|
| armas com almas de 18,3 ou 18,4???? | |
|
+4tiago podengos&coelhos lobo cal. 12 carlos serradas 8 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
carlos serradas Caçador Novato ;-)
Número de Mensagens : 59 Idade : 41 Localização : Pataias-Alcobaça Data de inscrição : 29/06/2012
| Assunto: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qui maio 30, 2013 10:11 pm | |
| Olá amigos gostava de saber por alguem entendido na materia qual a diferença entre 2 armas exatamente iguais, mas com almas diferentes,uma com 18,3 e outra com 18,4??? Existirá alguma diferença na composição do tiro ou na perfuração??? | |
| | | lobo cal. 12 Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 486 Idade : 56 Localização : oli.do bairro aveiro Data de inscrição : 16/02/2012
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qui maio 30, 2013 11:10 pm | |
| diferenças há
entre amigos já foi discutido isso , um cano 18,3 pode fazer um tiro mais rapido, mas menos homogêneo ,bom na caça geral. um cano 18,4 ,18,5 ,etc. vem a ser mais lentos ,mais homogenios e menos perfurantes. caça em posto fixo ex. caça aos tordos.
a qualidade dos cartuchos fazem o resto.
(uma TRAP utiliza 18.6 ,18,7 e cartuchos rapidos 28g 30g mas faze um bom tiro aos pratos ,se calhar aos pombos fica um pouco aquém.
minha opinião | |
| | | podengos&coelhos Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 3307 Idade : 49 Localização : Viseu Data de inscrição : 20/02/2008
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qui maio 30, 2013 11:46 pm | |
| Almas abertas = tiros com mais composição Almas fechadas = tiros com mais perfuração
Entre 18.3 e 18.4 não haverá muita diferença sabendo que o 18.3 chumba mais fechado e o 18.4 um pouco mais aberto. Eu preferiria a arma com almas 18.4 | |
Número de Mensagens : 3307 Idade : 49 Localização : Viseu Data de inscrição : 20/02/2008
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qui maio 30, 2013 11:49 pm | |
| - lobo cal. 12 escreveu:
- (uma TRAP utiliza 18.6 ,18,7 e cartuchos rapidos 28g 30g mas faze um bom tiro aos pratos ,se calhar aos pombos
fica um pouco aquém. Há Traps de várias medidas de almas. Pessoalmente penso que as almas 18.6 devem possuir o compromisso ideal entre composição e perfuração.
Última edição por podengos&coelhos em Sex maio 31, 2013 1:58 pm, editado 1 vez(es) | |
| | | tiago Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 686 Idade : 37 Localização : coimbra Data de inscrição : 30/03/2010
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 12:11 pm | |
| - podengos&coelhos escreveu:
Pessoalmente penso que as almas 18.6 devem possuir o compromisso ideal entre composição e perfuração. Concordo plenamente. A minha de caça tem almas de 18,6, e quando atirava aos tordos, não matava menos longe que os outros, por isso. Aos pombos fiz grandes tiros com ela. Contudo para caçar de salto, tenho a ideia, que o ideal fosse uma sobrepostos, com 18,6 no primeiro e 18,4 no segundo. Não sei se haverá, nem se iria dificultar os descontos! Mas acho que há coisas bem mais importantes na caça. Para mim a principal são os nossos companheiros de 4 patas. Se esses forem verdadeiramente bons. Qualquer ferro serve! A minha trap por exemplo tem almas de 18,4. E verdade seja dita. Aquilo chumba nas horas. Mas penso que nessa arma talvez tambem conte o facto de serem choques fixos! Mas que aquilo chumba....Se chumba. Os pratos no primeiro tiro, quando o tiro é bem centrado, fazem fumo. E quando se fazem aquelas emendas largas, continua a desfazer! | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 2:01 pm | |
| Tiago, sobrepostos com almas 18.6/18.4 não conheço nenhuma e não sei até que ponto beneficiarias desse conjugação de almas. Será sempre mais fácil uma sobrepostos 18.6/18.6 e depois jogares com os choques. Já agora uma questão: qual é a tua arma de caça com almas 18.6? A stonecot? Para finalizar mais uma questão: porque pensas que uma sobrespostos é a arma ideal para caçares de salto? E já agora que sobrespostos comprarias para esse tipo de caça? Abraço e desculpa o inquérito! | |
Número de Mensagens : 686 Idade : 37 Localização : coimbra Data de inscrição : 30/03/2010
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 2:21 pm | |
- Tiago, sobrepostos com almas 18.6/18.4 não conheço nenhuma e não sei até que ponto beneficiarias desse conjugação de almas. Será sempre mais fácil uma sobrepostos 18.6/18.6 e depois jogares com os choques.
Já agora uma questão: qual é a tua arma de caça com almas 18.6? A stonecot?
Para finalizar mais uma questão: porque pensas que uma sobrespostos é a arma ideal para caçares de salto? E já agora que sobrespostos comprarias para esse tipo de caça?
Abraço e desculpa o inquérito! Pois tambem nao sei se beneficiaria, até porque depois devia influenciar os descontos. A arma é a stonecoat normal. Alguns defenderão a sobrepostos, outros a paralela, outros a semiautomatica. A questão da sobrepostos, prende-se, alem do equilibrio dessas armas, com a possibilidade de usar dois choques distintos muito importantes a meu ver na caça de salto do que tres tiros, já que por norma o segundo tiro é dado mais distante do que o primeiro. E mesmo jogando com os cartuchos não é a mesma coisa. Eu já não me lembro da ultima vez que usei o terceiro tiro na caça de salto. Talvez duas ou três vezes este ano nas galinholas, e só uma vez com bastante sorte tive sucesso. já na caça de espera não vejo necessidade de mais do que um choque, e achar a automática melhor, no aspecto de ter um terceiro tiro que permite rematar uma peça chumbada nos primeiros dois tiros. Eu de salto ás perdizes com a automatica uso o tres de choque. ja experimentei o dois e o um. Mas como para mim o mais importante é o primeiro tiro, uso sempre o tres. Mas noto que ganharia bastante eficiência, se usasse o um para as emendas. O terceiro nas perdizes só usei quando era caloiro e tinha a mania das distancias impossiveis que servem apenas para ferir, ou quando sem me aperceber dava tres tiros quase de simultaneo, o que só serve para errar. A caça tem o seu tempo de tiro. Se os tiros forem convenientemente apontados, o pouco tempo que isso leva, faz com que na grande maioria dos casos, quando vamos para dar o terceiro, a peça já não esteja a tiro, a menos que a tenhamos desacelerado com o segundo. A sobrepostos é a meu ver a mais equilibrada. A paralelos, tenho uma em casa, mas bate um bocado, e salta que nem uma mula. Estou a pensar comprar uma sobrepostos sim. Sei qual é. Mas para a minha bolsa fica carissima. Mas prefiro aguardar pela oportunidade de a comprar, ficando com uma arma que gosto para o resto da minha vida de caçador, do que estar a dar agora 100, ou 1500, e daqui a uns anos estar outra vez a gastar. A arma em questao é a silver pigeon 5 da beretta, com 18,6 de almas, e 67cm de cano. Isto se até a altura de a comprar, não aparecer outra que me encha mais o olho! | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 3:43 pm | |
| Tiago, estamos de acordo em quase tudo com excepção na escolha da arma para caça de espera pois eu prefiro uma sobrespostos preferencialmente um modelo sporting por ser um pouco mais pesado e aguentar melhor o recúo. Pessoalmente utilizo uma Miroku MK70 Sporter com 76 de cano, almas 18.4 e choques Teague.
Para caçar de salto, e apesar de até hoje sempre ter caçado com semis, penso que uma sobrepostos será a escolha acertada pela sua versatilidade e possibilidade de escolha de diferentes choques nos dois canos. O único senão será o seu peso para transportar numa jornada de caça que deverá rondar os 3,3kg no máximo. Quanto à escolha dessa arma, e ao contrário de ti que és "Berettista" eu prefiro a Browning e a minha eleita seria a B725! | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 4:03 pm | |
| Sim eu de facto para mim é Beretta... Manias! Quanto a caça de espera o senão das semis, é a apanha de cartuchos. Tambem podes escolher uma semi sporting, ou então uma das pesadonas, velhinhas, mas não menos eficazes. A única razão que me leva a defender as automaticas na caça de espera, é mesmo a possibilidade do terceiro tiro, não para utilizar desenfreadamente, mas sim para o remate. Quando atirava aos tordos, o terceiro tiro permitiu-me rematar muito pássaro que iria morrer longe em sofrimento. para além de não achar necessário a utilização de dois choques. Pois tirando isso em termos de estabilidade, correr de mão, equilibrio... para mim não há como as sobrepostas, seja para que tipo de caça for! Tambem já atirei com uma miruko emprestada, trap, aos pratos e aquilo chumbava que era um mimo. Tem uma fita espetacular! | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 8:21 pm | |
| - tiago escreveu:
- A única razão que me leva a defender as automaticas na caça de espera, é mesmo a possibilidade do terceiro tiro
Tiago, o 3.º tiro é psicológico. Eu, na caça de espera, quando passei de semi para sobrepostos comecei a gastar menos cartuchos e a abater mais pássaros. | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 8:48 pm | |
| Acredito. Mas é a tal questão que te falei... Isso do poupar cartuchos atualmente também é importante! | |
| | | lobo cal. 12 Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 486 Idade : 56 Localização : oli.do bairro aveiro Data de inscrição : 16/02/2012
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 9:52 pm | |
| boas
poupar cartuchos é muito importante e não andar a procura dos cartuchos vazios espalhados tambem é muito importante. com a minha fabarm gamma sporting os cartuchos ficam me na mão. chumba muito bem, que só tenho caçado aos tordos com ela, tem almas de 18,4 . no resto da caça é com a breda altair semi automatica 18,3 ou 18,4 conforme o cano.
abraço | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 10:50 pm | |
| podem não acreditar, mas incomoda-me mais apanhar os cartuchos a salto do que de espera. A salto embora sejam poucos cartuchos, quando abatemos a peça, estamos sempre com a preocupação de a cobrar, não tenha ficado ferida, depois tem de se voltar atrás e perder que tempos a procura dos cartuchos! Uma inquietação. em posto fixo ao menos os cartuchos caem todos nos mesmos metros quadrados.... | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 11:45 pm | |
| - lobo cal. 12 escreveu:
- no resto da caça é com a breda altair semi automatica 18,3 ou 18,4 conforme o cano.
Breda Altair das "velhinhas"?Também tenho uma com cano de 60, ponteiras exteriores e almas 18.3. Um clássico nas armas semis na mesma "gama" da PB A302 e da Browning B80. | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Sex maio 31, 2013 11:47 pm | |
| - tiago escreveu:
- incomoda-me mais apanhar os cartuchos a salto do que de espera.
Tem toda a lógica. | |
| | | carlos serradas Caçador Novato ;-)
Número de Mensagens : 59 Idade : 41 Localização : Pataias-Alcobaça Data de inscrição : 29/06/2012
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Dom Jun 02, 2013 7:05 pm | |
- Tiago, estamos de acordo em quase tudo com excepção na escolha da arma para caça de espera pois eu prefiro uma sobrespostos preferencialmente um modelo sporting por ser um pouco mais pesado e aguentar melhor o recúo. Pessoalmente utilizo uma Miroku MK70 Sporter com 76 de cano, almas 18.4 e choques Teague.
Para caçar de salto, e apesar de até hoje sempre ter caçado com semis, penso que uma sobrepostos será a escolha acertada pela sua versatilidade e possibilidade de escolha de diferentes choques nos dois canos. O único senão será o seu peso para transportar numa jornada de caça que deverá rondar os 3,3kg no máximo. Quanto à escolha dessa arma, e ao contrário de ti que és "Berettista" eu prefiro a Browning e a minha eleita seria a B725! Eu se adquirisse 1 sobrepostos tb seria a B 725 mas a sporting,n sabia era se de cano 71 ou 76... | |
| | | Hélio Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 841 Idade : 44 Localização : Leiria Data de inscrição : 12/03/2008
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Dom Jun 02, 2013 7:23 pm | |
| Na minha opinião 18,3 ou 18,4 pouca ou nenhuma diferença prática há pois muitas vezes a diferença entre uma e outra não chega a meia décima e além disso os choques são os mesmos no final do cano e mandam mais que todo o cano para trás.
Quanto a armas Trap terem almas largas discordo e a maior parte tem almas 18,4. Armas sporting é que podem ter os canos mais largos pois a exigência de chumbada é menor. Acresce que algumas almas são largas após os cones a seguir à câmara e depois reduz para 18,4. Há muito marketing nisso das armas que só baralha a malta.
Numa arma de caça até tem mais vantagem alguns tiros mais abertos que muito fechados. Daí que hoje em dia muitas marcas de armas de caça tenham almas mais abertas pois dentro da distância útil de tiro dão mais defesa ao atirador.
| |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Dom Jun 02, 2013 11:52 pm | |
| - carlos serradas escreveu:
- podengos&coelhos escreveu:
- Tiago, estamos de acordo em quase tudo com excepção na escolha da arma para caça de espera pois eu prefiro uma sobrespostos preferencialmente um modelo sporting por ser um pouco mais pesado e aguentar melhor o recúo. Pessoalmente utilizo uma Miroku MK70 Sporter com 76 de cano, almas 18.4 e choques Teague.
Para caçar de salto, e apesar de até hoje sempre ter caçado com semis, penso que uma sobrepostos será a escolha acertada pela sua versatilidade e possibilidade de escolha de diferentes choques nos dois canos. O único senão será o seu peso para transportar numa jornada de caça que deverá rondar os 3,3kg no máximo. Quanto à escolha dessa arma, e ao contrário de ti que és "Berettista" eu prefiro a Browning e a minha eleita seria a B725! Eu se adquirisse 1 sobrepostos tb seria a B 725 mas a sporting,n sabia era se de cano 71 ou 76... Para caçar de salto ou de espera? | |
| | | Sarriugarte Caçador Novato ;-)
Número de Mensagens : 105 Idade : 38 Localização : Faroeste Data de inscrição : 05/10/2011
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Seg Jun 03, 2013 9:26 pm | |
| Pois eu no meu ferro velho, tenho choques */***, almas 18,4 nos dois canos, sobrepostos!
é ferro para toda a obra... de salto, de espera, até de arremesso se for preciso!! eheheheh
cartucheira á cintura, muitas vezes com cartuchos carregados em casa, e os meus companheiros PP...é á antiga!! eheheh | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 12:14 pm | |
| - Sarriugarte escreveu:
- Pois eu no meu ferro velho, tenho choques */***, almas 18,4 nos dois canos, sobrepostos!
é ferro para toda a obra... de salto, de espera, até de arremesso se for preciso!! eheheheh
cartucheira á cintura, muitas vezes com cartuchos carregados em casa, e os meus companheiros PP...é á antiga!! eheheh para as perdizes não há duvida que tens a arma ideal. E de espera aos tordos também desenrasca muito bem com certeza. agora para por exemplo coelhos, ou galinholas, aí esses choques já te dão pouca defesa. as não há duvida que matam na mesma! | |
Número de Mensagens : 105 Idade : 38 Localização : Faroeste Data de inscrição : 05/10/2011
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 3:30 pm | |
| Sim Tiago ( meu homónimo),
Eu caço pouco ao coelho, mas a espingarda chumba muito bem e com chumbo miúdo ( para ajudar a abrir m pouco o tiro) quando vou a eles, também se ficam!
Para a Codorniz, e Perdiz é do melhor!
na galinhola safo-me arranjei uma boa combinação de cartuchos/espingarda!
e lá para a rapaziada das alturas (pombos, tordos, patos) também chega para a despesa....
é um facto que há espingardas que "ajudam" mais para um tipo de tiros que outras...mas o essencial é habituação a arma e cartuchos!!
Quantas vezes não vimos já aqueles "velhões" com armas antigas, chocadíssimas, e aquilo seja perto ou longe parece fácil...são muitos anos sempre com o mesmo ferro, alguns a fazerem as cargas eles próprios.
Tenho um caso desses perto de mim, um senhor com uns 70 e tal anos, com uma Beretta sobrepostos com alguns 40 anos sei lá, canos de 76 cm, choques */** ou */*** não me recordo agora muito bem, aquilo dá gosto vê-lo atirar e matar, cargas feitas por ele de 30,5 gr com buchas de feltro e assim, em que o choque é que manda | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 5:44 pm | |
| E que cartuchos são esses? Eu se não fosse as Galinholas, possivelmente quando arranjasse uma sobrepostos, era com choques fixos tambem de 3 e 1. Agora onde eu caço a elas, preciso choque 5 e 4, e mesmos assim, se exestisse o 6 era esse que usava muita vez! lol | |
| | | zabo Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 315 Idade : 40 Localização : gois Data de inscrição : 19/09/2010
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 5:54 pm | |
| Podes sempre usar um choque raiado,só não sei qual será a real eficácia deles.as armas especiais para as galinholas por norma tem em um cano raiado. | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 6:13 pm | |
| - zabo escreveu:
- Podes sempre usar um choque raiado,só não sei qual será a real eficácia deles.as armas especiais para as galinholas por norma tem em um cano raiado.
Sim eu sei, é o chamado paradox; choque estriado... Acredita que em numero superior a 50 % dos lances esse seria o choque ideal. Mas é um choque no qual não tenho confiança. Num tiro que tenhamos que dar um pouquito mais longe, tenho medo que algum chumbo estraviado me vá bater no cão, e isso é que não. Em minha opinião é um choque perigoso, e como tal, que se lá vão embora as galinholas todas... Acertar no cão é que não! | |
| | | Hélio Caçador Veterano ;-)
Número de Mensagens : 841 Idade : 44 Localização : Leiria Data de inscrição : 12/03/2008
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 7:16 pm | |
| Contra mim falo mas quando se quer ter armas específicas para uma determinada espécie e para outras outra pode acontecer baixar-se o nível de tiro. Passa-se a errar mais que usando sempre a mesma arma.
Para nós sermos constantes no atirar também temos de ser constantes naquilo que usamos. | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 7:34 pm | |
| concordo Amigo Hélio, equipa feita e que ganha, não se mexe!!
Tiago, os Fob Passion Dispersante, eu não gosto nem uso dispersores em mais nada, mas neste caso tem de ser!
ja alvejei muitas vezes com eles, e realmente o tiro abre mais e nunca tive problemas de bagos malucos!
| |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 10:06 pm | |
| Tiago, que arma é a tua com choque fixo ***/* e almas 18.4? Não é chocada demais? Que cartuchos usas na geral? Para mim arma de choques fixos com 71 de cano teria que ser ****/** e almas 18.5 ou 18.6. A minha MK70 com almas 18.4, apesar de ter 76 de cano, rebenta tudo com choque a partir do ***! | |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Ter Jun 04, 2013 10:08 pm | |
| Cartuchos dispersores, para tiros muito curtos tipo galinholas experimentem os Melior dispersante transparentes em chumbo 8. Choques estriados são muito perigosos para usar com cães por perto pois fazem tiros muito erráticos.
| |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qua Jun 05, 2013 12:46 am | |
| A arma é uma Francisco Sarriugarte
com uns quantos aninhos, 27!
Sim é chocada, mas já me habituei....em boa verdade,o ano passado andei a limpar a caixa dos cartuchos! mas é quase sempre o supercaça 32 polvichumbo, e experimentei o especial dispersante da melior (involucro castanho) porque a opinião era de que de dispersor tinha pouco e confirmo.
| |
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? Qua Jun 05, 2013 8:25 am | |
| Tiago, agora percebo o nick. Os "teus" supercaça com AS abrem bem. O dispersor castanho da Melior não tem nada a ver com o transparente da mesma marca. Experimenta o transparente em chumbo 8 e depois diz-me. Grande abraço. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: armas com almas de 18,3 ou 18,4???? | |
| |
| | | | armas com almas de 18,3 ou 18,4???? | |
|