Caça & pesca & natureza
Latir no rasto - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Latir no rasto - Página 3 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Latir no rasto

Ir para baixo 
+24
rafeiro
diogo30alvite
ruiuepe
hugo50
batistuta
rafeirage
Avx777
Nuno Miguel
pedro eusebio
Abílio Vidal
coelhobravo
Marcodatsun
patrick_lgs
zambujal
L.AGOSTINHO
podengos&coelhos
podengos
José Costa
sergio magalhaes
pinho
lobo cal. 12
Claudio077
Vitor21
micael33
28 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 2:50 pm

se assim fosse todos os barulhentos eram bons!!! latir de rasto é uma coisa, agora latir mais ou menos no rasto é outra.

Um bom golo é sempre um bom golo em qualquer lado, não interessa quantos passos se deram até marcar. Por isso digo e repito. Qual o objectivo da caça?qual o objectivo do futebol?

obter o coelho, marcar golo respectivamente. se eu conseguir marcar um golo do meio campo por que hei-de eu entrar com a bola na baliza.

O objectivo na caça não é ver qual qual faz mais barulho nem o que late mais vezes por segundo... há muitos cães de rasto que latem mais vezes por segundo que todos os meus podengo. E porque razão latir bem está associado a isso? Quem me interessa a mim que um cão da policia siga o ladrão desde lisboa a barcelona, se houver outro que em metade do tempo lá esteja em cima do ladrão? Por isso é que há aqui muita gente que confunde bons cães com boa matilha e por essa mesma razão dizem isto ou aquilo desta ou aquela raça. As coisas têm isto ou aquilo de verdade mas cabe ao condutor saber interpretar, claro que muito se generaliza devido á pouca experiencia mas cada cabeça sua sentença!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 4:06 pm

Nuno, queres dar "largueza" aos teus cães?
Dá-lhes treino nocturno sem "rei nem roque".
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 5:12 pm

podengos&coelhos escreveu:
Nuno, queres dar "largueza" aos teus cães?
Dá-lhes treino nocturno sem "rei nem roque".



Saiem cá uns chamados ponteirinhos que é um espéctáculo, é giro de ver eles a levantar coelhos a 200 metros do caçador, e quando os levantam levam-nos mais 100 á frente, e os donos na tribuna a apreciar, é muito espectacular e tambem bastante produtivo, para o caçador é claro.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 5:23 pm

Rui mas tenho a preta que não há volta a dar e a filha vai pelo mesmo caminho.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 5:32 pm

Procura perto mas a seguir é que se afasta e para a minha zona para estar de porta convem que procurem um bocadinho afastados. Com os outros não tenho problema.

Mas por outro lado essa é aquela que me acompanha em 100% das jornadas que faço. Pois posso ir a lebre, perdiz, coelho. Tenho é de me adaptar a ela, ou seja, ou caço em bordas. Ou entro nos matões e quando ela dá com o coelho salto foraLatir no rasto - Página 3 766154
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 5:33 pm

batistuta escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Nuno, queres dar "largueza" aos teus cães?
Dá-lhes treino nocturno sem "rei nem roque".



Saiem cá uns chamados ponteirinhos que é um espéctáculo, é giro de ver eles a levantar coelhos a 200 metros do caçador, e quando os levantam levam-nos mais 100 á frente, e os donos na tribuna a apreciar, é muito espectacular e tambem bastante produtivo, para o caçador é claro.

é bom para um gaijo manter a forma fisica Latir no rasto - Página 3 600400 treinos de noite onde exista bastante rasto ficam parecem que foram criados á soltaLatir no rasto - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 8:12 pm

Marcodatsun escreveu:
é bom para um gaijo manter a forma fisica Latir no rasto - Página 3 600400 treinos de noite onde exista bastante rasto ficam parecem que foram criados á soltaLatir no rasto - Página 3 600400
Marco, essa do "criados à solta" era outra hipótese que eu ia dar ao Nuno para "abrir" os cães mas ele não tem condições para isso. Latir no rasto - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 8:15 pm

Nuno, para o que tu queres eu aconselho-te Andaluzes sem "rédea" ou seja ao natural! Latir no rasto - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 10:46 pm

Eu estou a fugir ao tópico, mas;

Se tivermos um ponteirinho adulto, e juntarmos um novinho que até nem é ponteiro, e que ambos até se atinam um com outro, não se deixa de ter um para passar a ter outro se não tivermos cuidado, é o chamado 2 em 1, é como os shampoos, eh, eh, deixamos de estar na tribuna para passar a ser 3D, com stereo e prologic, e tudo.

É uma maravilha para o caçador, e ganham cá um vicio, claro,isto é só para quem gosta, eu dispenso,e quando o chamamos fazem ouvidos de mercador, pareçe que nos estão a mandar á mer@, mas a caça tem que ser suada, porque senão deixa de ter interesse.

Por isso, há que experimentar mas só uma vez se não se gostar, como é o meu caso.
Ir para o topo Ir para baixo
rafeirage
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 403
Idade : 39
Localização : Leiria
Data de inscrição : 21/02/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQua Jul 04, 2012 11:38 pm

Marcodatsun escreveu:
Nuno Miguel escreveu:
Mas rafeirage a gaiola abre a cantoria em alguns casos mas em outros provo-te que não. Até podem latir muito para a gaiola mas depois mal piar no monte... Mas na mp que te enviei vez melhor o que te explico.
ah e outra coisa amigo José se conseguir colocar os cães todos a caçar bem largo, mesmo que no sangue esteja "programado " para curto diga-me. Pois eu cá adoro cães com boa pata e que se estiquem, o resto é o que todos os caçadores gostam.Latir no rasto - Página 3 600400



Nuno concordo, eu diria que a gaiolã pode melhorar o vicio e a gana do cão mas abrir-lhe o latir dificilmente, não digo o que o cão venha até a dar mais um ai ou duas mas nunca um cão que late só em cima veem a latir de rasto seja com gaiola sem gaiola ou com S.A.B.E.R. ou sem ele, o que lhe traz muita vez o latir de rasto é velhice na fase decadente de um cão quando os anos pesam bastante e lhe faltam pernas para acompanhar a matilha e os coelhos, abrem o latir por falta de velocidade numa atitude de desespero.

Eu tambem acredito que a gaiola não o remedio para por a latir de rasto, onde não há não se pode tirar... né?

Apenas desenferruja um pouco a cantoria, por isso referi os outro
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 8:09 am

batistuta escreveu:
É uma maravilha para o caçador, e ganham cá um vicio, claro,isto é só para quem gosta, eu dispenso,e quando o chamamos fazem ouvidos de mercador, pareçe que nos estão a mandar á mer@, mas a caça tem que ser suada, porque senão deixa de ter interesse.
Um cão ponteiro não é sinónimo de cão "mal" educado. Pode-se ter um cão ponteiro perfeitamente controlado à voz.
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 10:05 am

Batistuta como é que se caça em matagais maiores que um homem ou silveirais com um quilometro de area? Nos primeiros dias de caça ainda pode haver um coelho ao outro encostado às bordas e depois se os cães não forem lá tira-los como é que se faz? Um cão que ande muito ao pé do dono só estraga, para mim o mais adequado a uma equipa de 3/4/5 caçadores nas condições que referi, são cães que se afastam de forma controlada ou seja têm sempre noção de onde anda o dono, pois se fôr necessario mudar de mancha estes acompanham-no sem andar atraz do pés, basta 2/3 assobiadelas se não andarem perto ou em perseguição da caça e lá estão eles onde pretendemos e depois uma boa voz e cães que emantilhem bem para mim é essencial para nos podermos orientar, mas se numa matilha com estas caracteristicas houver um ou 2 que latiquem pouco, não é grande inconveniente, por vezes têm outras caracteristicas que complementam de forma muito positiva uma matilha.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 12:19 pm

Sim coelho bravo é o que se passa aqui. Mas eu até este ano como o grupo era de 4 havia 3 portas e eu a bater. mas agora vou ter de andar mais nas portas de não é um trabalho injusto e sem muito sucesso.

Rui Pode ser que com o tempo as coisas se consigam. Sangue andaluz já cá anda, como sabesLatir no rasto - Página 3 600400 . Quem sabe não esteja aqui o ponto de partida hehe.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 1:02 pm

É verdade que o Andaluz normalmente é ponteiro , mas depende dos treinos.

Eu tenho um casal , a femea caça perto até demais o macho é ponteiro .

Não se pode ter tudo.

Boas caçadasLatir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 1:03 pm

Sim coelho bravo e nuno, acredito que nas vossas zonas de matos compactos de perder de vista esses cães ponteiros sejam os que mais se adaptem a essas circunstancias,trabalharem para as portas, eu no meu caso esses cães para mim não tiro rendimento nenhum, inclusive até tenho cá um desses que o tenho parado isto porque na ultima época só estragou,e tambem não pretendo que estrague os 2 mais novos que tenho, que caçam dentro dos meus parâmetros que considero equilibrados, e quando os chamo eles obedeçem.

Eu tenho acompanhado este tópico, para mim todas as caracteristicas de um cão baseiam-se essencialmente fruto de cruzamentos estudados que se adequam aos métodos de cada um, e mais eu digo, porque é que da barriga em que sairam este e mais 3, todos eles foram para caçadores diferentes,e de S.A.B.E.R. e todos saíram ponteiros?
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyQui Jul 05, 2012 1:57 pm

Na minha opinião existem 3 tipos de forma dos cães caçarem, quanto à distancia: cães curtos procuram relativamente perto do dono a maior parte das vezes à vista e quando se afastam é por períodos curtos de tempo pois normalmente seguem pouco permitindo ao dono procurar outra peça, ideais para zonas com alguma densidade de caça e vegetação bastante recortada por caminhos, clareiras ou zonas de cultivo na minha opinião pode-se caçar até com cão de parar quando viciado nos coelhos, já tive uma hepanhol que esta a caçar aos coelhos e que na opinião do caçador que a comprou dá excelente resultado para mim não servia eu com pena de a deixar em casa tanto tempo (grande erro) comecei a leva-la com os coelheiros e até latia mas na caça par mim só estragava. A outra forma são os ponteiros não considero que hajam cães médios, estes podem caçar perto ou afastado depende da zona e da densidade da caça mas normalmente como seguem bem são mais adaptados para zonas com vegetação extensa e densa e tentam seguir o coelho até à volta podendo andar horas na perseguição mas quando não é possivel continuar,porque a peça foi abatida entocou ou porque o nariz ja não lhes permite continuar, procuram de imediato voltar a sintonizar-se com o dono, para o caçador que não gosta de perder muito tempo com a mesma peça e a densidade lhe permite passar para outra estes cães não são aconselhaveis. E depois há os outros muitas vezes chamados de ponteiros mas que eu não considero assim, que são aqueles que caçam para eles, para mim pouco úteis, estes cães normalmente dão com muita caça e seguem bem mas quando acaba uma perseguição, não ligam ao dono procuram logo outra presa nem que estejam a 1km e normalmente é evitado chama-los que enquanto não se cansarem não voltam. Isto não é nenhuma defenição do que é um cão coelheiro é apenas aminha opinião. Outra coisa que para mim é essencial para os coelheiro úteis, mas mais para os ponteiros é terem boa voz.
Ir para o topo Ir para baixo
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
micael33


Número de Mensagens : 366
Idade : 32
Localização : ponte de lima
Data de inscrição : 11/02/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 12:10 am

Apesar de se ter fugido bastante a minha questao, quero agradecer a todos pela ajuda.



cumprientosLatir no rasto - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 1:13 am

patrick_lgs escreveu:
Confrade José Costa

Diga-me como é que você faz para por em prática tudo aquilo que referiu anteriormente num cachorro que está a ser iniciado a caçar coelhos em silvado ou matos fechados?

É que sinceramente, não estou a ver como podemos dar um reforço a um cão que dá os primeiros passos nesta matéria.

É que o cachorro tem de entrar num ambiente "hostil" (pois pica e rasga a carne), de visibilidade reduzida. Além de entrar neste "inferno" tem de encontrar uma bola de pêlo que está escondida no sítio mais dificil e quando se iniciar a perseguição, essa bola de pêlo irá utilizar um labirinto de caminhos e esconderijos que nunca mais acabam.
E nós cá fora a incentivar. Latir no rasto - Página 3 40618

Da mesma forma que não vejo como pode "corrigir" ou melhor dizendo, fazer com que um cão passe a latir de rasto só atravês do tal S.A.B.E.R.
É que para se corrigir um cão ou fazer um reforço temos de estar perto da acção para que tenha um efeito positivo. Sinceramente não estou a ver ninguem conseguir acompanhar um cão no meu de um silvado enorme ou de um matagal fechado.

Mas estamos sempre a aprender.

Caríssimo, para aprender há que querer e não me parece que seja o caso. Parece-me mais que se queira desacreditar do que aprender.
Eu não sou professor, não sou pago para ensinar logo não sou obrigado a ensinar quem não quer aprender. Eu quis aprender e investi para isso, aprendi e aprendo com profissionais, costumo estar de boca fechada e ouvido atento.
Estou a ver que por estar a querer partilhar alguns conhecimentos humildemente, estou a causar "desconforto" por isso encerro aqui os meus comentários acerca desta questão.
Ir para o topo Ir para baixo
batistuta
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
batistuta


Número de Mensagens : 383
Idade : 55
Localização : coimbra
Data de inscrição : 24/06/2011

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 1:55 am

Estou a ver que por estar a querer partilhar alguns conhecimentos humildemente, estou a causar "desconforto" por isso encerro aqui os meus comentários acerca desta questão.[/quote]



Amigo José Costa, não estou a ver onde, e através de que comentário que tenha existido nos diálogos, que o levasse a achar que estará a causar "desconforto" neste tema, achei a sua palavra S.A.B.E.R, bastante engraçada, e como eu alguns, penso eu de que, mas só vou falar por mim, todos nós somos professores de nós todos,e estamos todos aqui para aprender e para ensinar outrens, e aprendemos até morrermos, tambem é para isso é que estamos todos cá registados ,nesta irmandade que se diz caça pesca e natureza, agora o que me faz pareçer a mim é que o amigo através de questões que lhe levantaram ou não quer responder porque não quer, ou não quer responder porque não sabe, e acredite que até eu fiquei curioso, sem mais.

Os meus melhores cumprimentos

Jorge Batista
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 10:02 am

José Costa escreveu:

Caríssimo, para aprender há que querer e não me parece que seja o caso. Parece-me mais que se queira desacreditar do que aprender.
Eu não sou professor, não sou pago para ensinar logo não sou obrigado a ensinar quem não quer aprender. Eu quis aprender e investi para isso, aprendi e aprendo com profissionais, costumo estar de boca fechada e ouvido atento.
Estou a ver que por estar a querer partilhar alguns conhecimentos humildemente, estou a causar "desconforto" por isso encerro aqui os meus comentários acerca desta questão.

Caro José Costa,

Está completamente errado na interpretação que fez do meu comentário. Mas isso é algo que acontece por esta conversa não estar a acontecer frente a frente. Este é um dos problemas dos fóruns mas eu já cá ando há uns tempos e sei como é frequente que surjam má interpretações.

Também não sou nenhum recém-chegado a este fórum e se fizer uma pesquisa das minhas participações, verá que a minha postura é de partilha, ajuda e quando não sei pergunto. Sou critico e faço-o directamente sem meias-palavras mas sempre em defesa deste fórum.

Voltando ao tema.

Veja que iniciei o meu comentário, pedindo que me dissesse como se poderia por em prática tudo aquilo que o confrade tinha referido. Isto porque, muito humildemente, eu disse que não conseguia visualizar como se poderia por essa informação em prática. Para tal, até tentei descrever algumas situações para que assim se pudesse começar a exemplificar. No fundo, apenas lhe estava a pedir para ser mais objectivo nas suas explicações e não se limitar a dizer " que é possível" porque isso não é partilhar...é apenas "levantar a lebre".

O meu estado de espirito em relação a esta matéria é a mesma do Batistuta, que muito bem, descreveu no seu último comentário.
Quem sou eu para o querer desacreditar? Não o conheço pessoalmente, não tenho opinião formada sobre si com base nas suas participações aqui no fórum e nem tenho qualquer problema consigo.

Gosto sim de aprender para poder ajudar os meus podengos a serem cada vez melhores. Latir no rasto - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
hugo50
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 65
Idade : 49
Localização : LEIRIA
Data de inscrição : 29/01/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 6:46 pm

podengos&coelhos escreveu:
Concordo em parte com o Zambujal, a genética é o principal porque há cães que nunca virão a latir de rasto por mais treinos e truques que utilizem com eles.
concordo plenamente com este nosso amigo latir de rasto a vista ou seja de que forma for e GENETICO as linhas e as descendencias isso conta e MUITO ...por isso quando s fazem os cruzamentos nada pode ser ou acaso ....falo com alguma ou muita expriencia tudo tem de se ter em conta desde pais avos bisavos potk ate a quinta geracao pode chegar as descendencias da ninhada....
Ir para o topo Ir para baixo
José Costa
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
José Costa


Número de Mensagens : 97
Idade : 46
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 12/05/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptySáb Jul 07, 2012 10:26 pm

patrick_lgs escreveu:
José Costa escreveu:

Caríssimo, para aprender há que querer e não me parece que seja o caso. Parece-me mais que se queira desacreditar do que aprender.
Eu não sou professor, não sou pago para ensinar logo não sou obrigado a ensinar quem não quer aprender. Eu quis aprender e investi para isso, aprendi e aprendo com profissionais, costumo estar de boca fechada e ouvido atento.
Estou a ver que por estar a querer partilhar alguns conhecimentos humildemente, estou a causar "desconforto" por isso encerro aqui os meus comentários acerca desta questão.

Caro José Costa,

Está completamente errado na interpretação que fez do meu comentário. Mas isso é algo que acontece por esta conversa não estar a acontecer frente a frente. Este é um dos problemas dos fóruns mas eu já cá ando há uns tempos e sei como é frequente que surjam má interpretações.

Também não sou nenhum recém-chegado a este fórum e se fizer uma pesquisa das minhas participações, verá que a minha postura é de partilha, ajuda e quando não sei pergunto. Sou critico e faço-o directamente sem meias-palavras mas sempre em defesa deste fórum.

Voltando ao tema.

Veja que iniciei o meu comentário, pedindo que me dissesse como se poderia por em prática tudo aquilo que o confrade tinha referido. Isto porque, muito humildemente, eu disse que não conseguia visualizar como se poderia por essa informação em prática. Para tal, até tentei descrever algumas situações para que assim se pudesse começar a exemplificar. No fundo, apenas lhe estava a pedir para ser mais objectivo nas suas explicações e não se limitar a dizer " que é possível" porque isso não é partilhar...é apenas "levantar a lebre".

O meu estado de espirito em relação a esta matéria é a mesma do Batistuta, que muito bem, descreveu no seu último comentário.
Quem sou eu para o querer desacreditar? Não o conheço pessoalmente, não tenho opinião formada sobre si com base nas suas participações aqui no fórum e nem tenho qualquer problema consigo.

Gosto sim de aprender para poder ajudar os meus podengos a serem cada vez melhores. Latir no rasto - Página 3 232712

Ok, sim os fóruns são um problema em muitas situações. Eu também tenho culpa pois possuo alguma formação que a maior parte não entende e não é em dois dias que se aprende, muito menos num fórum e não deveria estar-me a alongar muito apesar de querer ajudar.
Posso aconselhar um livro de um autor português que explica de uma forma mais simplificada para a maior parte dos caçadores, algumas técnicas para ensinar podengos a caçar, o livro é:

"A caça ao coelho de Eduardo Pombal", eu também uso algumas técnicas que lá vem descritas. Se calhar muitos já o conhecem.

Respondendo à sua pergunta, eu antes de levar um cachorro às silvas, ensino-lhe primeiro o que é um coelho, ensino-o a cobrar ou a seguir rastos (se me apetecer), levo-o a matos mais fáceis e nessas situações posso reforçá-lo (recompensá-lo) como é óbvio, nas silvas é quase impossível a não ser em casos em que eles se auto-recompensam quando agarram um coelho (na maior parte das vezes, mau para quem quer um cão a latir no rasto).
Para finalizar, para mim um rasto é desde o momento que ele o encontra, segue até encontrar o coelho e ou late, matica (como preferirem) desde o inicio até ao fim, ou matica ou não matica, ou é cão de rasto ou não é. Quando levanta o coelho e só aí matica, fá-lo à vista/audição e não no rasto independentemente de seguir o odor fresco, para mim isto não é típico de um cão de rasto, é típico de um cão de levante, de matilha como é o podengo.

Para ensinar um cão (sem ser típico de rasto) a maticar no rasto, dependendo do factor cão, a técnica é adaptada e mediante a resposta dele, é reforçado (pode ser feito de várias formas, dependendo do cão). Para um CACHORRO com muita paixão pela caça, e só quando ele já sabe bem o que é um coelho, já deu umas boas corridas atrás dele tente por numa caixa um coelho e desloque-a pelo chão uns dez metros para deixar um bom rasto. Pegue no cachorro e numa trela com dois metros e vá seguindo até ao inicio do rasto, quando aí chegar espere pela reacção do cão, se ele souber o que é aquele cheiro melhor, espere até ele soltar algum latido, quando o fizer avance um pouco (pode o incentivar com a voz, nada de festas porque o pode desconcentrar e ele ainda não atingiu o objectivo), veja a reacção dele pare e espere novo latido, quando ele o soltar avance novamente e assim sucessivamente até à caixa, quando aí chegar deixe-o cheirar e ladrar um pouco e a seguir solte o coelho de maneira a o cachorro não o agarre senão o trabalho vai para o galheiro, deixe-o perseguir até o coelho se esquivar. Isto deixa o cachorro frustrado e ainda com mais vontade de caçar (se for um cão normal). A verdadeira recompensa só lhe é dada quando um coelho é morto na caça e ele o cobra (se for ensinado) ou quando o coelho abatido já estiver na sua mão deixe-o dar umas dentaditas e mostre-se alegre com ele, esta é a recompensa dele pode parecer pouco mas é o suficiente. Claro que cada cão é um cão e isto não é para todos.
Pode ir aumentando a dificuldade e a distância e mediante aquilo que quer pode prolongar este treino durante algum tempo mas sem se alongar muito senão vai-lhe trazer problemas, a seguir vem nova etapa mediante vários factores se adapta o treino.

Espero que agora me tenha explicado bem, não é fácil.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 11:12 am

Na minha opinião mts bons conselhos pra ensinar um cachorro.Latir no rasto - Página 3 687241



Boas caçadasLatir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 11:23 am

José Costa, gostei dessa dica do cão com trela. Desconhecia por completo mas já a vou tentar brevemente.
Obrigado pela partilha. Latir no rasto - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 12:13 pm

Está muito bem explicado. Obrigado pela partilha..tambem eu irei experimentar a técnica da trela.

Um grande obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 2:28 pm

L.AGOSTINHO escreveu:
Na minha opinião mts bons conselhos pra ensinar um cachorro.Latir no rasto - Página 3 687241



Boas caçadasLatir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400 Latir no rasto - Página 3 600400

podengos&coelhos escreveu:
José Costa, gostei dessa dica do cão com trela. Desconhecia por completo mas já a vou tentar brevemente.
Obrigado pela partilha. Latir no rasto - Página 3 232712

patrick_lgs escreveu:
Está muito bem explicado. Obrigado pela partilha..tambem eu irei experimentar a técnica da trela.

Um grande obrigado.

Eu confirmo da resultado tenho a minha huelva que nao latia nem ladrava depois de alguns treinos hoje ladra bem dentro do canil e no monte late quando ve o coelho .Esta cadela tinha um ano e meio e nem um ai dizia ...

com os melhores comprimentos

Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
ruiuepe


Número de Mensagens : 162
Idade : 38
Localização : Braga
Data de inscrição : 04/07/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 6:17 pm

Caros amigos caçadores e outros,

Estive a ler o vossos comentários e eu tenho uma boa história que me aconteceu e que me deixou um bocado baralhado.

Sempre tive a ideia que um cão que só latisse ao ver o coelho ou um cão que não latisse mesmo ao ver o coelho que por muito que tentasse de várias e determinadas formas nunca iria mudar.

À uns tempos atrás num dia de caça desapareceu-me uma cadela que latia quando topava(via) o coelho e levava de pegada a latir. Passado 5 meses por intermédio de amigos e conversas soube onde estava a cadela, fui várias vezes para a tentar trazer para casa mas sem sucesso, até que um dia lá consegui. Trouxe-a e passado algum tempo levei-a ao campo de treino, vi a cadela topar mais que um coelho mas não abria a boca, fiquei pior que estragado. Hoje depois de várias idas ao monte já late alguma coisa mas não como latia.

Isto tudo para quê? Tudo para vocês verem que a cadela durante o tempo que andou vádia teve a necessidade de deixar de latir para poder apanhar caça para se manter.

Para mim foi uma lição, embora ainda ache que alguns cães não mudam mesmo.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 6:43 pm

"A necessidade não tem lei e ensina mais que um rei." Latir no rasto - Página 3 232712
Ir para o topo Ir para baixo
ruiuepe
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
ruiuepe


Número de Mensagens : 162
Idade : 38
Localização : Braga
Data de inscrição : 04/07/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 6:46 pm

podengos&coelhos escreveu:
"A necessidade não tem lei e ensina mais que um rei." Latir no rasto - Página 3 232712

É verdade...
Ir para o topo Ir para baixo
micael33
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
micael33


Número de Mensagens : 366
Idade : 32
Localização : ponte de lima
Data de inscrição : 11/02/2012

Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 EmptyDom Jul 08, 2012 7:30 pm

Gostei da ultima explicaçao do senhor Jose Costa.



Muito obrigado a todosLatir no rasto - Página 3 910593
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Latir no rasto - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Latir no rasto   Latir no rasto - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Latir no rasto
Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Latir no rasto ou so quando vêem os coelhos?
» beagle
» Cadela podenga a latir
» cães de rasto
» cão de rasto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: