Caça & pesca & natureza
Não pára perdizes Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Não pára perdizes Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Não pára perdizes

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyDom Ago 19, 2012 8:14 pm

Boas pessoal, o meu setter não pára perdizes, eu no treino utilizo codornizes e pombos e ele pára, mas nos ultimos diz teve hipotese de parar perdizes bravas e não o fez dá com a emanação e vai a correr até as levantar.

O que posso fazer para corrigir isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyDom Ago 19, 2012 9:05 pm

Boas, é um problema que pode ter a ver com a ansiedade de seguir uma emanação estranha para o cão, pois se ele esta habituado a caça de cativeiro está habituado a que as peças se comportem de uma forma, com as perdizes bravas é mt diferente, pois elas andam mt a patas e raramente deixam o cão parar (pelo menos por aqui), só um cão mt experiente consegue enganar perdizes bravas com maior frequencia.



Eu acho que se o cão tiver mais oportunidades de enfrentar perdizes bravas, vai começar a aprender o que fazer, pois se ele pára á caça mansa, tb deverá começar a para á brava. Tenha paciencia e dê oportunidade ao cão de enfrentar caça brava em vez de mansa. Eu só costumava utilizar codornizes qd os meus cães eram mais novos e os pombos mansos apenas para o cobro (como são mais fáceis de arranjar).



Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyDom Ago 19, 2012 9:20 pm

O normal aqui é as perdizes levantarem muito longe do cão, mas estas perdizes novas são óptima, levantam a 2 ou 3 metros do cão, ele tem todas as oportunidades de parar as perdizes.

Mas talvez seja mesmo a excitação de um cheiro novo
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptySeg Ago 20, 2012 9:01 pm

Boas,
Já agora que idade tem do cão?
As perdizes bravas requerem experiência para serem paradas como já foi dito. Sendo ainda novo, isso durante a próxima época deve ir ó sitio.
Vá o repreendendo, com um "não" quando ele não pára. Com o tempo ele vai perceber que tem que parar. O ideal seria abster-se de atirar inicialmente as perdizes não paradas, o que não é fácil tendo em conta a quantidade de lançes a tiro que se conseguem ter durante uma época. Contudo vá continuando os treinos enquanto não chega a época. Estou convencido que com mais uns treinos resolve o problema. Se ele pára a caça mansa, rapidamente vai perceber que também tem que parar a brava. Nariz pelo menos parece ter que é um dos elementos mais importantes. O resto virá com o treino. Não pára perdizes 600400
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyTer Ago 21, 2012 10:42 am

Boas, o cão tem 1 ano e 3 meses, e eu ainda não sou caçador, ele deve ir fazer uns dias de caça este ano mas eu vou só assistir, por isso não vou atirar com certeza.

Mas já por 2 vezes ele teve perdizes a levantarem muito perto e não as parou dá com elas e não pára.

Ainda ontem estive com um senhor com muita experiencia em cães de parar, neste momento tem 12 todos a caçar muito bem, e tambem treina cães e estivemos a treinar com codornizes e ele parou, foi a primeira vez que este senhor viu o meu cão a caçar e ele diz que tem um bom nariz e que tem potencial para ser um bom cão, agora é preciso é dar-lhe tempo para crescer.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyTer Ago 21, 2012 12:29 pm

É engraçado que o meu faz precisamente essa idade no próximo dia 9 de setembro!
Também me aconteceu uma coisa parecida a sua em março deste ano, no campo de treino com duas perdizes que encontrei. Mas o meu no mesmo dia espantou-as umas três vezes, a uma distancia que permitiria parar sem problemas, e depois ao quarto levante parou-as a uma distancia de dez doze metros.
A partir dai pára algumas e espanta outras, porque la está.. falta-lhe ainda a experiência de uma época de caça!
As mansas sempre as parou, mas essas deixam se parar facilmente, têem muita tendencia a levantar só no ultimo momento.
Por isso digo que o teu é uma questão de tempo até começar a parar as bravas, ainda mais estes caes que teem um sentido de parar tao grande, nao obstante cada caso é um caso, e á que prevenir os defeitos. Sabendo a localização dessas perdizes eu continuaria a insistir. De manha pela fresca que esses caes nesta altura sofrem muito com o calor Não pára perdizes 600400
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes EmptyTer Ago 21, 2012 12:56 pm

Eu estou convicto que ele vai começar a parár, deve ser mesmo falta de experiencia.

Com o treino ele concerteza vai chegar lá, precisa é de muita caça.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Não pára perdizes Empty
MensagemAssunto: Re: Não pára perdizes   Não pára perdizes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Não pára perdizes
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ZCT para caçar ás perdizes em Janeiro
» Mes vital para perdizes e coelhos
» Zona para dar uma volta às perdizes
» Melhores locais para Caçadas de Salto Perdizes, Codornizes outros
» Cartuchos para pombos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: