Caça & pesca & natureza
Origens podengo andaluz - opiniões Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Origens podengo andaluz - opiniões Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Origens podengo andaluz - opiniões

Ir para baixo 
+4
Nuno Miguel
Marcodatsun
beretta302
Gabriel
8 participantes
AutorMensagem
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 1:23 pm

Lá estamos nós a chamar podengos andaluzes a Podengos Portugueses.
Vejam as raças que os espanhóies têm, depois comparem com outras a nivel mundial e certamente acharam uma igual, como exemplo o Bodeguero ratonero, não é mais do que um fox paulista e como esta outras tantas.
Nós, portugueses, pensamos sempre que a galinha da vizinha é melhor do que a minha, o que não é verdade.
O que é nacional é bom, pois desenvolveu as caracteristicas para a funcionalidade que lhe é solicitada.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 2:08 pm

Caro amigo Gabriel,

Agora deixou-me intrigado.

Não obstante o facto de ter adquirido esta cadela (e que bastante trabalho me deu para a ter em casa), confesso saber pouco da raça... o que conheço é o que leio, e o que vi foi apenas por video, pois desconheço quem tenha outros animais desta raça...

Foi essa a razão que me levou a levantar outro tópico sobre o assunto, e onde constatei que muita gente afinal tem cães destes e estão todos satisfeitos (gostei particularmente do relato do amigo podengos&coelhos)...

Quando diz que o podengo andaluz é Português, refere que a origem da raça é nossa? e os Espanhois vieram cá buscar sangue?
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 3:27 pm

Sim, eles vieram cá buscar os cães e ao longo dos anos têm feito cruzamentos e fixado o tipo de cão que querem.
Nota-se que os cães que eles chamam de andaluzes têm o pêlo mais fino, mas o tamanho é do médio Português, pergunto onde foi buscar aquele pelo? R: ao podengo canário, pêlo mais fino e de cor mais avermelhada.

Nova pergunta, então e os Andaluzes de pêlo cerdoso, onde estão?
Como não têm podengos canários cerdosos têm mesmo que ficar com os Portugueses, ou então meter-lhe Ibicenco, claro que ao longo do tempo vão cruzar lisos com cerdosos e vão arranjar um tipo muito identico ao liso só que cerdoso.

Veja no site da FCI e depois pode constatar quais os tipos de cães permitivos são reconhecidos aos espanhóis [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 3:55 pm

Já agora observem o Cirneco de Itália [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 4:32 pm

Este tema merece um topico proprio... parece-me importante demais para estarmos aqui a debitar esta matéria num topico destinado ao endireitar de orelhas...

Parece assunto para estarmos aqui umas quantas páginas a escrever, com o qual certamente o amigo Gabriel não se importará de nos esclarecer neste campo...


Deixo isso ao critério do moderador...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 4:41 pm

lanço este tema para dar seguimento á conversa dos amigos Gabriel e Beretta
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 5:50 pm

eu concordo com o que o amigo gabriel diz, o problema é que nós tambem podiamos fazer, mas o problema talvez nao esteja em nos caçadores mas em pessoas acima de nos que nao estao para aí viradas agora outra pergunta que coloco pois nao sei, qual surgiu primeiro? o andaluz ou o portugues? pergunto porque nao sei mesmo..
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 7:33 pm

Olá amigos.

Vejo por aqui muitos tiros e pouca pontaria, quando falam em comparações.

1º Servimo-nos para criticar o que nossos vizinhos fazem, mas estamos a nos esquecer, as criticas que fazem com a aqueles fazem e trabalham e registam os cães no (LOP.

2º Onde andam a iniciativas de trabalho do podengo português?

3º Que as iniciativas tem o clube do podengo?

4º O que faz associação que existe no norte do podengo?

5º Onde existe um campo de treino intenso para treinar podengos?

6º Qual é trabalho de divulgação que os próprios criadores vão tendo com os seus cães?

7º Só me apetece dizer que bom era viver em Espanha !
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptyQui Abr 22, 2010 9:38 pm

"Origem da raça
Das várias teorias relativas à origem da raça, a mais provável aponta para que o Podengo e outras raças similares do Mediterrâneo, tenham como antepassado o cão faraónico existente no alto Egipto, que hoje tem como referência o Faraó Hound, onde se acredita terem sido seleccionadas pela funcionalidade as primeiras raças caninas. Este tipo de cães espalhou-se desde a Ásia Menor (zona originária dos Fenícios em 700 a.C.), pelo norte de África e toda a bacia mediterrânica, supondo-se terem sido os Fenícios os introdutores da raça em Portugal e toda a região do Mediterrâneo.
Antiga gravura das Pirâmides
Origens podengo andaluz - opiniões FaraoA existência de elevado número de coelhos na Península Ibérica e a necessidade de aperfeiçoar técnicas de caça, ligada à subsistência das populações, levou a que estes animais do tipo faraónico tenham encontrado grande aceitação, dadas as suas características adaptáveis a essa função.
Mais tarde também os gregos e os romanos divulgaram raças com as mesmas origens e características na península, sendo ainda credível, que o mesmo tipo de cães tenha entrado a Sul de Portugal pela mão dos Árabes.
Em todo o Norte de África e orla do Mediterrâneo ainda hoje abundam os cães tipo Podengo, que embora muitos não constituam raças definidas, o seu elevado número comprova a origem da nossa raça. Mais tarde foram os portugueses a espalhar a raça por todo o mundo, encontrando-se vestígios dessa passagem, no Brasil, África central e Índia. " in [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Assim sendo, atento aoa cima elucidado no proprio clube do podengo Português, e em primeira analise, parece-me precipitado afirmar peremptóriamente que que o podengo andaluz é um "plágio" do podengo portugues...

... mas tambem digo que não é... apenas constatei o elucidado por uma entidade em principio idónea para descrever a origem desta raça...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySex Abr 23, 2010 9:10 am

"O que é nacional é bom, pois desenvolveu as caracteristicas para a funcionalidade que lhe é solicitada."

Mas tenho que concordar com o que o meu caro redigiu.
Penso que é indubitável, e assim consensual, que a raça nacional, é fruto de centenas de anos de aperfeiçoamento, que visou uma correcta adaptação da raça ao terreno, e aos quesitos que lhe eram solicitados.
Dou esse exemplo no podengo pequeno, em que julgo que somos nós que temos esta raça mais desenvolvida, isto para fazer função a locais mais apertados, onde os coelhos se acalentavam.



E apenas uma duvida.

O Clube Português do Podengo, relaciona o Podengo grande ao Alentejo, onde onde era usado na caça grossa.
Quero no entanto frisar, que eu saiba, históricamente contam-se pelos dedos das mãos as matilhas de podengos grandes que existiam no Alentejo (até aos anos 90, até que haver o boom da moda da caça grossa).
No alentejo existia sim, em cada porta um pequeno cão, por norma de orelha fita e corpo esguio, que tinha por função (alem da caça que era vista como complemento alimetar, e não desporto) comer os restos. Tdos nós já ouvimos a expressão "tenho de arranjar um canito para comer os restos". Daí eu ser de opinião que nesta zona existia predominantemente não um cão de grande porte, mas sim o podengo pequeno.

Mas posso estar errado.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySex Abr 23, 2010 9:50 am

beretta302 escreveu:
"O que é nacional é bom, pois desenvolveu as caracteristicas para a funcionalidade que lhe é solicitada."

Mas tenho que concordar com o que o meu caro redigiu.
Penso que é indubitável, e assim consensual, que a raça nacional, é fruto de centenas de anos de aperfeiçoamento, que visou uma correcta adaptação da raça ao terreno, e aos quesitos que lhe eram solicitados.
Dou esse exemplo no podengo pequeno, em que julgo que somos nós que temos esta raça mais desenvolvida, isto para fazer função a locais mais apertados, onde os coelhos se acalentavam.



E apenas uma duvida.

O Clube Português do Podengo, relaciona o Podengo grande ao Alentejo, onde onde era usado na caça grossa.
Quero no entanto frisar, que eu saiba, históricamente contam-se pelos dedos das mãos as matilhas de podengos grandes que existiam no Alentejo (até aos anos 90, até que haver o boom da moda da caça grossa).
No alentejo existia sim, em cada porta um pequeno cão, por norma de orelha fita e corpo esguio, que tinha por função (alem da caça que era vista como complemento alimetar, e não desporto) comer os restos. Tdos nós já ouvimos a expressão "tenho de arranjar um canito para comer os restos". Daí eu ser de opinião que nesta zona existia predominantemente não um cão de grande porte, mas sim o podengo pequeno.

Mas posso estar errado.

Não está errado pois só tinha podengos grandes quem tinha dinheiro.
Também é verdade que os pequenos eram chamados os tira teimas e muitas vezes usados como cão bicheiro.
Também o amigo Vitor Almeida tem razão, onde estão as provas de trabalho para podengos.
Se me sair o euromilhões, fica aqui prometido, que faço um campo de provas para podengos pequenos e médios.
Se alguém tiver terreno e coelhos e quiser disponibilizar o terreno, vamos a isso.
Seria certamente o principio de uma nova geração de podengos caçadores.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySex Abr 23, 2010 10:49 am

E exiatiam no alentejo, uns podengos pretos, que eram autenticas máquinas a caçar...

Entretanto nunca mais vi animais dessa caracteristica, e creio, salvo erro, que tal cor não é aceite no estalão do Podengo.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySex Abr 23, 2010 2:41 pm

Qui Sa... Os "Talibans". Eu tenho duas podengas (digo eu não têm LOP nem RI) pretas, uma é filha de uma podenga pequena de pelo liso castanha tipo chocolate e branca essa sei que é pura pois os pais tinham LOP, é uma cadela que eu aprecio muito na caça e por não encontrar macho que eu acha-se indicado no fim de ver alguns. Fui chega-la ao cão de um amigo que tem dois machos que me agradaram bastante, aos quais chamam Talibans, resolvi chegala a este por ter lido um livro sobre as origens do podengo pequeno e lá ter visto fotografias antigas que pareciam as daqueles cães.Só pariu uma cachorrita preta, autentica podenga pequena de pelo liso. Acabei por lhe comprar também outra preta filha do outro cão e de uma cadela que ele lá tem que diz ser muito boa cão. Eu digo que são podengas. Mas o que importa é que ao fim de um ano procuram e latem atraz dos coelhos como cães com experiencia na caça. A diferênça é que a filha da minha cadela foi mais precoce e não se alarga tanto, terão estas sangue de maneto e a segunda em maior quantidade pois e Espanhol tem tendencia em caçar largo. Ou será desse podengo preto antigo que permanece na sombra por não poder ter registo. Para mim é a segunda hipotese mas são só probabilidades.
Ir para o topo Ir para baixo
Delgado
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Delgado


Número de Mensagens : 42
Idade : 43
Localização : montalegre
Data de inscrição : 30/11/2009

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySex Abr 23, 2010 3:05 pm

Isto é basicamente o que os nossos vizinhos afirmam....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e agora?
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySáb Abr 24, 2010 9:25 pm

Amigos

Tive conhecimento hoje que vai haver uma prova de trabalho para podengos em Vila Flor no proximo Sabado.
Não sei promenores sobre a prova de trabalho mas se ouver aqui alguem que possa dizer mais sobre este assunto agradecia!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões EmptySáb Abr 24, 2010 10:55 pm

amigo gabriel tem toda a razao os andaluzes sao decendentes e cruzados com portuguese apenas lhe trocaram o nome Origens podengo andaluz - opiniões 688738 Origens podengo andaluz - opiniões 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Conteúdo patrocinado





Origens podengo andaluz - opiniões Empty
MensagemAssunto: Re: Origens podengo andaluz - opiniões   Origens podengo andaluz - opiniões Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Origens podengo andaluz - opiniões
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» podengos andaluzes
» Podengo andaluz
» Podengo Andaluz
» PODENGO ANDALUZ PEQUENO
» Prova de caça - podengos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: