Caça & pesca & natureza
Torneio Nacional de caes de coelho Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Torneio Nacional de caes de coelho Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Torneio Nacional de caes de coelho

Ir para baixo 
+10
podengos
vvitor
Vitor21
patrick_lgs
zambujal
Marcodatsun
beretta302
Nuno Miguel
podengos&coelhos
D.30
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:20 pm

caros colegas, a minha Z.C.A esta a pensar organizar um torneio nacional de caes coelheiros.
visto que ja existe a prova santo huberto em portugal, mas para caes perdigueiros e como a caça nao e so perdiz tivemso a ideia de organizar um evento deste genero. Caso estejam interessados em participar gostaria que me comunicassem.
muito obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:21 pm

D.30, antes de mais deves fazer a tua apresentação que está em falta e é obrigatória pra posterior participação neste fórum.

Depois, essa tua ZCA é em Viseu?

Quais as regras da referida prova?
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:24 pm

acho que o que mais há pelo país é pessoas a quererem participar. aqui neste forum ha muita gente que iam de certeza. e em que mês estao a pensar organizar? não será tarde? é que no verão com o tempo que se faz sentir para caes de coelho não é muito bom, mas como nao sei como funcionam essas provas nao posso estar a dizer nada, apenas elogiar a ideia Torneio Nacional de caes de coelho Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:28 pm

podengos&coelhos escreveu:
D.30, antes de mais deves fazer a tua apresentação que está em falta e é obrigatória pra posterior participação neste fórum.

Depois, essa tua ZCA é em Viseu?

Quais as regras da referida prova?

peço desculpa...
o meu nome e Diogo tenho 21 anos, e sou natural de alvite, distrito de viseu.
a ZCA e a 50 quilometros de viseu na localidade de alvite.
quanto as regras estamos a fazer o regulamento, o qual esta pronto brevemente.
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:31 pm

Nuno Miguel escreveu:
acho que o que mais há pelo país é pessoas a quererem participar. aqui neste forum ha muita gente que iam de certeza. e em que mês estao a pensar organizar? não será tarde? é que no verão com o tempo que se faz sentir para caes de coelho não é muito bom, mas como nao sei como funcionam essas provas nao posso estar a dizer nada, apenas elogiar a ideia Torneio Nacional de caes de coelho Icon_wink

estamos a pensar organizar em setembro.
para organizarmos mais cedo ainda existe muita criaçao, e os caes nao iriam dar o seu melhor visto que ficavam entretidos com os coelhos pequenos.
em setembro e verdade que esta o tempo quente e os caes nao trabalham tao bem, mas vamos tentar fazer o mais cedo possivel para que nao se apanhe tanto calor.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:35 pm

Alvite, Moimenta da Beira certo?

Não se esqueçam que em Setembro já há muita gente a caçar aos coelhos e será mais dificil arranjar participantes.
Já agora, o local da prova é ALvite? O mato aí é giestas certo?
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:35 pm

Então amigo Diogo de 21 anos, de Alvite, Viseu , a haver essa prova, conte aqui com o amigo e com as suas discipulas.

Mas antes, deverá consultar este forum, pois foi aqui abordado topico semelhante, onde poderá desde já obter algumas ideias que me pareceram boas e proficuas sobre tal prova.

Relativamente à sua apresentação, e não querendo aqui assumir a função de moderador, deverá ser feita em sede propria... existe um topico exclusivo para o efeito.

E desde já benvindo, e oxalá leves a tua ideia avante.

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:37 pm

podengos&coelhos escreveu:
Alvite, Moimenta da Beira certo?

Não se esqueçam que em Setembro já há muita gente a caçar aos coelhos e será mais dificil arranjar participantes.
Já agora, o local da prova é ALvite? O mato aí é giestas certo?

sim e Alvite Moimenta da beira, sim o mato na sua maioria e giestas, mas tambem tem carqueja e tojos.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:37 pm

os participantes vão soltar os cães em zonas distintas? quais vão ser os criteiros de avaliação?
Quantos cães podem soltar? A prova será efectuada com os coelhos existentes no local ou serão colocados?


Última edição por Marcodatsun em Seg maio 24, 2010 1:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:38 pm

D.30 escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Alvite, Moimenta da Beira certo?

Não se esqueçam que em Setembro já há muita gente a caçar aos coelhos e será mais dificil arranjar participantes.
Já agora, o local da prova é ALvite? O mato aí é giestas certo?

sim e Alvite Moimenta da beira, sim o mato na sua maioria e giestas, mas tambem tem carqueja e tojos.
Isso é bom pros beagles e cruzados limparem os prémios. Torneio Nacional de caes de coelho Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:38 pm

caro membro D.30
Faça a sua apresentação e leia as regras, deixo o link
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 1:50 pm

"Isso é bom pros beagles e cruzados limparem os prémios"...

Caro amigo Rui...

A haver eventualmente uma prova de caça ao coelho em terreno idóneo para o efeito (silvas, mato cerrado, tojos com picos, etc), ainda os cães de rasto andam a tentar sair dos atrelados, já os podengos andam com coelhos a chiar na boca...

Em silvados apertados, ainda os teckels, beagles, bassets e cruzados andam a ver se por onde hão-de entrar já os podengos andam a correr com os coelhos de lá de dentro...

São bons cães, indubitávelmente, mas em provas em que o tempo, decisão, personalidade, carisma, vontade e coragem conte... não tenho qualquer duvida que o podengo será um cão que parte a milhas de vantagem face aos cães de rasto.

Mas isto é a minha opinião, e vale o que vale e como tal é perfeitamente criticável...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 2:21 pm

mas se houver uns caes bons que nao latem de rasto epanas a visto, em estevas é muito dificil verem o coelho, pois correm que se desunham, desde que nao sejam la coelhos metidos. e entao aí o beagle ganha como o rui diz, latem latem entao para uma pessoa um cao que late(normalmente anda certo) e se contar esse ponto nenhum cao os bate, pois levam o coelho até ao diabo mais velho. se houver um misto é bom e é mau, pois ha pessoas como eu que nao caçam nas silvas. as provas sao sempre de louvar e elogiar e onde se deve ir, para ver experiencias novas e caes novos e conhecer pessoas Torneio Nacional de caes de coelho Icon_biggrin . so uma coisa? a zona de caça em questao é boa para coelhos? ou fazem muitos repovoamentos?
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 4:24 pm

amigo bereta se voçe estivesse calado estava melhor esta----eu tenho aqui um x beagle com podengo dentro de silvados se la tiver coelhos mais rapido que os podengos como e que voçe pode estar a desfazer das outras raças se nao as conhece pois digo-lhe se voçe visse crusados de beagle a caçar se calhar mudava de ideias em silvados em matos em todo lado e preciso e que tenha la coelhos
Ir para o topo Ir para baixo
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 5:01 pm

zambujal escreveu:
amigo bereta se voçe estivesse calado estava melhor esta----eu tenho aqui um x beagle com podengo dentro de silvados se la tiver coelhos mais rapido que os podengos como e que voçe pode estar a desfazer das outras raças se nao as conhece pois digo-lhe se voçe visse crusados de beagle a caçar se calhar mudava de ideias em silvados em matos em todo lado e preciso e que tenha la coelhos







sim a nossa zona de caça e muito boa para coelhos.... os coelhos aqui sao bravos e muito rapidos a fugir. tem que ser caes com bom nariz para os seguirem... mas agradecia se estivessem interessados em participar que me dissessem para ter uma ideia mais ou menos do numero de participantes
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 5:21 pm

Boas Diogo (D30)....não sei se foi a minha dica no forum Santo Huberto...mas de qualquer forma ainda bem que vieste publicitar essa prova aqui no forum...pois aqui tens muitos coelheiros (mentirosos ) prontos para a acção. Mais uma vez, parabens pela ideia.

Se tudo correr bem...penso que serei mais um a participar.

Se quiseres, depois de terem as regras mais ou menos delineada...coloca-as aqui no forum para que possámos dar a nossa opinião e de forma construtiva...critica-las.
Ir para o topo Ir para baixo
D.30
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
D.30


Número de Mensagens : 8
Idade : 34
Localização : Viseu
Data de inscrição : 24/05/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 7:16 pm

patrick_lgs escreveu:
Boas Diogo (D30)....não sei se foi a minha dica no forum Santo Huberto...mas de qualquer forma ainda bem que vieste publicitar essa prova aqui no forum...pois aqui tens muitos coelheiros (mentirosos ) prontos para a acção. Mais uma vez, parabens pela ideia.

Se tudo correr bem...penso que serei mais um a participar.

Se quiseres, depois de terem as regras mais ou menos delineada...coloca-as aqui no forum para que possámos dar a nossa opinião e de forma construtiva...critica-las.

sim claro...vou por aqui para que todos possam ver..
espero ter muitos participantes, porque a caça e isto mesmo o convivio...
de qualquer forma vou tentar meter aqui as regras o mais rapido possivel
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 9:28 pm

Sr. Zambujal,

Agora assim de repente... tenho a memória a falhar... pois não me estou a recordar de onde o conheço... e da forma que o meu caro se endereçou a mim, mandando-me calar: "se estivesse calado estava melhor", sic, certamente que andamos juntos à escola.

Assim sendo, e atento á minha falta de memória, peço desde já que releve esta minha falha.

Atentamente, o certamente seu antigo colega de carteira,

Beretta.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 10:01 pm

primeiro veja em que contexto esta metida essa frase que eu disse ---se voçe pensa que o quiz ofender nao foi isso que eu quis fazer----o que eu quis dizer com essa frase e que discordo totalmente foi da comparaçao que voçe fez dos podengos com os outros caes das raças que voçe referiu
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 10:21 pm

Seria interessante haver provas para cães jovens...com menos de 1 ano. Era uma boa ocasição para os tais que aos 3 meses já caçam (hehehe só estou a picar...).

Mas no que se refere aos cruzados...aos podengos...e aos puros....numa prova com tempo é tudo muito subjectivo. E como é logico até pode acontecer que o melhor cão em prova deixe muito a desejar.

Acho que antes de se entrar em polemicas qual é que é bom ou ideal. Se deve apoiar esta iniciativa e a acontecer, entrar nela com um espirito de amizade e convivio. Porque para caganças e rivalidades já basta nas provas de cães de parar.

Vamos dar uma lição do espirito dos caçadores de coelhos. Que por norma estão habituados a caçar para o grupo. Logo há um espirito de ajuda e amizade.

Ajudar esta gente a organizar tal evento é que é importante. Torneio Nacional de caes de coelho 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 11:04 pm

apoiado Torneio Nacional de caes de coelho 600400
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptySeg maio 24, 2010 11:15 pm

zambujal escreveu:
amigo bereta se voçe estivesse calado estava melhor esta



Ex.mo Sr. Zambujal,

Não vejo porque protelar mais este assunto.

Considero-nos devidamente apresentados e conversados.

Atentamente,

Beretta302


"As três coisas mais difíceis do mundo são: guardar um segredo, perdoar uma ofensa e aproveitar o tempo." - Benjamim Franklin
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 12:06 am

patrick_lgs escreveu:
Seria interessante haver provas para cães jovens...com menos de 1 ano. Era uma boa ocasição para os tais que aos 3 meses já caçam (hehehe só estou a picar...).

Quanto ao assunto dos cães de 3 meses a achar coelhos, o amigo patrick já diz tudo na sua frase. Se tudo correr bem, em Alvite será ver para crer...

Beretta escreveu:
Mas no que se refere aos cruzados...aos podengos...e aos puros....numa prova com tempo é tudo muito subjectivo. E como é logico até pode acontecer que o melhor cão em prova deixe muito a desejar.

Acho que antes de se entrar em polemicas qual é que é bom ou ideal. Se deve apoiar esta iniciativa e a acontecer, entrar nela com um espirito de amizade e convivio. Porque para caganças e rivalidades já basta nas provas de cães de parar.

Vamos dar uma lição do espirito dos caçadores de coelhos. Que por norma estão habituados a caçar para o grupo. Logo há um espirito de ajuda e amizade.

Ajudar esta gente a organizar tal evento é que é importante. Torneio Nacional de caes de coelho 600400

Quanto ao amigo beretta, acho que melhor descrição do nosso podengo era impossível. Parece que alguém não gostou muito disto, mas pelo que me apercebi no pouco tempo que ando neste fórum, essa pessoas tem tudo de bom na caça. Os melhores cães, as melhores condições, sabe tudo sobre a caça...enfim, uma verdadeira enciclopédia ilustrada da arte de caçar.

Só fica uma questão, aonde param os moderadores?
É que este fórum tem vindo a ser palco de confrontos de palavras, por vezes pouco agradáveis, entre usuários, sem qualquer intervenção por parte dos moderadores.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
vvitor
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vvitor


Número de Mensagens : 307
Idade : 52
Localização : montijo
Data de inscrição : 16/02/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: bom senso   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 1:14 am

Em relaçao a ideia apoio a 100% , força com essa ideia e se tiver disponibilidade estarei presente.
Penso que as vezes tera de existir algum bom senso nas palavras que se utilizam, deve-se pensar 2x antes de as escrever .... tenho dito e assunto encerrado .
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 7:16 am

patrick_lgs escreveu:


Mas no que se refere aos cruzados...aos podengos...e aos puros....numa prova com tempo é tudo muito subjectivo. E como é logico até pode acontecer que o melhor cão em prova deixe muito a desejar.

Acho que antes de se entrar em polemicas qual é que é bom ou ideal. Se deve apoiar esta iniciativa e a acontecer, entrar nela com um espirito de amizade e convivio. Porque para caganças e rivalidades já basta nas provas de cães de parar.

Vamos dar uma lição do espirito dos caçadores de coelhos. Que por norma estão habituados a caçar para o grupo. Logo há um espirito de ajuda e amizade.

Ajudar esta gente a organizar tal evento é que é importante. Torneio Nacional de caes de coelho 600400

vvitor escreveu:
Em relaçao a ideia apoio a 100% , força com essa ideia e se tiver disponibilidade estarei presente.
Penso que as vezes tera de existir algum bom senso nas palavras que se utilizam, deve-se pensar 2x antes de as escrever .... tenho dito e assunto encerrado .

Bom dia é uma ideia que tambem apoio a 100 % e o mais importante ja foi dito pelo amigo patrick_lgs amizade a cima de tudo .Em relaçao o resto ja o amigo vvitor também disse tudo por vezes escrevemos coisas que a outros não cai muito bem mas nada que não se resolva abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 7:28 am

Uma das regras das quais deveriámos todos ser intransigentes. É da garantia que os coelhos existente no local da prova sejam 100 bravos.

Digo isto, porque não gostaria de ver acontecer o que acontece com os cães treinados para as provas santo huberto. Os quais estão mais treinados a detectar o cheiro a farinha que outra coisa.


Última edição por patrick_lgs em Ter maio 25, 2010 7:29 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 46
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 7:29 am

b
Vitor21 escreveu:
patrick_lgs escreveu:
Seria interessante haver provas para cães jovens...com menos de 1 ano. Era uma boa ocasição para os tais que aos 3 meses já caçam (hehehe só estou a picar...).

Quanto ao assunto dos cães de 3 meses a achar coelhos, o amigo patrick já diz tudo na sua frase. Se tudo correr bem, em Alvite será ver para crer...

Beretta escreveu:
Mas no que se refere aos cruzados...aos podengos...e aos puros....numa prova com tempo é tudo muito subjectivo. E como é logico até pode acontecer que o melhor cão em prova deixe muito a desejar.

Acho que antes de se entrar em polemicas qual é que é bom ou ideal. Se deve apoiar esta iniciativa e a acontecer, entrar nela com um espirito de amizade e convivio. Porque para caganças e rivalidades já basta nas provas de cães de parar.

Vamos dar uma lição do espirito dos caçadores de coelhos. Que por norma estão habituados a caçar para o grupo. Logo há um espirito de ajuda e amizade.

Ajudar esta gente a organizar tal evento é que é importante. Torneio Nacional de caes de coelho 600400

Quanto ao amigo beretta, acho que melhor descrição do nosso podengo era impossível. Parece que alguém não gostou muito disto, mas pelo que me apercebi no pouco tempo que ando neste fórum, essa pessoas tem tudo de bom na caça. Os melhores cães, as melhores condições, sabe tudo sobre a caça...enfim, uma verdadeira enciclopédia ilustrada da arte de caçar.

Só fica uma questão, aonde param os moderadores?
É que este fórum tem vindo a ser palco de confrontos de palavras, por vezes pouco agradáveis, entre usuários, sem qualquer intervenção por parte dos moderadores.

Caro membro Vitor21 nos como moderadores tentamos sempre não nos meter para isso usamos o email ou mp. a pedir os membros mais um pouco de calma e respeito com os outros membros nunca o fazemos por o tópicos onde esta o mal entendido sempre por mp . Neste caso ainda não fez nada porque acredito que o amigo Beretta e o amigo zambujal se bom entender já são caçadores veteranos Torneio Nacional de caes de coelho 600400

Ps, nunca e demais alertar para se ter em conta as palavras que usamos abraço a todos .. Torneio Nacional de caes de coelho 600400 Torneio Nacional de caes de coelho 600400 Torneio Nacional de caes de coelho 600400
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 7:57 am

Primeiro de tudo, quero avisar e deixar bem claro que o que vou escrever a seguir. Não deve ser interpretado como um jogar lenha na fogueira, mas sim uma tentativa de clarificar as águas.

Posto isto, devo dizer que partilho da opinião daqueles que consideram que o nosso podengo é na generalidade superior a outras raças (puras e cruzadas) para a caça ao coelho. O facto de um cruzamento ter resultado num bom cão...não faz disso uma regra. Nem os cachorros que resultam de cruzamentos são uma garantia de qualidade.

Mas isto quando se fala de caça e cães de caça as opiniões são mais que muitas. Por isso, sempre dei valor aos ensinamentos dados pelos mais experientes (mais velhos) que me demonstrem coerência, saber e lógica.

Neste caso vou publicar um excerto de um texto que saíu na revista Turcaça de Maio escrito pelo Eng. Eduardo Pombal, que não é mais que o autor do livro "A caça ao coelho"






"...Nestes últimos anos, tem-se obser­vado que muitos caçadores, insatisfeitos com os resultados
das suas matilhas de podengos, co­meçaram a recorrer a outras raças de cães
importadas, em especial beagles, bassets e teckel (designa­das, de forma
genérica por sa­bujos).

Começaram por integrar um ou dois cães destas raças nas suas matilhas de podengos. Mau
resultado! Os cães introduzidos têm formas de caçar diferentes, pegam em rastos
demasiado ve­lhos (às vezes andam a laticar a coelhos que já estão há meia hora
à cinta de um caçador de outro grupo), são lentos em comparação com os
podengos, furam mal, in­sistem demais, alargam-se na perseguição, pegam às
raposas, uns latem a torto e a direito, outros não dão um pio ... Enfim, vieram
lançar a confusão no seio das matilhas.



Numa segunda fase,tentaram resolver estes problemas, cruzan­do-os com os podengos. Nunca se viu
cruzamento mais contranatura, quer em termos morfológicos, quer em termos
funcionais. Não saem dois cães iguais. Se o cruzamento se faz para melhorar o
sabujo, então mais vale usar podengos. Se é para melhorar o podengo, então mais
vale usar só sabujos.


Numa terceira fase,alguns desi­ludidos começaram a encostar es­tes cães (puros e cruzados) para as
batidas às raposas, que é onde eles ainda vão brilhando alguma coisa.



Nada a obstar a caçar com bea­gles, bassets, etc. Cada qual tem o seu gosto. Agora, o que não
pode dar grande resultado é andar a misturar raças com formas de ac­tuação
muito diferentes na mesma matilha ou andar a cruzar raças que não têm nada que
as apro­xime.



Praticamente, todos os países da Europa têm as suas raças de sa­bujos e, onde há coelhos, é com
sabujos que os caçam. Também em Portugal existiram sabujos, só que se
extinguiram, ao contrário do que aconteceu nos restantes paí­ses. Até os
espanhóis, tão desa­fortunados na conservação de al­gumas das suas excelentes
raças de cães de caça, conseguiram manter o seu sabujo. Porque não nós? Creio
que a principal razão da extinção dos sabujos portugueses se deve à séria
competição que tiveram que enfrentar com os po­dengos que, nas suas seis
varieda­des, cobrem, de forma brilhante, todas as espécies de caça de pêlo, desde
os ratos nos celeiros até aos veados nas montarias, já para não falar nos
coelhos que são a sua especialidade, ou não se chamas­sem coelheiros. Na
verdade, é o único cão do mundo com esta de­signação.



Não vale a pena andar a
procurar, no estrangeiro, cães para caçar coelhos em Portugal."



Acho que a conclusão diz tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 8:47 am

beretta302 escreveu:
"Isso é bom pros beagles e cruzados limparem os prémios"...
Amigo Beretta, a minha afirmação veio no seguimento da minha pergunta acerca do mato existente na zona pretendida pra prova, zona essa que eu conheço relativamente bem e onde cheguei a pendurar umas perdizes aquando do livre. A vegetação da zona é a giesta como muitas abertas por baixo rente ao solo com poucas covas onde o coelho anda muítissimo e por isso os cães indicados pra zona são os cães ponteiros de preferência médios/grandes capazes de carregarem um coelho e voltarem a levá-lo ao levante (é desta forma que se caça na zona). Nesta zona cães médios/baixos e curtos de andamentos estão em desvantagem logo à partida.

Em relação ao resto e como já deve ter percebido eu sou um dos defensores acérrimos dos nosso podengos que, na minha modesta opinião, é tão só o melhor cão coelheiro que existe. Podengos há-os pra todos os gostos: pequenos, médios, grandes, lisos, cerdosos, a cantarem de rasto, a cantarem à vista, a acharem bem a seguirem melhor, etc etc e por isso não é preciso inventar nada com cruzamentos malucos e/ou utilização de raças de cães com orelha caída.

Pra acabar a conversa, quem diz que um cruzado é melhor que um podengo a seguir é porque nunca viu um podengo médio/grande dos que se utilizam no norte e que depois de cair num coelho nunca mais o larga e sempre bem encostado a ele. Pessoalmente já tive destas máquinas de seguir mas actualmente, e por caçar pouco ou nada cá pro norte, virei-me mais pros cães medios/baixos e mais curtos de andamentos.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho EmptyTer maio 25, 2010 8:53 am

Primeiro, como toda a gente sabe os moderadores e administrador nao podem estar presente no forum todo o dia, pois temos vida alem desta.
Segundo, e como o podengos ja referio, dar um alerta a todos os foristas com as palavras que se escrevem.Uma coisa é estarmos frente a frente a discutir onde o outro esta a ver as nossas reacçoes e outra coisa é escrever pura e simplesmente.
Eu infelizmente nao conheço o membro beretta, mas ja falei com o membro zambujal e tenho serias duvidas o que escreveu teria como intençao ofender alguem, apesar de na minha opiniao nao ter tido um pouco de cuidado na frase que escreveu.


Vamos ao que realmente intereça.
Caro patrick a pouco tempo estive em Sernancelhe com caçadores de la, perto da reserva do membro D30, e eles garantiram-me que os coelhos la sao 100% bravos.
Zona de grandes matagais/giestas ou limpas com muitas pedras, é o que predomina nessas regioes.

Caro D30 ja nao sei ao certo em que topico se falou ja numa prova de coelhos e se nao estou em erro foi o amigo Pimenta que transcreveu para esse topico umas quantas regras redigidas pela associaçao de podengos, ou qualquer coisa desse genero.
Tente Procurar ou quem souber coloque aqui o link do topico.

Cumprimentos Bruno Ferraz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Torneio Nacional de caes de coelho Empty
MensagemAssunto: Re: Torneio Nacional de caes de coelho   Torneio Nacional de caes de coelho Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Torneio Nacional de caes de coelho
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Quantidade de cães na caça ao coelho
» Truques e dicas de treino de cães de coelho
» dicas e truques para treinar cães de coelho
» Fotos caes do Canil do Coelho
» Treino de caes de caça ao coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: