Caça & pesca & natureza
Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptySeg Jun 27, 2011 2:31 pm

Olá amigos!

Como já disse neste fórum, teria imenso gosto em ter um cão de parar.
Tenho feito pesquisas e visto imensos vídeos de várias raças em acção, e eis que estas 2 raças, para além do Perdigueiro português, me têm desperto o interesse:

- Perdigueiro de Burgos
- Setter de Gordon

Assim, peço-vos que me ajudem a conhecê-las melhor, dêem-me a vossa opinião sobre elas e, se possível, que me indiquem criadores das mesmas.

Mais uma vez conto convosco! Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 232712

Deixo-vos uns vídeos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptySeg Jun 27, 2011 5:27 pm

São dois tipos de cão muito diferentes. Deve ter em atenção ao tipo de terreno onde vai caçar e às espécies.
O PB é um trotador, "pesadão", que caça perto da espingarda. O SG, é um cão mais ligeiro, galopador (embora menos que o seu primo SI), mas que gosta de espaços mais amplos.
Como são tão diferentes em estilo, é um pouco difícil fazer comparações. Apenas lhe posso dar algum conselho, se souber em que terreno vai ser usado.
Tanto uma raça, como a outra, não é fácil arranjar bons exemplares (cinegéticamente falando) cá em Portugal. Eu sei que por vezes somos cativados por raças que são "raras", mas depois há o reverso da medalha, que é: num universo pequeno de criadores, como conseguir arranjar um bom exemplar?
Ir para o topo Ir para baixo
L.AGOSTINHO
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
L.AGOSTINHO


Número de Mensagens : 426
Idade : 48
Localização : MOITA DO BOI LOURIÇAL
Data de inscrição : 17/09/2009

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptySeg Jun 27, 2011 8:42 pm

A minha opinião é, o que é Nacional é bom.


Pense bem , veja videos e neste fórum ha bons criadores

e pessoas com grande experiencia em cães de parar.



Boas caçadas Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 600400 Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 600400 Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 600400
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
fabio_padinha


Número de Mensagens : 262
Idade : 29
Localização : Veiros
Data de inscrição : 25/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptySeg Jun 27, 2011 9:32 pm

Tenho um colega meu que faz criação do Perdigueiro português e posso lhe garantir que é um excelente cão, com boas paragens.
Consulte este site que tem informações sobre o perdigueiro português.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Veja se ajuda em alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fabio.padinha
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptySeg Jun 27, 2011 11:09 pm

Sim, sem dúvida que o Perdigueiro Português é um cão belíssimo que adoraria de ter, e digo isto não por ser um cão português, mas sim pelas suas características, temperamento e morfologia.

Filmes como este deixam-me de facto maravilhado: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Também compreendo a vontade de defender o nosso património, no entanto, fico com a sensação de que há algum sentimento anti cão espanhol como se constituísse uma maior ameaça à preservação das raças portuguesas (e coitado do PB, que até "perdigueiro" tem no nome :)), quando as raças de parar predominantes são o pointer, o braco, o epagneul breton e o setter inglês.
Não quero com isto levantar discórdia, mas acredito que o valor da raça deve-lhe ser atribuído pelo seu comportamento e características e não por nacionalidade. :)


Amigo Rui Bonito, tem sem dúvida razão. A invulgaridade destas raças, sobretudo a do PB, funciona como atractivo assim como a sua morfologia. Por outro lado, e respondendo à sua questão, os terrenos onde caçarei, à partida, serão mistos, ou seja, compostos por pinhal, bosque e também campos de cultivo (culturas de seco e regadio), onde se caça sobretudo coelho, pato, narcejas e (embora escassas) perdiz e codorniz. Deste facto também resulta um maior interesse no PB, uma vez que tudo o que li e vi indicava que seria um cão rústico, resistente e polivalente quanto às espécies a caçar.
Posto isto, e sendo o amigo Rui um entendido na matéria, peço-lhe encarecidamente a sua opinião e clarividência. :)

Um abraço a todos! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyTer Jun 28, 2011 6:34 am

Nas condições de terreno que define, acho que o PB dará conta do recado.
Para arranjar bons exemplares talvez tenha de ir a Espanha. Informe-se junto do clube da raça, quais os criadores recomendados. Outra coisa que ajuda é ver os afixos que aparecem nas provas de trabalho. pelo menos fica com uma ideia daqueles que são mais virados para o trabalho.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
fabio_padinha
Caçador Experiente ;-)
Caçador Experiente ;-)
fabio_padinha


Número de Mensagens : 262
Idade : 29
Localização : Veiros
Data de inscrição : 25/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyTer Jun 28, 2011 10:04 am

Eu acho que primeiro deve escolher um cão que corresponda ao seu estilo de caça, se for Português melhor, se não não faz mal porque o principal é que seja bom no tipo de caça que o caçador mais prefere, porque não adienta ter um cão só por ser de raça portuguesa.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/fabio.padinha
GildoCCC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
avatar


Número de Mensagens : 487
Idade : 29
Localização : Leiria
Data de inscrição : 15/12/2010

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Boas.......   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyTer Jun 28, 2011 11:20 am

Boas.....

Tal como foi dito, o cão depende do tipo de caça,,,,,,,,,,,não o tipo de espécie......

Se gosta de cães a caçar perto (não se "alargam" muito): Braco Alemão..........Epegneul Breton.


Se gosta de cães a bater um bocado mais longe, escolha as raças britânicas, como: Pointer´s, Setter´s.


Estas são as raças que eu pessoalmente gosto mais (só opinião), e acho que são as mais adequadas, e todas são fáceis de encontrar, caso queira um braco alemão eu sei um óptimo criador, e excelentemente conhecido...........


Cumpt..........
Ir para o topo Ir para baixo
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyQui Jun 30, 2011 12:09 pm

Apesar da minha inexperiência, estou certo de que prefiro um cão que cace perto e com o qual consiga estabelecer um contacto mais próximo, sendo essa uma das razões do meu interesse pelo PB e o Setter de Gordon (apesar de caçar mais largo, pelo que percebi não será tão rápido e não se afastará tanto do caçador como o Inglês ou Irlandês).

Andei já a pesquisar a fundo em sites espanhóis sobre o PB e encontrei 2 entidades:

-http://www.clubperdiguerodeburgos.com (Amigo Rui, este parece ser o dominio actualizado do club)
-http://www.perdiguerodeburgos.es/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1 (Associação espanhola Perdigueiro de Burgos)

Pelo que pude ler em comentários de fóruns, parece que há alguma crispação entre elas, mas a isso sou alheio...
Andei também a procurar preços e ninhadas (que eles chamam de "camadas") e ai pude encontrar preços que variam entre 150 e os 15000€.
Curioso foi ter encontrado à venda vários exemplares com 3, 4 ou mais anos de idade, com provas dadas e prémios de beleza e trabalho ganhos. Não sei se é uma situação normal, motivada talvez por objectivos de "renovação" das linhas de sangue, mas imagino o quanto seria difícil para mim vender um companheiro com esta idade, ainda para mais com créditos firmados e sendo recomendado como reprodutor por entidades oficiais.
Aqui fica um exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Relativamente a Portugal, encontrei somente 2 referências. A primeira trata-se de um blog de um criador de cães (Sr. Francisco Carvalho - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] mas não percebi se fazia criação de PB. De qualquer forma enviei-lhe um email, mas não obtive resposta.
A outra referência, foi uns anúncios de compra e venda nos Açores, mas para tal, prefiro ir à fonte espanhola.
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyQui Jun 30, 2011 12:48 pm

Caro amigo, atendendo ao panorama do PB cá em Portugal, aconselho a optar por Espanha. A disparidade dos preços deve-se a se são criadores ocasionais ou criadores certificados, que lhe poderão dar mais garantias de qualidade. Tente obter essa garantia por escrito. De preferência escolha um exemplar entre os 6-7 meses, onde já poderá ter uma ideia da sua personalidade e aptidão cinegética.
Ir para o topo Ir para baixo
rodabreu
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
rodabreu


Número de Mensagens : 59
Idade : 41
Localização : Leiria
Data de inscrição : 02/06/2011

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyQui Jun 30, 2011 1:00 pm

Nem mais amigo Rui. Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 232712
O club de amigos do Perdigueiro de Burgos tem uma lista de associados que, para fazerem parte do club, terão que cumprir os regulamentos de reprodução. À partida, se avançar realmente para esta aventura, será a um deles que comprarei um exemplar.

Se assim for, ainda o convidarei a ir comigo. :)
Ir para o topo Ir para baixo
RMBC
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
RMBC


Número de Mensagens : 313
Idade : 67
Localização : Porto
Data de inscrição : 29/12/2010

Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon EmptyQui Jun 30, 2011 1:04 pm

Espero que tenha boa sorte. Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon 232712
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty
MensagemAssunto: Re: Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon   Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perigueiro de Burgos e Setter de Gordon
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Setter Inglês
» setter
» Setter cego
» ninhada de setter ingles
» Setter ingles cachorros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: