Caça & pesca & natureza
treino de podengos - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
treino de podengos - Página 2 Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 treino de podengos

Ir para baixo 
+18
beretta302
patrick_lgs
zambujal
José francisco
pinho
João Paulo
vvitor
sergio magalhaes
brunoferraz
antonio silva
apgl
podengos&coelhos
Stick
podengos
Marcodatsun
rafeirage
Nuno Miguel
Vitor21
22 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 04, 2010 7:28 am

se o cachorro é cego e por muito que custe será melhor abate-lo, não temos o direito de por fim á vida mas neste caso vai evitar que o cachorro sofra, quanto mais crescer mais vai sofrer ele e voce, abraço e boa sorte com os cachorros treino de podengos - Página 2 Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptySeg maio 10, 2010 2:43 am

Depois de praticamente cinco horas seguidas metido dentro de um autocarro, durante o regresso da expocaça, a maioria das quais a dormir decidi, hoje, levantar-me cedo para ir dar uma volta com os cães.
Foi uma manhã espectacular. Consegui avistar 8 coelhos, e passei 3 horas a ouvir sempre os cães.

Apanharam um caçapo. Finalmente começo a ver coelhos novos. E este ano é só o segundo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptySeg maio 10, 2010 2:49 am

Relativamente ao treino de podengos, razão pela qual criei este tópico, hoje mostrei coelhos caseiros à minha cachorra (2 meses).
Fiquei um pouco preocupado porque ela teve medo dos coelhos.
Foi a segunda vez que lhe mostrei coelhos caseiros, Da primeira reagiu bem (mordendo-o e "correndo" atrás dele quando este se movia). Desta vez ela pareceu assustada. Será por os coelhos serem grandes?
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
zambujal
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
zambujal


Número de Mensagens : 1639
Idade : 64
Localização : Lisboa, Loures.
Data de inscrição : 27/10/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: caes   treino de podengos - Página 2 EmptySeg maio 10, 2010 9:50 am

ainda e um pouco cedo 'para mostrares coelhos mais 1 mes e passado 15 dias começa a rastejar
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 5:55 pm

Aqui fica um vídeo meu, num treino que fiz este sábado



Última edição por Vitor21 em Qui maio 27, 2010 3:50 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 8:24 pm

Parabens Vitor...belo video!!! acima de tudo gostei do comentário final sobre os espanhois...lol treino de podengos - Página 2 600400

És um sortudo por ter essas silvas para treinares os cães...o 1º coelho parecia um foguete lol...

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 8:45 pm

Este ano tenho uma podenga média, com cuja foto já consta deste forum, com 6 meses.

Vai ser a unica média que tenho.

A partir da semana passada comecei a apertar um bocado mais com ela, ao que se numas coisas os resultados têm sido bons - entra nas silvas atrás das outras, ja mordeu um coelho agarrado e a chiar, noutras tem sido péssimas - não dá à mão nem por nada, e pior, quando apanha o que lhe atiro cava-as para longe de mim na brincadeira.

Ontem tentei algo novo que li neste forum - leva-la sozinha, para que ela não se comece a pendurar no nariz das outras. O resultado: mau! Anda comigo, busca os rastos, nos "cagadouros" fica grandes bocados a analisá-los, mas silvas nem vê-las. Apenas a consegui enfiar num silvado a mandar paus... aí sim, era so ver movimento é ouvir barulho que até o silvado abanava.
Mas sozinha, de forma autonoma, nunca entrou, nem tentou entrar. Seguia o rasto até ao silvado e ai chegado voltava para mim.

Decisão: A partir de agora vai à antiga - ematilhada, a ouvir e seguir as outras. Parece-me a forma de a fazer mais rápido e melhor.

Digo eu... porque conselhos aceitam-se.


Só uma nota: a cadela é a minha podenguinha andaluza, e em termos de nariz parece-me (posso estar errado) que vai dali dair uma máquina... resta ver se uma máquina todo o terreno, ou só para piso alcatifado...
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 8:53 pm

Engraçado...a minha podenga com 6 meses tem mais ou menos a mesma atitude.

Cheira muito nos cagadouros...quando apanha um rasto fresco segue-o mas pouco tem entrado no mato.

Esta semana mostrei-lhe um coelho manso (que soltei um dia antes) e a atitude dela mudou um pouco. Precisava de poder mete-la a caçar com um já rodado. Mas aqui é impossivel.

Acho que a tua cadela tambem precisa de companhia de um cão já rodado.
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 9:06 pm

Citação :
"patrick_lgs" Parabens Vitor...belo video!!! acima de tudo gostei do comentário final sobre os espanhois...lol treino de podengos - Página 2 600400

És um sortudo por ter essas silvas para treinares os cães...o 1º coelho parecia um foguete lol...

Um abraço

Obrigado pelo comentário.
Ainda bem que reparou no coelho, estava com medo que isso não acontecesse, uma vez que aparece no canto e logo no ínicio do vídeo. Já vi que tem o olho bem treinado treino de podengos - Página 2 600400
Quanto ao silvado, era uma sorte tê-lo. Era, porque agora está a ser desbravado, e esta semana desaparece por completo. Foi esta razão que me levou a ir lá treinar os cães no fim-de-semana, de forma a aproveitar uma maior concentração de coelhos (deduzi eu) nos pequenos retalhos de silvas que ainda existem.
É pena, era um sítio onde fazia 2 ou 3 caçadas por ano, matando sempre entre 6 a 10 coelhos de cada vez. Já era tradição fazer lá o fecho da caça geral.

Citação :
"beretta302" A partir da semana passada comecei a apertar um bocado mais com ela, ao que se numas coisas os resultados têm sido bons - entra nas silvas atrás das outras, ja mordeu um coelho agarrado e a chiar, noutras tem sido péssimas - não dá à mão nem por nada, e pior, quando apanha o que lhe atiro cava-as para longe de mim na brincadeira.

Ontem tentei algo novo que li neste forum - leva-la sozinha, para que ela não se comece a pendurar no nariz das outras. O resultado: mau! Anda comigo, busca os rastos, nos \"cagadouros\" fica grandes bocados a analisá-los, mas silvas nem vê-las. Apenas a consegui enfiar num silvado a mandar paus... aí sim, era so ver movimento é ouvir barulho que até o silvado abanava.
Mas sozinha, de forma autonoma, nunca entrou, nem tentou entrar. Seguia o rasto até ao silvado e ai chegado voltava para mim.

Decisão: A partir de agora vai à antiga - ematilhada, a ouvir e seguir as outras. Parece-me a forma de a fazer mais rápido e melhor.

Digo eu... porque conselhos aceitam-se.


Só uma nota: a cadela é a minha podenguinha andaluza, e em termos de nariz parece-me (posso estar errado) que vai dali dair uma máquina... resta ver se uma máquina todo o terreno, ou só para piso alcatifado...

Amigo beretta tenho os mesmos problemas que você. Ainda é cedo para levar a cachorrita a treinar sózinha, mas como é só uma deduzo que quando a levar sózinha não fará grande coisa.
Muito embora a tenha levado este fim-de-semana e ela acompanha os outros cães para todo o lado, entrando mesmo nos silvados. Mas foi bom ver que não fica muito tempo ao pé de mim, embora ainda tenha 2 meses.
Nos nossos casos, penso que o melhor a fazer é levá-los mesmo ematilhados. Acho que mais cedo ou mais tarde elas perderão o vício de andar pendurado no trabalho dos outros, nem que seja quando se esbarrarem num coelho.

Boa sorte para a cadelita


Última edição por Vitor21 em Ter maio 25, 2010 9:23 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyTer maio 25, 2010 9:16 pm

Eu nunca na minha vida comprei uma cadela caçada.

Aliás, comprar, com dinheiro, apenas o meu epagneul breton e esta andaluza, e ambos logo após o desmame. De resto só cachorras oferecidas por um companheiro, que tenho o privilégio de poder chamar amigo.

De resto, as minhas cadelas, foram feitas a caçar na minha casa, sempre ao molho, as novas a aprender com as velhas.

Mas li neste forum uma coisa, que me aconteceu com uma cadela que tenho e que é boa a caçar, mas que poderia ser muito boa. Esta cadela - filha da minha melhor cadela - que eu nunca terei outra igual - encostou-se desde sempre à mãe. Entra nas silvas a caçar, mas como a mãe é mais rápida, fica quieta à espera do latido, então depois das outrs darem sinal, até se encrespinha atrás do coelho, mas ela é raro encontra-los... anda sempre à deixa das outras.

E eu queria treinar esta sozinha, não fosse lá ela ficar com o mesmo vicio - o de se encostar ao nariz das outras, e não procurar de forma proactiva, mas passiva.

Mas parece-me que o melhor é com as outras. é um estimulo completamente diferente.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 8:11 am

Caro beretta leve entao com os mais velhos, mas assim que ela piar a um coelho, acabou.Isto é, leve-a sozinha nos dias a seguir para ver se ela por iniciativa propria entra e acha os coelhos.

Eu nos mais novos que tenho fiz por varios passos:
1 mostrei em casa um coelho.
2 levei um travesso para o monte e deixo-o caminhar um pouco no limpo e em seguida coloco-o numas silvitas ou mateiros pequenos, pequenos mesmo, sempre com o coelho a vista.
Isto no monte faço-o sempre 4 a 6 vezes.
3 levo os cachorros para o monte umas vezes sozinhos outras acompanhados por um no maximo 2 caes caçados.Normalmente a mae ou um cao que os cachorros gostem de brincar.
4 depois de cantarem ao primeiro coelho bravo, sempre sozinhos ate vir a achar e endireitar mais ou menos bem.
5 depois é rodar umas vezes sozinhos outras vezes acompanhados.

Se sao caes para caçar em grupo e caes de diferentes donos covem sempre inicia-los desde novitos

No seu caso sabendo que essa cadela so vai quando ouve a mae, este defeso deixaria de treinar as duas cadelas juntas e aproveitava agora que tem a andaluza para ensinar e saia somente com as duas nestas primeiras saidas.
Ir para o monte ver os caes a nossa beira é preciso paciencia, mas pode ser compensado.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 8:16 am

Beretta, já experimenteu levar essa cadela sem a mãe? Qual o resultado?

Digo isto porque às vezes os cães enconstam-se a outros mas se a muleta falhar eles acabam por caçar bem e achar tantos como os outros. Eu tenho aqui em casa uma parelha dessa: A Preta e a Índia. Se as levar às duas a índia encosta-se à Preta à espera que ela os ache pra depois lhes cair em cima, se a Preta não for a Índia sabe que não tem a muleta e acaba por achar +/- os mesmos coelhos que acharia a Preta.

De referir também que muitas vezes numa matilha há uma cão ou dois dominantes e que são os melhores e quando esse cão desaparece ou falha vai haver um outro que vai tomar o seu lugar e começa a dar espectáculo.
Ir para o topo Ir para baixo
brunoferraz
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
brunoferraz


Número de Mensagens : 1803
Idade : 37
Localização : Santa Maria Da Feira
Data de inscrição : 28/03/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 8:16 am

Quanto ao video esta bom.
A zona de caça é que podia por armadilhas ou quem sabe alugar os serviços de um furao e retirar os coelhos desse sitio e coloca-los noutro sitio.
Este ano coelhos desse tamanho infelizmente tenho visto muito poucos.
Ir para o topo Ir para baixo
Stick
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Stick


Número de Mensagens : 1026
Idade : 51
Localização : Coimbra
Data de inscrição : 25/11/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 4:09 pm

Nós não podemos esperar que cães com 6 meses tenham uma evolução sempre regular. Isso de cães com essa idade serem máquinas absolutas acontece uma vez na vida. O normal é os cães demorarem mais a fazer-se e só no fim da 1ª época estarem próximos do seu valor.

Ainda há pouco mais de 8 dias me morreu aqui uma pérola, filha de duas máquinas, ela no 1º ano evoluiu muito devagar, só teve o benefício da dúvida por ser filha de quem era. A verdade é que esta época que passou e já com 2 anos feitos, explodiu por completo e era um regalo. Até me arrepiava com aquela velocidade e latir tipo “pardalito dos telhados”. Agora fica só a saudade. treino de podengos - Página 2 Icon_sad

Pronto, só queria dar um exemplo de que não é nenhum drama os cães não se fazerem logo muito cedo. E não nos devemos deixar influenciar por histórias de máquinas com 5 meses, a agarrar coelhos, achar e seguir… isso são raríssimas excepções.

No entanto, concordo em absoluto que se deve arranjar a muleta ideal para acabar de fazer um cão. Deve ser o que permita potenciar as capacidades que já possui. E nem sempre é a mãe.

Se as mais variadas estratégias não resultarem, então tudo ao molho e fé em Deus. No meio das máquinas, se o sangue for mesmo de caça, não tarda passa-lhe um orelhudo à frente do nariz. A partir daí, espera-se um novo Capítulo. treino de podengos - Página 2 Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 5:40 pm

Excelente post amigo Carlos. Parabéns. treino de podengos - Página 2 Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 7:18 pm

Stick escreveu:
Nós não podemos esperar que cães com 6 meses tenham uma evolução sempre regular. Isso de cães com essa idade serem máquinas absolutas acontece uma vez na vida. O normal é os cães demorarem mais a fazer-se e só no fim da 1ª época estarem próximos do seu valor.

Ainda há pouco mais de 8 dias me morreu aqui uma pérola, filha de duas máquinas, ela no 1º ano evoluiu muito devagar, só teve o benefício da dúvida por ser filha de quem era. A verdade é que esta época que passou e já com 2 anos feitos, explodiu por completo e era um regalo. Até me arrepiava com aquela velocidade e latir tipo “pardalito dos telhados”. Agora fica só a saudade. treino de podengos - Página 2 Icon_sad

Pronto, só queria dar um exemplo de que não é nenhum drama os cães não se fazerem logo muito cedo. E não nos devemos deixar influenciar por histórias de máquinas com 5 meses, a agarrar coelhos, achar e seguir… isso são raríssimas excepções.

No entanto, concordo em absoluto que se deve arranjar a muleta ideal para acabar de fazer um cão. Deve ser o que permita potenciar as capacidades que já possui. E nem sempre é a mãe.

Se as mais variadas estratégias não resultarem, então tudo ao molho e fé em Deus. No meio das máquinas, se o sangue for mesmo de caça, não tarda passa-lhe um orelhudo à frente do nariz. A partir daí, espera-se um novo Capítulo. treino de podengos - Página 2 Icon_cheers

Subscrevo cada palavra que aqui foi escrita. Quem for à minha secção de fotografias dos meus cães pode ler o seguinte: " Poborsky...já é um cão velhote com 12 anos. Despertou tarde para a caça.
Pois tinha 3 anos quando descobriu que correr atrás dos coelhos é que
era bom . E não foi por falta de ir a sitíos com bons
coelhos. Mas pronto, é a mascote e nem que não prestasse para a caça,
estaria na mesma no canil.
"
Até acrescento mais, até ao 3 anos (e tal) ia sempre à caça e nunca mostrou qualquer tipo de entusiasmo. Ia atrás da mãe e pouco mais. Se houvesse muitos tiros, punha o rabo no meio das pernas e afastavasse para trás da linha e só aparecia quando chegavámos ao carro. O meu pai chateava-se comigo por eu querer levar sempre o cão à caça. Pois o cão não mostrava vicio nenhum. E desde que começou a ir à caça foi sempre...mas sempre onde havia coelho.
E um dia...a 2 metros de mim...meteu a cabeça dentro de um monte de lenha...1º assustou-se e deu um pulo atrás...ganhou coragem...e deu uma porrada ao coelho que levou dois tiros da minha parte...e lá foi ele com a mesma saúde que tinha. Desde de então...tornou-se um verdadeiro "poborsky". treino de podengos - Página 2 600400
Ir para o topo Ir para baixo
Vitor21
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Vitor21


Número de Mensagens : 708
Idade : 35
Localização : Peso da Régua
Data de inscrição : 18/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQua maio 26, 2010 7:21 pm

brunoferraz escreveu:
Quanto ao video esta bom.
A zona de caça é que podia por armadilhas ou quem sabe alugar os serviços de um furao e retirar os coelhos desse sitio e coloca-los noutro sitio.
Este ano coelhos desse tamanho infelizmente tenho visto muito poucos.

Por acaso este ano até tenho visto bastantes láparos.
Só neste fim-de-semana, para além do que aparece no vídeo, vi mais 4. Tinham todos sensivelmente o mesmo tamanho, e como foi no mesmo silvado talvez fossem todos da mesma ninhada.

Para além destes, vi mais alguns noutro treino que fiz noutra zona. Os cães ainda apanharam 1.


Última edição por Vitor21 em Qui maio 27, 2010 3:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.youtube.com/user/ThePodengos1
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 7:30 am

Vitor21 escreveu:
brunoferraz escreveu:
Quanto ao video esta bom.
A zona de caça é que podia por armadilhas ou quem sabe alugar os serviços de um furao e retirar os coelhos desse sitio e coloca-los noutro sitio.
Este ano coelhos desse tamanho infelizmente tenho visto muito poucos.

Por acaso este ano até tenho visto bastantes láparos.
Só neste fim-de-semana, para além do que aparece no vídeo, vi mais 4. Tinham todos sensivelmente o mesmo tamanho, e como foi no mesmo silvado talvez fossem todos da mesma ninhada.

Para além destes, vi mais alguns noutro treino que fiz noutra zona. Os cães ainda apanharam 1.

treino de podengos - Página 2 09052010209.th

Amigo Vitor21 uma ninhada de laparos é muito muito dificil para não dizer impossivel serem 5, certamente esses 4 mais o outro que viu devem ser de duas ninhadas treino de podengos - Página 2 Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 10:57 am

os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 11:05 am

Nuno Miguel escreveu:
os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.

6-8? estas a falas de coelhos bravos?
a maioria das ninhadas que se apanham de coelhos bravos são de 2-3, pelo menos aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 11:36 am

olhem entao eu ja nao entendo nada porque assim aí são como as lebres têm poucos. na minha zona de caça nunca apanhei os laparos mas na minha quinta é na boa e nunca vi tao poucos. nem eu nem os meus vizinhos. de todos os que eu e o meu pai apanhamos. até tenho uma fotos posso mostrar. vou tentar meter aqui
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 11:38 am

Nuno Miguel escreveu:
os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.

Marcodatsun escreveu:
Nuno Miguel escreveu:
os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.

6-8? estas a falas de coelhos bravos?
a maioria das ninhadas que se apanham de coelhos bravos são de 2-3, pelo menos aqui.


O coelho
reproduz-se quase todo ano, embora seja mais activo entre Março e Maio. Com um período de gestação de
apenas 28/33 dias, cada fêmea tem três a sete ninhadas por ano, produzindo cada ninhada
entre duas a sete crias, cegas, surdas e sem pêlo, que, ao fim de 3,5 meses no caso das fêmeas e 4 meses no caso dos machos,já estão aptas areproduzir

tirem as vossas conclusões
treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 11:52 am

pois lá está errei por um.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
patrick_lgs


Número de Mensagens : 1208
Idade : 51
Localização : Lagos
Data de inscrição : 15/04/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 12:35 pm

podengos escreveu:

O coelho
reproduz-se quase todo ano, embora seja mais activo entre Março e Maio. Com um período de gestação de
apenas 28/33 dias, cada fêmea tem três a sete ninhadas por ano, produzindo cada ninhada
entre duas a sete crias, cegas, surdas e sem pêlo, que, ao fim de 3,5 meses no caso das fêmeas e 4 meses no caso dos machos,já estão aptas areproduzir

tirem as vossas conclusões
treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124

Se não morresse nenhuma cria...um simples casal de coelhos e respectivas crias iriam produzir uma população de 600 coelhos ao fim de um ano. Parece mentira não é???
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 12:48 pm

o coelho é especial, se nao morressem haveria praga como houve em tempos de outra coisa, seria quase uma doença
Ir para o topo Ir para baixo
Abílio Vidal
Moderador
Moderador
Abílio Vidal


Número de Mensagens : 869
Idade : 62
Localização : Castanheira de Pêra
Data de inscrição : 31/01/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 8:38 pm

Mamamia que saudades que eu tenho dessa DOENÇA.

Volta que estás Perdoada !!!
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 9:55 pm

Apenas a titulo de exemplo, e sem fazer comparações, mas fazendo-as, na herdade em que caço matou-se em 1996, 6000 coelhos. 40 caçadores. Cada um matou em 8 dias de caça ao coelho 150 peças.

Esse foi o ano em que em virtude da doença, reduziu-se os dias de caça, caçando-se apenas ao Domingo aos coelhos. Nos anos anteriores caçava-se Sabados e Domingos, ao que façam as contas a quantos coelhos eram abatidos por ano, e mesmo assim a população de coelhos sempre a aumentar.

O ano passado matou-se cerca de 900 coelhos. Poder-se-ia matar muitos mais... mas por motivos de gestão e visando voltar a dias de glória, optou-se por abater apenas aquele numero.

Este ano vamos ver...
Ir para o topo Ir para baixo
Nuno Miguel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Nuno Miguel


Número de Mensagens : 652
Idade : 35
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 20/09/2009

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptyQui maio 27, 2010 10:19 pm

nao sei que dizer dessas realidades, na minha zona tambem sei de uma zca que é assim mas na minha zcm, nao sei quantos coelhos ha mas ao todo nem sei se ha mais se menos, mas como nunca vi tanto coelho junto acho muitos coelhos, mesmos muitos. agora tambem pergunto? fazem repovoamentos? se nao fazem ja fizeram? a minha zona de caça no ano passado mataram-se nao chegou a 50 lebres mas deve estar perto, coelhos 40 por aí ou nem isso. nós matamos metade dos que se la matarm. e perdizes é que se mataram poucas e temos no meu ver muita quantidade de tudo, só que o que para nós é muito é pouco nas turisticas. pois passo a explicar, sao coelhos bravos , perdizes bravas, nao ha repovoamentos de nada nem nunca houve, por enquanto nunca foi necessario nem penso que seja tão depressa. agora que se anda muito tempo para matar um coelho anda, tinhamos dias de passarem a ponto de tiro 12 e 13 e ficarem 2, 3 .. 4. pois caminhos não ha muitos os tiros nao dão para apontar, eles num pulo ja esstao do outro lado das passagens. terreno é dificil e em setembro eu acho o terreno muito duro, pois muito mato sem portas, pois o mal de muitos dos sitios onde caço é que os caes empurram nos, só que o mato é muito, grandes parcelas e eles enrolam e nós as vezes nem os vemos. pois não ha muitas portas. agora a nossa realidade é poucos jovens, 70% acima das 45 /50 anos, eu o mais novo de todos, e perto da minha idade , nao há niguem, mais proxima, perto de 30 anos. caçam perto de casa, não se querem afastar, paraa caçar longe da sua aldeia, mesmo dentro da mesma reserva. agora que chega e sobra é verdade. mas somos 60 pessoas a caçar la por ano, ora baixa ora aumenta mas anda em média. nao temos os dias todos, só s caça aos domingos, limite de abate é um por caçador. nem toda a gente caça a caça menor, muitas pessoas não têm caes, outros têm mas ligam-lhe pouco. mas que em cada quanto de mato lá ha peças de caça há.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Moderador
Moderador
Marcodatsun


Número de Mensagens : 2586
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Data de inscrição : 06/03/2008

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptySex maio 28, 2010 7:57 am

podengos escreveu:
Nuno Miguel escreveu:
os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.

Marcodatsun escreveu:
Nuno Miguel escreveu:
os coelhos que apanhei da loura no ano passado eram 6 e a 2 anos eram 4 laparos. aqui os coelhos que tenho visto criam muito. até porque o coelhos têm sempre entre 6 a 8, nao anda muito longe disso, mas para bravos que sao pequenos é dificil.

6-8? estas a falas de coelhos bravos?
a maioria das ninhadas que se apanham de coelhos bravos são de 2-3, pelo menos aqui.


O coelho
reproduz-se quase todo ano, embora seja mais activo entre Março e Maio. Com um período de gestação de
apenas 28/33 dias, cada fêmea tem três a sete ninhadas por ano, produzindo cada ninhada
entre duas a sete crias, cegas, surdas e sem pêlo, que, ao fim de 3,5 meses no caso das fêmeas e 4 meses no caso dos machos,já estão aptas areproduzir

tirem as vossas conclusões
treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124 treino de podengos - Página 2 139124

eu apenas disse que na maioria das ninhadas são 2-3, pena que a minha zona não seja como a vossa treino de podengos - Página 2 Icon_biggrin
Ir para o topo Ir para baixo
beretta302
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
beretta302


Número de Mensagens : 485
Idade : 54
Localização : Setubal
Data de inscrição : 02/03/2010

treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 EmptySex maio 28, 2010 8:47 am

Vocês um está a ir ao extremo por defeito, e outro por excesso...

Eu tenho em casa uma cadela que é uma caçadora de ratos nata... e com essa mania volta não volta acha luras... e os coelhos que lá estão são sempre 4/5, que penso ser a média de coelhos por ninhada.

Um alerta: Quando os meus cães a treinar acham luras, é tudo corrido a pontapé para deixar os coelhos sossegados. Não tiro de lá nenhum, e se por acaso as cadelas agarram algum, corro a tirar-lho e se vejo que se safa, vai de volta para a cova.

Esta altura é um problema treinar cães porque ou agarram-se coelhas prenhas, ou matam-se coelhos pequenos qua ainda não se sabem defender...

E não nos esqueçamos que um coelho vivo dá para treinar noutro dia, e para uma alegria num dia de caça, e um coelho pequeno morto nem para comer serve.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





treino de podengos - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: treino de podengos   treino de podengos - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
treino de podengos
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Treino de podengos
» Treino de 2 podengos com 4,5 meses
» Treino de cães podengos
» Treino de caes podengos no cobro
» Cão lento,cão rápido, de rasto, pequeno/grande

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: