este são alguns dos conhecimentos que consegui adquirir ate agora sobre estas raças.
Um grande abraço a todos.
"Caçar nos socalcos ter a vida nos altos"
André Pinto
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar EmptySex Jun 17, 2011 10:39 pm

Amigo nao se esquessa do labradore tb e cao utilizado para caca de levante e veija este video para ver se gosta
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] amigo este site tem videos de pointers e de caes de levante talvez ajude a ver por si algumas das difirencas.

e ja agora se me permitem dou a minha opiniao sobre as grandes difirencas para a numero uma e que o cao de parar para e pode cobrir mais terreno desde que ele seija seguro na paragen da oportunidade de nos la chegar para dar o tiro.
O cao de levante deve cobrir o mesmo terreno mas deve tb sempre andar dentro da zona de alcance do tiro. dai as difirencas sao uma questao de gostos e da maneira que queremos treinar os nossos companheiros. Cão de parar vs cão de levantar 462432 Cão de parar vs cão de levantar 688738 Cão de parar vs cão de levantar 462432 Cão de parar vs cão de levantar 753366 Cão de parar vs cão de levantar 600400 Cão de parar vs cão de levantar 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cão de parar vs cão de levantar Empty
MensagemAssunto: Re: Cão de parar vs cão de levantar   Cão de parar vs cão de levantar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cão de parar vs cão de levantar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Parar passarinhos
» como treinar cães para a pena
» caes de parar
» Levantador ou de Parar
» Cães de parar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: