Caça & pesca & natureza
pombos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
pombos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 pombos

Ir para baixo 
5 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 3:49 pm

Já agora e para animar um pouco o pessoal.


Na vossa opinião...as largadas de pombos (mansos ) é legal ou não?


Dou já a dica....nos campos de treino ...só se podem abater especies cinegéticas de cativeiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 4:04 pm

patrick_lgs escreveu:
Já agora e para animar um pouco o pessoal.


Na vossa opinião...as largadas de pombos (mansos ) é legal ou não?


Dou já a dica....nos campos de treino ...só se podem abater especies cinegéticas de cativeiro.

A largada é legal, o abate não, pois o que diz a lei da caça, é que, constitui ilícito criminal, o abate de espécies não cinegéticas...

Mas ainda assim toda a gente faz vista grossa, até ao dia em que alguém se lembre, (vamos lixar uma dezena de caçadores), e então... claro está que quem se vai lembra, terá por trás, os que têm a mania que ser caçador é ser assassino... tipo V e outros...
Envio a lei, desconheço se já foi alterada penso que não:



Caçar espécies não cinegéticas
Al. b) do nº1 do artº6 da Lei 173/99 conj. Nº 1 art 3º DL 202/04 e seu ANEXO I
Nº1 do artº30 da Lei 173/99
Prisão até 6 meses ou multa até 100 dias
Não há duvidas... aqui aplica-se...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 4:31 pm

Boas, relativamente à utilização de cod., penso e apenas penso, que podem ser utilizadas nos campos de treino, mas o que é verdade é que não tendo licença para detenção/transporte, a coisa complicasse...

Ainda assim, e em treino a lei é clara, pode ser utilizada...

Estas contradições, são fruto dos nossos legisladores não conhecerem a realidade do país... e depois lacuna atrás de lacuna...

Uma lei diz, sim, a outra diz, talvez mas..., e a outra diz, não nunca...

(Mais do mesmo...)


Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:10 pm

Só me quis referir ao post inicial do topico quando se fala em armas, subintende-se que ao acompanharem o caçador no treino não é só para mostrar aos canitos, isso faziamo-lo em casa.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:20 pm

patrick_lgs escreveu:
Já agora e para animar um pouco o pessoal.


Na vossa opinião...as largadas de pombos (mansos ) é legal ou não?


Dou já a dica....nos campos de treino ...só se podem abater especies cinegéticas de cativeiro.

Aqui julgo haver alguma confusão, que é dissipada se consultarem artº 55 no se ponto 7 do dec/lei 202/2004, em que permite nas largadas os pombos, é evidente que se eles forem correios cria muita complicação aos caçadores e organizadores das largadas, assim como os pombos vulgares não terem comprovativo de estarem vacinados contra a doença de Newcastle.

Por vezes, ou quase sempre, nós é que fazemos uma tempestade num copo de agua por não sabermos dar a melhor interpertação ás coisas, tambem a ficalização ás vezes fica baralhada, neste caso das largadas, não entendem muito bem as coisas, eu já tive a prova disso e depois de lhe explicar a situação compreenderam-na e deixaram-me continuar com a largada, mas tambem por estas e outras coisas, ainda piores, é que existem advogados e os tribunais, se os podermos evitar tanto melhor pombos 232712

Força lá com os canitos e com as largadas, nesta altura da epoca é o que mexe com este nosso prazer. pombos 739466

______________
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:38 pm

Amigo Mota...queria era referir-se à alinea 10 do referido Decreto-Lei.

Veja o seguinte:

Definição de Largada existente no decreto-lei:
«Largadas», actividade de carácter venatório que consiste na libertação de exemplares de espécies cinegéticas criadas em cativeiro para captura no próprio dia;

Não há excepção referida. No entanto a alinea 10 do artº 55 diz:

Nas largadas é permitida a utilização de pombos.


Eu pergunto...quais pombos??? os mansos que temos em casa??pombos correios?? os outros (considerados especies cinegéticas, torcaz, da rocha e bravo) não porque não se podem criar em cativeiro.
No que ficamos??

Para mim é claro, aqui não há lugar à má interpretação. O que temos que saber qual o "espirito da Lei"...o que o legislador quis dizer com "pombos". É certo que seguramente que se estava a referir a pombos mansos. Mas à luz da Lei...eu teria muito cuidado.


Última edição por patrick_lgs em Dom Abr 10, 2011 6:39 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:39 pm

patrick_lgs escreveu:
Amigo Mota...É verdade que o referiu em relação à desactualização da Lei que referi. Agora, veja-mso isto:

Artigo 55 alinea 6 do Decreto-Lei 202 de 2004...diz o seguinte:

Fora do período venatório para as espécies de caça menor, só é permitido o abate de espécies cinegéticas
criadas em cativeiro.



Caro amigo, se for treinar o seu cão num campo de treino onde haja perdizes, coelhos, lebres, codornizes, na altura do defeso...é perfeitamente legal, desde que não se façam abates. A lei é clarissima nesse aspecto.

A partir do momento de há o uso de arma...todas as especies cinegéticas abatidas têm de ser provenientes de cativeiro.

Por isso, muitas ZCA têm campos de treino para coelheiros e não podem usar arma. Porque seriam obrigadas a introduzir coelhos para os treinos.

Logo o mesmo funciona para uma zona onde haja codornizes (bravas), patos(bravos), lebres(bravas), coelhos(bravos), faisões(bravos), perdizes(bravas).



pombos 232712 pombos 232712 pombos 232712 pombos 232712

Amigo patrick.

Desculpe, mas continua enganado, o ponto 6 do art 55 está alterado pelo dec/lei 201/2005.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:45 pm

patrick_lgs escreveu:
Amigo Mota...queria era referir-se à alinea 10 do referido Decreto-Lei.

Veja o seguinte:

Definição de Largada existente no decreto-lei:
«Largadas», actividade de carácter venatório que consiste na libertação de exemplares de espécies cinegéticas criadas em cativeiro para captura no próprio dia;

Não há excepção referida. No entanto a alinea 10 do artº 55 diz:

Nas largadas é permitida a utilização de pombos.

Os pombos correios, que o são na mesma, ao não esrtarem anilhados já não há problema, só não são autorizados nas largadas apenas e só para defesa dos seus proprietarios e bem digo eu.



Eu pergunto...quais pombos??? os mansos que temos em casa??pombos correios?? os outros (considerados especies cinegéticas, torcaz, da rocha e bravo) não porque não se podem criar em cativeiro.
No que ficamos??

Para mim é claro, aqui não há lugar à má interpretação. O que temos que saber qual o "espirito da Lei"...o que o legislador quis dizer com "pombos". É certo que seguramente que se estava a referir a pombos mansos. Mas à luz da Lei...eu teria muito cuidado.

Mais uma vez as minhas desculpas, as especies cinegeticas referidas naquilo que diz são para abate no proprio dia e isso é quie é importante referir. O ponto 8 do artº 55 acrescenta os pombos nas largadas, aqui com os pombos é que tem que haver certos cuidados com aquilo em que eu já disse no outro post atraz, quem os largar tem que assumir responsabilidades e saber aquilo que está a fazer, embora as autoridades, ao não terem um certo bom senso, podem-nos complicar um pouco a vida.

Agora o ponto 10 do artº 55 refere o seguinte, "nos campos de treino de caça devem ser recolhidos todos os residuos resultantes das actividades desenvolvidas".


Última edição por AHMota em Dom Abr 10, 2011 7:04 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:58 pm

Só para terminar pois o topico não é o indicado e por isso peço as minhas desculpas.

NB. Os pombos correios, que o são na mesma, não estando anilhados podem ser largados sem qualquer problema, apenas e só são proibidos, devidamente indentificado, para defesa do seu proprietario e bem, digo eu.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 6:58 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...

Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 7:41 pm

Amigo Mota,

As autoridades não se podem reger pelo bom senso. Para se poder efectuar qualquer tipo de controlo tem que ser por base no que diz a Lei. Tudo o resto são atitudes que determinadas pessoas tiveram mas que não justificam nada.

O amigo fala em que fizer a largada tem de se responsabilizar????? Vai se responsabilisar por quê em concreto. Na largada em si...ou no transporte por cada caçador dos pombos até casa??

Aqui é claro que a Lei está omissa no que diz respeito a quais pombos a serem utilizados...e é claro que algumas autoridades sabendo do facto façam vista grossa. Mas por muitas voltas que dêm...legal não é.


e quanto à referencia das alineas não sei ...mas eu tenho o pdf que recebo dos diários da república :)
pombos 17760763
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 8:32 pm

patrick_lgs escreveu:
Amigo Mota,

As autoridades não se podem reger pelo bom senso. Para se poder efectuar qualquer tipo de controlo tem que ser por base no que diz a Lei. Tudo o resto são atitudes que determinadas pessoas tiveram mas que não justificam nada.

O amigo fala em que fizer a largada tem de se responsabilizar????? Vai se responsabilisar por quê em concreto. Na largada em si...ou no transporte por cada caçador dos pombos até casa??

Aqui é claro que a Lei está omissa no que diz respeito a quais pombos a serem utilizados...e é claro que algumas autoridades sabendo do facto façam vista grossa. Mas por muitas voltas que dêm...legal não é.


e quanto à referencia das alineas não sei ...mas eu tenho o pdf que recebo dos diários da república :)
pombos 17760763

Totalmente certo, mais uma vez, o amigo sabe do que fala, e já se deve ter informado antes de afirmar o que afirma, nada mais a dizer, por isso é que digo para terem é cuidado na publicação destas coisas, pois temos os V, ANDDA, etc etc, que podem estragar a festa, (a tal coisa de, vamos lixar uma dezena destes C.)...

Falaria mais, mas por limitações, não o vou fazer....
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 10:03 pm

patrick_lgs escreveu:
Amigo Mota,

As autoridades não se podem reger pelo bom senso. Para se poder efectuar qualquer tipo de controlo tem que ser por base no que diz a Lei. Tudo o resto são atitudes que determinadas pessoas tiveram mas que não justificam nada.

O amigo fala em que fizer a largada tem de se responsabilizar????? Vai se responsabilisar por quê em concreto. Na largada em si...ou no transporte por cada caçador dos pombos até casa??

Aqui é claro que a Lei está omissa no que diz respeito a quais pombos a serem utilizados...e é claro que algumas autoridades sabendo do facto façam vista grossa. Mas por muitas voltas que dêm...legal não é.


e quanto à referencia das alineas não sei ...mas eu tenho o pdf que recebo dos diários da república :)
pombos 17760763

Patrick, o que está exposto não está actualizado, foi alterado á algum tempo pelo dec/lei 201/2005.

"Bom senso" é referente a entender ao que está escrito e serem conhecedores do que regulamenta as largadas, agora têem todo o direito e devem intervir levantando o respectivo auto sobre a ilegalidade que está a ser cometida na largada.

"Responsabilidades" é nós sabermos o que deveremos fazer perante a organização de uma largada, é claro que estamos sempre sujeitos a cometer precalços, perfeito?? ainda está para nascer o 1º que o seja.

"Pombos" é um facto que não está especificada a especie, mas existe legislação, para alem do ponto 8 do artº 55 do dec/lei 202/2004, que suporta aquilo que venho falando, só acredita quem quer e a mais não é obrigado, não me peça é agora para a ir procurar, iria dar-me uma trabalheira do caraças, já o fiz quando comecei a realizar largadas.

Sei que era tudo muito mais facil estar especifico por exemplo, pombos vulgares, mas é que vida já há algum tempo que está a andar depressa demais e depois sendo assim, é muito dificil as coisas acontecerem como nós queremos, temos tambem que perder um bocadinho de tempo e perceber minimamente como estas vidas, da caça, funcionam e depois dar-lhe uma correcta interpertação de principios o que é fundamental para as coisas correrem bem e aliás, não existiriam coimas, em todas as actividades da nossa vida social, se tudo fosse feito na perfeição e como sabe é impossivel isso acontecer, as leis têem sempre um bocadinho por onde as autoridades lhe possam pegar.

_____________
Cumprimentos.
Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptyDom Abr 10, 2011 10:34 pm

sergio-monteiro escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...


Na minha opinião e na certeza que nas largadas se pode atirar a pombos vulgares e aos correios que não estejam identificados com as respectivas anilhas, estas identificam o pombo e o respectivo proprietario e daí, o que é dos outros deve de ser respeitado.

Ó amigo Sergio então pombos mansos??? aonde é que os há?? eles não se deixam apanhar á mão, brincadeira. pombos 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 10:31 am

AHMota escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...


Na minha opinião e na certeza que nas largadas se pode atirar a pombos vulgares e aos correios que não estejam identificados com as respectivas anilhas, estas identificam o pombo e o respectivo proprietario e daí, o que é dos outros deve de ser respeitado.

Ó amigo Sergio então pombos mansos??? aonde é que os há?? eles não se deixam apanhar á mão, brincadeira. pombos 232712




Boas amigo;

Não sei se o amigo tem alguma formação jurídica, mas amigo, existe uma coisa
nas leis que se chama "cláusula revogatória" ou "norma
revogatória" e ainda existe os diplomas de alteração à redacção, “as
normas de alteração” ou "cláusula de alteração à redacção", estes últimos,
depois originam a republicação da mesma lei”, que no caso do diploma que o
amigo fala, é o artigo 1.º do D. Lei 201/2005 de 24 de Novembro,
que dita apenas a alteração à redacção da lei, e não a sua revogação.

Bem, assim, é na norma revogatório que se têm de ver se os diplomas anteriores
estão de facto totalmente revogados, pois qualquer diploma pode ser revogado
das seguintes formas:

"revogação tácita" - Por norma é uma revogação total

"revogação expressa" - como o nome diz, é uma revogação escrita, que pode
ser total ou parcial.

"Revogação presumida" - quando não há mais fundamento de existência
da lei, (ex: a lei que protegia uma espécie em vias de extinção, só que ela extingue-se
e já não existe, logo a lei deixa de ter sentido)




Pelo que, o artigo 1.º do D. Lei 201/2005 de 24 de Novembro,
apenas prevê a alteração à redacção, ficando o D. Lei 202/2004 de 18 de Agosto
em vigor, pelo que o amigo não têm razão no que tanto tenta fundamentar, pois a
única norma revogatória existente, é publicada na nova redacção do D. Lei
202/2004 de 18 de Agosto, nos termos do artigo 2.º, que apenas revoga o art.º 32.º e art.º 116.º…




Isto tudo para lhe dizer que, o que está em vigor, é a
republicação do D. Lei 202/2004 de 18 de Agosto, com a introdução das alteração
por força do do D. Lei 201/2005 de 24 de Novembro, e que, este diploma de
alteração, nada veio revogar…




Tenho dito;





Mas salvaguardo a minha opinião




A minha opinião não é douta, mas amigo olhe que a sua por
aquilo que li, também não a é:




Sérgio Monteiro
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 10:50 am

AHMota escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...


Na minha opinião e na certeza que nas largadas se pode atirar a pombos vulgares e aos correios que não estejam identificados com as respectivas anilhas, estas identificam o pombo e o respectivo proprietario e daí, o que é dos outros deve de ser respeitado.

Ó amigo Sergio então pombos mansos??? aonde é que os há?? eles não se deixam apanhar á mão, brincadeira. pombos 232712

Para ver se tem razão, faça o seguinte:

Marque uma largada de pombos, com abate a tiro, e informe a Liga Portuguesa de Defesa dos Animais, e convide também a Guarda Ncional Republicana, diga-lhes que foi o Sr. que organizou, e abata uma pomba à frente deles... logo vai ver se tem razão, posso ser eu que esteja a ver mal a coisa.... affraid

Desejo-lhe muita sorte, e bons tiros...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 11:29 am

sergio-monteiro escreveu:
AHMota escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...


Na minha opinião e na certeza que nas largadas se pode atirar a pombos vulgares e aos correios que não estejam identificados com as respectivas anilhas, estas identificam o pombo e o respectivo proprietario e daí, o que é dos outros deve de ser respeitado.

Ó amigo Sergio então pombos mansos??? aonde é que os há?? eles não se deixam apanhar á mão, brincadeira. pombos 232712

Para ver se tem razão, faça o seguinte:

Marque uma largada de pombos, com abate a tiro, e informe a Liga Portuguesa de Defesa dos Animais, e convide também a Guarda Ncional Republicana, diga-lhes que foi o Sr. que organizou, e abata uma pomba à frente deles... logo vai ver se tem razão, posso ser eu que esteja a ver mal a coisa.... affraid

Desejo-lhe muita sorte, e bons tiros...

Amigo Sergio.

Uma largada num campo de treino de caça os pombos são mesmo para abater, isso eu não tenho duvidas nenhumas, agora tambem sei que os tribunais existem.

Até quando ando a caçar e ao matar uma lebre iria ter problemas com essa tal organização protectora que tem todo o direito de defender aquilo que entende, na sua prespectiva claro, de ser o melhor para a defesa dos animais e eu respeito essa atitude, vejo-a como um ex de equilibro das coisas, portanto, entendo que as coisas não devem ser colocadas numa prespectiva de nos estarmos a atacar sistematicamente uns aos outros, os caçadores que tratem dos seus direitos e a protectura dos animais que faça o mesmo e depois, não havendo entendimento, alguem terá que decidir, nunca poderá ser sempre da conveniencia de uma só parte, debatendo, respeitando-nos, avançaremos, é claro que nesta luta vencerá quem for mais organizado e eles são-no muito mais do que nós.

Não, não tenho conhecimento juridico nenhum, mas entendo as coisas com simplicidade, nunca as pretendendo complicar.

Então como o amigo refere as alterações feitas ao dec/lei 202/204 pelo dec/lei 201/2005 não estão em vigor, não foram revogadas como você diz, quero o amigo dizer mantem-se todo como estava não é verdade??.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 11:42 am

AHMota escreveu:
Não, não tenho conhecimento juridico nenhum, mas entendo as coisas com simplicidade, nunca as pretendendo complicar.

Então como o amigo refere as alterações feitas ao dec/lei 202/204 pelo dec/lei 201/2004 não estão em vigor, não foram revogadas como você diz, quero o amigo dizer mantem-se todo como estava não é verdade??

Não foi isso que disse, o que disse foi, o D. L., que o amigo fala, não revoga, mas sim altera, e o D.L. que o amigo fala, apenas entra em vigor para dar conhecimento da alteração de outro D.L..

Veja o seguinte exemplo: ninguém vai revogar uma constituição/código penal/código de processo penal/código civil, etc, por completo, antes publica uma Lei, que a vai alterar a sua redacção, mas o diploma o seu nome/número continua igual, e o que altera fica só por isso mesmo como referencia de alteração à redacção...

Claro que não se pode dizer que fica tudo igual, pois vai ser republicada o diploma alterado, mas só naquilo que o DL de alteração alterar, e não o contrário...

Não sei se ma faço entender...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 11:45 am

Amigo, faça o seguinte, abra um novo tópico, que se chame normativos de caça, para podermos debater isto no tópico certo, pois aqui o tópico é Campo de treino, e assim estamos a violar as regras do fórum...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 11:48 am

[quote="AHMota"]
sergio-monteiro escreveu:
AHMota escreveu:
sergio-monteiro escreveu:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], então na sua opinião, pode ou não se pode atirar aos pombos e claro está mansos...


Na minha opinião e na certeza que nas largadas se pode atirar a pombos vulgares e aos correios que não estejam identificados com as respectivas anilhas, estas identificam o pombo e o respectivo proprietario e daí, o que é dos outros deve de ser respeitado.

Ó amigo Sergio então pombos mansos??? aonde é que os há?? eles não se deixam apanhar á mão, brincadeira. pombos 232712

Para ver se tem razão, faça o seguinte:

Marque uma largada de pombos, com abate a tiro, e informe a Liga Portuguesa de Defesa dos Animais, e convide também a Guarda Ncional Republicana, diga-lhes que foi o Sr. que organizou, e abata uma pomba à frente deles... logo vai ver se tem razão, posso ser eu que esteja a ver mal a coisa.... affraid

Desejo-lhe muita sorte, e bons tiros...

Amigo Sergio.

Uma largada num campo de treino de caça os pombos são mesmo para abater, isso eu não tenho duvidas nenhumas, agora tambem sei que os tribunais existem.

Até quando ando a caçar e ao matar uma lebre iria ter problemas com essa tal organização protectora que tem todo o direito de defender aquilo que entende, na sua prespectiva claro, de ser o melhor para a defesa dos animais e eu respeito essa atitude, vejo-a como um ex de equilibro das coisas, portanto, entendo que as coisas não devem ser colocadas numa prespectiva de nos estarmos a atacar sistematicamente uns aos outros, os caçadores que tratem dos seus direitos e a protectora dos animais que faça o mesmo e depois, não havendo entendimento, alguem terá que decidir, nunca poderá ser sempre da conveniencia de uma só parte, debatendo, respeitando-nos, avançaremos, é claro que nesta luta vencerá quem for mais organizado e eles são-no muito mais do que nós.

Não, não tenho conhecimento juridico nenhum, mas entendo as coisas com simplicidade, nunca as pretendendo complicar.

Então como o amigo refere as alterações feitas ao dec/lei 202/204 pelo dec/lei 201/2005 não estão em vigor, não foram revogadas como você diz, quero o amigo dizer mantem-se todo como estava não é verdade??.

Já agora leia o artº 2º nas alineas i) e q) do dec/lei 201/2005 e diga-me o que é que entende sobre elas, vai ver que estão em sintonia com aquilo que venho referindo sobre os pombos nas largadas, acho que para se evitarem confusões, é só saber consiliar as coisas e elas resolvem-se sem tribunais, mas sim com o "bom senso" de entender o que está escrito na regulamentação destas coisas, acho que para se entender bem esta problematica tem que se ler de uma ponta á outra tudo o que a ela diz respeito e percebe-la.

Cumprimentos
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 11:59 am

Repito,

Os pombos, não estão na classificação de espécies cinegéticas, e é esse o problema...

Sempre houve largadas, mas a sua legalidade pode ser metida em causa...

Na minha opinião, que afirmo não ser douta, é que até agora e penso que por mais uns anos, a coisa vai passando, mas até que os V e as ... dos bichos, tenham vontade de atravancar isto tudo.

Amigo, força, quer fazer largadas, força, e como diz, existe tribunal, advogados etc etc, mas até que se resolva, vai ficar sem poder caçar... (medidas de coação)... cada qual sabe de si, e Deus sabe de todos...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 12:00 pm

sergio-monteiro escreveu:
Amigo, faça o seguinte, abra um novo tópico, que se chame normativos de caça, para podermos debater isto no tópico certo, pois aqui o tópico é Campo de treino, e assim estamos a violar as regras do fórum...

Já tinha feito o meu pedido de desculpas por isso, volto a faze-lo.

Quanto a abrir um novo topico não sei se é importante debater a especifidade de uma largada, mas se alguem o quiser fazer força nisso. pombos 232712

Cumprimentos.
Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 12:09 pm

[quote="sergio-monteiro"]Repito,

Os pombos, não estão na classificação de espécies cinegéticas, e é esse o problema...

Então vamos trata-los cinegeticamente, Pombo da Rocha



Sempre houve largadas, mas a sua legalidade pode ser metida em causa...

Como tudo pode ser posto em causa.


Na minha opinião, que afirmo não ser douta, é que até agora e penso que por mais uns anos, a coisa vai passando, mas até que os V e as ... dos bichos, tenham vontade de atravancar isto tudo.

Aqui para os combater os caçadores terão que ser mais organizados apertanto com quem nos representa, OSC.


Amigo, força, quer fazer largadas, força, e como diz, existe tribunal, advogados etc etc, mas até que se resolva, vai ficar sem poder caçar... (medidas de coação)... cada qual sabe de si, e Deus sabe de todos...[/quote]

Isso é uma outra questão e como quem anda á chuva molha-se teremos que nos sujeitar, ou então paramos na totalidade.


Cumprimentos.
Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado
avatar



pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 12:20 pm

Como!!! ?????

Pombo Rocha!!!???

Bem essa é mesmo para se dizer, "porreiro pá", mais uma boa ideia, somos
mesmo Portugueses... vou propro isso ao nosso legislador... que se
calhar nem sabe o que são "Pombos Rocha"...

Amigo, o sr.º está a brincar não está?

Bem para mim já chega... o sr.º de facto é um amante do tiro...

Tiro ao prato pode ser uma alternativa...

1.º era a lei.
2.º era já não sei o que...
3.º Pombo rocha!!!

Boa sorte...
Termino a minha participação neste tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 1:33 pm

Primeiro quero dizer que como fui eu que abri o tópico e até fui eu que lancei a questão dos pombos. Quero que debate se mantenha aqui.

Apesar de só 3 membros estarem a debater o tema. Penso que haverá muita gente a ler e a aprender com o tema.


Amigo Mota,

Não entenda está troca de argumentos como sendo uma teimosia ou algum confronto de ideias. Nada disso, o intuito é esclarecer a nossa comunidade caçadora que tantas pressões e ataques sofre por parte de quem se diz defensor da natureza mas que nada faz por ela. Ao contrario de todos nós.

O problema que se passa é realmente o que o Sérgio-monteiro referiu. É que o pombo (Columba livia) que é utilizado nas largadas não é uma especie cinegética. Apesar da Lei referir que podem ser utilizados pombos nas largadas, a Lei era omissa no que diz respeito à especie a utilizar. Ao ser omissa nesse aspecto prevalecia a alinea que faz referência às especies cinegéticas de cativeiro.

Eu já tive problemas em 2002 quando fazia parte da direcçâo de uma ZCA por causa dessa situação. Recentemente, como voltei a fazer de uma EG de uma ZC comecei a juntar toda a legislação relativa à actividade da caça.
É certo que me informaram há pouco, que os pombos (mansos) encontram-se enquadrados na Lei da Caça para ser utilizados apenas e só em Largadas. Vou receber ainda hoje o decreto lei que faz esse enquadramento.

Em jeito de conclusão, todos somos poucos para entender a real confusão que vai no mundo da caça!
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 2:16 pm

Patrick não tarda nada está a ir para onde eu tinha dito, polemica e mais polemica sem se chegar a conclusão nenhuma.

Eu de modernices não percebo nada, mas publique pf o art 2º do dec/lei 201/2005 nas suas alineas i) e q) para alem de haver mais pontos na regulamentação que dão como garantia a legalidade de largar pombos de criação domestica nas largadas realizadas em campo de treino de caça e depois diga-me, se o quiser fazer, o que é que entende perante o que elas regulamentam a respeito das largadas de pombos.

E pronto para mim está acabada esta questão, debrucem-se bem sobre a situação e depois postem com realismo e isenção.

____________
Cumprimentos.
Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 4:31 pm

Quer dizer...podem-se utilizar pombos nas largadas...mas nao especificam quais...torcazes e da rocha, sao dificeis...entao quais se podem utilizar???nao fechem o debate pois estou a segui-lo com muita atençao...continuem...
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 5:45 pm

João Paulo escreveu:
Quer dizer...podem-se utilizar pombos nas largadas...mas nao especificam quais...torcazes e da rocha, sao dificeis...entao quais se podem utilizar???nao fechem o debate pois estou a segui-lo com muita atençao...continuem...

estou da mesma opinião não fechem o debate como pouco entendo desta matéria não posso comentar mas estou a segui com atenção este tópico abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 6:22 pm

João Paulo escreveu:
Quer dizer...podem-se utilizar pombos nas largadas...mas nao especificam quais...torcazes e da rocha, sao dificeis...entao quais se podem utilizar???nao fechem o debate pois estou a segui-lo com muita atençao...continuem...

Náo queria, mas lá terá que ser.

A especie cinegetica pombo da rocha, sabem de onde foi derivado o principio a sua criação?? foi dos pombais domesticos, ou vice versa, isto só para esclarecer esta especie, há outros que tambem podem ser largados criados em pombais domesticos.

Pombo Torcaz, não é necessario estar especificada esta especie cinegetica na regulamentação para nas largadas se saber que não é legal larga-los e sabem porquê??, porque não existem legalmente criadores que criem esta especie em cativeiro, senão tambem era autorizada a sua utilização, tal e qual as codernizes, nem mais nem ontem, percebem?? portanto, nunca é possivel arranjar documentação que suporte a sua autorização nas largadas e as codernizes no treino de cães.

As perdizes, os patos, os faizões e os pombos domesticos, todos nós sabemos que existem criadores autorizados, ou não??, claro que sim, portanto é passada documentação legal que é comprovativa desse facto e por isso não haver problema algum utilizar essas especies nas largadas.

Perguntam-me e os pombos domesticos aonde se vai buscar a documentação, eu por norma vou compra-los aos mercados e lá é-me facultada comprovativos da compra, tais como guias e factura da compra, como o vendedor está utorizadoa vender pombos tendo tudo em conformidade com a lei, não esquecer a vacinação contra a doença de Newcastle, portanto, tudo normal e legalissimo efectuar a largada com pombos.

Volto a chamar a atenção, existem sempre precalços, mas isso nada tem a ver com a regulamentação, é outra questão totalmente á parte daquilo que é importante saber por quem realiza largadas e sempre num campo de treino de caça.

Cumprimentos.
Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos EmptySeg Abr 11, 2011 8:25 pm

Os pombos da rocha também conhecia a sua origem, dos pombais domésticos...quer dizer que por vezes é tudo uma questão de como se interpreta a lei...pois se a propria, segundo o que tenho acompanhado aqui, diz que se podem utilizar pombos nas largadas, não especificando quais, acho que utilizando os pombos mansos comuns não se está a transgredir, pois são praticamente iguais aos da rocha ...e se estes são considerados especie cinegética...Claro que tudo devidamente vacinado e documentado...Por vezes complicam demasiado e então em relação á caça é demais...é o que faz porem pessoas que se calhar nem nunca foram ao campo, a fazerem leis para a caça...é o nosso Portugal, que eu amo, mas que é tão complicadinho...ufff...
Continuem a esclarecer-me...Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





pombos Empty
MensagemAssunto: Re: pombos   pombos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
pombos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Cartuchos para pombos
» Armação aos pombos.
» Pombos
» Pombos em dia de vendaval - Conselho!!
» quantos serão este ano?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Debates-
Ir para: