Caça & pesca & natureza
maior perfuração Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
maior perfuração Podengo_02
Olá!
Bem-vindo ao cães-caca-pesca-natureza , Esperamos que goste do nosso fórum!
Se ainda não faz parte do fórum, clique em "Registrar-se" para conferir os mais diversos assuntos .
Atenção depois de fazer o resisto a primeira coisa a fazer é ler as nossas regras e depois logo em seguida fazer a sua apresentação e depois participar em força
Obrigado a todos são os votos do fórum Cães&Caça&pesca&natureza

Atenção os utilizadores têm 5 dias úteis para se apresentarem se não o fizerem as suas contas bom ser apagadas de imediato
Caça & pesca & natureza
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caça & pesca & natureza


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
.Untitled-2.picnikfile_77qB1F.001.vale_do_trevo_banner.customLogo.logocmcc.CABEAL~1

 

 maior perfuração

Ir para baixo 
+3
Biri
André Sousa
pedro santos
7 participantes
AutorMensagem
pedro santos
Caçador Novato ;-)
Caçador Novato ;-)
pedro santos


Número de Mensagens : 5
Idade : 42
Localização : galveias
Data de inscrição : 27/11/2013

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: maior perfuração   maior perfuração EmptyQui Dez 19, 2013 7:17 pm

ola caros amigos caçadores gostava de saber quais os cartuchos com a melhor perfuração.
cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
André Sousa
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
André Sousa


Número de Mensagens : 212
Idade : 39
Localização : Alcoobaça
Data de inscrição : 10/04/2012

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptyQui Dez 19, 2013 10:12 pm

Olhe que é capaz de depender também da espingarda, da distância, dos choques, etc..
Isto dos cartuchos não é ciência exata.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 20, 2013 10:05 am

Boas Pedro, a tua questão aparece porque razão? É que essa questão dá tanto pano para mangas que nem sei se vale a pena perguntar.

Com o mesmo cartucho, a velocidade e a penetração, dependem do comprimento dos canos, da temperatura (da meteorologia, do cartucho, do cano, etc.), da limpeza dos canos (???), a densidade do chumbo, a esfericidade do chumbo, eu sei lá. Mas claro que nos testes em banco de ensaios eles fazem os testes sempre com as mesmas armas, controlam mais ou menos as condições e ao apresentarem os dados fazem a média e é esse o resultado que apresentam.

Agora quanto ao que tu perguntas não imagino quais têm a maior perfuração, eu costumo adaptar-me a um tiro e mantenho-o enquanto se justificar ou não encontrar um outro que tenha melhor relação preço/qualidade. Nos últimos anos tenho atirado aos pombos com o polvichumbo 34g com bons resultados, mas este ano eles mudaram kk coisa na carga (mas ainda não tive oportunidade de os testar como deve de ser, o que para mim é na caça, visto ainda não ter tido oportunidade de sair aos pombos).

Qualquer pessoa te vai dizer o mesmo, se te deres bem com um tiro continua com ele, pois a velocidade, penetração, etc pouco importam se não te deres com os tiros.

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 20, 2013 11:14 am

Para mim, regra geral, os tiros chamados "lentos" são os que apresentam melhor perfuração a longa distância. Tiros com pólvoras muito rápidas por norma têm pouca perfuração.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 20, 2013 11:28 am

Amigo podengos, isso deve-se à maior dispersão da chumbada nos tiros mais rápidos. Normalmente nos tiros mais lentos o cone formado pela chumbada é mais denso e por isso o chumbo leva mais energia no impacto.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 20, 2013 12:45 pm

A perfuração tem a ver com a pólvora que se utiliza para determinada gramagem de chumbo, no caso de se testarem varias marcas de cartuchos para se chegar a resultados conclusivos o nº do chumbo tal como o grau de dureza terão de ser rigorosamente iguais, alem destes e outros fatores, tem também  a ver com a qualidade do carregamento este é um assunto que teria de ser bastante alongado para se entenderem todas as vertentes nele envolvido.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySáb Dez 21, 2013 10:14 am

Biri escreveu:
Amigo podengos, isso deve-se à maior dispersão da chumbada nos tiros mais rápidos. Normalmente nos tiros mais lentos o cone formado pela chumbada é mais denso e por isso o chumbo leva mais energia no impacto.
Não creio nisso. Creio mais na energia que os bagos de chumbo ainda levam quando atingem o alvo a determinada distância.
As pólvoras rápidas apresentam velocidades altas à saída do cano mas depois atingem o alvo a menor velocidade que as pólvoras ditas lentas.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySáb Dez 21, 2013 9:07 pm

amigo podengos, são leis da física, qt maior a velocidade mais os corpos se repelem e afastam, e o tiro ao estar mais aberto faz com que a sua velocidade diminua mais rapidamente, tal como diz! No impacto o chumbo não tem tanta velocidade, logo energia!! Por isso se usam ponteiras mais estranguladas, alongam o cone da chumbada, e o chumbo tem uma distância útil mais longa!!
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptyDom Dez 22, 2013 6:09 pm

Biri escreveu:
amigo podengos, são leis da física, qt maior a velocidade mais os corpos se repelem e afastam, e o tiro ao estar mais aberto faz com que a sua velocidade diminua mais rapidamente, tal como diz! No impacto o chumbo não tem tanta velocidade, logo energia!! Por isso se usam ponteiras mais estranguladas, alongam o cone da chumbada, e o chumbo tem uma distância útil mais longa!!

Amigo Biri essa teoria é baseada apenas nas leis da fisica ou  testes que o amigo realizou para chegar a essa conclusão? é que fazer um tiro fechado e com pouca velocidade é bastante fácil é só reduzir a gramagem de polvora, agora esse tiro ter perfuração apesar de pouca velocidade e muito fechado ponho serias duvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 23, 2013 9:53 am

Estou a gostar do tópico e com o mestre A.Silva a "coisa" vai longe. Agreement 
Amigo A.Silva, que tipo de pólvoras atingem maior "capacidade de abate" a longas distâncias? Lentas/progressivas ou rápidas/explosivas?
Ir para o topo Ir para baixo
altesa
Moderador
Moderador
altesa


Número de Mensagens : 545
Idade : 70
Localização : Alcanena
Data de inscrição : 26/05/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 23, 2013 10:27 am

Na minha modesta opinião as pólvoras com maior capacidade de perfuração a longas distancias são as ditas progressivas ou lentas.
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 23, 2013 5:48 pm

Vou tentar fazer uma explicação simples, a perfuração tem sempre a ver com a polvora indicada pelo fabricante da mesma para a determinada gramagem de chumbo se o fabricante indica para determinada polvora por ex 28gr se carregarmos com 32 gr salvo raras exceções como é o caso da AS dificimente obtemos uma boa perfuração, o mesmo se passa ao contrário, se carregarmos com uma polvora progressiva para baixa gramagens de chumbo não vai dar bons resultados, em ambos os casos mata, mas nunca será um tiro equilibrado, está tambem pendente como referi anteriormente o carregamento tal como o fulminante utilizado e o grau de dureza do chumbo a pressão etc, nos testes mais comuns quando não se tem tecnologia de ponta, são feitos os testes em revistas, listas telefonicas etc, o mais correto seria gel balistico que é o que mais se aproxima com a dureza de uma peça de caça mas um pouco caro, o grau de dureza do chumbo ao não ser igual irá alterar o resultado dos testes supondo que utilizamos um chumbo mole e um chumbo endurecido este ultimo mais leve mas que não deforma pode até atingir uma prefuração superior numa lista telefonica e na caça fazer o inverso em todo o caso e respondendo a topicos anteriores o cartucho com mais perfuração que testei até á presente e já foram algumas centenas boas, nuns casos por curiosidade, noutros por nessecidade, foi o que desenvolvia maior velocidade carregado com PSB3 32gr com 1.83 de polvora com velocidades a 1 metro do cano de 468 m/s e a perfuração era bem superior a todos os que testei com polvoras progressivas.
Ir para o topo Ir para baixo
Biri
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
Biri


Número de Mensagens : 328
Idade : 46
Localização : Abrantes
Data de inscrição : 14/10/2011

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 23, 2013 11:06 pm

Amigo António, essas teorias da lei da física já as estudei há Mt tempo, e eu nunca a testei, eu baseio-me num programa que vi há uns tempos no canal Discovery, penso eu, em que eles testaram e filmaram tiros de espingarda, com câmaras de alta resolução e que filmava cada disparo com fotogramas ao milisegundo e os tiros com pólvoras mais rápidas iniciavam uma dispersão do chumbo mais rápida. Claro que para reduzir essa dispersão as cargas são estudadas para permitir uma melhor relação velocidade/dispersão /penetração.
eu não me lembro bem qual foi o programa, mas fiquei impressionado com a forma que os chumbos fazem a trajetória, havia alguns menos esféricos que saiam logo do cone e que se perdiam e havia outros que dentro do tal cone formado à saída do cano iam abrindo a chumbada até ao impacto com o alvo na tal gelatina balística. Eles provaram que o facto de um tiro ser mais rápido não faz com que seja mais eficaz, tal como ja foi dito, no impacto não quer dizer que atinja a mesma energia de outros tiros um pouco menos rápidos!
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptyTer Dez 24, 2013 10:33 am

Biri escreveu:
Amigo António, essas teorias da lei da física já as estudei há Mt tempo, e eu nunca a testei, eu baseio-me num programa que vi há uns tempos no canal Discovery, penso eu, em que eles testaram e filmaram tiros de espingarda, com câmaras de alta resolução e que filmava cada disparo com fotogramas ao milisegundo e os tiros com pólvoras mais rápidas iniciavam uma dispersão do chumbo mais rápida. Claro que para reduzir essa dispersão as cargas são estudadas para permitir uma melhor relação velocidade/dispersão /penetração.
eu não me lembro bem qual foi o programa, mas fiquei impressionado com a forma que os chumbos fazem a trajetória, havia alguns menos esféricos que saiam logo do cone e que se perdiam e havia outros que dentro do tal cone formado à saída do cano iam abrindo a chumbada até ao impacto com o alvo na tal gelatina balística. Eles provaram que o facto de um tiro ser mais rápido não faz com que seja mais eficaz, tal como ja foi dito, no impacto não quer dizer que atinja a mesma energia de outros tiros um pouco menos rápidos!

Independentemente de ser uma polvora rápida ou progressiva o resultado final está sempre pendente de varios fatores que depois de conjugados vão dar o resultado final, sempre dentro do que indica o fabricante da mesma, são esses mesmos testes que o amigo fala que são feitos em fabricas de polvoras, ao se tentarem alterar dificilmente os resultados são satisfatórios.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 27, 2013 12:29 pm

Obrigado amigo A.Silva. Esses com PSB3 ainda são os que carrega?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Dez 27, 2013 9:51 pm

podengos&coelhos escreveu:
Obrigado amigo A.Silva. Esses com PSB3 ainda são os que carrega?

Não amigo podengos PSB3 só por encomenda, presentemente os meus carregamentos só CSBs devido á regularidade dos carregamentos, são certinhos, ao contrário das PSBs, esse anteriormente referido foi um carregamentos para os Espanhois acho que ainda dei uma caixa dessas pomadas ao Hélio ele pode.se pronunciar, a chapa andava para virar a CSB 1 tambem tem esse efeito.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 30, 2013 10:13 am

Amigo A.silva, a título de curiosidade: qual é o seu cartucho da "geral"?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 30, 2013 5:52 pm

podengos&coelhos escreveu:
Amigo A.silva, a título de curiosidade: qual é o seu cartucho da "geral"?

Especial Full caça 32 CSB1 
Especial Full caça 35 CSB2
Ir para o topo Ir para baixo
David Almeida
Caçador Aprendiz ;-)
Caçador Aprendiz ;-)
David Almeida


Número de Mensagens : 217
Idade : 37
Localização : Rio Maior
Data de inscrição : 27/08/2012

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySeg Dez 30, 2013 10:01 pm

Ola boa noite amigos peso desculpa a conversa não e´ comigo, mas goto de participar e aprender. 
Eu cá utilizo sempre chumbo 6 de 34 Gramas da Mellior e da Fob.
Um Bom Ano a todos 
Cumprimentos
David Almeida 123
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 10:16 am

antonio silva escreveu:
podengos&coelhos escreveu:
Amigo A.silva, a título de curiosidade: qual é o seu cartucho da "geral"?

Especial Full caça 32 CSB1 
Especial Full caça 35 CSB2
Carregamento dos seus, certo?

Citação :
antonio silva
presentemente os meus carregamentos só CSBs devido á regularidade dos carregamentos, são certinhos, ao contrário das PSBs,
Amigo A.Silva, a PSB não é certinha no carregamento em que aspecto?
Obrigado desde já pela atenção. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 10:57 am

A PSB devido á uniformidade das lamelas faz com que entrem gramagens diferentes fazendo com que uns cartuchos fiquem com uma gramagem outros com outra, alterando assim a prestação do cartucho no dia que melhorarem esse aspeto será uma das melhores pólvoras  algo que não acontece com as CSBs.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 11:19 am

Percebi amigo António.
Já agora qual a principal diferença entre as PSB e as CSB.
Obrigado. Agreement
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 12:16 pm

podengos&coelhos escreveu:
Percebi amigo António.
Já agora qual a principal diferença entre as PSB e as CSB.
Obrigado. Agreement

A PSB utiliuza lamelas retangulares nem todas com a mesma medida o que provoca a uniformidade, a CSB discos todos eles uniformes o que dá uma uniformidade exelente.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
podengos&coelhos


Número de Mensagens : 3307
Idade : 48
Localização : Viseu
Data de inscrição : 20/02/2008

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 4:20 pm

E em prestações são semelhantes?
A CSB mais explosiva e a PSB mais progressiva?
Ir para o topo Ir para baixo
antonio silva
Caçador Veterano ;-)
Caçador Veterano ;-)
antonio silva


Número de Mensagens : 1396
Idade : 61
Localização : alentejo
Data de inscrição : 17/07/2009

maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração EmptySex Jan 03, 2014 5:49 pm

CSB1/ PSB1 semi progressivas 32/34gr
CSB2/ PSB2 Progressivas 34/36gr
CSB3/ PSB3  de queima rápida 30/32gr
CSB5/ PSB5  de queima rápida 28gr recomendadas para tiro desportivo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





maior perfuração Empty
MensagemAssunto: Re: maior perfuração   maior perfuração Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
maior perfuração
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Caça & pesca & natureza :: Armas e Muniçoes & calçado e Vestuário :: Armas e Muniçoes-
Ir para: