Caça & pesca & natureza
Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013

Ir para baixo 
+25
rpepereira
luis.reia
carlos serradas
NunoGirao
paulo cavaco
Hélio
castilho
galinhola
matador
Rui20
brunocardosoaraujo
Nuno_benelli
Tomás
ruiolga17
Lopo
paulo g. silva
gangas
João Paulo
GildoCCC
cmatos
Talibans
João Silva
podengos
arcanais
Hugo Pinto
29 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Hugo Pinto
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Hugo Pinto


Número de Mensagens : 217
Idade : 39
Localização : Alhandra
Data de inscrição : 13/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyDom Jul 17, 2011 11:03 pm

Boa noite a todos
nao sei se ja ouviram dizer,mas querem por a rola turca como especie cinegetica
para a epoca 2012/2013, eu ouvi a noticia na sexta na sede da minha reserva
e o que me disseram e que
ja anda o presidente mais o secretario em reunioes como os representante da agricultura da minha regiao para perceber
quais sao os prejuizos que provocam e para saber o seu nº de populaçao.

O QUE ACHAM DA FUTURA ESPECIE CINEGETICA???
cumpr
Hugo Pinto
Ir para o topo Ir para baixo
arcanais
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
arcanais


Número de Mensagens : 60
Idade : 62
Localização : Condeixa-a-Nova
Data de inscrição : 28/01/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Claro que sim.   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 10:06 am

Entre inserir o melro ou a rola turca como espécie passivel de ser abatida, obviamente que a rola turca é muito mais consensual.
O tiro à rola turca é para o ar, ao melro é à altura de um homem,
Evita-se as chatices com as autoridades pelos erros de identificação;
O seu número em alguns locais já assume dimensão de praga;
Não existe o perigo de extinção, porque é uma espécie que nidifica e vive junto das habitações onde não se pode caçar;
(...)
Como tal estou completamente de acordo.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 10:18 am

Ja ontem era tarde Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 687241
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
João Silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Silva


Número de Mensagens : 758
Idade : 35
Localização : Barreiro
Data de inscrição : 25/08/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 10:36 am

Boas a todos...

Lá isso é verdade amigo Zé "já ontem era tarde" porque realmente esta especie em algumas zonas já é praga e devoram tudo. tou 100% de acordo com esta abertura...

Grande abraço...Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 687241 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 27160
Ir para o topo Ir para baixo
Talibans
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Talibans


Número de Mensagens : 663
Idade : 32
Localização : Montemor-o-Velho
Data de inscrição : 29/05/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 1:00 pm

Eu tambem sou completamente a favor, pois o excesso já começa a ser significativo, e a caça tambem deve ser utilizidada para manter a sustentabilidade.

Faz mais sentido do que caçar ao melro

Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 1:10 pm

Amigo, nao sei se o que esta a postar sera verdade, ainda nada ouvi acerca disso, mas é claro que poder ter a sua veracidade. Mas é um pouco complicado, pois o melro sempre foi uma especie cinegetica, apesar de nao poder ser caçada a cerca de 20 anos; o que nao se passa com a rola turca que nunca foi especie cinegetica, mas sou completamente a favor..... destroem muito mais que o melro e o tiro nao poem em causa a segurança de ninguem.
Ir para o topo Ir para baixo
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 28
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 5:35 pm

Talibans escreveu:
Eu tambem sou completamente a favor, pois o excesso já começa a ser significativo, e a caça tambem deve ser utilizidada para manter a sustentabilidade.

Faz mais sentido do que caçar ao melro



Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 232712 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 922137 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 922137 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 922137 Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 232712
Ir para o topo Ir para baixo
João Paulo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
João Paulo


Número de Mensagens : 870
Idade : 56
Localização : Almada
Data de inscrição : 08/04/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 5:49 pm

Deixem os melros em paz e venha daí a rola turca...Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 739466
Ir para o topo Ir para baixo
gangas
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
gangas


Número de Mensagens : 207
Idade : 46
Localização : santarem
Data de inscrição : 23/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 6:45 pm

não sei se os confrades estão bem informados acerca desta espécie mas onde houver rola turca a rola brava não procria pois é expulsa por esta... aqui na zona de santarem é uma autentica praga, chego a encontrar as centenas na zona q se fazem cevadouros pras bravas e n só, junto a aviários, vacarias e assim tb se encontram ás dezenas... o plano que saiu da AFN é agora para três anos, e n anual cm antigamente por isso acho pouco credivel q pro ano se possa caçar a turca! n entendo esta malta q decide estas coisas! n têm a noção do q se passa nos nossos campos, deve haver algum deles q tem criação de melros e precisa de escoar material só assim!! qq dia é o coelho a 25€ a lebre a 30, a perdiz a 35 e o melro a 15 ou 20€ por essas turisticas fora
Ir para o topo Ir para baixo
paulo g. silva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo g. silva


Número de Mensagens : 94
Idade : 46
Localização : figueira ds foz broeiras
Data de inscrição : 18/03/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: rola turca   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 8:01 pm

Tou plenamente de acordo que devia abrir a rola turca e não ao melro, da procima vex, em ves de pedirem para abrir a rola turca, devem pedir para abrir ao melro. Como eles são do contra pode ser que dê resoltado.
Mas também acrescento uma coisa que nalgumas zonas ja se caça a turca como á brava.

Eu fui caçar a uma municipal, não interressa qual, porque a minha não abriu á rola, a dois anos, e passaram-me por cima umas 8 rolas turcas em bando, e eu não atirei, os outros caçadores que estavam na mesma linha que eu, chamaram me alguns nomes, por eu não ter atirado. E eu respondi, então não veêm que são turcas, e eles responderam se elas voltarem a passar aqui mais para o nosso lado tu vais ver se são turcas. E logo que tiveram oportunidade atiraram. No fim quando ia para me juntar aos colégas que foram comigo, passei por esses senhores e eles disseram me, ó amigo, se estiver á espera das bravas para dar um tiro tá tramado, agente aqui atira a todas.
Ir para o topo Ir para baixo
cmatos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
cmatos


Número de Mensagens : 101
Idade : 30
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 8:08 pm

Amigo paulo silva e todos os foristas, desculpem-me a maneira de falar, mas esses senhores jamais serão caçadores!!!!! Não há caça não-se atira. O caçador tem de ser acima de tudo um conservador da Natureza e não um destruidor..... Além disso, é claro que há lances e lances, já toda a gente errou e deu um tiro a uma turca julgando ser um brava ou a um pombo correio que parceu um bravo; mas atirar a matar a uma espácie não cinegética por não haver caça é de uma grande imoralidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Lopo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Lopo


Número de Mensagens : 58
Idade : 56
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 31/12/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 18, 2011 9:52 pm

Boas, eu estou de acordo com uma possível autorização para que se possa abater rolas turcas.
Pois esta espécie está em grande expansão e prejudica em muito a rola comum, tanto na nidificação como nos locais de comida.
Mas para que isso seja possível, tem que ser considerada um espécie cinegética, como já foi referido o calendário cinegético está elaborado para 3 épocas, sem assim acho pouco provável que venha ser autorizada a sua caça, nos próximos anos.

Cumprimentos.


Epagneul Breton"o todo terreno da caça e a qualquer espécie"
Ir para o topo Ir para baixo
ruiolga17
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
ruiolga17


Número de Mensagens : 241
Idade : 44
Localização : Vilarinho do Bairro
Data de inscrição : 28/07/2008

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyTer Jul 19, 2011 7:23 am

Bom dia, caros amigos, quero também aqui demonstrar o meu apoio e satisfação sobre o assunto, na minha zona por serem demais ainda não avistei rolas bravas este ano.
Ir para o topo Ir para baixo
Tomás
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Tomás


Número de Mensagens : 498
Idade : 32
Localização : porto salvo
Data de inscrição : 31/01/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyTer Jul 19, 2011 8:54 am

Eu acho que tanto a rola turca como o melro e o estroninho preto deviam de ser abatidos porque ha excesso desses animais
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno_benelli
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno_benelli


Número de Mensagens : 774
Idade : 28
Localização : Faro
Data de inscrição : 18/07/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyTer Jul 19, 2011 9:10 am

Eu acho que se devia de caçar também, no ano passado na reserva do meu pai mataram-se apenas meia dúzia de rolas bravas, as turcas eram as dezenas!
Mas também que não se provoque uma extinção total das rolas. De resto acho bem que abra a caça as rolas turcas.
Ir para o topo Ir para baixo
brunocardosoaraujo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
brunocardosoaraujo


Número de Mensagens : 124
Idade : 49
Localização : Porto
Data de inscrição : 30/06/2009

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: rola   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Jul 25, 2011 3:59 pm

ja deveria ser premitida a caça aos 2 na epoca de 2010-2011 se os nossos governantes focem cunpridores da sua palavra.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui20
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Rui20


Número de Mensagens : 107
Idade : 31
Localização : Ponte de Lima
Data de inscrição : 04/01/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Jul 27, 2011 10:11 pm

Olá. Eu acho isso ótimo mas não deve o número máximo de exemplares que se pode matar não deve ser tanto como o da rola-brava e o do pombo nem o tempo de caça deve ser tanto porque a rola-turca não é migratoria logo o que criar naquela zona e naquele ano é o numero de éspecies que vai ter naquela zona e se matar-se todas no próximo ano não há metade por isso não sei se é uma boa ideia de todo, mas que alinhava numas caçadas isso alinhava.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: ola   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 03, 2011 4:00 pm

realmente as turcas matam as crias das bravas mas ninguem anda no terreno

a ver essas coisas é uma praga e tem mais logica abrir á turca do k melros
Ir para o topo Ir para baixo
galinhola
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
galinhola


Número de Mensagens : 42
Idade : 56
Localização : chamusca
Data de inscrição : 25/11/2009

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Ago 22, 2011 12:17 am

cmatos escreveu:
Amigo paulo silva e todos os foristas, desculpem-me a maneira de falar, mas esses senhores jamais serão caçadores!!!!! Não há caça não-se atira. O caçador tem de ser acima de tudo um conservador da Natureza e não um destruidor..... Além disso, é claro que há lances e lances, já toda a gente errou e deu um tiro a uma turca julgando ser um brava ou a um pombo correio que parceu um bravo; mas atirar a matar a uma espácie não cinegética por não haver caça é de uma grande imoralidade.
cmatos , o sr realmente parece ser um caçador muito acima do patamar dos restantes caçadores..veja bem as desculpas que se arranja agora para dar uns tiros ás rolas turcas..eu ando aqui a caçar e elas pousadas por cima de mim..é uma espécie ralmente mansa..

abriram reservas porque havia poca caça..bla bla...e agora?isto realmente está mesmo voltado para quem não entende nada de caça e tem algum dinheirito..caçadores muito poucos, matadores muitos muitos....

os melros ja era uma dsculpa para o pessoal se calar, mas com uma infeliz ideia...(veja bem quem fez esta lei hehehe)de caçador nao tem nada de certeza...agora frustrada a lei, sao as turcas que pagam heheehheh....eu vou-me rindo com isto tudo.

os grupos de caça acabaram, pois quem ia para o mato e tinha um grupo de amigos e adorava fazer o comer em conjunto numa burra e beber um copito e conversar sobre a caça, tudo isso desapareceu.

mas parece que ainda vou ver rolas tircas e melros pendurados no pendurilho dum caçador hehehe....k vergonha!

ha matadores e caçadores, e outros que nem sei o que são.........
Ir para o topo Ir para baixo
castilho
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
castilho


Número de Mensagens : 634
Idade : 48
Localização : coimbra
Data de inscrição : 14/11/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 24, 2011 5:26 pm

galinhola escreveu:

cmatos , o sr realmente parece ser um caçador muito acima do patamar dos restantes caçadores..veja bem as desculpas que se arranja agora para dar uns tiros ás rolas turcas..eu ando aqui a caçar e elas pousadas por cima de mim..é uma espécie ralmente mansa..

abriram reservas porque havia poca caça..bla bla...e agora?isto realmente está mesmo voltado para quem não entende nada de caça e tem algum dinheirito..caçadores muito poucos, matadores muitos muitos....

os melros ja era uma dsculpa para o pessoal se calar, mas com uma infeliz ideia...(veja bem quem fez esta lei hehehe)de caçador nao tem nada de certeza...agora frustrada a lei, sao as turcas que pagam heheehheh....eu vou-me rindo com isto tudo.

os grupos de caça acabaram, pois quem ia para o mato e tinha um grupo de amigos e adorava fazer o comer em conjunto numa burra e beber um copito e conversar sobre a caça, tudo isso desapareceu.

mas parece que ainda vou ver rolas tircas e melros pendurados no pendurilho dum caçador hehehe....k vergonha!

ha matadores e caçadores, e outros que nem sei o que são.........

galinhola escreveu:
tamos a começar a matar os pintassilgos e os canários nao tarda nada hehe!


Amigo Galinhola, "o Sr vai-se rindo com tudo isto.." mas eu é que não estou a achar piada nenhuma ao tom de ironia com que anda a postar...

Mais uma vez lhe lembro regras..

Não são permitidos "posts" ou "tópicos" com qualquer tipo de "ironia" relativamente à mensagem ou tópico de um outro membro. Fica a cargo da Administração e Moderação do caes-caca-pesca-natureza saber distinguir em que situações a "ironia" aplicada, é usada em "tom" de provocação ou não.



Se todos os Membros dessem o trabalho à Moderação que o amigo está a dar, tinha de abdicar da minha vida pessoal para estar aqui de plantão... e olhe que não estou para isso...
Respeite as opiniões dos restantes membros e participe por bem, citando prós e contras (na sua opinião..) delas e contrapondo com as suas, fomentando com isso o debate e troca de ideias e informação... essa é a essência do Fórum...
Deixe-se lá de "hehe`s", "vou-me rindo", "k vergonha", de ironias e provocações... queremos opiniões válidas e não "sorrisos amarelos.." ..

Vou estar atento ao que escreve mas a partir de agora com tolerância zero...


Abraço

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/PodengosCastilho
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 24, 2011 8:16 pm

Na minha opinião penso que será difícil aprovar agora a caça à rola-turca. Não são conhecidos muitos prejuízos. A maioria alimenta-se nos galinheiros. Terão de ser muitas mesmo para darem prejuízo na agricultura. Será uma grande luta até que um dia seja aprovada a sua caça.
Ir para o topo Ir para baixo
galinhola
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
galinhola


Número de Mensagens : 42
Idade : 56
Localização : chamusca
Data de inscrição : 25/11/2009

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQui Ago 25, 2011 10:52 pm

Hélio escreveu:
Na minha opinião penso que será difícil aprovar agora a caça à rola-turca. Não são conhecidos muitos prejuízos. A maioria alimenta-se nos galinheiros. Terão de ser muitas mesmo para darem prejuízo na agricultura. Será uma grande luta até que um dia seja aprovada a sua caça.
bem, essa tambem é a minha opinião, e repare que ja algumas vezes avistei rolas bravas juntas com as turcas, são em larga minoria, mas realmente ja observei.aqui as turcas chegam a juntar-se ás centenas em cima dos fios e nas laranjeiras, sem falar perto dos pombais e nos nossos quintais.chego a andar ás codornizes e elas pousadas por cima de mim.

penso que esta ave seja mais propriamente uma ave quwe se alimente melhor no meio urbano, do que propriamente no mato.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: ola   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySex Ago 26, 2011 8:15 am

eu sempre o disse aki neste forum sempre defendi a caça á rola turca

como especie cenigetica na minha zona é uma praga
Ir para o topo Ir para baixo
paulo cavaco
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo cavaco


Número de Mensagens : 11
Idade : 48
Localização : cascais
Data de inscrição : 14/10/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyTer Jul 31, 2012 11:47 pm

boa noite a todos.

Quanto à rola turca penso que tem todas as condiçoes para ser caçada porque após os primeiros tiros irão concerteza ficar mais cautelosas e dessa forma as jornadas de caça a esta especie poderão ficar bastante interessantes. Já o melro (isto na minha humilde opinião) acho que tem o seu lugar nos nossos jardins, rotundas, telhados,....e mais onde quer que esta intelegente e bonita ave queira continuar a espalhar o seu belo canto.

Um bem haja para todos e boas caçadas.

Paulo Cavaco.

PS: caçada mas com moderação e limites bem defenidos....
Ir para o topo Ir para baixo
NunoGirao
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
NunoGirao


Número de Mensagens : 22
Idade : 38
Localização : Azinhaga-Golegã
Data de inscrição : 15/01/2009

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 01, 2012 11:13 pm

Boas amigo Hugo,

Em Abril estive numa conferencia em Coruche, denominada de "reflexões cinegeticas" organizada pela Fencaça onde um dos temas abordados foi a rola turca como possivel especie cinegética. A conclusão que se chegou foi que tão depressa não vamos conseguir caçar essa especie, legalmente. Dificilmente a rola turca entrará como especie cinegetica antes de 2020, isto porque não parace haver vontade politica para aplicar a derrogação do artigo 9 da Diretiva Aves. Até lá o que a Fencaça pretende fazer, e continua a lutar, é solicitar ao ICFN (ex ICNB) pedidos de autorização de abate, invocando o aumento populacional consideravel desta especie (2004 para 2009 85%) e fazendo referencia aos danos provocados nas zonas de caça, especialmente nos comedouros e algumas culturas. Por isso não vamos ainda deitar "foguetes".
Naturalmente que é preciso fazer um controlo desta especie. Mas também não sei até que ponto seja esta especie culpada do decrescimo da população da rola brava, existem outros factores que se vão esquecendo. Vejamos, desde 1992 que a rola comum foi classificada como vulneravel, no entanto em Marrocos o seu numero aumentou. Naturalmente que a rola comum também mudou os seus habitos migratórios, Marrocos teve mudanças na agricultura, passou a ter mais abundancia de alimento para a especie, logo também esta tende a permanecer por lá. Para quem vive no campo, tal como eu, sabe bem as alterações que têm existido com a paisagem rural, desde o corte excessivo de arvores e sebes, a intensificação da agricultura, a escassez de agua em pontos artificias, etc.. Até mesmo alguma má gestão dos coutos de caça, o facto de se fazerem enormes comedouros a fim de concentrar as rolas e depois fazer verdadeiras "chacinas" em volta dos comedouros, eu mesmo o presenciei na Espanha num couto em Guadalcanal, parte das rolas habatidas eram jovens. Segundo alguns estudos esta aprovado que até a ultima semana de Agosto ainda existem rolas com crias, no entanto a caça a rola continua a abrir no no dia da abertura da Caça, até a data de hoje nada foi feito. Enquanto houve abundancia nada se fez, agora será um pouco tarde, mas alguma coisa terá que mudar. Quiçá um dia se interdite a caça a rola em varios países ate que a população se estabilize, quiçá as entidades gestoras e as organizações da caça passem a olhar para a gestão da rola comum de forma mais ordenada, e que nós caçadores passaremos a ter uma atitude mais respeitadora e consciente sobre esta ave, que não se pense só em caçar ate atingir os limites de abates diarios, etc..

"a caça será como a agricultura, primeiro cultiva-se depois vem a colheita"

Desculpem ter-me alongado na escrita, foi só um desabafo.

Cumprimentos,

Nuno Pedro



Hugo Pinto escreveu:
Boa noite a todos
nao sei se ja ouviram dizer,mas querem por a rola turca como especie cinegetica
para a epoca 2012/2013, eu ouvi a noticia na sexta na sede da minha reserva
e o que me disseram e que
ja anda o presidente mais o secretario em reunioes como os representante da agricultura da minha regiao para perceber
quais sao os prejuizos que provocam e para saber o seu nº de populaçao.

O QUE ACHAM DA FUTURA ESPECIE CINEGETICA???
cumpr
Hugo Pinto
Ir para o topo Ir para baixo
http://casaldaspalmeiras.blogspot.com/
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 43
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 08, 2012 10:03 pm

Só quero relembrar que a turca não é considerada espécie cinegética. Quem for apanhado a mata-las a sanção é a doer. Acho que dá para apreender tudo e ficar sem documentos.



Alerto para se tomar atenção. Mesmo atirando por engano a ripada pode deixar um amargo grande na boca.
Ir para o topo Ir para baixo
carlos serradas
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
carlos serradas


Número de Mensagens : 59
Idade : 40
Localização : Pataias-Alcobaça
Data de inscrição : 29/06/2012

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptySeg Ago 13, 2012 8:33 pm

Hélio escreveu:
Só quero relembrar que a turca não é considerada espécie cinegética. Quem for apanhado a mata-las a sanção é a doer. Acho que dá para apreender tudo e ficar sem documentos.



Alerto para se tomar atenção. Mesmo atirando por engano a ripada pode deixar um amargo grande na boca.

é pena devia ser era a varrer com as turcas...
Ir para o topo Ir para baixo
luis.reia
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
luis.reia


Número de Mensagens : 4
Idade : 50
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/08/2012

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQua Ago 15, 2012 10:09 pm

Quantas vezes não estamos a ver uma rola a entar, e aparece uma rola turca, afugenta logo a outra, na minha reserva são centenas, comem os comedouros, e não deixam nada, já deviam era ter autorizado á mais tempo, se essa lei sair, vai ser uma lei do meu agrado..
Ir para o topo Ir para baixo
rpepereira
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
rpepereira


Número de Mensagens : 160
Idade : 44
Localização : Cacem
Data de inscrição : 01/08/2011

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQui Ago 16, 2012 7:31 am

isso é que era boas noticias, por mim era já hoje, na zona onde faço a abertura quase não há trucas, mas eu acho muito bem, pois já está a começar a entrar no nivel de praga, e afugenta as bravas. bravo
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 EmptyQui Ago 16, 2012 9:31 pm

Em Espanha já se podem caçar, se não estou enganado...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty
MensagemAssunto: Re: Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013   Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Abertura as Rolas Turcas em 2012/2013
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Abertura 2012/2013
» Calendário Venatório para as Épocas 2011 -2012, 2012 -2013 e 2013 -2014...
» Rolas turcas!!
» A um mês da abertura das rolas
» abertura rolas vs pombos.......

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Noticias :: Noticias-
Ir para: