Caça & pesca & natureza
Problema na caça á perdiz com Cachorro Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Problema na caça á perdiz com Cachorro Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Problema na caça á perdiz com Cachorro

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptySex Dez 30, 2011 6:02 pm

Ola a todos, venho aqui pedir o aconselhamento dos amigos e a vossa opnião a situação é a seguinte, tenho um cachorro que tem 1 ano e 5 meses, ele ja caça a perdiz só que estou a notar um problema é que quando esta no rasto estica se mas nada que não se resolva, o problema não é esse o problema é que nao se pará ou "amarra" a perdiz parece mais um cão de rasto do que um braco alemão, o cachorro vai no rasto da perdiz e simplesmente não fixa a perdiz mesmo a perdiz estando amagada e ele antes não tinha este tipo de comportamento pois ja caçou codornizes e parava se que era uma maravilha e inclusive tambem parava perdizes mas agora não sei se é de estar a ficar viciado ou não estou com este problema isto tem se notado mais ultimanente, apesar de a zona onde caço ser uma zona um pouco limpa as perdizes ficam amagadas, por iss estou a começar a ficar preocupado,não sei se sera devido ao facto de ele ir no rasto muito depressa e com isso não pará a perdiz e atropela-a, este é unico defeito que estou a notar no cachorro pois de resto é 5 estrelas muito obdiente tras bem a mão e tudo bate bem o terreno, este tipode situação nunca me tinha acontecido por isso venho aqui na esperança de alguem me poder ajudar.desde ja agradeço se alguem me poder ajudar.



Cumprimentos a todosProblema na caça á perdiz com Cachorro 739466

"A caça tem que ser praticada com respeito e segurança"
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptySex Dez 30, 2011 6:41 pm

Antes de mais, deve pensar se houve alguma situação que provocou esse comportamento, como por exemplo, treinos com caça posta e de má qualidade, que permitiu que o cão a agarra-se. Depois de eliminar essa hipótese, pode avançar para outras.
A enumerar:
- Comportamento possessivo por ser um cão dominante, tendo-se revelado e agravado mais com a idade. Pode ser corrigido com treino de obediência (imobilização à ordem: fica, volta, etc).
- Ausência ou pouco instinto de paragem, que pode ser corrigido com o treino com caça (com uso de guia).
- Ter abatido a caça que ele levanta sem a parar. Resolve, gradualmente, nunca atirando a uma peça que ele não tenha previamente parado.

Isto são tudo hipóteses plausíveis, mas que devem ser ajustadas em função do conhecimento do cão.
Um questão: ele já parou e deixou de parar, ou nunca parou?
Ir para o topo Ir para baixo
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptySex Dez 30, 2011 11:57 pm

Caro amigo RMBC ela antes parava muito bem a caça desde em caçadas as codornizes como as perdizes, e é muito obdiente so que quando apanha o rasto da peça fica maluco e em cada jornada de caça fica pior, ele agora deixou de parar pois parava se muito bem,não entendo o porque desta mudança, sera de ainda ser novo?
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptySáb Dez 31, 2011 9:41 am

Nesse caso, penso, que será a 1ª opção. Deve intensificar o treino de obediência. O Pára, Fica, de forma a que o possa imobilizar (ou retardar), antes de chegar à peça. Também nunca deve atirar a uma peça picada por ele. Sei que é chato, pois pode chegar a não matar nada, mas é a única maneira de ele começar a parar.
Pode, ainda, nos treinos utilizar uma guia e segurá-lo antes dele se atirar à peça. Quando estiver parado, faça-lhe festas e tranquilize-o com palavras a meia voz. Outro conselho que lhe dou, é que o treine com pombos e com uma caixa lançadora. Quando se aperceber que ele sentiu a peça, solte imediatamente o pombo. Gradualmente ele vai tendo mais cuidado e parar mais longe.
Outro detalhe: enquanto não tiver a paragem consolidada, não brinque com ele a atirar peças para ele ir buscar (não se o faz, mas se o fizer suspenda isso).
Lembre-se que para remediar esse problema não há fórmulas mágicas. Apenas trabalho, dedicação e muita paciência.
Ir para o topo Ir para baixo
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 11:36 am

Obrigado pela ajuda amigo RMBC,sim eu sei que só com muito treino isto vai la, aminha duvida era que se isto podia ser um problema passageiro devido ao cão ser novo ou se era mesmo o inicio de um vicio no cão pois tenho um Perdigueiro português e com ele não tive este tipo de problema, mas cada cão é um cão diferente, mas uma vez mais obrigado e ja agora gostava de saber se em caso de precisar de ajuda o amigo pode me ajudar? Obrigado pela atenção e um bom ano para si.

Cumprimentos Daniel Pinto
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 11:47 am

Esse é o tipo de "problema" que resolve com o treino. Podendo controlar as variáveis, torna-se mais fácil. Durante o acto de caça normal não é fácil, pois deixaria, por vezes, de atirar.
Se conseguir arranjar uma caixa lançadora era o ideal. Em alternativa use a guia. Sugiro os pombos por duas razões. 1º são mais baratos e se arranjar alguém que os crie e que voltem para casa, até ficam de borla. Em 2º porque levantam para cima e não pousam no chão, fazendo com que o cão não se sinta tentado a ir apanhá-los.
Se precisar de ajuda vá perguntando. Problema na caça á perdiz com Cachorro 232712
Ir para o topo Ir para baixo
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 12:00 pm

Muito obrigado pela ajuda e pelas informações vou tratar de comprar uma caixa, por acaso não sabia que treinar com pombos tambem resoltava, só mais uma informação quanto tempo deve durar os treinos e quantas vezes devo fazer o treino com os pombos e devo fazer todos os dias?
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 12:12 pm

Pombos também dá. Os profissionais usam-os.
Os treinos dependerão da aceitação por parte do cachorro. Devem durar pouco tempo, ou até ele começar a dar indicação que está a ficar saturado. Não é preciso fazer isso todos os dias. Três dias por semana bastam e cerca de 15-20 minutos é o suficiente.
Quanto à caixa, há vários modelos e preços. As de marca não são baratas, mas já há quem as faça artesanalmente que ficam mais baratas e também cumprem o objectivo.
Ir para o topo Ir para baixo
dani pinto
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
dani pinto


Número de Mensagens : 91
Idade : 39
Localização : argoncilhe
Data de inscrição : 13/07/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 12:42 pm

Obrigado por tudo, vou tentar tratar esta semana de comprar a caixa, e começar no proximo fim de semana de começar os treinos e depois vou informando-o como estão a correr os treinos, obrigado uma vez mais por tudo, e desculpe o incomudo.

Cumprimentos Daniel Pinto
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro EmptyDom Jan 01, 2012 12:50 pm

Problema na caça á perdiz com Cachorro 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty
MensagemAssunto: Re: Problema na caça á perdiz com Cachorro   Problema na caça á perdiz com Cachorro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema na caça á perdiz com Cachorro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» caça a perdiz
» Vídeos de caça á perdiz
» Escolher um cachorro ?!
» Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.
» Problema com recolha de caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: