Caça & pesca & natureza
Iluminação artificial nas esperas!!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Iluminação artificial nas esperas!!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Iluminação artificial nas esperas!!!

Ir para baixo 
+3
Baco
Nuno Sousa
jorge soares
7 participantes
AutorMensagem
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySeg maio 31, 2010 11:44 pm

Caros amigos estou abrir este tópico porque gostava de ter tambem a vossa opinião em relação ao uso de foco nas esperas.
Na minha opinião os focos deveriam ser permitidos pela simples razão de que é melhor atirar e ter a certeza ou quase a certeza que o tiro é bem colocado e não atirar a um vulto preto sem termos a certeza que lhe estamos apontar ao peito ou a qualquer outra zona do corpo.
Fico a espera das vossas opiniões.



Um abraço!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Sousa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Nuno Sousa


Número de Mensagens : 11
Idade : 55
Localização : Aljubarrota (Prazeres)
Data de inscrição : 27/02/2010

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyTer Jun 01, 2010 1:12 pm

Viva. Li com atenção está velha problemática.

A iluminação da peça de caça é proibida. Por isso, a utilização do foco é proibida. Quem o utilizar está a transgredir. Até aqui, nada de novo!

O javali, ao contrário da raposa ou do coelho, não fica encandeado com a luz. A tendência é para automáticamente se mexer. Não quero com isto dizer, que efectivamente se passe sempre assim. Depende de vários factores.
Um macho (solitário) dificilmente não se baixará ássim que encare com a luz, ou desatará a fugir.
Uma porca pode fazê-lo ou não...
As minhas afirmações baseiam-se em experiência pessoal, relatos dos colegas e alguma leitura de artigos técnicos.

Para se ter a certeza de onde está o animal, de que animal se trata, para que lado está virado, se há crias por perto, etc, o melhor é a utilização de um Aparelho de Visão Nocturna.

Por outro lado, a utilização de APARELHOS DE VISÃO NOCTURNA deixa algumas dúvidas quanto à sua legalidade.
E eu digo deixa algumas dúvidas, porque a legislação não é taxativa quanto a APARELHOS DE VISÃO NOCTURNA, ao contrário do que se passa por exemplo em Espanha - proibida a utilização.
A legislação refere a iluminação da peça de caça... A peça de caça fica iluminada? Liga-se o aparelho e vê-se a olho nú?

Limitando-me a omitir o nome da pessoa em causa, vou aqui escrever o que me disse um famoso e mediático instrutor de tiro, caçador e organizador de caçadas em Portugal e no estrangeiro, "cineasta" e comerciante de equipamento de visão nocturna, há cerca de mês e meio no campo de tiro da Ota, relativamente a esse assunto:

"Digo isto a quem quer que seja e se tiver que me defender em Tribunal fá-lo-ei. Vou, inclusivé, publicar um artigo na revista X acerca disso. Prove-me lá que um equipamento de visão nocturna ilumina a caça! Prove! Escureça uma sala, ligue o aperelho e aponte-o para lá e diga-me se você ou quem quer que seja vê alguma coisa. E depois ligue uma lanterna..."

E eu calei-me...

Nota de exclarecimento: não sou defensor da utilização de Miras de Visão Nocturna, mas sou já há alguns anos possuidor de um Monóculo de Visão Nocturna, que, por vezes, muito jeito me faz na identificação do animal... O problema é que, qundo me tenho que socorrer desse aperelho, é porque já não consigo ver em condições através dos binóculos... Logo também não consigo ver através da Mira Telescópica!

Resumindo: o cobro do javali em espera é feito através de um tiro de precisão. Se, ao acender o foco, o animal se mexer, lá se vai a precisão... Logo, a utilização do foco, a meu ver, não resolve problema nenhum.

Cumprimentos cinegéticos,
Nuno Sousa
Ir para o topo Ir para baixo
Baco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 17
Idade : 49
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 19/07/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyTer Jun 01, 2010 2:55 pm

Qual é a cor do filtro que se coloca na lanterna que os javalis não vêm?
Ir para o topo Ir para baixo
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyQua Jun 02, 2010 10:53 pm

Não á nenhuma cor que os javalis não vejam simplesmente á uma que não os entimida tanto que é a cor vermelha mas ja vi alguns a fugirem quando viram o infravermelhos da visão nocturna.
Ir para o topo Ir para baixo
npintobento
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : bragança
Data de inscrição : 22/01/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Lanternas   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySeg Jun 07, 2010 3:14 pm

Boas caros amigos.

Eu tenho carta de caçador há 3 anos e nas minhas primeiras esperas eu ía na de cumpridor e não utilizei lanterna, e os dois primeiros javalis que atirei, não os consegui cobrar, tendo os dois deixá-do sangue e provavelmente terem tido uma morte nada digna.
Depois a conselho de caçadores mais experientes lá comprei uma lanterna, e daí para a frente é cada tiro cada melro, e digo mais os javalis não se mexem, só tendo já levado tiro com luz e terem sido falhados.

Agora digo eu, não será melhor matar o animal no momento do que este ter uma morte lenta e dolorosa e não ser cobrado.
Há cada lei....
Ir para o topo Ir para baixo
Baco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 17
Idade : 49
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 19/07/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyTer Jun 08, 2010 10:35 pm

npintobento escreveu:
Boas caros amigos.

Eu tenho carta de caçador há 3 anos e nas minhas primeiras esperas eu ía na de cumpridor e não utilizei lanterna, e os dois primeiros javalis que atirei, não os consegui cobrar, tendo os dois deixá-do sangue e provavelmente terem tido uma morte nada digna.
Depois a conselho de caçadores mais experientes lá comprei uma lanterna, e daí para a frente é cada tiro cada melro, e digo mais os javalis não se mexem, só tendo já levado tiro com luz e terem sido falhados.

Agora digo eu, não será melhor matar o animal no momento do que este ter uma morte lenta e dolorosa e não ser cobrado.
Há cada lei....


E que lanterna e filtro usa???
Ir para o topo Ir para baixo
npintobento
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 32
Idade : 43
Localização : bragança
Data de inscrição : 22/01/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyQua Jun 09, 2010 9:38 am

Eu uso uma lanterna Lanterna wolf eyes WE4R e não utilizo filtro. Agora há quem utilize filtro vermelho e diga que os javalis não se assustam tanto.

Por vezes ao acender a lanterna os javalis assustam-se e têm de se efectuar o disparo imediatamente, o acender a lanterna também é só para confirmar se a pontaria está bem feita, eu faço assim: aponto o javali sem lanterna e quando decido que está em boa posição para efectuar o tiro, aí acendo a lanterna e confirmo se a pontaria está certa ao local pretendido e depois é só premir o gatilho.

É claro que os javalis não estão ali o tempo todo à espera a ver no que dá quando se acende uma lanterna, mas dão tempo bastante.

cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Baco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 17
Idade : 49
Localização : Aveiro
Data de inscrição : 19/07/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySáb Jun 12, 2010 3:28 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Afinal a cor verde eles não conseguem ver!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySáb Jun 12, 2010 9:11 pm

Não me apercebi que digam no site que não consigam ver mas sim para escolher a cor de acordo com a cor da terra ou paisagem envolvente!

Será que li bem!
Ir para o topo Ir para baixo
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySáb Jun 12, 2010 11:59 pm

Boas amigos pela minha experiencia que ja não é pouca apesar de ser novo posso garantir que não existe nenhuma cor que eles não vejam porque como ja comentei antes ja vi javalis a fugirem ao infravermelhos da mira de visão nocturna,porque como á pessoas e pessoas tambem á javalis e javalis,uns mais comfiantes e outros mais esquivos por vezes por ja terem sentido o gosto amargo de um tiro.


Um abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptyDom Jun 13, 2010 12:22 pm

Também concordo contigo eles notam sempre a presença de uma luz! Até há quem tenha experimentado com os lasers como auxiliares de pontaria e mesmo assim eles conseguem ver a luz e vão se embora.
Ir para o topo Ir para baixo
Cepsita
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Cepsita


Número de Mensagens : 115
Idade : 40
Localização : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 17/09/2010

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySex Dez 10, 2010 3:56 pm

boas,

Ainda não efectuei nenhuma espera nocturna mas irei faze-lo o mais breve possivel pois estou com um vicio tremendo para experimentar esta forma de caçar.
Em relação às luzes nas esperas, conheço quem as usa e digo-vos desde já e não os critico.
Em Espanha são legais por algum motivo..e por muito que me custe tenho de concordar que os Espanhóis estão em relação a nós a anos luz de avanço em gestão cinegética. Pela idéia que fiquei ao falar com pessoas que usam as luzes, raramente lhes acontece por exemplo confundir uma porca cheia por exemplo com um bom porco ou navalheiro e é muito mais fácil de dar um tiro mais preciso e uma morte mais "seca" ao animal. Não é preciso andar 500 metros atrás do rasto do porco sujeito até a nem o encontrar.
Contudo há quem critique o uso de lanternas nas esperas e sei que o seu uso é ilegal. respeito quem critica o seu uso mas quanto à Lei na minha opinião devia ser repensada, pois para mim ser ilegal usar as luzes é uma estupidez.
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySex Dez 10, 2010 5:44 pm

Tal como quase tudo tem os seus prós e os seus contras. É bom para, tal como ja disseram, fazer tiros mais certeiros e identificar melhor que tipo de animal se trata, por outro lado é interpretado como possivel falta de ética pois temos de dar oportunidade aos animais. Na minha opinião devia ser autorizado utilizar luz artificial, visto tb que considero a caça de espera como uma caça ao trofeu e não matar tudo o que aparece, como em alguns casos fazem, a luz ajudaria a distinguir e a identificar se é um bom trofeu ou uma bela porca.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySáb Dez 11, 2010 7:03 pm

Boas amigos!!!

É verdade que em espanha a iluminação artificial é permitida em algumas localidades,mas ao contrario de cá as miras de visão nocturna são proibidas o que eu acho bem pela simples razão que temos que ter em atenção que a caça é cada vez mais um luxo e não uma trdição ou vicio como lhe queiram chamar e nem todos se podem dar ao luxo de gastar 900 ou 1000 euros para poder praticar esperas temos que ver que a caça não pode ser so para ricos e tudo isso leva a que aja mais clandestinidade em portugal porque quen tem o vicio no sangue não para de caçar so por causa de uma lei que foi deitada cá para fora por alguem que nem sonha o que realmente é a caça de espera á noite porque não me venham com a historia da lua cheia porque se estiver o ceu com nuvens ou se o cevadouro for no meio de uma floresta ja não temos a claridade da lua.

Amigo Simão caçar com um foco numa espera e ver bem para não fazer asneiras não é falta de etica,falta de etica é ferir caça e não a cobrar,é matar uma porca com leitões,é armar laços e outras armadilhas e isto tudo pode acontecer por uma proibição estupida.

Um abraço!!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Simão
Moderador
Moderador
Simão


Número de Mensagens : 482
Idade : 32
Localização : Anadia
Data de inscrição : 26/02/2009

Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! EmptySáb Dez 11, 2010 9:44 pm

Amigo Jorge, tal como ja referi, nao tenho nada contra a utilizaçao de luz artificial, mas penso k a sua utilizaçao foge um pouco á tradiçao, sendo k em noites de lua cheia e ceu limpo, uma mira normal (diurna) serve perfeitamente, em relaçao ás zonas sombrias, ha que trabalhar os porcos de maneira a leva los para zonas abertas e aí colocar o cevadouro.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iluminação artificial nas esperas!!! Empty
MensagemAssunto: Re: Iluminação artificial nas esperas!!!   Iluminação artificial nas esperas!!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iluminação artificial nas esperas!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» MVN e Iluminação Artificial nas Esperas a Favor ou Contra?
» Cevadouros
» As minhas Esperas ao Javali.
» Esperas
» palanques para esperas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Maior :: Montarias e Esperas-
Ir para: