Caça & pesca & natureza
 criar podengos    Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
 criar podengos    Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

  criar podengos

Ir para baixo 
+8
M.Roxo
Gabriel
Marcodatsun
jlopes
beretta302
podengos
podengos&coelhos
custodio borges
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 11:42 am

dividi este tópico porque estava a ficar fora do conteúdo do poste das fotos do membro Custodio

Eu não sou caçador amigo, gosto muito desta raça e tenho saído com elas para o campo para lhes matar o vicio.

As cachorras têm um vicio louco pelos orelhudos.

Esta cadela que pariu é muito boa, o pai para além de ser muito bonito é bom caçador.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 1:28 pm

Amigo Custódio, vai-me desculpar mas tenho que o escrever, deveria ser proibido criar podengos portugueses e não se ser caçador. Isto de forma a protejer o nosso património cinofilo e o podengo portugues como cão de e para a caça!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 1:38 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigo Custódio, vai-me desculpar mas tenho que o escrever, deveria ser proibido criar podengos portugueses e não se ser caçador. Isto de forma a protejer o nosso património cinofilo e o podengo portugues como cão de e para a caça!

Esta não entendi amigo rui ?????
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 1:48 pm

Zé, o que eu quis dizer foi que o podengo é um cão feito de caça e para a caça e por isso devem ser sempre exploradas as suas aptidões cinegéticas.
Sabes o que aconteceu ao nosso podengo pequeno?!
Sabes porque é que é tão difícil arranjar linhas de podengos portugueses com aptidões cinegéticas? Pois é amigo .... a maior parte deles são cães de sofá!

Não tenho nada contra o amigo Custódio e espero que tudo lhe corra pelo melhor e se possível que venda todos os cachorros a caçadores pois só desta forma se preserva e fomenta o património cinegético e cinófilo do nosso querido podengo português!

Entendeste agora Zé?!
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 2:14 pm

custodio borges escreveu:
Eu não sou caçador amigo, gosto muito desta raça e tenho saído com elas para o campo para lhes matar o vicio.

As cachorras têm um vicio louco pelos orelhudos.

Esta cadela que pariu é muito boa, o pai para além de ser muito bonito é bom caçador.

Cumprimentos

podengos&coelhos escreveu:
Zé, o que eu quis dizer foi que o podengo é um cão feito de caça e para a caça e por isso devem ser sempre exploradas as suas aptidões cinegéticas.
Sabes o que aconteceu ao nosso podengo pequeno?!
Sabes porque é que é tão difícil arranjar linhas de podengos portugueses com aptidões cinegéticas? Pois é amigo .... a maior parte deles são cães de sofá!

Não tenho nada contra o amigo Custódio e espero que tudo lhe corra pelo melhor e se possível que venda todos os cachorros a caçadores pois só desta forma se preserva e fomenta o património cinegético e cinófilo do nosso querido podengo português!

Entendeste agora Zé?!

Amigo Rui entendi logo no inicio mas mesmo assim fez a pergunta ,sei que tens razao quando falas no podengo portugues pequeno não é fácil arranjar um bom sangue .Mas le o que o amigo Custódio diz em cima ele não e caçador mas sai com eles para o campo e diz que a mãe dos cachorros é muito boa bem não é caçador mas tem o cuidado de criar e dar treinos como fosse caçador e isso é o mais importante ,o amigo custodio deu-se o trabalho de fazer o RI a esta femia a mãe dos cachorros é porque ela é boa e acredita nas qualidades da mãe .Quer dar os parabéns o amigo custodio por estar a preservar a nossa linha de podengos para a caça .
Amigo Rui quantos de nos caçadores fazemos criações e não ligamos nada a linhas de caça é lisos com cerdosos médios com pequenos para ter a altura certa etc. Nos sim caçadores deveria-mos ou devemos lutar pela raça e se a raça for boa fazer o RI dos nossos cães para daqui a uns anos termos melhores qualidades que hoje temos ..abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 2:24 pm

Amigo Zé, o que é que a saída pro campo tem a ver com caça?! Caça é muito mas muito mais que uma simples saída pro campo.
Vou dar-te um exemplo pratico: tenho um cão que num treino é fabuloso e por ser muito bonito faço-lhe o RI e começo a fazer criação. Sai a primeira ninhada e deparo-me com algo parecido com isto: os cachorros têm fobia dos tiros! Porque?! Muito simples: o meu cão que tão bom era nos treinos nunca ouviu um tiro nem a envolvencia de uma cena de caça e tem fobia aos tiros, fobia essa que vai transmitir a todas as suas gerações. Parece um simples facto mas na verdade como cão de caça estas gerações valem ZERO por muito bonitas e bem parecidas que elas sejam!

Pois é Zé, criar por criar só porque é bonito?! Pra mim não obrigado!

Vou deixar-te outra pergunta: sabes porque é que a maioria dos podengos pequenos não canta na presença do coelho?!

NÃO QUERO COM ISTO DIZER QUE ALGUM DOS CÃES DO FORISTA CUSTÓDIO TENHA MEDO AOS TIROS.
Ir para o topo Ir para baixo
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 3:44 pm

Tenho lido com atenção estas ultimas palavras aqui no forum e neste assunto em particular.

Agradeço aos amigos Rui e José as palavras que escreveram em relação a este assunto, mas jamais estou aqui para criar ou alimentar qualquer conflito, até porque cada pessoa tem uma opinião e cada qual pensa como bem entender, de qualquer das formas agradeço imenso aos dois e ao fórum o que até hoje tenho aprendido por cá e o que hei-de aprender com certeza.

Estou convicto do que quero fazer dos meus animais, não sei se conseguirei, mas pelo menos estou a tentar, nem sempre conseguimos o que se pretende vamos ver.

Conheço alguns bons criadores da raça uns virados para a área da Beleza, outros para a variante da Caça e outros que têm conseguido juntar as duas vertentes.

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 3:55 pm

Amigo Custódio, ainda bem que não interpretou mal as minhas palavras que mais não são que um chamar de atenção pro facto do podengo ser um cão feito de e para a caça.

Um conselho: continue a levar os seus cães pro campo e se possível dê-lhes uns dias de caça na companhia de um amigo caçador. Se algum dia eu for caçar pra sua zona e se você me quiser acompanhar com os seus cães está desde já convidado.

Uma pergunta: porque não tira a carta de caçador?

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 3:58 pm

custodio borges escreveu:
Eu não sou caçador amigo, gosto muito desta raça e tenho saído com elas para o campo para lhes matar o vicio.

As cachorras têm um vicio louco pelos orelhudos.

Esta cadela que pariu é muito boa, o pai para além de ser muito bonito é bom caçador.

Cumprimentos

O meu amigo não é caçador??????

Agora com essa é que me deixou de boca aberta...

Mas e então assim como é que o meu caro saberá as aptidões para a caça dos cães??

O melhor é meter aqui na minha casa as cachorras... eu experimento-as... treino-as... e depois devolvo-lhe as que forem boas e fico com o onus de ir alimentando as outras...

Grande abraço... e quando cruzar a tal cadelinha que eu gosto... lembre-se cá do amigo...
Ir para o topo Ir para baixo
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: deveria ser proibido criar podengos portugueses e não se ser    criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 4:16 pm

Bom com toda esta conversa estou a ver que ainda vou tirar a "carta de caçador"
Bom isto dava pano para mangas, mas por eu não caçar não significa que por exemplo o meu sogro não seja caçador, um primo meu não seja caçador, qualquer deles a mais de 40 anos e o meu pai desde que me lembro de ser gente ser Caçador e ir com eles caçar com PAU e acompanha-lo muitos dias de chuva e frio.

Não era para responder mais a este tópico mas como não tenho nada a temer e depois de ler o que os amigos escreveram por acaso fui a um blog e li uma coisa muito engraçada que qualquer um pode ir ler, e lá li uma coisa muito curiosa em relação aos nossos Podengos e a outros que aqui vou colar.

"Tratemos primeiro do Podengo, cão do tipo primitivo que é ícone do CPC. É notória a diferença existente entre a variedade pequena e as outras (média e grande), considerando o comportamento, o viver social e o tipo de parceria que oferecem. As variedades maiores são mais independentes, instintivas e silvestres, menos prestativas e resistentes ao condicionamento., respondem bem ao condicionamento atrelado e dificilmente atingem a autonomia condicionada (condução em liberdade), ocasião que usam para a fuga, quando os percursos sugeridos ultrapassam a vertente cinegética ou dispensam o contributo da “presa”. Estes cães são maioritariamente evasivos e em muitos aspectos lembram o chacal. A sua capacidade de aprendizagem é baixa, mesmo que se opere o desenvolvimento do seu impulso ao conhecimento, precocemente, pela experiência variada e rica. O carácter intocável ou hermético do Podengo obriga-o à transposição dos obstáculos “`a desfilada”, o que pode colocar em risco a sua integridade. É extraordinariamente resistente e a sua mímica sempre espelhará algum desconforto relativo à disciplina de obediência. Exceptuando-se os casos inerentes à instalação de matilhas, onde guerreiam entre si pela posse da comida ou pela presa, os podengos não apresentam maiores problemas na área da sociabilização, porque não provocam e apenas reagem quando acossados. No entanto, quando soltos entre os demais e diante da presença de outros grupos somáticos, porque correm desalmadamente, podem constituir-se em presas e provocar com isso alguns desaguisados. A sua prestação guardiã é essencialmente vocacionada para o alarme e dificilmente daí evoluirá para outras especialidades, porque é um cão defensivo, de ataques de surtida e com fraca potência de mordedura, que mais facilmente perseguirá outro cão do que enfrentará um intruso. Na caça obedece a leis próprias e a tendências automáticas, já que prefere caçar longe do dono e perseguir presas distantes, factor que tem levado à sua mestiçagem. Num país que se diz na crista da investigação científica, seria bom que um pouco dessa erudição pingasse também sobre a canicultura, dotando o Podengo de maior versatilidade e libertando-o dos entraves milenares, pelo contributo de outros pressupostos selectivos que complementariam a selecção estética existente, nomeadamente na procura de melhor impulso ao conhecimento. Os actuais criadores, que não são muitos, não devem comportar-se como guardas de um tesouro, porque ninguém leva nada para a cova e todos os animais que não se adaptam acabam por desaparecer. A selecção do Podengo, para além da preservação das suas características morfológicas, deverá também recair sobre a análise dos impulsos herdados presentes nos indivíduos destinados à reprodução, o que tornará o Podengo melhor cão de companhia, melhor caçador e concorrente a outros serviços (novas utilidades)."

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Cumprimentos a todos AMIGOS

Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 6:15 pm



Caros amigos... parace-me que o titulo deste tópico - "deveria ser proibido criar podengos a não se ser caçador" - é um pouco extremista, e não creio que fosse esta a ideia subjacente a qualquer dos comentários que antecedem...

... porem, e já agora, opino... porque como qualquer Homem gosto de opinar...

... e assim, parece-me que quem se queira dedicar à criação de podengos, se dedique ou á vertente cinegética, ou à linha de beleza...

... isto porque, e não me leve a mal, caro amigo Custódio, não me parece que quem não cace, tenha as mesmas condições de apurar indivíduos dedicados a tal fim... simplesmente porque não é possível... um cão de caça tem de caçar... e para se saber se tem condições, é preciso vê-lo no meio de dezenas de outros cães... uns a ladrar, outros a brigar... uns dentro das silvas... outros fora.. a ouvir tiros e gritos... tudo coisas que num dia no campo jamais ouviriam...

... se nos limitarmos á genética, e como todos infelizmente sabemos... filhos de pais bons podem não sair bons...

... e dou o exemplo já referido do receio aos tiros... quem é que tira filhos de cadelas medrosas??? ninguem... porque diz as regras básicas de criação que filho de cão medroso medroso sai... e como é que alguem que não cace sabe se os cães tem medo dos tiros???

Claro que se for possível arranjar um cão bonito no estalão da raça, que seja uma maravilha a caçar... melhor... mas... será possível?
Se calhar até é... mas tem de ser a caçar... isso aí... caros amigos, parece-me conditio sine qua non...

Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 6:52 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigo Zé, o que é que a saída pro campo tem a ver com caça?! Caça é muito mas muito mais que uma simples saída pro campo.
Vou dar-te um exemplo pratico: tenho um cão que num treino é fabuloso e por ser muito bonito faço-lhe o RI e começo a fazer criação. Sai a primeira ninhada e deparo-me com algo parecido com isto: os cachorros têm fobia dos tiros! Porque?! Muito simples: o meu cão que tão bom era nos treinos nunca ouviu um tiro nem a envolvencia de uma cena de caça e tem fobia aos tiros, fobia essa que vai transmitir a todas as suas gerações. Parece um simples facto mas na verdade como cão de caça estas gerações valem ZERO por muito bonitas e bem parecidas que elas sejam!

Pois é Zé, criar por criar só porque é bonito?! Pra mim não obrigado!

Vou deixar-te outra pergunta: sabes porque é que a maioria dos podengos pequenos não canta na presença do coelho?!

NÃO QUERO COM ISTO DIZER QUE ALGUM DOS CÃES DO FORISTA CUSTÓDIO TENHA MEDO AOS TIROS.

Amigo Rui quando se fala em sai para o campo com podengos acho que se esta a falar de monte silvas mato etc.Logo ai acho que os podengos do amigo Custodio estão no bom caminho .Na minha opinião acho que para ser criador deve ser uma pessoa que goste da raça e leve o trabalho a serio não pelos euros mas sim pela raça e isso é muito difícil porque os euros falam mais alto .Quando se tem uma ninhada de cachorros nos primeiros 3 meses da para ver se são tímidos e se são tímidos um bom criador nunca deve vender a um caçador cães tímidos .....
Citação :
Vou deixar-te outra pergunta: sabes porque é que a maioria dos podengos pequenos não canta na presença do coelho?!
O porque a culpa também é nossa queremos cães rápidos e com muita força para aguentar o dia todo logo ai o podengo pequeno fica a perder terreno ,logo ai os criadores de beleza usaram esta raça como uma fonte de rendimento comem menos e são pequenos podem estar dentro de casa como sabem a clubes de podengo pequeno por todo o mundo começou a ser usado para exposições e para fazer provas corridas etc. E logo se foi perdendo as qualidades de caçador o longo destes anos .Que os à bons la isso ainda os há mas é tudo sem lop. o menos e o que tenho encontrado ,.
Citação :

Pois é Zé, criar por criar só porque é bonito?! Pra mim não obrigado!
estou total da mesma opinião que tu rui nisso não tenho duvidas .
Citação :
Vou dar-te um exemplo pratico: tenho um cão que num treino é fabuloso e por ser muito bonito faço-lhe o RI e começo a fazer criação. Sai a primeira ninhada e deparo-me com algo parecido com isto: os cachorros têm fobia dos tiros! Porque?! Muito simples: o meu cão que tão bom era nos treinos nunca ouviu um tiro nem a envolvencia de uma cena de caça e tem fobia aos tiros, fobia essa que vai transmitir a todas as suas gerações.
Amigo Rui tens toda a razão e estou de acordo , São estes problemas que o criador deve ver seja ele caçador ou não Os cachorros ate os 3 meses ate irem para o novo dono tem de se ter algum trabalho não é só chegar dar de comer lavar o canil e ir embora ,tem de se fazer muito mais para os cachorros ganharem vida fazer barulhos brincadeiras etc. só assim temos cães equilibrados para o futura da caça ,. Atenção isto é só a minha opinião
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 58
Idade : 64
Localização : palmela
Data de inscrição : 27/09/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 7:45 pm

Caros amigos
Embora concorde com muito do que dizem, discordo de se meter no mesmo saco os criadores que criam só para beleza e nunca levam os cães para o campo, com aqueles que tem a noção perfeita de que os animais devem desenvolver as suas aptidões cinegéticas e posso dar muitos exemplos, limito-me a dois na terra de minha mulher vivia um pastor que todos os anos (força de expressão) vendia cães para os coelhos tudo rafeiro e tudo a caçar bem, a melhor cadela que tive a caçar coelhos quando a viam ninguem sabia a raça dela mas passado pouco tempo de ter chegado a Portugal não havia ninguem que não tivesse na sua matilha uma "rata" em memória a ela, e veio de Espanha de um pastor que todos os anos aparecia no couto onde caçavamos com dois ou três foras de série que não tinham raça nenhuma, e que se não fossem vendidos eram mortos pois o pai desse pastor que era um "puto" não tinha comer para ele e para os irmão (nem sei quantos eram) quanto mais para os cães no defeso, []isto só para dizer que o que faz os cães são os coelhos, não os caçadores[/]
Ps nenhum dos dois pastores era caçador.
Cumprimentos Jlopes
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 11, 2010 10:11 pm

na minha modesta opinião o que o Rui diz é verdade numa grande maioria dos criadores já no caso do amigo custodio não se aplica,apesar de não ser caçador sai com os cães para o mato mantendo assim a chama do vicio acesa. certamente como é um frenquentador assiduo do forum tambem aplica nos seus treinos varias coisas que por aqui se lê.
acho que deve continuar amigo, tente arranjar um amigo que seja caçador e leve os seus cães á caça mesmo fazia-lhe bem ou então o melhor era tirar a carta e fazer um dia ou dois por epoca como intuição de mexer os bichos.
força e boa continuação amigo
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 12, 2010 8:17 am

Zé, a maior parte dos podengos pequenos são mudos porque os seus antecessores foram cães de apartamento e sofá e sempre educados pra não ladrar. Os anos e as gerações encarregaram-se de lhe fixar esse atributo e por isso hoje é tão dificil encontrar podengos pequenos bons caçadores e com boa voz.

Um aparte: olha que os podengos pequenos aguentam o dia todo a caçar mesmo quando misturados com podengos médios. Eu tenho duas fêmeas pequenas que acompanham os meus médios a caçar o dia todo em silvas ou mesmo em mato.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 12, 2010 8:20 am

custodio borges escreveu:
"Tratemos primeiro do Podengo, cão do tipo primitivo que é ícone do CPC. É notória a diferença existente entre a variedade pequena e as outras (média e grande), considerando o comportamento, o viver social e o tipo de parceria que oferecem. As variedades maiores são mais independentes, instintivas e silvestres, menos prestativas e resistentes ao condicionamento., respondem bem ao condicionamento atrelado e dificilmente atingem a autonomia condicionada (condução em liberdade), ocasião que usam para a fuga, quando os percursos sugeridos ultrapassam a vertente cinegética ou dispensam o contributo da “presa”. Estes cães são maioritariamente evasivos e em muitos aspectos lembram o chacal. A sua capacidade de aprendizagem é baixa, mesmo que se opere o desenvolvimento do seu impulso ao conhecimento, precocemente, pela experiência variada e rica. O carácter intocável ou hermético do Podengo obriga-o à transposição dos obstáculos “`a desfilada”, o que pode colocar em risco a sua integridade. É extraordinariamente resistente e a sua mímica sempre espelhará algum desconforto relativo à disciplina de obediência. Exceptuando-se os casos inerentes à instalação de matilhas, onde guerreiam entre si pela posse da comida ou pela presa, os podengos não apresentam maiores problemas na área da sociabilização, porque não provocam e apenas reagem quando acossados. No entanto, quando soltos entre os demais e diante da presença de outros grupos somáticos, porque correm desalmadamente, podem constituir-se em presas e provocar com isso alguns desaguisados. A sua prestação guardiã é essencialmente vocacionada para o alarme e dificilmente daí evoluirá para outras especialidades, porque é um cão defensivo, de ataques de surtida e com fraca potência de mordedura, que mais facilmente perseguirá outro cão do que enfrentará um intruso. Na caça obedece a leis próprias e a tendências automáticas, já que prefere caçar longe do dono e perseguir presas distantes, factor que tem levado à sua mestiçagem. Num país que se diz na crista da investigação científica, seria bom que um pouco dessa erudição pingasse também sobre a canicultura, dotando o Podengo de maior versatilidade e libertando-o dos entraves milenares, pelo contributo de outros pressupostos selectivos que complementariam a selecção estética existente, nomeadamente na procura de melhor impulso ao conhecimento. Os actuais criadores, que não são muitos, não devem comportar-se como guardas de um tesouro, porque ninguém leva nada para a cova e todos os animais que não se adaptam acabam por desaparecer. A selecção do Podengo, para além da preservação das suas características morfológicas, deverá também recair sobre a análise dos impulsos herdados presentes nos indivíduos destinados à reprodução, o que tornará o Podengo melhor cão de companhia, melhor caçador e concorrente a outros serviços (novas utilidades)."
Este texto tem muito pouco ou nada a ver com o podengo que eu conheço e com o qual caço.
E na minha modesta opinião este texto é um desabafo do seu autor (que eu desconheço o nome) e um desabafo virado pro CPC talvez por não concordar com as suas políticas ou afins.
Pra finalizar refiro apenas que o autor deste texto deve conhecer os podengos dos livros ou das revistas da especialidade porque duvido muito que algum dia tenha tido um podengo em sua casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 12, 2010 8:26 am

podengos escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Amigo Custódio, vai-me desculpar mas tenho que o escrever, deveria ser proibido criar podengos portugueses e não se ser caçador. Isto de forma a protejer o nosso património cinofilo e o podengo portugues como cão de e para a caça!

Esta não entendi amigo rui ?????

Eu também não entendo!!!!!

Tenho acompanhado o amigo Custódio e posso dizer que é extremamente dedicado aos animais e tem procurado ter animais cinegéticamente válidos conjugando isso com o estalão da raça.

Quantos se dizem caçadores e só se lembram de soltar os cães no dia da abertura?
Quantos caçadores têm cuidados em vacinar desparasitar e chipar?
Quantos caçadores procuram a melhor ração para dar aos cães?
Quantos caçadores têm bons podengos, verdadeiros podengos, e perdem o seu tempo a registá-los?
Quantos caçadores gastam dinheiro a fazer RI?

Pois é, isto de ter podengos não é só para caçadores e ainda bem que não, pois se assim fosse provavelmente a raça estaria à beira da extinção, porque o pessoal faz as maiores asneiras em termos de cruzamentos e muitas vezes só porque tem a orelha direita o porque é um excelente cão, claro que depois saem grandes aberrações.

Para criar podengos é necessário preservar o património ginético do podengo e tentar melhorar, apurando sempre as melhores caracteristicas cinegéticas face ao que eu pretende do cão, nunca esquecendo o que é o estalão da raça.
Podemos querer podengos a maticar de rasto, só a maticar à vista, bicheiros, valentes e bons guardas, então temos que trabalhar nesse sentido, apurar o que nos interessa, mas não é com uma ou duas cadelas que durante uma década ou duas eu consigo o melhor dos melhores, muitas vezes esse é um trabalho árduo de gerações de famílias a trabalhar para o mesmo fim.
Já aqui foi referenciado a histório do pastor que todos os anos vendia bons cães, e porquê? Os cães caçavam o ano inteiro, um cão é como um atleta, pode ter as melhores caracteristicas mas se não for treinado, nunca será um campeão.


Ir para o topo Ir para baixo
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 12, 2010 9:26 am

Antes de mais quero agradecer a todos sem excepção aqui do fórum o que hoje sei de cães que diga-se a verdade será pouco.

Entendo todos perfeitamente até porque não sendo expert na matéria, como já várias vezes disse aqui no fórum no tempo que meu falecido PAI caçava, em minha casa só existiam animais cruzados, vacinas nem vê-las, ração muito menos, restinhos de comida e era quando havia, ou seja quero dizer com isto, que embora não seja expert, também não serei propriamente um novato ou aprendiz no seu inicio, agora resolvi depois de conheçer óptimos criadores de Podengo Português e por ver que não existem assim tantos, por-me nesta aventura, mas jamais estarei a pensar em ganhar dinheiro com isto, ganho sim muitas dores de cabeça, para no final da tarde dar uma volta com eles, para os tratar dignamente e tudo o resto que os amigos também saberão.

Á uns tempos em conversa com um senhor que tinha uma ninhada muito boa de Podengos Pequenos de pelo liso, pais caçadores como poucos linhas Vale de Linhos e Castelhana, ele falou-me amigo Custódio, estou a pedir €€€€ por cada cachorro, eu retorqui, ó amigo Luis voçê está a pedir muito dinheiro pelos animais, ele respondeu, Custódio se os quiserem levar tem de pagar pois se dão €€€€ por um animal de estimação porque não dar por um animal puro, registado, boas linhas(resumindo vendeu 2 para a Alemanha, logo de seguida o resto).

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
M.Roxo
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
avatar


Número de Mensagens : 151
Idade : 43
Localização : Fão-Esposende
Data de inscrição : 30/09/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 12, 2010 10:35 am

Sr Gabriel:

Parabens pelo texto!!
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySex Out 15, 2010 1:52 pm

amigo gabriel tem toda a razao porque muita gente quer caes mas nao quer ter trabalho nem custos com os animais mas isso e impossivel corre 123
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyDom Out 24, 2010 9:17 pm

sergio magalhaes escreveu:
amigo gabriel tem toda a razao porque muita gente quer caes mas nao quer ter trabalho nem custos com os animais mas isso e impossivel corre 123
Olá amigos.

Tenho que concordar com o amigo Rui, certa forma quando diz que o senhor não deve iniciar criação do podengo português!

Pergunto como é que ele iria testar os cachorros?

A criação de uma raça de caça não é a mesma coisa que criar cães de sofá,

E este é o problema de muitas raças da caça!

Temos que ter muita consciência a genética o carácter e as aptidões naturais de cada raça!

Os progenitores são muito importantes, é importante saber o desenvolvimento dos cachorros. Só assim podemos saber se realmente se temos bons progenitores.

Vi no tópico anterior um furista dizer que ia cruzar uma cadela que tem medo aos tiros e que no treino era boa, ora aqui está uma forma medíocre de criar.

Os progenitores transmitem tudo, mas mesmo tudo para os cachorros e queremos ó não temos de ter consciência.

Criar é fácil, mas fazer um trabalho digno de ser visto é muito difícil, dispendioso, mas o pior de tudo é muitos não o reconhecem!

Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 25, 2010 7:33 am

VitorAlmeida escreveu:
sergio magalhaes escreveu:
amigo gabriel tem toda a razao porque muita gente quer caes mas nao quer ter trabalho nem custos com os animais mas isso e impossivel corre 123
Olá amigos.

Tenho que concordar com o amigo Rui, certa forma quando diz que o senhor não deve iniciar criação do podengo português!

Pergunto como é que ele iria testar os cachorros?

A criação de uma raça de caça não é a mesma coisa que criar cães de sofá,

E este é o problema de muitas raças da caça!

Temos que ter muita consciência a genética o carácter e as aptidões naturais de cada raça!

Os progenitores são muito importantes, é importante saber o desenvolvimento dos cachorros. Só assim podemos saber se realmente se temos bons progenitores.

Vi no tópico anterior um furista dizer que ia cruzar uma cadela que tem medo aos tiros e que no treino era boa, ora aqui está uma forma medíocre de criar.

Os progenitores transmitem tudo, mas mesmo tudo para os cachorros e queremos ó não temos de ter consciência.

Criar é fácil, mas fazer um trabalho digno de ser visto é muito difícil, dispendioso, mas o pior de tudo é muitos não o reconhecem!


Amigo Vitor o que voce diz é bem verdade e aplica-se a muito "criador" espalho por portugal mas no caso do amigo Custodio não se aplica porque é uma pessoa com noção das coisas, e com grande empenho na criação dos seus podengos, desde o treino dos mesmos e certamente os faz ouvir alguns tiros ou simuladores do mesmo. abraço
Ir para o topo Ir para baixo
VitorAlmeida
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
VitorAlmeida


Número de Mensagens : 143
Idade : 59
Localização : Ovar
Data de inscrição : 01/09/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 25, 2010 8:33 pm

Marcodatsun escreveu:


Amigo Vitor o que voce diz é bem verdade e aplica-se a muito "criador" espalho por portugal mas no caso do amigo Custodio não se aplica porque é uma pessoa com noção das coisas, e com grande empenho na criação dos seus podengos, desde o treino dos mesmos e certamente os faz ouvir alguns tiros ou simuladores do mesmo. abraço
Amigo continuo a não concordar consigo!
Um cão de caça, tem de ter caça viva e não simolações.
O senhor Custodio poderá ter todas a voas intenções de ser um bom criador, de cães de caça, mas onde fica o trabalho contino do progenitores?
Como disse a traz um cão de caça não pode ser um cão de sofá?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.perdigueirodeovar.com
jlopes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 58
Idade : 64
Localização : palmela
Data de inscrição : 27/09/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 25, 2010 10:38 pm

Amigo Vitor
Desculpe que lhe diga mas a importancia dos progenitores é só uma parte do que é realmente importante para um futuro cão de caça. Se bem que não vejo porquê um criador sem ser caçador, não poderá incutir nos seus cães a experiência de caça. já mais acima referi dois casos concretos e conheço muito mais exemplos que confirmam o que digo. E não pense que não sei do que falo porque durante mais de vinte anos criei cães com LOP, mas isso ajudou-me a perceber que o trabalho que tive a selecionar cães, podia ser destruido em menos de uma ou duas semanas, ou potenciado, consoate as mãos a que o cachorro fosse parar. E digo-lhe que conheço muitos mais caçadores que não tem a minima noção de como ensinar um cão de caça, do que criadores que não sabem desenvolver o instinto de caça dos seus cães, embora tambem conheça alguns.
Por isso e não conhecendo as pessoas julgo que será exagerado dizer-se: "não é caçador não pode criar podengos".
Jlopes
Ir para o topo Ir para baixo
custodio borges
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
custodio borges


Número de Mensagens : 3271
Idade : 60
Localização : Cartaxo
Data de inscrição : 15/11/2009

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptySeg Out 25, 2010 10:56 pm

Boa noite amigos todos

Obrigado pelo incentivo.

Cumprimentos e boas caçadas com cães de raça PORTUGUESA.
Ir para o topo Ir para baixo
http://sitiodavinheira.blogspot.com/
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 26, 2010 7:29 am

VitorAlmeida escreveu:
Marcodatsun escreveu:


Amigo Vitor o que voce diz é bem verdade e aplica-se a muito "criador" espalho por portugal mas no caso do amigo Custodio não se aplica porque é uma pessoa com noção das coisas, e com grande empenho na criação dos seus podengos, desde o treino dos mesmos e certamente os faz ouvir alguns tiros ou simuladores do mesmo. abraço
Amigo continuo a não concordar consigo!
Um cão de caça, tem de ter caça viva e não simolações.
O senhor Custodio poderá ter todas a voas intenções de ser um bom criador, de cães de caça, mas onde fica o trabalho contino do progenitores?
Como disse a traz um cão de caça não pode ser um cão de sofá?

são opiniões e cabe a cada um de nos respeitar a do outro :D
mas já agora explique-me uma coisa, muitos cães de parar que ando pelo pais são filhos de campeões de provas de santo huberto.....que diga de passagem nada tem a haver com caça real......o que é certo é que os filhos destes cães são vendidos para caçar "normal", pelo que percebo....chegamos ao mesmo ponto.

mais uma vez boa sorte ao amigo Custodio nos seus podengos e boa sorte ao amigo Vitor nos seus perdigueiros
abraço a ambos
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 26, 2010 8:44 am

Marcodatsun escreveu:

são opiniões e cabe a cada um de nos respeitar a do outro :D
mas já agora explique-me uma coisa, muitos cães de parar que ando pelo pais são filhos de campeões de provas de santo huberto.....que diga de passagem nada tem a haver com caça real......o que é certo é que os filhos destes cães são vendidos para caçar "normal", pelo que percebo....chegamos ao mesmo ponto.

mais uma vez boa sorte ao amigo Custodio nos seus podengos e boa sorte ao amigo Vitor nos seus perdigueiros
abraço a ambos

Eu acho que aqui tem que imperar o bom senso e o respeito mútuo. Logo, se o amigo Custódio pretende fazer criação da raça de Podengos Portugueses por amor à raça e o fizer bem feito...e porque não. Quem somos nós para dizer que todos os podengos ou todos os perdigueiros tenham de ir para a caça?? O que para mim é importante...é que o dono o trate dignamente. O resto é com cada um.

Ou vocês querem-me dizer que os podengos pequenos vendidos pelo canil "vale de Cutileiros" que se encontram no estrangeiro, vendidos por balurdios, são um desperdicio para a raça??
Na minha humilde opinião...Não são um desperdicio...muito pelo contrario...ajudam a divulgar a raça.

E é aqui que vou de encontro com aquilo que o Marco escreveu e eu realcei a vermelho. As provas de Santo Huberto por mais que queiram dizer que simula uma acto de caça...para mim é uma fantochada. E os pobres cães são ensidados a fazer algo...tal qual um cão de circo.
E por mais que me venham dizer que um cão pode ser bom nas provas e bom na caça real (brava)....eu simplesmente digo que não.

Eu já tive um cão que veio para as minhas mãos com 8 meses (pointer lindissimo) vinha iniciado...fez uma época inteira comigo. A única alegria cinegética que me deu, foi na primeira vez que o levei a uma "caçada" num campo de treino com perdizes largadas...aí foi uma máquina mesmo com muito calor. A partir daí...se eu quisesse caça tinha de ser eu a levata-la, mata-la e cobra-la.
Nesse ano, só no livre aqui da zona, matei 28 perdizes e o cão nem uma foi capaz de apanhar. O cumulo foi quando matei um tordo e o passaro ficou de asa...madei o cão cobrar (para ver se cobrava alguma coisa ao menos) e quando ia a chegar perto levou uma bicada do tordo e fugiu po ... o meu pai disse logo....mal empregados os teus 750€.
Conclusão...dei-o a um amigo que faz provas de Santo Huberto ( o Vitor Assis) e passado alguns meses o homem foi campeão Nacional com o meu cão o Roxx.

Para concluír, acredito que o amigo Custódio irá fazer um bom trabalho na criação do nosso Podengo Portugues...e porquê que digo isto? simplesmente teve a grande e honrosa humildade de se expor aqui num "mundo" de caçadores ...que tal como no futebol, somos todos treinadores de bancada. Mas tal como o Mourinho que não tinha passado futebolistico no inicio todos nós duvidavamos das suas capacidades...e no fim o resultado é aquele que todos conhecemos.
Porque não deixar o amigo Custódio trabalhar livremente a sua criação de Podengos e esperar pelos resultados??

Aí sim...depois criticar de forma construtiva amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Prates
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Prates


Número de Mensagens : 58
Idade : 51
Localização : Corroios
Data de inscrição : 17/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 26, 2010 8:55 am

patrick_lgs escreveu:
Marcodatsun escreveu:

são opiniões e cabe a cada um de nos respeitar a do outro :D
mas já agora explique-me uma coisa, muitos cães de parar que ando pelo pais são filhos de campeões de provas de santo huberto.....que diga de passagem nada tem a haver com caça real......o que é certo é que os filhos destes cães são vendidos para caçar "normal", pelo que percebo....chegamos ao mesmo ponto.

mais uma vez boa sorte ao amigo Custodio nos seus podengos e boa sorte ao amigo Vitor nos seus perdigueiros
abraço a ambos

Eu acho que aqui tem que imperar o bom senso e o respeito mútuo. Logo, se o amigo Custódio pretende fazer criação da raça de Podengos Portugueses por amor à raça e o fizer bem feito...e porque não. Quem somos nós para dizer que todos os podengos ou todos os perdigueiros tenham de ir para a caça?? O que para mim é importante...é que o dono o trate dignamente. O resto é com cada um.

Ou vocês querem-me dizer que os podengos pequenos vendidos pelo canil "vale de Cutileiros" que se encontram no estrangeiro, vendidos por balurdios, são um desperdicio para a raça??
Na minha humilde opinião...Não são um desperdicio...muito pelo contrario...ajudam a divulgar a raça.

E é aqui que vou de encontro com aquilo que o Marco escreveu e eu realcei a vermelho. As provas de Santo Huberto por mais que queiram dizer que simula uma acto de caça...para mim é uma fantochada. E os pobres cães são ensidados a fazer algo...tal qual um cão de circo.
E por mais que me venham dizer que um cão pode ser bom nas provas e bom na caça real (brava)....eu simplesmente digo que não.

Eu já tive um cão que veio para as minhas mãos com 8 meses (pointer lindissimo) vinha iniciado...fez uma época inteira comigo. A única alegria cinegética que me deu, foi na primeira vez que o levei a uma "caçada" num campo de treino com perdizes largadas...aí foi uma máquina mesmo com muito calor. A partir daí...se eu quisesse caça tinha de ser eu a levata-la, mata-la e cobra-la.
Nesse ano, só no livre aqui da zona, matei 28 perdizes e o cão nem uma foi capaz de apanhar. O cumulo foi quando matei um tordo e o passaro ficou de asa...madei o cão cobrar (para ver se cobrava alguma coisa ao menos) e quando ia a chegar perto levou uma bicada do tordo e fugiu po ... o meu pai disse logo....mal empregados os teus 750€.
Conclusão...dei-o a um amigo que faz provas de Santo Huberto ( o Vitor Assis) e passado alguns meses o homem foi campeão Nacional com o meu cão o Roxx.

Para concluír, acredito que o amigo Custódio irá fazer um bom trabalho na criação do nosso Podengo Portugues...e porquê que digo isto? simplesmente teve a grande e honrosa humildade de se expor aqui num "mundo" de caçadores ...que tal como no futebol, somos todos treinadores de bancada. Mas tal como o Mourinho que não tinha passado futebolistico no inicio todos nós duvidavamos das suas capacidades...e no fim o resultado é aquele que todos conhecemos.
Porque não deixar o amigo Custódio trabalhar livremente a sua criação de Podengos e esperar pelos resultados??

Aí sim...depois criticar de forma construtiva amigos

Pronto,agora vou dar a minha opinião.O que diz o amigo é verdade,há cães que só servem para competições e na caça real são zero,mas também há quem pratique sto humberto e caçe com esses cães.Posso te dar o exemplo de um exemplar do canil beira tejo (hustler)que já morreu e foi campeão mundial de sto humberto e caçava a epoca toda às galinholas.E era uma máquina.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 26, 2010 8:56 am

patrick_lgs escreveu:
Marcodatsun escreveu:

são opiniões e cabe a cada um de nos respeitar a do outro :D
mas já agora explique-me uma coisa, muitos cães de parar que ando pelo pais são filhos de campeões de provas de santo huberto.....que diga de passagem nada tem a haver com caça real......o que é certo é que os filhos destes cães são vendidos para caçar "normal", pelo que percebo....chegamos ao mesmo ponto.

mais uma vez boa sorte ao amigo Custodio nos seus podengos e boa sorte ao amigo Vitor nos seus perdigueiros
abraço a ambos

Eu acho que aqui tem que imperar o bom senso e o respeito mútuo. Logo, se o amigo Custódio pretende fazer criação da raça de Podengos Portugueses por amor à raça e o fizer bem feito...e porque não. Quem somos nós para dizer que todos os podengos ou todos os perdigueiros tenham de ir para a caça?? O que para mim é importante...é que o dono o trate dignamente. O resto é com cada um.

Ou vocês querem-me dizer que os podengos pequenos vendidos pelo canil "vale de Cutileiros" que se encontram no estrangeiro, vendidos por balurdios, são um desperdicio para a raça??
Na minha humilde opinião...Não são um desperdicio...muito pelo contrario...ajudam a divulgar a raça.

E é aqui que vou de encontro com aquilo que o Marco escreveu e eu realcei a vermelho. As provas de Santo Huberto por mais que queiram dizer que simula uma acto de caça...para mim é uma fantochada. E os pobres cães são ensidados a fazer algo...tal qual um cão de circo.
E por mais que me venham dizer que um cão pode ser bom nas provas e bom na caça real (brava)....eu simplesmente digo que não.

Eu já tive um cão que veio para as minhas mãos com 8 meses (pointer lindissimo) vinha iniciado...fez uma época inteira comigo. A única alegria cinegética que me deu, foi na primeira vez que o levei a uma "caçada" num campo de treino com perdizes largadas...aí foi uma máquina mesmo com muito calor. A partir daí...se eu quisesse caça tinha de ser eu a levata-la, mata-la e cobra-la.
Nesse ano, só no livre aqui da zona, matei 28 perdizes e o cão nem uma foi capaz de apanhar. O cumulo foi quando matei um tordo e o passaro ficou de asa...madei o cão cobrar (para ver se cobrava alguma coisa ao menos) e quando ia a chegar perto levou uma bicada do tordo e fugiu po ... o meu pai disse logo....mal empregados os teus 750€.
Conclusão...dei-o a um amigo que faz provas de Santo Huberto ( o Vitor Assis) e passado alguns meses o homem foi campeão Nacional com o meu cão o Roxx.

Para concluír, acredito que o amigo Custódio irá fazer um bom trabalho na criação do nosso Podengo Portugues...e porquê que digo isto? simplesmente teve a grande e honrosa humildade de se expor aqui num "mundo" de caçadores ...que tal como no futebol, somos todos treinadores de bancada. Mas tal como o Mourinho que não tinha passado futebolistico no inicio todos nós duvidavamos das suas capacidades...e no fim o resultado é aquele que todos conhecemos.
Porque não deixar o amigo Custódio trabalhar livremente a sua criação de Podengos e esperar pelos resultados??

Aí sim...depois criticar de forma construtiva amigos

exactamente amigo Patrick, só vou dizer mais uma coisa para completar a minha ideia, Se o amigo custodio tiver uma oportunidade de ir caçar com os seus cães um dia força mas se não o fizer não vão ter menos valor para isso visto que o senhor desde novos lhe injecta o vicio dos coelhos :D

p.s. não é por discordar do amigo Vitor que minimizo o seu excelente trabalho em Perdigueiros Portugueses, apenas opiniões diferentes :D
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    EmptyTer Out 26, 2010 8:58 am

Prates escreveu:
patrick_lgs escreveu:
Marcodatsun escreveu:

são opiniões e cabe a cada um de nos respeitar a do outro :D
mas já agora explique-me uma coisa, muitos cães de parar que ando pelo pais são filhos de campeões de provas de santo huberto.....que diga de passagem nada tem a haver com caça real......o que é certo é que os filhos destes cães são vendidos para caçar "normal", pelo que percebo....chegamos ao mesmo ponto.

mais uma vez boa sorte ao amigo Custodio nos seus podengos e boa sorte ao amigo Vitor nos seus perdigueiros
abraço a ambos

Eu acho que aqui tem que imperar o bom senso e o respeito mútuo. Logo, se o amigo Custódio pretende fazer criação da raça de Podengos Portugueses por amor à raça e o fizer bem feito...e porque não. Quem somos nós para dizer que todos os podengos ou todos os perdigueiros tenham de ir para a caça?? O que para mim é importante...é que o dono o trate dignamente. O resto é com cada um.

Ou vocês querem-me dizer que os podengos pequenos vendidos pelo canil "vale de Cutileiros" que se encontram no estrangeiro, vendidos por balurdios, são um desperdicio para a raça??
Na minha humilde opinião...Não são um desperdicio...muito pelo contrario...ajudam a divulgar a raça.

E é aqui que vou de encontro com aquilo que o Marco escreveu e eu realcei a vermelho. As provas de Santo Huberto por mais que queiram dizer que simula uma acto de caça...para mim é uma fantochada. E os pobres cães são ensidados a fazer algo...tal qual um cão de circo.
E por mais que me venham dizer que um cão pode ser bom nas provas e bom na caça real (brava)....eu simplesmente digo que não.

Eu já tive um cão que veio para as minhas mãos com 8 meses (pointer lindissimo) vinha iniciado...fez uma época inteira comigo. A única alegria cinegética que me deu, foi na primeira vez que o levei a uma "caçada" num campo de treino com perdizes largadas...aí foi uma máquina mesmo com muito calor. A partir daí...se eu quisesse caça tinha de ser eu a levata-la, mata-la e cobra-la.
Nesse ano, só no livre aqui da zona, matei 28 perdizes e o cão nem uma foi capaz de apanhar. O cumulo foi quando matei um tordo e o passaro ficou de asa...madei o cão cobrar (para ver se cobrava alguma coisa ao menos) e quando ia a chegar perto levou uma bicada do tordo e fugiu po ... o meu pai disse logo....mal empregados os teus 750€.
Conclusão...dei-o a um amigo que faz provas de Santo Huberto ( o Vitor Assis) e passado alguns meses o homem foi campeão Nacional com o meu cão o Roxx.

Para concluír, acredito que o amigo Custódio irá fazer um bom trabalho na criação do nosso Podengo Portugues...e porquê que digo isto? simplesmente teve a grande e honrosa humildade de se expor aqui num "mundo" de caçadores ...que tal como no futebol, somos todos treinadores de bancada. Mas tal como o Mourinho que não tinha passado futebolistico no inicio todos nós duvidavamos das suas capacidades...e no fim o resultado é aquele que todos conhecemos.
Porque não deixar o amigo Custódio trabalhar livremente a sua criação de Podengos e esperar pelos resultados??

Aí sim...depois criticar de forma construtiva amigos

Pronto,agora vou dar a minha opinião.O que diz o amigo é verdade,há cães que só servem para competições e na caça real são zero,mas também há quem pratique sto humberto e caçe com esses cães.Posso te dar o exemplo de um exemplar do canil beira tejo (hustler)que já morreu e foi campeão mundial de sto humberto e caçava a epoca toda às galinholas.E era uma máquina.

Amigo Prates existem sem duvida esses casos, mas eu e o Amigo Patrick quando falamos era na generalidade :D
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





 criar podengos    Empty
MensagemAssunto: Re: criar podengos     criar podengos    Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
criar podengos
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: