Caça & pesca & natureza
Nova doença em coelhos!? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Nova doença em coelhos!? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Nova doença em coelhos!?

Ir para baixo 
+4
Gabriel
Ciclone
RFernandes
brunoferraz
8 participantes
AutorMensagem
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyDom Mar 29, 2009 2:14 pm

Algum de vos ja viu ou apanhou algum coelho que so tem pele e osso?
É uma doença que tem vindo aparecer nos coelhos e pelo que parece vai ser pior que a mixamatose e a hemorragica.É tipo de uma caganeira que da aos coelhos e estes ficam muito inchados de barriga, mas que estao subnutridos, por isso e que ficam com a barriga inchada e muito magros.
Tenho um colega meu que este fim de semana(sabado), o cao lhe trouxe um coelho(ja se encontrava morto) que apresentava estes sintomas.Pensa-se que esta doença pega nos coelhos que comam muita verdura, mas nao sei se sera verdade ou mentira.

Algum de vos ja ouvio falar nesta doença?
Sera que vamos ter mais uma doença no coelho bravo?
Ir para o topo Ir para baixo
RFernandes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
RFernandes


Número de Mensagens : 110
Idade : 42
Localização : Vieira do Minho
Data de inscrição : 18/06/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyDom Mar 29, 2009 8:05 pm

Boas!
Por acaso ainda não tinha ouvido nada dessa doença,mas não me admirava nada que já ande por aí!Com a sorte que temos!!????
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.caes-e-caca-vieiraminho.blogspot.com
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: nova doença em coelhos   Nova doença em coelhos!? EmptyDom Mar 29, 2009 8:43 pm

Nos coelhos não,tenho visto já á duas épocas consecutivas nas lebres,algumas muito magras outras nem por isso mas ambas com as tripas envolvidas numas ''bolinhas transparentes'' parece bagos de romã.Até já perguntei a dois veterinários em pleno campo ,que me responderam ser uma nova espécie de parasita interno.
Uma coisa é certa aquilo máta-as,porque já encontrei várias mortas.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyDom Mar 29, 2009 9:24 pm

Amigos, consultem o inderesso abaixo indicado do Santo Huberto onde fala das referidas ténias e a causa das mesmas.
Mas fiquem já a saber que os grandes culpados são os caçadores que teimam em levar cães para o campo sem os desparasitar. Não custa nada e evitava-se esta epidemia.



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 9:44 am

não sei e é uma nova doença mas já me aconteceu a um coelho que eu tinha em casa, não sei pk........
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 11:55 am

Não me admirava nada que fosse uma nova doença, mas espero que não.
Mas ainda há não muito tempo comentava que com os sinais que o coelho dava de alguma recuperação, já "alguém" devia estar a trabalhar na próxima doença. Sabemos bem que não é do interesse de todos que esta espécie recupere e a gente se volte a divertir por aqui, sem ter que pensar noutras alternativas, favoráveis à indústria que está instalada.
Aguardo novidades e espero que não se confirme ser "nova doença". Era o que nos faltava.

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 12:52 pm

Bem caros colegas será uma doença ou será mais um erro de quem esta a tratar das nossa zonas de caça no meu ver pode ser uma doença mas não acredito mas pode ser a cerca de os coelhos ficarem magros pode ser de outra coisa ..Como sabem e jà foi provado o repovoamento não é bom ,já todos sabemos que coelhos criados numa zona se os levar para outra zona a maioria morre e vai matar os outros que estavam là a mais tempo porque os novos que se metem podem vir com outro viros e mesmo o clima nao é o mesmo ...Eu eixo que o mal é que cada vez o coelho é mais procurado e cada vez mais caro por isso a alguns criadores que tentam fazer por quantidade e não por qualidade dos mesmos . Ora vai aqui uma pequena historia de uma zca perto de ponte de lima a 5 anos a traz mais o menos depois de meter sócios a mais para a zona de caça ,fizeram contas e não avia muito coelho por isso toca a ir a Espanha e la veio o camião cheio de coelhos não não sei bem o certo quantos foram mas foram muitos là os soltaram como normal o fim de 3 semanas metade dos coelhos estavam mortos e o fim de 3 meses 80 % jà tinha morrido , como não avia coelhos toca a fechar a caça ,tinha zonas que nunca tinha morrido coelhos e ficou limpo sem coelhos morreram os que vieram de Espanha e os que jà la estavam .A morte era assim morriam muito magros depois um senhor teve a ideia colocar de comer onde ainda avia alguns coelhos e foi remédio santo ,o problema deles é que não sabiam comer só comiam ração . Eles tornaram a fazer mais um repovoamento e desde ai quando soltam coelhos novos metem ração e bom tirando lentamente .estão outra vez cheios de coelhos .Por isso pergunto não será que também fizeram repovoamentos à pouco tempo na zona .....Não esquecer que os nossos ir manos tem là uma zona que a anos não tinham coelhos e agora dizem que é uma praga de coelhos e já tem de pagar os agricultores.. Estou cada vez mais convencido que cada zca devia trabalhar mais durante todo ano e fazer por coelhos para a sua zona de caça nada de comprar de outras zonas ..Mas também sei que a malta não quer trabalho e é mais fácil comprar e soltar e dizer nos gastamos tanto em coelhos a culpa não é nossa eles morrem todos etc.etc.etc. ..abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 3:38 pm

Caro podengos, onde isto aconteceu recentemente é num local que nao existe qualquer tipo de repovoamento.
Em minha casa ja me acontece o mesmo, o meu pai tem coelhos mansos e quando lhe da mais verdura e fresca pior é, se continuar a dar raçao estes vingam.Normalmente esta doença pega mais rapido nos coelhos novos, ou seja ao desmame.
Se esta doença pega logo nos primeiros meses de vida, caso estes sobrebivam ainda vao passar pelas outras 2 ja ha muito existentes aqui em Portugal.

Cumprimentos Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 3:46 pm

Eu nao disse, mas consegue-se ver se o coelho esta ou nao doente atraves da sujidade que tem a volta do rabo, para alem do cheiro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: nova doença em coelhos   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 9:37 pm

Tem razão amigo Gabriel! desconhecia ,e penso que até os veterinários em questão tambem deviam desconhecer a causa ,apenas me disseram que era um parasita interno,não esclareceram nada acerca dos cães nem desse ciclo.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptySeg Mar 30, 2009 11:55 pm

Então, mas estamos ou não na iminência duma 3ª doença? Ou é algo que já existia, sem grandes dimensões?
É que a mixomatose tem 55 anos, sabemos como começou e que já há uma relativa imunidade. A hemorrágica é outra história, ninguém prova nada, nem interessa tratar, mas há zonas que já conseguem ter anos razoáveis.
Esta de que falam não parece ter nada a ver.

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyTer Mar 31, 2009 7:21 am

um coisa que me esqueci de referir , quando os coelhos andam com isto começam a "abanar" tb reparast nisso bruno?
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyTer Mar 31, 2009 8:30 am

stick disse:
Citação :
Então, mas estamos ou não na iminência duma 3ª doença? Ou é algo que já existia, sem grandes dimensões?

Terceira? acho que existe é mais do que 3 infelizmente.O meu pai como tem coelhos, a gente interessa-se por estas coisas e ja ouvimos numa outra doença, que é a SIDA do coelho.Esta consiste na criaçao de um peleiro nos orgaos genitais dos coelhos que imposibilitam de se reproduzirem.Esta sim, é pouca falada e nao esta muito comprovada.Esta so falo daquilo que ouço podendo ser verdade ou mentira.
Quanto a primeira que descrevi, é uma realidade hoje em dia e ja comprovada.Falta saber se vai crescer ou estagnar.


Marcodatsun disse:
Citação :
um coisa que me esqueci de referir , quando os coelhos andam com isto começam a "abanar" tb reparast nisso bruno?

Nao percebi muito bem onde quis chegar, mas penso que seja o barulho que ouve dentro da barriga.Isto é, se o abanar ouve um barulho dentro dele que ate parece agua andar para a frente e para tras.
Parecendo nos humanos quando bebemos muito e quando estamos deitados ouvimo o liquido dentro do estomago.:D
Penso que é isto onde quis chegar amigo Marco.

Agora para concluir, o pior é que nao podemos fazer nada pelos coelhos do monte, pois sao estes que escolhem o que vao comer.O pior ainda é que existe pessoas incultas e ignorantes que de vez enquando morre um coelho e deitam para o monte coelhos doentes por enterrar, poliferando assim mais rapido esta doença.
Outra sugestao de que ouvi falar foi este po de pinheiro, mas eu nao vou muito por ai, ate porque o po de pinheiro ja existe desde o tempo dos meus antepassados.

Cumprimentos Bruno Ferraz
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyTer Mar 31, 2009 8:42 am

O que me estava a referir é que se olharmos para o coelho quando ele está sentado por exemplo este parece "bebado" parece k tem poyco equilibrio depois andam todos borrados e como diz o amigo brundo é um cheiro que não se pode, o que o brundo disse sobre a verdura é verdade eu costumo apanhar "ervas" um dia e só lhe dou passado um dia ou dois quando estas estão já enjoadas
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyTer Mar 31, 2009 11:07 am

Atenção que o pó amarelo do pinheiro na erva dada aos coelhos pode e costuma provocar conplicações levando à morte.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyQua Abr 01, 2009 8:19 am

Sabem o que eu acho disto tudo?

Isto de doenças nao passam de arranjos de vida.Ate porque quando apareceu esta doença, logo em seguida apareceu um granulado milagroso, que passado 3 a 4 dias a dar aquele granulado o coelho melhorava.
Depois passado algum tempo deixaram de vender aqueles sacos e começaram a dizer que era preciso uma receita de um veterinario para levantar os mesmos.Isto é, ganha toda a gente menos o povo que cria um coelho ou outro e os coelhos que nao tem quem os vigie, que é o caso do coelho bravo.
Depois quando o coelho bravo desaparecer por completo e em seguida ir os predadores que deles depende, vem toda a gente se queixar e com a sorte que temos(quem gosta da caça) vai cair a culpa em cima de nos, como ja é costume.

Cumprimentos Bruno Ferraz.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? EmptyQua Abr 01, 2009 9:08 am

o nome "caçador" está manchado e mal visto perante a sociedade em geral e tudo nesta vida é um mundo de negocio e interesses por isso concordo com aquilo k o bruno ferraz disse
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Nova doença em coelhos!? Empty
MensagemAssunto: Re: Nova doença em coelhos!?   Nova doença em coelhos!? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Nova doença em coelhos!?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Como estamos de coelhos.
» cartuchos
» Doença nos Torcazes?
» Estorninho Malhado - Doença??
» O que fazer contra a doença do Coelho

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: