Caça & pesca & natureza
Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.

Ir para baixo 
+10
Vitor21
podengos&coelhos
Nuno Miguel
mário ferreira
Banzé
podengos
Marcodatsun
patrick_lgs
brunoferraz
beretta302
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 9:00 am

Sempre me ensinaram a que assim que o coelho é morto, as tripas são retiradas imediatamente. Se o coelho tiver a tripa varada, a carne fica logo com mau gosto. Novamente, caçadores a sério sabem a que me refiro. E um conselho de quem gosta muitissimo de coelho frito e na brasa de coentrada: após tirar as tripas, encher a barriga com carqueija. Dá um belo gostinho à carne.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 10:00 am

beretta302 escreveu:


Sempre me ensinaram a que assim que o coelho é morto, as tripas são retiradas imediatamente. Se o coelho tiver a tripa varada, a carne fica logo com mau gosto. Novamente, caçadores a sério sabem a que me refiro. E um conselho de quem gosta muitissimo de coelho frito e na brasa de coentrada: após tirar as tripas, encher a barriga com carqueija. Dá um belo gostinho à carne.

Relativamente nunca vi ninguem a fazer isso, nem sabia tao pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 11:30 am

É a principal causa da carne depois saber mal...

Assim que se mata, faz-se um pequeno rasgo na barriga, coloca-se parte das tripas de fora, depois com o coelho agarrado pelas patas dá-se um movimento brusco, que a energia cinética e a gravidade fazem o resto. Sai tudo - tripas e bucho, fica apenas o coração e os rins. Nem as mãos se sujam.

Quanto à razão de o fazer, imagina o que é o conteudo das tripas dos coelhos andar todo o dia a "bedungar" cavidade toraxica... ao sol, aos porradões, a levar dentadas, etç...

Assim, o coelho fica limpinho, e se meteres o tal raminho de carqueija, a carne fica um espectáculo.

Eu a ver espanhois a colocarem a caça acabada de matar, toda embrulhada em mochilas, pergunto-me quem comerá depois aquela carne...

Ás perdizes, para tirar a tripa, introduzia-se uma forca de madeira no cú, perdoem-me a expressão, que depois se roda para que as tripas se embrulhem no pau e se agarrem, depois é so puxar, que aquilo sai tudo.

Devias fazer um topico deste tema.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 11:55 am

Amigo Beretta,

Posso lhe garantir que não existe habito de tirar a tripa ao coelho bravo acabado de matar em todo o nosso Portugal. Pela minha experiencia, só é praticada por quem caça a sul do Tejo. Eu presumo que seja pelo clima ser mais quente.

Garanto-lhe que em dias de inverno frios não há necessidade de tirar a tripa do coelho. E o gosto ao comer é na mesma delicioso.

São habitos... Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 12:44 pm

Acredito que sim.

Nas perdizes, confesso que tambem não tiro a tripa.

Mas ao coelho, e não só pelo calor, tiro sempre as tripas, imediatamente após o abate. Sempre o fiz, e aconselho a fazer.

Agora estava era à espera que algum caçador de gravata me viesse "espicaçar", mas já vi que neste forum é só rapaziada sem fato de gala e de pernas rasgadas.. e ainda bem... porque esse é o verdadeiro espirito da caça ao coelho - ir buscá-los onde eles estão!!
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 2:23 pm

beretta302 escreveu:
Antes de mais, alem de dois ou três videos que tenho em casa sobre andaluzes e ibicencos, este é indubitavelmente um dos melhores videos já feitos (e que eu conheço) sobre caça ao coelho.

Aqui caça-se a sério, com cães a sério, coelhos a sério, e caçadores a sério...

Mas duas criticas ao que vi:

1.º - Eu, como alentejano, recuso-me a caçar aos coelhos com alguem de gravata. Ficar numa espera de gravata é achincalhar os outros que andam com silvas até ao pescoço. E quem caça a sério aos coelhos, ao fim da noite sabe bem como chegam as pernas, e compreende na perfeição o que critico. Para alem do mau estar que aquela vaidade certamente causa...

2.º - Sempre me ensinaram a que assim que o coelho é morto, as tripas são retiradas imediatamente. Se o coelho tiver a tripa varada, a carne fica logo com mau gosto. Novamente, caçadores a sério sabem a que me refiro. E um conselho de quem gosta muitissimo de coelho frito e na brasa de coentrada: após tirar as tripas, encher a barriga com carqueija. Dá um belo gostinho à carne.

quem fala assim é puro e verdadeiro caçador,
cá em casa não se limpa na hora, limpa-se no dia assim que chegamos a casa.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex maio 28, 2010 10:31 pm

[quote="beretta302"]Acredito que sim.

Nas perdizes, confesso que tambem não tiro a tripa.

Mas ao coelho, e não só pelo calor, tiro sempre as tripas, imediatamente após o abate. Sempre o fiz, e aconselho a fazer.

Agora estava era à espera que algum caçador de gravata me viesse "espicaçar", mas já vi que neste forum é só rapaziada sem fato de gala e de pernas rasgadas.. e ainda bem... porque esse é o verdadeiro espirito da caça ao coelho - ir buscá-los onde eles estão!![/quote]

Voce é um brincalhao.
De gravata so se for nos treinos, neste caso de sapatilhinha.
Cumprimentos, Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 3:19 pm

Como prometido já dividi um dos topicos peço desculpa teve de cortar algumas coisa para ficar mais o menos dentro do tema .Para quem vier agora saber do que se esta a falar ,mais uma vez desculpa Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400 Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400 Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 4:18 pm

Ontem vi num video Espanhol, um nustro hermano a retirar coelhos de uma mochila, todos enrolados, e a tirar as tripas com um facalhão XXL...

Não sei se posso chamar tripas, porque me pareceram mais papas...

E fê-lo ao sol, com moscas q.b.
Ir para o topo Ir para baixo
Banzé
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Banzé


Número de Mensagens : 339
Idade : 50
Localização : Cabo da Roca - Cascais
Data de inscrição : 07/03/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 5:55 pm

Por acaso não tenho esse habito, mas o que já assisti foi a caçadores a fazerem isso sem qualquer cuidado de quem vem atrás e deixarem as tripas por todo lado e depois os cães banqueteiam-se nelas.
Na epoca passada numa ZCM a que fui, um grupo que vinha adiantado fez isso ao pé dos carros e foram-se embora, depois, alem das moscas que rapidamente ali se juntaram, os cães encheram a barriga com aquilo, lutaram uns com os outros, entretanto na confusão esfregaram-se naquilo, enfim, um final de jornada estragado por uma falta de cuidado ou por algo feito de propósito para quem vem atrás.
Quando dizem que os matam e estripam logo, eu penso no que fazem ás tripas?
Enterram-nas?
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 6:54 pm

amigos eu então tiro as tripas aos coelhos sem os abrir e nem sequer utiliço navalha. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 6:58 pm

aiii amigos eu como rapaz que mora na cidade mas que todos os fins de semana está no campo, quinta ou nas minhas avós vou vos dizer como se faz na aldeia da minha avó(minha aldeia pois fui registado lá). mata-se o coelho e tira-se as tripas no dia de calor, e este ano o meu avô ensinou-me a tira-las bem rapidinho e sem me sujar. faço-lhe um buraco e volto ao contrario e por acçao da gravidade caem logo, se nao tivesssem la os caes, podiam ir para o chao mas como aquilo depois demora a secar e porcausa de outros caes, ou como nos proximos dias podemos ir para lá colocamos a secar em cima de um pinheiro pequeno ou na ramada de um pinheiro maiorzito, enrolamos as tripas a uma rama e espetamo-las quando necessario, quem ainda mata porcos domesticos sabe do que falo, pois é igual a quando se pendura o figado. assim secam lá em cima pois era necessario vir uma tempestade enorme para as tirar do pinheiro, e mesmo assim nao sei, pois como a rama dos pinheiros pica, tambem faz com que nao caiam. nos dias de chuva nao tiramos pois está mais fresco e quando está frio nao tiramos. tiram-se em casa. e tambem acho bem pois com a chuva e vendo forte caiem no chao e demoram a ser removidas, logo passado umas semanas ainda lá estao, isto se os javalis não passarem lá, pois sao doidos por tripas Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_razz
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 6:59 pm

deve fazer um furo igual ao que faço mas com os dedos ou um pau Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 7:12 pm

AMIGOS EU NEM FURO FAÇO. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 7:16 pm

mário ferreira escreveu:
amigos eu então tiro as tripas aos coelhos sem os abrir e nem sequer utiliço navalha. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400

mário ferreira escreveu:
AMIGOS EU NEM FURO FAÇO. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400

Entao amigo Mario como é que faz conte-nos como é que faz estamos aqui para aprender . Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 7:24 pm

olhem amigos eu posso estar a falar sem saber mas o coelho tem dois orificios, boca e cu, não saem por nenhum desses logo tem de haver sempre um furo pequeno, agora de dizerem que nao utilizam navalha isso acredito
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 7:28 pm

e possivel tirar as tripas sem abrir um buraco...basta pegar com uma mão as patas de trás e com a outra pelo pescoço...levantar o coelho e com força dar-lhe um esticão para baixo.
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySeg maio 31, 2010 7:41 pm

AMIGOS É A COISA MAIS FACIL EU NÃO QUERIA ACREDITAR ATÉ QUE VI COM OS MEUS OLHOS E HOJE ASSIM QUE ABATO UM COELHO É LOGO A PRIMEIRA COISA QUE FAÇO.PEGA-SE NO PESCOSSO DO COELHO E SACODE-SE NA DIREÇÃO DO CHÃO DUAS OU TRÊS VEZES SENTE-SE UM ESTALO DEPOIS COMEÇA-SE APERTAR DO PESCOSSO COM AS DUAS MÃOS O COELHO ATÉ AO RABO ANTES DE CHEGAR AO RABO VAI UM BALÃO Á FRENTE DAS MÃOS QUE VAI ARREBENTAR NO RABO SAINDO AS TRIPAS TODAS E SEM FAZER SANGUE NA NOSSAS CALÇAS FICAM LIMPINHOS EXPRIMENTEM E DEPOIS DIGA-ME Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400 Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 7:50 am

Nuno Miguel escreveu:
olhem amigos eu posso estar a falar sem saber mas o coelho tem dois orificios, boca e cu, não saem por nenhum desses logo tem de haver sempre um furo pequeno, agora de dizerem que nao utilizam navalha isso acredito

Pese embora jovem, e já aqui com algumas posições menos ortodoxas, devo dizer que desta vez tiveste uma frase engraçada...

Mas nunca duvides desta malta mais antiga... isto da caça tá-se sempre a aprender, e aparece com cada uma que espanta até aqueles que não se espantam!!!

Agora amigos Mário e Patrick... acredito plenamente em vocês, mas não estão a fazer a descrição pormenorizada.. afinal as tripas saem pelo cu, ou pela barriga que rebenta?

Estou extremamente interessado nessa tecnica, até porque pese embora não toque nas tripas com as mãos (basta esticar o coelho pelas patas após o golpe), às vezes sujo-as com sangue... e todos sabemos o que faz o sangue ao oxido do cano...

Vocês não conseguem meter aqui um video dessa técnica vanguardista??
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 8:08 am

pois faz me confusao nao haver furo mas não vou logo desmentir, pois cada cabeça cada ideia nova Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_wink agora nessa coisa de haver rebentamento, assim nao dá Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_razz ( pois assim ha sempre furo, estou a brincar)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 8:12 am

esta é que nunca tinha ouvido Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_scratch Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_scratch Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_scratch Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_scratch Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_scratch

mas se voces dizem eu acredito Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 8:41 am

Pessoalmente penduro sempre os coelhos na cartucheira pra ficarem bem esticadinhos e só os estripo nos dias de Setembro quando o calor aperta mais. Pra estripar faço um corte na barriga do coelho e, um pouco atabalhoadamente, sacudo e volto a sacudir e lá consigo retirar-lhe as tripas.
Já vi verdadeiros artistas na arte de retirar as tripas aos coelhos e até na arte de empiolar os coelhos mas eu sinceramente sou muito fraco nessa arte.

Nas perdizes (espécie que me iniciou na caça e atrás das quais acompanhei o meu pai e restantes companheiros de caça durante 10 anos) utilizava a técnica do pau enfiado pelo cú acima da perdiz e que depois de muito enrolar lá trazia a tripa agarrada. Esta técnica serve pra qualquer ave e também é utilizada nos patos. Por falar em patos já vi pessoas que lhe arrancam a língua depois de morto(dizem eles que é pra tirar o cheiro a lodo).
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 2:07 pm

Cada vez que me lembro desta frase, escangalho-me a rir...

Nuno Miguel escreveu:
olhem amigos eu posso estar a falar sem saber mas o coelho tem dois orificios, boca e cu!

Nuno mesmo que não saibas que estavas a falar... isso é um facto consumado! Mas olha que lá pelo meio há mais uns quantos orificios...

Como nos humanos...Temos boca e cu... mas consoante o genero há mais uns orificios pelo meio...

Grande abraço para ti Nuno.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 2:12 pm

Esta merece o prémio pra frase da época e à conta dela já me fartei de rir aqui sozinho!
Grande abraço Nuno e não te estragues que és um rapaz às direitas. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 5:00 pm

Amigos beretta e [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], vocês também me sairam cá umas peças... Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_razz Sempre no gozo...

Bem, em relação ao estripamento, no grupo em que caço não há muito esse hábito. Quando matamos um coelho, penduramo-lo à cinta de forma a que fique esticado. Depois quando chegamos ao carro para o almoço metemo-los em sacas de plástico e guardamos dentro de geleiras (quando está calor).
Só é costume estripar quando são os cães que o agarram e rasgam o coelho, ou em tempos passados quando eles caçavam no Alentejo e ficavam por lá vários dias acampados.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 6:06 pm

pois voçes sao frescos, e ja sei de que orificios falam Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Icon_razz aiiii voçes gostam é das coelhas, bem bem
Ir para o topo Ir para baixo
mário ferreira
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
mário ferreira


Número de Mensagens : 1511
Idade : 53
Localização : lisboa
Data de inscrição : 26/05/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptyTer Jun 01, 2010 11:01 pm

AMIGOS AS TRIPAS SAEM PELO CU DO COELHO MAS NÃO SE ESQUEÇÃO OS COELHOS TÊM QUE ESTAR QUENTES AINDA(ASSIM QUE OS ABATEM) Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 600400 TENHO PENA MAS NÃO TENHO VIDEO MAS ASSIM QUE TIVER NÃO ME VOU ESQUECER. Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 739466
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex Jul 16, 2010 10:21 am

beretta302 escreveu:
Sempre me ensinaram a que assim que o coelho é morto, as tripas são retiradas imediatamente. Se o coelho tiver a tripa varada, a carne fica logo com mau gosto. Novamente, caçadores a sério sabem a que me refiro. E um conselho de quem gosta muitissimo de coelho frito e na brasa de coentrada: após tirar as tripas, encher a barriga com carqueija. Dá um belo gostinho à carne.


Sempre me ensinaram a fazer isso desde o inicio, principalmente nos 1ºs dia , em que ainda existem dias de muito calor. Lebres e coelhos, tripas fora e depois um bocado de carqueija dentro da barriga e até ás perdizes sacavamos a tripa com um arame que era introduzido pelo cuzinho da bicha. Mas não lhe doía nada, pois já estava no outro mundo Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Lol . Sempre me ensinaram a fazer isso principalmente para preservar o sabor da caça.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex Jul 16, 2010 12:12 pm

João Paulo escreveu:
...era introduzido pelo cuzinho da bicha. Mas não lhe doía nada...
Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. 139124

vocês são uns sadicos...não é por nada que a malta dos verdes é contra a caça. Já não é pelo acto de caçar em si....mas sim pelo que a peça cinegética sofre depois de abatida Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Kopfschuettel

Em dias de calor levo sempre uma ou duas geleiras de campismo cheias de gelo...e conforme a malta vai matando 2 ou 3...toca a ir para o carro e por na geleira. Os coelhos nunca chegam a congelar...ficam frescos.

Vantagem: não há qualquer contacto interior pelas moscas...nem sujidade.

Desvantagem: ter de ir ao carro...mas eu aproveitava sempre para dar água aos cães...
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. EmptySex Jul 16, 2010 7:35 pm

Não costumo tirar as tripas logo por a razão que já foi dita pouco "higienico" para o terreno é mais uma grande fonte de germes larvas entre outros e tambem pork entra lixo pelo orificio pork não sei essa tecnica de tirar pelo anûs mas se levar uma manteiguinha pode ser que resulte melhor!!!! ehehehe lol
Mas tambem ao não tirar é certo que ficam um pouco batidos... mas se estiver rebentado tiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty
MensagemAssunto: Re: Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.   Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Estripamentos de peças de caça coelho perdiz etc.
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dar desconto às peças de caça na altura do tiro
» Marinada Básica para Peças de Caça Grandes
» Desaparecimento da caça de pena - Patos/Perdiz/Galinhola/Pombo/Rola/Tordo etc:
» caça a perdiz
» Vídeos de caça á perdiz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: