Caça & pesca & natureza
Armas de caça em casa Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Armas de caça em casa Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Armas de caça em casa

Ir para baixo 
+7
David Almeida
hugin
Paulo Alves
Granada
altesa
plingrino
Rocha
11 participantes
AutorMensagem
Rocha
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Rocha


Número de Mensagens : 107
Idade : 38
Localização : lisboa
Data de inscrição : 10/05/2013

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyQui Fev 06, 2014 10:59 am

Bom dia amigos,

Tenho umas duvidas e precisava de uma ajuda vossa.
Eu já sei que para ter armas em casa sem cofre so podemos ter OU 2 armas  da classe D e 1 de classe C, OU, 2 de classe C e uma de classe D. caso tenha so 3 de classe D já nessecito de cofre o que acontece tambem para as de classe C.

Agora o meu problema esta aqui: eu ja tenho duas armas de classe D e surgiu me a oportunidade de adquirir outra da mesma classe (D) porque é de um familiar meu, eu sei que se ficar com ela preciso de cofre,mas eu quero por uns momentos ficar com ela experimentar e depois optar so por duas...

Agora a minha duvida é se quando for á PSP passar para meu nome eles vão me pedir provas de cofre em casa? Visto já possuir 2 armas.
Terei um determinado tempo para adquirir o cofre ou para vender uma arma?

Não faz sentido ja ter o cofre sem ter arma, ou comprar um cofre para depois vender uma arma...

Alguem ja passou por esta situação?
Ir para o topo Ir para baixo
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
plingrino


Número de Mensagens : 141
Idade : 73
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 11/09/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyQui Fev 06, 2014 12:17 pm

Ao adquirir a 3.ª arma da mesma classe, obriga-se automaticamente à sua guarda em cofre próprio. Se a PSP vai ou não exigir-lhe esse cumprimento, depende de cada comando e da maneira como desempenham o seu serviço e que infelizmente não tem sido uniforme. Mas podem e devem. Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyQui Fev 06, 2014 1:13 pm

Está esclarecido!
Ir para o topo Ir para baixo
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Granada


Número de Mensagens : 80
Idade : 42
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySáb Fev 08, 2014 1:40 am

Boas!!! Lamento imformar mas há segunda arma já é obrigatório guardar em cofre.... Se lhe é obrigatório apresentar comprovativo acho que ninguem lhe pede nada... mas em caso de fiscalização (que agora ta na moda) ta feito ao "Bife".... Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Paulo Alves
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
Paulo Alves


Número de Mensagens : 222
Idade : 54
Localização : Lisboa - Odivelas
Data de inscrição : 03/11/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySáb Fev 08, 2014 7:59 am

Não, não tem necessidade de ter cofre se tiver 2 armas  123  de classe D.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySáb Fev 08, 2014 10:22 am

Granada escreveu:
Boas!!! Lamento imformar mas há segunda arma já é obrigatório guardar em cofre.... Se lhe é obrigatório apresentar comprovativo acho que ninguem lhe pede nada... mas em caso de fiscalização (que agora ta na moda) ta feito ao "Bife".... Abraço

Desculpe amigo Granada mas, está mal documentado!

Pode ter 3 armas em casa sem obrigatoriedade de cofre, sendo que: Só poderá ter 2 da mesma classe!
Ir para o topo Ir para baixo
hugin
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
hugin


Número de Mensagens : 7
Idade : 46
Localização : santa comba dao
Data de inscrição : 12/06/2013

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySáb Fev 08, 2014 1:57 pm

Boa tarde,
Já se encontram cofres na ordem dos 150 € , por questão de segurança e principalmente se existirem miúdos em casa é um bom investimento sem contar com algum meliante que lá entre .
Apesar da lei só obrigar a ter cofre se existirem mais que duas armas da mesma classe penso que a segurança deve estar a cima de tudo.Sugiro a aquisição do cofre mesmo sem a lei o obrigar.

Saudações cinegéticas
Ir para o topo Ir para baixo
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
plingrino


Número de Mensagens : 141
Idade : 73
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 11/09/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySáb Fev 08, 2014 11:11 pm

Em relação à segurança tem toda  a razão o confrade Hugin. Quanto mais melhor. Mas para segurança em relação a crianças, ajuda muito esconder munições, armas desmontadas e peças essenciais como por exemplo o fuste, bem guardadas e longe do seu alcance, sem obrigações legais. Mas estávamos a falar da obrigatoriedade legal de possuir cofre ou não, essa era a questão que foi posta e à qual respondemos com o que diz a lei, não como resposta em qualquer artigo de opinião. Mas o confrade Granada descobriu na lei das armas algo que passou despercebido a quem nestes espaços, ganhando o mesmo que ele, responde a quem precisa e partilha o pouco que sabe. Nestes casos, como não há nada como realmente, agradecia que nos ensinasse onde é que aprendeu isso. Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Granada
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
Granada


Número de Mensagens : 80
Idade : 42
Localização : Chaves
Data de inscrição : 29/06/2009

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyDom Fev 09, 2014 2:20 am

Boas!!! venho so esclarecer que se comentei nao o fiz em vão... e disse o que disse com fundamentos... pois eu tive de fazer curso quando obtive o uso e porte de armas e foi tudo bem claro... a partir de 2 armas inclusive é obrigatório cofre de segurança.... nada diz se são de classe d ou de classe c... sao ambas armas que expostas tem o mesmo significado... Simplesmente foi um comentario meu, vale o que vale... quem quer aceita quem nao quer nao aceita... Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyDom Fev 09, 2014 2:36 am

Ola boa noite amigos peso desculpa por comentar, mas o amigo Altesa tem toda a razão. 
É possível ter em casa 2 armas de classe C e 2 de classe D e não é obrigatório ter cofre, mas se passar para 3 seja a classe que for, ai sim já tem que ter cofre.  
Para mim a lei está mal, mas é o que é.
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
luis
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
avatar


Número de Mensagens : 35
Idade : 52
Localização : Evora
Data de inscrição : 08/08/2008

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyDom Fev 09, 2014 11:28 am

não é bem assim, se tiver 3 armas já precisa de cofre seja de que classe for D ou C .
Ir para o topo Ir para baixo
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
plingrino


Número de Mensagens : 141
Idade : 73
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 11/09/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyDom Fev 09, 2014 2:44 pm

Vai para aí grande confusão!... Só que a lei é assim "a modos" como o tempo, não produz efeitos ao sabor do nosso gosto, da nossa opinião ou da interpretação de cada um. Desculpe, confrade Granada, mas o senhor aprendeu mal no seu curso ou quem lho ministrou sabia ainda menos e não sabia ler. Podemos deter sem cofre uma ou duas armas de cada classe, mesmo que sejam quatro duas C e duas D. Já o mesmo não acontece, para aumentar a confusão, com a detenção no domicílio que só permite até duas, independentemente da classe.
Mas como não há nada como realmente, vamos ler a chamada lei das armas? Boa ou má é a que temos, não há outra. Cumprimentos.

Artigo 32.º da lei 5/2006, na sua atual redação:
Limites de detenção:
1 — Aos titulares das licenças B e B1 só é permitida a
detenção até duas armas da classe respectiva.
2 — Ao titular da licença C só é permitida a detenção até
duas armas de fogo desta classe
, exceto se a sua guarda
for feita em cofre ou armário de segurança não portáteis,
casa -forte ou fortificada para a guarda das mesmas, devidamente
verificados pela PSP.
3 — Ao titular da licença D só é permitida a detenção até
duas armas de fogo desta classe
, exceto se a sua guarda
for feita em cofre ou armário de segurança não portáteis,
devidamente verificados pela PSP.
4 — Ao titular de licença de detenção de arma no domicílio
só é permitida a detenção até duas armas de fogo,

exceto se a sua guarda for feita em cofre ou armário de segurança
não portáteis, devidamente verificados pela PSP.
 
Ir para o topo Ir para baixo
caçador87
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
caçador87


Número de Mensagens : 21
Idade : 36
Localização : lousada
Data de inscrição : 09/01/2014

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyDom Fev 09, 2014 10:28 pm

Amigo pilingrino tem toda a razao e assim k tambem dei no curso em 2010..
Mas uma coisa muito importante tambem de se dizer e k nesse curso avisam para k mesmo com
uma arma devemos ter cofre porque se entram em nossa casa e roubam-nos a arma
se tivermos cofre da-nos muito menos problemas do que se nao tivermos cofre...
E atençao ate o uso de porte de arma pode-nos ser tirado
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 4:54 pm

Perante o que a lei me diz entendo que, se eu tiver em casa mais do que duas armas, classes C ou D, serei obrigado a te-las guardadas em cofre próprio dentro do que prevê a regulamentação desta lei.
 
É um facto que se tendo duas armas em casa de uma classe só, aí sim, a lei não me obriga a nada a não ser ter a maior preocupação do que daí possa acontecer.


Só é a minha opinião, supostamente entendida, pelo o que entendo a lei prevêr, até porque o 1º e o 4º ponto assim se enquadram no meu pensamento nesta questão de ter ou a não ser obrigado a ter cofre em casa, eu para não ter aborrecimentos dessa espécie tenho-o e, nem refilo e, só porque vejo que é um meio de evitar problemas e um bem a que, nós caçadores, deveríamos aderir.


Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
matador
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
matador


Número de Mensagens : 1897
Idade : 47
Localização : penafiel
Data de inscrição : 20/06/2011

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: ola   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 5:24 pm

ola camaradas....


ja houve uma vez uma discussão sobre o mesmo assunto.....
esta lei tem uma lacuna porque 3 armas são 3 armas seja tres classe d
ou tres classe c.....ou mesmo duas c e uma d ou vice versa tres armas de caça
é obrigatorio armario.......
Ir para o topo Ir para baixo
hugin
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
hugin


Número de Mensagens : 7
Idade : 46
Localização : santa comba dao
Data de inscrição : 12/06/2013

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 8:35 pm

Boas !
Eu fiz o curso na PSP de Viseu em Outubro de 2013 ( sou muito tenrinho nas lides da caça) e o que me foi dito na formação e saiu no teste no qual passei sem falhar nenhuma pergunta de segurança é que posso ter 6 armas sem ter cofre :
2 classe B1 , 2 Classe e 2 Classe D .
No entanto se tiver 3 armas da mesma classe seja B1 C ou D sou obrigado a ter cofre .
Mas reafirmo o que disse anteriormente mesmo só com 2 armas classe D tenho cofre , não só por causa dos meus putos (principalmente) mas tb se me roubarem as armas as multas são pesadas para quem negligencie  a guardas das ditas armas.

Luís Costa
Ir para o topo Ir para baixo
plingrino
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
plingrino


Número de Mensagens : 141
Idade : 73
Localização : castelo branco
Data de inscrição : 11/09/2012

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 10:14 pm

Caros confrades:
Pela minha parte, assunto encerrado. Se algum forista, verdadeiramente tiver dúvidas, caçador em geral ou em especial candidato a caçador, disponha por MP, ou via Administração/Moderação do forum. Para quem não sabe ou não quer ler português razoável, não vou perder mais tempo a esgrimir conhecimentos ou polémicas com quem afinal não quer mais do que isso e não conheço, nem quero conhecer de lado nenhum. Se os legisladores é que escrevem torto por linhas que deveriam ser direitas, é problema que não deveria ser nosso, de quem precisa de ser esclarecido e de quem tenta esclarecer. Cumprimentos.


Última edição por plingrino em Ter Fev 11, 2014 8:33 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 10:48 pm

Salvo erro meu, porque o 1º ponto é relacionado com armas que não são importantes para o desempenho da causa cinegética. O 2º e 3º ponto vamos esquece-los um pouco e, focar a nossa atenção no 4º ponto do artigo da lei que regulamenta esta questão de ter ou não cofre em casa para acondicionamento das armas de caça.

Será que o 4º ponto não tirará as duvidas, a quem as tiver, sobre este assunto?, no meu entendimento tira, 1º porque um caçador com a LUPA classe D não pode ser, legalmente, proprietário de uma arma classe C, o inverso é possível sim de ter em casa armas das duas classes mas..... o 4º ponto, quanto a mim, anula qualquer validade em ter em casa mais do que duas armas sem ter cofre para as acondicionar condignamente e em conformidade com a lei.

Este é o meu pensamento, mas claro que, qualquer caçador, é livre de pensar o que a sua imaginação ditar.

NB: Também dizer que quem presta serviços nesta área, formação de novos caçadores, por vezes não são assim tão conhecedores, da lei, quanto deveriam ser.

Cumps


Última edição por AHMota em Seg Fev 10, 2014 11:22 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
AHMota


Número de Mensagens : 135
Idade : 72
Localização : Pataias
Data de inscrição : 22/03/2011

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptySeg Fev 10, 2014 11:08 pm

Gostaria também de vos informar que a assinatura que nos é pedida no caso respeitante a uma vesturia a nossas casas para a verificação da existência de cofre, ela só nos é pedida, quase obrigando-nos, para legalmente facultar o pagamento da mesma rondando os 120,00€ ou pagar ao quilómetro a deslocação para a fazerem. Até porque o que regula esta situação apenas prevê ser paga em caso de que seja pedida, por escrito, pelo proprietário das armas, de outra maneira ela só poderá ser efectuada a mando de um juiz, tribunal, mas nunca pode, nem deve, ser tributada pelo estado, neste caso pela PSP, é considerado serviço publico e nós temos todo o direito a ele.

É tal situação de "sacar" uns €€€ a troco de "baixesas" que  num estado de direito nunca deveriam existir e, nós por vezes, até demais diria eu, embarcamos.

Cumps.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa EmptyTer Fev 11, 2014 11:12 am

Como a duvida que foi colocada por quem de direito está esclarecida e para evitar mal entendidos e ou respostas irónicas, este post fica encerrado a partir de agora.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Armas de caça em casa Empty
MensagemAssunto: Re: Armas de caça em casa   Armas de caça em casa Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Armas de caça em casa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» armas em casa
» Tinha 26 armas em casa
» armas de caça
» QUAL A VOSSA ARMA FAVORITA PARA CACAR
» armas de caça tituladas por outra licença

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: A Caça em Portugal :: Legislação-
Ir para: