Caça & pesca & natureza
Prova de caça - podengos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Prova de caça - podengos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Prova de caça - podengos

Ir para baixo 
+8
Marcodatsun
Nuno
Henriques
Nuno Miguel
antonio silva
podengos
custodio borges
beretta302
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 2:29 pm

Porventura alguem me pode informar, se existe em Portugal alguma prova de caça ao coelho com podengos?

Tenho assistido a inúmeros vídeos de tal prova em Espanha (excertos), quer com ibicencos, quer com andaluzes e/ou manetos, mas desconheço a existência de prova análoga em território nacional.
Ir para o topo Ir para baixo
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 4:24 pm

Boas amigo

Tanto quanto sei não existe esse tipo de prova cá, mas irei informar-me melhor para lhe dizer alguma coisa mais.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 4:51 pm

custodio borges escreveu:
Boas amigo

Tanto quanto sei não existe esse tipo de prova cá, mas irei informar-me melhor para lhe dizer alguma coisa mais.

Cumprimentos

E isso mesmo não existe provas de trabalho para os podengos em Portugal também não sei porque ? como se faz em beleza devia- se fazer também provas de trabalho com os nossos cães .. Pois Espanha esta há frente nisso eles la fazem provas de trabalho como também fazem um trabalho muito bom divulgam muito a raça que qualquer revista se fala nos podengos deles e nos por cá nada se faz com muita pena minha porque a nossa raça esta no topo e merece ser conhecida por todos .Pode ser que com o tempo isso mude abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 5:46 pm

Então assim sendo, fazemos qualquer dia nós uma prova dessas...

Denominár-se-à "1.ª Taça Caça&Pesca&Natureza"...

Meia duzia de coelhos previamente colocados num silvado, dois ou três cães por participante e pronto... lá tinha a minha esposa que encontrar um local em casa para eu expor o troféu...

Mas brincadeiras à parte, não me parece descabido de todo a realização de uma prova de caça ao coelho "à espanhola".

No que concerne ao local, não me parece dificil encontrar uma empresa cinegética, que disponibilize um pouco de "mato" para a prova (claro que seria ressarcido pela publicidade feita à reserva nas revistas da especialidade).

Participantes, parece-me que seriam bastantes mais que em S. Huberto.

Não sei, mas assim de repente só vejo prós, e nenhum contra.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 6:57 pm

beretta302 escreveu:
Então assim sendo, fazemos qualquer dia nós uma prova dessas...

Denominár-se-à "1.ª Taça Caça&Pesca&Natureza"...

Meia duzia de coelhos previamente colocados num silvado, dois ou três cães por participante e pronto... lá tinha a minha esposa que encontrar um local em casa para eu expor o troféu...

Mas brincadeiras à parte, não me parece descabido de todo a realização de uma prova de caça ao coelho "à espanhola".

No que concerne ao local, não me parece dificil encontrar uma empresa cinegética, que disponibilize um pouco de "mato" para a prova (claro que seria ressarcido pela publicidade feita à reserva nas revistas da especialidade).

Participantes, parece-me que seriam bastantes mais que em S. Huberto.

Não sei, mas assim de repente só vejo prós, e nenhum contra.

ate podemos fazer uma brincadeira dessas :lol: :lol: :lol: .. Eu também só vejo prós e nenhum contra porque mesmo para a nossa raça era muito bom logo ia aumentar cães registados com lop .. bem não sou nenhum entendido na matéria há aqui membros que sabem muito mais que eu ,não seria uma ideia fazer um baixo assinado e mandar o cpc pode ser que modem as coisas não sei se e uma ideia boa ,mas há aqui mais membros com mais experiência que eu ainda sou um lego na matéria
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 8:10 pm

Pois...

O meu caro falou num pormenor que me tinha passado despercebido... o LOP...

De facto as provas que tenho conhecimento, e tal como acima indiquei, reportam-se a raças especificas, provas de caça (trabalho) relativas a ibicencos, e andaluzes/manetos... todos cães devidamente registados...

Mas isso levanta novamente a velha questão... o LOP e as provas do CPC dão primazia à beleza e não ao trabalho... e todos sabemos que para um cão ser bom, não é necessário ser bonito e cumprir em rigor as caracteristicas do estalão da raça.

Dou aqui um exemplo... toda a gente aqui no forum idolatra os "talibãns". E eu pergunto - "Mas afinal o que é um talibã, e como se pode sequer definir a raça de um animal desse estereotipo?"

E certamente aqui ninguem duvida das capacidades de caça desse sangue. No entanto, tal animal, nem que fosse o melhor animal de caça de Portugal, poderia entrar numa prova, o que na minha cabeça não faz o minimo sentido.

A meu ver, e isto sou eu que digo, justo seria uma prova a que se olhasse a performance do cão. Qualquer cão. quem quizer participar com um caniche participa... e se ele levantar o coelho com mais rapidez e eficacia que os restantes que ganhe... digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 8:26 pm

Estou inteiramente de acordo com essa prova mas não será um pouco complicado de se fazer? tem de haver regulamento e muitas outras condições para se poder realizar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 8:49 pm

nao tem de haver regulamentos nenhuns. apenas um campo de treino pura e simplesmente, e isso nos podiamos organizar. olhem eu digo ao amigo podengos que se quiser tentar, e quiser mesmo realizar, eu podia falar com o presidente do meu bairro onde eu tenho o meu campo de treino e tem muitos coelhos. chegavamos a um acordo, preço e assim e depois faziamos uma brincadeira, com almoço, tiro aos prato e assim. amigo podengos se quiser, eu estou pronto a ajudar, nao digo que aceitem de maos abertas, mas como acho que é uma coisa boa e até ganhavam com isso eles nao recusariam, penso eu. se quiserem avançar com isto para a frente digam-me algo por mp. mas tanto eu como outras pessoas talvez se disponibilizem a arranjar local. mas o meu sitio é excelente. ate podemos falar por telemovel Prova de caça - podengos Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySex Mar 26, 2010 10:22 pm

Vamos com calma.

O amigo António Silva têm inteiramente razão.

Todo e qualquer evento requer regras. Assim será salvaguardado o bom termo de toda e qualquer acção social conjunta- com ponderação e especialmente regulamentação.

Mas estaremos a ponderar isto com seriedade e será mesmo possível a realização deste evento - pergunto ao administrador do forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Henriques
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Henriques


Número de Mensagens : 60
Idade : 43
Localização : Alenquer
Data de inscrição : 03/12/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 1:29 am

Ora aqui está uma bela ideia...

Acrescento só o seguinte poderia chamar-se antes "Prova prática de caça" e assim evitaríamos a questão do registo ou não do LOP.

Seria interessante cada Participante obrigatoriamente utilizar 2/3 cães, desta forma tanto dava para "premiar" a melhor equipe e também individualmente...

Apelo à união de todos no sentido de consensualmente efectuarmos a devida prova Prova de caça - podengos Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Nuno


Número de Mensagens : 124
Idade : 36
Localização : leiria
Data de inscrição : 01/12/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 2:06 am

Aqui esta uma boa ideia, e se o clube de canicultura desse o seu contributo,e juntando há ideia que acho que foi o amigo Nuno Miguel que deu podia se fazer os ri e a prova pratica num dia. Prova de caça - podengos Icon_biggrin Prova de caça - podengos Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 4:16 am

uma coisa é certa, nao queiram fazer logo um envento como os espanhois, esta ideia era so entre nos, por agora e depois podia haver divulgaçao do que foi feito para enventos posteriores, e entao iriam ver que vinham mais participantes e até podiam passar a ideia a tal organizaçao que querem. mas eu acho que o objectivo nao é ter caes de lop só la, se nao so vao 2 ou 3 pessoas. convivio entre podengueiros, comentarios de caes, podiamos ter um juri, de 3 ,4 pessoas, tudo entre nós para irmos com calma. porque para tentar fazer logo um evento em grande nao se é capaz... as coisas começam pelos alicerces. comigo caso tenham alguma ideia contem comigo
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 10:30 pm

beretta302 escreveu:
Pois...

O meu caro falou num pormenor que me tinha passado despercebido... o LOP...

De facto as provas que tenho conhecimento, e tal como acima indiquei, reportam-se a raças especificas, provas de caça (trabalho) relativas a ibicencos, e andaluzes/manetos... todos cães devidamente registados...

Mas isso levanta novamente a velha questão... o LOP e as provas do CPC dão primazia à beleza e não ao trabalho... e todos sabemos que para um cão ser bom, não é necessário ser bonito e cumprir em rigor as caracteristicas do estalão da raça.

Dou aqui um exemplo... toda a gente aqui no forum idolatra os "talibãns". E eu pergunto - "Mas afinal o que é um talibã, e como se pode sequer definir a raça de um animal desse estereotipo?"

E certamente aqui ninguem duvida das capacidades de caça desse sangue. No entanto, tal animal, nem que fosse o melhor animal de caça de Portugal, poderia entrar numa prova, o que na minha cabeça não faz o minimo sentido.

A meu ver, e isto sou eu que digo, justo seria uma prova a que se olhasse a performance do cão. Qualquer cão. quem quizer participar com um caniche participa... e se ele levantar o coelho com mais rapidez e eficacia que os restantes que ganhe... digo eu...

Amigo quando falei no lop queria-me referir o que o CPC devia de fazer estou de acordo com as provas de beleza mas não podemos esquecer que o nosso podengo e uma raça de caça trabalho e por isso faz todo o sentido de fazer provas de trabalho ,como disse a raça só tem a ganhar com isso ,e não só o CPC também fica a ganhar ,isto e a minha opinião claro.
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 10:40 pm

antonio silva escreveu:
Estou inteiramente de acordo com essa prova mas não será um pouco complicado de se fazer? tem de haver regulamento e muitas outras condições para se poder realizar.

Nuno Miguel escreveu:
nao tem de haver regulamentos nenhuns. apenas um campo de treino pura e simplesmente, e isso nos podiamos organizar. olhem eu digo ao amigo podengos que se quiser tentar, e quiser mesmo realizar, eu podia falar com o presidente do meu bairro onde eu tenho o meu campo de treino e tem muitos coelhos. chegavamos a um acordo, preço e assim e depois faziamos uma brincadeira, com almoço, tiro aos prato e assim. amigo podengos se quiser, eu estou pronto a ajudar, nao digo que aceitem de maos abertas, mas como acho que é uma coisa boa e até ganhavam com isso eles nao recusariam, penso eu. se quiserem avançar com isto para a frente digam-me algo por mp. mas tanto eu como outras pessoas talvez se disponibilizem a arranjar local. mas o meu sitio é excelente. ate podemos falar por telemovel Prova de caça - podengos Icon_wink

beretta302 escreveu:
Vamos com calma.

O amigo António Silva têm inteiramente razão.

Todo e qualquer evento requer regras. Assim será salvaguardado o bom termo de toda e qualquer acção social conjunta- com ponderação e especialmente regulamentação.

Mas estaremos a ponderar isto com seriedade e será mesmo possível a realização deste evento - pergunto ao administrador do forum.

Nuno Miguel escreveu:
uma coisa é certa, nao queiram fazer logo um envento como os espanhois, esta ideia era so entre nos, por agora e depois podia haver divulgaçao do que foi feito para enventos posteriores, e entao iriam ver que vinham mais participantes e até podiam passar a ideia a tal organizaçao que querem. mas eu acho que o objectivo nao é ter caes de lop só la, se nao so vao 2 ou 3 pessoas. convivio entre podengueiros, comentarios de caes, podiamos ter um juri, de 3 ,4 pessoas, tudo entre nós para irmos com calma. porque para tentar fazer logo um evento em grande nao se é capaz... as coisas começam pelos alicerces. comigo caso tenham alguma ideia contem comigo

Também estou de acordo todo e qualquer evento requer regras .Claro Nuno tem de ser entre nos para meter o CPC nisto não é fácil..Mas com tempo e dedicação pode ser um dia ..
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySáb Mar 27, 2010 10:49 pm

Estou total mente de acordo com este evento como é só entre nos o engraçado e levar qualquer cão levar por exemplo 2 mas não importa a raça desde que seja para o coelho ..com isto ate podemos ver outras raças por exemplo o beagle e já tiramos as nossa conclusões sobre as raças ... Bem sei que é um evento que da algum trabalho mas com ajuda de alguns era um prazer me poder ajuntar a esta ideia .. Ainda não teve oportunidade de falar com o moderador marco mas na segunda feira ele já da a sua opinião ..Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyDom Mar 28, 2010 12:33 am

requer regras mas acho que nenhum de nóss está la com o intuito de ganhar mas sim participar e conviver, pois trata-se de um convivio, que no futuro proximo pode vir a dar frutos. agora se queremos fazer logo algo em grande, isto vai ser muito dificil e as coisas vao acabar no esquecimento. mas se quiserem tentar por mim tudo bem. contem comigo. outra coisa, que eu tenha conhecimento nunca se fez um convivio deste genero neste forum, era uma maneira de se organizar algo engraçado e que nos desse gozo, pois os nossos caes estavam em acçao e nos a aprecia-los. mas como tudo na vida, quem manda aqui é que tem de decidir, logo nessa materia eu ja nao tenho voto
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyDom Mar 28, 2010 9:27 pm

Apenas como achega, relembro que o ferro deve-se moldar enquanto está quente. Com isto quero dizer que a ideia deve manter-se sem esmorecer, mantendo as cautelas necessárias ao seu bom termo.

Supostamente haverá/ deveria haver um almoço de confraternização dos membros do forum, na Expocaça.

A partir daí, e mantendo já como referencia a forma como tal encontro decorrerá, poder-se-à retirar elacções acerca da viabilidade (ou não) de tal evento.

Parece-me, salvo douta e melhor opinião, que para a realização de um evento destes, mesmo sendo de caracter informal, será conditio sine qua non a realização de um evento presencial prévio...

Após sim, e pessoalmente, poder-se-ão acertar detalhes vinculativos acerca de um encontro desta natureza...

Mas isto digo eu...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptySeg Mar 29, 2010 8:26 am

penso que se trata de uma excelente ideia, temos de pensar bem como se vai realizar de formaa tornar-se o mais justa e homogenea possivel para todos os "concorrentes" Prova de caça - podengos Icon_biggrin
Antes demais não esquecer que esta prova terá de ser realizada na altura que o "podengos" estiver em portugal.
Existem um membro que nos pode ajudar muito o senhor Joao Antunes, é uma pessoa que já participou em provas deste tipo nos EUA com Beagles por isso penso que é um membro que nos pode ajudar e muito, a experiencia acima de tudo.

p.s. quanto ao almoço da expocaça, tenho de falar com o administrador podengos pois ainda não sei bem como vou orientar as coisa, penso que teremos de marcar o almoço fora da expocaça mas isto é assunto para falar noutro topico.
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: regras de prova em espanha   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 12:33 am

Esta em espanhol mas vou tentar traduzir amanha e ponho ca em portugues .. como ja esta em portugues apaguei as regras em espanhol.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]









Última edição por vvitor em Ter Mar 30, 2010 11:25 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 6:07 am

tentei traduzir o texto de cima

Caça Teste de Impressão
PADRÃO DE TRABALHO Ibiza Hound (eivissenc CA)
1 .- Comportamento.
O cão no campo é a de um cão vai trabalhar de forma independente e, aparentemente, sem receber ordens de seu driver.
2 .- A busca.
Será um registro minucioso de toda a terra, passando por alguns sites de fumos possível, saltando sobre a vegetação, quando não é muito alto e penetrante a espessura, quando necessário, não deve temer a grosso ou do mato, na peça, não não há distância entre o caçador e seu cão, sendo uma forma dos dentes, o cão passou de suspensão para o passo trote ou a galope, como eles chegam fumos. O cão com traços de pesquisa de controle com baixo ou alto o nariz para o chão como a qualidade olfativa de cada indivíduo.
3 .- A parada.
O cão chegou a parar totalmente, mesmo fazendo shows, e não como exigência de tempo, dependerá da natureza de cada um, movendo-se apenas a cauda exagerado, o movimento de caça com cães detectada no local e vai imediatamente para cobrir o voo de coelho muitas vezes alguns exemplares bateu no chão com as patas para tentar iniciar a caça, então a força será lançado para tentar pegar a peça se não, ao mesmo tempo que a peça inicial deve ser sempre visível latirla / orelha e caçar com outros cães, que por sua vez, fará o mesmo sempre visível para o mercado de pulgas nunca quente nem imitando os outros, este desorientaría para descansar e será penalizado.
No caso em que era uma área segura, mesmo com arbustos densos, o cão ou cães não devem hesitar em entrar na presença de um coelho, tentando levá-la ou expulsar.
4 .- carreira.
Nesta seção, o Hound de Ibiza é o lugar onde a marca fortemente com a diferença de outros cães. Seus saltos sobre a vegetação ou simplesmente «apanhar e ver / ouvir mais, a sua agilidade na esquiva, sua rebotes no terreno, a sua dinâmica, o seu desejo, o juiz deve ter a sensação de que o cão não se importa de Ibiza ou dor ou risco. O seu único objectivo de capturar o coelho.
5 .- Collection.
O cão que pega o coelho, está a ser entregue, desde que não contesta ou brigas, este será penalizado, a entrega será em mão, e rapidamente.
O juiz irá considerar as habilidades e características da raça
- Inteligência.
- Coerência na pesquisa.
- A localização rápida da emanação.
- Tomar a trilha e siga em ritmo acelerado.
- A batida firme e forte à vista.
- A velocidade, mas acima de tudo, a velocidade na corrida, com mudanças rápidas de direção e saltar sobre os obstáculos que vão para a etapa.
- Deixe o cachorro no salto agitar sua cabeça olhando para os olhos e caça de som.
- Isso se você levar o cão levanta a cabeça procurando o driver para a entrega rápida.
- Para dar à peça o cão vivo ou muito pouco maltratada e completamente todo.
- Especialmente a nobreza.
O juiz penalizados os seguintes pontos:
- Desobediência à chamada conduntor eventual total.
- Falta de coerência na pesquisa.
- Para ser briguento com outros cães.
- Disputas de caça carregada.
- Breaking ou esmagamento do jogo.
- Não trabalho com os outros cães de caça, em seu lazer.
- Não bata a visão de caça.
- Não penetrar na espessura de forma decisiva na face da caça.
- Bater as trilhas.
O teste terá lugar de 1 a 6 / 4 cães com tumor ou RRC obrigatório.
- Classificação:
Rabbit encontrados: 5 pontos.
Coelho ganhou 20 pontos.
Rabbit capturados e perdidos ou consumidos: -15 pontos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 11:09 am

Boas , acho a ideia Prova de caça - podengos Star3 Prova de caça - podengos Star3 Prova de caça - podengos Star3 Prova de caça - podengos Star3 Prova de caça - podengos Star3 se for preciso arranjo 2 campos de treino para fazer a prova .Tambem podemos fazer outra coisa nesse dia,como por exemplo uma feira de cães,talvez tivesse interesse...
Arranjo os campos , sitio para o petisco e sitio para a feira .Isto tudo no clube que represento,praticamente sem custos.






BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 11:14 am

A coisa está a compor-se já á regulamento e possivel espaço para o evento.
Ir para o topo Ir para baixo
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Regras das prova de trabalho do podengo (em portugues)   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 11:22 am

Espero que a traduçao esteja correcta .



Regras das prova de trabalho do podengo ibicenco

1 .- Comportamento.

O cão no campo ,sera um cão vai trabalhar de forma independente e, aparentemente, sem receber ordens de seu condutor.



2 .- A busca.
Será uma busca minucioso de todo o terreno, passando por alguns sítios de possível emanações, saltando na vegetação quando não é demasiado elevada e penetrando na grossa quando é necessário, ele não tem que temer o mato espesso nem as silvas , antes de sentir a peça, não existe escala mínima entre o caçador e o seu cão, ao ser uma modalidade ao dente, o cão passara de trote à suspensão da marcha , ou do galope de acordo com as emanações que aparecem. O cão na busca controlara os sinais com a elevação ou o nariz furado à terra de acordo com a qualidade olfactiva de cada um individual




3 .- A paragem programada.

O cão chegou a parar totalmente, mesmo fazendo shows, e não com exigência de tempo, dependerá da natureza de cada um, movendo-se apenas a cauda exageradamente, o movimento de caça com cães detectada no local e vai imediatamente para cobrir a saída do coelho muitas vezes alguns exemplares batem no chão com as patas para tentar arrancar a caça, então se lançara com força para tentar agarrar a peça se não, ao mesmo tempo que a peça inicial esta visível ou ouvida deve latir e caçar com os outros cães, que por sua vez, estes farão o mesmo ,sempre a vista nunca ao sinal quente nem pela imitação ao outro, isto desorientaria os outros cães e serão penalizados,

Caso que seja uma zona de mato forte mesmo com silvas , o cão ou os cães não têm que duvidar na penetração antes da presença de um coelho, e tentar apanha-lo ou faze-lo sair..


4 .- Busca .
E nesta secção que o podengo ibicenco marca inteiramente a diferença com os outros podengos. Seus saltos na vegetação ou para ganhar simplesmente altura e para ver e ouvir mais, a sua agilidade na esquiva , seus saltos na terra, seu ímpeto, sua ânsia. O juiz devem ter a sensação o cão não se importa com a dor ou o risco. O seu único objectivo de capturar o coelho.








5 .- cobro .
O cão que agarra o coelho e que o terá de dar , sempre sem disputas ou brigas, estas serão penalizadas, a entrega será em mão, e rapidamente.
O juiz irá considerar as habilidades e características da raça
- Inteligência.
- Coerência na pesquisa.
- A localização rápida da emanação.
- Tomar o rasto e seguir em ritmo acelerado.
- A latido firme e forte à vista.
- A velocidade, mas acima de tudo, a velocidade na corrida, com mudanças rápidas de direcção e saltar sobre os obstáculos que vão para a etapa.
- Que o cachorro no salto agite a sua cabeça procurando com os olhos e o som a caça .
- Que o cão levante a cabeça procurando o condutor para a entrega rápida da peça.
- Que o cão entregue a peça viva ou muito pouco maltratada e completamente inteira.
- Especialmente a nobreza.
O juiz penalizara os seguintes pontos:
- Desobediência antes da eventual chamada do condutor.
- Falta de coerência na busca .
- Ser briguento com outros cães.
- Disputas de caça apanhada.
- Partir ou esmagar a peça de caça .
- Não trabalhar com os outros cães de caça, trabalhar sozinho a seu belo prazer.
- Não latir com a peça a vista .
- Não penetrar no mato espesso de forma decisiva antes da presença da caça.
- Latir no rasto .



O teste terá lugar de 1 a 6 / 4 cães com LOE ou RRC obrigatório.





- Classificação:
Coelho encontrado: 5 pontos.
Coelho cobrado : 20 pontos.
Coelho capturado perdido ou comido: -15 pontos.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 3:46 pm

A caça com podengo ibicenco é totalmente diferente do podengo Portugues.
Nao creio que os nossos caes se vao por aos saltos ou nao aceitar uma ordem do dono, mas ja da para ter uma ideia.
Seria interesante ver o regulamento dos andaluzes, esses sim mais parecidos no procurar com os nossos.
Cumprimentos Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 3:51 pm

brunoferraz escreveu:
A caça com podengo ibicenco é totalmente diferente do podengo Portugues.
Nao creio que os nossos caes se vao por aos saltos ou nao aceitar uma ordem do dono, mas ja da para ter uma ideia.
Seria interesante ver o regulamento dos andaluzes, esses sim mais parecidos no procurar com os nossos.
Cumprimentos Bruno Ferraz.

sem falar que só 1 cão a ser solto seria beneficiado em relação aos outros, pois á medida que se fossem largando coelhos ou os coelhos fossem andando por lá , ficariam masi rastos originando assim que o 2 cão possivelmente se perde-se mais no rasto enquanto o 1 certamente tinha sido mais objectivo e assim sucessivamente
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyTer Mar 30, 2010 5:00 pm

Colegas acho uma excelente ideia, e se me permitirem vou dar alguns concelhos.
1, junten-se e ponham en escrito os criterios que cada un dos furistas interssados queriam num cao ideal.
2, escolham juizes competentes para julgar os caes, e que sigan o julgamento pelos criterios defenidos.
3, definem o metodo da prova onde pode ser feita o que e preciso para a fazer etc.
4, depois disto tudo definido junten-se e veijam quem tem os melhores caes.
Ha tenham a certeza que os juizes nao podem ser comprados por minis Prova de caça - podengos Icon_eek Prova de caça - podengos Icon_cheers Prova de caça - podengos Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyQua Mar 31, 2010 7:24 am

JoaoAntunes escreveu:
Colegas acho uma excelente ideia, e se me permitirem vou dar alguns concelhos.
1, junten-se e ponham en escrito os criterios que cada un dos furistas interssados queriam num cao ideal.
2, escolham juizes competentes para julgar os caes, e que sigan o julgamento pelos criterios defenidos.
3, definem o metodo da prova onde pode ser feita o que e preciso para a fazer etc.
4, depois disto tudo definido junten-se e veijam quem tem os melhores caes.
Ha tenham a certeza que os juizes nao podem ser comprados por minis Prova de caça - podengos Icon_eek Prova de caça - podengos Icon_cheers Prova de caça - podengos Icon_cheers


amigo João Antunes pode descrever num post o sistema de prova nos EUA com os beagles, eu já ouvi pessoalmente :) mas para todos sabermos e podermos ir tirando ideias
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyQua Mar 31, 2010 9:05 am

De facto folgo por ver que a ideia está a ganhar contornos...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyQua Mar 31, 2010 9:17 am

é preferivel as coisas demorarem um ano mas serem bem feitas, penso que com tempo e calma tudo se pode organizar como deve de ser
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos EmptyQua Mar 31, 2010 9:31 am

Prova de caça - podengos Icon_cheers Prova de caça - podengos Icon_cheers Amigo Marco,
ha mais do que um sistema de provas para os beaglesmas eu comeco pelo que conheco melhore,
Small Pack Option ( matilha pequena com opcao)
A opcao e que tem que dar um tiro porcima de todos os caes na accao de serem julgados para eliminar qualquer cao que tenha medo aos tiros.
Os caes sao todos julgados individualmente mas fazendo o seu trabalho em matilha.
cada pessoa quando chega ao local enscreve os caes que quer meter na prova cada cao e atribuido um numero e esses numeros sao metidos dentro de um pacote todos, depoiis as matilhas sao escolhidas a sorte os numeros tirados um de cada vez e chegando a 7 caes nova matilha.
a ordem que vao para o mato e como os numeros saiam do pacote.
a matilha com os condutores de cada cao sao largados para o mato e dechar cacar os caes quando um coelho e levantado pelos caes os condutores tem que se afastar e deixar os juizes fazer o seu julgamento, mas estarem sempre perto para controlar o seu cao.
o julgamento dentro da matilha dos caes e feita individualmente mas com atencao como o cao trabalha dentro da matilha se esta a contribuir se esta a estrovar, se esta a impidir que os outros caes da matilha desempanhao o seu trabalho.
Os juizes vao levantando ou retirando caes ate que a matilha siga o rasto com melhore eficacia, (uma nota se os juizes nao fizerem bom trabalho a matilha vai piorara), chegando a ter caes que esles acham que deven de ter oportunidade se serem vistos outra vez, por vezes passa a matilha todoa por vezes nem um passa.
depois de as matilhas iniciais serem julgadas regressao ao sitio de inicio e voltam a escolher matilhas novas com os caes que merceram ser avaliados mais.
isto e feito dependente no numero de caes ate que so tenham uma matilha com 7 caes ou menos e dai escolhem os 3 melhores.
Attencao que durante a primeira serie e que normalmente dao o tiro por cima dos caes en accao de cacar para avaliar se tem medo aos tiros ou nao.
Julgamentos sao feitos pelos criterios dos beagles,
como proucuram, como seguem o rasto, como se comprtam dentroda matilha, como controlam a rapidez que seguem o rasto em relacao as condicoes e muito importante com velocidade que o nariz lhe deixa correr. nisto tudo os caes devem de seguir o rasto com a intencao de apanhar o coelho mas dentro do control das suas propias capacidade para o fazer com a melhore ificacia possivel.
espero que ajudei Prova de caça - podengos Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Prova de caça - podengos Empty
MensagemAssunto: Re: Prova de caça - podengos   Prova de caça - podengos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Prova de caça - podengos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Torneio Nacional de caes de coelho
» Cães de caça podengos.
» II Feira de Cães e Caça -Clube Desportivo de Caça e Pesca Argense
» SANTO HUBERTO
» Prova de cães entre pessoal do fórum

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: