Caça & pesca & natureza
onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino

Ir para baixo 
+15
jose carrilho
Marcodatsun
M.Mendes
JCoelho
JoaoAntunes
brunoferraz
podengos&coelhos
oliveira2
sergio magalhaes
José Pimenta
luis_barrocas
vitor76
zambujal
Nuno Miguel
podengos
19 participantes
AutorMensagem
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySáb maio 08, 2010 7:20 pm

Muito boa noite a todos venho aqui criar este tópico para tirar uma duvida sobre onde treinar os nossos cães o coelho ,os campos de treino na minha zona não tem coelhos e quando tem um aqui outro ali os cães por mais bons que sejam não chegam a ver os coelhos porque estão perto das covas e fogem logo ,A minha duvida é será que se os nossos cães treinassem nos mesmos sítios onde se caça punha em perigo a criação de coelhos se sim o porque ??? Tenho esta duvida porque desde que se fechou na minha zona há sítios que não tem coelhos e no tempo livre era coelhos os montes .Estou a falar de 4a 5 anos a-traz .abraço

Quais as vantagens ou desvantagens de nos treinarmos os nossos cães no mesmo sitio onde caçamos fica aqui a pergunta ...........


Última edição por podengos em Sáb maio 08, 2010 8:00 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySáb maio 08, 2010 7:49 pm

punha amigo, se leu o que escrevi na semana passada o meu cachorro e a cachorra apanharam um cassapo ao lado da minha quinta, no caminho, e ele devia ter 1 mes, 3 semanas, parecia um rato, ha ratos muito maiores. mas depende no campo de treino nunca apanhei nenhum, depende, se houver muita cova é mais dificil e se houver calhau penso que é muito dificil apanhar um. depende das zonas tambem
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: debates   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySáb maio 08, 2010 11:44 pm

na minha reserva a 2 campos treino qualquer deles tem coelhos mas so abre em junho porque se abrisse agora provavelmente iamos estragar muitas lousas e isso significa a quebra de muita criaçao ----no entretanto concordo que devia haver 1 campo de treino em cada reserva aberto todo ano mesmo que nao tivesse coelhos mas era bom para pisar-mos os caes
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyDom maio 09, 2010 7:01 am

Na municipal onde caço tem dois campos de treino e abriram e março nao vou dizer que tem muitos coelhos mas tem alguns so se torna chato porque as vezes junta muita matilhas.
Em releçao a treinar so nos campos de treino acho bem porque nesta altura começa a aparecer coelhos novinhos e os caes apanham-os facilmente pelo menos os mais velhos como ja me aconteceu no campo de treinos
Ir para o topo Ir para baixo
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
luis_barrocas


Número de Mensagens : 724
Idade : 48
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/07/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyDom maio 09, 2010 11:14 am

Para mim não se devia treinar cães no mesmo sitio de caça mas cada um é que sabe, agora campos de treino já abertos tenham dó caros amigos estamos na força criação, depois bem para aqui dizer que não a coelhos.

Todos os campos de treino deveria ter a atenção a esses casos porque isto não dura toda a vida, a uns anos a traz caçavas-se todos dias e agora não por que isto vai acabar por culpa de alguns senhores que só pensão em si próprios.

Este ano já vão sentir na pele a falta de coelhos e ainda vão treinar cães nesta altura coitadinhos dos coelhinhos nem tem tempo para ganhar pelo que já andam a apanha-lhos onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Affraid onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Lol onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Lol


AGORA PENSEM
Ir para o topo Ir para baixo
José Pimenta
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Pimenta


Número de Mensagens : 97
Idade : 62
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 13/03/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyDom maio 09, 2010 11:57 am

Caro Luís_Barrocas, um campo de treino é isso mesmo como o nome diz, um campo de treino, não um refúgio de caça. É para treinar os cães, se um ou outro coelho fica na boca dos canitos, temos pena. Os cães são atletas de alto rendimento, têm que treinar, de preferência todo o ano. E os cães novitos não podem, nem devem esperar pela caça para se fazerem, quando esta começar já eles têm que saber o que são coelhos. E não é por um campo de treino estar aberto todo o ano que o resto da zona de caça vai ter mais ou menos coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyDom maio 09, 2010 1:50 pm

Amigo luis_barrocas aqui na zona onde caço o campo de treinos abre em meados Março mas fecha em fins de Setembro quamdo abre a caça geral fecha pra treinos e caça nesse periodo nao se passa la nada
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyDom maio 09, 2010 4:09 pm

amigo podengos no meu entender se nao a coelhos no campo de treino temos que improvizar a melhor coisa e treinar onde nao se pode mas e onde a coelhos amigos acho que e perigoso mas vale apena arriscar onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 688738 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
oliveira2
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
oliveira2


Número de Mensagens : 136
Idade : 44
Localização : lisboa
Data de inscrição : 03/05/2010

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 12:30 am

Boas.
Campo de treino todo o ano não concordo. Porquê?
Para um campo de treino terá que ser um sítio onde haja coelhos pois são eles o motor de arranque para acordar um cachorro para a actividade cinegética e para estimular os cães já caçados.
Ora termos um campo de treino só para passear os cães, sem coelhos aberto todo o ano não acho lógico. Que me desculpem os amigos Zambujal e Pimenta ( gente letrada na arte de caçar coelhos onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Icon_biggrin ), para dar "calo" e andamento aos cães a partir de Junho é mais que suficiente.
Antes disso estamos a estragar aquilo que passado pouco tempo vamos caçar com tanta intensidade e paixão.
Saudações Cinegéticas! onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 8:33 am

José Pimenta escreveu:
Caro Luís_Barrocas, um campo de treino é isso mesmo como o nome diz, um campo de treino, não um refúgio de caça. É para treinar os cães, se um ou outro coelho fica na boca dos canitos, temos pena. Os cães são atletas de alto rendimento, têm que treinar, de preferência todo o ano. E os cães novitos não podem, nem devem esperar pela caça para se fazerem, quando esta começar já eles têm que saber o que são coelhos. E não é por um campo de treino estar aberto todo o ano que o resto da zona de caça vai ter mais ou menos coelhos.
Concordo em absoluto e acrescento apenas que os coelhos duma zona muito "treinada" são sempre mais rijos e mais atentos aos predadores o que contribui pro melhoramento das aptidões cinegéticas da espécie e futura descendência.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 9:27 am

podengos&coelhos escreveu:
José Pimenta escreveu:
Caro Luís_Barrocas, um campo de treino é isso mesmo como o nome diz, um campo de treino, não um refúgio de caça. É para treinar os cães, se um ou outro coelho fica na boca dos canitos, temos pena. Os cães são atletas de alto rendimento, têm que treinar, de preferência todo o ano. E os cães novitos não podem, nem devem esperar pela caça para se fazerem, quando esta começar já eles têm que saber o que são coelhos. E não é por um campo de treino estar aberto todo o ano que o resto da zona de caça vai ter mais ou menos coelhos.
Concordo em absoluto e acrescento apenas que os coelhos duma zona muito "treinada" são sempre mais rijos e mais atentos aos predadores o que contribui pro melhoramento das aptidões cinegéticas da espécie e futura descendência.

Como ja disse, antes prefiro poucos coelhos num campo de treino aberto todo o ano e que saibam defender desde pequeninos, do que um campo de treino que abre em Abril ou junho com muitos coelhos no inicio e depois em setembro tanto num como no outro ficam com os mesmos.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 5:11 pm

Amigos nao querem que os caes apanhem os coelhos uma possivel solucao seria deminuir o numero de caes que se pode treinar de cada vez? e muito mais complicado para dois ou trez caes apanhar um coelhos do que 10 mas cada um cada qual onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 600400 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 40618
Ir para o topo Ir para baixo
JCoelho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
JCoelho


Número de Mensagens : 801
Idade : 67
Localização : Montijo/Almada
Data de inscrição : 01/07/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 9:48 pm

O J. Antunes tem razão só que quem aluga os campos de treino fá-lo por Hora ou Dia e não pelo nº de cães.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: debates   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 9:50 pm

na minha associativa so se pode levar 5 caes de cada vez e so abre em junho
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: debates   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 9:53 pm

agora e treina-los as escondidas pelo menos os mais novos os mais velhos teem tempo
Ir para o topo Ir para baixo
M.Mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
M.Mendes


Número de Mensagens : 128
Idade : 58
Localização : Ermidas-Sado
Data de inscrição : 14/06/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer maio 11, 2010 10:45 pm

Boa Noite caros amigos,

Tenho seguido este topico com alguma atençao, mas conforme o titulo diz o que eu gostaria era de saber as vossas opinioes referente a quem nao tem onde treinar os cachorros ou ate mesmo os caes já caçados ( especialmente os cachorros ) se existe algum metodo que possa ser util, esta minha pergunta é porque nao tenho nenhum campo de treino na minha zona e onde normalmente treinava os caes era t.livre e agora foi anexado a uma zca da qual nao faço parte e como tenho duas cadelas a parir e estava a pensar ficar com duas cachorras para treinar, visto este imprevisto ja tenho que pensar 2 vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyQua maio 12, 2010 7:40 am

treinar as fugidas os cachorros tem vantagens, é arriscado mas lá terá que ser, e tem vantagens pelo seguinte os coelhos do campo treino aberto ou não todo o ano estão muitos batidos ou seja para cachorros nem lhe chegam perto, começando assim a enrolar e nunca chegam perto do coelho, estou a falar de cachorros que se estejam a iniciar, enquanto que se procurarmos uma "borda" com dois ou tres coelhos estes não andam tão batidos e o cachorro consegue chegar mais perto do coelho é melhor.
O campo treinom aberto todo ano concordo por um lado por outro não, se for uma area grande tudo bem, pois por muito que sejam batidos os coelhos não se mudam, agora se o campo treino for pequeno e andarem lá todo ano ai os coelhos começam a passar para o lado de fora do campo treino, e se analisarem fora dos campo treinos as vezes tem mais coelhos que no proprio campo treino.
Os cães tambem é subjectivel, para mim era 5cães até junho e depois os 10, um dos objectivos do campo treino é matilhar os cães conseguir que trabalhem em equipa por isso são os 10, falei até junho pois nessa altura a criação já se safa bem são meios coelhos ou mais qualquer coisa e não é tão facil de os cães os agarrem como em abril/maio.
Independentemente disto tudo se o campo treino estiver aberto todo o ano, todos nos sabemos que lá vamos com os cães caçados seja em que mês for, mas tambem temos noção que estamos a estregar....
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySáb maio 15, 2010 5:09 pm

amigos para mim treinar os caes em sitio proibido a mim ainda me da mais motivaçao para voltar no outro dia mas vale apena o risco para mim onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 688738 onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
jose carrilho
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jose carrilho


Número de Mensagens : 2
Idade : 77
Localização : Rua Mata das ladeiras 3A 7300 684 fortios
Data de inscrição : 09/09/2010

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: treino de cães de coelhos   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySeg Set 13, 2010 9:12 pm

Caros amigos sou um colega novato no forum, e tenho-me dedicado a ver as vossas ideias sobre os treinos dos cães sejam de coelhos ou de parar, todos com a ideia apresentada têm razão, mas gostava de saber se não são capaz de inventar uma forma de treinar os vossos cães no caso de coelhos que é do que estamos a falar.
Sou criador e treino há 15 anos cães seja de parar ou de coelhos.
Na minha opinião os campos de treino deviam só ser permitidos onde não haja qualquer espécie de caça, porque nós sabemos que em qualquer época do ano a caça quer descanso, por isso temos a vantagem de haver coelhos já muito bravos á venda e é só comprá-los levá-los para o campo e treiná-mos, temos que inventar esconderijos como por exemplo silvas, matos e pedras
para tornar-mos dificuldade aos nossos cães e controlando a caça ficamos a saber onde estão os bons narizes e a grande paixão, porque não vale a pena andar-mos a fugir dos coelhos de cativeiro e depois vamos pagá-los caros ás reservas.
Desculpem foi só uma ideia
Felicidades.
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySeg Set 13, 2010 11:25 pm

Na minha modesta opinião, não é o facto de treinar os cães num determinado local, que faz com que os coelhos diminuao, exepto na época alta da criação.
Na maioria das vezes os cães apanham os mais fracos e doentes diminuindo assim o risco de contágio de doenças ao resto da colónia.
Conheço certas zonas em que não se caça há dois ou tres anos e teem menos coelhos do que quando era permitido caçar
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer Set 14, 2010 6:32 am

jose carrilho escreveu:
Caros amigos sou um colega novato no forum, e tenho-me dedicado a ver as vossas ideias sobre os treinos dos cães sejam de coelhos ou de parar, todos com a ideia apresentada têm razão, mas gostava de saber se não são capaz de inventar uma forma de treinar os vossos cães no caso de coelhos que é do que estamos a falar.
Sou criador e treino há 15 anos cães seja de parar ou de coelhos.
Na minha opinião os campos de treino deviam só ser permitidos onde não haja qualquer espécie de caça, porque nós sabemos que em qualquer época do ano a caça quer descanso, por isso temos a vantagem de haver coelhos já muito bravos á venda e é só comprá-los levá-los para o campo e treiná-mos, temos que inventar esconderijos como por exemplo silvas, matos e pedras
para tornar-mos dificuldade aos nossos cães e controlando a caça ficamos a saber onde estão os bons narizes e a grande paixão, porque não vale a pena andar-mos a fugir dos coelhos de cativeiro e depois vamos pagá-los caros ás reservas.
Desculpem foi só uma ideia
Felicidades.

Bom dia treinar cães de parar e muito diferente de treinar podengos para o coelho ,os cães de parar pode-se meter um perdiz ou um pombo etc. no campo de treino e o cão para e levanta a peça .Agora treinar podengos os cães para o coelho e muito mais complicado os podengos novos ate fazer o primeiro ano de caça tem de ver coelhos ,procurar encontrar seguir perde-los e começar tudo de novo outra vez por vezes andam uma hora em cima do mesmo coelho ,é muito difícil arranjar coelhos bravos criados em cativeiro a fazer isso ,depois o andamento de um coelho solto na hora ou mesmo horas antes no campo de treino não faz os mesmos andamentos vai a fugir os saltos é muito diferente dos coelhos que já estão no monte a muito tempo .Estes coelhos não os podemos deixar alguns dias la no campo de treino como não somos só nos a treinar vai mais gente la treinar e logo encontro os nossos coelhos ,também se os deixarmos não temos garantia que o coelho nos próximos dias la esteja porque basta passar uma raposa e la vai o coelho . Sei bem do que falo também tenho esses coelhos em casa e acredite estes coelhos dão para treinar cachorros agora cães mais treinados não .a não ser que tenhamos um grande terreno e os solte para la ai sim depois de uns dias soltos já não há quem os pare ..A respeito a cães apanharem coelhos se levar-mos dois ou 3 coelhos eles muito difícil bom apanhar coelhos o menos aqui na minha zona ..A não ser que estejam doentes mas isso e normal faz parte o que e mais fraco morre . abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Caçador 37
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 21
Idade : 53
Localização : viseu
Data de inscrição : 23/06/2008

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer Set 14, 2010 1:36 pm

setter escreveu:
Na minha modesta opinião, não é o facto de treinar os cães num determinado local, que faz com que os coelhos diminuao, exepto na época alta da criação.
Na maioria das vezes os cães apanham os mais fracos e doentes diminuindo assim o risco de contágio de doenças ao resto da colónia.
Conheço certas zonas em que não se caça há dois ou tres anos e teem menos coelhos do que quando era permitido caçar


Sou da opinião de haver campos de treino todo o ano, porque acho que não é pelo facto de lá se ir treinar que faz com que haja uma
deminuição na população dos coelhos.
Tambem acho que os coelhos dessas zonas estão mais atentos e mais desconfiados que noutra zona não "treinada" ,logo tambem não são tão faceis de apanhar pelos predadores, mesmos quando são mais novos, até porque normalmente estes campos não têm tantos predadores como as raposas gatos e outros, logo se os cães agarrarem algum coelho não faz grande mossa em comparação com aqueles que tinham sido predados pelos outros animais.
Tambem na minha zona acontece que as zonas não caçadas são as que têm muito menos coelhos, devido a vários factores mas sendo o principal a quantidade de predadores que sentem que ali têm segurança e podem criar á vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptyTer Set 14, 2010 5:40 pm

Eu pessoalmente não gosto muito de treinar em zonas de caça, porque para além do maior risco de sermos apanhados, também penso que mesmo que os nossos cães não apanhem nenhum coelho, estão a perturbar esse ecossistema - de Março a Maio é o pico de reprodução do coelho; e depois disso é frequente encontrar-se láparos que são muito fáceis de serem apanhados pelos cães.

Também raramente vou ao campo de treino da minha ZCA porque no que toca a coelhos é bastante fraco.

Onde costumo frequentemente treinar os meus podengos é naquelas zonas próximas de estradas ou pontos de água onde por lei é proibido caçar/treinar em qualquer altura do ano.

Na minha opinião estas zonas têm várias vantagens:
  • grande quantidade/densidade de coelhos;
Como é proibido lá caçar e treinar, os coelhos estão normalmente menos picados (mostram-se mais, são mais lentos, menos desconfiados) o que é excelente para treinar os cães, principalmente os cães novos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
JPedro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
JPedro


Número de Mensagens : 55
Idade : 32
Localização : Braga
Data de inscrição : 27/12/2009

onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino EmptySáb Set 18, 2010 3:46 am

Boas pessoal

Só queria deixar um aparte, de que o meu pai este ano soltou para cima de 5 coelhos(50€), (e todos os anos tem sido) isto numa bouça coladinha a casa, só mesmo para treinar de vez em qando uns cachorros novos, e sinceramente acho q tem sido uma perda de tempo, desde gatos a pessoal q levou para lá 7 ou 8 caes caçados, n vale a pena ter este trabalho se as pessoas vao por tras e estragam... Acho q o grande problema está nas pessoas q n usam a lógica, pois se existem campos de treino é para treinar os caes e se lá n tem coelhos q se manifestem contra as organizaçoes.
Estes locais junto ás casas, n servem só para haver alguns coelhos e para ninguem os matar, servem também para q o coelho tenha um local socegado, onde eles deverao criar e a caça iria.s espalhar.
Concluindo: Onteontem vieram treinar aqilo q parecia um rebanho, e lá foi outro orelhudo...
Anda muito pessoal com fome de caça e qando se junta tudo no mesmo sitio, só espero q qem n saia prejudicado seja eu.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty
MensagemAssunto: Re: onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino   onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
onde treinar os nossos cães de coelho visto a maioria não ter campo de treino
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» dicas e truques para treinar cães de coelho
» Campo de treino de caes de caça
» Campo de treino para caça menor
» Treino de caes de caça ao coelho
» Onde posso conseguir? Penas de perdiz, pele de coelho ou de lebre para treino...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: