Caça & pesca & natureza
Chokes adequados na Sobrepostos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Chokes adequados na Sobrepostos Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Chokes adequados na Sobrepostos

Ir para baixo 
+3
tiago
podengos&coelhos
santos-77-ptb
7 participantes
AutorMensagem
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
santos-77-ptb


Número de Mensagens : 50
Idade : 46
Localização : Ponte da Barca
Data de inscrição : 11/08/2012

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyTer Out 02, 2012 1:18 pm

Boas caros confrades, Chokes adequados na Sobrepostos 600400

Desculpem postar um novo tópico mas como estou com uma seria duvida agradecia que me ajudassem urgentemente.

Tenho uma arma de canos sobrepostos nova e vem com 5 chokes. Aquestão era se me ajudam a colocar os chokes mais adequados para o tipo de caça que vou praticar e que é basicamente ao coelho e à perdiz essencialmente. A zona onde caça é de matos densos e vegetação bastante fechada e suja por isso penso que os tiros terão que ser rapidos e curtos. Neste caso gostaria que me indicassem quais os chokes que devo utilizar na minha arma de canos sobrepostos pois tenho lido varias opiniões mas são basicamente todas para armas semi-automaticas. Agradeço a brevidade das vossas respostas uma vez que tamos pertinho de começar a caçar a estas especies. A quem responder e se o quiser fazer agradecia tambem uma opinião sobre o n.º do chumbo mais indicado bem como as cargas de mais eficazes para o tipo de caça que vou exercer.



Desde já agradeço a quem postar comentario e me ajudar nestas duvidas todas de caçador iniciante.Chokes adequados na Sobrepostos 739466



Obrigado Chokes adequados na Sobrepostos 687241

Cristovão Santos cheers
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyTer Out 02, 2012 1:29 pm

Numa arma sobrepostos para caçar de salto utiliza os dois choque mais abertos que tiveres sendo que o mais aberto vai para o primeiro tiro e o outro para o segundo tiro.
Cargas utiliza carga até 32gr que te chegam e sobram. Chumbo n.º7 no 1.º tiro e chumbo n.º 6 no segundo tiro.
Aos coelhos podes utilizar um cartucho dispersor no 1.º tiro também em chumbo n.º7.

Esta receita seria a que eu utilizaria face ao teu material e às tuas condições de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
santos-77-ptb


Número de Mensagens : 50
Idade : 46
Localização : Ponte da Barca
Data de inscrição : 11/08/2012

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Chokes   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyTer Out 02, 2012 1:59 pm

Amigo Podengos & Coelhos,

Obrigado pela sua opinião,

Eu sou memso novato nestas coisas e percebo muito pouco, por isso imagino que os chokes devem ser o de maior numero possivel certo ?

Penso que tenho o 4, 3, 2, 1 e um sem qualquer indicação não sei se é considerado o full.

Esse será considerado um num 0 ou o num 5. E já agora podera me elucidar com qual cano habitualmente se dispara primeiro nas sobrepostos com o de cima ou o de baixo, embora a minha arma tenha selector e possa alternar de acordo com o gosto pessoal mas como é feito habitualmente na generalidade ??

Obrigado amigos Chokes adequados na Sobrepostos 910593



Cristovão Santos Chokes adequados na Sobrepostos 232712
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyTer Out 02, 2012 2:27 pm

Boas,
Eu na sua situação talvez utilizasse o 4* no primeiro (cano de baixo) e o 2* no segundo para algum tiro mais longo. Nos primeiros dias talvez até metesse o 3* no segundo.
Quanto aos cartuchos, tendo pouca experiência, sem duvida de 32 gramas. Chumbo 8 no primeiro tiro que da uma optima aba de tiro e é muito eficaz até aos 30 metros, e chumbo 7 no segundo tiro. Pelo menos até meio da temporada acho que não há necessidade do chumbo 6. Eu próprio muito raramente, para dizer quase nunca uso o chumbo 6 de salto.
Mas isto é muito relativo, cada cabeça sua sentença.
Devido a falta de experiencia talvez colocasse no primeiro tiro em chumbo 8 um dispersor no inicio de época.
Chokes adequados na Sobrepostos 600400
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyTer Out 02, 2012 2:28 pm

* = 1 estrela = FULL
** = 2 estrelas = IM - Improved Modified (3/4 de choque)
*** = 3 estrelas = M - Modified (1/2 choque)
**** = 4 estrelas = IC - Improved Cylinder (1/4 de choque)
CL = Cilindrico

Numa arma de dois canos um choque ***/* significa M/F ou seja 1/2 choque no cano direito ou no cano inferior e choque Full no cano esquerdo ou cano superior.
O choque FULL é o de menor diâmetro logo é o que dá maior estrangulamento garantindo uma menor dispersão e um maior agrupamento da chumbada possibilitando tiros a maior distância.
O diâmetro do choque vai aumentando aumentando a dispersão pela seguinte ordem: F, IM, M, IC e C.

Atenção que o choque tem sempre relação directa com a alma da arma.

Normalmente utiliza-se primeiro o tiro do cano de baixo nas de sobrepostos e no cano direito nas justapostos.
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
luis carvalho


Número de Mensagens : 237
Idade : 44
Localização : soure - coimbra
Data de inscrição : 05/12/2008

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyQua Out 03, 2012 9:18 pm

Na minha sobrepostos utilizo */***
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho.blogs.sapo.pt
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: ola   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyQui Out 04, 2012 11:23 am

Chokes adequados na Sobrepostos 679215 camarada santos......

numa subrepostos o primeiro tiro é com o cano debaixo ke um tiro mais perto.....

o segundo tiro no cano de cima......

na geral como caça ao coelho eu optava por caçar no primeiro cano com cartucho

despressor xumbo 7/8 32g....

no segundo cano com cartucho xumbo 7/8 direto não vou dar nomes de cartuxos pk ha mts marcas.....

no primeiro cano usava choque 4

no segundo cano choque 3

isto era eu.......



tanto na caça como na pesca a segurança é que interessa....Chokes adequados na Sobrepostos 922137
Ir para o topo Ir para baixo
santos-77-ptb
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
santos-77-ptb


Número de Mensagens : 50
Idade : 46
Localização : Ponte da Barca
Data de inscrição : 11/08/2012

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyQui Out 04, 2012 4:00 pm

Caro amigo Matador,

Já cheguei a um concenso na gramagem vou utilizar o 32g e quanto ao chumbo entre 6,7,8 passando por um bom dispersor estou esclarecido. Agora quanto aos chokes no primeiro tambem não há duvidas será o 4/*** agora para o segundo estpu indeciso entre o choke 3/*** e o 2/**. Sabe me dizer se haverá assim uma tamanha diferença entre entes dois chokes pois na minha opinião eu optaria pelo num 3/*** mas tenho receio que num tiro mais longe me deixe ficar mal. Acho que se calhar so mesmo expwerimentando in loco o efeito de cada um saberei o resultado.

Mas em todo caso agradecia a sua opinião e a de quem queira postar algo sobre o mesmo.



Obrigado Chokes adequados na Sobrepostos 232712
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: ola   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyQui Out 04, 2012 5:11 pm

camarada santos eu optaria pelo choque 3

a 40/45 metros inda chega a matar bem uma perdiz acima disso ja fica um tiro mt largo

matando a peça ou não entende é uma questão de exprimentar mas eu caçaria assim....

eu na caça ao coelho utilizo uma semi automatica de 66cm por ser mais leve visto que vou

carregar o ferro o dia todo...

na caça pombos rolas e tordos utilizo a subrepostos

pombos de manha xoke primeiro cano 3 segundo cano 2

pombos de tarde primeiro cano xoke 2 segundo xoke 1 pk eles ja vem mais altos

aos tordos de manha primeiro tiro xoke 4 segundo o 3

de tarde aos tordos primeiro tiro o 3 segundo o 2

e na recolha volto a utilzar o xoke 4 no primeiro e 3 no segundo....

mas isto sou eu kme habituei assim e é assim k tenho bons resultados ou alguns resultados....Chokes adequados na Sobrepostos 232712
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
vitor76


Número de Mensagens : 393
Idade : 47
Localização : barcelos
Data de inscrição : 08/11/2008

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptyQui Out 04, 2012 5:14 pm

Amigo se caça em sitios fechados optava sempre o mais abertos possivel era assim que fazia ate ao ano que passou e por vezes andava com dois tiros de dispersor em sitios fechados como caço e que por vezes nem e se acerta melhor ou nao e se acertar nao disfazer a caça
este nao vou caçar de semi-automatica e vai ser choque cilindrico dispersor nº7 no 1º e 2º tiro e no 3º e que vai ser normal 32gr. nº7
Boas caçadas espero ter ajudado em alguma coisa
amigos
Ir para o topo Ir para baixo
Herminio
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Herminio


Número de Mensagens : 50
Idade : 46
Localização : Suiça (Celorico da Beira, Férias)
Data de inscrição : 06/10/2012

Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos EmptySáb Out 06, 2012 10:35 pm

Na minha opiniao os choques a utilizar variam de varios factores, tipo de caça, tipo de terreno, condiçoes climatéricas etc........Mas no geral o choques que mais utilizo sao ****/**. É uma questao de experimentar e ver com qual se adapta melhor.Chokes adequados na Sobrepostos 232712 Chokes adequados na Sobrepostos 232712 Chokes adequados na Sobrepostos 739466 Chokes adequados na Sobrepostos 739466
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Chokes adequados na Sobrepostos Empty
MensagemAssunto: Re: Chokes adequados na Sobrepostos   Chokes adequados na Sobrepostos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Chokes adequados na Sobrepostos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» choques Briley
» chokes estriados
» Chokes para Fabarm
» Chokes para as Rolas
» ajuda sobre chokes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: