Caça & pesca & natureza
Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?

Ir para baixo 
+7
Joao Simao
L.AGOSTINHO
JoaoAntunes
Gabriel
podengos
vitor76
Granada
11 participantes
AutorMensagem
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Granada


Número de Mensagens : 80
Idade : 42
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 12:02 am

Caros Colegas!

Crio este tópico para poder esclarecer uma dúvida que visto ser novo na matéria pouco percebo. Será que me poderiam esclarecer se na caça ao tordo é proíbido ou não, utilizar cão de cobro de Janeiro a Fevereiro? Visto que a caça geral já teminou, já ouvi e já li diversas opinioes e contino com a duvida se posso ou não continuar a levar a minha companheira!

Obrigado!!!
Abraço Amigo....
Granada
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 6:41 am

Penso que e proibido mas nao tenho a certeza :scratch:
Ir para o topo Ir para baixo
podengos
Administrador
Administrador
podengos


Número de Mensagens : 2927
Idade : 47
Localização : Viana do Castelo Gaifar Ponte de Lima
Data de inscrição : 17/02/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 8:00 am

Granada escreveu:
Caros Colegas!

Crio este tópico para poder esclarecer uma dúvida que visto ser novo na matéria pouco percebo. Será que me poderiam esclarecer se na caça ao tordo é proíbido ou não, utilizar cão de cobro de Janeiro a Fevereiro? Visto que a caça geral já teminou, já ouvi e já li diversas opinioes e contino com a duvida se posso ou não continuar a levar a minha companheira!

Obrigado!!!
Abraço Amigo....
Granada

bom dia se não estou enganado podes levar da raça labrador ...
Ir para o topo Ir para baixo
https://caes-caca-pesca-natu.forumeiros.com
Gabriel
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Gabriel


Número de Mensagens : 329
Idade : 53
Localização : Vale de Santarém
Data de inscrição : 09/12/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 9:13 am

Cães de cobro não é a mesma coisa que cães de parar ou de levante, pois para portas só que podem levar cães cobradores.
Ir para o topo Ir para baixo
JoaoAntunes
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
JoaoAntunes


Número de Mensagens : 262
Idade : 65
Localização : Freixianda
Data de inscrição : 19/10/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 10:21 am

Boas amigos, desculpem a minha ignorancia mas quando e que os caes "de levante" mudaram e deixaram os labradores de fora do grupo?
Eu nao entendo como e que podem dizer que um springer ou ate um cao de parar nao e cobradore? um cao de caca por natureza ou por encino deve de cobrar a pessa de caca que e abatida um cao que nao faz isto e incompleto.
Um cao utilizado para cobrar tordos deve de ser mais uma valia do cacadore que tenta utilizar o mesmo para esse efeito. porque demostra uma responsabilidade e respeito pela caca. preocupasse que nao anda a matar para deixar no monte e nao anda na actividade so para matar.
desculpem a intervencao mas nao inteendo porque poem estas limitacoes nas racas de caca?
Para min qualquer cao que esteja treinado para cobrar seija o que fore e nao interfere com a cacada do seu dono deve de ter a oportunidade de o fazer. egual como exemplo ao labradore que nao deve de ter a limitacao de so ser um cao de cobro que e o mais longe da verdade nesta raca e com a maioridade das outras.
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 3:48 pm

Eu penso que só o labrador é que pode acompanhar o caçador.

O que é estupido,não da para perceber esta lei , mas é mais uma lei de ``caca`´

a caça já tem tantas é só mais uma ... Enfim...

Se calhar quem `´ínventou`´ esta lei é criador desta raça.


BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Joao Simao
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Joao Simao


Número de Mensagens : 182
Idade : 32
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/11/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 5:50 pm

Olá pessoal eu ainda n sou caçador mas na ZCA onde o meu pai caça so é permitido a utilização de 2 cães na caça ao tordo até acabar a geral, depois desse dia é proibido a utilização de cães.

Não sei se isso depende de ZCA para ZCA mas penso que sim.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Jan 07, 2010 7:15 pm

para tirar duvidas sobre o assunto vejam a caça & cães de caça deste mês na pagina 18 vem um artigo que esclarece isso.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQua Mar 10, 2010 8:59 pm

Caçei alguns anos com cão de cobro e munca fui proibido de tal prátivca a lei geral da caça diz
Em terrenos cinegéticos ordenados pelo processo de espera e pela propria defenição do processo do nº 1 do art 90º do decreto lei nº 202/2004 de 18 de agosto, aquele em que o caçador, parado, emboscado ou não,com ou sem negaça ou chamariz e COM OU SEM CÂES DE CAÇA PARA COBRO, aguarda as peças cinegéticas a capturar.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Mar 11, 2010 10:53 am

Atenção à definição de cães de cobro. O cão não pode pertencer ao grupo 7 ( Cães de Parar ou cães apontadores) mas sim ao grupo 8 (cães cobradores de caça- retrievers)
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Mar 11, 2010 11:12 am

podengos&coelhos escreveu:
Atenção à definição de cães de cobro. O cão não pode pertencer ao grupo 7 ( Cães de Parar ou cães apontadores) mas sim ao grupo 8 (cães cobradores de caça- retrievers)

A lei diz: cães de caça para cobro, logo todos os cães de caça estão contemplados desde que treinados para o efeito.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Mar 11, 2010 11:31 am

antonio silva escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Atenção à definição de cães de cobro. O cão não pode pertencer ao grupo 7 ( Cães de Parar ou cães apontadores) mas sim ao grupo 8 (cães cobradores de caça- retrievers)

A lei diz: cães de caça para cobro, logo todos os cães de caça estão contemplados desde que treinados para o efeito.
Não concordo.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Mar 11, 2010 4:44 pm

Rui se pensares nos patos já viste a quantidade de cães que usam para cobrar que não são labradores. À uns anos para cá é que surgiu mais a onda dos labradores mas até então usava-se o que havia em casa.

A leitura que o Antonio Silva faz da lei é a correcta apesar de as autoridades (aquelas que conhecem a lei) dizerem que tem de ser cão de cobro. No entanto na lei desconheço portaria ou algo do género que faça as respectivas diferenças entre as raças de cães.

De qualquer maneira quem quiser estar mais tranquilo é usar a um labrador tal como eu tenho.

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptyQui Mar 11, 2010 8:54 pm

podengos&coelhos escreveu:
antonio silva escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Atenção à definição de cães de cobro. O cão não pode pertencer ao grupo 7 ( Cães de Parar ou cães apontadores) mas sim ao grupo 8 (cães cobradores de caça- retrievers)

A lei diz: cães de caça para cobro, logo todos os cães de caça estão contemplados desde que treinados para o efeito.
Não concordo.

E com a devida licença como cão de caça, explicação feita pelos serviços florestais a já alguns anos, como a lei não alterou penso que é igual desde que autorizada pelos gestores das zonas de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptySex Mar 12, 2010 10:16 am

Hélio, tu não podes aqui postar o oficio de tens acerca do assunto da AFN?
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptySex Mar 12, 2010 3:05 pm

Citação :
Ex.mo Sr.º

Na dúvida de que a resposta facultada por esta DGRF, em tempos, à mensagem de V.Ex.ª tenha sido enviada, atendendo a questões de natureza informática agora constatadas, cumpre-nos tornar a responder à mesma.


Assim e com o nosso pedido de desculpas caso efectivamente ainda não tenha recebido resposta à mensagem abaixo, temos a informar o seguinte:

O Labrador é um cão de caça usado para cobrar animais, em especial de pena.
O art.º 90 do Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, com a redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 201/2005, de 24 de Novembro, permite a utilização de cães de caça para cobro pelo processo de espera.
No entanto, o Decreto-Lei acima citado, também determina que em terrenos cinegéticos não ordenados a caça a algumas espécies (como a rola, os pombos, os patos, os tordos, a codorniz, etc.) só é permitida nos locais e nas condições estabelecidas por edital da DGRF.
No edital de Verão da época venatória corrente, sob o titulo - avisos importantes, pode verificar que na caça às rolas e aos pombos, pelo processo de espera não pode utilizar cães, enquanto na caça aos patos é permitido.
Relativamente à caça aos tordos em terrenos não ordenados terá de esperar pelo edital de Inverno para verificar quais as condições impostas.
Em terrenos ordenados (zonas de caça) pode utilizar cães de cobro, pelo processo de espera a qualquer uma das espécies que refere.


Com os melhores cumprimentos




----- Original Message -----
From: DGRF - Informações
To: Div. Caça [DGRF]
Sent: Thursday, September 21, 2006 12:39 PM
Subject: FW: Caça de espera com cão



----- Original Message -----
From: DGRF - Informações
To: Div. Caça [DGRF]
Sent: Thursday, August 31, 2006 4:54 PM
Subject: FW: Caça de espera com cão



-----Mensagem original-----
De: Hélio Neto [mailto:heliofneto@gmail.com]
Enviada: quarta-feira, 30 de Agosto de 2006 17:27
Para: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Assunto: Caça de espera com cão


Exmo. Sr. Director dos Recursos Florestais:



O meu nome é Hélio ...., ..., residente em ...., concelho de Leiria. Remeto-lhe este e-mail para que me possa esclarecer uma dúvida: Na caça pelo processo de espera à rola, aos tordos e aos pombos é permitido o uso de um cão de cobro, como o Labrador, ou apenas é permitido o cão no caso da caça aos patos?

Com os melhores cumprimentos.

Eu fiz a questão em relação ao Labrador como podem ler em cima e a diferença resume-se ao "de" e ao "para" por que permitido é permitido agora a raça do cão não é mencionada daí logo se entender que qualquer cão que esteja no campo apenas para cobrar é legal.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptySex Mar 12, 2010 3:34 pm

Hélio, isso não será o facilitismo à boa maneira portuguesa?!
Eu interpreto cão de cobro apenas os cães destinados ao cobro e incluidos no grupo 8.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 841
Idade : 44
Localização : Leiria
Data de inscrição : 12/03/2008

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptySex Mar 12, 2010 9:39 pm

Rui eu compreendo-te mas o que é certo é que a lei não discrimina raças nem espécies. É um cão! E se olharmos ao pormenor a lei diz "para cobro" e não "de cobro". As autoridades que tenho confrontado com esta situação até elas ficam na dúvida pois alguns deles até são mais sinceros e dizem que desconhecem que se pode cobrar tordos com cão.

Manda um email para a florestal a perguntar exactamente isso que duvidas se tem de ser cão de cobro ou se um qualquer como a lei o indica?

Em breve já nem vai ser preciso cão para cobro pois da maneira como as coisas andam na caça qualquer dia mais vale ficar em casa, pelo menos no que diz respeito à quantidade de tordos que tem aparecido. Vão pelo mesmo caminho das rolas!

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Icon_cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? EmptySex Mar 12, 2010 10:26 pm

Amigo helio não podemos desanimar para a proxima época os tordos vão ser aos milhares.
Quanto aos cães de caça para cobro desde que licenciados para o efeito qualquer raça serve desde que treinados para o efeito o que não é fácil, tem de ser um cão muito disciplinado e com um treino bastante grande para obedecer ao gesto, visto nem sempre verem cair o tordo e ai tem de ser o caçador a indicar a procura, é claro que á cães com essa aptidão no estalão da raça que é o caso dos labradores e dos goldem retievers o que não invalida que as outras raças não desempenhem essa função tão bem ou melhor tive um perdigueiro que foi bastantes vezes e nunca me deixou um tordo no campo levei tambem algumas vezes um labrador que é pertença do meu irmão que cobra muito bem mas que nunca se comparou ao perdiguiero o podengo tambem cobra bastante bem não só ao pelo como á pena desde que treinados para o efeito tal como diversas outras raças, penso que o mais importante é o treino e não a raça.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty
MensagemAssunto: Re: Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?   Aos Tordos com ou sem Cão de cobro? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aos Tordos com ou sem Cão de cobro?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cobro de tordos
» caça aos tordos com cão de cobro
» COBRO O QUE FAZER
» Parar passarinhos
»  cobro mal executado

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Caça Menor :: Debates-
Ir para: