Caça & pesca & natureza
Perdizes. - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perdizes. - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perdizes.

Ir para baixo 
+18
monteiro
caramelo
Stick
pointerman
Nuno_90
oliveira2
zambujal
Monteiro 28
tiago
Nuno Miguel
NunoGirao
patrick_lgs
luis_barrocas
luis carvalho
antonio silva
Vitor21
sergio magalhaes
brunoferraz
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
caramelo
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 102
Idade : 32
Localização : guarda
Data de inscrição : 29/01/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySáb maio 29, 2010 11:14 am

Meu caro stick os patos criam em março nao e admiraçao nenhuma ve los voar nesta altura
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg maio 31, 2010 9:24 am

Vi ontem os primeiros perdigotos eram 12 a cerca de 10 metros da sede da associação.
Ir para o topo Ir para baixo
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyDom Jun 06, 2010 11:00 am

hoje pela primeira vez na zona que andei ---e com os fenos cortados vi 2 bando de perdizes----perdigotos---um com 8 e outro com 10 e ja granditos e um bom sinal vai haver uma perdigotas
Ir para o topo Ir para baixo
monteiro
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
monteiro


Número de Mensagens : 99
Idade : 39
Localização : guarda
Data de inscrição : 21/05/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyDom Jun 06, 2010 7:19 pm

boa tarde
eu por acaso este ano tambem estava (e estou) bastante preocupado porque ainda a bem pouco tempo via perdizes ainda em casal o que acho 1 pouco estranho para a altura do ano, mas apesar disso já ouve 1 momento, a coisa de 3 dias a traz que me alegrou e muito, que foi ao ir a quinta do meu avo já dentro da quinta vejo 1 perdiz a andar pelo caminho parei o carro e qual não foi o meu espanto ,quando deparo que entre a erva de quando em quando, ia-se avistando uns perdigotos, sai do carro aproximei-me um pouco a pé e seguramente eram + de 10 perdigotos (não consegui contar ao certo), espero é que os casais que vi á pouco + de 1 semana a traz não seja sinónimo de "não criaçao" e sim sinonimo de atrazo na criaçao... vamos esperar para ver
Ir para o topo Ir para baixo
luis_barrocas
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
luis_barrocas


Número de Mensagens : 724
Idade : 48
Localização : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 03/07/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg Jun 28, 2010 11:29 am

caros amigos na minha associativa andam muitos pombos e rolas e umas perdizes foi la ver já por três vezes e a muita coisa e mais umas lebres e boas este ano estou a contar que corra as melhores maravilhas e o povo da terra é do melhor que possa haver como pessoas quem dera que todas associativas fossem assim... Perdizes. - Página 2 910593 Perdizes. - Página 2 910593 Perdizes. - Página 2 910593 Perdizes. - Página 2 910593
Ir para o topo Ir para baixo
coelhobravo
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
coelhobravo


Número de Mensagens : 539
Idade : 52
Localização : Soure
Data de inscrição : 26/03/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg Jun 28, 2010 1:40 pm

Amigo Stick se caça em Soure aos patos, penso que não há nada a temer, pois a criação foi muito boa, o Marco concerteza também pode dizer alguma coisa. Agora não vê muitos porque não há muitos nos arrozais, pois o arroz foi semeado muito tarde porcausa da chuva e o campo tem sido ultimamente muito frequentado por tractores e ainda no fim de semana passado lá andavam as avionetas os bichos não gostam de tanta barafunda e não aparecem , este ano o prblema dos patos vai ser o do arroz estar muito atrazado.No que diz respeito às perdizes, por aqui não tenho visto nada, mas na zona de Serpa onde caço está a ser um bom ano de criação, já existem muitas em bando e ainda as há do tamanho de codornizes. Por lá irá ser um bom ano.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg Jun 28, 2010 1:47 pm

Por aqui a criação de perdizes foi bem boa...andava com algum receio das trovoadas de Maio..mas não.

Já vi vários bandos com mais de 10 perdigotos. O último já eram bem maiores que codornizes.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg Jun 28, 2010 1:56 pm

caramelo escreveu:
Meu caro stick os patos criam em março nao e admiraçao nenhuma ve los voar nesta altura

Os patos não criam só em março, "abril e maio" são meses que os patos tambem criam Perdizes. - Página 2 Icon_biggrin

coelhobravo escreveu:
Amigo Stick se caça em Soure aos patos, penso que não há nada a temer, pois a criação foi muito boa, o Marco concerteza também pode dizer alguma coisa. Agora não vê muitos porque não há muitos nos arrozais, pois o arroz foi semeado muito tarde porcausa da chuva e o campo tem sido ultimamente muito frequentado por tractores e ainda no fim de semana passado lá andavam as avionetas os bichos não gostam de tanta barafunda e não aparecem , este ano o prblema dos patos vai ser o do arroz estar muito atrazado.No que diz respeito às perdizes, por aqui não tenho visto nada, mas na zona de Serpa onde caço está a ser um bom ano de criação, já existem muitas em bando e ainda as há do tamanho de codornizes. Por lá irá ser um bom ano.

Os patos criam no monte e como tal por este motivo e pelo motivo que o Gil falou não se veem muito pelo campo nesta altura, apenas as ninhadas mais velhitas aparecem, este ano devido ao arroz ter nascido muito mal existem muita vageiras que são locias que os patos adoram, ficam tapados pelo arroz e acumulam-se os insetos e pequenos "peixes" para a sua alimentação Perdizes. - Página 2 Icon_biggrin
penso que vai ser um bom ano de patos Perdizes. - Página 2 Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
sergio magalhaes
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
sergio magalhaes


Número de Mensagens : 2063
Idade : 42
Localização : marco de canaveses
Data de inscrição : 29/07/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptySeg Jun 28, 2010 9:56 pm

este ano vai ser um pouco duro no que diz respeito a perdizes Perdizes. - Página 2 688738 Perdizes. - Página 2 739466
Ir para o topo Ir para baixo
http://podengos.portugueses@live.com.pt
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 6:45 pm

O ano passado diziam que as perdizes tinham criado mal na minha zona parece-me que foi o contrário. O ano passado ainda se via uns bons bandos delas e este ano está tudo trocado.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 7:58 pm

Hélio escreveu:
O ano passado diziam que as perdizes tinham criado mal na minha zona parece-me que foi o contrário. O ano passado ainda se via uns bons bandos delas e este ano está tudo trocado.

Pois é amigo Hélio este ano não vai ser um bom ano de criação de perdizes apesar de se verem algumas criações á bastantes casais que não criáram e dos que criaram ainda vão morrer bastantes, cerca de 50% ou talvez um pouco mais, dependendo de varios factores.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 8:04 pm

O que me ainda faz mais confusão é que ficaram bandos de perdizes com tamanho entre os 8 a 12 indivíduos no final da caça e agora não aparecem nem casais nem perdigotos.

Até o guarda anda intrigado com isso e eu começo a ficar. Pois é a zona onde costuma caçar a elas.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 8:36 pm

Hélio escreveu:
O que me ainda faz mais confusão é que ficaram bandos de perdizes com tamanho entre os 8 a 12 indivíduos no final da caça e agora não aparecem nem casais nem perdigotos.

Até o guarda anda intrigado com isso e eu começo a ficar. Pois é a zona onde costuma caçar a elas.

O facto de ficarem bando inteiros ou com 8 a 12 individuos não é nada benefico para a altura da criação. Como é sabido os bandos são constituidos essencialmente por perdigões e quando chega a altura do acasalamento existe um excesso de machos.
Ao haver muitos machos...a competição é muito grande e perdem muito tempo a lutarem uns com os outros (é o chamado picacismo)...chega a haver casos que os machos sem femeas firarem a rondarem os casais formados e no momento do casalamento "atacarem" impedindo a copula. E esta situação dura até passar o tempo do acasalamento.

Essa é a razão porque em zonas onde não se pode caçar mas onde há perdizes...mas apesar disso não aumentam de número.

Não é por nada...que em Espanha ( Perdizes. - Página 2 Kopfschuettel ) se caça os perdigões em Janeiro/Fevereiro com o chamado "reclamo"

Passado o periodo de criação..os machos perdem o interesse da luta e voltam a juntar-se em bando.

Creio que o que se passa na sua zona de caça seja o que acabei de comentar.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 9:02 pm

É possível. O Guarda também diz que há muitos machos.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyTer Jun 29, 2010 9:36 pm

Pelo aquilo que falou...tenho a certeza Perdizes. - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyQua Jun 30, 2010 12:29 am

E soluções?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyQua Jun 30, 2010 8:22 am

Hélio escreveu:
E soluções?
Este ano tens que atirar só aos machos pra evitar que no proximo ano aconteça o mesmo. :lol:
Falando sério, nesta altura não vejo solução pra isso mas os entendidos já se pronunciam.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyQua Jun 30, 2010 8:43 am

Como se tem falado em alguns problemas sobre a perdiz, que tipo de comida natural ou/e artificial que podemos dar para os perdigotos desde o nascimento ate aos 6/8 meses de idade? E aos adultos?

Pelo que li, nos 1ºs dias de idade costumam comer insectos, nomeadamente formigas.
Para uma perdiz que tem como habitat o monte, o que ela comerá?
Pinhoes, arrebentos,...?

Que tipo de alimentos ou farinhas deveremos facultar para os perdigotos e pais nos comedouros?
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyQua Jun 30, 2010 12:18 pm

Hélio escreveu:
E soluções?

É sempre complicado indicar uma ou outra ideia para tentar minimizar a situação da existencia de excesso de machos quando não se conhece a zona. Essencialmente porque:

1º tudo depende da forma como são feitas as caçadas
2º depende do terreno

Mas se fosse gestor de caça...quando chegasse à 1ª semana de Dezembro e faria um censo das perdizes e concentrava as caçadas nas zonas onde houvesse mais bandos intactos. Nas ZCA que pertenci fizemos isso no 1º ano.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 EmptyQua Jun 30, 2010 12:38 pm

brunoferraz escreveu:
Como se tem falado em alguns problemas sobre a perdiz, que tipo de comida natural ou/e artificial que podemos dar para os perdigotos desde o nascimento ate aos 6/8 meses de idade? E aos adultos?

Pelo que li, nos 1ºs dias de idade costumam comer insectos, nomeadamente formigas.
Para uma perdiz que tem como habitat o monte, o que ela comerá?
Pinhoes, arrebentos,...?

Que tipo de alimentos ou farinhas deveremos facultar para os perdigotos e pais nos comedouros?

Os perdigotos comem todo o tipo de insectos nas primeiras semanas. Desde gafanhotos, aranhas, lagartas, etc...Essa é a razão principal pelo qual é fundamental a existencia de zonas de pousio, onde possam crescer as ervas que irão criar toda a bicharada para os perdigotos.

Agora no que diz respeito à perdiz adulta ...ela pouco ou nada precisa da nossa ajuda para se alimentar. Na epoca da criação corresponde também num sem fim de sementes à sua disposição.
Marco repara que as rolas constumam chegar em Maio e nessa altura não há restolhos (não vamos falar dos cevadouros para as fixar)...em condições naturais as rolas (tal como as perdizes) centram a sua alimentação nas sementes silvestres existentes. Agora, as perdizes comem pontualmente alguns insectos. E fazem como as galinhas matam ou localizam um insecto e chamam os perdigotos.

Agora, em zonas onde não existem sementeiras de cereais...a melhor alternativa para se dar um reforço na alimentação das perdizes é espalhar trigo pelos caminhos e/ou criar zonas com terra mexida e espalhar trigo. Eu sou contra os comedouros. Eu sei que tornam a tarefa de alimentar as perdizes muito mais facil. Mas, espalhando o trigo por uma vasta zona diminui-se a consentração das perdizes (por causa dos predadores).
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perdizes. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Perdizes.   Perdizes. - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perdizes.
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Como estamos de perdizes?
» Zonas de caça Turisticas na zona de Guimarães...
» AS NOSSAS PERDIZES
» perdizes
» Perdizes dos Catorze

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Fauna Cinegética-
Ir para: