Caça & pesca & natureza
Setter irlandês ajuda!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Setter irlandês ajuda!! Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 Setter irlandês ajuda!!

Ir para baixo 
+2
tiago
João Ramos
6 participantes
AutorMensagem
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 11:01 am

Bom dia, sou novo nisto da caça e do fórum por isso as dúvidas são MUITASSSS, se me puderem ajudar agradeço MUITO.

- Tenho um setter irlandês com 5 meses (macho) queria começar a ensinar a caçar, já é tarde? Ele vai ao campo todos os fins de semana longas horas e não pára de procurar mas pelo que sei anda MUITO longe +- 100 metros de mim, quando chamo vem logo. Queria ensinar a parar e já li algumas coisas mas será o cão ideal?
- Como vivo no alentejo seria para perdizes e codornizes... Alguém me pode dizer o que fazer?

Desde já obrigado e boas caçadas!  Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 11:14 am

Não há muitos setter irlande de linhas de caça, pois foram um pouco estragadas devido à seleção para beleza.
Mas quando são bons, são optimos cães daquilo que ouço falar.

Qual é para si a distancia de caça que acha ideal para caçar? É que eu não acho mau que ele com essa idade se afaste essa distancia. Antes pelo contrário... amigos
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 11:37 am

tiago escreveu:
Não há muitos setter irlande de linhas de caça, pois foram um pouco estragadas devido à seleção para beleza.
Mas quando são bons, são optimos cães daquilo que ouço falar.

Qual é para si a distancia de caça que acha ideal para caçar? É que eu não acho mau que ele com essa idade se afaste essa distancia. Antes pelo contrário... amigos

Obrigado pela resposta Tiago, eu inicialmente também era só para companhia mas várias situações fizeram-me iniciar nesta paixão que embora seja antiga NUNCA pratiquei.... A distância para mim não é ainda uma coisa exacta pois essa é mais uma dúvida... Acha que essa é uma distância boa? 100metros? Mas acho que ele tem tendência a fugir para mais longe... E para o ensinar a parar como faço? Uso a vara? Já tem idade para isso ou é já tarde? As dúvidas como vê são muitas....
Ir para o topo Ir para baixo
paulo g. silva
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
paulo g. silva


Número de Mensagens : 94
Idade : 46
Localização : figueira ds foz broeiras
Data de inscrição : 18/03/2011

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 1:07 pm

Amigo Joao Ramos eu nao sou a melhor pessoa para o ajudar porque nao tenho pratica com estes caes, so tenho lido sobre o assunto, e tambem vou dentro em breve ter caes para a pena, mas aqui no forum no cimo da pagina tem ai a busca, coloque la, treino de caes de parar, e ja estao ai algumas ideias dadas por menbros experientes, e concerteza alguem vai dar mais umas dicas.
abraco e boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 1:54 pm

Cada pessoa tem a sua forma de ensinar um cão. O principal é, quanto mais campo melhor.
No fórum há já muitos tópicos a falar no assunto.
5 meses é uma boa altura para começar.
Compre umas codornizes de voo, (das que voem bem) e de quando em quando meta-as no campo, e meta o cão a bom vento (contra o vento)
É natural que não pare logo as primeiras, mas quando se começar a aperceber que elas fogem, irá começar a parar. A paragem não se ensina, faz parte da genética do cão.
A educação básica é também a meu ver importante.
Para além de vários tópicos no forum a falar no assunto, tem também vídeos no youtube que podem ajudar em alguns aspectos. 
Bom trabalho
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:12 pm

Obrigado pelas dicas, sem dúvida que a melhor opção que fiz foi o registo neste fórum, quem quiser dar opiniões sou todo ouvido porque estou cá para aprender além do amor pela natureza e em especial pela caça.

Já agora não há aqui ninguém a caçar com com setter irlandês?
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:22 pm

tiago escreveu:
Compre umas codornizes de voo, (das que voem bem) e de quando em quando meta-as no campo, e meta o cão a bom vento (contra o vento)
É natural que não pare logo as primeiras, mas quando se começar a aperceber que elas fogem, irá começar a parar. A paragem não se ensina, faz parte da genética do cão.
Só para complementar o referido pelo tiago é muito importante nunca deixar o cão apanhar a codorniz.
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:27 pm

Obrigado pela dica podengos&coelhos, mas isso é importante porque motivo? Desculpe a minha ignorância mas....
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:33 pm

podengos&coelhos escreveu:

Só para complementar o referido pelo tiago é muito importante nunca deixar o cão apanhar a codorniz.
 Agreement  Agreement  Agreement

Esqueci-me de referir esse pormenor bastante importante.
Mas sabes como é. Para quem está mais ou menos dentro do assunto, há coisas que são tão naturais para nós, que depois nos esquecemos de mencionar, e que são bastante importantes para quem não sabe do assunto.

Poderá experimentar a cana, com um fio e um farrapo, para ver o instinto do cão na paragem, mas não é necessário que o faça, pois para além de poder estragar o cão caso se faça muitas vezes, quantas vezes apenas para mostrar ao amigo que foi lá a casa, não ensina nada ao cão.
Se o fizer, basta duas ou três vezes e depois é arrumar a cana e esquecer-se dela.

Mas o melhor é mesmo dar uma volta aí aos tópicos do forum, e ver umas sessões do youtube (existem umas espanholas porreiras), que ajudam a meu ver bastante a entrar no mundo do ensino. Depois tudo o resto vai vindo com a experiencia. Cada cão é um cão!
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:47 pm

Obrigado Tiago. Pois porque eu estava a pensar comprar umas codornizes e prende-las com um fio a uns pastos mas já vi que depois assim ele vai apanha-las e não é isso que se pretende...
 lol!
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:52 pm

Para ensinar o cão, antes de mais perca o amor ao valor que vai dar por elas. Elas são mesmo para perder agora ao inicio. O cão apanhá-las é que não! Convém que elas voem bem. Quanto mais voarem melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 2:59 pm

tiago escreveu:
Para ensinar o cão, antes de mais perca o amor ao valor que vai dar por elas. Elas são mesmo para perder agora ao inicio. O cão apanhá-las é que não! Convém que elas voem bem. Quanto mais voarem melhor.


Ok é mesmo isso que vou fazer. A minha ideia era prende-las para depois passado uma hora o ir buscar e ele ter de as encontrar pelo nariz...
Assim tenho de pedir ajuda a alguém pois acho que se demorar esse tempo todo quando lá chego era uma vez codorniz ;) nem as vê nem o cheio lhe dá LOOL.
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 4:44 pm

João Ramos faça um favor a si próprio, não comece a casa pelo telhado, com essa idade comece pela obediência e pelo cobro este será treinado como que por brincadeira e quando meter uma codorniz no terreno que seja uma que voe bem e leve o cão à trela a bom vento até à peça de caça.

Quando o cão a encontrar se parar,óptimo! Faça-lhe festas elogie-o mas não o faça levantar a peça, antes, levante-o com uma mão no peito e outra na virilha e desloque-o 1 metro para trás e volte a pousa-lo no no terreno deixando-o ficar parado na mesma um bocado.

Se o cão não parar e forçar a saída de caça trave-o e obrigue-o a ficar parado, por isso é preciso ir à trela e se for uma extensível tanto melhor.

Treinar o cobro é fácil, com uma bola de ténis mande-a a rolar ou  saltar e mande-o ir buscar quando ele a abocanhar chame-o e tire-lha com calma fazendo-lhe festas que é a melhor recompensa e vai repetindo aumentando o tempo entre o lançamento e a ordem de ir buscar, se ele não trouxer faça-o com ele à trela e vá puxando e chamando por ele sempre que ele a apanhe mas com calma, não queira fazer tudo num dia lembre-se de uma coisa fundamental na qual deve pensar, um humano, segue por norma o seguinte percurso na vida: Pré- primária, primária, ciclo, secundária, universidade e depois do canudo ainda tem de aprender na universidade da vida, por isso, não tenha pressa.

Boa sorte e muita vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 4:54 pm

Obrigado pelas dicas Altesa e a minha ideia é mesmo aprender com quem sabe da coisa!
 123
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 5:04 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

tem aqui mais um site para ler.

Como vê há muita forma e ideias de como se deve, ensinar um cão.
O membro alteza acha que se deve começar pelo cobro. Eu também começo pelo cobro, mas não é aquilo a que dou mais importância no inicio. Ou seja, não estou a espera que o cobro fique bom, para lhe meter campo e caça pela frente!
Acha também que se deve começar com uma trela aquando de meter o cão no campo com caça, e a "obrigar" o cão a parar, se não o fizer. Bem eu isso com os meus caes nunca fiz porque nunca tive necessidade de o fazer, nem é a forma que acho mais correta. Mas não tenho dúvidas que também resulta!
Cada raça é um raça, e cada cão é um cão.
Duvido que neste tema encontre aqui muitas opiniões iguais...

deve ler o mais possível sobre o assunto, e existe por aí muito que ler, e ver (videos, youtube), e depois utilizar as técnicas que achar mais adequadas...
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 6:41 pm

Amigo Tiago aceito plenamente o que diz e entendo que saiba do que fala, só falei o que falei para alguém que está a zero e nestas coisas todo o cuidado é pouco, eu na prática e com os anos que levo disto, cada cão é um cão, nada tem uma bitola, conforme o comportamento é o tratamento, creio que me entende.
Ir para o topo Ir para baixo
tiago
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
tiago


Número de Mensagens : 686
Idade : 36
Localização : coimbra
Data de inscrição : 30/03/2010

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 9:24 pm

Compreendo perfeitamente. Agreement 

isto nos cães, o mais importante é que resulte, desde que não se retire ao cão a iniciativa, e se evite que o cão fique demasiado submisso. Um bocadinho de submissão é sempre a meu ver necessário, mas quanto menos melhor.

Para além de tudo o exposto, e batendo na mesma tecla de que cada cão é um cão, não é fácil estar aqui a dar bitaites, que podem não ser os melhores sem se ver o cão no campo. Já não falando que sendo um irlandês é bastante possível que seja de linhas mais voltadas para a beleza.

talvez o melhor seja ir comentando o evoluir do cão por forma a podermos com dados mais concretos aconselhar isto ou aquilo. Embora que possa na mesma não ser o mais acertado, por não estarmos a ver o cão...
Ir para o topo Ir para baixo
joaop
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
joaop


Número de Mensagens : 135
Idade : 30
Localização : sintra
Data de inscrição : 27/01/2012

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQua Fev 05, 2014 11:33 pm

Boas, eu concordo, com o que o tiago disse. Não querendo dizer que o amigo Altesa, está errado.
Na minha opinião se tiver umas boas codornizes o cão deve ir solto, e se o cão não parar, também não as apanha. 
E vai começar a perceber que elas vão embora e o mais natural é que começe a parar, a não ser que seja um cão sem qualquer instinto de paragem, ai  caso é outro.
Na minha opinião a trela, só deve aparecer mais tarde no treino, para reforçar as paragens e obrigar o cão a não quebrar a mostra. Porque nesta fase inicial a  trela, só vai frustrar, o que não me parece muito benefico.
Ir para o topo Ir para baixo
João Ramos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
João Ramos


Número de Mensagens : 18
Idade : 48
Localização : Évora
Data de inscrição : 03/02/2014

Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! EmptyQui Fev 06, 2014 10:54 am

Obrigado a TODOS pelos vossos comentários e prometo que vou dando o evoluir do cão e assim todos juntos podemos ir comentando e eu aprendendo com quem sabe destas coisas.

BOAS CAÇADAS
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Setter irlandês ajuda!! Empty
MensagemAssunto: Re: Setter irlandês ajuda!!   Setter irlandês ajuda!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Setter irlandês ajuda!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Setter Irlandês & Pointer &
» Setter Inglês
» setter
» Setter ingles cachorros
» Setter cego

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Os Cães :: Os Cães-
Ir para: