Caça & pesca & natureza
Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos

Ir para baixo 
+13
zambujal
patrick_lgs
rafeirage
hugo50
pedro eusebio
M.Roxo
Marcodatsun
podengos&coelhos
vitor76
aderitofilipe
batistuta
coelhobravo
master
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 1:45 pm

Isto já me faz lembrar os comentadores de futebol. São todos uns cientistas da bola...Até antecipam tacticas, jogadores seleccionados, jogadores a substituír, etc...etc...
Mas na realidade não sabem fazer mais nada senão falar porque nas 4 linhas só meia-dúzia é que são realmente bons.

Voltando ao tema...

Não vale a pena inventar...há aqui pessoal que já criou/ensinaram mais cães que muitos nem que vivessem 5 vidas lá chegavam. Mais...têm neles o saber adquirido de várias gerações e não fruto de leituras na net (e outras coisas).

Há coisas que só se aprende na prática...e para isso também temos que saír do nosso mundinho. Porque por vezes, basta levar o nosso cão até à casa do "vizinho" para ver que ele afinal não era assim tão bestial mas sim uma besta.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 2:20 pm

Marco, sem dúvida que a questão do Hugo é pertinente e aposto já que cada um vai dar uma resposta diferente a essa pergunta porque o nosso país apesar de pequenino apresenta muitas diferenças no coberto vegetal, na orografia e na "arte" de caçar coelhos ... já para não falar dos gostos pessoais de cada caçador.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 2:24 pm

Patrick, os treinadores de bancada não "enchem ouvido" a jogadores feitos mas alguns em fase de aprendizagem aposto que empranham pelo ouvido (pela escrita neste caso concreto). É preciso não esquecer que muitos foristas estão a iniciar-se na arte e, a sede de saber é tanta que absorvem rapidamente tudo o que lêem( de certo e de errado).
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 3:43 pm

Apesar de gostar e admirar a maioria dos animais, o cão para mim seja de que raça fôr esta no topo dos animais que mais me fascinam. O meu gosto por estes animais não se prende minimamente às caracteristicas fisicas mas ao que eles conseguem fazer, para mim um cão de guarda tem que guardar, se por acaso começar a criar cães para este fim teriam de possuir as caracteristicas que melhor satisfizessem o que pretendia independentemente da beleza, claro que se fôr possivel juntar o util ao agradavel, tanto melhor, para mim um cão não é um animal que sirva só para admirar a sua beleza um cão tem que ser útil para ser feliz e há (n) formas de ser util. Em principio num forum de caça quando se fala de um cão a beleza é sempre muito segundaria, na minha opinião quando se faz um cruzamento tem que ser sempre com o objectivo de ter o melhor cão do mundo(pelo menos do meu) para a caça, se não fôr muito bonito olha paciencia, se não tiver lop paciencia tambem, agora caçar tem que caçar e de preferencia da forma que eu mais apreciar.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 3:58 pm

Nunca tinha reparado no avatar do podengos&coelhos e que me desculpe mas como já disse não gosto de cães pretos na caça, além de se verem mal não são tão lindos como um branquinho e se fôr um caniche de pelinho encaracolado tanto melhor. Agora porque é que ele tem um cão daqueles no avatar e eu outra preta é um contrassenso a minha então até a orelha esquerda já esta toda ruída e a direita já lhe faltam umas pecitas, quando um cão nos enche as medidas nem notamos que há tantas fotografias mais bonitas, mas que não nos dizem nada.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 4:04 pm

Gil, sábias palavras. Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712
A cadela do meu avatar já não é viva fisicamente mas as lembranças das suas façanhas continuam a viver em algumas dezenas de pessoas que tiveram o privilégio de desfrutar do seu trabalho. Sabendo que, nestas coisas, a perfeição não se consegue alcançar tenho, para mim, a plena consciência que a Preta foi, do que já conheci, a que por lá andou mais perto. Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 922137


Última edição por podengos&coelhos em Ter Jul 31, 2012 4:10 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 4:10 pm

....um cão bom....é relativo!!!!!

...a quem vá mais pela beleza e pelos lops....

....a quem goste deles rápidos, a quem gosto deles rebaixados e tunings...a quem gosto deles a "gasoleo" a para todos os gostos e feitios...mas para caça ao coelho uma coisa penso que todos gostam é a "goela" se não tiverem garganta para cantar "já não é a mesma coisa"

.....há já me esquecia depois aínda á os tais de quatro digitos eh,eh,eh
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 4:50 pm

pedro eusebio escreveu:
.....há já me esquecia depois aínda á os tais de quatro digitos eh,eh,eh

presumo que te estejas a referir aos que valem 0000 mas que na boca de alguns valem 9999 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 40618
Ir para o topo Ir para baixo
pedro eusebio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
pedro eusebio


Número de Mensagens : 685
Idade : 45
Localização : caldas da rainha.. oleiros
Data de inscrição : 26/03/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 5:06 pm

...eh,eh,eh,eh,...tanbem tanbem...

....bem aplicada!!!!!Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 8:08 pm

coelhobravo escreveu:
Apesar de gostar e admirar a maioria dos animais, o cão para mim seja de que raça fôr esta no topo dos animais que mais me fascinam. O meu gosto por estes animais não se prende minimamente às caracteristicas fisicas mas ao que eles conseguem fazer, para mim um cão de guarda tem que guardar, se por acaso começar a criar cães para este fim teriam de possuir as caracteristicas que melhor satisfizessem o que pretendia independentemente da beleza, claro que se fôr possivel juntar o util ao agradavel, tanto melhor, para mim um cão não é um animal que sirva só para admirar a sua beleza um cão tem que ser útil para ser feliz e há (n) formas de ser util. Em principio num forum de caça quando se fala de um cão a beleza é sempre muito segundaria, na minha opinião quando se faz um cruzamento tem que ser sempre com o objectivo de ter o melhor cão do mundo(pelo menos do meu) para a caça, se não fôr muito bonito olha paciencia, se não tiver lop paciencia tambem, agora caçar tem que caçar e de preferencia da forma que eu mais apreciar.

pergunto...onde é que eu assino por baixo??? Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 232712
Ir para o topo Ir para baixo
aderitofilipe
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
aderitofilipe


Número de Mensagens : 56
Idade : 45
Localização : rua 21 de janeiro
Data de inscrição : 23/01/2012

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 8:32 pm

Marcodatsun escreveu:
aderitofilipe escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Ainda bem que há pessoas com sorte que fazem de qualquer cão um cão de caça.
Parabéns pois deves ter um dom especial.



dons quais dons quais que

se calhar o amigo é que se preocupa demasiado para ter caes bons

e tudo o que é em demasia ja se sabe

será que quanto mais se treina pior?? senhor aderito não me leve a mal mas voce tem cães de caça? não to a falar cães estou a falar de cães de caça é diferente e muita gente confunde





boas sim amigo tenhop um casal de pointers e um berton ambos caçam ja lguns anos no alentejo

atençao que e nao falei em treino falei preocupaçao sao coisas destintas

eu falei é que nunca me preocupo muito se eles vao sair bons ou nao nao me preocupo muto com isso

mas a pessoas que so pensam em treinar os caes todo ano e isso nao significa rigorasamente nada

o que para mim é bom para alguns pode nao prestar ainda bem que é assim se nao nao avia caes para todos
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 9:07 pm

o cao ou cadela ser bom sangue ou ser bons caçadores nao quer dizer que de bons filhos ---caes razoaveis podem dar bons filhos ---ainda a pouco o amigo luis agostinho abriu um topico ---sobre uma cadela que tem se devia ou nao cobrila nesta altura ---visto ser razoavel e leva-la poucas vezes a caça -------MAS DAR MUITO BONS FILHOS ---isto de sangues ja conhecidos e sempre importante --mas nao e tudo no futoro dos cachorros ---pra sua evoluçao depende sempre das maos que cairam ---e da maneira como ensinam ----senao era quase tudo bom ---e todos sabemos que ha mais caes razoaveis que bons ---assuntos destes e sempre cada cabeça cada sentença ---nisto da caça o sabe tudo nao existe ---mas e preciso saber nao tanto como se caça mas como se ensina -----embora haja malta muito bons caçadores que matam pouca caça e teem grandes caes mas a zona onde caçam tem poucos coelhos e vice versa ---
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 10:22 pm

Sangues , raças , cores , altura , pelagem , ect...

E o melhor qual é ?

O melhor é aquele que nos dá alegrias no campo de treino , na caça , quando o amigo

caçador que tem cães bons , gaba o nosso ...

Esse é um bom cão de caça , faz sorrir o dono . E se faz sorrir é porque tem qualquer coisa de bom.

Cada um de nós por alguns momentos pensa mos que temos o melhor cão do mundo , mas depois

vamos ao campo de treino ou a caça , e o do amigo faz um trabalho melhor que o nosso ,e mais uma

vez pensa mos afinal não é assim tão bom , mas no outro dia acontece o contrário ...

E mais uma vez volta mos a sorrir , e o nosso continua a ser o melhor , afinal aquilo que

aconteceu de menos bom , foi o cão que não estava dos seus dias.

Quantas e quantas vezes já me fizeram sorrir e outras dava vontade de gastar um cartucho.

Todos procuramos ter os melhores , mas um dia vamos conseguir .

Agora há muitos que por mais que tentem nunca vão conseguir , porque pensam

que só por ter sangue e ´´pinta´´ , e custarem mts €€€€€€ não precisam de treinos ,

se fosse assim o Ronaldo e o Messi só apareciam ao Domingo para jogar.

E neste fórum há por aí uns quantos , penso eu ...



Boas caçadasApuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Jul 31, 2012 10:46 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Sangues , raças , cores , altura , pelagem , ect...

E o melhor qual é ?

O melhor é aquele que nos dá alegrias no campo de treino , na caça , quando o amigo

caçador que tem cães bons , gaba o nosso ...

Esse é um bom cão de caça , faz sorrir o dono . E se faz sorrir é porque tem qualquer coisa de bom.

Cada um de nós por alguns momentos pensa mos que temos o melhor cão do mundo , mas depois

vamos ao campo de treino ou a caça , e o do amigo faz um trabalho melhor que o nosso ,e mais uma

vez pensa mos afinal não é assim tão bom , mas no outro dia acontece o contrário ...

E mais uma vez volta mos a sorrir , e o nosso continua a ser o melhor , afinal aquilo que

aconteceu de menos bom , foi o cão que não estava dos seus dias.

Quantas e quantas vezes já me fizeram sorrir e outras dava vontade de gastar um cartucho.

Todos procuramos ter os melhores , mas um dia vamos conseguir .

Agora há muitos que por mais que tentem nunca vão conseguir , porque pensam

que só por ter sangue e ´´pinta´´ , e custarem mts €€€€€€ não precisam de treinos ,

se fosse assim o Ronaldo e o Messi só apareciam ao Domingo para jogar.

E neste fórum há por aí uns quantos , penso eu ...



Boas caçadasApuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 600400



Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 922137 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 922137 Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 922137

Está tudo dito.

Um cão bom é um animal que reune todas as condições pretendidas pelo seu dono, há dias bons, e ha dias menos bons.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQua Ago 22, 2012 12:41 pm

Esta tudo dito aqui
Citação :
Agora há muitos que por mais que tentem nunca vão conseguir , porque pensam

que só por ter sangue e ´´pinta´´ , e custarem mts €€€€€€ não precisam de treinos ,

se fosse assim o Ronaldo e o Messi só apareciam ao Domingo para jogar.

E neste fórum há por aí uns quantos , penso eu ...

Eu posso contar aqui uma pequena historia que se passou este ano comigo Eu tinha uma cadela a TITA a treinar mas como andava sempre solta e não queria meter vícios a cadela em março fiquei com a cadela em casa logo não teve treinos ate o mês de julho , como podes ver no meu site tenho la uns vídeos da minha TITA já fazia umas coisas latia bem uns 10 a 15 metros antes de ver o coelho e depois de o ver latia seguido sem parar o meu pai já dizia vamos ter cadela para esta época ,Eu já sabia que a cadela ia ficar no canil treinos nem belos por isso a cadela ia perder muito do que tinha aprendido.Bem cheguei em julho a Portugal e la levei a cadela pouco procurava e latir nada perdeu o latir ,depois de todo o mês a treinar na ultima semana já a vi a latir mas só com o coelho a vista,. Mesmo assim teve uma quebra muito grande na procura entrava em tudo silvas matos tudo mesmo agora ate tem medo das silvas nem entra .Como a cadela é nova tem ano e pouco e como vou para Portugal daqui a semanas vou conseguir com muito treino por a cadela melhor mas acho que nunca vai ser a cadela que era se tem continuado com treinos.
Eu sei que o sangue faz falta nisso não tenho duvidas e claro que se cruzar os meus cães vejo o que eles tem de bom e menos bom e so assim é que os cruzo mas eu na minha maneira de treinar prefiro uma cadela muito boa boa mesmo e cruzar com um macho menos bom mas que complete algo que falta na cadela não sou da opinião que cães muito bons da cachorros muito bons também porque se fosse assim so teríamos cães muito bons ,a realidade e bem outra .
Se querem ver a diferença da tita podem ver os vídeos antigos e vejam os de agora e ai da para ver o que ela perdeu em 3 meses .
Ja o disse e continuo a dizer um cachorro tem de levar sempre treino quanto mais monte melhor quanto mais caça melhor no mínimo ate a sua 2 época de caça .
Mas isto sou eu a falar cada um da os treinos que quer e pode .

Aqui podem ver os videos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

comprimentos

jose
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySáb Set 01, 2012 11:21 am

Que me perdoem, a conversa vai interessante mas, está-se a fugir ao tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQua Out 16, 2013 3:49 am

Tópico antigo que fui rabiscar...a razão prende-se com um pormenor que ninguem abordou mas tenho a certeza absoluta de que muitos aqui ja o fizeram, ou sabem de quem o fez! 
Falo portanto, do vincar um sangue por outras palavras cosanguinidade, com vista mais ao resultado de apuramento de sangue que propiamante ao resultado cinegenetico.
Agora dentro deste tema da cosanguinidade ainda temos de ver o "grau de cosanguinidade", isto é ao faze-lo penso que não poderá ser entre irmãos mas sim entre mãe e filhos, ou será antes mãe e netos? 
Quanto ao que esperar de um cruzamento destes considerado proibitivo?
na minha opinião e pelo que ouvi dizer, estes cães nunca são grande coisa para a caça, mas na maioria das vezes dão filhos muito bons, para alem de determinado sangue ficar com maior presença em geraçoes futuras!
Se por acaso alguem participar neste tema, e era bom que membros que são criadores de cães de caça o fizessem dessem uma opinião mas que contribuisse para o desenrolar das questões levantadas e não indo logo para o óbvio que será dizer não façam isso deve-se cruzar cães com vista a ter o melhor cão do mundo.. eu também concordo com isso, mas aperfeiçoar uma linha também tem a sua beleza e para quem o faz este tema pode ter bastante importância com varias opiniões!
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQua Out 16, 2013 9:39 am

A consanguinidade apura os defeitos e as virtudes e por isso é preciso saber bem o que se pretende.
Cruzamentos entre pais e filhos sim ... irmãos nunca.
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQua Out 16, 2013 1:29 pm

podengos&coelhos escreveu:
A consanguinidade apura os defeitos e as virtudes e por isso é preciso saber bem o que se pretende.
Cruzamentos entre pais e filhos sim ... irmãos nunca.
 Achas que ao nivel cinegetico pode sair uma coisa boa? ou quando o fazemos devemos apenas estar a pensar no resultado de criar no futuro. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQua Out 16, 2013 3:36 pm

Conhecendo bem os cães a cruzar poderá ser um bom apuramento em termos cinegéticos e até de aspecto.
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySex Out 18, 2013 10:24 pm

Rui Rocha escreveu:
12345
 Aqui esta uma grande participação no tópico.. obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySáb Out 19, 2013 8:06 am

em toda a evolução e aptidões cinegéticas dum cao para chegar a ser um bom cao de caça ----sem duvida são os sangues os principais fatores ----o resto que dizem e treta --------e claro muitos treinos ----o que eu atualmente não posso dar aos meus ----o vagar e pouco ate pra caçar ------tenho ca caes que pisaram o mato so no 1 dia de caça -----e que diferença teem da outras épocas ----sem treinos e muitos não há bons caes ---
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySeg Out 21, 2013 12:57 pm

master na minha opinião nem pais e filhos (em 1º grau) nem irmãos, como o rui disse e bem apura-se os defeitos mas também as virtudes, se me disseres que foste á descendência atras buscar mais sangue não te condeno isto se fores e um bisavó ou mais atras se for possível, agora pais e filhos em 1º grau ou irmãos nunca:amigos:
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySeg Out 21, 2013 9:01 pm

Vão me desculpar a pergunta! Como acham que se fixa o padrão de uma raça, ou como se faz o apuramento de uma raça?

Voltarei ao tema amanhã!
Ir para o topo Ir para baixo
master
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
master


Número de Mensagens : 316
Idade : 39
Localização : valado
Data de inscrição : 29/10/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptySeg Out 21, 2013 10:29 pm

master escreveu:
Tópico antigo que fui rabiscar...a razão prende-se com um pormenor que ninguem abordou mas tenho a certeza absoluta de que muitos aqui ja o fizeram, ou sabem de quem o fez! 
Falo portanto, do vincar um sangue por outras palavras cosanguinidade, com vista mais ao resultado de apuramento de sangue que propiamante ao resultado cinegenetico.
Agora dentro deste tema da cosanguinidade ainda temos de ver o "grau de cosanguinidade", isto é ao faze-lo penso que não poderá ser entre irmãos mas sim entre mãe e filhos, ou será antes mãe e netos? 
Quanto ao que esperar de um cruzamento destes considerado proibitivo?
na minha opinião e pelo que ouvi dizer, estes cães nunca são grande coisa para a caça, mas na maioria das vezes dão filhos muito bons, para alem de determinado sangue ficar com maior presença em geraçoes futuras!
Se por acaso alguem participar neste tema, e era bom que membros que são criadores de cães de caça o fizessem dessem uma opinião mas que contribuisse para o desenrolar das questões levantadas e não indo logo para o óbvio que será dizer não façam isso deve-se cruzar cães com vista a ter o melhor cão do mundo.. eu também concordo com isso, mas aperfeiçoar uma linha também tem a sua beleza e para quem o faz este tema pode ter bastante importância com varias opiniões!
abraço
altesa escreveu:
Vão me desculpar a pergunta! Como acham que se fixa o padrão de uma raça, ou como se faz o apuramento de uma raça?

Voltarei ao tema amanhã!
Amigo altesa é neste contexto que falo em cosanguinidade, para que se fixe um padrão e apuramento de determinada raça (mais em cães "rafeiros")  penso que é necessario as cosanguinidades, as duvidas que me surgiam era o grau de cosanguinidade e resultados obtidos tanto ao nível cinegético e principalmente se esses sangues mais vincados dariam depois maior consistencia das virtudes daquilo que queremos em futuros cachorros.
Dois experientes membros no que toca a criação de cães deram a sua opinião a qual eu tirei as minhas conclusões.

Uma delas e tocando nas palavras do podengos&coelhos é que se pode tirar bons resultados cinegéticos da ninhada resultante logo da cruza em cosanguinidade, e aqui pensava que isso poderia falhar! 
Fico ainda na duvida sobre filhos desses cães com sangue mais vincado, se irá marcar mais um padrão ou não é certo que isso aconteça, a vista desarmada dando a minha opinião pelo que tenho lido, penso que se consegue realmente marcar mais um padrão desta maneira.

A outra conclusão tocando agora nas palavras do Marcodatsun, é que ao faze-lo devera ser o mesmo sangue mas em gerações mais distantes que 1º grau, penso que ao fazer isto tiramos melhor aproveitamento da ninhada por não ser uma cosanguinidade directa, mas tenho as minhas duvidas se ao faze-lo marca mais o padrão que queremos para a raça, pois pelo meio, estão mais sangues envolvidos o que podera desmarcar caracteristicas  de um cruzamento deste tipo que para mim ao faze-lo tera de ser com mais objectivo de criação que propriamente de sair uma maquina.

Marcodatsun, não quero pôr duvidas nas tuas palavras apenas ao ler formei uma opinião, que penso ter algum sentido, mas para eu ter uma opinião correcta teria de ter feito eu as "experiencias" e isso nunca fiz, portanto estou para aqui a levantar novos pontos de debate que no fundo servem para enriquecer o nosso conhecimento nesta area..os cães!
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Out 22, 2013 12:53 pm

Conforme prometido aqui vai:

Há três tipos de consanguinidade para fixar e apurar padrões e ou raças a que os ingleses designam por:

Line-Breeding ou reprodução em linha, que é, a copula entre dois reprodutores que descendem de um mesmo antepassado, mas pertencendo a linhagens diferentes e, portanto, com graus de parentesco não muito próximos.
Com base neste método podem usar-se muitas variantes como por exemplo a reprodução entre filhos de meios irmãos, entre primos em segundo ou terceiro grau, etc.

Family-Breeding ou reprodução em família, designam a cópula entre dois reprodutores da mesma família com antepassados comuns e de grau de parentesco mais chegado que no caso anterior.

In-Breeding ou reprodução em consanguinidade propriamente dita, designem a cópula entre dois reprodutores pertencendo á mesma família e de graus de parentesco muito próximo, isto é, pertencentes á mesma linhagem, por exemplo, a reprodução entre pais e filhos, avós e netos, e entre irmãos.
Estes  diferentes métodos de reprodução em consanguinidade representam, no fundo, diferentes coeficientes ou taxas de consanguinidade que se podem obter com reprodutores de grau de parentesco variável.

A reprodução em consanguinidade proporciona a fixação e homogeneização  de muito carateres morfológicos e funcionais, através do aumento da homozigotia dos genes responsáveis por esses carateres. Mas a consanguinidade muito elevada é acompanhada, geralmente, por um declínio dos carateres relacionados com as aptidões físicas, o vigor, a fertilidade a correção dos aprumos, etc. Devido provavelmente, ao aumento da homozigotia de genes recessivos, menos favoráveis ao bem estar e equilíbrio fisiológico do cão. 

Cada criador opta por, o que acha ser o melhor para cada caso, eu não sou criador, mas, aconselho o primeiro processo que é o mais seguro e o que dá mais garantias em termos futuros, mas nada impede que, se faça qualquer outro dos processos.

Boas experiencias e boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyTer Out 22, 2013 3:02 pm

Marcodatsun escreveu:
master na minha opinião nem pais e filhos (em 1º grau) nem irmãos
Marco, cruzar irmãos nunca ... cruzar pais e filhos, apesar de não ser recomendável, pode ser feito.
Irmãos têm o mesmo sangue dois dois "lados" (de pai e de mãe). Pais e filhos só têm o mesmo sangue de um dos lados.

Marco, concordo contigo que é sempre preferível cruzar sangues "diferentes". Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQui Out 24, 2013 8:19 pm

Não entendendo eu nada desta ciencia, mas arrisco me a dizer que ainda se pode cruzar irmão com uma probabilidade alta para os problemas. Tudo depende do gene ou cromossoma não sei bem que cada um fornece por isso ate os cruzamentos mais afastados podem correr mal se for sempre os mesmo gene ao longo de gerações e voltar a encontrar. É tudo uma questão de varias experiencias e cada caso é um caso.
Ir para o topo Ir para baixo
setter
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
setter


Número de Mensagens : 100
Idade : 59
Localização : setubal
Data de inscrição : 19/07/2010

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQui Out 24, 2013 10:15 pm

Boa noite, um dos melhores cruzamentos que se pode fezer é entre dois meios irmãos filhos do mesmo macho, desde que seja exelente.
Os problemas que possam surgir  ao fazer cruzamentos do mesmo sangue, geralmente não surgem na primeira geração, mas ao fim de tres ou quatro.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 EmptyQui Out 24, 2013 10:26 pm

setter escreveu:
Boa noite, um dos melhores cruzamentos que se pode fezer é entre dois meios irmãos filhos do mesmo macho, desde que seja exelente.
Os problemas que possam surgir  ao fazer cruzamentos do mesmo sangue, geralmente não surgem na primeira geração, mas ao fim de tres ou quatro.
Boa noite amigo setter em parte concordo consigo graças ao que escreveu e eu coloquei a negrito, mas mesmo assim o risco de "fracassar" é grande:amigos:
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos   Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apuramento de sangues com objectivos estritamente cinegeticos
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Apuramento da final campeonato nacional de S. Huberto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: