Caça & pesca & natureza
Escolha de um cão de parar - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Escolha de um cão de parar - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Escolha de um cão de parar

Ir para baixo 
+9
epirikito
Gabriel
Granada
podengos&coelhos
Augusto Moreira
VitorAlmeida
sergio magalhaes
patrick_lgs
RMBC
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQua Jan 26, 2011 3:46 pm

[quote="RMBC Eu acho que o braco é um cão muito polivalente. Penso que terá a haver com a sua origem e a forma como o caçador alemão encara a caça. O Braco Alemão foi criado para ser cão de guarda, companhia, para a caça menor e para a caça maior. Um cão para tudo. Por isso o elo que cria com o dono, sendo até muito possessivo na relação.[/quote]

O nosso Podengo Português foi apurado ao longo dos anos com estas mesmas finalidades.
Um cão polivalente que desempenhava todas as funções junto do lar, guardava, caçava e era um excelente companheiro, claro à boa maneira portuguesa valorizamos mais o que é dos outros do que o nosso próprio património.
Por exemplo: Eu tenho uma linha de cães Podengos Cerdosos que caçam curto e que se param com a caça. Se eu for caçar codornizes com uma das minhas cadelas tenho logo o guarda à perna pois não se pode caçar codornizes com podengos. Este é um exemplo, mas poderei dar mais.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQua Jan 26, 2011 3:51 pm

Gabriel escreveu:

O nosso Podengo Português foi apurado ao longo dos anos com estas mesmas finalidades.
Um cão polivalente que desempenhava todas as funções junto do lar, guardava, caçava e era um excelente companheiro, claro à boa maneira portuguesa valorizamos mais o que é dos outros do que o nosso próprio património.

Concordo plenamente!

Citação :
Por
exemplo: Eu tenho uma linha de cães Podengos Cerdosos que caçam curto e
que se param com a caça. Se eu for caçar codornizes com uma das minhas
cadelas tenho logo o guarda à perna pois não se pode caçar codornizes
com podengos. Este é um exemplo, mas poderei dar mais.
Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty

Só não concordo com o exemplo. Escolha de um cão de parar - Página 2 40618
Repare que os podengos podem até parar, mas não são "cães de parar", por isso (e só por isso), não podem ser utilizados na caça de salto às codornizes na época de Verão. Mas pode fazê-lo sem problemas quando abrir a caça geral.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQua Jan 26, 2011 6:18 pm

Por norma, os podengos que estão habitados a caçar à pena são excelentes a cobrar de ferido e muito mais rapidos / eficientes que os cães de parar.

Mas a lei da caça em Portugal só se preocupa com o acto da caça até a peça de caça ser atirada. O cobro é posto de lado...como por exemplo a omissão do uso de cão de cobro para qualquer caça de espera (de verão e inverno). Enfim , isto são outras guerras.

Concordo e compreendo a opinião do Gabriel. A limitação do uso de cães de parar para a caça de migratórias no verão (nomeadamente à codorniz) não parece fazer sentido no regime ordenado actual.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQua Jan 26, 2011 6:31 pm

Eu penso que a proibição se deve ao facto de nessa altura do ano haverem espécies às quais não é permitido caçar (como os coelhos) e para as quais os podengos têm uma apetência especial. Poderiam, assim, perseguir e até agarrar alguns, provocando a sua morte. Um cão de parar dificilmente consegue agarrar um coelho, a não ser que esteja doente.
Quanto ao cobro, pode ser usado cão na caça aos patos.
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Augusto Moreira


Número de Mensagens : 105
Idade : 65
Localização : Maia
Data de inscrição : 14/03/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQua Jan 26, 2011 7:03 pm

RMBC escreveu:
Um cão de parar dificilmente consegue agarrar um coelho, a não ser que esteja doente.

Ou manco. Escolha de um cão de parar - Página 2 52363
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 2:57 pm

RMBC escreveu:
Quanto ao cobro, pode ser usado cão na caça aos patos.
No RO na caça aos tordos também pode ser utilizado cão de cobro. Na caça às rolas penso que não mas não tenho certeza.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 3:34 pm

podengos&coelhos escreveu:
RMBC escreveu:
Quanto ao cobro, pode ser usado cão na caça aos patos.
No RO na caça aos tordos também pode ser utilizado cão de cobro. Na caça às rolas penso que não mas não tenho certeza.


Opá...essa não sabia Escolha de um cão de parar - Página 2 739466 mas isso são excelente noticias ...
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:03 pm

patrick_lgs escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
RMBC escreveu:
Quanto ao cobro, pode ser usado cão na caça aos patos.
No RO na caça aos tordos também pode ser utilizado cão de cobro. Na caça às rolas penso que não mas não tenho certeza.


Opá...essa não sabia Escolha de um cão de parar - Página 2 739466 mas isso são excelente noticias ...

eu seja tordos, pombos, rolas... levo sempre o cão para cobrar. basta que o cão esteja ensinado a estar quieto pa nao espantar a passarada.
Ir para o topo Ir para baixo
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Granada


Número de Mensagens : 80
Idade : 42
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:18 pm

Boas!
Que boas noticias!!!
Não sabia que era possivel utilizar cão para cobro!
Mas já agora cão de cobro´só está considerado o lavrador retrevier, certo?

Abraço Escolha de um cão de parar - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:20 pm

Granada escreveu:
Boas!
Que boas noticias!!!
Não sabia que era possivel utilizar cão para cobro!
Mas já agora cão de cobro´só está considerado o lavrador retrevier, certo?

Abraço Escolha de um cão de parar - Página 2 600400
pode ser qualquer raça.
o meu cão de cobro é o mesmo da geral. cruzado de podengo e cooker spaniel
Ir para o topo Ir para baixo
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Granada


Número de Mensagens : 80
Idade : 42
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:25 pm

Será??? Escolha de um cão de parar - Página 2 739466
Não haverá nenhum engano?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:40 pm

tiago escreveu:

pode ser qualquer raça.
o meu cão de cobro é o mesmo da geral. cruzado de podengo e cooker spaniel

hummmmmmmmmm Escolha de um cão de parar - Página 2 139124 Escolha de um cão de parar - Página 2 139124 Escolha de um cão de parar - Página 2 139124

tenho ver isso preto no branco
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:56 pm

Na teoria terá que ser um cão de cobro ... agora cobro na função ou na "secção" dos retreviers?!
Fica a questão pros entendidos!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 4:57 pm

espero nao estar enganado mas pelo que sei só está considerado o lavrador para fazer o cobro .mas espero estar enganado Escolha de um cão de parar - Página 2 753366 Escolha de um cão de parar - Página 2 753366
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:05 pm

É permitido o uso de cães para cobro (não necessariamente cães de cobro) em qualquer período da época venatória.

Excepções:

No terreno livre fora da caça geral, só é permitido o seu uso, pelos processos e às espécies indicadas em edital.

No terreno ordenado fora do período de caça geral, a sua utilização fica dependente do regulamento interno de cada zona de caça.

Ou seja, desde que a zona de caça o permita, podem-se utilizar cães para o cobro desde a rola até aos tordos, independentemente se os cães são de raça específica para cobro ou não.

Complementada pela legislação existente, arranjo por email do SEPNA que confirma o postado acima.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:08 pm

Acerca deste assunto o amigo Galho tem informações e emails do SEPNA sobre o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
epirikito
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
epirikito


Número de Mensagens : 354
Idade : 43
Localização : Arruda dos Vinhos
Data de inscrição : 25/11/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:16 pm

podengos&coelhos escreveu:
Acerca deste assunto o amigo Galho tem informações e emails do SEPNA sobre o assunto.

Escolha de um cão de parar - Página 2 922137 Escolha de um cão de parar - Página 2 922137 Escolha de um cão de parar - Página 2 922137
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:36 pm

Granada escreveu:
Será??? Escolha de um cão de parar - Página 2 739466
Não haverá nenhum engano?

Abraço

eu pelo menos foi o que li na revista de caça, alem de que ja perguntei aos gnr que la custumam andar e tambem me disseram que sim
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:42 pm

tiago escreveu:
Granada escreveu:
Será??? Escolha de um cão de parar - Página 2 739466
Não haverá nenhum engano?

Abraço

eu pelo menos foi o que li na revista de caça, alem de que ja perguntei aos gnr que la custumam andar e tambem me disseram que sim
Tiago, disseram que sim o quê?!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 5:43 pm

Mais uma notícia acerca do assunto: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 7:26 pm

podengos&coelhos escreveu:
tiago escreveu:
Granada escreveu:
Será??? Escolha de um cão de parar - Página 2 739466
Não haverá nenhum engano?

Abraço

eu pelo menos foi o que li na revista de caça, alem de que ja perguntei aos gnr que la custumam andar e tambem me disseram que sim
Tiago, disseram que sim o quê?!

disseram que podia andar com cao de cobro de qualquer raça, desde que ele permanecece quieto ao pé de mim, e fosse apenas cobrar os tordos. é obvio que não posso andar com o cão como se andase a salto!.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptyQui Jan 27, 2011 8:01 pm

Confesso a minha ignorância sobre o assunto, mas prometo que amanhã já sei isso ao certo.
Apenas quero fazer um reparo: cão de cobro, de qualquer raça não existe. Assim como cão de parar de qualquer raça, também não. Existem cães de várias raças que cobram e que param, mas isso não faz deles de cobro ou de parar. Por isso não acredito que a lei seja assim tão "abrangente". Os cães (mesmo) de cobro são internacionalmente conhecidos por Retrievers.
Mas como disse, gosto de falar apenas quando tenho a certeza e amanhã vou tentar saber.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 9:16 am

Tiago, isso que te disseram coincide com os emails que eu li vindos do SEPNA.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 9:24 am

Amigo Rui (RMBC) quando poderes analisa o art.º 90 do Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, com a redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 201/2005, de 24 de Novembro que permite a utilização de cães de caça para cobro pelo processo de espera.
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 9:29 am

Amigo Rui (RMBC) ainda sobre o referido assunto, quando o decreto-lei nº 201/2005 de 24 de Novembro, no seu artigo 90.º, processos de caça, b) À espera- aquele em que o caçador, parado, emboscado ou não, com ou sem negaça ou chamariz e com ou sem cães de caça para cobro, aguarda as espécies a capturar;

Quando se refere cães de caça para cobro, não diz especificamente cães de caça de cobro, logo qualquer cão que realize o cobro, pode ser utilizado.

Até porque senão, levantava-se outra questão: Quais os cães de cobro? Só os retrievers nas suas várias raças com registo em livro de origens, pois todos os outros são considerados de raça indefinida!
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 10:15 am

Eu acho que isso não deve ser bem assim, mas como disse, vou hoje mesmo pedir à técnica da nossa Federação que solicite por escrito
esclarecimento às autoridades competentes, ou seja a AFN. O SEPNA tem apenas um papel fiscalizador.

Nota: eu sei que se podem usar cães de cobro, aqui só estamos a tentar descobrir o que serão "cães de cobro". Será qualquer cão de caça que cobre? Então até pode ser um podengo. Serão apenas os reconhecidos "cães de cobro", ou chamados retrievers e os cães de parar?
Uma coisa é certa e penso que consensual: qualquer que seja o cão, deve estar treinado para permanecer junto ao caçador e não poderá andar a deambular pelo campo
.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 11:27 am

É isso mesmo amigo Rui. Depois coloca aqui a resposta.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 1:03 pm

Ora então cá vai a resposta que obtive da Engª, técnica da Federação. Gosto de saber o que digo e não tenho nenhum prurido em assumir que estava errado.

Assim, transcrevo na essência a resposta que recebi:
"Um cão de cobro, tem de ser um cão bem treinado, que tem de obedecer ao dono. O caçador ao levar o cão para a caça de espera, tem de ter a certeza que o cão se mantém quieto junto dele. E o caçador tem de ter a certeza que ao libertar o cão para ir buscar as espécies, ele volta de imediato. Porque caso apareça a fiscalização e o cão esteja perto do caçador, mas não preso com trela, é o suficiente para ser multado. Assim como, se o cão for solto para ir buscar as espécies mortas e não voltar de imediato e desobedecer ao chamamento do caçador.
Para mim, o um podengo que cobra também pode ser utilizado, de acordo com o que referi acima."


Aqui fica a resposta de quem tem a obrigação de saber. Escolha de um cão de parar - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Augusto Moreira
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Augusto Moreira


Número de Mensagens : 105
Idade : 65
Localização : Maia
Data de inscrição : 14/03/2008

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 2:08 pm

E um gato treinado não dá? É que eu conheço um gato em Murça, que é perito em apanhar tordos (existem testemunhas), só que o gajo mete-o à boca e abre que é uma pressa, isso presenciei eu com os meus olhos, fui apanhar o tordo e o gajo já ía com ele na boca e depois passado um bocado punha-se em cima do muro.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 EmptySex Jan 28, 2011 2:49 pm

Ehehehe, grande gato! Escolha de um cão de parar - Página 2 910593
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Escolha de um cão de parar   Escolha de um cão de parar - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Escolha de um cão de parar
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» duvidas na escolha
» Ajuda na escolha de uma arma
» 686, 682 ou SV10???
» escolha de arma
» escolha de arma

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: