Caça & pesca & natureza
Ajuda urgente!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Ajuda urgente!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Ajuda urgente!!

Ir para baixo 
+11
Vitor21
Stick
podengos&coelhos
beretta302
Marcodatsun
patrick_lgs
Ciclone
tiago
Nuno Miguel
tiago mendes
jorge soares
15 participantes
AutorMensagem
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 8:38 pm

Boas amigos estou a pedir a vossa ajuda pela seguinte razão, tenho dois podengos com cerca de um ano e meio são umas autenticas maquinas a caçar mas teem um defeito muito grande andam sempre muito longe de mim por vazes a centenas de metros e não encontro maneira de corrigir isso, se alguem me pode-se ajudar agradecia.


Um abraço!!!!!!!!!!!!!1
Ir para o topo Ir para baixo
tiago mendes
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
tiago mendes


Número de Mensagens : 100
Idade : 46
Localização : salvaterra de magos
Data de inscrição : 02/08/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 8:40 pm

talvez a coleira electronica mas fale com alguem que tenha experiencia senão pode estrgar os cães
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:01 pm

amigo não desespere pois tenho aqui um caso identico com 8 meses e para o meu efeito até é bom, se bem que gosto de chamar cães e eles virem logo mas tambem estou satisfeito pois agora no primeiro dia posso ir só com ele e colocar-me em sitios alto para o ver trabalhar e não precisar dir para o mato. eu se fosse a si não metia coleira electrónica pois pode estragar de vez e assim os cães assim têm utilidade no meu tipo de caça, podem não ter noutros. agora falta saber se eles vão para longe para acompanharem o coelho ou se vão a procura, ou se perdem um e vao mais para a frente a procura de outro pois este meu, podengo pequeno, vai até onde vai o coelho mas se o perder ou se encovar ele volta se o chamar uns minutinhos. mas uma coisa que pode fazer é quando eles vão embora mude-se de sitio para eles terem medo e andarem mais perto pois eu faço isso, porque o meu cachorro vem sempre a ter ao mesmo onde eu estou quando ele entra no mato. nunca falha, sai sempre do mato onde eu estou. e ja exprimentei e desviar-me e fica desorientado. mas isso vai do sangue dos cães, este meu é treinado sozinho ou com uma cadela da mesma idade que ele, e ele vai embora e ela não, procura muito perto, mas acho que quando começar a chover ela vai começar a procurar mais longe pois o rasto esta muito melhor de seguir e na altura da caça eu ando no meio do mato e agora limito-me a ficar nos caminhos.
Ir para o topo Ir para baixo
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:08 pm

Boas o problema é que eles vão para longe a procura dos coelhos caso não encontrem nenhum por perto e pouco adianta chamalos que o vicio é tal que nem deus os faz virar para traz.



Abraço!!!!!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:18 pm

que idade têm? mas caça numa zona com pouco coelho? vai ver que quando treinar numa zona com + coelhos eles acalmam e se dão com eles mais perto já nao vao para longe. já ouvi dizer que uma malha quando eles chegam que as vezes resulta mas não gosto desse sistema. faça isso de se esconder quando os sentir que estão a chegar ao pé de si, e vai ver que se ficarem mais aflitos, depois resulta ou pode acalmá-los.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:19 pm

nao tinha visto a idade dos caes. ah olhe os caes estão em canis, a corrente ou a solta num quintal ou numa quinta?
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:28 pm

boas!
eu tinha em casa um caso identico, sendo que kuando dava com o rasto de uma lebre, bem podia sentar-me num calhau e estar 45 min a espera que ele voltasse.
o cao é um raçado.
o pai era um cooker spaniel preto, e a mae uma podenga de pelo curto, ambos puros e caçadores. o meu cao parece um podengo autentico só que é todo preto, tem as orelhas para baixo e o focinho mais arredondado. e está tb a tornar-se uma verdadeira makina, principalmente com pedizes e lebres.
como disse ele afastavasse muito alem de seguir o rasto das lebes, mesmo nas perdixes, kuando lhes xegava o cheiro ao nariz la se punha ele a andar, e muitas das perdizes, por causa disso, levantavam fora ou kuase fora de tiro.
para resolver o problema, ensinei o cão a andar perto de mim com tela e coleia de estrangulamento feita de corrente, e depois de ele aprender a andar junto a mim, fui po campo com o cão com a coleira estranguladora, uma trela extenssivel de 5 metros e um apito.
depois começei a mandar o cão procurar em zig zag, ao mesmo tempo que ia correndo com ele tb em zig zag. kuando atingia 20 metros pra cada lado assobiava com o apito para ele mudar de direcção. kuando nao mudava dava um puchao com a trela demaneira a k o cão mudasse de direcção. e fui fazendo ixo ate o cao associar o apto a mudança de direcção e ja nao precisar de puxar a trela.
o cao agora esta muito melhor mas inda nao ta a 100 por cento. mas pelo andamento da coisa, tou a espera de grandes melhoras esta época. de salientar que so fix este treino, umas 5 ou 6 veses durante cerca de 10 15 min. o cão fex este ano tres anos.
boa sorte com os seus caxorros
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Ciclone
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Ciclone


Número de Mensagens : 909
Idade : 60
Localização : Sesimbra
Data de inscrição : 17/02/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:55 pm

Experimente a levar só um a próxima vez que sair,para ver se ele o procura .
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Ago 30, 2010 9:56 pm

jorge soares escreveu:
Boas amigos estou a pedir a vossa ajuda pela seguinte razão, tenho dois podengos com cerca de um ano e meio são umas autenticas maquinas a caçar mas teem um defeito muito grande andam sempre muito longe de mim por vazes a centenas de metros e não encontro maneira de corrigir isso, se alguem me pode-se ajudar agradecia.


Um abraço!!!!!!!!!!!!!1

Nuno Miguel escreveu:
mas uma coisa que pode fazer é quando eles vão embora mude-se de sitio para eles terem medo e andarem mais perto pois eu faço isso, porque o meu cachorro vem sempre a ter ao mesmo onde eu estou quando ele entra no mato. nunca falha, sai sempre do mato onde eu estou. e ja exprimentei e desviar-me e fica desorientado. mas isso vai do sangue dos cães, este meu é treinado sozinho ou com uma cadela da mesma idade que ele, e ele vai embora e ela não, procura muito perto, mas acho que quando começar a chover ela vai começar a procurar mais longe pois o rasto esta muito melhor de seguir e na altura da caça eu ando no meio do mato e agora limito-me a ficar nos caminhos.

Amigo Jorge Soares...eu concordo com o Nuno Miguel. O que se passa é que provavelmente os seus dois cães sentem pouca ou nenhuma necessidade em ter uma "ligação" consigo e afastam-se por os progenitores já tinham essa tendencia no instinto e/ou pelo facto de caçarem juntos sentem confiança e dispensam a sua presença.

Eu acho que o uso de coleira é desnecessário e dispendioso para os resultado que poderá ou não obter.

No seu caso...e atendendo que desconheço a zona e tipo de mato onde tem treinado. Eu faria exactamente o que disse o Nuno mas levaria apenas um dos cães. E passea-los com uma trela extensivel e dando-lhe ordem se "aqui" de tempos a tempos...e caso o cão se faça de surdo dar-lhe um pequeno esticão...para ele ver quem manda e quem é o lider.

espero ter ajudado...mas uma coisa é certa...se forem podengos com tendencia para se afastarem...será dificil tirar-lhes o habito...pois muitos destes cães são muito independentes.

Boa sorte


Última edição por patrick_lgs em Ter Ago 31, 2010 7:59 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 7:13 am

esse defeito é causado por erros durante os treinos, se são dois o primeiro passo é separa-los teina-los um de cada vez, treinar mais vezes por semana e treinos mais longos de forma que os cães se cansem mais e como tal vão andam mais perto de si para alem disso com mais treinos o vicio fica mais alimentado ou seja diminuem aquela loucura inicial. a juntar a tudo isto leve os cães a sitios de muitos coelhos e de muito mato de forma que não seja tão facil ele esticar-se.
Passear com as cadelas com trela pode ajudar alguma coisa mas eu não aconselho muito, sou mais da opinião que ande sempre com queijo nos bolsos ou algo que eles gostem, quando vierem ao pé de si de-lhe isso e faça-lhe mimos.
sobe o uso da coleira electrica não aconselho mas em ultimo caso.....


Última edição por Marcodatsun em Ter Ago 31, 2010 7:56 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 7:46 am

Amigo,

Há 3 anos arranjei duas cadelas já caçadas, com ano e meio... médias... uma cerdosa e uma lisa...

Levava-as para a caça, e só as via em dois momentos... quando as tirava do atrelado, e depois no fim, quando as punha no atrelado...

... passava a manhã toda a ouvi-las laticar atrás dos coelhos a 1 km...

... quando me desfiz delas, o companheiro da minha linha que faz as esperas - a 1 km da linha - veio-me questionar porque me desfiz das cadelas, referindo que tanto uma como outra eram um espectáculo... isto porque ele as via... ao contrario de mim que apenas as ouvia...

... Aqui no Sul, onde a caça aos coelhos tem de ser mais curta, cães desses são incomportaveis... não nos deixam chegar ao pe de nenhum coelho a distância de tiro... Mais a Norte, o meu irmão referiu-me que é o que a rapaziada gosta, porque o mato é mais denso, e tem de fazer esperas, ao que não importa se o cão é rijo ou não... importa que ache caça não importa onde, e a meta nas esperas...

... Eu tentei tudo e não consegui nada com elas, para minha tristeza... mas já li aqui conselhos que eventualmente lhe possam ser uteis...

... E não tente a coleira electrica, porque se forem cadelas que cacem nas silvas, ou a coleira engancha e perde-se nos silvados, ou não parte e pode estrangular a cadela....

... Tem um amigo que as passeia todos os dias 1 hora, com um elastico com 10 mts...

... Não sei... aconselho-o é a não cometer o mesmo erro que eu... ateime... mais não seja quando elas cansarem, vêem para junto de si... e isso pode ser da juventude.. mais um ano ou dois, e se forem cadelas, quando parirem, podem assentar...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:01 am

Mas isto de podengos, meu amigo... estou com o passar do tempo a chegar a uma conclusão... consegue ser uma raça do melhor que há a caçar... e até mesmo de companhia... mas tambem consegue por vezes ser uma das raças mais ordinárias que há ...

... São cães austeros, rijos, resietentes, tem bom nariz, olhos e ouvido, vão a todo o lado, não sentem dor, trazem à mão, são meigos, de "baixa manutenção", etc... do que pode ser melhor...

... Mas se eles quizerem tambem são do mais associal que há, porque são cães que tanto podem ematilhar bem, como podem querer ser Alpha, e caçar sozinhos e para eles, não para a espingarda... para dar mão às vezes é um problema (tenho duas assim em casa, criadas cá desde cachorras), rijas a caçar (e depois são resistentes como tudo, ao que demoram a voltar)... são muito independentes, até mesmo em excesso (que me parece ser o seu caso)... tem do pior dente que há (só estão bem é à briga - eu tenho mãe e filha que nem se podem ver)...

... Mas pronto amigo... tambem em minha opinião, é tão só de longe a melhor raça que há para caçar coelhos... e quando os erros e os problemas aparecem, cabe ao dono tentar supri-los...

E olhe, pense naquela frase dos filmes de guerra americanos - "improvise, adapt, and overcome" - acho que isso tambem serve para os cães... improvisar, adaptar, e ultrapassar a dificuldade...
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:04 am

Marcodatsun: "...sou mais da opinião que ande sempre com queijo nos bolsos ou algo que eles gostem..."

Caraças, ó Marco...

Se tu andares com um queijinho, um pão e uma garrafita de vinho sempre na mochila, até eu a caçar não me afastava de ti... quanto mais os cães...

...
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:06 am

beretta302 escreveu:
Marcodatsun: "...sou mais da opinião que ande sempre com queijo nos bolsos ou algo que eles gostem..."

Caraças, ó Marco...

Se tu andares com um queijinho, um pão e uma garrafita de vinho sempre na mochila, até eu a caçar não me afastava de ti... quanto mais os cães...

...

mas só dizes que levas isso aos cães, senão os colegas de caçam não nos largam hehehehe

nota: isto não vai fazer com que o cão se deixe de afastar mas com o tempo vem mais ou pé do dono para receber a recompensa e quase que sem se apeceber começa a andar mais pertinho Ajuda urgente!! Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:13 am

para alem de tudo o que foi dito existe outro lado que o dono deve ter em atenção, tentar perceber o que correu mal durante os treinos para perder o controle dos cães.

1-Locais muitos abertos que deixam os cães esticarem-se
2-Pouca ligação ao dono
3-Muito tempo sem treino
4-Muitos treinos noturnos
5-Poucas "conversas" entre o dono e o cão durante os treinos
6-Cães criados á solta
7-Cães que apreenderam por si

isto são algumas das coisas que podem ter ajudado a chegar a este situação.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:20 am

Marco, a essa lista junta " Cães com sangue ponteiro e ouvidos mocos".

Há podengos com sangue ponteiro que tanto faz correr como saltar que jamais teremos cães a caçar curto.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:37 am

podengos&coelhos escreveu:
Marco, a essa lista junta " Cães com sangue ponteiro e ouvidos mocos".

Há podengos com sangue ponteiro que tanto faz correr como saltar que jamais teremos cães a caçar curto.

Sim alguns não é defeito é feitio Ajuda urgente!! Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 10:02 am

Eu também não suporto cães que não cacem para mim. Normalmente isto está no sangue, é difícil de corrigir, mas há que procurar estratégias.
Jorge, acredito que o primeiro passo é separá-los. Se já têm vício não deixarão de caçar por causa disso.
Se possível tente dar umas malhas em dias de calor como o de hoje e vai ver se não "baixam a bolinha". Bem sei que trabalhamos a essas horas e mesmo que não seja o caso não apetece ir para o mato. Mas para casos desses pode ajudar pois o importante é estreitar laços com o dono.
À medida que apareçam mais perto umas palavras de incentivo, (umas festas esporádicas com essa idade e vício também não vão estragar) e a coisa pode ir melhorando. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 36
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 10:40 am

Bem, acho que esse método de sair do sítio de onde os cães nos viram a última vez pode ser o método mais fácil...pelo menos o primeiro a ser implementado.
Felizmente não tenho casos desses na minha matilha, mas aquilo que noto é que quando os cães entram num silvado, se deixarem de me ver e se eu ficar calado, desistem da procura do coelho e vêm à minha procura.

mas já que falam neste "defeito", lembrei-me agora de ter visto uma vez, já há alguns anos atrás, de um caçador que tinha o mesmo problema, e o que ele fazia era meter uma corda cruzada apertada numa pata da frente e numa de trás do lado contrário.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 11:02 am

assim que anda curto anda, mas só vejo que isso possa resultar em limpas se nao fica preso nas estevas e silvados. isso faz se nos cabritos para nao se impinarem as arvores nem correrem muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 11:04 am

Vitor21 escreveu:
Bem, acho que esse método de sair do sítio de onde os cães nos viram a última vez pode ser o método mais fácil...pelo menos o primeiro a ser implementado.
Felizmente não tenho casos desses na minha matilha, mas aquilo que noto é que quando os cães entram num silvado, se deixarem de me ver e se eu ficar calado, desistem da procura do coelho e vêm à minha procura.

mas já que falam neste "defeito", lembrei-me agora de ter visto uma vez, já há alguns anos atrás, de um caçador que tinha o mesmo problema, e o que ele fazia era meter uma corda cruzada apertada numa pata da frente e numa de trás do lado contrário.


Vitor penso que o primeiro passo de todos deve ser treinar os cães em separado Ajuda urgente!! Icon_biggrin
Só isto pode mudar muito o comportamento de cada um deles
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 11:50 am

jorge vou dar-te dois concelhos, porque isto de concelhos e caldos de galinha cada um toma os que quer!

1º Experimenta levar um cão de cada vez .

2º se eles continuam a esticar-se experimenta prender na coleira uma barra de ferro que lhe de pelos joelhos e vais ver que passado pouco tempo não saem dos teus pés. Depois a pouco e pouco sempre que eles se esticam, "castigo", passado um pouco tiras e umas festinhas !
Tenho um Podengo Medio que tinha o mesmo problema e foi assim que o consegui domar!

Paciência, muita paciência e nunca desistir. Como eu custumo dizer (Ainda esta para nascer um cao mais teimoso do que eu)!

SAUDAÇÕES CINEGÉTICAS amigos
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 11:57 am

Aqui vai a minha opinião por vezes pode ser genético mas eu acredito mais na Pouca ligação ao dono ,como já disse noutros tópicos a partir dos 3 meses temos de nos ligar o cachorro ou cachorros saída para o campo .quando digo sair para o campo não digo ver coelhos entrar no mato ou silvas mas sim conhecer sítios novos para o cachorro brincar com uma bola e usar a palavra Aqui e se dermos por ela que o cachorro o fim de algumas saídas não bem o chamamento aqui meter o cachorro a trela e fazer com que o cachorro entenda a palavra aqui o cachorro tem de entender que nos é que somos o líder .O nosso problema é que não temos tempo e perdemos muito pouco tempo com os nosso cachorros e depois temos problemas grandes em os controlar quando eles são maiores .Eu tenho a certeza que cachorros bem treinados desde muito cedo ate os 12 meses nunca mais dão dor de cabeça o dono é sempre a abrir e a dar alegrias os donos .Agora aqueles donos que tem os cães em casa e só o fim de semana e que bom ver os cães e nem os limpam nem dão de comer e poucos treinos não e de esperar que os cães depois se portem de maneira diferente .Um exemplo eu estou fora de Portugal mas quando eu chego a Portugal para caçar os cães não andam com o meu pai e se eu não for para o mato eles não entram depois de matar o coelho só tenho um cão que me traz o coelho a mão ,mas esse cão se eu la tiver é a mim que o traz e não o meu pai .Quando estou la sou eu que limpo os canis e posso dizer deixo as portas abertas e eles não saem de dentro do canil basta eu dizer fica nao podemos esquecer nos caçadores e que moldamos os cães e não o contrario abraço


Ps .atenção o que escrevi não sei se foi o caso do nosso amigo Jorge soares abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
jorge soares
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jorge soares


Número de Mensagens : 50
Idade : 41
Localização : bragança
Data de inscrição : 09/02/2009

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 7:22 pm

Boas companheiros desde já agradeço pela vossa atenção que me esta a ser de grande ajuda.
O problema de os meus cães estarem assim penso que é um pouco minha porque como todos nós sabemos os cães fazem-se bons é no monte e como eu tenho pouco tempo para sair com eles, todos os dias os deixava sair do canil toda a manha enquanto ia trabalhar e quando vinha almoçar é que os fechava outra vez, deduso que tenha sido dai que eles tenham tomado esse vicio porque em relação a educação fui bastante atencioso enquamto eram pequenos,a cadela é bastanta obediente quando não esta no monte se eu der a ordem para sentar ela senta se lhe disser para dar a pata ela dá e coisas assim ja o cão é totalmente o contrario e eu estou achar que é o cão que tambem a essentiva a ir para longe vou tentar fazer o que dizeis vou levar um de cada vez para ver como se portam o problema é que a caça abre ja este domingo e ja não tenho tempo.

Um abraço!!!!!!!!!!1
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyTer Ago 31, 2010 8:17 pm

Citação :
e como eu tenho pouco tempo para sair com eles, todos os dias os deixava sair do canil toda a manha enquanto ia trabalhar e quando vinha almoçar é que os fechava outra vez, deduso que tenha sido dai que eles tenham tomado esse vicio

São estes pequenos erros que nos não podemos fazer ,um cachorro deve sair do canil trela e ser solto só no monte e depois do treino trela e canil . tente separar um do outro mas tenha muito cuidado se o que vai mais para longe não vai estragar outros cães , acredito que vá ter algumas dores de cabeça porque se eles bom assim para longe mesmo que seja só um e o dar com um coelho latir os outros bom todos a-traz você vai -se fartar de correr de um lado para o outro .. Tem de ter muito cuidado porque se assim for ainda pode estragar outros cães que caçam juntos ..boa sorte e que tudo corra bem
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
landox666
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
landox666


Número de Mensagens : 3
Idade : 49
Localização : albergaria-a-velha
Data de inscrição : 28/10/2010

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptyDom Out 31, 2010 9:40 pm

Amigo Jorge,hoje vi pelo que esta a passar e nao se preocupe que nao é caso unico.o que pode fazer:nao solte o cao,mas sim para comer...brinque com ele,mas de maneira em que este compreenda que voçe é superior..e por vezes salive no nariz deste e tente que este reaja a algum tipo de objecto,como se fosse um coelho(pode ser uma bola de tenis)..mas nao esquecer de salivar na bola e depois atirar!ao longo este vai guardar estas brincadeiras como fotos,pois os caes nao têm recordaçoes.Basta 5 minutos por dia,só com este cão,que logo logo vai ver resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
jb-alg
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
jb-alg


Número de Mensagens : 30
Idade : 53
Localização : Algoz-Silves
Data de inscrição : 25/03/2008

Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! EmptySeg Nov 15, 2010 1:16 pm

«O problema de os meus cães estarem assim penso que é um pouco minha porque como todos nós sabemos os cães fazem-se bons é no monte e como eu tenho pouco tempo para sair com eles, todos os dias os deixava sair do canil toda a manha enquanto ia trabalhar e quando vinha almoçar é que os fechava outra vez,»
Amigo Jorge a resposta ao seu problema está encontrada.Depois dessa forma de actuar em treino , na caça tornam-se independentes , fazendo «cabeça» um com o outro. A idade e a separação trazem melhorias.
Um abraço amigos
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ctopinhal.com
Conteúdo patrocinado





Ajuda urgente!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda urgente!!   Ajuda urgente!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda urgente!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda urgente
» Ajuda urgente
» Urgente - Preciso de ajuda
» urgente testes de caça
» exames modelo para carta de caçador

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: